Iniciativa faz parte do programa Agora tem Especialistas do Governo Federal e foi promovida pela Ebserh

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, durante o mutirão foram realizados 100 cirurgias e 1300 exames. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil

Foram ofertados no Brasil mais de 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias, somando 12.464 procedimentos assistenciais, o que correspondeu a 160% a mais da estimativa inicial de atendimentos. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
No HU-UFMA, foram realizadas 117 cirurgias e 1.330 exames, reforçando o compromisso com o cuidado e a redução do tempo de espera na fila. O hospital se destacou na ação por ofertar o maior número de cirurgias entre todas as unidades da rede Ebserh.

Foram ofertadas cirurgias nas áreas de urologia, ortopedia, ginecologia, coloproctologia e cabeça e pescoço, além de exames como tomografia, mamografia, procedimentos de hemodinâmica, entre outros.
Sobre a importância da ação para a região, o superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou: “Aqui no HU-UFMA, o mutirão foi mais do que uma ação pontual: foi uma resposta concreta às necessidades da nossa população, com foco na ampliação do acesso, na humanização do cuidado e na valorização do SUS. Agradeço imensamente a cada profissional envolvido — médicos, enfermeiros, equipes de apoio e administrativas — que não mediram esforços para que tudo acontecesse com excelência “.

A diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Furtado, acompanhou as atividades no HU-UFMA durante o mutirão e destacou o empenho da equipe envolvida.
“É um dia especial aqui no Maranhão. O hospital está contribuindo de forma muito significativa para esse esforço nacional. Tudo está sendo feito com muita alegria por uma equipe extremamente comprometida, que cuida com dedicação e vitalidade o tempo todo. Ao caminhar pelos corredores, pude ver como as pessoas estão felizes, como a equipe está motivada — e isso faz toda a diferença”, enfatizou.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, explicou que o Dia E está alinhado ao programa Agora tem Especialistas, lançado pelo governo federal. “É isso que mobiliza para que a gente possa ajudar esse esforço do Brasil de garantir – da consulta à cirurgia – as necessidades da população”, comentou.
Ele ressaltou que a orientação para os hospitais universitários federais é para que ampliem o horário de funcionamento com um terceiro turno, incluindo atendimentos aos sábados e domingos. Desde março, hospitais geridos pela estatal já realizaram 166 mutirões pelo país. Outro esforço concentrado nacional está previsto para setembro.

Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.