
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) entregou, em plena campanha eleitoral do primeiro turno, as chaves dos apartamentos do Residencial Vila Maranhão VI sem ter providenciado a ligação da energia elétrica para as unidades habitacionais.
O Residencial Vila Maranhão IV tem centenas de apartamentos, cada um com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A pendência tem causado grave transtorno aos moradores, que estão impedidos de usar aparelhos eletroeletrônicos e, à noite, ficam no escuro.
A Cemar confirmou que a Prefeitura de São Luís não solicitou a ligação da energia para o condomínio, construído com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, embora o prefeito alardeie que é uma obra sua.
Em nota, a companhia energética informa que a rede de fornecimento obedece aos padrões estabelecidos pela legislação do setor elétrico brasileiro. A Cemar explica que, antes da entrega das chaves aos mutuários sorteados, é necessária uma comunicação oficial do agente financiador, no caso a Caixa Econômica Federal, à concessionária, para que sejam autorizadas as solicitações de ligações pelos proprietários dos apartamentos.
Nesse caso, nema a Caixa fez a comunicação, muito menos a prefeitura se preocupou em verificar se essa providência havia sido tomada.
Quanto às ligações das áreas comuns (bombas d’água e incêndio), a Cemar esclarece que somente são efetivadas após a solicitação e a autorização do responsável direto: síndico, prefeitura ou construtora.
Como se vê, a prefeitura foi omissa em vários procedimentos, retardando o sonho da casa própria para milhares de famílias por motivo meramente eleitoreiro.
Segue a nota da Cemar: