
Em Paço do Lumiar, as praças vão ganhar novas cores, sons e sabores. A partir desta semana, o Projeto Arte na Praça transforma espaços públicos em grandes palcos a céu aberto, reunindo música, dança, gastronomia, artesanato e manifestações culturais para toda a comunidade, tudo com entrada gratuita.
“O Arte na Praça aproxima o artista da comunidade, fortalece nossa identidade e mostrar que Paço do Lumiar é um berço de talentos. Queremos que a população se reconheça e se orgulhe da sua própria arte”, afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Zico.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com recursos do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, e executada em parceria com o Grupo Passo Livre.
“O projeto Arte na Praça tem um impacto gigantesco quando é feito por uma ONG LGBT. Garantir que manifestações artísticas de Paço do Lumiar sejam contempladas, nesse projeto que começa agora em agosto e vai até setembro, é valorizar a nossa cultura e o potencial que o município tem”, destaca Herbert Sousa, coordenador do Grupo Passo Livre.
A programação começou no dia 09 de agosto, no Festival do Sarnambi, no Timbuba, mas a programação continua. No dia 15 de agosto, na Praça do Paranã, com a energia da Capoeira Curumim Ligeiro às 17h, seguida de Carlão e Jamerson às 18h, e encerrando a noite com a musicalidade de Rose Ribeiro e Cia às 19h. No dia 16, a festa segue para a Praça da Vila Epitácio Cafeteria, com Capoeira Curumim Ligeiro às 18h, o grupo de dança Dansec às 19h, o Cacuriá do Lulu às 20h, o tradicional Boi Brilho do São Francisco às 21h e encerrando em ritmo animado com Príncipe da Farra às 22h. Já no dia 17 de agosto, a Praça Renê Duarte recebe Gabriel Moraes e Banda às 17h e, às 19h, a dupla A Bruta e Marcos Potiguar encerra o evento.
Mais do que apresentações, o Arte na Praça cria um ambiente de convivência, lazer e fortalecimento da identidade luminense, incentivando a economia criativa e promovendo a inclusão social. É cultura, diversidade e alegria reunidas no coração da cidade.