Comentário postado por Flávio Dino no Facebook teve ampla repercussão
Internautas maranhenses fizeram um grave alerta ao governador Flávio Dino (PCdoB) em resposta à manifestação de pesar do comunista após o massacre que vitimou, ontem (13), oito alunos e dois funcionários da escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Ao comentar postagem no Facebook em que o comunista lamenta o trágico episódio, seguidores lembram que as unidades de ensino da rede pública estadual do Maranhão não estão a salvo desse tipo de atentado, pois deixaram de contar com o serviço de vigilância privada, cujo contrato não foi renovado.
Com a clara intenção de fazer sua mensagem ecoar na imprensa nacional, Flávio Dino escreveu o seguinte. “Minha profunda solidariedade à população da cidade e à comunidade da escola. Oremos e lutemos por uma cultura de PAZ, e não de violência. O trecho final da nota do comunista é uma clara alfinetada no presidente da República, Jair Bolsonaro, que incluiu a flexibilização das regras para obtenção do porte de armas entre as propostas da sua vitoriosa campanha.
A postagem do governador recebeu dezenas de comentários, alguns em tom de advertência. “Pois é, governador. Enquanto isso, as escolas do Estado estão sem vigilância. Os senhores tirou os vigilantes de dia. Tem escola que já foi assaltada: o colégio Gonçalves Dias, na (Avenida) Kennedy. E agora?”, indagou a internauta que se identificou como Ana Paulo dos Anjos.
Internauta informa ao governador que uma escola estadual na Avenida Kennedy, que nbão conta com vigilância, foi assaltada recentemente
Maria do Rosário Carvalho, outra seguidora de Dino no Facebook, reforçou o coro dos que temem que a tragédia ocorrida em São Paulo se repita no Maranhão. “As escolas do Maranhão podem não estar livres disso. Ao menos, a minha não tem vigia. Estamos à mercê disso aí também”, comentou, sobressaltada.
Internauta demonstra receio de atentado em sua escola, que também não dispõe de vigilância
Os que tentaram desqualificar as críticas à falta de vigilância nas escolas públicas estaduais do Maranhão foram rechaçados com firmeza. “Vigia não resolve isso. Cultura de violência não tem jeito, a não ser cultura de paz”, argumentou a internauta Tatiane Seixas, em uma clara tentativa de defender o governo. “Mas inibe que qualquer um possa entrar em escolas. Se nessa escola em questão tivesse vigia, poderiam até ter entrado, se o matasse logo de cara, já que estavam encapuzados”, rebateu Maria do Rosário Carvalho.
Comentarista foi rebatida com firmeza ao minimizar riscos
Vale relembrar que, em novembro do ano passado, estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental e Médio Lara Ribas, escola do Estado localizada no bairro Santo Antônio, onde a vigilância privada também deixou de atuar, foram vítimas de um arrastão. Na ação criminosa, os bandidos invadiram cinco salas de aula e roubaram dinheiro, celulares e outros pertences. Uma docente que havia acabado de sacar o salário foi obrigada a entregar, sob a mira de armas, cerca de R$ 2 mil aos criminosos.
Oportunidade para pessoas com deficiência conquistarem uma vaga no Grupo Potiguar, que está com vagas abertas para cadastro de currículos de PCD´s no sitewww.apotiguar.com.br
O grupo Potiguar está com vagas abertas para a contratação de pessoas com deficiência (PCD) para trabalhar nas unidades de São Luís e Imperatriz.
Os interessados devem cadastrar o currículo no site www.apotiguar.com.br na opção Trabalhe Conosco. Eis uma excelente oportunidade para aqueles que querem integrar um time de sucesso, em uma empresa que valoriza o ser humano e o desenvolvimento das pessoas através da formação profissional.
A cantora Flávia Bittencourt entre seus pais, Conceição e José Pinto, que assinaram a produção impecável do bloco
O carnaval maranhense deixou saudades, em especial aos foliões que acompanharam a passagem do Bloco Bittencá & Acolá comandado pela cantora Flávia Bittencourt na última Terça-Feira de Carnaval (05/03).
Em seu segundo ano consecutivo o Bloco Bittencá contou com patrocínio do Grupo Mateus e Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e teve como convidados especiais a cantora Vanessa da Mata e o DJ e produtor musical Fernando Deeplick.
Destaque para o talento, animação e perfeita sintonia musical entre as cantoras Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata. Merecidamente, o bloco e as cantoras foram destaque nas redes sociais, batendo recorde de citações e postagens elogiosas na web.
De volta à Assembleia Legislativa após 18 anos, parlamentar fez um breve retrospecto dos seus primeiros 40 dias de mandato
Deputado Zé Gentil comemora aprovação do projeto de lei e defende união em prol dos interesses do povo de Caxias
Uma das reivindicações apresentadas pelo deputado estadual Zé Gentil (PRB) ao Governo do Estado nos primeiros 40 dias de mandato será atendida imediatamente. Em reconhecimento à necessidade da obra, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) iniciará, nos próximos dias, a recuperação do trecho da MA-034, na sede do povoado Baú, com duplicação do trecho da BR-316 até a entrada do Parque Balneário Veneza, em Caxias. A intervenção tornará mais ágil o fluxo de tráfego e reduzirá o risco de acidentes no acesso ao importante pólo turístico da Região dos Cocais.
Zé Gentil e o colega deputado Adelmo Soares aproveitaram a presença do vice-governador Carlos Brandão à inauguração de um trecho rodoviário em Parnarama, em 11 de fevereiro, para reivindicar a obra em Caxias. Pouco mais de um mês depois, veio a resposta positiva. “O construtor me telefonou para informar que já deslocou equipes para a área para começar a recuperação”, afirmou, acrescentando que estará no Balneário Veneza neste fim de semana para conferir in loco a execução do serviço.
Retorno à política
Ao relembrar a razão que o levou a disputar novamente a eleição de deputado estadual, após 18 anos fora do parlamento, Zé Gentil explicou que foi a forma que encontrou de ajudar o filho, Fábio Gentil, atual prefeito de Caxias. “Eu vi a necessidade que o Fábio tinha de ter um representante em São Luís, pois era complicado administrar a cidade e viajar à capital do estado e a Brasília em busca de recursos. Após muitas conversas com ele, resolvi tentar voltar e colocar meu nome novamente à disposição do povo”, recordou.
A resposta das urnas não poderia ter sido mais positiva. Zé Gentil foi muito bem votado. Só em Caxias, obteve quase 32 mil votos, de um total de 62.364, a quarta maior votação entre os eleitos. “Nenhum outro candidato a deputado estadual, em toda a história, conquistou votação tão expressiva em Caxias”, diz, orgulhoso, relembrando que em seus dois primeiros mandatos de deputado estadual também fora o mais votado na cidade, até então.
Consagrado nas urnas, o experiente político diz que tem procurado, desde que tomou posse, cumprir todas as suas obrigações como parlamentar, sempre com a missão primordial de ajudar o povo caxiense. “Em Caxias, todos os que me conhecem sabem que não minto, que costumo expor a verdade das minhas atitudes”, ressaltou. Zé Gentil admite que tem mantido boa relação com a deputada Cleide Coutinho e com o deputado Adelmo Soares, também representantes de Caxias. “Estamos unidos no parlamento em benefício do povo de Caxias. O futuro político se resolve na ocasião, daqui a um ano e meio, dois anos, agora não. “Vamos esquecer as disputas políticas neste momento, pois o povo de Caxias aguarda, com as melhores expectativas, o resultado do nosso trabalho”, defendeu.
Zé Gentil fez questão de destacar a boa relação com todos os demais parlamentares e a atenção que vem recebendo do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, que já era seu amigo e, segundo ele, tornou-se mais ainda depois que ele assumiu o mandato.
Projeto aprovado
Em menos de um mês de mandato, Zé Gentil conseguiu aprovar um projeto de lei que, uma vez sancionado, será de grande relevância para os maranhenses. Trata-de do RG+, assinado em conjunto com o deputado Duarte Jr. (ambos apresentaram propostas semelhantes no mesmo dia), que prevê a inclusão, na carteira de identidade, de informações de outros documentos e condições de saúde especiais do titular, além da tipagem sanguínea.
Zé Gentil lembra que teve a ideia antes mesmo de ser candidato e que chegou a sugerir a um vereador caxiense que apresentasse uma indicação com o mesmo teor.
Porto seco
O deputado destacou, ainda, o projeto que prevê a instalação de um porto seco em Caxias e diz que considera o projeto viável. A fim de aprofundar as discussões sobre o empreendimento, ele se reuniu com o vice-governador Carlos Brandão, nessa quarta-feira (13), ocasião em que agendaram uma viagem a São Paulo, na próxima semana, para participar, junto com o prefeito Fábio Gentil, da 25ª edição da Intermodal South América, em São Paulo, evento no qual serão apresentadas inovações para implantação de portos secos. “O vice-governador demonstrou grande interesse na instalação do porto seco em Caxias e reafirmou o interesse durante a reunião. Senti nele essa vontade”, afirmou.
Sobre o levantamento de recursos para a instalação do empreendimento, ele considera não ser o momento, ainda, de tratar dessa questão. “Sabemos que não é fácil, mas também não é tão difícil. O projeto é caro, mas trará muitos benefícios para Caxias, como geração de emprego e renda para o povo com a atração de empresas para a região”, salientou.
Assembleia Itinerante
Zé Gentil também falou sobre a Assembleia Itinerante, outra proposta de sua autoria apresentada em plenário, com o objetivo de tornar o parlamento presente em todas as regiões do Maranhão. Ele informou que já colheu as assinaturas de 90% dos deputados e que o presidente Othelino Neto demonstrou ter acolhido a iniciativa. “Esta semana, cobrei do presidente uma posição e ele determinou que a proposta fosse colocada em em pauta até, no máximo, a próxima segunda-feira”, comemorou.
Quanto aos benefícios da Assembleia Itinerante, ele acredita que são muitos, com base na experiência que viveu em seu último mandato parlamentar, quando o projeto Governo Itinerante (criado pela então governadora Roseana Sarney) levou ações do Estado a todos os municípios. “Na época, pude ver que todas cidades tiraram proveito da iniciativa”, recorda. O deputado sugere que a Assembleia Itinerante inicie suas atividades tão logo termine o período chuvoso.
Ao comentar os futuros benefícios da Assembleia Itinerante para a Região dos Cocais, que reúne 41 municípios e têm Caxias como cidade-polo, ele crê na importância do programa como oportunidade para o povo apresentar suas reivindicações aos governantes sem precisar se deslocar a São Luís, como acontece hoje. “Em vez de viajar à capital e protestar em frente ao Palácio dos Leões, as pessoas poderiam dialogar com os representantes do governo em Caxias”, destaca.
Diálogo com o governo
O deputado disse que ainda não teve a oportunidade de conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB), mas informou que uma reunião nesse sentido está sendo agendada. Segundo Zé Gentil, tão logo seja recebido pelo chefe do Executivo, solicitará a divisão das 15 diretorias regionais subordinadas ao governo, hoje concentradas nas mãos de um só grupo político. “Já estive conversando com a deputada Cleide Coutinho e na ocasião argumentamos que agora somos três deputados e que esses cargos devem ser repartidos. O ideal seria cinco para cada um”, defendeu.
Ainda de acordo com Zé Gentil, a aproximação com Flávio Dino será importante para sentir quais intenções ele tem para com o município de Caxias.
Emendas
Em relação às eventuais emendas parlamentares a serem destinadas pelo seu mandato, ele diz que o ideal seria torná-las impositivas, por meio de mudança na legislação. “Pela lei atual, o governo paga as emendas se quiser”, frisou. Ele questiona o modelo e diz que não entende por que ele persiste, já que até na Câmara Municipal de São Luís as emendas são impositivas.
Sobre a destinação dos recursos que, eventualmente, vier a obter do governo, por meio de emendas parlamentares, ele pretende criar, no espaço onde funcionou a União Artística de Caxias, um restaurante popular para atender o contingente expressivo de pessoas oriundas do 1º, 2º e 3º distritos do municípios que permanecem, durante a semana, na região da Trizidela, sem nenhum acolhimento, sem alimentação, sem banheiros e outras instalações. Zé Gentil prevê que nos próximos 10 ou 15 dias apresentará suas solicitações de emendas.
Wellington lembrou que não é a primeira vez que Flávio Dino aumentou o preço da gasolina e outros combustíveis
O deputado estadual Wellington do Curso solicitou ao governador Flávio Dino que reduza o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, como forma de diminuir o alto valor da gasolina no estado, assim como já o fez em outras oportunidades. O aumento no preço do combustível passou a valer desde o dia 05 de março de 2019 e é resultado da Lei Nº 10.956, que reajustou a alíquotas do ICMS, proposta que teve o voto contrário de Wellington do Curso na Assembleia Legislativa.
Essa não é a primeira vez que Flávio Dino aumentou o preço da gasolina e outros combustíveis, já que em 2016, por meio da Lei nº 10.542/2016, reajustou o ICMS, tornando o combustível mais caro em todo Maranhão.
“Todas as vezes, eu votei contra essa proposta que aumentou o ICMS. Antes dessa lei de Flávio Dino, o imposto que incidia sobre o preço da gasolina era de 26% acrescido de 2% do Fumacop. O diesel, por sua vez, era de 17%, isso sem o Fumacop. Agora, após esse reajuste que o governador impôs, o percentual que incide no preço da gasolina é de 28,5%, mais o 2% de Fumacop. Em relação ao diesel, Flávio Dino acrescenta, inclusive 2% do Fumacop, algo que antes não havia. Diante do grande do número de desempregados no Maranhão, não podemos permitir que a população pague a conta da ineficácia da administração pública por meio de altas cargas tributárias. Precisamos encontrar maneiras para que não joguemos o prejuízo no bolso do cidadão maranhense onde principalmente os mais pobres, moto-taxistas, taxistas padecem. Se na capital o preço já está alto, imagine no interior!”, disse Wellington.
Ainda ao se pronunciar sobre o caso, o deputado Wellington lembrou que Flávio Dino já baixou o ICMS em outras ocasiões para ajudar aliados políticos e solicitou que o governador agora o faça, mas em benefício da população.
“Solicitamos ao governador Flávio Dino que, assim como houve redução do ICMS de 17% para 2% no fornecimento do óleo diesel para as empresas do sistema de transporte urbano da região metropolitana de São Luís e Imperatriz, em outras ocasiões, haja a redução da alíquota do ICMS que incide sobre o valor do combustível. Eu votei contra o aumento de impostos dos combustíveis. Flávio Dino, dê exemplo e reduza o ICMS, reduza o imposto que incide sobre os combustíveis no Maranhão. O povo maranhense não merece pagar por mais essa conta!”, destacou o deputado Wellington.
O condomínio Torres dos Holandeses, em área nobre da cidade, que está sendo lançado pela MRV no segmento Minha Casa, Minha Vida
O ano de 2019 não poderia ter começado melhor para o mercado imobiliário maranhense, com o lançamento nessa quinta – feira (14.03) no Rio Anil Shopping do primeiro imóvel de alto padrão da MRV em São Luís, que é também o único empreendimento dentro do segmento Minha Casa, Minha Vida a ter uma localização nobre e privilegiada na capital maranhense, a 100m da Avenida dos Holandeses. O evento é voltado para corretores de imóveis e contará com sorteio de um laptop entre os presentes, além de vantagens de comercialização.
O condomínio Torre dos Holandeses faz parte da Linha Bio da MRV, que oferece um padrão mais alto de conforto e bem-estar. O empreendimento conta com diferenciais importantes de sustentabilidade como coleta seletiva de lixo, bikes MRV à disposição para uso compartilhado dos moradores e uso de energia solar fotovoltaica para as áreas comuns. Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação.
O condomínio Torres dos Holandeses terá opções de apartamentos de 1 e 2 quartos e está localizado na Rua Santo Inácio de Loiola no Olho D´Água, em uma área nobre e altamente valorizada; próxima a shopping centers; restaurantes; supermercados; academias; escolas e faculdades.
Fachada da agência foi totalmente destruída pela explosão
Bandidos explodiram terminais de auto-atendimento eletrônico da agência do Banco do Brasil da Avenida Santos Dumont, no Anil, na madrugada passada. Na fuga, os criminosos deixaram um rastro de cédulas em via pública. Foi a terceira ação do tipo em São Luís este ano. As duas anteriores, registradas em janeiro, tiveram como alvos os terminais de auto-atendimento da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida dos Holandeses, no Calhau, e da agência do BB do bairro Alemanha, na Avenida dos Franceses.
Segundo apurou o blog, a ação ocorreu por volta das 2h45. Foram explodidos quatro equipamentos, com uso de dinamite. A fachada da agência ficou totalmente destruída.
A polícia está no local fazendo os primeiros levantamentos. Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) também foram acionados e fizeram os procedimentos de praxe.
De acordo com testemunhas, os bandidos tiveram o apoio de um veículo prata (de marca e modelo não identificados) na fuga.
O Banco do Brasil não informou a quantia roubada na explosão dos caixas eletrônicos.
Comentários