Líderes destacam a força do municipalismo no governo Brandão

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, com a presidente da UNIPARV e vereadora de São Luís, Concita Pinto, e liderança no encontro

A força do municipalismo no governo Carlos Brandão marcou os discursos das lideranças que participaram do Encontro Estadual realizado pela União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV) em Barreirinhas. O evento contou com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, da deputada e presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, do prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale, e de centenas de líderes políticos do estado.

A presidente da UNIPARV e vereadora de São Luís, Concita Pinto, destacou que o governador Carlos Brandão tem 71% de aprovação popular, como aponta a mais recente pesquisa de opinião, porque está próximo do povo, em diálogo permanente com seus representantes. “Este é um governo que nos ouve, nos atende, nós que trabalhamos diretamente com a nossa população. Juntos seremos mais fortes para o Maranhão continuar se desenvolvendo”, enfatizou ela.

Com a experiência de quem foi duas vezes vereadora e exerceu dois mandatos de prefeita, Iracema Vale disse que são os gestores e parlamentares municipais que cuidam diretamente das pessoas, pois é nas cidades que os problemas acontecem. E ela destacou com firmeza a atual relação de respeito e colaboração entre o Governo do Estado e os municípios.

“Não conheço um governador na história do Maranhão que tenha ouvido tanto a classe política. Ele criou uma secretaria só para tratar de assuntos municipalistas e Orleans hoje é quem mais conhece os problemas das cidades e os projetos do governo. Ele serve de ponte e tem aberto portas, com trabalho, capacidade técnica e o compromisso de cuidar das pessoas. Nós temos que dar valor a quem nos valoriza”, afirmou Iracema Vale.

Orleans Brandão com lideranças municipalistas no Encontro Estadual da União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV)

Orleans reafirmou que o governo estadual mantém o diálogo aberto com todos os vereadores por entender a importância do trabalho que realizam pela população. E defendeu que eles tenham melhores condições de atender as pessoas, com veículos para ir às localidades de difícil acesso, e com uma sede em São Luís, onde buscam soluções para as mais diversas demandas sociais.

“Nós chegamos a todos os municípios, realizando obras sonhadas há décadas pela população, como a estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas e está quase pronta, e enfrentando problemas históricos, como a MA-014 e a MA-006. Também dobramos os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, cidadania, geração de emprego e renda e no combate à fome. As pesquisas mostram que o povo está reconhecendo o grande trabalho realizado pelo Maranhão. Com o apoio dos seus representantes e da população, seguiremos nessa missão de cabeça erguida, com a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou Orleans Brandão.

Orleans reconhece importância dos agentes de saúde

O secretário Orleans Brandão e o governador Carlos Brandão em cerimônia com agentes comentários de saúde

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde ao participar da solenidade “Cuidar de Todos: reconhecimento e inovação para os Agentes Comunitários de Saúde”. Na cerimônia realizada no Multicenter Sebrae, nesta quinta-feira (30), o governador Carlos Brandão entregou tablets e novos kits de fardamento à categoria,

Agentes comunitários de saúde receberam tablets e novos kits de fardamento

“Reconhecemos a importância do trabalho de vocês nos municípios, indo de casa em casa, vendo como está a saúde das pessoas. Essa é essência do nosso governo, pois temos cumprido a missão de ir aos municípios, conversar com os gestores e com a população para entender as suas necessidades e buscar soluções”, declarou Orleans Brandão.

O secretário Orleans Brandão reafirmou o seu apoio aos agentes comunitários de saúde

O secretário acrescentou que o governo está ampliando os investimentos na saúde pública e inovando com iniciativas como o programa Cuidar de Todos de apoio à Atenção Primária, e realizando grandes obras, como a construção do maior hospital da Região Tocantina e o segundo maior do estado, que em breve será entregue à população. “Temos o compromisso de melhorar e valorizar cada vez mais o trabalho de vocês e a assistência à população”, enfatizou ele.

Orleans Brandão com o governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e lideranças da categoria

No encontro também foi assinada a alteração da Lei nº 12.042/2023, que institui uma premiação para municípios com objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais que atendem diretamente na atenção primária, além de ampliar o uso de tecnologia para fortalecer a integração de dados e o planejamento das ações de saúde em todo o estado. O investimento favorece a atuação dos agentes de saúde na saúde preventiva, como a identificação de gestantes que precisam de pré-natal, e de crianças que necessitam de vacinação.

O governador Carlos Brandão, o secretário Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e outras lideranças políticas e da categoria dos agentes comunitários de saúde

Atualmente, o Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, além de 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de 1.872 equipes de Saúde Bucal.

Catulé Júnior destaca condução de Brandão na crise da segurança e pede comprometimento da oposição

Catulé Jr. pediu mais comprometimento da oposição no debate acerca do setor, deixando críticas sem fundamento de lado

A presença “enérgica” do governador na linha de frente das ações de segurança pública e no combate a facções criminosas foi ressaltada pelo deputado Catulè Júnior (PP) para contrapor falas do grupo dinista de oposição, durante a sessão desta quinta-feira (30).

“Eu vi os colegas aqui mencionando que o governador não foi à linha de frente da discussão. Nós assistimos ao governador por várias vezes se reunir com a cúpula de segurança, com ações enérgicas”, rebateu.

E, ao reforçar que o governador tem cumprido seu papel com investimentos na segurança pública, Catulé disse que a oposição parece desconhecer o papel do chefe do Executivo.

“Eu não sei o que os colegas querem, se é que o governador empunhe uma pistola, vá para o meio da rua dar tiro – que eu acredito que nem habilitação para isso ele tem”, disse.

O parlamentar também pediu mais comprometimento da oposição no debate acerca do setor, deixando críticas sem fundamento de lado.

“Nós precisamos trazer ao debate proposições, pontos de vista que nos ajudem a melhorar a situação da segurança do nosso estado, e nós não podemos ser insensíveis em relação ao esforço, aos investimentos que têm sido feitos pelo governador Carlos Brandão”, afirmou.

Rock, amizade e emoção: ‘VITAL – O Musical dos Paralamas’ chega a São Luís para encerrar turnê 2025

Produção vencedora do Prêmio APTR traz mais de 30 sucessos da banda e homenageia a trajetória de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone nos dias 06, 07 e 0 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo

A trajetória de uma das maiores bandas do rock brasileiro chega aos palcos de São Luís em uma celebração emocionante de amizade, música e resistência. Após uma bem-sucedida turnê por diversas capitais brasileiras, “VITAL – O Musical dos Paralamas” encerra sua temporada nacional de 2025 na capital maranhense, com apresentações nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo.

O espetáculo vencedor do Prêmio APTR de Melhor Produção em Teatro Musical e indicado ao Prêmio Shell de Teatro reúne mais de 30 sucessos dos Paralamas do Sucesso em uma narrativa vibrante e afetiva sobre os 40 anos de carreira de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, além de homenagear José Fortes, o empresário e “quarto Paralama”.

Idealizado por Gustavo Nunes (Turbilhão de Ideias) e Marcelo Pires (Ideia da Silva), com direção artística de Pedro Brício, texto de Patrícia Andrade e direção musical e arranjos de Daniel Rocha, “VITAL” é uma ode à amizade que atravessa décadas, unindo gerações através da música.

“Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos e estamos felizes em contribuir para a descentralização das artes cênicas no Brasil. Com esse propósito, encerramos a turnê 2025 de ‘Vital’ em São Luís, celebrando uma trajetória que fala de amor, amizade e arte”, destaca o produtor Gustavo Nunes.

O elenco é formado por Rodrigo Salva (Herbert Vianna), Franco Kuster (João Barone), Gabriel Manita (Bi Ribeiro), Hamilton Dias (José Fortes), Barbara Ferr, Herberth Vital, Julia Sanchez, Bhener Carvalho, Ivanna Domenyco e Rodrigo Vechi, além dos músicos Evelyne Garcia, Andrei Presser, Anne Amberget, Rafael Maia, Raul d’Oliveira e Raul Colombini.

O espetáculo vencedor do Prêmio APTR de Melhor Produção em Teatro Musical e indicado ao Prêmio Shell de Teatro reúne mais de 30 sucessos dos Paralamas do Sucesso

Produzido por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apresentado por Ministério da Cultura e Caixa Vida e Previdência, o musical promete emocionar o público maranhense com uma experiência que une rock, teatro e memória.

FICHA TÉCNICA

Idealização: Gustavo Nunes (Turbilhão de Ideias) e Marcelo Pires (Ideia da Silva)

Direção artística: Pedro Brício

Texto: Patrícia Andrade

Direção musical e arranjos: Daniel Rocha

Cenografia: André Cortez

Figurino: Karen Brusttolin

Produção: Turbilhão de Ideias e Ideia da Silva

Apresentam: Ministério da Cultura e Caixa Vida e Previdência

Produção local: Tablado Produções

SERVIÇO

VITAL – O MUSICAL DOS PARALAMAS
Dias: 6, 7 e 8 de novembro de 2025
Horários: Quinta e sexta às 20h | Sábado às 17h e 20h30
Local: Teatro Arthur Azevedo – São Luís (MA)
Ingressos: À venda no site https://olhaoingresso.com.br/ e na bilheteria do teatro (funcionamento de terça a domingo, das 13h30 às 19h30)
Produção local: Tablado Produções
Link para fotos: bit.ly/4fPsGH7

Natalino Salgado coordena curso de aperfeiçoamento sobre Doença Renal Crônica

Capacitação é oferecida em parceria pela UFMA Virtual e o Ministério da Saúde

No programa Rádio Opinião, da @radiouniversidadefm, o médico nefrologista e professor universitário Natalino Salgado conversou com o jornalista Adalberto Júnior (@adalbertopcjunior) sobre o curso “Nefro +: Aperfeiçoamento em Nefrologia Interdisciplinar para Profissionais do SUS”, projeto da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED), oferecido por meio da UFMA Virtual, em parceria com o Ministério da Saúde.

Coordenador do curso, Natalino Salgado explica que a iniciativa é voltada à formação e atualização de profissionais da área da saúde que atuam na Atenção Primária e Especializada.

De acordo com o médico, a capacitação tem por objetivo fortalecer o cuidado integral aos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), ampliando as ações de prevenção, diagnóstico precoce e manejo adequado da doença. A proposta nasce da necessidade de enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública brasileira — a crescente incidência da DRC — e busca promover a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde.

O Projeto Nefro + representa um marco na capacitação interdisciplinar em nefrologia no Brasil, ampliando o alcance da educação em saúde e contribuindo para uma assistência mais qualificada, humana e integrada.

Clique aqui e assista à entrevista.

Feira de Negócios de Caxias é aberta com grande público e programação diversificada

Cerimônia de abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, 30, reunindo centenas de pessoas da cidade e região

Público lotou a cerimônia de abertura da Feira (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Foi aberta oficialmente a Feira de Negócios de Caxias. Nesta sexta-feira, 30, o Sebrae iniciou as atividades do evento, que nos próximos dois dias promete impulsionar os pequenos negócios da Região dos Cocais. A Feira tem a parceria do Governo do Estado do Maranhão e do Caxias Shopping Center e apoio da Atual Internet, UniFacema, Prefeitura de Caxias e IFMA. 

O público lotou o espaço do Caxias Shopping Center para conhecer as empresas expositoras e participar da programação de abertura. Além de caxienses, caravaneiros de outras cidades da região também prestigiaram o momento. “Fico muito feliz em participar de uma ação grandiosa em nossa região. Vim da cidade de Parnarama para conhecer a Feira e estou encantada com a estrutura do evento!”, destacou a empreendedora Lorena Eveny.

Abertura oficial reuniu centenas de empreendedores da cidade e região

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, frisou que o evento reforça o compromisso do Sebrae em fortalecer os pequenos negócios e a economia do território. “Que a Feira de Negócios de Caxias seja o ponto de partida para novas conexões, oportunidades, inovação e parcerias estratégicas”, acrescentou o diretor técnico.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, destacou a importância das parcerias para a realização da Feira. “Estamos unidos a instituições que apoiam e parceiros que sonham conosco com um Maranhão mais forte, competitivo e inovador, através do empreendedorismo”, ressaltou Gonçalo.

Celso Gonçalo destacou a importância das parcerias

Daiane dos Santos compartilha sua trajetória de sucesso

Além dos espaços de expositores, o primeiro dia de Feira contou com uma palestra talk com a ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos, que conduziu um bate-papo sobre conquistas, transições, reinvenção e o poder de acreditar em si mesmo.

Primeira brasileira a conquistar o ouro em um Mundial de Ginástica Artística, Daiane falou sobre sua carreira como atleta olímpica, onde se tornou um símbolo de superação e representatividade. Ela também destacou sobre a relação entre esporte e empreendedorismo, detalhando como rotina, foco e superação podem transformar disciplina em motivação, assim como contribuir para alcançar resultados sustentáveis nos negócios.

Palestra com Daiane dos Santos abriu oficialmente a programação

Programação de Conhecimento

Nesta sexta-feira (31) e sábado (01), expositores continuam no espaço divulgando e comercializando seus produtos e serviços. Além disso, a Feira contará também com uma programação de conhecimento, que acontece das 17h às 22h, nas Arenas Balaiada, Cocais e Veneza. 

Estarão disponíveis gratuitamente Rodadas de Negócios, Oficinas, Palestras, Painéis, Oportunidades de Crédito, Mentorias e em Gestão e Inovação. Entre as palestras, destacam-se “Mentes que inovam negócios que prosperam” e “Do sonho ao negócio”. Já nos painéis serão abordados temas relacionados à Liderança Feminina e Cases de Sucesso. Haverá ainda oficinas voltadas para Ferramentas Digitais, Controle Financeiro, dentre outras assuntos.

Feira promovida pelo Sebrae e parceiros

A programação completa da Feira de Negócios está disponível nas redes sociais do Sebrae Maranhão.

Prazo prorrogado: inscrições da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética vão até 4 de novembro no Maranhão

São R$ 8 milhões destinados a projetos de eficiência energética com impacto social no estado

Desde seu início, o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial tem sido um vetor estratégico para promover o uso racional de energia

A Equatorial Maranhão prorrogou as inscrições para a Chamada Pública de Projetos 2025 do Programa de Eficiência Energética (PEE). A iniciativa visa selecionar projetos inovadores que promovam o uso consciente da energia elétrica, combatam o desperdício e potencializem o desenvolvimento sustentável.

Para o Maranhão, foram reservados R$ 8 milhões, destinados às tipologias Iluminação Pública, Poder Público e Comércio e Serviços (CEBAS). Os investimentos reforçam o compromisso da Equatorial Maranhão em assegurar eficiência, qualidade e respeito à comunidade, ampliando os benefícios sociais e econômicos do estado.

iniciativa visa selecionar projetos inovadores que promovam o uso consciente da energia elétrica, combatam o desperdício e potencializem o desenvolvimento sustentável

As inscrições foram prorrogadas e seguem até o dia 4 de novembro deste ano, exclusivamente pelo portal oficial da Chamada Pública: equatorial.gestaocpp.com.br/. A divulgação final dos projetos selecionados, com habilitação, cadastro reserva e desclassificados, será realizada no dia 19 de dezembro de 2025.

Eficiência com propósito social

Desde seu início, o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial tem sido um vetor estratégico para promover o uso racional de energia, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com iniciativas como modernização de iluminação, sistemas de refrigeração mais eficientes, implantação de fontes renováveis e outras soluções, o programa tem elevado a confiabilidade do sistema elétrico, reduzido custos para os beneficiários e gerado impacto social positivo, especialmente em comunidades vulneráveis.

Para o Maranhão, foram reservados R$ 8 milhões, destinados às tipologias Iluminação Pública, Poder Público e Comércio e Serviços (CEBAS)

Para mais informações e inscrição, acesse: equatorial.gestaocpp.com.br/

Dois anos depois do assassinato de Ana Caroline, no Maranhão, movimento lésbico exige justiça e anuncia mobilizações pelo julgamento do caso

Ana Caroline foi sequestrada, torturada e assassinada em dezembro de 2023, quando voltava do trabalho de bicicleta

São Luís (MA), outubro de 2025 – Quase dois anos após o brutal assassinato de Ana Caroline Campêlo de Sousa, mulher lésbica de 21 anos, o Tribunal do Júri do acusado está marcado para o dia 5 de novembro de 2025 (quarta-feira), em Governador Nunes (MA). O Levante Nacional Contra o Lesbocídio e coletivas lésbicas de todo o país convocam mobilizações presenciais e virtuais em torno da data, exigindo justiça por Ana Caroline e o fim da negligência institucional nos crimes movidos por lesbofobia.

Ana Caroline foi sequestrada, torturada e assassinada em dezembro de 2023, quando voltava do trabalho de bicicleta. Seu corpo foi encontrado com mutilações extremas, o rosto desfigurado e o couro cabeludo arrancado: marcas de uma violência cometida com crueldade e motivada pelo ódio à sua existência lésbica. O crime chocou o Maranhão e o país, mas, até hoje, ninguém foi responsabilizado.

A mãe de Ana Caroline, Carmelita Sousa, vive a dor da perda com a esperança de que o julgamento traga respostas: “Quero que esse júri mostre todas as provas, que diga tudo o que aconteceu com a minha filha. Que ele pague por tudo que fez”, afirmou. Para ela, a justiça precisa ser feita “de forma bem feita, longa e verdadeira”, como uma reparação mínima diante da brutalidade do crime.

Emocionada, dona Carmem contou que busca forças na memória da filha e na solidariedade das pessoas que não deixaram o caso cair no esquecimento: “Ele não imagina o tamanho do sofrimento que causou à Ana Caroline e à nossa família. Quero agradecer a todos que ajudaram e postaram, que não deixaram o nome dela ser esquecido. É isso que me dá força para continuar pedindo justiça”, completou.

“Pelo direito à justiça e à memória de Ana Caroline! Por todas as lésbicas que foram silenciadas e tiveram suas vidas ceifadas pelo ódio. Lésbicas existem e lutam pelo bem viver no estado do Maranhão e demais territórios da Amazônia, reparação e justiça já!”, afirmam as membras da Coletiva LesboAmazonidas.

O Levante Nacional Contra o Lesbocídio reforça que o Estado brasileiro tem falhado em garantir investigações sérias e transparentes nos casos de violência contra lésbicas, perpetuando um ciclo de negligência, invisibilização e negação do direito à memória.

O Levante Nacional Contra o Lesbocídio e coletivas lésbicas de todo o país convocam mobilizações presenciais e virtuais em torno do julgamento

É inaceitável que mulheres lésbicas sigam sendo alvo da violência e da covardia de homens que não suportam nossa existência livre. É revoltante que ainda enfrentemos estupros corretivos, agressões e lesbocídios sem respostas à altura da gravidade desses crimes. Quando nossas vidas são interrompidas, o Estado falha em garantir investigações sérias e transparentes, negando não só a justiça, mas também o direito à memória e à dignidade das que partiram.

A morte de Ana Caroline não pode ser esquecida. Cada dia sem responsabilização reforça o desprezo pela vida das mulheres lésbicas e a naturalização da violência lesbocida. O julgamento em 5 de novembro será um momento decisivo para afirmar que as vidas lésbicas importam e que a justiça é uma urgência coletiva.

A quase dois anos do seu assassinato, seguimos em luta para que seja feita justiça e para que o caso não caia no esquecimento. O movimento convida a imprensa, coletivas lésbicas, defensoras de direitos humanos e toda a sociedade a se unirem na mobilização nacional por justiça para Ana Caroline.

Contatos do Levante: [email protected] | Instagram: @contraolesbocidio

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima