Ministro Sarney Filho entrega camionetes e Unidade de Conservação em visita à Chapada das Mesas

Sarney Filho ao volante de uma das camionetes que entregou
Sarney Filho ao volante de uma das camionetes que entregou

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, realizou, nesta quinta-feira (8), visita técnica ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão. Acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, ele conheceu o Manejo Integrado do Fogo e fez a entrega de quatro caminhonetes, um quadriciclo, um trator e outros equipamentos à unidade de conservação (UC).

Os veículos e equipamentos serão usados em ações de prevenção e combate a incêndios florestais no interior do parque, que tem 160 mil hectares e abrange áreas dos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, na região do Cerrado sul do Maranhão.

A aquisição dos veículos foi feita por meio do Projeto Cerrado Federal, que apoia as estratégias nacionais de redução do desmatamento e dos incêndios florestais no bioma. O objetivo é melhorar a capacidade do ministério na implementação do manejo integrado do fogo e do cadastramento ambiental rural em áreas selecionadas do Cerrado.

Antes da entrega dos carros e equipamentos, o ministro e o presidente do ICMBio fizeram um sobrevoo de helicóptero na região. Em seguida, reuniram-se com servidores e o chefe do parque, Deijacy do Rego, e representantes da comunidade local.

Ministro Sarney Filho com o presidente do ICMBio durante vista ao Parque Nacional da Chapada das Mesas
Ministro Sarney Filho com o presidente do ICMBio durante vista ao Parque Nacional da Chapada das Mesas

Na ocasião, além de ouvir sugestões dos moradores, principalmente no que se refere às atividades de visitação no parque, que podem gerar emprego e renda para a comunidade, o ministro recebeu informações sobre como funcionam as ações de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais na região.

Além das brigadas anti-incêndio e as parcerias com os órgãos locais, que vêm dando bons resultados no combate às queimadas, o parque desenvolve atividades de educação ambiental focadas na questão de manejo e combate ao fogo. Esse trabalho envolve cerca de 50 professores da rede pública municipal e 200 comunitários, que participam anualmente de duas capacitações e oito oficinas comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima