
Boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que São Luís tem apenas sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para tratamento de pacientes com sintomas graves e críticos do novo coronavírus.
Ao todo, a rede pública de saúde da capital dispõe de 161 leitos de UTI destinados exclusivamente à internações de doentes de Covid-19. Desses, 154 estão ocupados, o que corresponde a uma taxa de 95,65% de saturação. Ou seja, nos próximos dias, ou mesmo nas próximas horas, pode ocorrer o esgotamento de leitos, situação que elevaria significativamente as mortes no estado em de decorrência da Covid-19, que até ontem eram 305.
Diante da ameaça cada vez mais real de que venham a faltar vagas em UTIs para pacientes que contraíram o novo coronavírus, a eficiência do lockdown decretado pelo Governo do Estado, por determinação da Justiça, torna-se ainda mais necessária.
E, a julgar pela movimentação que se viu nos dois primeiros dias de bloqueio total na região metropolitana de São Luís, apesar das medidas restritivas, será preciso ainda mais rigor das autoridades para que o decreto funcione, desacelere o contágio e, por consequência, os óbitos.
