Professor Miranda oficializa candidatura para presidência da Federação Maranhense de Basquete

O ex-jogador e ex-técnico, José de Ribamar Silva Miranda, mais conhecido como Professor Miranda ou “Gafanha”, registrou, na tarde desta última segunda-feira, 15, a chapa Tudo Pelo Basquete, que disputará o comando da Federação Maranhense de Basquete (FMB) para o quadriênio 2026/29.
A oficialização aconteceu na sede da entidade, no bairro do Monte Castelo, em São Luís.

A chapa encabeçada por Professor Miranda, candidato a presidente, é formada por: Alderico José Coelho (vice-presidente); José Alberto Belfort de Moraes Rêgo (1º titular do Conselho Fiscal); Raul José Duarte Goulart (2º titular); Marco Antônio de Oliveira Marques Pimentel (3º titular); Paulo Roberto D´Avilla Alves (1º suplente); Jorge Attem Manpetti (2º suplente); Elma Antonia Silva Miranda (3ª suplente).

Tratam-se de ex-atletas que sempre incentivaram o esporte; detém experiência, seriedade e compromisso com a gestão da modalidade.

A eleição será realizada no dia 15 de dezembro, às 15h, na sede da FMB.

“Nossa meta é unir todas as forças, todos os clubes, montar escolinhas, além de contarmos com o apoio de empresas e parceiros que também querem investir. Queremos fazer com que o basquete do Maranhão volte para base e chegue até o máster. Podem contar comigo, amigos basqueteiros. Nós iremos renovar todo o trabalho do basquete, que voltará a ter um grande nome e destaque nos cenários local e nacional, masculino e feminino”, disse o candidato a presidente.

Professor Miranda, em junho, recebeu da Assembleia Legislativa do Maranhão a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, maior honraria do Palácio Manuel Beckman para desportistas e ex-desportistas que possuem em seus currículos relevantes serviços prestados ao esporte do Estado.

“Gafanha” é uma das figuras mais emblemáticas do basquete maranhense. Sua trajetória passa pelo esporte como atleta, técnico e gestor, deixando um legado significativo para o desenvolvimento da modalidade no estado.

Feito histórico

Em 1969, Miranda fez história ao se tornar o primeiro atleta a realizar uma “enterrada” nos aros do Ginásio Costa Rodrigues, um feito marcante para o basquete do Maranhão.
Como jogador, integrou a seleção maranhense, conquistando o campeonato Norte Nordeste e vencendo os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Após encerrar a carreira de atleta, dedicou-se à função de técnico, formando e inspirando novas gerações de jogadores.

Entre 1978 e 1982, foi o primeiro coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), acompanhando de perto a construção e implantação do Estádio Castelão e de seu complexo esportivo.

Sua atuação foi essencial para o fortalecimento do esporte no Maranhão, especialmente na base, onde sempre acreditou que estava a chave para o sucesso. Também participou da elaboração do plano de governo de João Castelo e foi membro do Grupo de Trabalho que criou a SEDEL, tendo gerido 32 Escolinhas de várias modalidades”, destacou Fernando Braide.

Professor Miranda, no início do ano, realizou, com muito sucesso, o I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues, tradicional praça esportiva inaugurada na década de 60 no Centro da capital maranhense.
O evento foi prestigiado por centenas de atletas; ex-desportistas; e autoridades, como o governador Carlos Brandão.

Mais de 100 estabelecimentos comerciais fecharam as portas nos últimos meses no bairro São Francisco

Problemas que impactam negócios na região serão discutidos em reunião na próxima sexta-feira (19), às 19h, no prédio da loja Foto Sombra

Comércio do bairro São Francisco tem sido impactado pela insegurança e de políticas públicas

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) iniciou o trabalho de convocação de empresários sediados no bairro do São Francisco para uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de setembro de 2025, e que tem entre seus objetivos debater sobre os diversos problemas que têm afetado diretamente o comércio da região. O encontro acontecerá a partir das 19h no prédio da loja Foto Sombra e será voltado principalmente para falar sobre os impactos da falta de segurança e de políticas públicas, que vêm contribuindo para o fechamento de diversas lojas no bairro e discutir estratégias que podem ser tomadas em busca de melhorias.

Conforme o presidente da ACM, Antônio Gaspar, em um levantamento feito pela entidade, cerca de 100 estabelecimentos comerciais fecharam as portas nos últimos meses, enfraquecendo a atividade econômica local. “Muitos comerciantes relatam prejuízos e dificuldades para manter seus estabelecimentos abertos, diante do aumento da criminalidade e da ausência de ações mais efetivas por parte do poder público”, observou o presidente.

Segundo o empresário Rafael Sombra, que também é diretor da ACM, e gestor comercial da loja Foto Sombra — instalada no São Francisco desde a década de 1980 —, as constantes mudanças no trânsito, principalmente na Avenida Castelo Branco, têm afastado a clientela, que sente dificuldades, sobretudo, para buscar estacionamento de forma segura. “Além disso, vemos a situação se agravar desde que foram colocadas faixas exclusivas para os ônibus. Muitos negócios ainda resistem por terem uma clientela fiel e atuarem em segmentos mais tradicionais ou até mesmo porque buscaram oferecer estacionamento em terrenos próximos. Mas a situação tem nos gerado muita aflição”, explicou.

Rafael Sombra, que também é diretor da ACM, e gestor comercial da loja Foto Sombra, está fazendo o trabalho de mobilização dos comerciantes para a reunião da ACM

O empresário, preocupado com os rumos das atividades comerciais no São Francisco está mobilizando os lojistas nos últimos dias para a reunião com a ACM para que, neste primeiro momento, os comerciantes apresentem suas demandas e sugestões e, a partir desse encontro, a entidade empresarial possa traçar estratégias conjuntas para uma espécie de revitalização do bairro. A proposta é reunir forças para cobrar ações concretas das autoridades e elaborar um plano de reavivamento para o São Francisco, que já foi uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade.

“Acreditamos que, por meio da nossa união e da articulação com o poder público, podemos encontrar soluções para recuperar o dinamismo do bairro e garantir mais segurança para todos”, afirmou Rafael Sombra.

Raqquel vai lançar música-manifesto do poder feminino

Desde 2021 na cena da música pop, Raqquel quer alçar voos mais altos na carreira

SÃO LUÍS – Quem está em estúdio gravando seu novo single, intitulado Kahina, a ser lançado em outubro, é a cantora maranhense Raqquel, um dos novos talentos da música local. Todo o trabalho está sendo realizado na Jester Produções Artísticas.

A canção autoral mistura força ancestral com espiritualidade e emoção. É inspirada na rainha guerreira Kahina e traz um manifesto de poder feminino, interpretado com a intensidade das grandes divas internacionais e um conceito artístico místico e empoderador.

“Kahina é mais que uma música. É um chamado para despertar a força que existe dentro de cada mulher. Quero que o público sinta, por meio da minha voz, a coragem e a beleza de recomeçar”, diz a cantora.

Raqquel quer alçar voos mais altos. Ela está desde 2021 na cena da música pop e em janeiro deste ano lançou o single Desejo. Além disso, também assina as músicas 777 e Deusa de Ébano, esta última premiada em 2023. Antes, em 2022, teve a oportunidade de participar do Festival de Talentos da Fenae,  realizado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa em parceria com as APCEFS, ganhando dois prêmios: um pela interpretação da música WhatsApp, da banda 4nonBlonde, e outro pela composição da música autoral Deusa de Ébano.

Em janeiro deste ano, Raqquel participou novamente do Festival de Talentos da Fenae, arrebatando o primeiro lugar na etapa regional. Ela concorreu com a música What a Feeling, um grande sucesso do filme Flashdance e que estourou na década de 1980.

Últimos dias para inscrições na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

Estudantes do 8º e 9º ano têm até 30 de setembro para garantir participação e concorrer a medalhas, notebooks e prêmios especiais

Alunos da rede pública municipal de ensino de São Luís premiados em edição anterior da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025 já está com inscrições abertas e promete ser a maior edição de sua história. Com a meta de alcançar mais de 500 mil alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental em todo o Brasil, a competição é uma oportunidade única de aprendizado, premiação e transformação de hábitos para um futuro mais sustentável.

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, a Olimpíada conta com o apoio de 48 distribuidoras de energia elétrica em todo o país, incluindo a Equatorial Maranhão, que vem mobilizando escolas, professores e estudantes em ações educativas.

Além de ampliar o conhecimento sobre o uso consciente da energia elétrica, a ONEE oferece premiações atrativas:

Até 10 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os melhores alunos;
Um notebook para o aluno destaque de cada estado, que também participará da Semana Olímpica em Brasília, com todas as despesas pagas;
Prêmios especiais para os três primeiros colocados nacionais;
Reconhecimento e premiações em dinheiro para professores que mais se destacarem, chegando a R$ 15 mil;

Estudantes premiada na edição do ano passado da olimpíada exibe certificado entre os pais

“Mais do que uma competição, a ONEE é uma jornada de aprendizado e de cidadania, capaz de transformar a relação dos jovens com a energia e com o meio ambiente. Cada inscrição é um passo para formar uma geração mais consciente e preparada para os desafios do futuro”, destaca Rosângela Martins, analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão.

A programação inclui formação de professores, desafios gamificados e uma prova nacional, em outubro. O encerramento será em Brasília, no dia 6 de novembro, com a cerimônia oficial de premiação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2025, no site oficial: www.onee.org.br.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima