
A tecnologia no que diz respeito ao exame de densitometria óssea está cada vez mais avançada no Brasil e o Maranhão não perde para outros estados. Em São Luís, uma das clínicas especializadas, a Imedical, instalada no Shopping da Ilha, adquiriu equipamento de ponta capaz de medir não somente o mineral ósseo, mas de mensurar a gordura corporal, localizada e visceral, sendo hoje o padrão “ouro” nesse tipo de avaliação, por medir com maior precisão.
“A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia. Esse exame detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa e é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos, utilizando um aparelho conhecido por utilizar a técnica de Dual-Energy X-ray Absorptiometry”, explica o médico radiologistas Jouglas Melo, da Imedical.
O exame avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados. O teste é rápido (5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.