
Em reunião conduzida esta manhã pela promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, os sindicatos dos Rodoviários (STTREMA) e das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) sinalizaram um acordo e pelo menos 70% dos ônibus deverão voltar a circular amanhã em São Luís, cumprindo assim a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que decretou a ilegalidade da greve e deu outras providências.
Na reunião, Lítia explicou todos os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê melhorias no sistema de transporte e garantiu a execução do compromisso por via judicial, após três adiamentos desde 2010, quando o documento foi assinado pela primeira vez. A promotora ajuizou hoje uma ação em caráter emergencial visando ao cumprimento do TAC.
Assembleia
Os rodoviários se reunirão em assembleia geral à tarde na sede do seu sindicato para levar os termos do possível acordo ao conhecimento da categoria. Em seguida, a proposta, que prevê o retorno dos ônibus às ruas e a continuidade das negociações com os patrões, será votada e pode definir o retorno dos coletivos às ruas.
Os 13 dias de paralisação têm sido marcados por uma série de abusos e pelo desrespeito às leis de trânsito e à Justiça do Trabalho.