Paulinha Aguiar recebe faixa de Rainha dos Biquinis

Paulinha Aguiar, a Rainha dos Biquínis, e Patolino Sincero, colunista das celebridades

@paulinhaaguiar30 recebeu nesta
segunda feira 09/09 a faixa de Rainha dos Biquínis. Ela recebeu a faixa da mãos do renomado colunista das celebridades Adriano Uchoa ” O patolino Sincero “

@paulinhaaguiar30 é ex modelo, Ceo @anasbiquinisslz é personal Stylist e consultora de moda graduada pela escola de estilo Dani Padilha (RJ), natural de São José de Ribamar-Maranhão, tem muito orgulho de seus pais: A mãe vendedora de lanche e o pai caixeiro.

Paulinha Aguiar é apaixonada por moda e toda essa paixão veio através da sua mãe, Maria Eliene, que sempre gostou de ter um estilo diferenciado.

A loja Anas Biquínis é pioneira em biquínis jóias , além de moda praia, acessórios e sungas jóias.

@paulinhaaguiar30 é apresentadora de TV com o quadro Dicas com Paulinha, na @tvbandma, @maisbonitatv e repórter no Programa Sala VIP, com @ritamatosdjx na @tvbandma e apresentadora do @salavippodcast, em São Luís, Maranhão.

Clique aqui e aqui para assistir aos vídeos.

Em São Luís, 74,4% das famílias ludovicenses estão endividadas.

O peso das dívidas: como o endividamento prolongado afeta a saúde mental dos maranhenses

Com os juros se acumulando e a renda familiar comprometida, a saúde emocional de Carlos foi severamente afetada

O engenheiro mecânico Carlos Santos, de 54 anos, é um exemplo das dificuldades que muitos maranhenses enfrentam devido ao endividamento. Morador de uma casa alugada no bairro do São Francisco, Carlos contraiu um empréstimo com a esperança de organizar suas finanças e proporcionar mais conforto para sua família. No entanto, a realidade foi bem diferente. “Eu fiz o empréstimo pensando em organizar as contas e dar um conforto maior para minha família, mas a realidade foi outra”, desabafa.

Com os juros se acumulando e a renda familiar comprometida, a saúde emocional de Carlos foi severamente afetada. “A cada mês que passava, eu via que não conseguia sair do vermelho. Aquilo me deixava extremamente ansioso, eu não conseguia dormir direito, comecei a perder o apetite e a me afastar das pessoas”, relata. A situação se agravou com o medo de não conseguir pagar o aluguel e ser despejado. “Eu sentia angústia e uma sensação de fracasso”, relembra.

Dados recentes ilustram a extensão do problema no Maranhão. Em junho de 2024, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, do Serasa, o estado registrou 2.068.021 inadimplentes, um aumento de 1,4% em relação ao mês anterior. O total de dívidas no Maranhão é de aproximadamente 5,7 milhões, somando R$ 8,1 bilhões em débitos. Os principais motivos de endividamento incluem bancos e cartões de crédito (28,74%), seguidos pelo varejo (19,77%) e serviços (15,42%).

Na capital, São Luís, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em maio de 2024, mostrou que 74,4% das famílias ludovicenses estão endividadas, totalizando 227.379 famílias com algum tipo de dívida.

O psicólogo e professor do Centro Universitário Estácio São Luís, Eudes Alencar, alerta que o endividamento prolongado pode desencadear transtornos psicológicos graves, como ansiedade e depressão. “O medo constante de não conseguir pagar as contas e a incerteza sobre o retorno ao mercado de trabalho podem se tornar gatilhos para transtornos mentais”, explica Alencar. Ele acrescenta que a ansiedade é frequentemente acompanhada de insônia, falta de apetite e outros sintomas, especialmente em situações de dívida e desemprego.

Além de afetar a saúde emocional, a falta de controle financeiro prejudica a autoestima e a percepção de competência pessoal. “A falta de recursos para enfrentar dificuldades abala a autoestima e a sensação de competência, resultando em uma percepção negativa de si mesmo”, afirma Alencar.

Para enfrentar o estresse causado pelo endividamento e prevenir o agravamento da saúde mental, o psicólogo sugere algumas estratégias. “Buscar ajuda é fundamental, mesmo que o indivíduo não tenha recursos para pagar uma terapia. Existem serviços gratuitos oferecidos por faculdades de psicologia”, recomenda. Ele também aconselha a busca por qualificação, o que pode restaurar a sensação de competência e abrir novas oportunidades. “Voltar a estudar pode criar novas possibilidades e ajudar na recolocação profissional”, acrescenta.

O psicólogo ressalta ainda a importância da resiliência, já que a recolocação no mercado de trabalho pode levar tempo, especialmente em regiões com poucas ofertas de emprego. “A pessoa terá que enfrentar muitos desafios até conseguir um novo trabalho. Dependendo da região, esse processo pode levar meses ou até um ano”, destaca.

O relato de Carlos Santos e as observações do psicólogo Eudes Alencar deixam claro a profunda conexão entre problemas financeiros e saúde mental. Enquanto muitos brasileiros enfrentam desafios econômicos, é essencial abordar tanto a saúde financeira quanto o bem-estar psicológico para uma recuperação mais eficaz e equilibrada.

Fecomércio-MA recebe o candidato Duarte Jr.

Primeiro dia do evento “Diálogo Empresarial: caminhos para o desenvolvimento” é marcado por debate sobre varejo de óticas

Duarte Jr. responde perguntas de empresários

Na noite da última terça-feira (10), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) recebeu o candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr (PSB), para uma sabatina com a participação de empresários de diversos segmentos econômicos da capital maranhense. O encontro fez parte do projeto “Diálogo Empresarial: Caminhos para o Desenvolvimento”, que deverá receber, ainda, nesta quinta-feira (12) o candidato e atual prefeito Eduardo Braide (PSD), além dos candidatos Dr. Yglésio (PRTB) e Wellington do Curso (NOVO) na próxima segunda-feira (16).

Diversos temas estiveram na pauta do encontro com o candidato Duarte Jr, como as políticas públicas para o Centro Histórico, projetos de mobilidade urbana, turismo, inovação e empreendedorismo. No entanto, o que dominou a agenda da noite foi a relação do candidato e atual Deputado Federal com o setor varejista de óticas de São Luís. A destinação de emendas parlamentares para a realização de mutirões de consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de óculos nos últimos meses na capital São Luís foi um assunto levantado diversas vezes pelos empresários do setor.

“Considerando o cenário das emendas parlamentares destinadas à área de Saúde, é possível dizer que a distribuição indiscriminada e em massa de óculos pela sua iniciativa impactou negativamente o setor ótico, resultando em prejuízos aos empresários”, relatou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Óticos do Estado do Maranhão (Sindoptica), Antonio Josiel Santos Sousa. “Como o senhor pretende equilibrar ações sociais como essa com a proteção dos empregos e a sustentabilidade das empresas do setor?”, completou a indagação.

Antonio Josiel Sousa, presidente do SindOptica, questiona candidato

O candidato Duarte Jr. lamentou o impacto econômico sobre o segmento do varejo local gerado pelas doações. “Nós fizemos o maior mutirão de saúde da história de São Luís, conseguimos atender mais de 180 mil pessoas. Realmente, foram, em média, apenas seis óticas contratadas. Eu peço desculpa sobre isso.”, pontuou Duarte. “Na nossa gestão, nós vamos fazer o Hospital dos Olhos e, nesse hospital, nós vamos chamar todas as óticas quem têm CNPJ em São Luís e vamos formar um consórcio, para que essas óticas possam fornecer os óculos para o Hospital. Assim, a gente vai fomentar a economia, porque no Hospital dos Olhos a gente vai dar consulta, exame, vai encaminhar para cirurgia e vai dar óculos de graça”, prometeu o candidato.

Demandas

Ao final do encontro, o candidato Duarte Jr recebeu das mãos do presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, a “Agenda Institucional Municipal: Recomendações de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Município”, um documento onde constam diversas sugestões de projetos estruturantes voltados para o progresso econômico local. Com 25 páginas, o documento versa sobre temas como o ambiente de negócios, infraestrutura, planejamento, orçamento, gestão, tecnologia, sustentabilidade, turismo, economia criativa e desenvolvimento social.

Entre as sugestões do documento, está a necessidade de envolver a cadeia produtiva local nas ações sociais realizadas por meio das emendas parlamentares. “Propomos que os governos envolvam os sindicatos empresariais e as empresas locais nos projetos de ações sociais de saúde, especialmente na distribuição de produtos como medicamentos e óculos. A parceria com o setor empresarial, particularmente com micro e pequenas empresas, contribuirá para fortalecer a cadeia produtiva local, ao mesmo tempo em que atende às necessidades sociais da população”, enfatiza um trecho no documento.

Presidente da Fecomércio, Maurício Feijó, e vice-presidentes, Manoel Barbosa e Antonio Freitas, entregam Agenda Institucional Municipal

O próximo encontro do projeto “Diálogo Empresarial: Caminhos para o Desenvolvimento” volta acontecer nesta quinta-feira (12), no auditório da Fecomércio-MA, a partir das 18h30, desta vez recebendo o candidato e atual prefeito da capital, Eduardo Braide. Os empresários interessados em participar da noite de sabatina precisam se inscrever pelo site da Fecomércio-MA ou por meio do link disponível no instagram da entidade (@fecomercioma).

Prefeitura de São Luís e Caema são condenados a implantar esgoto e a fornecer água potável a bairros da área Itaqui-Bacanga

Sistema deve ser instalado e ativado no Sá Viana, Vila São Luís e Vila Embratel

Na Vila Embratel, um dos bairros mais populosos da área Itaqui-Bacanga, o desabastecimento de água e a falta de saneamento são problemas crônicos

Como resultado de Ação Civil Pública do Ministério Público do Maranhão, o Município de São Luís e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foram condenados, em 6 de setembro, a implantar, no prazo de dois anos, sistema de esgotamento sanitário e fornecimento de água potável nos bairros Sá Viana, Vila São Luís e Vila Embratel.

Formulou a ação o titular da 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de São Luís, Cláudio Rebêlo Alencar. A sentença foi assinada pelo juiz Douglas de Melo Martins.

Cada réu também foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil.

Em caso de descumprimento, foi estabelecido o pagamento de multa diária de R$ 1 mil pelo Município e pela Caema.

Os bairros do Sá Viana, Vila São Luís e Vila Embratel estão situados à margem esquerda do rio Bacanga e da Avenida dos Portugueses, em São Luís.

No texto da sentença foi destacado que “o direito ao saneamento básico é fundamental e essencial à vida digna, sendo dever do Poder Público garantir sua universalização, conforme disposto na Constituição Federal”.

Também foi ressaltado que é “dever do Município e da concessionária garantir a prestação regular, eficiente e segura de serviços de abastecimento de água potável e tratamento de esgoto à população, em observância aos direitos fundamentais à saúde, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

A sentença ainda acrescentou que a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico é uma meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, aprovado em 2013. O documento estabelece metas, diretrizes e ações referentes ao saneamento básico para o Brasil nos próximos 20 anos.

Gaeco combate fraude em licitação e apura outros indícios de crime organizado na Secretaria de Infraestrutura de Imperatriz

Operação do Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Imperatriz e no Tocantins

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão, com apoio das Polícias Civil e Militar do Maranhão e do Gaeco do MP do Estado do Tocantins, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 11, a Operação Timoneiro, com o objetivo de cumprir 25 mandados de busca e apreensão para apurar indícios de crimes na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, estão sendo cumpridos na cidade de Imperatriz e no estado do Tocantins.

A decisão judicial é decorrente de pedido formulado pelo Gaeco em apoio à 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, após apuração que identificou indícios da prática de crimes licitatórios, corrupções ativa e passiva, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz. O esquema originou-se a partir da contratação de empresa para prestação de serviços continuados de mão-de-obra terceirizada com dedicação exclusiva a fim de atender as necessidades da Sinfra de Imperatriz.

Além da busca e apreensão, a decisão judicial determina o afastamento cautelar de servidores públicos dos cargos ocupados; a proibição de novas contratações de empresas investigadas com entes públicos; e a prisão preventiva de três pessoas envolvidas.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão

Durante as investigações foi possível verificar o direcionamento da licitação para a contratação da empresa, que até próximo à contratação atuava como imobiliária, com sede no Estado de Pernambuco. A contratação dessa empresa se deu inicialmente por dispensa de licitação e depois em processo licitatório, que teve a cobertura de outras empresas.

Foi constatado, ainda, que essa empresa, que tinha um capital social de R$ 50 mil à época da contratação, firmou o primeiro contrato com prazo de seis meses no valor de quase R$ 3 milhões. Atualmente, o contrato vigente é superior a R$ 11 milhões. No total, a empresa já recebeu mais de R$ 30  milhões dos cofres públicos do Município de Imperatriz.

Para as condutas delitivas houve a participação de membros da Comissão de Permanente de Licitação, secretários municipais de Infraestrutura e empresários, que compõem, assim, os núcleos administrativo e empresarial.

Foram empregados na operação 56 policiais militares, 26 policiais da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA (Caei) e 34 policiais civis.

Ação tem apoio das Polícias Civil e Militar

A operação foi batizada com o nome Timoneiro, que quer dizer aquele que direciona, que conduz o leme, em destaque ao início das condutas criminosas identificadas, ou seja, no direcionamento para a contratação da empresa pelo Município de Imperatriz.

Advogado é encontrado morto com lesões na cabeça na Praia da Ponta d’Areia

Equipe do Batalhão de Bombeiros Marítimos diante do corpo do advogado Ilderlano Alencar

Um advogado identificado como Ilderlano Alencar, de 62 anos, morador da região Península, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 11, na Praia da Ponta d’Areia, em São Luís. Segundo foi apurado, o cadáver apresenta pelo menos duas lesões, do tipo perfuração, na região do crânio.

De acordo com as primeiras informações, o advogado teria saído de casa por volta das 3h da manhã. Ele estava em estado de confusão mental por conta de um remédio que estava tomando.

Ainda segundo a publicação nas redes sociais, o advogado costumava fazer caminhadas na área do Espigão Costeiro.

A causa da morte do advogado ainda deverá ser investigada, e a polícia não descarta nenhuma possibilidade.

Uma equipe de guarda-vidas da Guarda Municipal fez o resgate do corpo do advogado.

Equipes do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), Instituto Médico Legal (IML) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também estiveram no local.

Fonte: Blog do Gilberto Lima

Oportunidade: Grupo Equatorial lança Edital da Chamada Pública de Projetos 2024 com R$ 27 milhões para iniciativas de eficiência energética

Equatorial Maranhão informa que as inscrições já estão abertas e vão até o dia 28 de outubro

O Grupo Equatorial Energia anuncia o lançamento do Edital da Chamada Pública de Projetos 2024 do Programa de Eficiência Energética (PEE), oferecendo mais de R$ 27 milhões em investimentos. A iniciativa busca selecionar projetos inovadores que promovam a eficiência energética e combatam o desperdício de energia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável nas áreas de concessão do grupo.

As inscrições já estão abertas e os interessados têm até 28 de outubro de 2024 para submeter suas propostas através do portal oficial da Chamada Pública – https://equatorial.gestaocpp.com.br. Entre os setores contemplados estão iluminação pública, comércio, serviços e o poder público. “A Chamada Pública de Projetos 2024 é uma oportunidade única para empresas e instituições implementarem ações que não só reduzem o consumo de energia, mas também trazem benefícios econômicos e sociais para as comunidades atendidas”, afirmou Bruno Rocha, Gerente do PEE e PDI no Grupo Equatorial.

Edital também contempla investimento em energia solar como forma de obter maior eficiência energética

Workshop “Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética”

Para orientar os participantes, a Equatorial Maranhão vai realizar o Workshop sobre a Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética, de forma on-line e presencial, via inscrição, com vagas limitadas, no dia 24 de setembro de 2024, que abordará as especificações do edital, critérios de seleção e o uso do portal de submissão. De forma presencial, o evento será às 9h, no auditório do EQT Lab, na Rua do Giz, N° 139, no Centro de São Luís. Já de forma on-line, será às 9h30, via Teams.

O evento é gratuito, aberto a empresas especializadas e clientes elegíveis da Equatorial, onde serão esclarecidas dúvidas e apresentadas informações sobre o processo que disponibilizará mais de 27 milhões de reais para beneficiar projetos de eficiência energética. No Maranhão, a Chamada Pública terá o investimento de 4 milhões de reais, distribuídos nos setores de Comércio e Serviço, Poder Público e Iluminação Pública.

A Chamada Pública de Projetos 2024 é uma oportunidade única para empresas e instituições implementarem ações que não só reduzem o consumo de energia, mas também trazem benefícios econômicos e sociais para as comunidades atendidas

Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-chamada-publica-do-programa-de-eficiencia-energetica-grupo-equatorial/2630400

Cronograma da Chamada Pública:

  • 26/08/2024: Abertura do edital e início do período para envio de perguntas e propostas;
  • 24/09/2024: Workshop “Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética”;
  • 27/09/2024: Fim do período para envio de perguntas e esclarecimentos;
  • 28/10/2024: Prazo final para submissão das propostas;
  • 06/12/2024: Divulgação preliminar dos resultados;
  • 09 a 13/12/2024: Período para interposição de recursos;
  • 19/12/2024: Divulgação final dos projetos selecionados.

Desde sua criação, o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial tem sido um pilar na promoção do uso racional de energia, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além de reduzir o consumo de energia com a modernização de sistemas de iluminação e refrigeração, instalação de sistemas fotovoltaicos, dentre outros. O programa tem impulsionado projetos que beneficiam comunidades, especialmente em áreas vulneráveis, reafirmando o compromisso do Grupo Equatorial com a sustentabilidade e a qualidade de vida das comunidades.

Combate e prevenção da obesidade no ambiente de saúde

Hospital do Servidor Estadual promove palestra sobre o tema voltada para colaboradores

O Dr. Gutemberg Araújo palestrando para colaboradores do HSE-HSLZ sobre Obesidade

O Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) promoveu uma palestra educativa sobre a Obesidade, voltada para colaboradores multidisciplinares, com duplo objetivo: Cuidar de quem cuida e também atualizar dados para que os profissionais de saúde possam atuar como multiplicadores no combate e prevenção da Obesidade, tanto no ambiente hospitalar, quanto fora dele.

Com o título “Obesidade: A Maior Doença do Século” o médico convidado Dr. Gutemberg Araújo trouxe dados atualizados – e alarmantes – sobre o crescimento da doença em todo o mundo.

Segundo pesquisa divulgada pelo site World Obesity em 2030 cerca de 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso e 26% estarão obesos. E até 2035 a Obesidade Infantil no Brasil será de 4,4%, índice bem acima dos Estados Unidos e da Argentina, segundo dados da Federação Mundial da Obsedidade. Como consequência da Obesidade Infantil, estão questões como Apneia; Diminuição da Auto Estima; Estrias, Problemas Respiratórios; Pés Chatos; Problemas Cardíacos, Aumento dos níveis de Colesterol e Triglicerídeos; Desvios de Coluna; Lesões nas Articulações; além de Riscos de Diabetes, Pressão Alta e Gordura no Fígado.

Como explicou o Dr. Gutemberg na palestra, entre os adultos sedentários, com má alimentação, e em especial aqueles que vivem sob altas doses de stress, é alta a incidência da Obesidade, a qual pode levar a consequencias graves:

“A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas. O excesso de peso é mais do que uma questão estética, é um precursor de condições médicas graves que podem diminuir significativamente a qualidade e expectativa de vida” disse ele.

Entre as principais doenças causadas ou agravadas pela Obesidade estão: Derrames (AVC); Catarata; Hipertensão Idiopática; Doença Coronariana; Diabetes; Dislipidemia; Hipertensão Arterial; Pancreatite Severa; Flebite; Osteoartrite; Doenças Hepáticas e Pumonares; Anomalias Giencológicas; e diversos tipos de cânceres – De Mama, Útero, Cervix, Cólon, Esôfago, Pâncreas, Fígado e Próstata.

Diretores Édem Lúcio Nicolau (Dir. Administrativo), Dra. Sílvia Mochel (Dir. Médica), Plínio Tuzzolo (Dir. Geral do HSE – HSLZ), o palestrante Dr. Gutemberg Araújo e o Enfermeiro Rafel Alves (Ger. Enfermagem)

Por tudo isso, toda iniciativa de combate à Obesidade é mais que necessária, uma vez que esse mal emerge como uma das principais ameaças ao bem-estar coletivo. Conceituada como uma doença crônica, que consiste no excesso de gordura corporal, a Obesidade pode se dar em níveis leve, moderado ou mórbido, dependendo do índice de massa corporal (IMC) registrado.

“A Obesidade é sem dúvida o mal do nosso século, e precisa ser combatida, inclusive no meio dos profissionais de saúde. No Brasil, a Obesidade atualmente é responsável por cerca de 168 mil mortes por ano. E mais, o excesso de peso e a Obesidade representam 75% de todas as causas de nortes atuais segundo dados da Unifesp. Isso é muito grave e o HSE-HSLZ está de parabéns por essa iniciativa de cuidar de quem cuida, conscientizando e ajudando a prevenir esse mal, também entre os seus profissionais multidisciplinares” destacou o Dr. Gutemberg Araújo.

Combater a obesidade requer uma abordagem multifacetada. E começa pelo acesso da população à informação e educação sobre o tema. E passa também pelas mudanças de hábitos, como a adoção de uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, que são fundamentais. Além disso, políticas públicas que promovam ambientes saudáveis e acessíveis são essenciais para possibilitar essas mudanças no estilo de vida da população.

O Dr. Gutemberg também abordou questões como as opções de tratamento de pacientes com Obesidade, que vão desde a adoção de dietas; à prática de exercícios físicos, uso de medicamentos e para os casos mais extremos, as cirurgias bariátrica e metabólica. Ele explicou ainda a diferença entre as duas:

“Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa melhorar a resposta fisiológica, trata as condições metabólicas e reduz o excesso de adiposidade. Já a bariátrica, tem como objetivo reduzir o excesso de peso. Com as metas para contenção de doenças como diabetes e hipertensão, em segundo plano” explicou o especialista.

Os profissionais multidisciplinares do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) ouviramm atentamente a palestra proferida pelo Dr. Gutemberg Araújo sobre Obsesidade e suas graves consequências

O Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo ressaltou a importância da educação em saúde dentro das instituições médicas, incluindo o combate à Obesidade entre os profisisonais de saúde:

“É paradoxal que, enquanto cuidamos da saúde dos outros, muitas vezes negligenciamos a nossa própria.Por isso agradecemos ao Dr. Gutemberg Araújo por atender ao nosso convite e dedicar seu tempo e seu vasto conhecimento aos colaboradores do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ). Todos nós saímos mais conscientes após essa palestra” declarou o Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima