Escolas da rede municipal promovem momento cívico em alusão ao Dia do Hino Nacional

Execução do hino nacional nas escolas de Ensino Fundamental do país pelo menos uma vez na semana é lei desde 21 de setembro de 2009
Execução do hino nacional nas escolas de ensino fundamental pelo menos uma vez na semana é lei desde 21 de setembro de 2009

Promover o reforço do sentimento cívico e despertar, nos estudantes, noções de patriotismo e cidadania. É com esse o objetivo que as escolas da rede municipal de ensino de São Luís promovem, periodicamente, a cerimônia de execução do hino nacional e hasteamento da bandeira entre os educandos. Nesta segunda-feira (13), data em que se comemora o Hino Nacional Brasileiro, a tradição foi mantida.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, a execução do hino nacional acontece pelo menos uma vez por semana, antes do início das aulas. Para a gestora da unidade escolar, Miriam de Jesus Martins, a atividade é um complemento ao exercício da cidadania.

“Incentivamos os estudantes a entender a letra do hino nacional e a importância desse símbolo para o país”, disse a gestora. Letra, interpretação e conscientização acerca de valores civilizatórios a partir do hino nacional também estão entre os conteúdos civilizatórios trabalhados pelos professores em sala de aula.

A execução do hino nacional nas escolas de Ensino Fundamental do país pelo menos uma vez na semana é lei desde 21 de setembro de 2009. As escolas podem criar o melhor horário para cumprir o disposto na lei, contanto que realizem o momento em todos os turnos de aulas.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, lembrou que a atividade pode ajudar os estudantes a aprofundar os conhecimentos sobre a história do país. “É mais uma oportunidade, para os estudantes, de ampliar conhecimento e até vocabulário. Também propicia o conhecimento dos estudantes sobre aspectos da história brasileira e desperta sentimentos de pertencimento e autoestima”, disse Geraldo Castro.

Rotina

Soraya Nunes Pinheiro, gestora da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol, trabalha há 25 anos na rede municipal de ensino e afirma que, em todas as escolas por onde passou, fez questão de tornar rotina a execução do hino nacional. Periodicamente, a escola também executa o Hino da Bandeira e a Louvação a São Luís – hino oficial da cidade.

“Todos os dias, nos turnos matutino e vespertino, fazemos o momento cívico antes do início das aulas. Como brasileiros, precisamos aprender a respeitar aquilo que remete à nossa pátria, pois somos todos cidadãos desde pequeninos”, frisou.

Na escola, o assunto fez parte dos conteúdos de sala de aula desta segunda-feira. A professora Marijane Silva Santos, do 4º ano do Ensino Fundamental da escola, aproveitou a data comemorativa para trabalhar a letra e a interpretação do Hino Nacional em sala de aula. “Os alunos precisam aumentar sua compreensão sobre o ser cidadão, entendendo e respeitando as coisas que falam da pátria”, reforça a professora.

A iniciativa é aprovada pelos estudantes. William Ícaro Ribeiro, 9 anos,estudante do 4º ano da U.E.B. Maria Rocha, diz que cantar o hino é um ato de respeito ao Brasil. “Colocamos a mão direita no peito e a esquerda para trás”, explica William, demonstrando a posição correta.

Saiba mais

No dia 13 de abril, comemora-se a criação do Hino Nacional Brasileiro. A música do Hino Nacional do Brasil foi composto por Francisco Manuel da Silva em 1822. A letra do hino veio mais tarde, em 1909, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada. Mas foi somente em primeiro de setembro de 1971 que a letra do hino foi oficializada por meio da Lei Federal nº 5.700, pelo então presidente Epitácio Pessoa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima