Transição na Jucema

0comentário

SuelineFernandes

Na primeira reunião de transição da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), na quarta-feira (26), a presidente, Sueline Moraes Fernandes, recebeu o futuro presidente da autarquia, Sérgio Sombra.

Durante a reunião, marcada pela cordialidade, a presidente Sueline Fernandes, fez uma explanação geral da estrutura, funcionamento do órgão e dos projetos em andamento que deverão ser concluídos pela nova gestão.

“Nosso intuito é colaborar da melhor forma possível, repassando todas as informações necessárias para facilitar o início da nova gestão”, frisou Sueline Fernandes. Ela avaliou, ao final, positiva a reunião.

O futuro presidente da autarquia, Sérgio Sombra, agradeceu a boa vontade e disponibilidade de Sueline Fernandes e declarou que a reunião foi bem produtiva. “Coletamos informações importantes que serão analisadas e nos darão subsídios para melhor planejar as nossas primeiras ações na presidência da Junta Comercial”, ressaltou Sérgio Sombra.

sem comentário »

Encontro com prefeitos

0comentário

BrandaoFlavioGil

O governador eleito do Estado, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (27), durante o último dia da etapa maranhense do evento “Diálogo Municipalista”, que a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) será a principal interlocutora da sua administração junto aos municípios e os seus respectivos prefeitos e prefeitas.

“Sabemos das dificuldades financeiras pelas quais estão passando os municípios maranhenses e, também, das dificuldades, de ordem administrativa, encontradas junto à atual gestão do Estado. A Famem será nossa parceira fazendo a interlocução com os municípios e seus gestores, nos dando periodicamente informações sobre a situação das cidades, suas gestões e principais demandas. Faremos um governo municipalista, apoiando a todos independentemente de posições políticas”, afirmou Dino para uma platéia formada por mais de 100 prefeitos e prefeitas.

Os trabalhos do “Diálogo Municipalista”, iniciativa promovida pela Famem e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) durante dois dias em São Luís, foram coordenados pelo presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e contaram, ainda, com as participações do prefeito Edivaldo Holanda Junior (presidente de honra da Famem); do vice-governador eleito e deputado federal, Carlos Brandão; parlamentares; e membros do próximo governo estadual.

GilCutrim

Gil Cutrim, com base em informações colhidas juntos aos prefeitos e prefeitas, relatou algumas das principais dificuldades vividas, hoje, pelos gestores junto ao Governo do Estado, dentre elas o não repasse integral de recursos oriundos de convênios firmados para execução de obras diversas nos municípios.

E entregou a Flávio Dino o documento “Carta de Intenções do Diálogo Municipalista do Maranhão”, no qual constam ações de uma agenda política positiva pela defesa e fortalecimento do municipalismo e a redução das desigualdades sociais no Maranhão.

Constam na Carta as seguintes propostas: manter um tratamento respeitoso e cortês entre prefeitos e os membros do próximo governo; estabelecer a unificação e desburocratização da documentação necessária para celebração de convênios junto as Secretarias Estaduais; celebração de novos termos de cooperação de forma a auxiliar os municípios na manutenção das escolas estaduais municipalizadas; garantir maiores investimentos na segurança pública, colocando destacamento policial em todos os municípios maranhenses; criação de uma agenda permanente de diálogo entre Governo do Estado e municípios, por meio de sua Federação, de forma a realizar encontros semestrais, objetivando a discussão dos principais projetos de interesse das cidades; apoio financeiro na gestão municipal dos resíduos sólidos; dentre outros.

Foto: Silas Serra

sem comentário »

Interesse comum

0comentário

RobertoRocha

sem comentário »

Colocando ordem…

2comentários

Litoranea1

A ação de retirada dos invasores da Litorânea estava prevista para ocorrer na próxima semana, mas diante da repercussão, a Secretaria de Urbanismo por meio da Blitz Urbana realizou hoje pela manhã uma operação para acabar com esculhambação que estava tomando conta do principal cartão postal de São Luís.

Ontem, o secretário Diogo Lima já informava ao Blog do Zeca Soares que não aceitaria a ocupação da Litorânea por invasores.

“Nós estamos realizando operações junto a outros órgãos para exigir a desocupação da área. Foram oferecidos a eles a remoção para um outro local com aluguel social e depois inclusão no Minha Casa, Minha Vida, mas os invasores não aceitaram. A Secretaria de Urbanismo não vai aceitar que privatizem o espaço na Avenida Litorânea para poucos, pois lá é um ponto turístico da nossa cidade”, disse.

E cumpriu a palavra agora pela manhã e acabou com a bagunça.

Litoranea

Tenho dito aqui que a nossa cidade precisa de pulso firme para manutenção da ordem pública. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o secretário Diogo Lima e o diretor da Blitz Urbana, Márcio Aragão estão de parabéns pela postura. Devem oferecer condições de moradia aos que precisam, mas não podem aceitar esse tipo de situação.

Além disso, a Prefeitura de São Luís precisa olhar para outras áreas com ocupações irregulares e tomar as medidas necessárias. Tem muita gente por ai que aposta na omissão do poder público para deixar a nossa cidade cada vez mais feia.

Portanto, ponto para a Prefeitura de São Luís nesta ação.

Importante também registrar o papel do cidadão Edivaldo Santos. que fotografou a invasão na Litorânea e liberou as imagens que publicamos ontem. O olhar atento do internauta é fundamental.

Fotos: Divulgação/ Britz Urbana

2 comentários »

Reunião na Educação

0comentário

AureaeDanilo

O secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, recebeu, nesta terça-feira (25), a visita do próximo titular da pasta, Áurea Prazeres. Ela esteve na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) acompanhada de integrantes de sua futura equipe de trabalho.

Danilo Furtado fez uma exposição geral das ações da secretaria e ficou acertada uma agenda de trabalho entre a atual equipe e a que vai tomar posse no próximo ano.

“Vamos prestar todas as informações e dar todas as explicações que a futura secretária e sua equipe de trabalho precisar. Queremos colaborar no que for possível”, disse Danilo Furtado.

sem comentário »

Transição na Comunicação

0comentário

CarlaGeorgina

A secretária de Comunicação Social, Carla Georgina, recebeu nesta quarta-feira (26), o jornalista Robson Paz, que assumirá a pasta no próximo governo. Também participaram do encontro o gestor de marketing, Salomão Santos; o gestor financeiro, Alessandro Campos e a assessora jurídica, Fabíola Mouchrek.

A secretária Carla Georgina deu detalhes sobre o funcionamento da Secom, evidenciando o trabalho de estruturação, tanto física quanto administrativa, realizada ao longo dos últimos anos. Também fez uma apresentação ao secretário e ao jornalista Marco Aurélio Oliveira uma apresentação da estrutura administrativa, sobre os contratos em vigor e as atividades de comunicação do órgão.

Nos últimos dois meses todo o arquivo da secretaria passou por uma processo de digitalização, o que deve reforçar  a transição feita de forma mais transparente e o acesso mais rápido a qualquer processo da atual gestão. Tudo será repassado, via Casa Civil, conforme determina o decreto de transição, reforçando  um compromisso do Governo  de manter o diálogo para que a transição ocorra da forma mais tranquila possível.

“Nós conseguimos avançar muito em termos de estruturação de equipe, dos setores, e isso vai ser importante para a futura gestão. Produzimos manuais e temos documentos prontos, o que vai ajudar muito nesse momento de transição, permitindo que sejam feitos ajustes de acordo com as necessidades. Estamos disponíveis para tirar as dúvidas, apresentar cada setor e repassar as informações solicitadas”, disse a secretária

Carla Georgina pré-agendou novas visitas para dar prosseguimento ao repasse de informações da transição de governo.

Foto: Antônio Martins

sem comentário »

Visita ao Castelão

9comentários

Castelao

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, acompanhado do futuro titular da pasta, Márcio Jardim, voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (26) dando continuidade ao processo de transição na Sedel. Desta vez, o encontro ocorreu em algumas das principais praças esportivas da capital maranhense, onde o secretário Joaquim Haickel ia informando as melhorias realizadas em sua gestão, assim como os projetos que estavam sendo desenvolvidos para estes espaços.

A visita, que contou com a participação do secretário Joaquim Haickel e alguns de seus colaboradores, teve a presença do futuro titular da pasta e integrantes de sua equipe de trabalho e foi iniciada no Estádio Castelão, principal praça esportiva do estado.

“Estamos levando o futuro secretário para que ele conheça as nossas praças esportivas, o que foi feito nelas e o que ainda precisa ser feito. Acredito que essa troca de informações é de fundamental importância para que ele possa fazer um bom trabalho desde o começo de sua gestão”, disse o secretário Joaquim Haickel.

No Castelão, Haickel mostrou ao futuro secretário todas as instalações do estádio, dando destaque à moderna central de monitoramento e ao funcionamento das catracas eletrônicas e do ambulatório. Além destes locais, a visita passou pelos setores de cabines de rádio e TV, placares eletrônicos, vestiários, alojamentos e o gramado de jogo.

Castelinho

Após a visita, Joaquim Haickel acompanhou Márcio Jardim a outras praças esportivas. A comitiva verificou as instalações do Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz, onde estão localizados o Ginásio Castelinho, o Parque Aquático, a Pista de Atletismo Professor Manoel Furtado e o Ginásio Paulo Leite.

“Viemos observar pessoalmente o Complexo Esportivo, que eu chamo de a joia da coroa, para sabermos como está a situação, para sabermos o que está funcionando e o que precisa ser reparado e feito de imediato. Essa disposição do Joaquim em nos acompanhar facilita. Na transição, quanto mais informação a equipe tiver, melhor para iniciarmos os trabalhos”, comentou Márcio Jardim.

Na terça-feira (25), o secretário Joaquim Haickel fez a primeira reunião com o futuro titular da pasta quando responderam aos questionamentos levantados e entregou relatórios sobre atividades da secretaria, referentes ao orçamento da pasta e o saldo na conta do Fundo Estadual de Esporte.

Fotos: Biaman Prado

9 comentários »

Novos ônibus

2comentários

Onibus

A Prefeitura de São Luís garantiu a entrega de 31 novos ônibus ao sistema de transporte coletivo da capital maranhense. A entrega dos veículos ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) na Praça Maria Aragão, no Centro. A renovação da frota integra o remodelamento do sistema de transporte público, definido pelo prefeito Edivaldo.

O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, representou o prefeito Edivaldo na ocasião. Ele ressaltou que os novos ônibus estão equipados com elevadores para garantir acessibilidade a todos os usuários do transporte público. “Hoje está sendo cumprida a colocação de 31 novos ônibus no sistema de transporte urbano. O prefeito está empenhado na melhoria do sistema e já foram incorporados 100 novos ônibus desde o início da gestão e mais 31 com a entrega de hoje”, afirmou.

A aquisição dos veículos foi feita por seis empresas do sistema de transporte coletivo. Os ônibus beneficiarão os usuários da Cidade Operária, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Distrito Industrial e São Raimundo. Além da renovação da frota, a Prefeitura trabalha na construção do processo licitatório do transporte coletivo, que oferecerá maior qualidade ao sistema, com veículos novos e modernos e um maior número de viagens ofertadas.

“Com a licitação, entre as ações previstas estão a oferta de ônibus novos circulando na cidade, o que contribui para o cumprimento de horários. A licitação também permitirá a tecnologia de GPS, para acompanhar o percurso do transporte coletivo e fazer com que as pessoas cheguem no horário certo em suas casas e no trabalho. A intenção principal é oferecer um transporte de qualidade”, explicou Canindé Barros.

O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo, Paulo Henrique, esteve presente na entrega dos veículos nesta quarta-feira e afirmou estar otimista com as ações da Prefeitura. “A gente fica feliz sabendo que está tendo o cumprimento do que foi acordado. Com a entrega desses coletivos, estamos vendo um empenho da Prefeitura e dos empresários”, declarou Paulo Henrique.

Segundo o vice-presidente do SET, Gilson Neto, todas as empresas estão empenhadas para entregar a nova frota. “Esse é um número expressivo. Por conta disso, não dá para entregar de uma só vez 250 carros. Todas as fábricas de chassi ou de carroceria foram envolvidas nessa operação e estão entregando por lotes. À proporção que os lotes forem ficando prontos serão enviados para São Luís e até o dia 31 de janeiro entregaremos todos os 250 ônibus”, relatou o empresário.

Foto: Honório Moreira

2 comentários »

Virou bagunça

12comentários

Pirata

Onde estão as autoridades da nossa cidade?

A pergunta é mais do que oportuna após olhar a paisagem que começa a tomar conta da Litorânea  com a instalação de uma nova barraca montada no principal cartão postal de São Luís e que fica ao lado da barraca do pirata. As fotos foram postadas no Facebook pelo internauta Edivaldo Santos.

“Mostrando o local de futura visitação pública da Litorânea: O castelo do pirata, isso mesmo que você pensou, aquele herói que foi motivo de comoção por parte de algumas pessoas. Pior que ao lado dele já temos dois barracos de desocupados deixando triste a visão de quem por lá transita”, escreveu Edivaldo Santos.

No início do ano, ao determinar a retirada do veículo do Pirata que estava estacionado na avenida Litorânea, a Prefeitura de São Luís tomou uma decisão equivocada e prometeu incluí-lo no programa de aluguel social.

Além de permanecer na Litorânea, o Pirata começou a construir o que o internauta chama de “castelo”.

Barraca

Para piorar a situação agora começa a ganhar seguidores. Um novo barraco, inclusive com estrutura de concreto no piso já foi construído no local.

A ocupação indevida da área chama a atenção das pessoas que passam todos os dias pela Litorânea. Se alguma providência não for tomada, logo muita gente vai montar a sua barraquinha na Litorânea e morar com a vista para o mar.

A pergunta que se faz é: onde está a Secretaria de Urbanismo e a Britz Urbana que não fazem absolutamente nada?

Essa esculhambação na Litorânea vai continuar? Se depender do secretário de Urbanismo, Diogo Lima, não.

“Nós estamos realizando operações junto a outros órgãos para exigir a desocupação da área. Foram oferecidos a eles a remoção para um outro local com aluguel social e depois inclusão no Minha Casa, Minha Vida, mas os invasores não aceitaram. A Secretaria de Urbanismo não vai aceitar que privatizem o espaço na Avenida Litorânea para poucos, pois lá é um ponto turístico da nossa cidade”, disse Diogo Lima.

Ainda segundo o secretário, a retirada dos invasores da Litorânea está prevista para ocorrer na próxima semana.

12 comentários »

Diálogo Municipalista

0comentário

famem

Assuntos da pauta política nacional marcaram os debates, nesta quarta-feira (26), do primeiro dia de programação do “Diálogo Municipalista”, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) no Hotel Luzeiros, em São Luís.

A programação, com assuntos da pauta regional organizada e coordenada pelo presidente da Federação, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), tem continuidade nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, com o encontro entre os prefeitos e prefeitas maranhenses e o governador eleito, Flávio Dino.

Dezenas de gestores discutiram com consultores da Confederação temas de interesse dos municípios e suas populações, tais como aumento do FPM; resíduos sólidos; divisão dos royalties do petróleo; lei de responsabilidade fiscal; apontamentos dos Tribunais de Contas do Estado.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente Gil Cutrim que destacou a importância do evento como mecanismo para afinar o discurso e unir forças em torno de uma nova pauta municipalista que começará a ser debatida com o governo Dilma Rousseff já a partir de janeiro.

“Neste próximo mês, a CNM apresentará a todos os presidentes de Federações Municipais a sua pauta para o ano de 2015. As informações colhidas neste encontro, e apontadas pelos gestores maranhenses, irão compor esse documento”, informou Cutrim.

Pela manhã, os assuntos da pauta nacional foram apresentados aos gestores por Eduardo Stranz e Helena Garrido, consultores técnico e jurídico da Confederação, respectivamente. À tarde, representantes do Sebrae abordaram temas relacionados ao desenvolvimento sustentável para os municípios. Consultores da CNM proferiram, ainda, palestras que abordaram temas relacionados aos setores da educação e assistência social.

Os prefeitos Cleomar Tema (Tuntum) e Júnior Cascaria (Poção de Pedras) destacaram, durante suas participações, a importância dos municípios adotarem ações mais eficazes de tratamento dos resíduos sólidos, dentre elas implantação de aterros sanitários, de forma individual ou consorciada.

Pauta regional – Nesta quinta-feira, atendendo convite da Famem, Flávio Dino e membros da sua futura equipe de governo estarão reunidos com os prefeitos e prefeitas para discutir assuntos de interesse da municipalidade, dentre eles municipalização do ensino fundamental; desafios da saúde, urbanidade no trato dos gestores e segurança pública.

sem comentário »