Eles adoram uma passarela!!! Saiba como funciona uma exposição de cães de raça!

Apresentador exibe o cão da raça bulldog francês

Os apaixonados por cães têm um programa obrigatório neste sábado a partir das 9:00hs na loja da Terra Zoo da Forquilha. Assistir à grande exposição pan-americana de cães de raça pura, quando será possível apreciar a grande variedade de raças existentes.

Se você ainda não assistiu a uma exposição ao vivo, mas já viu pela TV, ou pela internet, talvez tenha se perguntado o que pessoas de ternos e blazers faziam correndo com cachorros ao redor de uma arena. De um lado um Fila Brasileiro enorme, de outro um minúsculo Chihuahua, ou ainda um Bulldog Inglês, com aquela cara de mau, mas que na verdade, não passa de um excelente cão de companhia.

Interessante pensar como absolutamente todas estas raças, muitas das vezes tão diferentes, têm uma origem só, o Lobo. Os cães surgiram com a domesticação dos lobos há milhares de anos. Os mais dóceis eram selecionados pelo homem para a reprodução. Assim, com o passar do tempo, os filhotes nasciam cada vez mais mansos, facilitando a convivência com os humanos. Dessa forma, eles poderiam servir para ajudar na caça, cuidar de rebanhos e proteger as pessoas.

O lobo, a origem de todas as raças

As primeiras raças apareceram há cerca de 300 anos. Todas surgiram porque o homem separou cães com determinadas características e os fez reproduzir. Os filhotes, então, herdavam os mesmos traços e comportamento. Assim foram produzidas raças para ajudar na caça, outras com aptidões para cuidar de rebanhos, os que serviam para guarda, ou apenas para companhia.

Hoje, são mais de 400 raças de cães no planeta. Existe uma entidade que regulamenta os padrões de cães de raça pura no mundo, a FCI, A Federação Cinológica Internacional, uma espécie de FIFA do mundo dos cães. A FCI reconhece aproximadamente 350 raças puras na atualidade. Sempre poderão surgir novas raças, que só serão oficializadas pela entidade, se seguirem certos padrões, reunindo características, tais como tamanho, pelagem, comportamento, entre outras, além é claro, de terem uma quantidade de cães significativa dentro destas características.

Exposições de cães de raça, são sempre muito populares entre os entusiastas e aqueles que gostam de cães de raça pura. Participar de uma exposição pode ser bem caro para os donos dos cães, levando-se em conta os custos com os cuidados com o animal e com as viagens. Já que os cães com grande potencial sempre concorrem em vários estados e até fora do país.

Cães de várias raças sendo analisados pelo juiz para escolher o melhor da exposição

Em uma exposição, primeiro são escolhidos os cães mais bonitos de cada raça. Depois este cães, competem com os de outras raças dos mesmos grupos dos quais fazem parte. Diferentes raças são agrupadas de acordo com suas aptidões. Exemplo poodle, shih tzu, chihuahua e maltês, pertencem ao grupo de cães de companhia, enquanto Dobermann, Rotweiller e Dogue Alemão são cães de guarda. Ao todo são 10 grupos. Escolhe-se então os melhores de cada grupo e no final, o melhor cão da exposição.

O final de uma exposição é sempre muito empolgante. Os melhores de cada grupo entram um a um em pista. Desses cães são selecionados os quatro Melhores da Exposição, começando pelo Melhor da Exposição ( Best-in-Show).

AS DIFERENTES RAÇAS SÃO AGRUPADAS EM GRUPOS, CONFORME ABAIXO:

Os grupos são separados em 10, segundo o critério da FCI ( Federação Cinológica Internacional), entidade que regulamenta os padrões de cães de raça pura no mundo:
Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
Grupo 3 – Terriers.
Grupo 4 – Dachshunds.
Grupo 5 – Cães Spitz e Tipo Primitivo.
Grupo 6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue.
Grupo 7 – Cães de Aponte.
Grupo 8 – Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água.
Grupo 9 – Cães de Companhia.
Grupo 10 – Lebréis ou galgos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima