São Luís estreita relações com a China

0comentário

São Luís caminha para estreitar ainda mais as relações com a República Popular da China.  Durante audiência nesta quinta-feira (25), no Palácio La Ravardière, a cônsul-geral da China em Recife (PE), Li Feiyue, confirmou a intenção da diplomacia chinesa em aprofundar as relações com a região Nordeste e com o município de São Luís. A cônsul foi recebida pelo vice-prefeito, Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo na audiência que contou ainda com as presenças dos secretários Pablo Rebouças (Governo), Socorro Araújo (Turismo) e Marlon Botão (Cultura).

Segundo informou a cônsul, a comitiva da diplomacia chinesa está pela primeira vez no Maranhão para obter mais informações sobre as relações econômicas com estados do Nordeste. São Luís estabeleceu, na gestão do prefeito Edivaldo, relações diplomáticas com a cidade chinesa de Wuhan.

Por meio de convênio de cooperação, estudantes da rede municipal de ensino de São Luís estiveram na China. A cidade está no roteiro de instalação do Instituto Confúcio, de ensino do mandarim e da cultura chinesa. Será o segundo do Nordeste, após o de Recife.

Durante a audiência, a cônsul salientou a participação dos chineses no ramo do comércio atacado e de varejo na cidade. De acordo com Li Feiyue, mais de 500 chineses estão atuando legalmente no mercado econômico de São Luís. Ela considera este contingente expressivo como demonstração das afinidades e preferência dos chineses pelo Nordeste. “A China é um país muito aberto, oferecendo muitas facilidades. Há tempo que a China trata o Brasil como nosso primeiro parceiro estratégico”, disse a cônsul-geral Li Feiyue.

“Pela primeira vez temos uma situação institucional favorável entre a Prefeitura da capital e Governo do Estado trabalhando juntos em projetos. Isso facilita nossas relações em território nacional e também com outros países”, enfatizou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

Foto: A. Baeta

Sem comentário para "São Luís estreita relações com a China"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: