Prefeitura realiza ações no Novembro Azul

7comentários

A Prefeitura de São Luís está desenvolvendo nas unidades municipais de saúde e outros espaços da capital, ampla programação de atividades alusivas ao Novembro Azul. As ações marcam o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e em favor da saúde integral do homem. O Dia D da Ação acontecerá no dia 24 (sábado), no Centro de Saúde Djalma Marques, no Turu, oportunidade na qual serão disponibilizados diversos serviços de saúde voltados a esse público. As atividades integram a política desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em atenção à saúde do homem.

No Dia D, serão ofertados, das 8h às 12h, serviços de saúde como consultas com urologista, proctologista, dermatologista, dentista, infectologista e clinico geral. Ainda na programação constam ações de medicina alternativa como auriculoterapia, acupuntura e massagem corporal; haverá ainda aferição de pressão arterial, teste rápidos de glicemia, vacinação, além de torneio de futebol, rodas de capoeira e atrações culturais diversas.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a campanha como um momento importante para a promoção de ações concretas de saúde do homem e, ainda, para a conscientização da população masculina sobre a prevenção de doenças que acometem largamente esse público, considerado como o mais o resistente aos cuidados médicos.

“Sabemos que a população masculina é a que menos se cuida e, consequentemente, a que mais busca os equipamentos de saúde em decorrência de doenças já em estágio avançado. Por isso, além da programação que estamos desenvolvendo para intensificar os cuidados com esse público, queremos também mostrar e alertar essas pessoas sobre o quão importante é procurar regulamente os serviços de saúde, principalmente os de prevenção de câncer de próstata e pênis, entre outros que podem ser prevenidos, e não buscar atendimento apenas quando já precisam trata-las”, observou Lula Fylho.

Durante todo o mês, também será desenvolvida na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, uma programação especial de prevenção à saúde do homem. No próximo domingo (11), entre as atividades previstas na Feirinha estão ações de estímulo à alimentação saudável e prática de atividade física contra a obesidade e o sedentarismo, com orientações de nutricionistas educadores físicos; encaminhamentos ao urologista e ao proctologista, além de serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos

No domingo seguinte, dia 18, as ações realizadas na Feirinha serão focadas na prevenção de doenças cardiovasculares, com orientações sobre o problema; e de controle do diabetes e da hipertensão, em espaço criado especialmente para a realização desse serviço de saúde. Terá ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e encaminhamento para urologista e proctologista.

Já no domingo do dia 25, serão desenvolvidos os mesmos serviços disponibilizados nos domingos anteriores e ainda uma oficina de turbante, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 deste mês.

Foto: Maurício Alexandre

7 comentários para "Prefeitura realiza ações no Novembro Azul"


  1. Josimar Dias

    Essas ações são extremamente necessárias. Parabenizo a gestão do prefeito Edvaldo Holanda por essa iniciativa. Mas tenho uma pergunta: esse encaminhamento ao Urologista a gente ainda vai ter que marcarou vai direto pra consultar ainda

  2. Pedro

    mt importante a concientização nesse mês

  3. patricia

    Ações como essas são de extrema importancia para a saúde do homem

  4. leila

    Que coisa boa, é bom fazer esse alerta aos homens, é importante se cuidar

  5. RICARDO

    Ações desse tipo sempre são importantes! Nem sempre as pessoas tem consciencia disso.

  6. Áurea

    Essas ações de prevenção são sempre muito importantes e ajudam muita gente a identificar ou evitar doenças que podem ser curadas se descobertas no início. Essas campanhas deveriam ser sempre permanentes, pois é uma obrigação do poder público e sai muito mais barato, pois é de VIDA que estamos falando.

  7. Leila

    Não adianta fazer essas campanhas apenas nestas datas com Outubro e Novembro, elas devem ser permanentes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: