O cartel do setor de revenda de combustíveis parece ter voltado com força total em São Luís. A maioria dos postos está praticando preço igual para a gasolina: R$ 3,39. No percurso entre a Avenida São Luís Rei de França e a Avenida Camboa, passando pela Daniel de La Touche (Bequimão), Jerônimo de Albuquerque (Cohab e Forquilha), Guajajaras (João de Deus) e Franceses (rodoviária, Santo Antônio, Coheb e Ivar Saldanha), o blog se deparou com mais de uma dezena de postos vendendo o produto pelo valor informado acima, anunciado como promoção.
A impressão é de que há combinação de preços entre os donos de postos, algo prejudicial para o consumidor, que fica privado dos benefícios da livre concorrência no mercado de combustíveis.
Até quem tenta comercializar a gasolina a preço menor não o faz com diferença significativa, como se houvesse forte pressão no segmento para que todos mantenham a mesma margem de lucro.
Diante da constatação do cartel, seria oportuna a intervenção dos órgãos de defesa do consumidor. Seguem fotos feitas pelo blog para demonstrar a prática abusiva:
Cohab

Forquilha

Guajajaras

Avenida dos Franceses (Ivar Saldanha)
