Neto Evangelista afirma que oposicionistas têm ódio no coração e fazem críticas vazias a ações do governo

Neto Evangelista também enfatizou a falta de coerência de parlamentares oposicionistas, que fazem críticas vazias a proposições apresentadas no Parlamento pelo governo

O tom de descontrole que marcou os recentes discursos de oposicionistas na Assembleia Legislativa do Maranhão foi apontado pelo deputado Neto Evangelista (União), em discurso na tribuna da Alema, na sessão de quinta-feira (3). “Estou preocupado aqui com o pessoal da oposição. O pessoal está muito nervoso, toda vez que vai falar no governo, fala assim de uma forma raivosa, com ódio no coração”, observou.

Neto Evangelista também enfatizou a falta de coerência de parlamentares oposicionistas, que fazem críticas vazias a proposições apresentadas no Parlamento pelo Governo do Estado, como no caso do Programa Maranhão Livre da Fome. “Criticar um programa como o Maranhão Livre da Fome, é você, de fato, não conhecer a realidade do Maranhão”, observou.

Evangelista apontou que a oposição fica raivosa pelo simples fato de o governo estar apresentando no Parlamento proposições com ações efetivas para o estado, algumas esperadas há muito tempo pela população. “Nada pode ser feito no Maranhão que vocês se revoltam. O governo manda uma alteração simples no programa Maranhão Livre da Fome, que foi um pedido da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão), para que a Secretaria de Desenvolvimento Social possa reformar e equipar os CRAS, e isso vira um motivo de raiva, de ódio aqui neste plenário”, afirmou.

O deputado também alertou para o nível do debate que a oposição tenta travar, buscando até argumentos bíblicos que não se encaixam nas contendas políticas. “Eu assisti, meio perplexo, à fala da oposição aqui na Casa, fazendo referências até com à Bíblia, julgando quem era “Judas”, quem era “Pedro”, e naturalmente, na comparação, quem é “Jesus Cristo” aqui na Terra”, comentou.

Destacando o legado deixado pelo ex-governador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também afirmou estranhar o fato de oposicionistas, sem argumentos, sempre buscarem trazer o nome de Dino, mesmo quando não há qualquer necessidade disso, até porque o campo de atuação do ex-governador agora é outro. “Me causa estranheza e confesso que, se fosse eu nesta condição de ministro do Supremo Tribunal Federal, eu pediria a meus aliados, digamos assim, que esquecessem o meu nome no debate político, porque é incrível como o nome do ministro vem o tempo inteiro para esta tribuna, trazido inclusive pelos deputados de oposição”.

Assista ao vídeo:

Deputado Wellington apresenta Emenda a MP 496 para garantir reajuste integral de 20% a policiais e bombeiros sem desconto de 6%

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma emenda modificativa à Medida Provisória nº 496/2025, que trata do reajuste salarial das forças de segurança pública do Estado. A proposta garante que o reajuste de 20% anunciado pelo Governo seja integral, sem qualquer desconto dos 6% já concedidos anteriormente por meio da Lei nº 12.121/2023. A emenda n° 01/2025 já foi protocolada.

De acordo com o deputado, a proposta do Executivo fere o direito adquirido dos militares e tenta incorporar reajustes antigos como se fossem parte do novo aumento. A emenda busca corrigir essa distorção e assegurar que os percentuais anteriormente concedidos não sejam utilizados para diminuir o reajuste atual.

“Não podemos permitir que o Governo use um reajuste já concedido no passado para simular um novo aumento. Isso é um desrespeito com os policiais e bombeiros que arriscam a vida diariamente. Nossa emenda garante os 20% reais, como foi prometido, e protege o direito adquirido desses profissionais tão importantes para a segurança do povo maranhense”, afirmou o deputado Wellington.

ENTENDA A EMENDA MODIFICATIVA:

A emenda apresentada modifica o art. 2º da MP nº 496/2025, fixando um reajuste linear de 20% para policiais e bombeiros militares do Maranhão, a ser implementado de forma escalonada:

  • 10% a partir de 1º de julho de 2025;
  • 10% a partir de 1º de dezembro de 2025.

O texto também explicita que esse reajuste é independente dos percentuais concedidos anteriormente pela Lei nº 12.121/2023 e determina a supressão do Anexo Único da Medida Provisória, evitando dúvidas sobre os valores.

Universidade Ceuma vai sediar encontro nacional do Judiciário sobre combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas

Estão abertas as inscrições para o 2.º Encontro Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet). O evento será realizado nos dias 29 e 30 de julho, na Universidade Ceuma, no bairro Renascença, localizada na Rua Anapurus, 1, em São Luís.

O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Tribunal Regional do Trabalho da 16.ª Região e o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

Faça aqui a sua inscrição.

A ação conjunta do Poder Judiciário e outras instituições aborda temas relevantes e contemporâneos voltados ao combate desse tipo de exploração e que permitam inibir a atividade criminosa no local de origem. Na oportunidade, os integrantes dos Comitês Estaduais do Fontet também participarão de um rico intercâmbio de experiências, compartilhamento de boas práticas e diagnóstico de demandas.

A abertura do encontro contará com a presença do presidente do Fontet e conselheiro do CNJ Alexandre Teixeira. Já a palestra magna “Direitos sociais facultativos?” será proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, e Pureza Lopes Loyola, cuja história é apresentada no filme Pureza, dará seu depoimento pessoalmente sobre a trajetória desde Bacabal (MA), em 1993, em busca de seu filho Abel, aliciado para trabalhar em uma fazenda.

Serão debatidos, ao longo da programação, temas relacionados a: rotas e características do tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo; medidas de repressão; experiências de pós-resgaste; e novas perspectivas jurisprudenciais. Especialistas também irão tratar de: vulnerabilidade e enfrentamento em comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas; trabalho escravo doméstico e racismo estrutural; e escuta qualificada na proteção de vítimas. Estão programados, ainda, painéis sobre medidas preventivas ao tráfico de adolescentes para a exploração sexual e sobre a relação entre trabalho infantil e a indústria de games e inteligência artificial.

No dia 30 de julho, será realizada uma oficina de boas práticas dos comitês regionais, seguida da leitura da Carta de São Luís, de compromisso de combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo do Brasil.

Dia de enfrentamento

A data do evento foi planejada para coincidir com o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho, também reconhecido no Brasil como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, conforme a Lei n. 13.344/2016. Além disso, será realizado na 11.ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de 2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no âmbito da Campanha Coração Azul das Nações Unidas.

Veja aqui a programação completa

Agência CNJ de Notícias, com informações do TJMA

Braide despenca em pesquisa, enquanto Lahesio Bonfim segue em crescimento constante

Do Blog do Diego Emir

Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto VOX Pesquisas mostra o cenário atual da corrida pelo Governo do Maranhão caso as eleições fossem realizadas hoje. A sondagem foi feita com 957 entrevistados, abrangendo as seis regiões do estado, e traz o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, na liderança das intenções de voto com 27,06%, mas tecnicamente empatado com o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato ao governo em 2022, Lahesio Bonfim, com 24,55%.

O secretário estadual Orleans Brandão surge ocupando o terceiro lugar com 13,27% das intenções de voto.

O atual vice-governador, Felipe Camarão, aparece em posição discreta, com 6,16%, sendo superado até pela soma de votos nulos, que representam 6,58%. Já o percentual de eleitores que não souberam ou não responderam (NS/NR) chega a 22,38%, um número significativo que indica um cenário ainda aberto e sujeito a mudanças até o pleito de 2026.

A pesquisa é do tipo estimulada, ou seja, quando os nomes são apresentados ao entrevistado, e revela o grau de conhecimento e aceitação dos potenciais candidatos entre o eleitorado maranhense.

Na pesquisa espontânea, Eduardo Braide aparece na frente com 10,13%, seguido por Lahesio Bonfim com 9,19%. O empresário Orleans Brandão figura com 3,65%, enquanto o vice-governador Felipe Camarão é citado por apenas 1,88% dos entrevistados. O percentual de votos nulos ou brancos soma 12,33%.

O cenário ainda é considerado inicial, mas já indica movimentações importantes na formação dos grupos políticos para a sucessão estadual.

REJEIÇÃO

vice-governador Felipe Camarão lidera o índice de rejeição entre os possíveis candidatos ao Governo do Estado. Segundo a pesquisa, 27,89% dos eleitores afirmaram que não votariam em Camarão em hipótese alguma. Em segundo lugar no índice de rejeição aparece o empresário Orleans Brandão, com 18,70%, seguido por Lahesio Bonfim, com 7,42%, e pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que apresenta a menor rejeição entre os nomes testados, com 5,96%. Ainda segundo o levantamento, 40,03% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta sobre quem não votariam de forma alguma, o que demonstra que boa parte do eleitorado ainda está em processo de avaliação ou não tem opinião formada sobre os nomes apresentados.

A pesquisa foi realizada entre 30 junho e 03 julho nas seis regiões do estado em 40 municípios, incluindo a
Grande Ilha e Região Metropolitana com totalizando 957 entrevistados com margem de erros de 4,5%.

Evolução dos números

Em abril deste ano, o mesmo instituto apontou Eduardo Braide com 31,90% das intenções, seguido pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, com 22,20%. Em terceiro lugar atual vice-governador Felipe Camarão, soma 11,16%; seguido pelo ex-senador Roberto Rocha, que registra 9,04% e Orleans Brandão aparece com 8,47%. A pesquisa também mostrava que 9,62% dos pretendiam anular o voto, enquanto 7,61% disseram que ainda não sabiam em quem votar ou preferiram não responder.

Como a fênix: atacarejo VemKiTem ressurge em São Luís e anuncia data de reinauguração

Loja volta ainda maior, mais moderna e com novas funcionalidades. Reabertura está marcada para 18 de julho, sexta-feira

Quem passa pela avenida Guajajaras, na Forquilha, já notou algo novo na paisagem. Após dez meses do incêndio que destruiu boa parte da própria estrutura, a unidade pioneira da rede VemKiTem, em São Luís, está pronta para recomeçar. A reinauguração da loja situada na avenida Guajajaras, na Forquilha, está marcada para o dia 18 de julho, a partir das 8h, com uma grande ação para celebrar a reabertura ao lado de clientes, parceiros e da comunidade.

Símbolo desse novo capítulo é a fênix, ave mitológica que renasce das cinzas, e que agora ocupa lugar de destaque na fachada da loja, grafitada com traços fortes pelo artista maranhense Gil Leros. Para além da reconstrução do espaço físico, a imagem representa a resistência e o afeto do VemKiTem por São Luís, cidade onde tudo começou para a rede nacional de atacarejos.

“Voltar aqui, com ainda mais estrutura e tecnologia, é mais do que um ato de gestão. É um compromisso com o Maranhão, com nossos colaboradores e com o nosso cliente”, resume o diretor executivo do VemKiTem, Marcos Lima.

A loja, que abriu as portas pela primeira vez em junho de 2023, ressurge agora com um projeto arquitetônico maior, com mais de 600 m² de expansão, um portfólio ampliado com 20 mil itens, serviços inéditos como “clique e retire”, farmácia veterinária e atendimento digital por múltiplas plataformas.

Sonhos que continuam. E outros que começam.

A força da reconstrução está também nas mãos que moldam esse novo tempo. Gente como Auriene Diniz, auxiliar de conservação e limpeza desde abril de 2023, que acompanhou tudo de perto: do susto com o incidente ocorrido em 01 de setembro de 2024 à esperança do retorno.

“Pensei que tinha acabado. Chorei muito, não só pelo emprego, mas por tudo que vivemos aqui. Quando soube que iam reconstruir, foi como ganhar um novo fôlego. Aqui é a minha segunda casa”, emociona-se Auriene, que agora quer tatuar a imagem da fênix no corpo, em homenagem à empresa a que tanto se dedica.

Outro nome que se junta agora a essa história é o de Otávio Tobias Silva, de 46 anos, que convive com uma deficiência física em um dos braços e acaba de conquistar uma vaga de emprego formal no VemKiTem como vendedor. Ele começou nesta terça-feira, 2 de julho.

“Fui muito bem recebido, eu me senti importante. Ter um emprego é mais do que salário, é ser parte de algo. Aqui eu me senti valorizado”, contou.

Desde o incidente até os primeiros meses de 2025, a rede realocou as equipes e manteve 80% dos colaboradores contratados. Já em ritmo de reconstrução, desde maio deste ano, a empresa deu início a novas contratações, abrindo novas oportunidades de emprego. Agora, com a reabertura, o VemKiTem já contratou o restante do quadro e chega à marca de 120 funcionários diretos, além de terceirizados, estagiários e aprendizes. A empresa também reforçou os vínculos com a comunidade vizinha, mantendo um canal aberto de escuta e colaboração.

Programação

Para os gestores da empresa, o dia 18 de julho será marcado como a reafirmação de um compromisso, em que o VemKiTem dobra a aposta no potencial econômico e humano do estado. Por isso, a programação conta com diferentes momentos de celebração.

Na véspera da abertura oficial ao público em geral, dia 17 de julho, haverá um encontro reservado a clientes empresariais parceiros da loja; e, também, será realizada a solenidade de reinauguração, que contará com a presença da diretoria nacional do Grupo Bartolomeu, lideranças locais e autoridades governamentais, imprensa e representantes de entidades empresariais, como a Fecomércio MA, que, desde o início da crise, ofereceu suporte institucional à rede.

“A loja volta ao mercado com tudo o que aprendemos nessa jornada. Nova por dentro e por fora, ainda mais conectada com os tempos atuais. Queremos que cada cliente sinta orgulho ao entrar nela. A Fênix está pronta. E no Maranhão, ela tem nome: VemKiTem.”, finaliza com orgulho Marcos Lima.

Rede VemKiTem | Grupo Bartolomeu

O Grupo Bartolomeu tem origem familiar no estado de Minas Gerais. A Companhia atua nos setores de atacado e atacarejo; além da distribuição de produtos. Sua principal marca é a Tambasa Atacadistas, presente em 94% dos municípios brasileiros e cuja matriz fica em Contagem (MG).

A história do grupo Bartolomeu começou em 1915, com a atuação do jovem sapateiro de 20 anos, Miguel Bartolomeu. Anos seguintes de criatividade, inovação, extensão da variedade de produtos à venda e adaptação às demandas e aos formatos do mercado, em 1969, a então Casas Miguel Bartolomeu passou a ser chamada de Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A (Tambasa), por meio da abertura de uma filial em Belo Horizonte (MG).

A marca VemKiTem é uma empresa do Grupo Bartolomeu, presente no cenário atacadista brasileiro há mais de 75 anos. A unidade de São Luís (MA), aberta em junho de 2023, foi a primeira loja VemKiTem do Brasil, e também o primeiro negócio do grupo Bartolomeu fora do estado de Minas Gerais. Além da capital maranhense, o VemKiTem já possui unidades em Valparaíso (GO), Maringá (PR), Recife (PE) e Fortaleza (CE). A sexta unidade, em Goiânia (GO), será inaugurada nos próximos meses. O plano de expansão da rede prevê a instalação de 50 unidades VemKiTem em todo o país, nos próximos anos.

SERVIÇO

O QUE: Reinauguração do atacarejo VemKiTem São Luís

QUANDO:

  • Abertura ao público: 18/07, às 08h
  • Solenidade para convidados e imprensa: 17/07, às 18h

ONDE: VemKiTem São Luís – Avenida Guajajaras, 41, Forquilha, São Luís – MA

Vereadores de seis municípios do Médio Mearim declaram apoio a Dr. Hilton Gonçalo para o Senado

Vereadores de Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Lago dos Rodrigues, São Roberto, Pedreiras e Lago dos Rodrigues declararam formalmente apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado

Em um movimento de articulação política no interior do Maranhão, vereadores de Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Lago dos Rodrigues, São Roberto, Pedreiras e Lago dos Rodrigues declararam formalmente apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal. O anúncio oficial foi feito em encontro em São Luís na quinta-feira, 3 de julho.

Dr. Hilton, médico e ex‑prefeito de Santa Rita por quatro mandatos, tem ampliado sua base política por meio de apoios estratégicos de lideranças municipais.

Apoio por município

Joselândia: vereadores locais ressaltaram a necessidade de maior representatividade no Congresso, reconhecendo em Hilton um defensor das causas rurais e de pequenos municípios.

Santo Antônio dos Lopes: o foco foi nas propostas do pré-candidato para o desenvolvimento da Bacia do Parnaíba e valorização da produção local de gás natural.

Lago dos Rodrigues e São Roberto: parlamentares destacaram sua experiência como gestor e compromissos com infraestrutura básica, educação e saúde.

Pedreiras: vereadores reconheceram o histórico de articulação política de Dr. Hilton, especialmente na captação de recursos para regiões fora da Baixada Maranhense.

Durante o encontro, os apoiadores elogiavam o perfil “ficha‑limpa”, a experiência como gestor municipal e o discurso voltado à interiorização do desenvolvimento. Essas lideranças afirmam que Dr. Hilton representa renovação e compromisso regional.

Para Dr. Hilton Gonçalo, as adesões nas cidades do Médio Mearim consolidam sua pré-candidatura como um projeto com capilaridade no interior. Ele destacou a importância da articulação local para questões como transformação do gás natural em produtos regionais e melhoria dos serviços públicos. “Estamos ouvindo cada município. Meu compromisso é transformar isso em conquistas concretas no Senado”, afirmou.

A estratégia de apoio segue padrão já adotado em outras regiões do Maranhão, como Alto Turi e Baixada, onde vereadores e ex‑prefeitos manifestaram adesão em maio e junho. Esse crescimento de apoios fortalece a candidatura de Dr. Hilton dentro do campo municipalista e desenvolvimentista.

Baixa Pace Run esgota inscrições e movimenta o cenário esportivo de São Luís

Com largada no Golden Shopping, evento promovido pela Run2FunSports será realizado neste sábado (5) e deve reunir milhares de corredores nos percursos de 5 km e 10 km

A prova terá largada no Golden Shopping, com percursos de 5 km e 10 km, ideais tanto para iniciantes quanto para atletas mais experientes

São Luís se prepara para mais um grande momento do calendário esportivo. Neste sábado, 5 de julho, será realizada a Baixa Pace Run by Karol Facundo, com todas as inscrições esgotadas dias antes da prova. O evento é promovido pela Run2FunSports, mesma produtora responsável pela Corrida 100% VC, que levou amantes da corrida às ruas ao lado do cantor Bell Marques e dos filhos Rafa e Pipo.

Nesta segunda produção, a Run2FunSports aposta novamente em uma experiência completa para os participantes. A prova terá largada no Golden Shopping, com percursos de 5 km e 10 km, ideais tanto para iniciantes quanto para atletas mais experientes. O aquecimento coletivo começa às 5h30, seguido da corrida e, ao final, premiação e sorteio de brindes.

A retirada dos kits ocorre das 10h às 22h, na Loja Degraus do São Luís Shopping. Quem apresentar sua inscrição no local ainda garante 10% de desconto nas compras.

Para Leonardo Aragão, da Run2FunSports, o sucesso da Baixa Pace Run é reflexo do compromisso com a excelência e da proposta de entregar mais do que uma competição.

“A Run2Fun não organiza apenas provas, mas experiências. Nosso objetivo é proporcionar momentos de conexão, incentivo à saúde e bem-estar. Ver mais uma edição com todas as inscrições esgotadas confirma que estamos tocando o coração do nosso público”, destaca.

Com apenas duas produções realizadas, a Run2FunSports já se firma como uma das principais organizadoras de corridas de rua do Maranhão, movimentando pessoas, marcas e uma nova cultura esportiva na cidade.

A Baixa Pace Run conta com o patrocínio de marcas como Go Life Academia, Golden Shopping, Mãe Terra, Café Santa Clara, Degraus Sports, Lacmar Laboratório, Crisbell, Natus Lumine, O Boticário, Pharmapele, Grupo Mateus, Plant Power, Manati, Hortix, MK Corretora de Seguros, OMO, Rexona e Parmalat WheyFit. Também apoiam a iniciativa as empresas Hidrocenter, Relva, Paraíso e Flow.

Prefeitura de Matões-MA vai gastar quase meio milhão de reais com passagens aéreas

A Prefeitura de Matões, município do leste maranhense distante 465,3 quilômetros de São Luís, vai gastar quase R$ 500 mil (meio milhão de reais) com a compra de passagens aéreas. A cidade, de pouco mais de 32 mil habitantes, tem como prefeito Nonatinho, do União Brasil, eleito em 2024. O gasto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo.

De acordo com o extrato do contrato, publicado no Diário Oficial do Estado, caderno Terceiros, em 13 de maio deste ano, a contratação, via pregão eletrônico, refere-se a “serviços de agenciamento de viagens, compreendendo a prestação direta de assessoria, cotações, reservas, alterações (remarcações), cancelamentos, emissão de bilhetes/vouchers e eventuais reembolsos, para oportunizar a aquisição fracionada, conforme demanda, pelo período de 12 (doze) meses, de passagens aéreas nacionais (voos domésticos) e hospedagem em apoio às secretarias municipais de Matões.

A empresa contratada é a Planet Tour Viagens e Turismo LTDA. O valor global é de R$ 495.000,00 (quatrocentos e noventa e cinco mil reais). A vigência do contrato, assinado em 8 de maio pelo secretário municipal de Governo, Marcus Vinicius Ribeiro de Oliveira, é até 31 de dezembro de 2025.

O procurador-geral do Município, Rafael Guimarães Viana, também assinou o ato.

Abaixo, cópia do extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Estado:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima