Economia de São Luís sofre mais uma baixa: loja Super Bom Preço do retorno do Olho d’Água fecha as portas

Site de buscas Google já informa que a loja Super Bom Preço do retorno do Olho d’Água está permanentemente fechada

Mais um duro golpe na economia de São Luís. Depois do fechamento de uma das duas lojas da rede Magazine Luiza da Rua Grande, agora foi a unidade do Super Bom Preço do retorno do Olho d’Água que encerrou as atividades. As operações locais do Big Bom Preço foram compradas pelo Grupo Carrefour, que já havia desativado sua maior loja na capital maranhense, no São Luís Shopping, em meados de 2023.

Com o fechamento do Super Bom Preço do retorno do Olho d’Água, inaugurado há quatro décadas, ainda com a marca da antiga rede de supermercados Lusitana, resta, agora, em São Luís, apenas a loja do bairro São Francisco.

O fim de mais um empreendimento do ramo do varejo tem como consequência direta a extinção de mais algumas dezenas de vagas de emprego em São Luís, além da queda de arrecadação de impostos. Depois da desativação da unidade, já há quem aposte que a loja Super Bom Preço do São Francisco também esteja com os dias contados.

Pelo visto, o Grupo Carrefour não emplacou no Maranhão. A esperança, agora, é que surja algum sinal de recuperação, com a atração de novos investimentos, em meio ao ambiente econômico instável.

Vereador Marlon Botão destaca legado de Flávio Dino no Maranhão

Vereador Marlon Botão com o ex-governador, senador e futuro ministro do STF, Flávio Dino, uma das suas inspirações na vida pública

O vereador Marlon Botão (PSB) destacou, nesta semana, o legado do ex-governador Flávio Dino no Maranhão. Para o parlamentar, apesar de ainda ser um estado com muitos problemas, o Maranhão passou por mudanças significativas após o governo Flávio Dino.

“Pode parecer exagero, mas quem acompanhou de perto a gestão do governador Flávio Dino, ao lado do então vice-governador Carlos Brandão, sabe que o Maranhão pode ser divido em antes e depois de Flávio Dino. Ele foi o primeiro a investir de verdade em políticas estruturantes para garantir que as famílias mais pobres não ficassem desamparadas pelo Estado, mas para que também pudessem mudar de vida e ter condições de conquistar o seu próprio sustento”, afirmou.
.
“Ao mesmo tempo, Flávio Dino abriu o nosso estado para receber investimentos, o que possibilitou a criação de milhares de empregos. O ex-governador entendeu que não existe estado desenvolvido sem uma população bem assistida. E com isso ele conseguiu deixar marcas significativas no Maranhão, e que hoje são mantidas e ampliadas pelo governador Carlos Brandão”.
.
Marlon Botão lembrou do seu primeiro contato com o ex-governador, em 2008, quando ele acompanhava as mobilizações políticas do pai.
.
“Meu pai, que também se chama Marlon Botão, sempre foi um militante político, alguém muito envolvido em causas sociais, de interesse do povo. E desde muito cedo eu acompanhei o meu pai nessas mobilizações. Em 2008, quando eu tinha 8 anos de idade, ele me apresentou ao Flávio Dino. O meu pai atuava junto ao Sindicato dos Ferroviários, e naquele ano organizou, junto à diretoria, um ato de apoio à candidatura do Flávio à prefeitura de São Luís”, disse.
.
“Eu ainda era muito novo, mas mesmo assim aquele episódio me marcou. Foi a primeira vez que vi o Flávio discursando, expondo a sua visão de mundo, de sociedade, e, mesmo tão jovem, comecei a admirar o Flávio Dino como ser humano. Com o passar dos anos, com mais idade, passei a admirá-lo também como o político singular que ele é, comecei a me espelhar para me aprimorar na minha própria trajetória política”.
.
O vereador destacou, ainda, que muito antes de ter qualquer aspiração política, sempre apoiou o ex-governador Flávio Dino por compartilhar a sua visão de cidade.
.
“Depois de 2008, tive vários outros encontros com o ex-governador Flávio Dino, fiz parte de outras campanhas e, já como vereador de São Luís, participei ativamente da sua campanha ao Senado. Mas mesmo antes de entrar na política ativamente, eu sempre apoiei o Flávio por compartilhar da sua visão de cidade, de comprometimento com a população, de pensar o desenvolvimento da cidade a partir das pessoas”, frisou.
.
“E por essa prática, que considero revolucionária, de cuidar das pessoas que mais precisam garantindo as políticas assistenciais, mas agindo para criar condições dessas famílias saírem dessa condição de pobreza. Eu sou um vereador que acredita que a política é um mecanismo de mudança, e foi exatamente isso que o Flávio Dino fez como governador do Maranhão. Isso fica evidente quando a gente olha para os Iemas, para os programas profissionalizantes, para as políticas de geração de emprego e renda que ele implementou no Maranhão”.
.
Legado
.
Para Marlon Botão, o legado mais significativo do ex-governador Flávio Dino foi o combate às desigualdades sociais no Maranhão.
.
“O Flávio Dino enfrentou a histórica desigualdade social do nosso estado como poucos antes dele fizeram. Ele foi um governador que abriu instituições de ensino e profissionalizantes para os mais pobres, expandiu os restaurantes populares, os hospitais regionais; criou programas importantíssimos como o Mais Renda, Água para todos, Bolsa Escola, Banco de Alimentos, Rua Digna e Escola Digna, e que abriu o nosso estado para investimentos e criou milhares de empregos. Ao mesmo tempo, ele atuou de forma exemplar durante a pandemia, agindo contra o negacionismo e garantindo que a nossa população fosse assistida, uma atuação que o projetou como uma grande liderança política no cenário nacional – que hoje também nos orgulha por ser um maranhense na Suprema Corte de Justiça do nosso país”, disse.
.
“A vida do maranhense melhorou depois do Flávio Dino, especialmente das famílias mais pobres, e na minha avaliação esse é o maior legado do ex-governador. Felizmente, o nosso governador Carlos Brandão deu continuidade a esse trabalho e o expandiu. Hoje o Maranhão, apesar de todas as dificuldades que ainda enfrentamos, porque problemas históricos não se resolvem em 8 anos, está mais forte. E isso, sem dúvida, é graças ao trabalho desses dois gestores, Flávio Dino e Carlos Brandão”, finalizou o vereador.

Iracema Vale destaca importância do Carnaval do Maranhão para aquecimento da economia local

Iracema Vale acompanha atentamente o discurso do governador Carlos Brandão, que ressaltou a importância do Carnaval para o fomento da economia maranhense

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na tarde de quinta-feira (1º), o lançamento oficial do Carnaval do Maranhão 2024, conduzido pelo governador Carlos Brandão (PSB). Neste ano, a variedade de atrações culturais será um diferencial atrativo para o público. 

“Serão 15 nomes nacionais a se apresentarem nos palcos do Carnaval do Maranhão, que somam à lista de vários artistas e grupos maranhenses, abrilhantando a programação com muito fomento à economia local. Já podemos preparar a fantasia, os acessórios e se vestir de alegria porque será lindo”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Para a folia deste ano, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), já confirmou 192 atrações locais e 15 nacionais. Entre as nacionais estão o grupo Chiclete com Banana, Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Matheus e Kauan, Cláudia Leitte, Belo, É o Tchan, Tierry, Zeca Baleiro, Jonas Esticado e Lauana Prado.

“Carnaval não é só festa e entretenimento, mas também movimenta a economia, o turismo e a cadeia produtiva da cultura, que é o maior objetivo do Governo do Estado. Será uma vasta e diversificada programação, uma verdadeira festa de confraternização, com segurança e economia aquecida”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Iracema Vale prestigiou o lançamento oficial do Carnaval do Maranhão 2024, conduzido pelo governador Carlos Brandão

Circuitos

Durante o evento, foram divulgadas as informações sobre o funcionamento dos circuitos Beira-Mar e Litorânea. “O Governo do Estado está garantindo uma grande infraestrutura para receber maranhenses e turistas que escolherem curtir o carnaval em nossos circuitos”, acrescentou o secretário da Secma, Yuri Arruda.

O evento do Governo do Maranhão é coordenado pela Secma, com apoio da Comunicação (Secom), do Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Mulher (Semu), Estudos Econômicos (Imesc), Maranhão Parcerias (Mapa) e Casa Civil.

No ato, também estiveram presentes os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PCdoB) e Abigail Cunha (PL); o deputado federal Duarte Júnior (PSB), além de secretários de Estado e outras autoridades.

Erro bizarro: Ministério da Cultura publica foto do bumba meu boi do Maranhão ao anunciar verba da Lei Rouanet na região Norte

Autor/editor provavelmente pretendia ilustrar a notícia com uma imagem do boi-bumbá, do Amazonas, mas foi traído pela desinformação

Fotografia do bumba meu boi do Maranhão ilustra notícia sobre incentivo financeiro à cultura na região Norte, que tem entre as manifestações folclóricas mais grandiosas o boi-bumbá, do estado do Amazonas

O Ministério da Cultura (Minc) cometeu um erro bizarro ao publicar em seu site oficial, nesta sexta-feira (2), a foto de um grupo de bumba meu boi do Maranhão para ilustrar uma matéria jornalística que divulga a lista de propostas habilitadas para o programa Rouanet Norte. A linha de financiamento específica, no valor total de R$ 24 milhões, foi criada para nacionalizar o investimento cultural e colocar os produtores culturais dos sete estados da região como protagonistas da arte consumida pela população local.

Provavelmente, a intenção do autor/editor da notícia era ilustrar o texto com uma imagem do boi-bumbá, principal manifestação folclórica do Amazonas, um dos sete estados da região Norte, que realiza, inclusive, um grandioso festival, no município de Parintins, para reverenciar o seu maior bem cultural.

Demonstrando total desconhecimento sobre os folguedos maranhense e amazonense, a Assessoria de Comunicação do Minc errou feio e incluiu na matéria a fotografia da apresentação de um grupo de bumba meu boi, gafe que escancara o despreparo da atual equipe da pasta até para divulgar os seus próprios feitos.

Apresentações de grupos de boi-bumbá: diferença entre a manifestação folclórica amazonense e o bumba meu boi do Maranhão é nítida

O curioso é que a notícia, publicada inicialmente às 16h57, foi atualizada às 19h57, mas a foto escolhida erroneamente não foi substituída. Até às 03h10 deste sábado, horário em que esta matéria foi concluída, a imagem do bumba meu boi continuava ilustrando o texto, expondo para todo o Brasil e para o mundo a ignorância do órgão máximo da cultura nacional sobre a riqueza e a diversidade folclóricas das regiões Norte e Nordeste.

E pensar que em meados do ano passado, quando o clima de São João ainda tomava conta das regiões do país onde a festa tem maior apelo popular, o Minc enviou comitiva ao Festival de Parintins, com direito à presença da ministra Margareth Menezes, enquanto os arraiais do Maranhão foram solenemente ignorados.

Rouanet Norte

O Ministério da Cultura publicou o edital do Programa Rouanet Norte em novembro de 2023, com o objetivo de “incentivar a realização de projetos culturais, com vistas a fomentar atividades que desenvolvam o setor cultural nos sete estados que compõem a Região Norte brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.”

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima