Profissionais do HU-UFMA conquistam certificado nacional em licitações e contratos

Título atesta a transparência e o alinhamento às melhores práticas internacionais

Os quatro colaboradores certificados são Rafael Pereira, chefe da Unidade de Licitações; Letícia Maria do Rego e Cybelle Araújo, agentes de Licitação; e Miguel Lopes, gestor de Atas

São Luís (MA) – Quatro colaboradores do Hospital da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistaram a Certificação Profissional Básica em Licitações e Contratos Administrativos, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os profissionais obtiveram a certificação após passarem por uma prova aplicada a agentes públicos de todo o Brasil.

 De acordo com Diogo Maciel, chefe do Setor de Administração do HU-UFMA, a certificação reforça a importância da capacitação na melhoria dos serviços públicos de saúde. “Com um conhecimento mais aprofundado sobre a legislação de licitações e contratos, os profissionais certificados estão melhor preparados para otimizar a qualidade e a eficiência de suas atividades, impactando positivamente os serviços oferecidos pelo hospital via Sistema Único de Saúde, o SUS”, garantiu.

 Gerente Administrativo da unidade hospitalar, Eurico Santos Neto destaca que o reconhecimento é um reflexo do estímulo do HU-UFMA no desenvolvimento contínuo das equipes. “Este feito é um exemplo inspirador para todos na instituição e evidencia o nosso potencial para oferecer serviços de saúde de alta qualidade, garantindo a otimização dos recursos e a aquisição de produtos e serviços com qualidade superior”, destacou.

 Alegria pela conquista

Os quatro colaboradores certificados são Rafael Pereira, chefe da Unidade de Licitações; Letícia Maria do Rego e Cybelle Araújo, agentes de Licitação; e Miguel Lopes, gestor de Atas. Para eles, além de validar o conhecimento adquirido ao longo dos anos, a certificação representa um avanço na qualidade dos processos de licitação e contratos do HU-UFMA.

 Animado pela aprovação, Rafael Pereira destacou que a capacitação é essencial para enfrentar os desafios e as mudanças nas normativas. “Estamos aptos a implementar práticas mais eficientes e alinhadas às exigências legais, o que melhora a transparência e a eficiência em cada etapa do processo. Agradeço aos colegas que compartilharam esta jornada de aprendizado e crescimento profissional junto comigo, pois sei que, juntos, somos mais fortes”, disse o chefe da Unidade de Licitações do HU-UFMA.

 Metodologia

Para conquistar a certificação, os profissionais passaram por um rigoroso processo seletivo da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A prova consistia em 50 questões objetivas de múltipla escolha ou afirmação incompleta, com enunciados contextualizados e cinco alternativas de resposta, das quais apenas uma era correta. Os candidatos precisavam alcançar um mínimo de 60% de acertos para obter o título.

 A seleção foi voltada para agentes públicos lotados em órgãos da Administração Pública direta, autárquica ou fundacional dos Poderes Executivo Federal, Estadual, Municipal e Distrital, que atuam ou desejam atuar diretamente com licitações e contratos. O conteúdo programático focava na verificação das competências adquiridas pelos servidores por meio da prática profissional, abordando situações-problema e exigindo a melhor resolução para cada caso.

 Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ex-prefeito Dutra declara apoio a Filipe Gonçalo em Paço do Lumiar

Dr. Filipe Gonçalo em reunião com Domingos Dutra, o prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, e o deputado estadual Ariston

A campanha de Filipe Gonçalo (Mobiliza), cresce a cada dia. Com a coordenação política do presidente estadual do Mobiliza, Hilton Gonçalo, cada vez mais aliados tem declarado apoio. O mais recente foi o do ex-prefeito Domingos Dutra.

A entrada do ex-prefeito na campanha, evidencia o sentimento de uma ala que não quer deixar Paço do Lumiar na mão de empresários que só tem como objetivo, fazer negócios no município.

Com o apoio de Dutra, soma-se a três gestores que já administraram de Paço do Lumiar com Filipe Gonçalo, somam-se ainda Bia Aroso e Paula Azevedo.

Filipe Gonçalo conta com o apoio dos partidos PL e PMB, assim como candidatos a vereadores do Solidariedade e do Agir, além de petistas, dentre eles, o ex-presidente do diretório estadual, Raimundo Monteiro.

O deputado estadual Ariston Ribeiro (PSB) e o deputado federal Dr Gonçalo (Podemos), também estão totalmente engajados na campanha de Filipe Gonçalo.

Vereador Daniel Barros confronta jornalista Jonas Filho com criminoso condenado

O vereador Daniel Barros ao lado de Vitor Lopes em momento de descontração

O podcast “Sai da Lama” foi palco, na tarde dessa sexta-feira (6), de um episódio chocante de violência. O vereador Daniel Barros causou alvoroço ao levar um criminoso condenado para intimidar o jornalista Jonas Filho.

O indivíduo em questão é Vitor Lopes, um especialista em fraudes com cartões que foi alvo de uma operação da Polícia Federal. Vitor Lopes fazia parte de uma quadrilha responsável por acumular mais de R$ 10 milhões em roubos.

Após o episódio do podcast, Daniel Barros foi visto se divertindo em um bar tradicional da cidade, acompanhado por Vitor Lopes.

A Polícia Federal revelou que, durante a investigação, foram identificados 68 benefícios associados à organização criminosa, incluindo 24 relacionados a uma pessoa já falecida.

Desesperada, oposição de Mirinzal parte para a violência e agride covardemente apoiadores do prefeito Amaury

Indivíduos ligados à oposição soltaram rojões na direção de apoiadores do prefeito Amaury Almeida

Em um ato de desespero, um grupo de pessoas mal-intencionadas, ligadas à oposição ao prefeito de Mirinzal, Amaury Almeida, promoveu, na última sexta feira (6), um ataque violento contra o grupo de apoiadores do atual gestor municipal, logo após um grandioso movimento popular realizado na cidade.

Como já vem sendo rotina, o evento, que atraiu centenas de apoiadores, evidenciou a força política do candidato a reeleição, o que parece ter desencadeado uma reação agressiva por parte de seus opositores.

De acordo com testemunhas e vídeos, indivíduos que apoiam o candidato Deyvison do Posto, sem aceitar a crescente adesão em apoio ao prefeito, partiram para a violência com uso de rojões de fogos de artifício, colocando em risco a vida de centenas de pessoas.

As cenas de caos e brutalidade são fortes e o ato de covardia contra os apoiadores do prefeito Amaury não tem nenhuma justificativa.

A polícia foi rapidamente acionada e conseguiu controlar a situação, mas o saldo foi de feridos e danos materiais.

Os correligionários e apoiadores de Amaury condenam veementemente o ataque e quaisquer outros atos de violência.

Em nota, a coligação “Juntos: Povo e Progresso”, formada pelos partidos PP, PDT E AVANTE repudiou a ação criminosa.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima