
Trabalhadores do ramo de turismo em Santo Amaro do Maranhão, cidade que integra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, denunciam o descaso total da prefeitura local com o controle de acesso no portal do município. Eles reclamam, ainda, do abandono do posto de apoio instalado no local e até mesmo da ausência de fiscalização sanitária para prevenir a transmissão do novo coronavírus.
Diante da situação caótica, um grupo de cidadãos que atuam no transporte de visitantes à região resolveu se mobilizar para expor e a omissão do poder público municipal, que retirou todos os seus servidores do posto que funcionava na entrada e saída da cidade após a derrota nas urnas do candidato apoiado pela prefeita em final de mandato, Luziane Lisboa (PP).
Segundo os denunciantes, a falta de controle do acesso permite a entrada indiscriminada de pessoas no parque. Uma das consequências é a insegurança. Até mesmo o estacionamento do portal está vulnerável ao risco permanente de furtos de carros, de itens como pneus e de objetos guardados dentro dos veículos.
Outra queixa refere-se à falta de limpeza e conservação dos banheiros do posto. O trabalho deixou de ser feito desde o término das eleições, pois todos os funcionários contratados pela prefeitura para realizar a manutenção do local, a fim de garantir melhor hospitalidade aos turistas, foram dispensados.
Descontrole sanitário
Em meio à flagrante irresponsabilidade, até mesmo as medidas de prevenção ao novo coronavírus deixaram de ser adotadas, elevando de forma assustadora o perigo de transmissão da Covid-19. Por ser um local onde circulam pessoas de diferentes regiões do país e até mesmo do exterior, o portal vai se tornando, dia após dia, foco de contaminação pelo novo coronavírus.
Por uma triste coincidência, o final melancólico da atual gestão municipal em Santo Amaro ocorre em alta temporada de fim ano, quando aumenta o fluxo de turistas na região, o que exige cuidados redobrados.
Já passou da hora de uma intervenção imediata da Justiça, como já ocorreu em outros municípios.
Assista: