Perdendo sono

0comentário

flaviodinoFlávio Dino (PCdoB) anda mesmo preocupado com a divulgação de novas pesquisas eleitorais e com a aliança da presidente Dilma (PT) com Lobão Filho (PMDB). Tanto que foi à Justiça Eleitoral e obteve liminar para vetar a pergunta nº 10 do questionário do Instituto Econométrica, que liga o comunista aos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) e Lobão Filho à presidente Dilma.

A insônia do candidato comunista aumentou terça-feira, quando o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, declarou que o seu partido é “Lobão Filho desde criancinha”. O fato deixou o comunista com dor de cabeça. Não foi a primeira vez que Flávio Dino bateu às portas da Justiça para tentar determinar os procedimentos de institutos que vêm aferindo as intenções do eleitorado em relação aos candidatos ao Palácio dos Leões.

Há algumas semanas, ele tentou barrar a divulgação de uma pesquisa feita pelo Instituto Exata, alegando “dubiedade” numa das perguntas relacionadas com a disputa presidencial. O que mais chama atenção é que Dino adota um procedimento padrão para essas questões.

Quando um levantamento estatístico lhe é favorável, ele o toma como verdade absoluta, mesmo que as distorções sejam nítidas. Mas quando a pesquisa mostra pelo menos avanço firme de Lobão Filho e sinaliza uma tendência de queda da sua candidatura, ele entra em parafuso e logo aciona sua falange em redes sociais para desqualificar os números. Quem acompanha de perto a evolução desse cenário já sabe: se ele contestou é porque suspeita de que os números não lhes serão favoráveis.

Coluna estado Maior/ O Estado

sem comentário »

Novo Imirante

0comentário

imirante

Na sua tela, na sua mão, onde você está. O portal Imirante.com é a principal fonte de webjornalismo do Estado. Ele lidera os rankings de audiência de institutos como Marplan e Escutec na Grande São Luís.

O Imirante.com está em constante inovação para oferecer a seus internautas informação de qualidade, todos os dias, em tempo real. Cultura, esporte, política, entretenimento, vídeos, o melhor conteúdo de notícias genuinamente maranhense, feito para atender a um público qualificado, diversificado e que sabe exatamente o que quer da Internet.

Seus produtos reúnem os melhores e mais variados blogs, além de programas especiais como o Bate Papo no Imirante e o Emprego e Profissão, que aproximam mais ainda nosso veículo da comunidade, participando do seu dia a dia, tirando as suas dúvidas e mantendo-a sempre informada de tudo o que está acontecendo na sua cidade e região.

Outro destaque é o “Tá Bom, Xêrosa!” – um programa de humor idealizado especialmente para o formato web.

Em 2014 contratamos a Cases Associats, uma consultoria multinacional especializada na concepção e configuração de produtos digitais e impressos, para elaborar um novo layout para o Imirante.com e o resultado pode ser visto a partir de hoje..

Anunciar no Imirante.com ficou mais fácil e prático. Acompanhando as mudanças da publicidade na Internet e com o novo layout desenvolvido pela Cases, renovamos todo o processo comercial alterando unidades de vendas e gerando oportunidades mais acessíveis ao anunciante.

São novas alternativas de anúncios, com uma nova tabela de preços, desenvolvida com foco total no mercado local, facilitando o investimento de pequenas e médias empresas.

Novo layout, mais conteúdo e muito mais informação é no Imirante.com, tudo o que o internauta procura na internet em um só lugar!

Acesse aqui

sem comentário »

Lobão em Barra do Corda

0comentário

lobaofilho

O candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), esteve novamente em Barra do Corda, na manhã desta quinta-feira (31), para prestigiar o lançamento da candidatura à reeleição de Rigo Teles (PV), para deputado estadual.

“Voltamos à nossa Barra do Corda para nos unirmos a esta candidatura que consolida conosco uma grande caminhada pautada na fé, no amor e no trabalho. Vamos pra frente e vamos juntos pelo nosso Maranhão!”, conclamou Lobão Filho.

Estiveram presentes ainda, o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão e os peemedebistas Arnaldo Melo, candidato a vice-governador; Gastão Vieira, candidato ao Senado; José Alberto Veloso, prefeito de Bacabal; e Alberto Filho, deputado federal, candidato a reeleição, com forte eleitorado no município.

lobao
O deputado Gastão Vieira agradeceu a acolhida da população e reforçou o compromisso da coligação “Pra Frente, Maranhão” com o estado. “Rigo Teles nos oferece hoje mais do que ele imagina. Alegria e animação são combustíveis importantíssimos para a renovação que propomos. Sermos recebidos por essa multidão só aumenta nossa responsabilidade, porque aqui, junto com Rigo Teles, Lobão Filho e todos os nossos aliados, reiteramos nosso compromisso com o Maranhão”, declarou.

O ministro de Minas e Energias Edison Lobão destacou o desenvolvimento da cidade e previu mais progressos. “Visito Barra do Corda há 40 anos e, sempre que chego, percebo uma cidade que se desenvolve. Isso me orgulha, porque contribuímos muito em parceria com o ex-prefeito Nenzinho (Manoel Mariano Souza) para trazer estradas, asfalto e benefícios para essa gente. Com Lobão Filho, empresário de visão e experiente, que coordenou uma das maiores comissões do Senado, vamos elevar ainda mais o Maranhão. Rigo Teles também é empresário sério e trabalha pelo povo, isso o qualifica para assumir mais um mandato à frente da Assembleia”, avaliou o ministro.

Já o prefeito de Bacabal, destacou o potencial das alianças formadas em torno da coligação “Pra Frente, Maranhão”. “Tenho certeza de que essa dupla (Alberto Filho e Rigo Teles), aliada ao governo forte e destemido de Lobão Filho, vai solucionar muitos problemas da região. Estamos juntos, o Maranhão está contigo, Lobão Filho”, finalizou o líder municipal.

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Eleição na Famem

0comentário

GilCutrimEm mais uma eleição de consenso realizada nesta quinta-feira (31), o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, foi reeleito presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016.

Liderando uma chapa única que reúne prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e dos mais diversos partidos, Cutrim obteve 101 votos, o que corresponde a mais de 60% do total de filiados aptos a participar do pleito.

“Nossa reeleição mostra que o trabalho está dando certo e que os prefeitos e prefeitas do Maranhão querem que os avanços relacionados ao municipalismo continuem. Iremos arregaçar as mangas e trabalhar muito mais pelos municípios e pelo Maranhão”, afirmou Cutrim, cujo atual mandato (2013/14), para o qual foi eleito também de maneira consensual, encerra-se no dia 31 de dezembro.

A eleição aconteceu durante todo o dia na sede da entidade municipalista, localizada em São Luís. Acompanhado de companheiros de chapa e de vários colegas prefeitos e prefeitas, Gil Cutrim votou no período da manhã e acompanhou, à tarde, a apuração dos votos, que teve início às 17h.

O presidente reeleito destacou os avanços obtidos ao longo destes quase dois anos do seu primeiro mandato e garantiu que para o próximo biênio um dos objetivos será intensificar o trabalho no sentido conseguir, juntamente com as demais entidades municipalistas do Brasil, a tão sonhada readequação do atual pacto federativo injusto imposto pela União aos municípios.

“Neste primeiro mandato conseguimos várias conquistas, como é o caso da determinação da Justiça, motivada por uma ação da Famem, que obriga a União a restituir os municípios das perdas do FPM referentes aos últimos cinco anos. Esta questão ainda tramita na Justiça Federal, mas são grandes e reais as chances de obtermos vitória definitiva nos próximos meses. Também iremos atuar fortemente no sentido viabilizarmos recursos para construir a sede própria da entidade e estabelecermos novos mecanismos permanentes de diálogos com os Governos Federal e do Estado, por exemplo”, relatou.

Eleito 1º vice-presidente, o prefeito Hernando Macedo (Dom Pedro) avaliou que a recondução de Cutrim à presidência da entidade mostra o desejo dos prefeitos e prefeitas de permanecerem unidos em favor dos municípios e do Maranhão, independentemente de colorações partidárias. “A exemplo do presidente Gil, sou um gestor jovem e sei que muito posso contribuir com o municipalismo no Estado. É com este pensamento e desejo que, juntos, iremos trabalhar”.

Avaliação semelhante fez a prefeita Karla Batista Kabral (Vila Nova do Martírios), eleita 2ª tesoureira. De acordo com ela, é necessário que os gestores municipais continuem unidos. “O presidente Gil foi reeleito para continuar comandando este processo de fortalecimento dos municípios junto aos Governos e a classe política. Se as cidades estiverem mais fortes social e economicamente, nosso Estado também estará”.

sem comentário »

Convocação geral

3comentários

liscaO técnico Lisca fez uma convocação geral ao torcedor do Sampaio para o jogo de sábado, às 16h20, contra a Ponte Preta, no Estádio castelão, em São Luís. Ele espera pelo menos 30 mil torcedores no jogo que pode levar o Sampaio ao G4.

“Temos que convocar, pois sabemos da importância da torcida. Pois aqui se forma um caldeirão. Os jogadores e nós profissionais adoramos jogar com casa cheia. Tenho certeza que nesse jogo teremos no mínimo 30 mil pessoas para nos apoiar”, disse ao Globoesporte.

É isso mesmo Lisca, com 22 pontos e ocupando a 5ª colocação e a um pontinho apenas do 2º colocado, o Sampaio poderá ficar em situação ainda mais confortável em caso de vitória.

E vou mais além, espero mais de 30 mil torcedores e que estes estejam jogando com o Tricolor e pressionando a Macaca. Com o Castelão lotado, certamente o Sampaio terá mais um jogador dentro de campo.

Novidade

A novidade no treinamento de hoje à tarde no treinamento do Sampaio foi a apresentação do meia Ítalo que deixou o Moto Club na semana passada.

Foto: Biné Moraes/O Estado

3 comentários »

Zeluís é candidato

1comentário

ZeluislagoecristinaO Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) decidiu por unanimidade na manhã desta quinta-feira (31), deferir o registro de candidatura de José Luís Teixeira do Lago Neto e de Cristiana Jansen de Mello Fonseca, filiados ao Partido Pátria Livre, para concorrer aos cargos de governador e vice do Maranhão nas Eleições 2014, com o número 54.

Este foi o primeiro pedido de registro de candidatura com impugnação julgado pelo TRE-MA. “Não vejo prova de que José Luís não esteja filiado ao PPL. Pelo contrário, o que se percebe é que, de fato, há somente alguma pendência menor, pois a própria Justiça Eleitoral declara que o candidato encontra-se filiado, mesmo porque ninguém alheio aos quadros de um partido pode ser presidente estadual da agremiação”, destacou em seu voto o desembargador eleitoral Daniel Blume, relator do processo.

A candidatura de José Luís havia sido impugnada por Antônio Ferreira Martins, candidato ao cargo de deputado federal pela coligação “Por um Maranhão Mais Forte” (PEN/PMN/PHS/PSC/PT do B), sob alegação de que ele não possuía filiação partidária há mais de ano da data da eleição, não preenchendo a condição de elegibilidade.

O impugnado defendia-se argumentando que estava devidamente filiado ao PPL e que a situação constante nos sistemas da Justiça Eleitoral não o exclui do quadro de filiados, apresentando documentos que comprovavam a sua filiação ao partido deste novembro de 2011.

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência da impugnação.

Foto: Flora Dolores

1 comentário »

Lição de vida

4comentários

O candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) gravou um vídeo que foi divulgado na página oficial da campanha do peemedebista onde fala sobre o acidente que sofreu há dois anos e que considera a sua maior lição de vida.

“Meu acidente modificou a minha vida porque foi um ensinamento. Me ensinou que nem sempre todo mundo está preparado para o seu julgamento e é algo que todo mundo deveria parar um pouco para pensar”.

E acrescenta: “Tenho me preparado para ser julgado a qualquer momento e hoje eu estou pronto para ser julgado”, afirma.

Veja o vídeo acima.

4 comentários »

Tiroteio no Fórum

0comentário

tiroteionoforum

Um policial e um detento ficaram baleados durante troca de tiros na manhã de hoje, Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

O detento que participaria de audiência teria tomado a arma de dois agente penitenciários durante luta corportal e em seguida atingindo o policial militar, Enedias Chagas Neto, do Departamento de Narcóticos (Denarc), e atingido com dois tiros. Ele foi levado para um hospital e não corre risco de morte.

Um outro policial que fazia a segurança teria reagido e atingido o detento que também foi levado para um hospital.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Atenção motoristas

4comentários

fiscalizacaoeletronicaSerá multado o motorista que atravessar o sinal verde com velocidade acima da máxima permitida pela via, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís. A medida, que começou a valer nessa segunda-feira (28), deve-se à instalação de semáforos com fotossensores inteligentes.

Em nota encaminhada ao G1, a secretaria confirmou que a velocidade permitida é de 40 km a 60 km, dependendo da via, e que a ultrapassagem desses números pode resultar em registro de infração. Leia a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que a velocidade permitida para atravessar o sinal verde é de 40 km ou 60 km, a depender do estipulado para cada via. A ultrapassagem dessa velocidade, mesmo no sinal verde, resulta em registro de infração.

Segundo o secretário Canindé Barros, a medida faz parte de um plano estratégico de melhorias no trânsito. “Durante o levantamento dos locais para a implantação dos equipamentos, identificamos alguns pontos críticos em relação aos índices de acidentes. Com a fiscalização e o trabalho de educação no trânsito, esperamos reduzir esse quantitativo”, observou.

Os primeiros fotossensores inteligentes foram instalados em trechos das avenidas Colares Moreira, Daniel de La Touche e Litorânea. Por meio de chips intalados nas câmeras, os radares permitem o acesso online à quantidade de veículos que transitam pelas avenidas, o que facilita o estudo do fluxo no trânsito.

De acordo com a SMTT, os equipamentos já foram adotado em capitais como Fortaleza, Salvador e Brasília, com resultados positivos. Em Fortaleza, por exemplo, as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) revelam que, em média, houve redução de 14,3% das mortes onde foram instalados fotossensores semelhantes ao da capital maranhense. Nas vias onde foram colocados os radares portáteis, os acidentes de trânsito diminuíram em 55%.

Foto: Fabrício Cunha

4 comentários »

Roseana em Matões

4comentários

RoseanaSuely1

A governadora Roseana Sarney visitou ontem (30), o município de Matões, onde vistoriou as obras de construção da MA-034, rodovia que interliga o município ao povoado Baú, em Caxias. Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ela percorreu os 10 quilômetros já executados do serviço e também assinou ordem de serviço para a pavimentação de 1,5Km da avenida que é o prosseguimento da rodovia, já dentro da área urbana de Matões.

“Eu vim acompanhar o andamento dessa obra que vai melhorar a vida dos moradores de Matões, facilitando e tornando mais ágil a locomoção de todos. Sei que esse já era um anseio antigo da população, e nós não fazemos diferença entre as cidades, o nosso objetivo é dar conforto e qualidade de vida aos maranhenses de todas as cidades”, afirmou a governadora.

A obra  faz parte do programa do Governo do Estado cuja meta é ligar todas as sedes municipais a uma MA ou BR. Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 30 milhões, contemplando 71,5 km.

RoseanaSarney

Além disso, em Matões, o governo também autorizou a  execução de serviços de asfaltamento de 4 km de vias urbanas nos bairros Alto da Siriema e Lagoa. A obra beneficia 29.969 moradores.

“Nós estamos trabalhando para dar mais conforto à população de Matões. A obra na MA-034 deve ser finalizada até o mês de dezembro, estamos fazendo um trabalho cuidadoso de terraplanagem, asfaltamento, colocação de meio fio e, por último, a sinalização”, destacou o secretário José Raimundo Frazão. Também presentes ao ato o secretário de Estado de Articulação Política, Rodrigo Valente; o chefe do Gabinete Militar, coronel José de Ribamar Vieira; e a prefeita de Matões, Suely Pereira, além de lideranças políticas e comunitárias do município.

Para a população matoense, o asfalto vai facilitar o escoamento da produção e agilizar o transporte. Quem trabalha no local também agradece a iniciativa que garantirá melhorias na rotina de trabalho.

“Sou motorista e passo constantemente pelo povoado Baú, já gastei muito tempo nesse trajeto. Com o início das obras já conseguimos chegar mais rápido em Caxias. Tenho certeza que com a finalização as coisas vão melhorar muito mais”, comemorou o motorista. Francisco Santos, que é morador de Matões.

Foto: Handson Chagas

4 comentários »