Câmara Municipal realiza a festa junina ‘Nosso Arraial’ nesta sexta-feira, 16

Arraial tem como slogan “A festança junina de quem faz a Câmara Municipal” (Foto: Fabrício Cunha)

O Legislativo Municipal da capital maranhense realiza, nesta sexta-feira (16), o “Nosso Arraial”, com uma vasta programação. Com slogan “A festança junina de quem faz a Câmara Municipal”, o evento será no pátio da Casa, em um espaço com ornamentação temática, com barracas de comidas típicas e palco para apresentação dos grupos folclóricos.

O arraial contará com uma diversidade de ritmos e sotaques, que terá início às 17h, com a apresentação da quadrilha “Fogueira Viva”. A programação segue às 18h, com a Cia. Encantar, grupo parafolclórico que irá fazer um passeio pelos vários estilos da cultura maranhenses, como o bumba meu boi – sotaques de matraca e baixada-, cacuriá, lelê, forró, baião e  coco.

Às 19h será a vez do batalhão do Boi da Maioba, com seu tradicional sotaque de matraca. E para finalizar a noite, a partir das 20h, o arraial terá uma sequência de bois do sotaque de orquestra – Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boi Pirilampo.

Em Brasília, Paulo Victor dialoga com lideranças nacionais sobre política e soluções para São Luís

Paulo Victor e os demais vereadores foram recebidos pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e tiveram vários outros encontros políticos

O vereador Paulo Victor participou, durante esta semana, de uma extensa agenda na capital federal. Em sua passagem por Brasília, o presidente da Câmara Municipal de São Luís teve conversas com lideranças partidárias de todos os espectros políticos e pôde pleitear a atenção dos parlamentares aos problemas da capital maranhense.

Na noite de terça-feira (13), a comitiva liderada pelo vereador esteve em reunião com o presidente estadual do Progressistas e deputado federal André Fufuca (PP), onde, ao lado dos vereadores Aldir Júnior (PL) e Beto Castro (PMB), teve a oportunidade de conversar sobre projetos para o desenvolvimento de São Luís, além de discutir a conjuntura política.

Já na quinta-feira (15), Paulo Victor e os demais vereadores foram recebidos pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), que preside o partido do Maranhão. “Conversamos sobre construções de pontes políticas que visam o desenvolvimento de nossa São Luís”, destacou o presidente da Câmara Municipal. Ele também dialogou com a deputada Detinha (PL).

Ainda em Brasília, Paulo Victor se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. O estreitamento de laços com a capital federal em busca de recursos e investimentos para São Luís tem sido uma tônica da gestão de Paulo Victor como vereador e presidente da Câmara Municipal.

Centro de Interpretação de São Luís será implantado em breve e contará com a parceria do Sebrae

Preservar e compartilhar a cultura e história da cidade é uma das prioridades do espaço que funcionará na antiga residência do escritor maranhense Graça Aranha, no Centro Histórico 

 Kátia Bogéa, presidente da Fumph, agradeceu aos parceiros e destacou a importância do Centro de Interpretação para a cidade

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo e o diretor superintendente, Albertino Leal, estiveram presentes na reunião de alinhamento para a implantação do Centro de Interpretação do Centro Histórico de São Luís, que será localizado na Galeria Trapiche, antiga residência do escritor Graça Aranha, na Praça Dom Pedro II. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 13, no mesmo local onde funcionará este importante espaço de difusão cultural e turística da cidade, que viabilizará experiências e conexões.

Além dos representantes do Sebrae Maranhão, a reunião contou com a presença do presidente do Instituto de Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; da presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa e de representantes da Vale e do BNDES. 

Representantes do Sebrae Maranhão, Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e durante visita técnica realizada na Galeria Trapiche

O presidente nacional do Iphan destacou a importância das parcerias para o sucesso do projeto. “Em breve, consolidaremos a instalação do Centro de Interpretação de São Luís, projeto que está em fase avançada pelo empenho dos parceiros.  Será um novo espaço de experiências e conexão de pessoas com o significado dos bens culturais locais, especialmente implantadas em cidades e sítios históricos como é o caso de São Luís do Maranhão. Parabenizo a todos os parceiros e ao Sebrae, em especial, pela iniciativa de ceder este bonito prédio, onde funcionará o Centro de Interpretação”, ressaltou o presidente.  

O Centro de Interpretação de São Luís contará com estrutura necessária para garantir a conexão cultural, emocional e intelectual dos turistas com as referências culturais de São Luís, reconhecida pela UNESCO como Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. O projeto é uma cooperação da Prefeitura Municipal de São Luís com a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e com o Iphan Nacional, tendo como apoio o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Sebrae esta emdual, como proprietário do casarão histórico onde será implantado o espaço, fez a cessão oficial do prédio em setembro de 2021. 

Parceiros do projeto durante a reunião sobre a implantação do Centro de Interpretação de São Luís

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae, ressaltou que a instituição tem grande satisfação por cooperar com a disseminação da cultura e do turismo de São Luís. “Nós do Sebrae e os parceiros estamos comemorando o andamento deste projeto e traçando os próximos passos para transformarmos essa casa tão bonita do escritor Graça Aranha no Centro de Interpretação de São Luís, um reconhecimento ao patrimônio tão rico, diversificado e grandioso que temos na nossa cidade”, concluiu o executivo.   

Flávio Dino é duplamente constrangido por Lula na 3ª reunião do presidente com ministros no Planalto

Lula voltou a fazer galhofa com a suposta comilança de Flávio Dino e mandou novo recado a ministros que tentam aparecer demais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs um duplo constrangimento ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em reunião com sua equipe de governo, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio do Planalto. Diante dos 37 auxiliares com status de ministro, Lula voltou a fazer piada com a silhueta e e fama de Dino de glutão e reafirmou que quaisquer plano, programa ou projeto devem ser tratados como ações de governo, não como um feito individual, atribuído a um só ministro.

A galhofa de Lula sobre a robustez corpórea e suposta comilança do seu ministro da Justiça e Segurança Pública ocorreu quando o presidente comentava a duração da reunião, que terá continuidade no horário do almoço. “Enquanto uns almoçam, outros falam. E vamos botar pouca comida para o Flávio Dino”, gracejou.

Logo em seguida, Lula voltou a fazer referência à forma como devem ser tornados públicos certos atos do seu governo, como planos, programas e projetos. O presidente reforçou a ordem para que a divulgação das ações seja alinhada por todos os ministérios com a Casa Civil para que sejam abordadas como iniciativas da gestão, não de um só ministro ou pasta.

A fala de Lula soou novamente como um recado direto a Flávio Dino, notadamente o ministro que mais tenta se impor como um agenda autônomo em meio à estrutura governamental, o que resulta em maior promoção da sua imagem.

Resta saber se ao bater de novo nessa tecla, Lula seguiu sua própria linha de pensamento e ação ou atendeu ao apelo de outros membros da sua equipe, para quem a figura de Flávio Dino e a postura que ele assume são um tanto incômodas.

Sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora será realizada nesta sexta-feira (16)

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, será reeleita para mais um biênio na atual legislatura

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), convocou uma Sessão Preparatória para a próxima sexta-feira (16), às 11h30, em que será realizada a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Estadual para o segundo biênio da 20ª Legislatura.

Na sessão plenária de terça-feira (13), a chefe do Legislativo maranhense promulgou a Resolução Legislativa 1.174/2023, que alterou a redação do art. 7° do Regimento Interno (Resolução Legislativa n° 449/2004), permitindo a antecipação da eleição.

A Mesa Diretora eleita tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2025, em data e horário a serem definidos por ato da Presidência da Assembleia Legislativa.

Wellington afirma que DETRAN-MA desrespeita TAC firmado com MPT sobre contratações sem concurso

Wellington lembrou que a Justiça do Trabalho julgou procedente a ação ajuizada pelo MPT-MA contra o Detran e o Estado do Maranhão por contratação irregular de centenas de empregados sem prévia aprovação em concurso público

O deputado Wellington do Curso (PSC) voltou a defender, na sessão desta quarta-feira (14), a realização de concurso público para preencher cargos no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA). Ele denunciou que a diretoria do órgão está tentando trocar os examinadores que atuam no departamento, em desrespeito a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho após instauração de uma ação civil pública.

Wellington do Curso lembrou que a Justiça do Trabalho julgou procedente a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) contra o DETRAN e o Estado do Maranhão pela prática de contratação irregular de centenas de empregados sem prévia aprovação em concurso público.

“Já estamos cobrando esclarecimento do Governo do Estado acerca do não cumprimento do TAC com o Ministério Público do Trabalho. Queremos a criação do cargo de vistoriador por meio de concurso público. Hoje, o prejuízo é altíssimo para o cidadão. Enquanto a vistoria cobra 330 reais, em outros estados, onde tem a vistoria privada, chega até 300 reais. Eu volto a chamar atenção para a Ação Civil Pública que defende concurso público com 120 vagas há 13 anos. Essa é a nossa luta contra a terceirização. E já trouxemos aqui vários relatos de fraude”, declarou o deputado.

Wellington afirmou também que seu discurso serve de alerta para o governador Carlos Brandão. “Ele precisa coibir isso. Em alguns estados, a vistoria privada chega a até R$ 300, já aqui há um prejuízo para o bolso do cidadão maranhense, e fraudes nas vistorias privadas”, assinalou.

O parlamentar foi enfático ao afirmar que a vistoria no DETRAN precisa ser melhorada, ampliada e aperfeiçoada mediante concurso público. “Mais uma vez, eu tenho aqui o número da portaria, é a de nº 532, de 5 de junho 2023, que estabelece um regulamento administrativo para o credenciamento de pessoas jurídicas de direito privado para prestação de serviços de vistoria e identificação veicular. Isso é mais um meio de burlar a legislação, a fiscalização, o Ministério Público do Trabalho. Por isso, estamos solicitando esclarecimentos ao Governo do Estado por meio do DETRAN”, enfatizou.

Delícias juninas nas lojas do Empório Fribal

Está aberta a temporada de delícias juninas nas lojas do Empório Fribal, com um mix dos principais doces e comidas típicas do São João.

Diariamente tem guloseimas como o bolo de milho cremoso; bolo de macaxeira e tapioca, manuê de milho, mingaus de tapioca e milho, maçã do amor, pamonhas, pé de moleque, pé de moça, cocadas, muffins e muito mais.

Tudo já embalado e no ponto para levar para casa, para o lanche na escola e empresa, ou até mesmo para montar um delicioso buffet junino em homenagem aos santos da época.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima