A última pesquisa do Instituto Ibope sobre a sucessão no Maranhão mostra evolução do candidato Lobão Filho (PMDB), que cresceu cinco pontos percentuais, chegando a 32% em relação ao levantamento divulgado dia 19 do mês passado. A liderança continua sendo de Flávio Dino (PCdoB) que aparece com 49% das intenções de votos. Os demais candidatos obtiveram cada um 1%.
A pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante mostra que houve crescimento do candidato Lobão Filho em relação às duas primeiras pesquisas do instituto. No levantamento divulgado dia 5 de setembro, o peemedebista aparecia com 30% das intenções de votos.
Com os ataques a ônibus e rebeliões em Pedrinhas, Lobão Filho sofreu queda na pesquisa seguinte divulgada dia 19, quando apareceu com 27%. Duas semanas após, o senador cresceu cinco pontos percentuais e aparece com 32% das intenções de votos.
Também cresce, mas com percentual menor, o comunista Flávio Dino. Diferente do que ocorreu no levantamento divulgado anteriormente quando Dino saiu de 42% – percentual registrado na primeira pesquisa Ibope – chegando a 48%. Segundo dados de ontem, o comunista subiu um ponto percentual.
Os candidatos Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL) alcançaram 1% cada um. Brancos e nulos somaram 6%.
Ainda são considerados altos os índices de indecisos que somaram 11%, ou seja, mais de 400 mil eleitores no Maranhão ainda não decidiram em quem votar para governador.
O Instituto Ibope ouviu 1.204 eleitores nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MA 0062/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR- 00956/2014.
Mais
Considerando somente os votos válidos – quando são retirados os votos brancos e nulos – a eleição para governador do Maranhão terminaria no primeiro turno com a vitória do candidato do PcdoB Flávio Dino. O comunista aparece com 59% das intenções de votos considerando somente os votos válidos. Lobão Filho vem em seguida com 38%. Os demais candidatos ficaram com 1% cada um. Foram retirados 6% de votos brancos e nulos e os 11% dos indecisos.
Gastão Vieira lidera com 33% a disputa pelo Senado
A disputa para o Senado está sendo liderada por Gastão Vieira (PMDB). Ele aparece com 33% contra 26% de seu principal adversário, Roberto Rocha (PSB). Haroldo Sabóia do PSOL obteve 2% mesmo percentual de Marcos Silva do PSTU.
Os outros candidatos aparecem com 1%.
Votos brancos e nulos somam 13% e indecisos 22%, percentual que representa mais de 800 mil maranhenses que ainda não decidiram em quem votar para senador.
Considerando somente os votos válidos, seria eleito se o pleito fosse hoje o candidato Gastão Vieira com 51% sendo seguido por Rocha que aparece com 40%.
Haroldo Sabóia e Marcos Silva aparecem empatados com 4% e demais candidatos com 2%.