Cadê a renovação?

Passageiros ficaram no meio do caminha após ônibus da linha Calhau/Litorânea ter dado "prego" na Avenida Ana Jansen
Passageiros ficaram no meio do caminho depois que ônibus Calhau/Litorânea deu “prego” no São Francisco

A cena melancólica que mostra pessoas aguardando outro ônibus após o coletivo em que viajavam ter parado por pane mecânica continua recorrente em São Luís, apesar da promessa de renovação da frota, feita pelos empresários do transporte no calor da última greve de rodoviários. Na manhã de hoje, o problema se repetiu na Avenida Ana Jansen, no São Francisco, onde dezenas de passageiros de um ônibus da linha Calhau/Litorânea foram impedidos de seguir viagem porque o veículo deu “prego”.

Um dos itens da negociação que selou o fim da greve de motoristas e cobradores, dia 6 de junho, a compra de 500 novos ônibus foi anunciada pelos donos de empresas em tom de juramento, certamente porque a greve, que já durava 16 dias, começava a ameaçar as finanças do sistema. Pelo acordo, a metade seria colocada em circulação até janeiro e o restante, ao longo de todo o ano de 2015.

Com a promessa, a Prefeitura de São Luís cedeu à pressão dos empresários e concedeu um reajuste de R$ 0,30 na tarifa do transporte, o que possibilitou a reposição salarial aos rodoviários, que assim voltaram ao trabalho.

Dias depois, ao ser procurado pela imprensa, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) informou que os primeiros coletivos novos só passarão a transportar passageiros a partir de outubro, longos quatro meses após o término da paralisação e do anúncio da renovação da frota.

Por sua vez, os mais de 700 mil usuários ainda não obtiveram nenhum ganho. Muito pelo contrário, continuam ficando no meio do caminho ao viajar nas centenas de ônibus sucateados que compõem a frota do transporte público da capital.

12 comentários em “Cadê a renovação?”

  1. Os empresarios é que estão seriamente implicados na Justiça! Eles precisam arcar com esse compromisso, aumento da passagem so foi feito para que eles colocassem novas frotas nas ruas e nada disso acontecer até agora! Temo que cobrar os empresarios sim!

  2. Agora ônibus velho é culpa só desta gestao? Claro que não… Tadeu e Castelo tbm seguraram essas carcaças ai por um bom tempo e nao mudaram nada, daí agora fica tudo a cargo de Edivaldo??? Vamos para de sacanagem gente.

    Resposta: Não estou culpando a atual gestão, pois, nesse caso, os irresponsáveis são os empresários.

  3. Agora só pq disseram que ia ter novos onibus nenhum mais pode quebrar eita gente que gosta de polemizar uma situação, onibus quebra, até novo quebra, isso é normal. se chegar no prazo e nao entregarem cobre os empresários nada mais justo, cobrem ´e deles reponsabilidade é deles que estão ricos a nossas custas e ainda saem ilesos pelos problemas causados pela própria empresa de onibus. povo tem que enchergar é isso.

  4. Vamos protestar contra esses empresarios! Eles precisam mostrar um serviço de qualidade!Eles vao ser cobrados pela população e pela Justiça!

  5. – Os empresarios é que estão seriamente implicados na Justiça! A definição é que eles precisam arcar com esse compromisso. O aumento da passagem so foi permitido para que eles coloquem essas novas frotas nas ruas! Temo que cobrar os empresarios sim!

  6. Claudivan Lindoso

    Esses empresários são muito é enrolões, esta na hora do Ministério Público dá uma prensa neles, pois só querem tirar vantagem em cima da população!!!Alôooo MP!!!

  7. Esse povo fica no meio da rua e na praticamente na frente dos
    ônibus esperando q algum passe por cima deles pq querem, pois todos tem conhecimento de onde devem ficar e se ñ ficam é pq não querem.

  8. Eu já vi alguns ônibus novos, ainda não to criticando tanto pq sei que ainda está dentro do prazo que foi de 6 meses e pelo que pude observar, a prefeitura tb está se empenhando em melhorar a vida dos usuários de coletivo cito como exemplo a reforma do terminal da Cohab que está bem mais agradável e mais organizado.

  9. É óbvio que os sistema de transporte precisa de melhorias séria e urgentes, no entanto um prazo para que as intervenções aconteçam foi estabelecido. Então, vamos esperar as ações para poder cobrar os responsavéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima