Eudes Sampaio destaca prioridade nas ações de saúde

0comentário

A Prefeitura de São José de Ribamar realiza durante todo este mês a campanha do Novembro Azul, com o tema “Na luta contra o câncer, a prevenção faz a diferença”.

O prefeito Eudes Sampaio destacou a prioridade que está sendo dedicada às políticas de saúde em todo o município, possibilitando a melhoria na qualidade de vida e gerando indicadores positivos na assistência a saúde preventiva. 

“Estamos fazendo na saúde, em São José de Ribamar, o que nenhum outro município está fazendo. Temos a obrigação de gastar 15% da nossa receita com saúde, mas estamos gastando o dobro, 30%. E isso tem feito com que os índices como internações no Hospital Municipal tenham uma taxa de ocupação de apenas 25%, uma prova de que a nossa atenção básica e saúde preventiva funcionam bem. Até o final do ano vamos atualizar todos os exames laboratoriais que eventualmente estejam atrasados, assim como todas as cirurgias eletivas”, destacou Eudes Sampaio.

O Novembro Azul, que faz parte do calendário de investimento na saúde preventiva, é um movimento mundial que acontece durante todo o mês em curso. A conscientização dos homens com relação aos riscos da doença e a mobilização para um cuidado cada vez maior com a saúde é um dos principais objetivos da campanha realizada em São José de Ribamar, que oferece todos os atendimentos de forma gratuita na rede municipal. 

O secretário municipal de saúde, Tiago Fernandes lembrou o esforço e dedicação das equipes de saúde no município que buscam promover cada vez mais o acesso da população a saúde preventiva.

“A Prefeitura de São José de Ribamar através de suas estratégias de saúde da família tem feito ações promocionais em todas as unidades básicas de saúde no intuito de chamar a atenção da população, em especial a masculina. O Novembro Azul é ligado a saúde do homem, por isso a Prefeitura também tem realizado ações de prevenção em várias áreas da saúde, hoje pela primeira vez no município o prefeito Eudes instala o serviço de cirurgias urológicas, que beneficiarão de forma significativa a população”, afirmou Tiago Fernandes.

O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se pelo menos 68 mil novos casos da doença no país este ano. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens. 

De acordo com um estudo divulgado no ano passado pelo Hospital Universitário (HU –UFMA), o Maranhão tem os maiores registros de câncer de pênis no mundo, com uma média de 6,1 casos para cada 100 mil habitantes. Entre os fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento do câncer de pênis, a falta de higiene, fimose, infecção pelo papilomavírus humano (HPV), uso de tabaco e comportamento sexual de risco são os mais destacados. 

Segundo o médico urologista, Antônio Minervino a prevenção de doenças como os cânceres de próstata e pênis precisam ser mais habituais entre os homens. “É importante sempre procurar assistência médica e com certa regularidade os serviços de saúde para que se faça a prevenção. Quando o diagnóstico precoce de um câncer de próstata, a chances de cura são de mais de 90%”, informou o médico.

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Eudes Sampaio destaca prioridade nas ações de saúde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: