Enquanto Edivaldo corta gastos com aluguéis, Flávio Dino faz o contrário para favorecer comunista

Outrora unidos por uma parceria, Edivaldo e Flávio Dino não falam mais a mesma língua quando o assunto são os gastos públicos
Outrora unidos por uma parceria, Edivaldo e Flávio Dino não falam mais a mesma língua quando o assunto são os gastos públicos

Ao tomar posse do seu segundo mandato, no último dia 1º, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), anunciou uma série de medidas de contenção de gastos para fazer frente à crise financeira. Uma delas foi o corte de despesas com aluguéis pagos pelo Município para finalidades diversas. É justamento o oposto do que faz o governador Flávio Dino (PCdoB), seu aliado de primeira hora, que, conforme revelou este blog, em primeira mão, favorece com um contrato de aluguel um membro do PCdoB, devotado seguidor das ideias e práticas da gestão comunista.

Em seu esforço para manter o cofre equilibrado, Edivaldo não poupou nem mesmo a educação. Ordenou que não fossem renovados contratos de locação de prédios que serviam de anexos para escolas municipais com espaço insuficiente para acolher toda a demanda de alunos matriculados. Na Vila Luizão, por exemplo, centenas de crianças e adolescentes que estudavam em um anexo da Unidade Integrada Leonel Brizola ficaram fora de sala de aula porque a prefeitura não mais pagará o aluguel do imóvel.

Flávio Dino, adotando postura contrária, já pagou adiantado, desde agosto de 2015, R$ 172 mil pelo aluguel de um prédio no bairro Aurora, que abrigará uma unidade de ressocialização da Funac. O privilegiado é Jean Carlos Oliveira, engenheiro eletricista filiado ao PCdoB, que se apresenta, também, como escritor e que, segundo já se descobriu, tinha outra fonte de renda no governo de Dino: um contrato de monitoramento eletrônico firmado com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), estatal que gerencia o Porto do Itaqui.

Enquanto o prefeito da capital recorre à austeridade para manter as finanças em ordem, o governador promove uma verdadeira farra com os recursos estaduais, com nomeação para altos cargos de aliados derrotados nas últimas eleições municipais (relembre aqui) e, como sabido agora, com o aluguel de um prédio cujo dono é um partidário comunista. Detalhe: o preço mensal bruto de R$ 12 mil estabelecido no contrato está acima do praticado até mesmo pelo mercado imobiliário de Brasília, um dos mais caros do país.

A contradição entre as políticas de gastos adotadas pelo Município e o Estado é algo temerário. Ainda mais quando se sabe que prefeito e governador são do mesmo grupo político e chegaram a firmar parceria para execução de obras de infraestrutura e outras melhorias em São Luís.

Estranho que não estejam falando a mesma língua justamente em uma área crucial para o bom andamento das ações governamentais e para a estabilidade econômica.

Bicicleta do Samba começa nova temporada de folia no primeiro sábado de 2017

Tema: “Bicicleta do Samba – 7 Anos de Tradição e Folia” será levado à atual temporada do pré-Carnaval de rua
Tema “Bicicleta do Samba – 7 Anos de Tradição e Folia” será levado à atual temporada do pré-Carnaval de rua

Para quem esperou o ano todo a chegada do pré-carnaval de São Luís, a temporada chega com todo o gás e desafiando foliões a terem energia, pois serão dois meses de muita diversão até os três dias oficiais do Carnaval 2017. E quem chega fazendo a festa logo no primeiro sábado de janeiro é a Bicicleta do Samba que, com sua irreverência e primando pelo resgate da folia, se consolidou no centro da capital como uma das boas opções de diversão carnavalesca que a cidade oferece no período. A Bicicleta do Samba dá sua largada para a temporada 2017 da folia levando um grande número de foliões ao seu QG na Rua do Egito, nas proximidades da Praça João Lisboa, um dos pontos turísticos pitorescos da grande São Luís.

Para essa nova etapa de mais um ano de festa, a Bicicletinha, como ficou conhecida, leva para a população o tema: “Bicicleta do Samba – 7 Anos de Tradição e Folia”, momento esse que revela a forma de se fazer carnaval da turma de sambistas da brincadeira, no mais puro toque de raiz, relembrando sucessos musicais do samba, marchas e frevos cantados nas vozes de artistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Agepê, Cartola, Benito de Paula, Noel Rosa, Braguinha, Mário Lago, Dalva de Oliveira, Erivaldo Martins, Dicinha e Linda Batista, Ary Barroso, Emilinha Borba, Carmem Miranda, Chiquinha Gonzaga, Amelinha, Moraes Moreira, Clara Nunes, dentre outros nomes consagrados.

No repertório uma sequência de belos sambas-enredos que passeiam pelo carnaval carioca e maranhense, tais como “Deixa me encantar” – Portela; “A minha alegria atravessou o mar” e “Festa profana” – União da Ilha do Governador; “Caymi mostra o mundo que a Mangueira tem” – Mangueira; “Peguei o Ita no Norte” – Salgueiro; “Kizomba festa da raça” – Vila Isabel; “Aquarela Brasileira” – Império Serrano; “Paulicéia Desvairada” e “Dança da lua” – Estácio de Sá; “Vira virou”, “Chuê Chuá, as águas vão rolar” – Mocidade Independente de Padre Miguel, assim como sambas de escolas maranhenses como, “Haja Deus”, “Foi Dã que deu origem a Daomé” – Flor do Samba; “Bodas de Ouro – 50 anos” – Mangueira; “Praia Grande”, “Poema Sujo” e “Alcântara Atlântida” – Turma do Quinto; “São Luís de Magia, Mistérios e Glórias” – Favela do Samba; “Farinhada” – Unidos da Camboa; “Juçara” – Unidos de Fátima; “As províncias do Maranhão” (Igreja do Desterro) – Marambaia, onde a ‘Bicicleta do Samba’ mostra nas ruas do centro uma brincadeira com espírito de harmonia, alegria e muita segurança, marcada pelas estruturas montadas ao longo do espaço que compreende a Rua do Egito.

Temporada

Folia da Bicicletinha do Samba de estenderá por dois meses, do primeiro sábado de janeiro até o Carnaval
Folia da Bicicletinha do Samba se estenderá por quase dois meses, do primeiro sábado de janeiro até o Carnaval

As tardes/noites de samba da Bicicleta acontecem nos dias 07, 14, 21 e 28 de janeiro e 04 e 11 de fevereiro, sempre a partir das 17h, com a brincadeira novamente realizando a sua tradicional pedalada às 21h, nas ruas do Centro Histórico da capital.

“O que se vê nas fachadas dos prédios e casarões, nos emociona, são familiares acenando e dançando nas janelas, o que nos faz recordar as antigas brincadeiras que subiam e desciam as ruas Oswaldo Cruz (Rua Grande), Rua do Sol, Rua de Santana, Rua da Paz, Praça João Lisboa e faziam do carnaval de São Luís o reconhecimento do 4º melhor carnaval do país”. Ademais, precisamos revitalizar nosso carnaval com inovações que possam cada vez mais abrilhantar essa que é maior festa popular do Brasil, sem esquecer de manter viva as nossas tradições, ponderou o idealizador da brincadeira, o jornalista e incentivador cultural Gutemberg Marques Bogéa.

Para Gutemberg Bogéa, as novas tendências musicais também enriquecem a cultura musical brasileira. “Não podemos taxar os ritmos que surgem nas novas tendências da juventude, como músicas que depreciam a cultura ou a moral. Essa é a nova forma de se criar e brincar carnaval, ouvindo forró, sertanejo e outros ritmos; tudo é válido e só tem a acrescentar”, comenta. “São Luís já teve entre os melhores carnavais do país, e hoje se tornou muito difícil se reconquistar esse título que se obtinha, mas a cidade pode lutar para ter o melhor pré-carnaval, mantendo aqui pós festas de final de ano, turistas que visitam São Luís nos períodos que antecedem o carnaval. A cidade tem recebido o grande número de visitantes nas festas de final de ano, turistas estes que buscam praias e diversão, e São Luís tem tradicionalmente o histórico de fazer carnaval logo nos primeiros dias do ano e isso facilita o prolongamento das visitas, tendo em vista que o brasileiro é um povo festeiro, o que é muito interessante para quem chega na cidade. Com essa diversidade de ritmos e essa mescla de novas tendências, a música pode muito bem colaborar para diversificar ainda a criatividade dos artistas locais”, complementou Gutemberg Bogéa.

Novidades

Entre as novidades na estrutura está o contato mais próximo com o público. A brincadeira deixa de se apresentar neste ano em estrutura de palco montado e volta a ter a sua tenda com o formato de samba de roda no centro com as estruturas de barracas ao seu redor, uma maneira de sentir mais de perto a participação do público.

A brincadeira volta a fazer seus passeios pelas ruas, o que não acontecia devido o grande público presente, o que impossibilitava a saída. “Teremos uma estrutura organizada de segurança privada, que darão o suporte para a saída da brincadeira, que promete abrilhantar as ruas do Bairro da Praia Grande. Outra mudança será na entrada, que será novamente feita tanto pela Rua dos Afogados, vindo da Praça João Lisboa ou Praça Pedro II, assim como pela Rua Issac Martins e Avenida Beira Mar, facilitando assim o acesso dos foliões a estrutura montada”, finalizou Gutemberg.
Então, no dia 07 a Bicicleta do Samba mostra as caras e dá a largada para a temporada de folia 2017, um ano em que a força da cultura popular promete ser a principal fonte de reconstrução do país, que atravessa uma enorme crise de valores éticos e morais.

Tema pede anistia às prefeituras inadimplentes

Tema entrega solicitação ao tesoureiro-geral da Famem, Djalma Melo
Tema entrega solicitação ao tesoureiro-geral da Famem, Djalma Melo

Em nome dos componentes da chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, que disputa o comando da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que concorre à presidência da entidade, protocolou, na manhã desta sexta-feira (3), solicitação estabelecendo a imediata anistia das prefeituras inadimplente e a redução em 30% no valor das contribuições, congelando-as pelo prazo de dois anos.

O documento foi entregue ao tesoureiro geral da Famem, prefeito de Arari, Djalma Melo e ao diretor diretor – geral, Thiago Penha. Conforme Cleomar Tema, a medida vai de encontro aos anseios de todos os gestores municipais filiados, já que a crise econômica que vem assolando a União, Estados e Municípios requer adoção de ações como esta.

“A Famem é uma instituição de apoio e defesa dos prefeitos e, neste momento, tem que se posicionar desta forma. Enfrentamos um drama com essa crise econômica e social que o país atravessa. Estamos propondo a anistia e a redução da taxa de contribuição, por entender que essa é uma maneira da Federação mostrar seu grau de apoio aos colegas prefeitos”, destacou Tema.

Sem grandes obras a mostrar, governo comunista tenta se apropriar da duplicação da BR-135

Governo divulgou, em seu Twitter oficial, foto de Brandão assinando ordem de serviço, mas omitiu que o vice de Flávio Dino foi mera testemunha do ato
Governo do Estado divulgou, em seu Twitter oficial, foto de Carlos Brandão assinando ordem de serviço para duplicação da BR , mas omitiu que o vice de Flávio Dino foi mera testemunha do ato

Sem grandes obras a mostrar ao povo do Maranhão em dois anos de gestão, o governo comunista chefiado por Flávio Dino (PCdoB) tenta, a todo custo, apropriar-se de algum feito que convença o povo de que está trabalhando. Essa busca incessante e em vão por algo que legitime o discurso de mudança ficou clara novamente ontem, durante vistoria do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, à duplicação da BR-135.

A aparição do governador em exercício, Carlos Brandão (PSDB), ao lado do ministro, como se o Estado fosse parceiro, foi apenas uma das muitas artimanhas usadas pelos palacianos para se beneficiar de uma obra custeada 100% por recursos federais.

Brandão chegou até a assinar, junto com o ministro, a ordem de serviço para a duplicação do segundo trecho da rodovia, de Bacabeira a Miranda do Norte. O ato foi devidamente registrado pela mídia governista, mas a divulgação oficial, feita por meio de release produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e das redes sociais, omitiu que o vice de Flávio Dino (PCdoB) assinou apenas na condição de testemunha.

O fato é que em 24 meses à frente do governo, nem Dino nem qualquer outro membro do governo produziram algo de alta magnitude. Fora o discurso raivoso, os atos de tirania e ações de menor alcance e significância, o que se vê são escândalos, que pipocam a todo instante, enquanto os comunistas investem pesado em privilégios para os seus.

Em Chapadinha, MP recomenda exoneração em casos de nepotismo

nepotismoA 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha encaminhou, na última terça-feira, 3, uma Recomendação ao prefeito Magno Augusto Bacelar Nunes. O documento trata de casos de nepotismo na administração pública municipal e dá prazo de 30 dias para que sejam exonerados os ocupantes de cargos políticos, comissionados e funções de confiança que detenham relação de parentesco com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, procurador-geral do município, vereadores ou servidores que ocupem cargos de direção, chefia ou assessoramento.

Deverão ser exoneradas pessoas que tenham parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, conforme prevê a Súmula Vinculante n° 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir do recebimento da Recomendação, o gestor municipal também deverá se abster de contratar, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, empresa cujos sócios ou empregados tenham parentesco com os ocupantes de quaisquer dos cargos já citados. Pessoas que se enquadrem nos casos estabelecidos pelo STF também não deverão ser contratadas para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

Após o prazo, a Prefeitura de Chapadinha tem 10 dias para encaminhar ao Ministério Público as cópias dos atos de exoneração e rescisão contratual de servidores que estivessem nas situações proibidas, além de declarações de todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas de que não possuem parentesco vedado pela legislação.

Na Recomendação, o promotor de justiça Douglas Assunção Nojosa afirma que o nepotismo viola os princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência, além da Súmula Vinculante n° 13. O promotor ressalta, ainda, que uma recente decisão “reafirmou o entendimento do STF de que a nomeação de parente sem qualificação técnica para cargos políticos, isto é, de primeiro escalão, caracteriza prática de nepotismo”.

Por isso, foi solicitado, também, o encaminhamento de cópias dos diplomas ou certificados de graduação de todas as pessoas que tenham parentesco com gestores do município e ocupam cargos políticos, em comissão ou funções gratificadas na administração municipal, “a fim de verificar-se a aptidão para o desempenho da função pública”.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Voluntários do “Energia do Bem” fazem doação a fundação e ceia para moradores de rua

Pessoas em situação de rua participaram de ceia oferecida pelo grupo "Energia do Bem"
Pessoas em situação de rua participaram de ceia oferecida pelo grupo “Energia do Bem”

No mês de dezembro os voluntários do grupo “Energia do Bem” da Cemar realizaram a “I Feijoada Energia do Bem”, em parceria com o grupo Tuiteiros de São Luís que, em prol da Fundação Antônio Brunno.

A CEMAR doou a quantia de R$2.500,00 à Fundação Antônio Brunno, instituição filantrópica que apoia pacientes em tratamento de câncer. A feijoada aconteceu dia 17 no bairro do Cohatrac IV e arrecadou mais de 30 cestas básicas que foram doadas para a Comunidade de São Paulo, que fica em São José de Ribamar.

Já na semana do Natal, os voluntários do “Energia do Bem” fizeram um dia especial com ceia natalina para pessoas em situação de rua no abrigo institucional da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social- SEMCAS.

Durante a programação, houve sessões de cuidados e beleza, com corte de cabelo e barba, manicure, e ainda distribuição de kits de higiene. Além disso, os voluntários disponibilizaram roupas aos participantes, que puderam escolher ao seu gosto.

Voluntários do Energia do Bem durante ação solidária no Abrigo da Semcas
Voluntários do grupo Energia do Bem durante, da Cemar, ação solidária no Abrigo da SEMCAS

A ação reuniu 40 voluntários, que proporcionaram um dia especial e o encanto do Natal às pessoas que estão em condição de rua, com cuidados, roupa limpa, condições de higiene e entretenimento.

O cantor Wilson Zara e os atores do filme maranhense Muleque Té Doido também estiveram presentes durante a ceia de Natal.

No Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia detona Márcio Jerry por causa de aluguel de prédio de comunista

O renomado comentarista do Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia, detonou o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, por causa do aluguel de um prédio, no bairro Aurora, para abrigar uma unidade da Funac, que pertence a um filiado ao PCdoB, partido presidido pelo próprio Jerry no Maranhão e que tem como principal expoente nacional o governador Flávio Dino. O caso foi noticiado em primeira mão por este blog blog, na última quarta-feira (veja post abaixo), e, como se vê, ganhou repercussão nacional.

O jornalista da TV Globo questionou a justificativa dada pelo secretário de que não poderia adivinhar que o dono do imóvel era um membro do partido do governador. “Com todo respeito, o PCdoB não é um partido tão grande assim que seu presidente, em São Luís, não possa conhecer os filiados”,

Também criticou o pagamento de R$ 172 mil de aluguel, desde agosto de 2015, por um prédio que nem sequer estava adaptado à finalidade a qual se destina e por um preço acima do mercado imobiliário. Alexandre Garcia chegou até a calcular o valor individual dos sete internos transferidos até o momento para a nova unidade. E ficou esterrecido com os R$ 24 mil gastos com cada um dos infratores abrigados no imóvel para cumprir medida socioeducativa.

Por fim, deu razão ao temor da comunidade de Aurora de ter como vizinhos menores em conflito com a lei acolhidos pela Funac. Assista ao vídeo:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima