Agricultura Familiar

0comentário

AdelmoSoares

Adelmo Soares será o secretário de Agricultura Familiar, pasta a ser criada na gestão Flávio Dino. O anúncio foi feito pelo governador eleito na manhã desta sexta-feira (21) através das redes sociais.

Esta foi uma das bandeiras da campanha de Flávio Dino. A Secretaria atuará na reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque para a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Esses dois órgãos passarão a ser vinculados à Agricultura Familiar.

A nova pasta atenderá mais de dois milhões de agricultores familiares do estado no incentivo à produção no campo. Uma das prioridades da próxima gestão é investir na produção de alimentos para fomentar a geração de renda, ampliar o mercado interno e melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

Adelmo Soares atuou na criação da Secretaria de Trabalho de Caxias. Possui destacada atuação em gestão e administração pública. Foi secretário de Esporte de Caxias. É vice-presidente do PCdoB em Caxias e está no terceiro mandato de vereador. Coordenou a campanha da coligação “Todos pelo Maranhão” na região Leste do estado. É graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

sem comentário »

Definições na Polícia

0comentário

FlavioDino

sem comentário »

Repercussão na Sedel

2comentários

O atual secretário de Desporto e Lazer, Joaquim Haickel comentou no twitter a escolha do professor Márcio Jardim pelo governador eleito Flávio Dino para a assumir a Sedel, a partir de 1º de janeiro.

De minha parte fico satisfeito, pois tenho certeza que Márcio Jardim fará de tudo para que o esporte maranhense tenha sucesso. Desde já a Sedel está de portas abertas para o futuro secretario e seu staf, para que eles possam tomar pé da de toda a situação”, escreveu.

Jhaickel

2 comentários »

Marcio Jardim no esporte

2comentários

MarcioJardim

O professor Márcio Jardim é o novo secretário de Desporto e Lazer (Sedel).

Como havia prometido ontem antes da entrevista na TV Mirante, o anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21) pelo governador Flávio Dino.

Graduado em História (UFMA), Márcio Jardim é professor da rede pública estadual de ensino. É ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), foi secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá (RJ) e também da Prefeitura de São Luís (MA). E uma coisa precisa ser dita é um cara que sempre vai aos estádios de futebol torcer pelo seu time, o Sampaio.

Flávio Dino também anunciou o médico veterinário Fortunato Macedo será o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural.

O terceiro nome anunciado hoje foi o do vereador de Caxias Adelmo Soares que assumirá a secretaria de Agricultura Familia, pasta ainda a ser criada na nova gestão.

2 comentários »

Entregou o cargo

3comentários

Edivaldo

O secretário de Governo, Rodrigo Marques entregou o cargo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) nesta sexta-feira (21).

Em carta encaminhada ao prefeito, Rodrigo Marques alegou razões pessoais para a sua saída.

“É inadiável o meu regresso à iniciativa privada, onde minha empresa familiar desenvolve novas frentes e novos projetos educacionais que exigem a minha presença. O pacto geracional continua, portanto: não deixarei de servir ao nosso povo, pois meu trabalho e energia continuarão voltados para o progresso do nosso estado”, escreveu.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ainda não definiu o substituto, mas o nome que aparece neste momento é do atual secretário de Turismo, Lula Fylho.

Leia a íntegra da carta

Senhor Prefeito,

Dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar o meu afastamento, nesta data, do cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de São Luís.
Neste cargo, desde o primeiro momento dediquei minha vida, dei o melhor de mim e trabalhei incansavelmente em prol da realização de nosso sonho: uma São Luís mais justa, próspera e humana.

E, a despeito das condições adversas em todos os sentidos/esferas quando Vossa Excelência assumiu o mandato – crise financeira e institucional, dívidas impagáveis, caos administrativo e oposição implacável -, tenho orgulho de haver colaborado para evitar que o município de São Luís sucumbisse diante de tantas urgências, calamidades e demandas historicamente represadas, mas principalmente por ajudar na construção de um novo cenário no qual a nossa querida cidade fosse orientada para a equidade e o desenvolvimento econômico e social. Dias e meses árduos que, sob o seu comando, enfrentamos com muita coragem e tomamos decisões difíceis.

Foi com essa postura que ajudei Vossa Excelência e a equipe de secretários a formatar e implementar o programa ‘AVANÇA SÃO LUÍS’, conjunto inédito e histórico de diretrizes, metas, programas, projetos e investimentos para modernizar a nossa querida cidade a médio e longo prazos.

E, nesses dois primeiros anos, num cenário de profunda crise financeira, sob a sua obstinada liderança, trabalhei incessantemente – em parceria com os secretários e secretárias (a quem envio um grande abraço de gratidão e reconhecimento) – em prol das entregas e resultados mais relevantes da sua gestão. Nesse período, Vossa Excelência viabilizou e iniciou inúmeros projetos estruturantes, os quais me sinto muito honrado em ter colaborado ativamente, que irão melhorar de forma significativa os indicadores sociais da nossa cidade. Entre eles, destaco:

Construção e reforma de novos hospitais, reforma e construção de postos de saúde, ampliação do Samu, humanização e melhoria do atendimento nos Socorrões, construção de novas escolas e creches, implantação da escola em tempo integral, reforma dos terminais de ônibus, obras de intervenções no trânsito, implantação das faixas exclusivas de ônibus, entrega de milhares de títulos de propriedades, construção de milhares de unidades habitacionais, obras de pavimentação e drenagem de vias, construção de canais e obras de saneamento, reformas de Mercados, revitalização de praças, retomada e aceleração das obras do projeto Bacia do Bacanga, formatação do plano de longo prazo ‘São Luís 2033’,  revisão do Plano Diretor e tantos outros.

Reconheço o papel positivo do parlamento municipal que compreendeu o momento delicado da administração municipal e de forma republicana apoiou o executivo nos momentos mais difíceis.

Sobrevivemos a uma tempestade perfeita. As sementes foram plantadas. E, assim como em Eclesiastes – “Há tempo de plantar, há tempo de colher” -, a nossa cidade verá a consolidação do ‘AVANÇA SÃO LUÍS’ e suas respectivas conquistas no biênio 2015/2016. Alegro-me bastante de ter ajudado Vossa Excelência e a sua equipe em consolidar as bases e os projetos que viabilizarão seus compromissos tão caros à população como o Hospital Dr. Jackson Lago, a licitação de transportes, a implantação do bilhete único e a construção do primeiro corredor de transportes de São Luís, que certamente será a maior obra de infraestrutura da história da nossa cidade.

Não tenho dúvida, portanto, que São Luís vivenciará em primeiro de janeiro de 2015 um momento mais favorável do que aquele que encontramos no início de 2013: as bases estão consolidadas, a modernização da máquina administrativa em curso, uma gestão financeira responsável, o senador Roberto Rocha e a Presidente Dilma empenhados em ajudar a nossa cidade, e principalmente a tão sonhada/esperada parceria com o Governador eleito Flávio Dino muito próxima de se concretizar! Sinto-me extremamente feliz por haver contribuído para alcançar esses resultados.

Mas tudo na vida tem um ciclo, inclusive para iniciar e encerrar uma jornada. É inadiável o meu regresso à iniciativa privada, onde minha empresa familiar desenvolve novas frentes e novos projetos educacionais que exigem a minha presença. O pacto geracional continua, portanto: não deixarei de servir ao nosso povo, pois meu trabalho e energia continuarão voltados para o progresso do nosso estado.

Desta forma, meu Prefeito, de cabeça erguida, mãos limpas e alma leve, posso afirmar a Vossa Excelência que cumpri o meu dever como servidor público e cidadão; e que servi a Vossa Excelência pautado pela lealdade, responsabilidade, compromisso, ética e espírito público, sem ambições pessoais e personalismos, e colocando as instituições e os interesses da nossa cidade em primeiro lugar.

Queria finalizar essa carta lhe agradecendo. Receba a minha admiração pelo grande homem, pai de família e líder político que Vossa Excelência é. Nesse pouco tempo de convivência profissional, aprendi com um homem público notável, preocupado genuinamente com o seu povo, obstinado pelas realizações e exemplo de rigidez no caráter e na generosidade. Mantenha-se firme e forte no leme, que da população de São Luís (e do Maranhão) receberá sim o reconhecimento pelas conquistas alcançadas. Esta é a minha convicção, este é o meu desejo!

Um grande, caloroso e vigoroso abraço do seu amigo, com quem Vossa Excelência deve sempre contar em prol de uma São Luís e um Maranhão melhor para seu povo.

São Luís, 21 de Novembro de 2014

RODRIGO MARQUES

3 comentários »

Sem acordo

2comentários

Grevejustica

Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão nesta quinta-feira (20) deram seguimento à greve geralda categoria, que chega ao seu oitavo dia. Hoje o movimento em São Luís se concentrou na porta do Fórum “Desembargador Sarney Costa”, no Bairro do Calhau. Nas comarcas do interior do Estado, o movimento se concentrou nas portas dos Fóruns. Hoje (21), a concentração dos servidores na capital será na Praça Pedro II, em frente ao Tribunal de Justiça.

Em greve geral desde a última quinta-feira (13), os servidores do judiciário maranhense reivindicam o pagamento o pagamento dos retroativos da Ação dos 21,7% e das perdas inflacionárias de 4,3%, a fixação do dia 1º de Janeiro como Data Base para a revisão anual dos vencimentos e demais vantagens da categoria, condições dignas de trabalho para todos na Justiça maranhense, fim do Assédio Moral e a manutenção da igualdade de tratamento para a concessão do auxílio alimentação para servidores e magistrados.

Ainda na manhã desta quinta-feira, representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) ainda participaram da reunião com a presidência do Tribunal de Justiça. Fredson Costa, Márcio Luís e Emanoel Jansen representando o (Sindjus-MA) reuniram-se com a Presidente do TJMA, Desembargadora Cleonice Freire, para tratar dos pleitos da categoria. Também estiveram presentes o Diretor Geral do TJMA, Heberth Leite, e os desembargadores Jamil Gedeon, Cleones Cunha, Nelma Sarney e Anildes Cruz.

Durante a reunião os sindicalistas expuseram todos os pleitos dos servidores, em especial o pagamento dos retroativos dos 21,7% e das Perdas Inflacionárias de 4,3%. “O momento foi oportuno para que o Sindjus-MA, mais uma vez, explanasse à presidência do Tribunal os direitos dos servidores que precisam ser garantidos e também para que fosse possível realizar um diálogo aberto”, disse Fredson Costa.

Leia mais

2 comentários »

Série B

3comentários

Faltando duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro Série B, uma denúncia do América-MG contra o Boa Esporte poderá provocar uma reviravolta na competição. A denúncia do América-MG no STJD também conta com apoio do Ceará e Avaí que também são interessados diretos no caso pois estão entre as equipes que brigam pelo acesso contra o Boa Esporte.

O América-MG acusa o Boa de ter desrespeitado o parágrafo único do artigo 7 do Regulamento Específico da Série B, que prevê que cada clube pode receber, no máximo, cinco atletas transferidos de outros clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série B. O Boa, por sua vez, não vê irregularidades.

O jogador Romão foi relacionado em oito jogos do Boa Esporte e teria entrado em seis. De acordo com o advogado do América-MG, Henrique Saliba, o clube de Varginha poderá perder até 39 pontos. Destes, 24 seriam das partidas em que Romão teria sido relacionado – e outros 15 seriam os conquistados pelo Boa nestes jogos. Se perde os pontos, o Boa Esporte será rebaixado.

A penúltima rodada da Série B terá início hoje com três jogos: América-RN x Náutico, Bragantino e Paraná, Vila Nova x ABC. O Sampaio enfrenta o Atlético-GO, neste sábado, às 20h, no Estádio Castelão na sua última partida em casa.

3 comentários »

Visita a Codó

0comentário

Procon

A governadora Roseana Sarney esteve, nesta quinta-feira (20), na região dos Cocais, cumprindo agenda de trabalho com visitas e inaugurações em três municípios. A primeira parada foi em Codó, onde inaugurou obras de ampliação da fábrica FC Oliveira e da unidade da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), além de ter vistoriado serviços de pavimentação de vias urbanas e da construção do quartel da Polícia Militar.

Roseana Sarney estava acompanhada dos secretários de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo; de Infraestrutura, José Raimundo Frazão; de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; de Comunicação Social, Carla Georgina; e de Articulação Institucional, Rodrigo Valente. Também presentes o prefeito de Codó, Zito Rolim, e o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.

Na solenidade da fábrica FC Oliveira, dirigindo-se ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, a governadora destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do estado, um investimento de R$ 65 milhões realizados nos últimos três anos, gerando 200 empregos diretos. Ela disse se sentir honrada em participar da inauguração da fábrica de água sanitária, caixa de papelão e de copos e pratos descartáveis.

Outro momento importante da visita da governadora em Codó foi a inauguração da segunda unidade do Procon no município, como parte do plano de expansão do órgão no estado, em um total de 16 a serem entregues pelo governo. “Este é mais um benefício do Governo do Estado para os consumidores maranhenses e trata-se de um projeto piloto no Brasil”, disse a governadora, ao lado da secretária Luiza Oliveira e do gerente geral do Procon,  Kleber Moreira.

Também em Codó a governadora vistoriou obras de pavimentação de vias urbanas, com um total de 7 km, sendo 4 km na sede e 3 km no povoado Cajazeiras.

Foto: Geraldo Furtado

sem comentário »

Cidadã maranhense

0comentário

OlgaSimao

A Assembleia Legislativa concedeu na manhã desta quinta-feira (20), o Título de Cidadã Maranhense à Secretária de Estado, Olga Simão que numa indicação do deputado estadual Roberto Costa (PMDB).

A sessão solene, que contou com parlamentares, autoridades e convidados, foi marcada pela visível emoção dos presentes, principalmente familiares, amigos, artistas da cultura maranhense e funcionários da Secretaria de Estado da Cultura, atual pasta da homenageada.

Em seu discurso, o deputado Roberto Costa destacou a atuação de Olga, uma vez que ela se constituiu como a mulher que mais exerceu o cargo de Secretária de Estado no Maranhão, ao todo seis Secretarias.

“Dentre os Títulos por mim indicados nesta Casa, esse é um Título extremamente especial, pois enquanto deputado desta Casa acompanhei vários momentos da vida pública de Olga na gestão das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e atualmente, na Cultura. Defensor que sou das causas culturais do nosso estado encontrei na pessoa da Dra. Olga, apoio para que pudéssemos tornar viável planos de diferentes setores culturais”, disse o parlamentar.

Ao lado de Roberto Costa, que exerce a função de vice-presidente, Olga Simão é Presidente do Conselho Estadual de Cultura, momento de parceria que o deputado disse ter sido coroado com a aprovação do Plano Estadual de Cultura, no plenário da Assembleia nesta quarta-feira (19). O Plano Cultural, formulado a partir de um debate coletivo com a sociedade civil organizada, com as manifestações culturais e seus respectivos representantes de todas as regiões do estado, define as políticas culturais para o Maranhão nos próximos 10 anos.

Roberto Costa fechou o discurso agradecendo ao trabalho que Olga Simão realizou para o fortalecimento do estado e pelas contribuições deixadas para a população maranhense ao longo dos 24 anos em que está no Maranhão exercendo diferentes cargos.

sem comentário »

Entrevista na Mirante

0comentário

FlavioDino1

O governador eleito Flávio Dino (PC do B) concedeu entrevista, nesta quinta-feira (20), no JMTV 1ª Edição. O pecebista falou pela primeira vez após a vitória na eleição deste ano, quando foi eleito governador do Maranhão após obter 1.877.064 votos (63,52% dos votos válidos), contra 995.619 (33,69%) de Lobão Filho (PMDB). O vice será Carlos Brandão (PSDB).

Durante a entrevista, Dino aproveitou para anunciar o 35º nome da equipe de governo. “Vou atender ao pedido de vocês e, além dos quatro, quero anunciar à população maranhense que, também escolhi a nova secretária de Planejamento. Trata-se de Cíntia Mota Lima, que foi contadora geral do Estado, uma pessoa com grande experiência nas carreiras públicas, com especialização na Fundação Getúlio Vargas e vai nos ajudar a garantir boa execução orçamentária”, declarou.

Equipe de governo
Eleito com o discurso de melhorar a vida dos maranhenses, o governador disse que o primeiro passo para atingir a meta já está sendo feito, que é a estruturação da equipe de governo. “O primeiro passo é a estruturação da equipe de governo, a escolha dos gestores levando em conta história pessoal e profissional, a fim de garantir melhorias à população. É um trabalho permanente, trabalhar sempre, deso primeiro dia de governo, esse é o primeiro passo”, disse.

Questionado sobre a criação de cinco novas pastas de governo, Dino explicou, na verdade, o que acontece é uma reestruturação de pastas, sem ônus adicional ao orçamento estadual. “Hoje temos a Controladoria e a Corregedoria. Nós vamos usar esses cargos e transforma-lás na Secretaria de Transparência e Controle, sem a criação de uma estrutura nova”, exemplifica.

Ainda sobre o tema, Dino afirmou que a Secretaria de Agricultura será desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Região tocantina
Outro assunto tratado na entrevista foi a criação de uma universidade regional em Imperatriz, cidade que já possui um campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Imperatriz é em nosso ponto de vista uma segunda capital do Maranhão, pela sua importância, pela pulsação econômica e cultural na região e também pela distância geográfica, física da capital. Essa é a razão pela qual apresentamos a proposta das universidades regionais e vamos começar a implementar exatamente transformando  unidades da Uema, conferindo autonomia administrativa-financeira para que haja uma administração mais próxima da região tocantina, garantindo mais oportunidades para os jovens alcançarem o ensino superior”.

Segurança pública
Sobre segurança pública, o governador eleito disse que a primeira ação de seu governo será retomar o controle do sistema penitenciário do estado. “Primeiro, é analisarmos a situação do sistema penitenciário, porque há uma direta articulação entre o descontrole desse sistema e o crescimento da violência. Em segundo lugar, nós vamos, desde o começo do governo, progressivamente, ampliar o número de policiais, para garantir uma polícia preventiva, eficiente e próxima do cidadão. As principais questões são: sistema penitenciário, tráfico de drogas e aumentar o número de policiais. Depois, fazer um acompanhamento sistemático das estatísticas criminais, mediante à estruturação do sistema chamado ‘Pacto pela Vida’, que nós vamos implantar no Maranhão e, periodicamente, prestar contas levando, como prioridade, o combate à violência, sobretudo essa onda de homicídios e crimes que vêm sendo cometidos”, explica.

Sistema penitenciário
Sobre o tema, o governador eleito disse que pretende recuperar a autoridade do Estado sobre o presídio. “Nós vamos concluir as unidades prisionais que estão sendo construídas com o dinheiro do Governo Federal e, com isso, eliminar a superlotação e a, consequente, humanização na execução penal”, garante.

Transporte urbano
A criação de uma empresa de transporte urbano, que funcionaria entre as quatro cidades da região metropolitana, foi uma das propostas do governador eleito, durante o período de campanha. Na prática, Flávio Dino explica que será uma empresa enxuta e que poderá, ou não, ter frota própria. “Depende do entendimento dos prefeitos dos quatro municípios da Ilha. Isso vai sublinhar o nosso compromisso com a mobilidade urbana, que, hoje, é uma temática de alcance nacional e dramática, em São Luís”, comenta.

Assembleia Legislativa
Ao tratar de apoios políticos à sua gestão, Flávio Dino disse que pretende ouvir todas as correntes políticas, apesar do número menor de deputados deputados estaduais eleitos ser bem menor daqueles que teoricamnete devem fazer oposição a partir de 1º de janeiro.

“Estamos vivendo isso com muito respeito à autonomia da Assembleia Legislativa. Fui deputado federal e compreendo que o parlamento tem a sua dignidade, sua estatura própria. Nós respeitamos todas as posições políticas, inclusive o espaço da oposção. Vamos dialogar com todos, inclusive aqueles que farão oposição ao governo. Vamos construir uma maioria parlamentar a partir deste diálogo e tenho certeza de que como vamos propor medidas de interesse do povo, tenho a convicção que não teremos problemas no que chamamos de governabilidade”

Veja a entrevista na íntegra

sem comentário »