Iniciativa agilizou atendimentos e reduziu significativamente a fila para os procedimentos

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nos dias 19 e 20 de junho, um mutirão de procedimentos urológicos por meio do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa tem como objetivo agilizar o acesso dos pacientes aos atendimentos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
João Vítor Nascimento, de 31 anos, foi um dos pacientes beneficiados pelo mutirão. Segundo ele, o atendimento no hospital é excelente, e a ação foi uma oportunidade importante para realizar um procedimento que já desejava. “Sempre tive a convicção de que não gostaria de ter filhos e, com a alteração da legislação permitindo que homens e mulheres sem filhos possam fazer os procedimentos de vasectomia e laqueadura, me interessei e hoje estou participando do mutirão. Aproveito para esclarecer que é um procedimento simples e de rápida recuperação”, relatou.
Diferentemente de um mutirão de portas abertas, as ações realizadas no hospital contemplaram pacientes que já estavam na fila de espera e foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização. Ao todo, 58 pacientes foram atendidos.
Os procedimentos foram realizados por meio da mobilização de várias áreas, entre elas equipes cirúrgicas da urologia, ambulatório, enfermaria, centro cirúrgico, unidade de processamento de materiais esterilizados, farmácia, higienização, maqueiros, residentes, nutrição, gestão, anestesia e regulação. Entre as cirurgias realizadas, destacam-se vasectomia (esterilização masculina), uretrotomia (indicada para o tratamento de estreitamentos da uretra) e correção de hidrocele (acúmulo de líquido que provoca aumento do volume testicular).
Para o urologista Antônio Minervino, a iniciativa reforça o papel estratégico da assistência especializada.
“Com uma assistência qualificada, são realizados procedimentos com uma recuperação tranquila e sem complicações para os pacientes. Ações como essa reforçam a importância do Hospital Universitário para a nossa população”, destacou.
A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFMA, Tereza Rachel Gomes, ressaltou o empenho das equipes envolvidas.

“Mais de 200 profissionais de saúde, de diversas categorias, atuaram nesses dois dias de mutirão. Para nós, é uma grande satisfação integrar o movimento ‘Ebserh em Ação’ e oferecer acesso a uma assistência de qualidade com menor tempo de espera”, afirmou.
Saiba mais
Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas: Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
O modelo segue os moldes do “Dia E: Ebserh em Ação”, realizado no ano passado, quando foram realizados quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames nos HUFs, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.