Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Fábrica de Gelo no Porto de Mocajituba

Fábrica de gelo foi inaugurada na praça da localidade Porto de Mocajituba, em Paço do Lumiar
Fábrica de gelo foi inaugurada pela Prefeitura de Paço, com apoio do Ministério da Pesca, em Porto de Mocajituba

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, entregou, na manhã de sábado (3), a Fábrica de Gelo, na Praça do Porto de Mocajutuba e ainda sorteou 8 kits de pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A solenidade contou com a presença do superintendente do Ministério da Pesca no Maranhão, Alisson Penha, do deputado federal Cléber Verde, do Secretário de Estado de Estado da Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin e ainda, gestores municipais de Paço do Lumiar, pescadores e marisqueiras da região.

O prefeito Josemar Sobreiro afirmou que o objetivo é garantir o desenvolvimento e o bom funcionamento das cadeias produtivas aquícola e pesqueira do município. “É mais um incentivo para que a nossa população produza os bens de consumo e comercializem aqui mesmo, gerando mais riquezas para nosso município”, disse.

A secretária de Agricultura do município, Rosany Aranha, explicou que a Fábrica contribui de forma positiva não só para os pescadores artesanais e marisqueiros, como para a própria população que não vai precisar se deslocar ao município vizinho para comprar gelo para armazenar por mais tempo o pescado. “O gelo será vendido a R$ 0,27 centavos o quilo, enquanto que a barra de gelo, com 20 quilos, comprada nos municípios próximos, custa R$ 7”, acrescentou.

Na oportunidade foram sorteados 8 kits para os pescadores da região, que são compostos por um motor de rabeta, isopor para armazenamento do pescado, colete salva vidas e mais uma rede de pesca.

Segundo o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros de Pau Deitado, Josué Pereira, a Fábrica de gelo representa um sonho realizado. “Há muito tempo vínhamos lutando para ter um recurso assim, com a chegada da fábrica poderemos produzir mais e armazenar o alimento por mais tempo e com mais segurança, além do comércio que com certeza irá ganhar mais força”, opinou.

Será formada uma cooperativa que dará vida e administração para a fábrica gerando mais recursos para a comunidade pesqueira da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima