Velha conversa…

0comentário

A Oposição encontrou a fórmula para colocar o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior no debate sobre a eleição para o Governo do Estado.

Após muitas críticas ao prefeito de São Luís, nos debates e na propaganda eleitoral no rádio e TV, um grupo de 15 vereadores que apoiam o candidato Flávio Dino decidiu sair em defesa de Edivaldo Holanda Júnior com aquela velha história sobre “perseguição” com a cidade de São Luís que é usada de quatro em quatro anos na eleição municipal.

O primeiro a vir a público foi o vereador Roberto Rocha Jr., filho do vice-prefeito, Roberto Rocha que é candidato ao senado na chapa encabeçada por Flávio Dino.  Nestes dois anos, nunca soube de um pronunciamento do vereador em defesa de qualquer parceria entre Estado e Município como faz agora na campanha.

Até hoje, nem mesmo o vice-prefeito Roberto Rocha que é candidato ao Senado saiu em defesa da administração da qual faz parte. O que deve fazer de agora em diante usando a tática da “perseguição”.

A estratégia é uma resposta ao candidato Lobão Filho (PMDB)  que resolveu intensificar a campanha em São Luís, inclusive com a participação ativa de outro grupo de vereadores.

Agora, diante das críticas e da falta de defesa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a velha tática de que o Governo do Estado persegue São Luís está de volta.

É assim que o grupo de Flávio Dino tenta tirar Edivaldo da “zona de conforto” e trazê-lo para a campanha…

RobertoRochaJr

sem comentário »

Livro do MAC

0comentário

livromacO livro “Salve, Salve, meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube” é uma publicação do professor de Educação Física Hugo Saraiva, autor dos livros “Sampaio Corrêa: uma Paixão dos Maranhenses”, lançado em Fevereiro de 2011, e “Memória Rubro-Negra: de Moto Club Eterno Papão do Norte”, lançado em Setembro de 2012. O trabalho sobre o clube atleticano será lançado no dia 24 de setembro.

O autor, após uma natural cobrança de alguns torcedores do MAC e até mesmo de bolivianos e motenses, reuniu alguns textos, fotos e pequenas publicações sobre o Maranhão e, em Outubro de 2012, resolveu aprofundar-se na história do clube, pela falta de uma publicação similar dentro da nossa literatura (em Setembro de 2013 foi lançado um livro sobre o clube atleticano e de autoria do jornalista Haroldo Silva, o que tira o ineditismo desta publicação, mas o novo livro do MAC vem apenas reforçar a bela história do clube atleticano).

Parte do título do livro é uma alusão à música Coração Atleticano, do cantor Zeca Baleiro, onde cita, dentre outros trechos, “Campeã que incendeia geral, corre sangue na veia, não teme rival. É paixão registrada em cartório, salve, salve, meu Bode Gregório”. O trabalho foi um minucioso processo de dois anos de pesquisas em diversas fontes – depoimentos de ex-jogadores, dirigentes, jornalistas esportivos, radialistas e torcedores.

O autor, atualmente professor das redes municipal e estadual de ensino, ainda passou duas férias inteiras numa jornada de quase sete horas diárias na Biblioteca Pública, pesquisando nas melhores fontes disponíveis: Jornal Pequeno, O Estado do Maranhão, Diário do Norte, Pacotilha-O Globo, O Imparcial, Jornal da Tarde, Diário do Norte, Jornal do Dia, O Esporte e muitas outras publicações que o auxiliaram na seleção do que de melhor (e pior) aconteceu em 82 anos de vida do MAC.

No total, foram diversas ligações e e-mails, mais de 50 pessoas entrevistadas e aproximadamente 72 horas de depoimentos gravados, tudo para contar em 440 páginas um pouco sobre os 82 anos de história do Maranhão Atlético Clube e alguns dos seus maiores jogadores.

Além da parte histórica, com passagens marcantes, jogos importantes, títulos inesquecíveis e memoráveis campeonatos, o livro retrata um pouco das maiores e demais torcidas organizadas do clube, além de algumas ações que ajudaram o rubro-negro, como a formação do Partido do Bode e a construção da sua sede social, no Bairro da Cohama.

O trabalho conta também um pouco sobre a história de algumas competições e títulos importantes, como a inesquecível campanha no Brasileiro de 1979, os 14 títulos estaduais e as participações em torneios nacionais, como a Taça Brasil, o Torneio Maranhão-Piauí, a Copa do Brasil e a Copa Norte, onde o clube atleticano detém nestes dois últimos, respectivamente, a melhor campanha maranhense na competição e o vice-campeonato, em 2000.

O livro contou com a participação, em depoimento, de grandes jogadores e pessoas ligadas à história do clube, Riba (o maior artilheiro da história do clube), Alcino, Bacabal (o maior artilheiro do Estádio Castelão), Junior Ferreira, Jackson, Hiltinho, Hamilton, Chiquinho, Juca Baleia, dentre outros craques, além de maqueanos ilustres, como a lendária dona Sebastiana e o cantor e compositor Zeca Baleiro.

Rico em fotos (são mais de 110 ilustrações) e tabelas dos mais importantes campeonatos disputados pelo clube, o livro ainda retrata, em um capítulo a parte, sobre todos os títulos estaduais conquistados em oito décadas, com destaque para os grandes heróis de cada conquista.

sem comentário »

Vereadores com Lobão

3comentários

LobaoFilho

Vereadores, lideranças políticas e moradores da Vila Palmeira demonstraram, durante a caminhada na Vila Palmeira, total apoio ao candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”. Lobão Filho (PMDB), ao Governo do Maranhão. O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, ajudou na organização do ato político que contou ainda com a participação dos vereadores Beto Castro, Barbara Soeiro, Romulo Franco, Sebastião Albuquerque, Nato, Armando Costa, Chico Carvalho e Pereirinha.

“O sucesso dessa caminhada, com a participação de muitos moradores deixa claro que o bairro da Vila Palmeira está com Lobão Filho. Vamos continuar trabalhando para elegê-lo governador do Estado”, disse o vereador Astro de Ogum, presidente da Câmara de São Luís.

O vereador Chico Carvalho destacou a lealdade em sua trajetória política aos projetos que deem prosseguimento ao desenvolvimento do Maranhão. Ele confia no programa da coligação “Pra Frente Maranhão”. “Sou fiel ao grupo no qual faço parte e Lobão pode contar com o meu apoio. Se Deus quiser vamos pra vitória, se possível ainda no primeiro turno”.

Liderança nos bairros da Vila Palmeira, do Radional e da Santa Cruz, Márcio Leal, garante que a aprovação do nome de Lobão Filho na capital cresce, cada vez mais, à medida que se aproxima o dia da eleição. “Percorro as ruas da cidade e vejo a aceitação por parte do ludovicense de fazer Lobão Filho o próximo governante do Maranhão”, destacou.

Lobao
Por onde passava a caminhada pelas ruas da Vila Palmeira, os moradores e comerciantes iam ao encontro de Lobão Filho para abraçá-lo, apertar-lhe a mão, ter com o candidato uma rápida conversa. “Por isso quero agradecer mais esta manifestação a minha candidatura, aos vereadores e principais lideranças. Muito obrigado pelo carinho”, frisou o senador e candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho.

Dona Carmelita Araújo de 88 anos aguardava a passagem do candidato, segurando a cartinha do Plano de Aceleração do Maranhão, PAM, e disse ter se interessado, sobretudo com o programa voltado aos idosos.

“Já li aqui que você (Lobão), vai trabalhar para criar casas para os idosos e oferecer serviços que tanto à gente precisa”, disse ao cumprimentar o peemedebista, que respondeu “Vou fazer sim porque quero cuidar do meu povo, da minha gente”, completou perguntando o nome da idosa.

A dona de casa, Kézina Susy, recebeu do candidato um abraço e um afago no filho de três anos que segurava no colo, “Ele é gente como a gente e eu gosto disso”, externou.

Fotos: Biaman Prado

3 comentários »

Acidente mata mãe de candidato

5comentários

AcidenteMargareth

Morreu na manhã de hoje, vítima de acidente automobilístico em São Luís, Margareth Bringel, esposa do ex-prefeito de Vitorino Freire, Juscelino Rezende e mãe do candidato a deputado estadual, Juscelino Filho.

O carro que era dirigido por Margareth Bringel bateu em um outro veículo e acabou capotando, próximo à rotatória do aeroporto Hugo da Cunha Machado.

Segundo testemunhas, Margareth sacou do veículo, bateu com a cabeça no asfalto e morreu no local.

Margareth Bringel foi candidata a prefeita em Vitorino freire na eleição de 2012.

Foto: Manoel Carlos

5 comentários »

Corte de ponto

6comentários

Professores

O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho anunciou o corte de ponto dos professores em greve há 103 dias em São Luís, mesmo com a decretação pela Justiça da ilegalidade do movimento. A Prefeitura de São Luís também confirmou a abertura de processo administrativo contra os grevistas.

“O corte do ponto foi adotado desde ontem, mas vai tomar como referência o período de início da greve. Isto ficou assegurado na liminar, além da abertura de processo administrativo”, afirmou.

O secretário Geraldo Castro Sobrinho adiantou que já está em estudo a contratação temporária de professores.

“Essa é outra questão que está em andamento e deveremos dar prioridade aos professores aprovados no último seletivo e deveremos chamar aproximadamente 500 professores”.

Desde o dia 13 de gosto, os professores ocuparam a sede da Prefeitura de São Luís onde estão acorrentados.

6 comentários »

Terminal reformado

6comentários

terminalsaocristovao

A Prefeitura de São Luís entregou aos usuários de transporte público da capital o Terminal de Integração do São Cristóvão completamente reformado. Entre as melhorias promovidas com a reforma estão a restauração da sinalização interna, aumento da acessibilidade, reforma dos banheiros, recuperação asfáltica das vias internas e pintura. O serviço segue a orientação do prefeito Edivaldo para proporcionar maior comodidade aos usuários.

“Estamos entregando os terminais de integração, um a um, renovados aos usuários do transporte público da nossa cidade, para que a população desfrute de mais segurança e conforto no deslocamento do dia a dia. Nosso trabalho tem sido intenso para promover maior qualidade na mobilidade urbana de São Luís”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Para garantir o aumento da acessibilidade foram instaladas novas rampas de acesso e piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e também redutor de velocidade nas faixas de pedestres. A reforma também priorizou a orientação dos usuários do terminal com a reconfiguração da identificação visual de toda a área. Foram substituídas as placas indicativas de ônibus e itinerário e houve pintura de todo o piso das baias de embarque e desembarque.

Terminal1

“Já entregamos o terminal da Cohab/Cohatrac, totalmente reformado, e agora vamos entregar para a população de São Luís o Terminal de Integração do São Cristóvão. Uma obra como esta garante o bem estar do usuário do transporte coletivo de São Luís, que passa todos os dias aqui para pegar sua condução. É uma obra que traz dignidade ao usuário do transporte público”, frisou o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

Foram disponibilizados orientadores de plataforma que auxiliarão os usuários e também será reforçada a segurança, que contará com vigilância 24 horas por dia. Para garantir maior fluidez ao trânsito no local foi feita a revitalização da sinalização horizontal e vertical da Avenida Lourenço Vieira da Silva.

Outras reformas

Além dos terminais do São Cristóvão e Cohab/Cohatrac, as reformas estão sendo realizadas nos terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais e Distrito Industrial. Os serviços integram o Programa Avança São Luís e serão entregues à população ainda no segundo semestre deste ano.

Fotos: Fabrício Cunha e Honório Moreira

6 comentários »

Sampaio no Paraná

0comentário

SerieBTrês jogos abrem hoje à noite a primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro Série B. Um desses é o confronto entre Paraná e Sampaio, às 19h, no Durival de brito, em Curitiba.

Os outros dois confrontos são entre Atlético-GO x Boa Esporte, também às 19h30, no Serra Dourada, em Goiânia e Portuguesa x Joinville, às 20h30, no Canindé, em São Paulo.

O Sampaio começa o returno na oitava colocação com 28 pontos. São cinco pontos de diferença em relação ao último colocado no G4 que é o Joinville com 33 pontos e sete do líder Ceará com 35 pontos.

A esperança do torcedor Tricolor está no fato da partida ser disputada fora de casa. É que das sete vitórias do Sampaio até aqui, quatro foram conquistadas fora de casa, três delas com goleadas contra Icasa, Portuguesa e Atlético-GO, além da vitória sobre o Bragantino.

Vale a nossa torcida!!!!

sem comentário »

Lula no Maranhão

5comentários

ptlobao

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que virá ao Maranhão até o dia 15 deste mês para reforçar no Estado a campanha para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), do senador Lobão Filho (PMDB) para o governo estadual e do deputado federal Gastão Vieira (PMDB) ao Senado.

A confirmação da vinda de Lula ao Maranhão foi feita nesta segunda-feira, pela coordenadora da campanha de Dilma Rousseff no estado, Benenice Gomes (PT), ao senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo estadual pela coligação ‘Pra Frente, Maranhão’, durante reunião com lideranças do PT, diretórios regionais e municipais, de candidatos proporcionais da legenda. O encontro contou ainda com a participação de dirigentes das centrais sindicais e de sindicatos.

“Vamos unidos rumo a vitória. Vamos demonstrar que estamos coesos e que Lobão Filho é o único candidato do PT e de Dilma no Maranhão”, enfatizou Berenice Gomes. A dirigente nacional do PT conclamou toda a militância do PT para “não dormir nem de dia e nem de noite para assegurar a vitória do time completo: Dilma, presidenta; Lobão Filho, governador e Gastão Vieira, senador”.

As palavras de Berenice Gomes foram ratificadas pela secretária de Relações Internacionais do Governo da presidenta Dilma e militante histórica do PT, Vera Gomes.

“Lobão Filho não é A, B ou C. Sempre foi Dilma ao contrário do outro candidato que muda de coloração e de pele de acordo com as conivências. Ele é um traidor do projeto nacional de continuar a mudar a realidade do nosso país e consolidarmos todos os ganhos da classe trabalhadora. Ele tem que ser desmascarado”, declarou Vera Gomes.

Segundo dirigente petista que o inverno foi deles (do candidato do PCdoB), mas “a primavera é nossa com a eleição de Dilma, Lobão Filho e Gastão Vieira”.

petistas

Ao agradecer o entusiasmo e a confiança de vitória do PT e do PMDB no Brasil e no Maranhão, o senador Lobão Filho ressaltou que é um vitorioso, nunca perdeu uma eleição no Maranhão. “Sou coordenador da campanha do meu pai (ministro das Minas e Energia, Edison Lobão) há 32 anos. São quatro vitórias para o Senado, duas para deputado federal e uma para governador. Na última eleição foram quase dois milhões de votos”, contabilizou.

Lobão Filho destacou que ainda que o outro candidato tenta agora esconder que tem o apoio da presidenta Dilma por ela ter tido uma queda momentânea nas pesquisas e tenta colocar a sua imagem lado da candidata Marina Silva, depois de tentado enganar o cidadão maranhense que tinha o apoio de Dilma e de Lula.

“Ele que também já traiu a presidenta Dilma ao se aliar no passado a Aécio Neves. Hoje, ele também esconde Aécio por descer rio abaixo nas pesquisas, como esconde o seu candidato ao Senado, Roberto Rocha, vice prefeito de uma administração caótica, a de São Luís. O meu palanque sempre foi e sempre será único sejam em que condições forem. É da presidenta Dilma. Ela pode até ter somente 1% das intenções de votos”, disse em tom enfático o senador Lobão Filho sob aplausos da militância do PT.

“Nós vamos é com Lula e Dilma, E vamos vencer. Vamos continuar os avanços que já conquistamos. Lula tirou o Brasil da condição de terceiro mundismo e o colocou como uma potência mundial. Vamos avançar ainda como Dilma. E, vamos fazer do Maranhão um estado exemplo para o país”, finalizou Lobão Filho.

Senado – O deputado federal Gastão (PMDB), candidato ao Senado, mencionou que é preciso ter coerência política e não ficar mudando de lado ou coloração. “Sempre apoiamos o PT. Precisamos continuar com esse projeto que tirou da faixa de pobreza e colocou no mercado consumidor 45 milhões de brasileiros. Estou com Lobão Filho por que acredito em seu projeto e tenho convicção que o Maranhão vai trilhar rumo ao seu desenvolvimento econômico com muita justiça social”.

O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, relatou que o partido vai agora intensificar em todo o Estado a campanha para eleição de Dilma, Lobão Filho e Gastão Vieira para o Brasil e o Maranhão não recuar e sim “continuar, de forma progressiva, avançando e consolidando as conquista do povo e dos trabalhadores no Brasil”.

5 comentários »

Viagem de Roseana

0comentário

roseanasarney

A governadora Roseana Sarney viaja, nesta terça-feira (2), a municípios das regiões Sul e Tocantina, onde terá agenda até a quinta-feira (4). O roteiro destaca inauguração de obras, entrega de serviços e vistoria a ações em Carolina, Estreito, São Pedro dos Crentes, Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Imperatriz, Davinópolis, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios.

“Estou muito feliz por retornar a essas duas regiões de grande importância para o nosso Maranhão. E o melhor é que vou entregar novas obras do governo nos municípios e vistoriar outras que estão em andamento e devem ser concluídas até o final deste ano”, destacou Roseana Sarney.

O cronograma de viagem inclui ações  para o setor de saúde, que ganhará reforço substancial. Roseana Sarney entrega dois hospitais de 20 leitos à população  de cada região. As unidades estão instaladas em Tasso Fragoso, São Pedro dos Crentes (Sul), Davinópolis e Vila Nova dos Martírios (Tocantina).

Os novos hospitais vão dispor de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, consultórios, enfermarias com 20 leitos de internação, centro de parto normal, farmácia, setor de exames laboratoriais e raio-x. Todas foram construídas e equipadas pelo Governo do Estado, que ainda repassa R$ 100 mil mensais para que os gestores municipais mantenham essas unidades em funcionamento.

Nos hospitais, serão oferecidos à população atendimentos básicos de saúde, interligados à rede estadual, para onde serão encaminhados os pacientes que necessitarem de assistência de maior complexidade. As unidades, além de mais saúde, garantirão mais tranquilidade e qualidade de vida às famílias.

Na área de infraestrutura, Roseana Sarney entrega e vistoria obras de pavimentação de ruas feitas pelo Governo do Estado em Carolina, Estreito, Tasso Fragoso, Riachão, Balsas. Em São Pedro dos Crentes, há também a obra de asfaltamento da MA-138, que liga o município a Fortaleza dos Nogueiras e tem investimento de RS 43 milhões.

Já no município de Riachão, será vistoriada a rodovia MA-334, que liga a cidade a Feira Nova do Maranhão. Ao todo, são 60 Km de estrada nova, somando investimentos de R$ 30 milhões.

Em Balsas, a governadora vistoria a obra de construção do Anel da Soja, no trecho da MA-149. É considerada a maior obra rodoviária do Maranhão, tanto em extensão como em investimentos. O Anel reúne nas etapas atuais dos trabalhos, recursos da ordem de R$ 236.224.020,23, contemplando 200 km de estradas.

No município, Roseana Sarney também vai visitar o canteiro de obras da Fábrica Notaro Alimentos, empresa responsável por grande parte da produção na avicultura de corte na região Nordeste, e cujo investimento no Maranhão alcança R$ 73,3 milhões. O empreendimento está com 80% dos serviços prontos.

Também em Balsas, o governo realiza a reforma e ampliação do 4º Batalhão de Polícia Militar, que garantirá melhores condições de trabalho e de atendimento à população. Estão em andamento as obras de construção de Hospital Macrorregional, que disporá de 100 leitos em Balsas.

Mais obras

Na Região Tocantina, Roseana Sarney vistoria a obra de construção da Estrada do Arroz, ligando Cidelândia a Imperatriz, uma das vias de produção e de desenvolvimento do estado, contempladas por meio dos investimentos do Programa Viva Maranhão, para a área de infraestrutura.

O serviço prevê a pavimentação de toda a sua extensão, com 57,30 km; além da construção de pontes de concreto sobre riachos, substituindo as antigas, de madeira; e a drenagem superficial e profunda com a construção de galerias. Os investimentos na estrada são da ordem de R$ 47 milhões.

sem comentário »

Parceria na Educação

2comentários

ProjetoPrefeitura

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), firmou parceria com a ONG Junior Achievement e o Instituto HSBC Solidariedade para aprimorar os conhecimentos de Ciências dos estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho através da horta escolar. O espaço para plantar vegetais começou como um projeto do 7º ano da escola. Com a parceria, será possível utilizar o espaço como uma espécie de laboratório ao ar livre.

O projeto está alinhado à política proposta pelo prefeito Edivaldo para a área da Educação, buscando parcerias que contribuam com uma educação cidadã e de qualidade a todos os estudantes. “Essa parceria muito nos alegra, uma vez que sabemos que ela trará resultados capazes de impactar positivamente na rotina dos meninos e meninas que aqui estudam. Agradeço o trabalho dos competentes educadores e educadoras da nossa rede, que criam maneiras de ensinar que extrapolam os limites da sala de aula”, assinalou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

A iniciativa foi idealizada pelo professor de Ciências do 7º ano da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Fernando Antônio Oliveira Coelho. Ele contou que a ideia é fazer da horta um laboratório ao ar livre. “Quando se fala em laboratório, a gente pensa logo naquela sala fechada, com tubos de ensaio e compostos químicos. Mas aqui também é um laboratório. É aqui que vou conseguir mostrar na prática o que é uma raiz, os tipos de caule, os detalhes das folhas. São informações que, passadas só no quadro branco, ficariam muito abstratas”, explicou o professor.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Ajuda no nosso desenvolvimento. No futuro, se eu for fazer uma faculdade nessa área, já vou sabendo de muitas coisas”, relatou o estudante do 7º ano Pedro Lucas Dias de Sousa, de 12 anos. Já Veruska Castro da Silva, 13 anos, que também é aluna no 7º ano, afirmou que a aula fica mais interessante. “É divertido e diferente, nunca tinha tido uma aula desse jeito”, contou.

A gestora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro dos Remédios, ressaltou que através da horta será possível incentivar o consumo de uma alimentação mais saudável pelos estudantes. “Geralmente, as crianças não gostam de comer folhas, mas esperamos que sendo algo cultivado por elas próprias, dentro da escola, isso mude”, comentou a gestora.

Parcerias

A horta Irio Vargas é um projeto desenvolvido a partir de parceria da Semed com a ONG Junior Achievement e com o Instituto HSBC Solidariedade. A ONG Junior Achievement já atua na escola Maria Alice Coutinho oferecendo cursos de empreendedorismo e administração por meio do programa Escola Aberta. “Abraçamos esta escola e este projeto porque entendemos que para educar verdadeiramente não basta apenas dar aula. É preciso abraçar o aluno, acompanhá-lo”, destacou o gerente operacional da Junior Achievement, Antonio Carlos Lima Araújo Júnior. A pedido do HSBC, a horta foi batizada de Irio Vargas, homenagem a um ex-gerente do banco, já falecido.

Foto: Paula Rodrigues

2 comentários »