Curso do tipo “Hands On” promove reciclagem médica em laser minimamente invasivo para doenças proctológicas e colorretais

Em um cenário de rápidas transformações na medicina, impulsionadas pelo avanço tecnológico e por novas abordagens terapêuticas, a atualização contínua dos profissionais de saúde deixou de ser diferencial para se tornar uma exigência.
Eventos científicos voltados à prática médica têm ganhado protagonismo ao oferecer não apenas conteúdo teórico, mas também experiências práticas e imersivas que aproximam o conhecimento da realidade clínica.
Exemplo disso é o curso “Hands On – Laser Surgical Training”, que será realizado em São Luís nos dias 24 e 25 de abril, promovido pela Center Hospitalar, distribuidora de material Odonto Médico Hospitalar sob o comando de Isabelle e Giselle Pereira. O curso conta com apoio da Biosat, Dom Hospitalar e Villa do Vinho Bistrô, e vai reunir médicos locais em torno de uma proposta centrada no aperfeiçoamento técnico, segurança e tomada de decisão clínica.
O treinamento aborda a tecnologia do laser minimamente invasivo aplicada a doenças proctológicas e colorretais — um campo em expansão que exige domínio específico e atualização constante. Com um módulo teórico completo e um módulo cirúrgico prático (hands on), o curso busca a integração entre conhecimento científico e execução prática com a supervisão de quem tem ampla expertise na área.
O curso será comandado pelo médico coloproctologista Prof. Dr. Paulo Boarini (SP), grande referência nessa área. Ele é pós graduado em cirurgia colorretal pela Carle Clinici, com treinamentos em Cirurgia com Laser realizados na Itália e na Alemanha. O Prof. Dr. Boarini atua no ambulatório de doença inflamatória intestinal da Rede D´Or em São Paulo e à frente das Clínicas Boarini.

“Mais do que transmitir conteúdo, a participação de especialistas reconhecidos como o Dr. Boarini, só amplia as possibilidades de troca entre profissionais, permitindo a discussão de casos, a análise de condutas e o compartilhamento de experiências clínicas — elementos essenciais para a evolução da prática médica” destacam Isabelle e Giselle Araújo, organizadoras do evento, que conta ainda com o a presença e apoio do especailista de produto da Biosat, Roger Froes.
As vantagens do “Hands On – Laser Surgical Training”
Para especialistas em educação médica, esse tipo de iniciativa cumpre um papel estratégico na chamada reciclagem profissional. A medicina contemporânea exige atualização permanente diante de novas tecnologias, protocolos e evidências científicas. Sem esse movimento contínuo, há risco de defasagem técnica, o que pode impactar diretamente a qualidade do atendimento ao paciente.
Além disso, eventos presenciais com metodologia prática favorecem a assimilação do conhecimento e aumentam a confiança do médico na incorporação de novas técnicas. No caso do laser minimamente invasivo, a familiaridade com o equipamento e a vivência supervisionada são determinantes para uma aplicação segura e eficaz.
Outro aspecto relevante é o estímulo à cultura de colaboração científica. Ao reunir profissionais em um ambiente de aprendizado, cursos como o “Hands On – Laser Surgical Training” criam redes de contato que podem se desdobrar em futuras parcerias, pesquisas e aprimoramentos contínuos.

Em um sistema de saúde cada vez mais desafiador, iniciativas que promovem a atualização qualificada dos médicos representam um investimento direto na segurança do paciente e na excelência do cuidado. Mais do que eventos pontuais, esses encontros consolidam uma prática essencial: a atualização profissional para evoluir continuamente. Mais informações com a Center Hospitalar, pelo fone (98) 3266 4356.