Sema inicia revitalização da Lagoa da Jansen

3comentários

victormendeslagoa

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) lanço hoje, as primeiras ações para revitalização, recuperação do espaço físico e conservação ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) na Lagoa da Jansen.

O projeto contempla um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo que deverão ser empreendidas pela Sema neste ano de 2013, com o objetivo de revitalizar o espaço. Algumas dessas ações já estão em curso desde o ano passado.

Ações relativas à limpeza, segurança, vigilância, iluminação, reestruturação da sede administrativa, recuperação de decks, da comporta, das quadras poliesportivas e da concha acústica, de equipamentos urbanos de uso comum, bem como atividades socioambientais e medidas para despoluição da Lagoa, dentre outras, constam das medidas a serem implementadas pela Sema a curto, médio e longo prazo.

Durante todo o dia, equipes realizaram mutirão de limpeza, jardinagem e desobstrução de valas e pequenos canais com a participação de cerca de 150 trabalhadores contratados pela Sema junto a empresa terceirizada.

lagoa
“A Sema vai ser o ponto focal do governo do Estado para gerenciar a Lagoa não só na parte de edificações, na parte social e cultural, mas principalmente, na parte ambiental. Nós vamos transformar a lagoa num laboratório para nossas pesquisas e também em um espaço para interagirmos com a população por meio de ações de educação ambiental. É um desafio grande que vem com a vontade de toda a nossa equipe em resolver os problemas da lagoa em várias áreas. A curto prazo estão as ações de limpeza, jardinagem e de diálogo com a população. A médio prazo serão realizadas as ações de recuperação de algumas edificações e de equipamentos esportivos. A longo prazo está a despoluição da Lagoa. A gente está interagindo com a empresa que despoluiu a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para ver o que deu certo lá e, o que é possível fazer aqui, concretamente, para que a gente possa elaborar um projeto nesse sentido”, explicou Victor Mendes.

A gestão da Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen está sob a responsabilidade da Sema desde o ano passado, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental (APA).

Com isso, a Sema passou a gerir o espaço, que tem área total de 196,9 hectares, ficando responsável pela gestão, administração e fiscalização e promovendo as articulações intersetoriais necessárias para a gestão integrada, observadas as vocações do local.

3 comentários para "Sema inicia revitalização da Lagoa da Jansen"


  1. uimar junior

    Belo presente para todos nos no dia
    Mundial da ÁGUA. Crime ambiental na Lagoa da Jansen. Estão destruindo a vegetação do mangue ao lado do bar kitaro, tanto do lado direito quanto esquerdo .Nada justifica esta atitude . Não existe nenhum projeto que venha justificar tamanho crime . Queremos uma explicação da Secretaria de meio ambiente .
    MULHER BABAÇU

  2. Gladistoni

    Tem que colocar policiamento na Lagoa por causa dos assaltos eu mesmo já fui assaltada quando fazia uma caminhada.

  3. Moradora

    O problema na Lagoa são os shows é preciso que o secretario Proíba os shows que acabam com a Lagoa e enlouquecem a vida dos moradores.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: