Atenção motoristas

0comentário

fiscalizacaoeletronicaSerá multado o motorista que atravessar o sinal verde com velocidade acima da máxima permitida pela via, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís. A medida, que começou a valer nessa segunda-feira (28), deve-se à instalação de semáforos com fotossensores inteligentes.

Em nota encaminhada ao G1, a secretaria confirmou que a velocidade permitida é de 40 km a 60 km, dependendo da via, e que a ultrapassagem desses números pode resultar em registro de infração. Leia a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que a velocidade permitida para atravessar o sinal verde é de 40 km ou 60 km, a depender do estipulado para cada via. A ultrapassagem dessa velocidade, mesmo no sinal verde, resulta em registro de infração.

Segundo o secretário Canindé Barros, a medida faz parte de um plano estratégico de melhorias no trânsito. “Durante o levantamento dos locais para a implantação dos equipamentos, identificamos alguns pontos críticos em relação aos índices de acidentes. Com a fiscalização e o trabalho de educação no trânsito, esperamos reduzir esse quantitativo”, observou.

Os primeiros fotossensores inteligentes foram instalados em trechos das avenidas Colares Moreira, Daniel de La Touche e Litorânea. Por meio de chips intalados nas câmeras, os radares permitem o acesso online à quantidade de veículos que transitam pelas avenidas, o que facilita o estudo do fluxo no trânsito.

De acordo com a SMTT, os equipamentos já foram adotado em capitais como Fortaleza, Salvador e Brasília, com resultados positivos. Em Fortaleza, por exemplo, as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) revelam que, em média, houve redução de 14,3% das mortes onde foram instalados fotossensores semelhantes ao da capital maranhense. Nas vias onde foram colocados os radares portáteis, os acidentes de trânsito diminuíram em 55%.

Foto: Fabrício Cunha

sem comentário »

Roseana em Matões

3comentários

RoseanaSuely1

A governadora Roseana Sarney visitou ontem (30), o município de Matões, onde vistoriou as obras de construção da MA-034, rodovia que interliga o município ao povoado Baú, em Caxias. Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ela percorreu os 10 quilômetros já executados do serviço e também assinou ordem de serviço para a pavimentação de 1,5Km da avenida que é o prosseguimento da rodovia, já dentro da área urbana de Matões.

“Eu vim acompanhar o andamento dessa obra que vai melhorar a vida dos moradores de Matões, facilitando e tornando mais ágil a locomoção de todos. Sei que esse já era um anseio antigo da população, e nós não fazemos diferença entre as cidades, o nosso objetivo é dar conforto e qualidade de vida aos maranhenses de todas as cidades”, afirmou a governadora.

A obra  faz parte do programa do Governo do Estado cuja meta é ligar todas as sedes municipais a uma MA ou BR. Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 30 milhões, contemplando 71,5 km.

RoseanaSarney

Além disso, em Matões, o governo também autorizou a  execução de serviços de asfaltamento de 4 km de vias urbanas nos bairros Alto da Siriema e Lagoa. A obra beneficia 29.969 moradores.

“Nós estamos trabalhando para dar mais conforto à população de Matões. A obra na MA-034 deve ser finalizada até o mês de dezembro, estamos fazendo um trabalho cuidadoso de terraplanagem, asfaltamento, colocação de meio fio e, por último, a sinalização”, destacou o secretário José Raimundo Frazão. Também presentes ao ato o secretário de Estado de Articulação Política, Rodrigo Valente; o chefe do Gabinete Militar, coronel José de Ribamar Vieira; e a prefeita de Matões, Suely Pereira, além de lideranças políticas e comunitárias do município.

Para a população matoense, o asfalto vai facilitar o escoamento da produção e agilizar o transporte. Quem trabalha no local também agradece a iniciativa que garantirá melhorias na rotina de trabalho.

“Sou motorista e passo constantemente pelo povoado Baú, já gastei muito tempo nesse trajeto. Com o início das obras já conseguimos chegar mais rápido em Caxias. Tenho certeza que com a finalização as coisas vão melhorar muito mais”, comemorou o motorista. Francisco Santos, que é morador de Matões.

Foto: Handson Chagas

3 comentários »

Vaidade no Moto

6comentários

escudomotoJá disse aqui e vou repetir a vaidade de “dirigentes” ainda vai custar caro ao Moto Club. O episódio envolvendo o volante Pierre é uma prova disso. O time disputa o Campeonato Brasileiro Série D e deveria estar focado apenas no acesso, mas algumas pessoas preferem o “eu” do que o próprio clube.

Foi necessário uma reunião geral para decidir se o jogador retornaria ou não por conta de um “desentendimento” com um dirigente. Mas após reunião, a maioria esmagadora dos dirigentes e conselheiros decidiu pela volta do jogador. Pierre até pode não ser a única solução para os problemas dentro de campo do Moto, mas por se tratar de um ser humano merece a oportunidade de corrigir o que os “dirigentes” entendem como “erro grave”. Quem não erra neste mundo?

Mas a decisão da volta de Pierre foi o suficiente para outro dirigente anunciar a sua saída numa demonstração de que o clube não está em primeiro lugar. Como não contribuo para elevar o grau de vaidade desses dirigentes nem vou citar os nomes.

O fato é que, a vaidade de muitos impera no Moto. Só para vocês terem a ideia, certo dia recebi uma ligação de um dirigente reclamando de uma matéria que havia escrito e que não citava o seu nome. Talvez esse dirigente tivesse acostumado com uma prática que não é a minha.

Na verdade, no futebol muitos se apegam a determinadas coisas para pular fora diante das dificuldades. E no Moto não é diferente. As dificuldades são enormes e poucos ajudam. A folha salarial, por exemplo foi paga com recursos do sócio torcedor, arrecadação dos jogos e com a ajuda de dois conselheiros.

Que fique o exemplo ao torcedor rubro-negro, o sócio torcedor já começa a contrinuir decisivamente com o pagamento da folha. Quem sabe se o Moto tivesse maior número de sócios não dependeria mais de ninguém, apenas do seu torcedor que não tem nenhuma vaidade e tudo que faz é por amor ao clube.

6 comentários »

Seis anos depois

0comentário

denycabralHoje é um dia de lembrança e saudade para todos aqueles amantes do rádio maranhense.

É que hoje completa seis anos da morte do radialista Deny Cabral e para lembrar a data será celebrada uma missa às 18h, na Igreja Menino Jesus de Praga, na Cohama.

Deny Cabral foi um dos mais completos radialistas que já tive a oportunidade de trabalhar. Ele era repórter e apresentador do programa Plano Geral, na Rádio Mirante AM, dentre outras atividades que exercia.

Mais do que um dos maiores profissionais, também tive o privilégio de gozar da sua amizade e confiança, bem como de toda a sua família.

Fica aqui a nossa lembrança e a saudade eterna.

sem comentário »

Compromisso de Gastão

0comentário

gastaoMesmo em plena campanha para o senado, o deputado federal Gastão Vieira mantém os compromissos parlamentares em Brasília.

Nesta quarta-feira(30), ele esteve reunido com o ministro da Educação, Henrique Paim, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Entre os assuntos discutidos, o apoio do Ministério da Educação para a liberação de recursos destinados à conclusão das obras de revitalização da Fábrica Santa Amélia e para a recuperação do Palacete Gentil Braga, em São Luís.

Além da implantação de unidades do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) nos municípios de Godofredo Viana, Mirinzal e Vargem Grande e do curso de Engenharia de Pesca, em Cururupu.

Nesta quinta-feira Gastão Vieira retorna ao Maranhão para mais uma etapa da campanha pelo interior do estado, quando viaja para Barra do Corda, Newton Belo e Bom Jardim.

sem comentário »

Caravana de Lobão

0comentário

lobaofilho

O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem.

“A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho.

Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (1º), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (2), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.

No domingo (3), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.

sem comentário »

Visita a Timon

0comentário

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney esteve no município de Timon, na região dos Cocais, na manhã desta quarta-feira (30), onde vistoriou as obras de construção do Parque Empresarial no município, às margens da BR-316. Ela estava acompanhada dos secretários de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, e de Infraestrutura, José Raimundo, demais secretários estaduais, prefeito Luciano Leitoa, deputados, vereadores, entre outras lideranças.

“Já funciona aqui perto a fábrica de uma das maiores produtoras de cimento e a fábrica de uma das maiores cervejarias do mundo. Tenho certeza que também teremos, neste Parque Empresarial de Timon, gigantes que vão incrementar muito a economia do nosso estado”, afirmou a governadora.

O parque ocupará uma área de 990 mil m2 e agregará 68 lotes na primeira fase dos trabalhos. Os tratores trabalham sem parar e a obra vai gerar 300 empregos diretos, podendo alcançar 3.400 quando os empreendimentos já estiverem em operação, sendo que estas poderão induzir 17 mil empregas na região.

Durante a solenidade, o empresário José Alves do Nascimento, representando a indústria Ferronorte, uma das primeiras a compor o parque, entregou à governadora a carta-consulta para a dedução de impostos. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Timon, Arilson de Araújo, lembrou que o parque industrial representa um sonho antigo do empresariado local e de regiões próximas ao município.

“A governadora está cumprindo o seu compromisso para com os empresários e a população de Timon, que tanto sonhava com este parque empresarial e isto agora se torna realidade”, agradeceu Arilson de Araújo.

Maurício Macedo apresentou um vídeo autoexplicativo acerca Parque Empresarial de Timone, empreendimento que integra o projeto do governo de construção do futuro do Maranhão. “O Parque Empresarial de Timon é, sem dúvida, uma importante obra para o Maranhão e para o Brasil e certamente teremos uma demanda significativa de empresas interessadas em fazer parte deste grandioso empreendimento”, destacou Macedo.

Para 2014, está prevista a construção dos parques empresariais de Caxias e de Timon, Imperatriz e Pinheiro. Já numa segunda etapa, será a vez das cidades de Rosário, São José de Ribamar, Codó, Chapadinha, Capinzal do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Coroatá, Estreito e Alcântara. Estes se encontram em fase de estudos. O investimento é de mais de R$ 40 milhões, dentro do Programa Viva Maranhão.

Fotos: Antônio Martins

sem comentário »

Eleição na Famem

1comentário

gilcutrimO prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, será reeleito nesta quinta-feira (31) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016.

A eleição acontece durante todo o dia, no horário das 8h às 17h, na sede da entidade municipalista, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís.

A chapa única encabeçada por Gil Cutrim, cujo mandato atual (biênio 2013/2014) findará no dia 31 de dezembro, possui prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e das mais diversas colorações partidárias.

A reeleição garante a Gil Cutrim ingressar no seleto rol dos prefeitos/presidentes que comandaram a Federação, fundada em 1985 e que em 2015 completará 30 anos, por mais de um mandato – apenas Waldir Jorge Neto Filho (Lago da Pedra – 1989/1992) e Cleomar Tema (Tuntum – 2005/2008) foram reeleitos ao longo destas quase três décadas.

Além disso, Cutrim já ocupa a posição de primeiro prefeito da história política de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, eleito e reeleito para presidir a entidade que congrega os municípios maranhenses.

“Para mim é um orgulho muito grande poder gozar da confiança dos meus colegas prefeitos e prefeitas. A eleição, mais uma vez de consenso, mostra que estamos unidos visando continuar o trabalho em prol do municipalismo no Estado”, afirmou o presidente e candidato único a reeleição.

Ele avaliou que ao longo do seu primeiro mandato várias foram as conquistas obtidas, dentre elas o oferecimento, por parte da entidade, de novos serviços gratuitos (assessoria jurídica e criação de sites institucionais, por exemplo); realização do projeto pioneiro Município em Foco; aproximação das gestões municipais dos órgãos de controle externo; realização, com sucesso, de duas Marchas dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão em Brasília aproximação dos gestores de instituições que promovem o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades; promoção de seminários, congressos e capacitações; aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o Governo do Estado a doar para a Federação terreno onde será construída sua sede própria; dentre várias outras.

De acordo com Gil Cutrim, só existe Estado forte com Municípios fortes e por este motivo o objetivo é continuar trabalhando, de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas, visando contribuir com desenvolvimento do Maranhão e de suas cidades.

1 comentário »

Geração de empregos

1comentário

lobaoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, enfatiza que um dos grandes desafios do seu governo é promover desenvolvimento com geração de emprego aos milhares de brasileiros residentes no Estado.

Segundo, o senador tudo foi pensado e será colocado em prática para fortalecer a economia maranhense, bem como qualificar e aperfeiçoar a mão de obra local para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Para tanto, um dos focos do Programa de Aceleração do Maranhão (PAM) é “Desenvolvimento e Emprego”, que inclui entre os planos de ações, os programas acessórios “Pro-Agro”, “Gênesis”, “Planeta Maranhão”, “Ampliação da Infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão” e “Parceria Público-Privada (PPP)”.

O programa de PPP prevê atrações de investimentos em infraestrutura, logística, instalação, melhoria e ampliação dos polos industriais, nas zonas urbanas e rurais. “Os recursos estaduais são escassos, então, vamos buscar apoio do empresariado para adotarmos medidas ágeis, eficientes e eficazes para resolvermos os nossos problemas estruturantes. A nossa gestão terá uma visão empresarial com metas e prazos a serem cumpridos”, afirmou Lobão Filho.

O programa Pró-Agro tem por finalidade fortalecer as cooperativas produtivas, pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, gerando novos negócios, emprego e renda. “Precisamos evitar o inchaço das grandes cidades, fixar o homem ao campo com reais condições de produzir não apenas para o seu sustento, mas para comercializar o excedente de sua produção, o que vai propiciar aos maranhenses, produto de qualidade e com preços mais acessíveis”, explicou o candidato peemedebista.

Já o Programa Gênesis vai estimular a economia criativa, incentivar a criação artística e cultural, profissionalizando os produtores e empresários da área. Outro ponto de destaque é a criação do Planeta Maranhão com a participação de intelectuais, cientistas e pensadores das universidades públicas e privadas do Maranhão. O programa tem a finalidade de consolidar novos paradigmas de desenvolvimento e a integração econômica do Maranhão aos estados do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Outra vertente é a ampliação da infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão. “Vamos fazer do Porto do Itaqui um dos portos mais importantes do mundo para colocarmos o nosso Estado no mapa dos grandes exportadores da América Latina, gerando riqueza ao Maranhão e emprego e renda aos maranhenses”, acentuou Lobão Filho, ao anunciar o propósito de “atrair para a área do porto projetos industriais para que o Maranhão seja visto como destino de excelentes negócios no Brasil e no mundo”.

 

1 comentário »

Entrevistas na TV e rádio

0comentário

ReuniaoTVMirante

Definidas as datas das rodadas de entrevistas com os seis candidatos ao Governo do Maranhão na TV Mirante e Rádio Mirante AM. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio realizado durante reunião que contou com a participação de todos os partidos políticos e coligações.

A TV Mirante entrevistará os candidatos inicialmente entre 18 e 25 de agosto dentro do JMTV 2ª edição que vai ao ar logo após a novela Pedacinho de Chão. Cada candidato deverá ter 6 minutos de entrevitas no telejornal que tem 70% audiência.

Pelo sorteio, a ordem de entrevista é a seguinte: Lobâo Filho (18/08), Antônio Pedrosa (19/08), Saulo Arcangeli (20/08), Josivaldo Corrêa (21/08), Flávio Dino (22/08) e Zeluís Lago (25/08).

No JMTV 1ª edição que tem 65% de audiência, as entrevistas irão ao ar entre os dias 15 e 22 de setembro , com duração de 10 minutos por candidato nos seguintes dias: Saulo Arcangeli (15/09), Flávio Dino (16/09), Antônio Pedrosa (17/09), Josivaldo Corrêa (18/09), Lobão Filho (19/09) e Zeluís Lago (22/09).

Segundo o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, a emissora realizará o debate no primeiro turno no dia 30 de setembro. As regras e o número de participantes ainda será definido.

Sobre pesquisa, a TV Mirante divulgará ao todo três no primeiro turno. Duas antes do debate e uma após o debate  que será realizado no dia 30 de setembro.

Rádio

As entrevistas na Rádio Mirante AM serão realizadas dentro do programa Ponto Final e terão a duração de 1h30min. O jornalista Roberto Fernandes comandará a mesa redonda que terá ainda a participação com temas livres de jornalistas da Rádio Mirante AM, Portal Imirante e jornal O Estado.

Serão duas rodadas de entrevistas, a primeira começa no dia 11 de agosto. As datas são as seguintes: Josivaldo Corrêa (11/08), Lobão Filho (12/08), Zeluís Lago (13/08), Antônio Pedrosa (14/08), Saulo Arcangeli (15/08) e Flávio Dino (16/08).

A segunda rodada de entrevistas será na última semana da campanha no primeiro turno. As datas definidas em sorteio foram as seguintes: Flávio Dino (22/09), Antônio Pedrosa (23/09), Lobão Filho (24/09), Josivaldo Corrêa (25/09), Zeluís Lago (26/09) e Saulo Arcangeli (27/09).

Foto: Flora Dolores

sem comentário »