O reitor da UFMA, Natalino Salgado, considerou importante, também, a participação popular na construção do PPA
O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, participou, esta semana, da plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, realizada de forma conjunta pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
A plenária aconteceu no Centro de Convenções UFMA e contou com a presença dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública; e Juscelino Filho, das Comunicações e do governador Carlos Brandão.
Ao discursar no evento, Natalino Salgado destacou a importância da participação popular na construção do PPA e do papel estratégico da Universidade pública na formação qualificada e sua contribuição no desenvolvimento do Brasil.
Wellington disse que a série de reuniões foi uma oportunidade para fortalecer pautas e construir novas ideias, fortalecendo as particularidades de cada região
O deputado estadual Wellington do Curso esteve na cidade de Salvador (BA), neste sábado (27), para participar de uma série de reuniões. Entre elas, o parlamentar esteve na edição do “Diálogos pelo Brasil” com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também presidente nacional do PSDB.
Na ocasião, o parlamentar disse ser uma oportunidade para fortalecer pautas e construir novas ideias, fortalecendo as particularidades de cada região.
“É com alegria que encaro a oportunidade de participar de mais uma série de diálogos pelo Brasil com o Eduardo Leite, um político por quem tenho muito respeito. É um momento para discutir e ouvir novas ideias que possam ser aprimoradas e implantadas em São Luís e no Maranhão como um todo. São experiências bem sucedidas que podemos sim levar para a nossa gente!”, disse o deputado Wellington.
Fábio Gentil manteve diálogo em busca da unidade em reunião com vereadores e com lideranças do PT de Caxias
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), se reuniu, nesta semana, com um grupo de vereadores e com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro teve como finalidade discutir estratégias para as eleições municipais de 2024 e um possível alinhamento político na corrida às urnas.
Em suas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ricardo Rodrigues, destacou o avanço do diálogo e a busca da unidade, com vistas a uma futura aliança, que tende a manter Caxias no rumo do desenvolvimento.
“Manhã de alinhamentos com o amigo Fábio Gentil e os companheiros do Partido dos Trabalhadores de Caxias. Sempre no caminho da unidade”, registrou Rodrigues em suas redes sociais.
Esperança
Em março, Fábio Gentil participou, em Caxias, do ato em comemoração aos 43 anos dos PT e ao discursar defendeu a união do seu grupo político com o partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para fortalecer ações em favor do povo.
Acompanhado da deputada federal Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella, o prefeito caxiense manifestou esperança no governo petista e exaltou a liderança de Lula e sua representatividade no Nordeste, que tem merecido atenção especial do chefe da nação por ser a sua região de origem.
Os oficiais foram recebidos pelo gerente do empreendimento e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MA), Armando Ferreira
O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, sediou, na última segunda-feira (22), reunião de coronéis do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), evento que contou com a presença de várias autoridades da área da segurança pública local.
Todos foram recebidos pelo gerente do empreendimento e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MA), Armando Ferreira.
Na ocasião, foram homenageados os coronéis que estão de passagem para a reserva remunerada, após 32 anos de serviços prestados à sociedade. Participaram o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto; o subcomandante da corporação, coronel Márcio Robert; o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Amorim; o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro, e do gerente da Banave Ferryboat, Márcio Herculano.
A reunião também foi importante para que as autoridades fizessem um planejamento de trabalho conjunto em torno do São João 2023, que este ano será um dos mais duradouros de todos os tempos.
O encontro de coronéis contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e foi importante para a discussão, também, das estratégias de segurança dos empreendimentos maranhenses, em especial àqueles ligados ao setor do turismo, no que tange à questão da prevenção de incêndios.
Secretaria de Segurança Pública abriu processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do agente público acusado
Caso de vazamento de fotos íntimas teve como vítima um jovem de 18 anos (imagem meramente ilustrativa)
Uma jovem de 18 anos passou por sucessivos constrangimentos ao tentar registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Santa Inês após ter fotografias íntimas suas vazadas na internet. Como se não bastasse a exposição indevida a qual fora submetida, a vítima ainda ainda passou por uma situação extremamente embaraçosa ao procurar a autoridade policial para registrar queixa.
De acordo com a portaria nº 256/2023, expedida pelo gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 9 deste mês, o episódio ocorreu no dia 10 de janeiro deste ano, quando a mulher esteve na Delegacia Regional de Santa Inês na tentativa de registrar um BO após tomar conhecimento da divulgação de fotos suas em momentos íntimos. Ao ouvir o relato do fato, o investigador de polícia identificado como Luís Fernando Costa Alves, em vez de adotar as providências devidas, ou seja, registrar a ocorrência, fez uma proposta indecorosa à jovem.
De acordo com inquérito policial instaurado para a responsabilidade funcional do investigador, de nº 10/2023, no dia seguinte â presença da vítima na delegacia, o acusado teria solicitado a ela a quantia de R$ 800,00 (oitocentos reais) para “solucionar” o problema.
Ainda conforme o inquérito, o policial teria proposto à jovem conseguir um atestado médico para que pudesse apresentar em seu local de trabalho. O investigador também teria citado o sistema guardião, o que também está sendo apurado.
Para integrar a comissão responsável pela apuração do caso, a SSP designou um delegado, um investigador de polícia e escrivã. A portaria é assinada pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.
Abaixo, cópia da portaria referente ao inquérito instaurado para investigar o caso:
Comentários