Saúde na Escola terá ações de combate à obesidade

0comentário

O tema da Semana de Mobilização “Saúde na Escola” deste ano será “Prevenção da obesidade e saúde ocular”. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 deste mês nas escolas da rede pública municipal. A Semana integra o calendário nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal.

Através de parceria entre a Secretaria de Saúde (Semus) e Secretaria de Educação (Semed), serão promovidas práticas positivas de alimentação saudável e os estudantes do fundamental com faixa etária entre 6 e 17 anos poderão fazer avaliações antropométricas (peso e medidas). Também serão oferecidos exames de vista e ações de combate às drogas, com atenção especial no combate ao crack.

O público adolescente terá ainda ações referentes à educação para a saúde sexual, direitos reprodutivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), promoção da cultura de paz, promoção das práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas.

Estão confirmadas atividades nas escolas Olinda Desterro, Monsenhor Frederico Chaves, Rubem Goulart, Gomes de Souza, Rubem Almeida, São Raimundo, Uruati e João Paulo II. Estas escolas terão as atividades integradas às unidades de saúde dos distritos do Bequimão, Centro, Cohab, Coroadinho, Itaqui Bacanga, Tirirical e Vila Esperança.

O PSE visa a integração e a articulação permanente entre a educação e a saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A articulação entre a Rede Básica de Saúde e a Escola, portanto, é fundamental para o PSE. A última avaliação do IBGE (2009) revelou que a prevalência de casos de obesidade dentro da faixa etária do público alvo da campanha chega a 30% nas regiões Norte e Nordeste.

Sem comentário para "Saúde na Escola terá ações de combate à obesidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: