Wellington agradeceu à comunidade pela confiança e informou que protocolará na Assembleia Legislativa todas as demandas que foram apresentadas
O deputado estadual Wellington do Curso esteve, neste sábado (5), em agenda externa na zona rural de São Luís. Com o projeto “Ouvindo São Luís, Conversando com a Comunidade”, Wellington percorreu diversos bairros e ouviu as solicitações apresentadas pelos moradores.
Ainda na ocasião, Wellington agradeceu pela confiança e informou que protocolará na Assembleia Legislativa todas as demandas que foram apresentadas.
“Sou muito grato pela forma como sou recebido na Zona Rural de São Luís. O nosso projeto de ouvir a população, conversando com a comunidade, é para garantir que os problemas do dia a dia dessas pessoas sejas solucionados. Ouvi inúmeros relatos, a exemplo da falta de postos de saúde, escolas e outros assuntos. Todas as demandas serão formalmente apresentadas. O nosso trabalho segue de forma independente e firme por amor a São Luís”, disse o professor e deputado Wellington.
Em 2016, Wellington foi candidato a prefeito de São Luís e ficou em terceiro lugar, obtendo mais de 100 mil votos. Em 2020, era pré-candidato e foi impedido pelo seu partido de concorrer à eleição para prefeito, mesmo pontuando em segundo lugar nas pesquisas.
Além da doação de produtos de limpeza para a Santa Casa de Misericórdia, a Fribal promove ações internas voltadas para a saúde física e mental de colaboradores
Às vésperas do Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, o Grupo Fribal promoveu uma ação de responsabilidade social com o objetivo de ajudar uma das unidades de assistência médica mais antigas de São Luís, a Santa Casa de Misericórdia, localizada na Rua do Passeio no Centro; e que passa por muitas dificuldades para manter o atendimento ao público.
A doação da Fribal à Santa Casa aconteceu na última quinta – feira (03.08) e contemplou a entrega de mais de mil produtos de primeira necessidade para o hospital, tais como absorventes, detergentes, sabão em pó, água sanitária, algodão e papel higiênico. Os produtos foram entregues pela representante da Fribal Wilna Sena na sede da Santa Casa. A Coordenadora de RH Klysmary Estrela e a Coordenadora de Enfermagem Ana Paula Moraes receberam a doação e ressaltaram a importância dos produtos doados para a manutenção da limpeza, que é vital para o hospital.
Além dessa ação externa de doação para o hospital; vale ressaltar que a Fribal também prioriza a promoção de ações de saúde e bem-estar dos colaboradores, como um dos pilares de sua gestão e em sintonia com a agenda ESG. A empresa promove diversas ações internas de saúde, tais como ginástica laboral, massoterapia e fisioterapia dentro do programa “Alô Saúde”; além de realizar palestras e muitas outras ações de saúde preventiva e mental, dentro do programa “Fribal Acolhe”.
Amanda Araújo, responsável pelo “Fribal Acolhe” explica como foi criado o programa e o quanto ele é importante:
“Em 2020, o canal “Fribal Escuta” surgiu como fruto da necessidade de acolhimento psicológico aos colaboradores no início da recente pandemia da Covid-19, principalmente por conta dos muitos casos de ansiedade. Com o resultado positivo da ação, e após identificarmos a necessidade de um programa mais robusto e sistemático; esse canal “Fribal Escuta” foi remodelado e transformou-se em 2022 no programa “Fribal Acolhe”, com o objetivo de promover de forma mais ampla a saúde no trabalho, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Por meio de ações de apoio, prevenção e tratamento, é possível diminuir os casos de transtornos mentais e elevar a qualidade de vida das pessoas. O programa também ajuda a humanizar as relações de trabalho, e tem como consequência maior bem-estar e mais qualidade de vida dos nossos colaboradores” explica Amanda Araújo.
O “Fribal Acolhe” se dá na forma da psicoeducação, com a promoção de palestras, workshops, campanhas, DSS – Diálogo de Saúde e Segurança, endomarketing; além de ações voltadas para o autocuidado dos colaboradores, com estimulação da saúde física e mental. E quando necessário, há também ações de intervenção, com a oferta de atendimento psicológico, plantão psicológico, grupos terapêuticos, rodas de conversa e acompanhamento psicoterapêutico/clínico.
Entre as inúmeras vantagens, o “Fribal Acolhe” fomenta uma comunicação mais assertiva acerca da saúde mental de cada colaborador; além de estimular o autocuidado e um estilo de vida mais saudável, física e mentalmente. Outros ganhos são: Criar consciência sobre um ambiente de trabalho saudável através das lideranças; diminuir o índice de adoecimento mental no trabalho; estimular a segurança psicológica e criar ambientes mais seguros.
“Temos um canal interno confidencial para inscrição voluntária do colaborador, o qual é controlado por uma psicóloga responsável e os agendamentos são feitos diretamente com ela. Além disso, possuímos também encaminhamentos advindos dos gestores das áreas ou do SESMT, através da equipe de Saúde, Médico e Enfermeira do Trabalho, que atuam juntamente com a psicóloga em uma equipe multiprofissional. Assim, conseguimos ter uma maior robustez no diagnóstico e encaminhamento da demanda para a rede referenciada” completa Amanda.
Além disso, em paralelo, a Fribal também possui outro importante programa que é o “Formando Líderes”, no qual são constantes as ações de saúde para sensibilizar cada vez mais as lideranças da empresa sobre o papel de cada um em prol de um ambiente mais saudável e seguro para todos e todas.
Ação tem o objetivo de promover a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), apoiada pelo Grupo CCR
A instalação foi desenvolvida especialmente para apresentar o projeto e as obras de Jorge Amado e Mãe Stella de Oxóssi, homenageada desta edição da Flipelô
Desde a última quinta-feira (3), os passageiros que circulam pelo Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, têm a oportunidade de mergulhar na cultura baiana, por meio de um quiosque em formato de livro com conteúdo multimídia. A ação tem o objetivo de promover a Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), patrocinada pelo Grupo CCR.
A instalação foi desenvolvida especialmente para apresentar o projeto e as obras de Jorge Amado e Mãe Stella de Oxóssi, homenageada desta edição da Flipelô. Além disso, serão disponibilizadas gravações de histórias cantadas. A renomada ilustradora baiana, Bel Andrade Lima, assina as ilustrações da campanha.
Além de São Luís, a instalação passou pelos Aeroportos de Curitiba (CWB), Foz do Iguaçu (IGU) e Goiânia (GYN). Além de ler e ouvir os contos, os passageiros terão a chance de explorar o verso do livro interativo, que será um espaço “instagramável”, onde poderão fazer registros fotográficos com elementos representativos da cultura baiana.
A instalação permanece em cada aeroporto durante dez dias:
São Luís: 3/08 a 13/08
Curitiba: 21/06 a 30/06
Foz do Iguaçu: 04/07 a 13/07
Goiânia: 18/07 a 27/07
A instalação foi desenvolvida especialmente para apresentar o projeto e as obras de Jorge Amado e Mãe Stella de Oxóssi, homenageada desta edição da Flipelô
A seleção dos aeroportos foi estratégica, pois todos eles terão voos diretos para Salvador durante os dias da Flipelô, que será realizada entre os dias 9 e 13 de agosto.
Esta ação nos aeroportos faz parte da campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, do Grupo CCR, que tem como objetivo promover a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) para todo o Brasil e democratizar o acesso à cultura.
Sobre a Flipelô
A Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) é realizada desde 2017, na capital baiana. Este ano, o evento acontece entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. Na última edição, o evento contou com mais de 150 escritores, 300 artistas e público total de mais de 120 mil pessoas.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
O Parque Estadual do Mirador tem como bioma predominante o cerrado, que está sendo dizimado pelo fogo
A superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão, Flávia Alves, solicitou, neste sábado (uw 05), ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a presença da Força Nacional no Estado, para auxiliar o órgão no combate aos incêndios florestais, que acontecem no Parque Estadual de Mirador, em áreas do entorno e de sobreposição de terras indígenas.
“Nossa preocupação está se confirmando. As condições meteorológicas são de baixíssima umidade do ar e fortes ventos. O fogo já é intenso e ainda não chegamos nem ao mês de setembro. Estamos atentos a esse problema nas proximidades de terras indígenas”, justificou a dirigente, por meio de suas redes sociais.
Segundo Flávia Alves, o Ibama-MA segue realizando o manejo controlado do fogo, como por exemplo, a queima controlada do combustível florestal nas BRs, próximas às terras indígenas, além do efetivo controle do fogo. “O Ibama soma esforços no enfrentamento às queimadas”, frisou Flávia Alves.
Incêndios florestais estão se intensificando no Parque Estadual do Mirador,
Durante a semana, a superintende visitou a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), ao lado da coordenadora do PrevFogo, Francinete Pacheco, para avaliar as ameaças e incêndios que acontecem na região Leste ndo Maranhão, tendo em vista a existência de terras indígenas na fronteira norte do Parque do Mirador, que está com esse alto índice de focos de calor. Elas estiveram reunidas com o supervisor de emergências ambientais e coordenador Caco Graça e equipe: Felipe Freitas, assessor de Meteorologia, e Dheyla Morim, assistente.
Na semana passada, a superintendente também reuniu-se com o secretário estadual de Meio Ambiente, Pedro Chagas, e conversaram sobre a cooperação técnica entre o Ibama e a Sema no combate aos incêndios florestais e ao desmatamento ilegal no Cerrado maranhense. Segundo Flávia Alves, essa é uma preocupação social e que precisa do engajamento de todos os órgãos afins para que a prática seja coibida.
“Precisamos proteger o Cerrado, que está sob forte ameaça por conta do desmatamento e o fogo é seu grande vilão”, reforçou a superintendente do Ibama.
O vereador Marcial Lima apoia mais um evento cultural em São Luís. E, mais uma vez, o contemplado é o bairro Cohama, um dos redutos do político e grande incentivador da cultura popular. A programação terá início às 17h, na praça da caixa d’água, tradicional ponto de encontro da comunidade para o lazer e a diversão.
O ponto alto será a apresentação do grupo de bumba meu boi de orquestra Meu Tamarineiro. evento do comitê de praça do bairro da Cohama, em São Luís.
Fruto de uma parceria firmada entre Marcial Lima e o Comitê da Praça da Cohama, o evento ocorrerá nos moldes das feirinhas culturais, que sempre levam alegria aos lugares onde são realizada, além de representarem oportunidade de geração de renda.
Unidade oferece portfólio completo de produtos e serviços do banco, além de operar os programas sociais
A nova agência oferece o portfólio de produtos e serviços da CAIXA, além de operar os programas sociais
A CAIXA inaugurou, na última quinta-feira (3), a terceira unidade do banco no município de Caxias (MA). A agência, chamada de Balaiada, conta com 8 colaboradores, entre empregados e terceirizados. O horário de atendimento é das 10h às 15h, nos dias úteis, e o autoatendimento, com quatro terminais, funciona das 6h às 22h, nos dias úteis.
Localizada na Avenida Alexandre Costa, nº 273, bairro Dinir Silva, a unidade oferece o portfólio de produtos e serviços da CAIXA, além de operar os programas sociais. Com área de aproximadamente 367 m², o espaço é adequado para acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida e apresenta sinalização interna funcional para facilitar o direcionamento e a movimentação dos clientes.
A cidade de Caxias localiza-se a cerca de 362 quilômetros da capital maranhense, São Luís, e tem uma população de mais de 156 mil habitantes. Além das três unidades da CAIXA, o município também conta com nove unidades lotéricas e oito correspondentes CAIXA.
Informações sobre a rede de atendimento podem ser consultadas no site da CAIXA.
Comentários