Coronel Adécio faz alertas a coronel Melo


Coronel Adécio alertou coronel Melo sobre estigma de oficial de rua

O ex-comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Adécio Vieira, fez três alertas ao coronel Francisco Melo ao transmitir o cargo ao sucessor. A mensagem diz respeito principalmente ao fato de o oficial ascender ao posto com a fama de coronel das ruas. Segundo Adécio, Melo deve tomar cuidado para não ficar estigmatizado, já que seu papel principal será o de pensar a corporação. Abaixo, a íntegra do texto enviado pelo ex-titular do COM:

O primeiro é para que apóie e trate bem as verdadeiras lideranças comunitárias: aquelas que de fato estão comprometidas com suas respectivas comunidades; mas que tenha cuidado e repugne as idéias das falsas lideranças: aquelas compromissadas somente com seus projetos políticos pessoais.

O segundo alerta é para que não se deixe estigmatizar, personificar, denominar ou simbolizar por “coronel de rua”, pois o ápice da carreira de um oficial se baseia é na consolidação da experiência somada ao conhecimento, ao intelecto. Eu mesmo ouvi isso de um general na Escola Superior de Guerra. E quando eu vejo que uma das razões para a mudança de comando do CPM foi a necessidade de se ter um coronel presente nas ruas, isto preocupa, pois o coronel é quem deve pensar a Corporação, criando os mecanismos e as estratégias para execução pela tropa, que é quem deve estar de fato nas ruas.

Quando o comandante do CPM (ou outro coronel) pensa que deve estar sempre nas ruas, nem ele deixa o comandante de unidade produzir, nem planeja no quartel. O resultado será o caos administrativo e operacional.

Ainda assim, mesmo que o coronel Melo queira viver pelas ruas, faço agora um terceiro alerta: que dê igual importância para as ocorrências negativas, ou seja, comparecendo também nas ocorrências susceptíveis de desgaste da imagem, pois chegando junto somente nas boas ações, rouba o brilho das praças que de fato agiram na ocorrência.

3 comentários em “Coronel Adécio faz alertas a coronel Melo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima