Desafios da rede escolar de São Luís

0comentário
Professor universitário Oduvaldo Cruz

Professor universitário Oduvaldo Cruz

Por Professor Oduvaldo

As cabeças mais iluminadas e prudentes do Maranhão, certamente não tomariam o meu nome em conta de pessoa alheia ao mundo que a cerca. De fato, tenho cultivado o cuidado em compreender e conhecer a realidade política, econômica e social do meu Estado e da minha cidade. Dito de outro modo, a consciência da minha própria trajetória de vida, minha condição de educador e pesquisador do ramo das ciências sociais e o corolário de valores sobre os quais se assenta a minha conduta não me permitem acatar o conformismo e a alienação.

Assim, decidi que não poderia deixar de dividir com vocês as experiências psicológicas e políticas desta campanha à vereança. Em apenas uma semana de visitas a bairros e comunidades urbanas e rurais menos privilegiadas de São Luís deparo-me com famílias sem alimento, sem trabalho e sem renda e, pasmem, sem escola.

Tudo isso me afeta, me abala, remete-me de volta à minha infância pobre, quando não havia a presença do Estado cuidador. Ainda bem que hoje, graças à Constituição Cidadã de 1988, existe uma extensa rede de proteção social que em muito colabora para minimizar os impactos do persistente fenômeno social da pobreza.

Por essa razão e, talvez pela minha formação jurídica, o que me atinge de modo mais brutal é a negação de direitos. Imperioso torna-se registrar que o meu objetivo, nem de longe é confrontar a gestão do Prefeito Edvaldo Holanda Júnior mas, apresentar uma realidade inconteste que precisa ser alterada com urgência. São lacunas que não podem se estender no tempo indefinidamente. Sei que o Prefeito se cerca de homens da maior retidão moral e capacidade técnica como o Secretário de Educação, Prof. Moacir Feitosa, que deve se incomodar com esse vácuo de políticas públicas justamente nas comunidades mais pobres, onde historicamente, o Estado só chega para punir.

(mais…)

sem comentário »

Zé Reinaldo lamenta drama no MA

1comentário

JoseReinaldoTavares

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) classificou como “inaceitável e comovente”, o drama de pacientes que viajam mais de 17h no Maranhão em busca do tratamento de hemodiálise.

José Reinaldo Tavares que é aliado do governador Flávio Dino (PCdoB) repercutiu em seu prefil no Facebook a reportagem veiculada pelo Jornal Nacional e que mostrou o drama dos maranhenses.

A postagem de um aliado do governador serve para reforçar ainda mais, o coro daqueles que tem afirmado que a Saúde piorou muito no Maranhão no atual governo.

“Quero externar minha solidariedade à essas pessoas que doentes são obrigadas a fazer um tratamento sofrido e viagens mais sofridas ainda. Essa situação inaceitável nos comove, por isso tenho certeza que o governo do estado tomará prontas providências”, escreveu.

É importante destacar que, diferentemente de integrantes do governo Dino, José Reinaldo não procura resolver o problema jogando a culpa no governo anterior e diz acreditar que o o governo do Estado tomará providências.

Vale lembrar também que, durante a votação do impeachement embora o governador Flávio Dino tenha pedido ao aliado que votasse a favor de Dilma, o deputado José Reinaldo Tavares pediu desculpa, mas preferiu contrariar Dino e votou pelo impeachement.

1 comentário »

Vila Embratel recebe Edivaldo com festa

2comentários
Prefeito Edivaldo e o candidato a voce Júlio Pinheiro são recebidos com festa na Vila Embratel

Prefeito Edivaldo e o candidato a voce Júlio Pinheiro são recebidos com festa na Vila Embratel

Em mais uma demonstração de popularidade, o candidato à reeleição pela coligação “Pra Seguir em Frente” (PDT, PCdoB, DEM, PROS PTB, PSC, PRB, PTC, PEN, PR, PT e PSL), Edivaldo Holanda Junior, foi recebido, na tarde desta quarta-feira (24), com festa pelos moradores da Vila Embratel. Pelas ruas em que passava, ao lado do vice Júlio Pinheiro, populares o agradeciam, por meio de abraços e apertos de mão, pelos avanços empreendidos no bairro.

Com concentração às 16h, na Praça das Palmeiras, a caminhada “Todos Com Edivaldo” tem seguido da mesma empolgação como as que já foram realizadas anteriormente, ou seja, uma multidão de moradores e militância enchendo as ruas do bairro de muita alegria e descontração.

“Avançamos muito na Vila Embratel. Quero agradecer mais uma vez o carinho que tenho recebido nas caminhadas. São essas manifestações que me fazem acreditar que temos que continuar seguindo em frente”, disse Edivaldo.

Para o presidente estadual do PDT, Weverton Rocha, o candidato Edivaldo tem conseguido manter nesta campanha, que a população venha ao seu encontro, e demonstre a aprovação à sua gestão. “É impressionante a empatia de Edivaldo com os moradores. Só quem tem o que mostrar e falar, quem não tem medo, pode vir às ruas e olhar nos olhos dos eleitores”, destacou o deputado federal.

Segundo os moradores da Vila Embratel, Edivaldo foi o único prefeito que visita os bairros e conversa com os moradores, mesmo não estando em campanha eleitoral. “Temos que votar nele para dar continuidade ao seu trabalho”, disse Flávio Hilander. “Voto nele, porque ele é o melhor pra São Luís, para o nosso bairro””, completou Zelira Alves, que há 40 anos reside na Vila Embratel.

Fotos: Divulgação/ Assessoria

2 comentários »

Eliziane participa de ato no São Bernardo

0comentário
Candidata  Eliziane Gama é recebida com grande festa no São Bernardo

Candidata Eliziane Gama (PPS) é recebida com grande festa no bairro do São Bernardo

A candidata Eliziane Gama (PPS), da coligação São Luís de Verdade, promoveu nesta quarta-feira (24)  uma grande ato popular de sua campanha, no bairro São Bernardo, capital maranhense. Durante a atividade, a candidata fez questão de reafirmar seu compromisso de realizar uma gestão “pautada nas pessoas”.

Em discurso, a candidata destacou a importância da promoção de atos voltados para a participação popular. “É importante ouvir as pessoas e sentir delas a confiança em nosso projeto, em nossas ações. O povo sabe do nosso compromisso de luta e tem o desejo de fazer uma São Luís melhor”, destacou.

Ainda durante o ato, a candidata demonstrou confiança na vitória nas urnas. Para ela, a demonstração – com êxito – de atos populares representa o sucesso da campanha. “Estamos no caminho certo e rumo à vitória. Foi uma festa linda, em que as pessoas tinham gosto de estar e que durou até o início da noite como prova de que estamos no caminho certo”, declarou a candidata.

Já o candidato a vice, José Joaquim, disse que é fundamental estar presente nas comunidades de São Luís, especialmente às mais carentes. “Até para ouvir a população e saber dela das suas necessidades. A campanha ocorre de forma limpa e justa, sem apelos e focada na participação das pessoas”, disse.

Na sexta-feira (26), a partir das 16h, haverá novo ato público da candidata em São Luís, como parte das ações da campanha. Eliziane promoverá a Caminhada pela Paz, na Rua Grande.

Foto: Divulgação/ Assessoria

sem comentário »

Hospital foi feito por Roseana, diz Sousa

2comentários
Deputado estadual Sousa Neto (Pros)

Deputado estadual Sousa Neto (Pros)

O deputado Sousa Neto (Pros) afirmou, na sessão desta quarta-feira (24), na Assembeia Legislativa que hospital macrorregional de Santa Inês foi feito pelo então secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, no Governo Roseana Sarney, ao complementar discurso proferido pelo colega de plenário, Stênio Resende (DEM).

“Foi através do ex-prefeito Roberth Bringel, que doou o terreno, que a governadora Roseana Sarney, através do secretário Ricardo Murad, idealizou , por meio do projeto Saúde é Vida, porque sabe que Santa Inês é uma cidade estratégica do Vale do Pindaré”, explicou.

“O hospital ficou pronto no final de 2014 para ser inaugurado no ano passado, mas por questões políticas, não sei o porquê do governador, importante é que agora o hospital vai ser inaugurado. E mais ainda, o hospital macrorregional de Santa Inês agora, Tomás Martins, tem um centro de hemodiálise já praticamente pronto, licitado e que ontem saiu uma reportagem vergonhosa do Estado do Maranhão, no Jornal Nacional, e que quase todos, quase não, praticamente todos os hospitais macrorregionais, têm um centro de hemodiálise que foi em torno de R$ 16 milhões que ficaram assegurados através do BNDES. Aquela questão daquela calamidade do pessoal de Chapadinha vir para cá e tornar público, o ex-secretário Ricardo Murad já deixou empenhado, já deixou com projeto pronto dos centros de hemodiálise nesses municípios que têm os macrorregionais”, assegurou.

O deputado disse que “a gente tem que dar o crédito e fazer um agradecimento à ex-governadora Roseana e ao ex-secretário Ricardo por terem idealizado esse projeto dos hospitais, que agora o governador passou, capinou a frente do hospital de Santa Inês, agora vai inaugurar e que é muito importante para aquela população”.

(mais…)

2 comentários »

Moto jogará no ataque contra Atlético-AC

2comentários
Atacante Muller Brenner retorna ao Moto

Atacante Muller Brenner retorna ao Moto

O Moto está praticamente definido para a primeira partida pelo mata-mata contra o Atlético-AC, no sábado às 17h, pelo Campeonato Brasileiro Série D.

O técnico Ruy Scarpino adiantou que o time rubro-negro buscará o ataque para tentar vencer a primeira partida, por isso decidiu optar pela dupla Thiago Miracema e Muller Brenner (foto), este último desfalcou a equipe contra a Juazeirense por motivo de suspensão.

O restante da equipe será a mesma que vem atuando com Márcio Arantes, os laterais Diego Renan e Chico Bala, os zagueiro Fred e Wanderson, os volantes Felipe Dias e Curuca, além dos meias Valderrama e Marcos Paullo.

O árbitro para essa primeira partida será o catarinense Heber Roberto Lopes (Fifa). Ele terá como auxiliares Thiaggo Americano Labes e Éder Alexandre, também de Santa Cataria. O quatro árbitro será o paraense Andrey da Silva e Silva.

Os ingressos serão vendidos nesta quinta e sexta, na sede do Sócio Torcedor, no Edifício Palácio dos Esportes, na Rua do Alecrim, no Centro e nas bilheterias do Nhozinho Santos. No sábado, apenas no Castelão serão vendidos os ingressos da decisão. Os preços são de R$ 20 (setor 1), R$ 30 (setor 4) e R$ 50 (cadeiras cobertas).

Foto: Biaman Prado/ O Estado

2 comentários »

Adriano relata caos no interior do MA

2comentários
Deputado estadual Adriano Sarney (PV)

Deputado estadual Adriano Sarney (PV)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou do Governo do Estado, nesta quarta-feira (24), da tribuna da Assembleia, explicações sobre casos de violência ocorridos em vários municípios do interior do estado, como assassinatos, invasão de bandidos a hospital e falta de vigilância em unidades de saúde e escolas da rede pública.

O primeiro caso refere-se ao município de Governador Nunes Freire, onde, nos últimos tempos, ocorreram assassinatos de pessoas importantes da região, sendo um ocorrido nesta semana, do vereador Esmilton Pereira dos Santos (45 anos) e, no ano passado, o vereador Paulo Lopes, morto a tiros.

“O blogueiro Ítalo Diniz também foi assassinado (novembro de 2015). Está acontecendo algo muito estranho em Nunes Freire, que precisa de atenção especial da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA)”, declarou o deputado.

Segundo o parlamentar, outro caso grave de violência ocorreu no dia 18 deste mês, no município de Monção, onde bandidos fortemente armados fizeram reféns várias pessoas, entre pacientes, servidores, enfermeiros e médicos.

“Isso é um fato gravíssimo que foi muito bem manifestado pelo Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Abdon Murad, que cobra do Governo do Estado ações enérgicas contra a insegurança existente nos hospitais públicos do Maranhão”, declarou.

Em complemento, o deputado afirmou que ingressará com um requerimento na Assembleia solicitando informações do Governo sobre o contrato de terceirizados da segurança nos hospitais e também nas escolas públicas do Estado do Maranhão.26

2 comentários »

Dino parou obras em Centros de Hemodiálise

0comentário
Deputada estadual Andrea Murad (PMDB)

Deputada estadual Andrea Murad (PMDB)

A comentar sobre o a peregrinação de pacientes para fazer hemodiálise em São Luís, a deputada Andrea Murad revelou que a gestão anterior deixou projetos e recursos para construção de centros regionais de hemodiálise e que as obras foram paralisadas pelo governador Flávio Dino.

“Pacientes de Chapadinha, nessa peregrinação para São Luís para fazer hemodiálise, não deveriam estar passando por isso que o Jornal Nacional mostrou na noite de ontem. Chapadinha já deveria ter seu centro de hemodiálise funcionando se a gestão de Flávio Dino fosse mais eficiente. Porque recursos foram deixados, o projeto já estava em execução, mas, infelizmente, o governador não consegue dar prosseguimento às obras asseguradas pelos recursos do BNDES”, escreveu em sua página oficial.

Pelo menos 7 cidades foram contempladas com o projeto financiado pelo BNDES. Ricardo Murad, quando secretário de estado da saúde, ainda adquiriu um equipamento avançado para atender pacientes em UTI’s, que não conseguiriam fazer o tratamento padrão. Só o hospital de alta complexidade, Dr. Carlos Macieira, recebeu um centro com 33 módulos.

“Foram disponibilizados R$ 13,4 Milhões para a construção de centros regionais em 7 grandes cidades do Maranhão (Coroatá, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís). Em muitos desses municípios, as obras foram iniciadas e logo que o governador assumiu paralisadas. Antes de deixar a pasta, o ex-secretário Ricardo Murad deixou os 33 módulos de hemodiálise no Hospital Dr. Carlos Macieira e ainda aparelhos avançados para hemodiálise contínua, de curta duração, para pacientes na UTI, que não suportariam um procedimento tradicional”, disse a deputada.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Mantida a condenação de Soliney Silva

0comentário
Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva

Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva

Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mantiveram sentença da 1ª Vara de Coelho Neto, condenando o prefeito Soliney de Sousa e Silva ao pagamento de multa civil de R$ 8 mil, correspondente a duas vezes o acréscimo patrimonial do ato indevido, além de juros e correção monetária, por ato de improbidade administrativa praticado em 2010.

A ação civil pública contra o prefeito foi proposta pelo Ministério Público Estadual (MPMA), alegando que ele teria se utilizado da Procuradoria Geral do Município de Coelho Neto para propor ação de interesse pessoal, incorrendo em atos de improbidade por desvio de finalidade, dano ao erário e ofensa à moralidade administrativa.

A sentença condenou o prefeito, entendendo que, na condição de gestor municipal, utilizou serviços de advogados contratados pelo Município em causa particular, à custa do erário, importando em enriquecimento ilícito.

Em recurso, o prefeito alegou ausência de dolo que configure ato previsto na Lei de Improbidade, pois toda a questão se tratou de uma falha de impressão da peça que, erroneamente, teria sido feita em papel com o timbre da Prefeitura.

(mais…)

sem comentário »

Rodrigo Ramos promete luta até o fim

0comentário
Goleiro do Sampaio Rodrigo Ramos

Goleiro do Sampaio Rodrigo Ramos

A derrota para o Avaí no Castelão foi um balde de água fria no Sampaio na tentativa desesperada de se livrar da zona de rebaixamento.

Após as boas apresentações diante de Goiás e Vasco, mas que o time não conseguiu vencer, o Sampaio perdeu para o Avaí por 2 a 1 e vai se complicando a cada rodada no Campeonato Brasileiro Série B.

Mas apesar da situação crítica, o discurso da comissão técnica e dos jogadores ainda é otimista.

O goleiro e capitão Rodrigo Ramos disse que o Sampaio precisa voltar a repetir as boas atuações, mas com vitórias.

“A gente lamenta muito, porque vínhamos de duas boas apresentações que encheram todos de esperança. Agora é acreditar que a gente possa repetir as boas atuações, mas com vitórias. E lutar até o fim e não se entregar jamais. Esse tem que ser o lema. Temos que brigar até onde depender da gente para sair dessa situação”, disse.

Esse é o caminho. O Sampaio tem que reagir e buscar os resultados dentro e fora de casa para não amargar o rebaixamento à Série C.

O Sampaio volta a jogar na próxima terça-feira (30), às 19h15, contra o Paraná, no Durival de Britto, em Curitiba.

Foto: Elias Auê/ Sampaio

sem comentário »