Roseana inaugura hospital em Tufilândia

11comentários

hospital A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, inauguram, nesta terça-feira (19), pela manhã, o Hospital de Tufilândia, mais uma unidade do Programa Saúde é Vida construída e equipada com recursos próprios do Estado. Logo em seguida, eles assinarão as ordens de serviços para construção dos hospitais macrorregionais de Santa Inês e Pinheiro, financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Hospital de Tufilândia é uma das 64 unidades hospitalares de 20 leitos do Programa Saúde é Vida, e funcionará com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, consultórios e internação em clínica médica, pediatria e obstetrícia, enfermarias, centro de parto, exames de raio-x e laboratoriais. Unidades semelhantes já foram inauguradas em Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Morros, Magalhães de Almeida, Sucupira do Riachão, Jatobá, São Félix de Balsas, São João do Sóter e Primeira Cruz.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), também colocou em operação os hospitais de 50 leitos construídos pelo Programa Saúde é Vida em Barreirinhas, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró, Coroatá e Timbiras, e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – 5 na ilha de São Luís e as outras em Imperatriz, Timon, Codó, Coroatá e São João dos Patos. Todas essas unidades funcionam 24 horas e atendem milhares de pessoas por mês.

Em Santa Inês e Pinheiro, os hospitais macrorregionais têm projeto arquitetônico idênticos, assim como os que serão construídos em Caxias e Imperatriz. Cada um terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.

Foto: Nestor Bezerra

11 comentários para "Roseana inaugura hospital em Tufilândia"


  1. Antônio Carlos Santos

    Braide vc quer ofender a Marinalva porque ela fez a estrada e hospital vc trabalhou pra ela lembra saiu roubando vc não passa de viado e ladrão.

  2. joao carlos assessor

    zeca , sou interiorano, porem as vezes vejo, que a governadora estar errada com tudo isso, sabemos que 1 é necessario fazer, mas fazer um grande hospital sem ter pessoal , equipamentos,criar estrutura só, não basta! é como o ex prefeito de pastos bons diz , é um suicidio para o municipio.

  3. Renato

    Zeca você acredita mesmo que a governadora Roseana Sarney vai fazer mesmo esses setenta e dois hospitais como prometido na campanha? QUal é a sua opinião?

    • Zeca Soares

      Acredito sim. Nunca acreditei que seriam todos de uma só vez. Obra física é assim mesmo. Depois você tem que equipar os hospitais e fazer concurso público. O governo já mostrou que a saúde é prioridade e acho que se o tempo permitir até mais hospitais poderão ser feitos.

  4. Otávio

    Realmente faz sentido o que você diz Zeca. Se o Governo faz o hospital eles criticam e se não faz também ninguém sabe o que querem os clíticos de plantão.

  5. joao carlos assessor

    é igual em todo lugar, a governadora faz e deixa com o prefeito depois não tem condiçoes de manter com recursos municipais ai, vem a orgia de humilhaçao do governo com prefeito , tem que fazer como oprefeito de nova ie orque-ma so recebi com garantia total dos recursos para mmanter. enoque mota ex de pastos bons disse que ja sofreu com isso não sofrera mais, vamos para via alternativa com dr. hilton gonçalo governador e enoque mota deputado estadual !! vamos que vamos.

  6. Macabeu

    Uma médica, uma Enfermeira e uma Atendente. Pronto está montado o Hospital. Chama o Bispo, o Delegado está inaugurado mais um Hospital de araque, só para inglês ver. Engraçado num passo de mágica o hospital é inaugurado com toda equipe, como se os profissionais saisse da manga. Não fazem um concurso, o Estado não tem profissionais para atender a demanda, de fora tem que pagar muito bem, o triplo do que ganham um aqui. Propaganda enganosa não tem um pingo de vergonha na cara. Mentirosos…

    • Zeca Soares

      Eu acho incrível. Se faz o hospital alguém critica, se não faz também. Claro que é necessa´rio fazer o hospital, depois equipá-lo e realizar o concurso para preenchimento das vagas. Cada coisa na sua ordem.

      • Macabeu

        Zeca, o que critico é a maneira alucinada que estão inaugurando hospitais, expedindo ordem de serviço, sem nenhuma condições de funcionamento, ou contruindo em lugares inóspitos e de difícil acesso, as cidades onde são feito esses hospitais, não tem a menor condições de propocionar melhores dias de vida para seu habitantes, qual o médico que vai morar nesse lugar, se nem chegar ele pode, pois não tem estrada em condições de trafegar? Fazer Hospitais e colocar só um funcionário para medir pressão é o que mais se ver nesta cidade de fim de mundo. “Não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado”, Inaugura hospital e deixa fechado, por falta de médicos, enfermeiraos, técnicos atendente ect ect não adianta, mete isso na tua cabeça, entenda, é isto que estou falando!.

        • Zeca Soares

          Não é alucinada não macabeu. No ano passado reclamavam que os hospitais não estavam prontos e nem poderia. Como uma obra na nossa própria casa sempre atrasa e com a chuva pior ainda. Entendo que depois de contruído deve-se equipar o hospital e ao mesmo tempo contratar os profissionais com concurso público ou não. Cada coisa de uma vez. O impossível é deixar de fazer. Tem recursos, a população precisa de saúde pública e deve ser feito sim. ah, em tempo agora você alega as estradas para os médicos se deslocar. Até essas estão sendo arrumadas. Quero ver o que ainda vão argumentar depois.

    • braid ribeiro

      pior foi a ex-prefeita Marinalva, que saiu e nao fez nenhuma enfermaria, onde seu esposo recebia como médido e nao dava nenhum plantao, e ainda foram preso na operaçao navalha por mau uso do dinheiro publico. Netao vai em frente, e mostra como se faz politica. falar o quer.Vai em frente netao, e mostra como se faz com o dinheiro publico. Boa sorte meu irmao. Braid Ribeiro

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: