Último debate

2comentários

Debatemaranhao

A TV Mirante realizou nesta terça-feira (30), o debate com três dos seis candidatos ao governo do Maranhão. Participaram do debate os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PMDB) e Luís Pedrosa (PSol). Este foi o último debate entre os cndidatos antes da eleição de domingo (5).

Muito bem conduzido pelo jornalista Fábio William, da Rede Globo de Televisão, o debate teve três blocos. Nos dois primeiros os candidatos debateram sobre temas livres e determinados.

O debate sobre a segurança pública predominou o primeiro bloco do debate. Os candidatos discutiram sobre a crise do sistema prisional no Maranhão. No segundo bloco, os candidatos debateram sobre o modelo de mudança política no Maranhão, agronegócio, abastecimento d’água, desenvolvimento humano, corrupção e saúde.

No último bloco, os candidatos fizeram as suas considerações finais.

“Levamos a bandeira da esperança, da fé e da mudança ao Maranhão…”, disse o candidato Flávio Dino.

“Tenho dentro de mim a convicção que estou preparado para mudar a vida dos maranhenses”, destacou Lobão Filho.

“Praticamos o debate com lealdade e em alto nível e apresentamos propostas”, finalizou Luís Pedrosa.

Os outros três candidatos que não participaram do debate concederão entrevista ao vivo no JMTV 1ª edição, nesta quarta-feira: Saulo Arcangeli (PSTU), Josivaldo Corrêa (PCB) e Zeluis Lago (PPL).

Além da TV Mirante, o debate teve a transmissão simultânea da Rádio Mirante AM e dos portais Imirante e G1 Maranhão.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

2 comentários »

Tropeço no Castelão

10comentários

Portuguesa

Outra vez o Sampaio vacila em casa e deixa escapar a chance de encostar no G4. O time amargou hoje o empate de 0 a 0 com a Portuguesa, no Castelão, em São Luís pelo Campeonato Brasileiro Série D.

Com o resultado, o Sampaio permanece na sétima posição com 41 pontos. A Portuguesa com 21 pontos é o décimo oitavo.

Sem inspiração e aparentemente cansado, o Sampaio entrou em campo imaginando que a qualquer momento marcaria o gol que lhe daria mais uma vitória, mas desta vez não foi assim e o Sampaio deixou escapar dois pontos fundamentais para que a equipe pudesse encostar nos líderes.

Ao final da partida, o treinador Lisca tentou explicar o tropeço ao reclamar do gramado do Castelão que até então era a grande arma do Sampaio contra seus adversários.

O Sampaio agora terá dois jogos difíceis fora de casa. Vai enfrentar o Ceará, em Fortaleza, na terça-feira e o América, em Natal, no outro sábado.

Foto: Douglas Júnior/ O Estado

10 comentários »

Segurança no Coroadinho

0comentário

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (30), a Unidade de Segurança Comunitária (USC) Bom Jesus/Coroadinho, em São Luís. Acompanhada do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a governadora disse que a estratégia é contar com o apoio dos moradores para combater a criminalidade. “O projeto da USC é uma realidade no Maranhão e serve de exemplo para todo o país”, declarou.

Roseana Sarney disse que o local é, na verdade, um centro comunitário de convergência onde os moradores que devem colaborar com a polícia. “O atendimento é 24 horas, uma unidade que dispõe de equipamentos para combater a criminalidade”, ressaltou.

A governadora revelou que outras 18 USCs estão sendo construídas no interior do estado em municípios como Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Timon, entre outros. Somente em obras e reaparelhamento da polícia os investimentos superam R$ 100 milhões, somente em 2014.

A USC Bom Jesus/Coroadinho está localizada na Avenida José Sarney, s/nº. A Unidade de Segurança vai contar com um aparato de 60 policiais, 3 viaturas, 8 motocicletas, além do sistema de videomonitoramento. O espaço também é destinado à inclusão social dos moradores, com a oferta de cursos profissionalizantes e projetos sociais.

“É um projeto diferenciado, pois além do seu trabalho ostensivo de combate ao crime, alia também o trabalho social”, declarou o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. Ele revelou que a proposta nasceu a partir das ideias das Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro, mas foi aprimorado e incluiu a participação da sociedade como parceira. “Hoje temos o reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que apresenta o projeto para os demais estados da federação como modelo a ser adotado de resultado positivo”, destacou.

O comandante da USC, capitão Joselito Mendes, disse que o trabalho na área foi definido após um levantamento de toda a comunidade. “Fizemos um mapeamento de todas as ruas, conversamos com as lideranças das comunidades do Coroadinho e definimos que o trabalho será desenvolvido com o apoio de motos”, revelou. As vias dos 28 bairros que compõe o Polo Coroadinho vão ser patrulhadas de motos pelo Esquadrão Tigre.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a USC nasceu de uma proposta do governo estadual de combater a criminalidade de maneira efetiva em 2009. “Os investimentos foram fundamentais, pois saímos de 7 mil para 9 mil o número de PMs, houve renovação da frota nos municípios, ampliamos de um para cinco os comandos na região metropolitana; de 11 para 16 o número de batalhões e de 13 para 16 as Companhias Independentes”, revelou.

Ele disse que o trabalho dos policiais na UCS vai precisar da colaboração dos moradores. “A regra é manter o estado civilizado, nossa meta é atender os 28 bairros que compõem o polo, beneficiando mais de 80 mil pessoas que moram na área”.

Foto: José Roberto

sem comentário »

A torcida vai?

11comentários

motoclub

A grande torcida do Moto tem a oportunidade de mostrar a sua força na próxima sexta-feira, na partida de volta contra o Ituano, pelo Campeonato Brasileiro Série D.

Até aqui, o time do Moto, apesar das limitações tem feito a sua parte. Ganhou o seu grupo na primeira fase batendo o “todo poderoso e favorito” Clube do Remo. Agora, o adversário é o atual campeão Paulista, o Ituano que venceu em casa a primeira partida.

Todos sabem que o torcedor maranhense faz muita diferença na hora da decisão e o jogo de sexta será a grande decisão para o Moto. A presença da torcida neste sentido será fundamental.

E diga-se de passagem a torcida do Moto está devendo. Em nenhum dos quatro jogos que o time rubro-negro fez no Castelão o público sequer ultrapassou a marca de 10 mil torcedores que já é considerado pequeno dado o tamanho da torcida do Moto. Não acredito que a torcida do Moto tenha diminuído ou que não confie na equipe e por isso não vem comparecendo como deveria aos jogos.

Além de ser importante para reforçar o cofre rubro-negro, a presença em peso da torcida do Moto será decisiva para jogar contra o Ituano. O time vai precisar muito da torcida maranhense para passar pelo favoritismo do time paulista.

Fica o recado ao torcedor rubro-negro.

11 comentários »

UPA na Vila Luisão

0comentário

Roseana

A sexta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Luis foi inaugurada nesta terça-feira (30), no bairro da Vila Luizão, pela governadora Roseana Sarney e pelo subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite. A unidade de saúde fica ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Vila Luizão e funcionará 24 horas, com atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica e pediatria. A inauguração contou com a presença dos diretores das unidades hospitalares de São Luis e pessoas da comunidade.

Roseana Sarney disse que a UPA foi construída com recursos do Tesouro Estadual e, assim como o CEM da Vila Luizão, vai atender com eficiência a demanda das pessoas que moram na comunidade e nos 14 bairros adjacentes.  “Esta é mais uma importante obra que entregamos para os maranhenses. Estou deixando o governo do Maranhão com a absoluta certeza do dever cumprido e de que nenhum outro governante investiu tanto para organizar e colocar em funcionamento uma rede de saúde pública eficaz e resolutiva. O nosso trabalho serve de exemplo para todo o país”, enfatizou.

Do tipo III, a UPA da Vila Luizão tem 1.340 metros quadrados de área construída e obedece ao padrão de atendimento das demais UPAs entregues à população – Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária e Araçagy. Assim como no Vinhais e Cidade Operária, a UPA fica ao lado do CEM da Vila Luizão – que atende a parte ambulatorial de pediatria, ortopedista, gastroenterologia, neurologista, reumatologia, clínico geral, dermatologista, ginecologia, obstetrícia e cirurgião geral.

José Márcio Leite disse que a determinação da governadora Roseana Sarney e do secretário de Saúde Ricardo Murad foi fundamental para que a saúde alcançasse este patamar. “Um esforço gigantesco em investimentos em construção, equipamentos e contratação de mão-de-obra foi feito pelo governo para que a população pudesse ser atendida com respeito, dignidade e confiança. Não podemos evitar a doença, mas tudo foi feito para que os pacientes tenham à disposição todo o serviço de apoio, diagnóstico e tratamento”, afirmou.

Foto: Geraldo Furtado

sem comentário »

Atenção ao idoso

0comentário

EdivaldoeHelena

O prefeito Edivaldo visitou na tarde desta segunda-feira (29) o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), no Filipinho. O Centro atende público com idade a partir de 60 anos e possui uma média de 450 atendimentos por dia e cerca de 50 mil atendimentos por ano. Na ocasião, o prefeito assegurou que dará continuidade às ações desenvolvidas para a melhoria do atendimento a pessoas da terceira idade.

“Estamos hoje nesta visita ao Caisi conversando com os idosos para melhorarmos ainda mais o atendimento e os serviços aqui oferecidos”, disse o prefeito. Acompanhado da primeira dama, Camila Vasconcelos, dos secretários Helena Duailibe (Saúde) e Robson Paz (Comunicação), ele foi recebido com entusiasmo pelos idosos atendidos no Caisi, que integra os serviços da rede municipal de saúde.

A visita fez parte da programação da Semana Nacional do Idoso. O Caisi conta com uma equipe multidisciplinar formada por 85 profissionais das áreas de geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, educação física, terapia, clínica geral e serviço social.

Para a secretária de Saúde, Helena Duailibe, o Caisi tem facilitado a interação entre pessoas idosas. “Isso mostra o valor do idoso para a sociedade. Todos que procuram o Caisi procuram o bem estar. Muitos colocam isso e passam a se sentir muito melhor aqui. Podemos dizer que esta é a sua segunda casa”, destacou Helena Duailibe.

O trabalho do Caisi tem sido desenvolvido em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso, Promotoria do Idoso e Defensoria Pública. “Esse é um trabalho realizado em rede, com ação direta da Secretaria Municipal de Saúde”, resume a secretária Helena Duailibe.

Nesta quarta-feira (1º), os idosos cadastrados no Caisi irão participar da IV Feira de Valorização da Pessoa Idosa, promovida pelo Centro Integrado de Apoio e proteção contra violência da Pessoa Idosa, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. O Caisi está inserido no distrito municipal de saúde do Coroadinho e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Foto: Fabrício Cunha

sem comentário »

Lista do Joaquim

6comentários

JoaquimHaickel

O secretário Joaquim Haickel divulgou em seu blog um levantamento com os nomes dos possíveis candidatos eleitos para deputado estadual e federal no Maranhão.

A lista é o resultado de levantamentos feitos através de informações dos partidos políticos e de pessoas que conhecem a situação eleitoral das diversas regiões do Estado do Maranhão bem como dos candidatos à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.

Ela consiste na atribuição de votos para cada um dos candidatos de cada partido ou coligação, resultando assim na quantidade de votos globais e consequente cálculo do quociente eleitoral, e posterior distribuição das vagas em disputa para cada um dos partidos ou coligação.

# DEPUTADOS FEDERAIS

PMDB/PV/PRB/PTB/PR/DEM
1 ALBERTO FILHO
2 CLEBER VERDE
3 DAVI ALVES SILVA
4 FRANCISCO ESCÓRCIO
5 HILDO ROCHA
6 JOÃO MARCELO
7 PAULO MARINHO
8 PEDRO FERNANDES
9 SARNEY FILHO
10 SETIMO WAQUIM
11 VITOR MENDES

PSL/PSDC/PRP/PTN/PRTB
1 ALOÍSIO MENDES
2 CHICO COELHO
3 JUSCELINO FILHO
4 PEREIRINHA
5 RICARDO ARCHER

PEN/PTdoB/PSC/PMN/PHS
1 ANDRÉ FUFUCA
2 COSTA FERREIRA
3 DR. TALVANE
4 JÚNIOR MARRECA
5 LOURIVAL MENDES
6 PENALDON JORGE

PT/PSD
1 CLÁUDIO TRINCHÃO
2 FÁBIO GODIM
3 RODRIGO COMERCIÁRIO
4 ZÉ CARLOS

PSDB/PSB/PCdoB/PR/SDD/PPS
1 DOMINGOS DUTRA
2 ELIZIANE GAMA
3 JOÃO CASTELO
4 LUANA ALVES
5 RUBENS JÚNIOR
6 SIMPLÍCIO ARAÚJO
7 WALDIR MARANHÃO
8 ZÉ REINALDO

PDT/PTC/PROS
1 JULIÃO AMIM
2 ROSANGELA CURADO
3 WEVERTON ROCHA

# DEPUTADOS ESTADUAIS

PMDB/PV/DEM/PTB/PSC/PTdoB/PRTB/PR
1 ADRIANO SARNEY
2 AFONSO MANOEL
3 ANDREA MURAD
4 ANTÔNIO PEREIRA
5 CAMILO FIGUEIREDO
6 CARLOS FILHO
7 CÉSAR PIRES
8 EDILÁZIO JÚNIOR
9 FÁBIO BRAGA
10 HÉLIO SOARES
11 HEMETÉRIO WEBA
12 JOSIMAR DA BR
13 LÉO CUNHA
14 MANOEL RIBEIRO
15 MAX BARROS
16 NINA MELO
17 RIGO TELES
18 ROBERTO COSTA
19 ROGÉRIO CAFETEIRA
20 SOCORRO WAQUIM
21 STENIO RESENDE
22 VINÍCIOS LOURO

PEN/PMN/PHS/PSD
1 CARLINHOS FLORENCIO
2 EDUARDO BRAIDE
3 JOTA PINTO
4 PRISCILA
5 RICARDO RIOS
6 SÉRGIO VIEIRA

PT
1 AMÉRICO
2 FERNANDO SILVA
3 FRANCISCA PRIMO
4 ZÉ INÁCIO

PRB
1 ANA DO GÁS
2 GLALBERT CUTRIM
3 DOUTOR PÁDUA
4 JÚNIOR VERDE

PSL
1 EDSON ARAÚJO
2 GRAÇA PAZ
3 ROMA

PRP/PSDC/PTN
1 ALEXANDRE ALMEIDA
2 ARISTIDES MILHOMEM
3 FÁBIO GENTIL
4 MARCOS CALDAS
5 PAULO NETO
6 SOUSA NETO

PSDB/PSB/PCdoB/PDT
1 BIRA DO PINDARÉ
2 CARLINHOS AMORIM
3 FÁBIO MACEDO
4 GARDÊNIA CASTELO
5 HUMBERTO COUTINHO
6 NETO EVANGELISTA
7 OTELINO NETO
8 RAFAEL LEITOA
9 RAIMUNDO CUTRIM
10 SÉRGIO FROTA
11 VALÉRIA MACEDO

SDD/PPS/PP/PROS
1 JUSCELINO AÇAILÂNDIA
2 LUCIANO GENÉSIO
3 PATRÍCIA VIEIRA
4 WELLINGTON DO CURSO

PTC
1 EDIVALDO HOLANDA
2 NONATO ARAGÃO
3 TOCA SERRA

Leia mais

6 comentários »

Eleição no Maranhão

1comentário

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para mais sete municípios maranhenses São Luís, São José de Ribamar, Coroatá, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Vicente de Férrer e Cajapió.

A decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura atende solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) com vistas a garantir a normalidade e a lisura do pleito no próximo domingo (5).

Agora já são 17 cidades maranhenses que terão força federal. Antes o TSE já havia autorizado o envio de força federal para: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

1 comentário »

Debate na televisão

1comentário

DebateMirante

A TV Mirante realiza hoje à noite, logo após a novela Império, o debate com os candidatos ao governo do Maranhão com transmissão simultânea pela Rádio Mirante AM e pelos portais Imirante e G1 Maranhão.

Como sempre acontece nos debates promovidos pelas afiliadas, o mediador do debate será um jornalista da Rede Globo de Televisão aqui sob a responsabilidade de Fábio William.

Vão participar os três candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PMDB) e Luís Pedrosa (Psol).

O debate terá três blocos. Nos dois primeiros, os candidatos responderão a perguntas de temas livre e determinados. No último bloco, cada candidato fará as considerações finais.

Os outros três candidatos Saulo Arcangeli (PSTU), Zeluís Lago (PPL) e Josivaldo Corrêa (PCB) concederão entrevista amanhã (1º), dentro do JMTV 1ª edição.

1 comentário »

Sampaio mira G4

3comentários

UiliancorreaSampaio
O Sampaio enfrenta a Portuguesa, hoje, às 19h30, pelo Campeonato Brasileiro Série B. Completamente livre do rebaixamento, o Sampaio mira agora o G4. O time maranhense está a sete pontos do Vasco que é o quarto colocado.

Para isso, uma vitória hoje diante da Portuguesa é fundamental. Na partida de ida, no Canindé, o sampaio goleou por 4 a 1, na sua melhor atuação na competição.

A Portuguesa vem a São Luís para o tudo ou nada. O time paulista está na zona de rebaixamento e ocupa a 19ª posição com 20 pontos. Precisa desesperadamente da vitória.

Para o jogo de hoje o Sampaio terá o retorno dos atacantes Edgar e Pimentinha. O time terá a seguinte escalação: Rodrigo Ramos, Toti, Mimica, Luís Otávio e Gilton. Jonas, Uilian Corrêa e Eloir. Pimentinha, Willian Paulista e Edgar.

Outros três jogos serão realizados hoje: Icasa x Luverdense, Vila Nova e Ceará jogam às 19h30 e Ponte Preta e Paraná se enfrentam às 20h30, em Campinas.

A cobertura completa da rodada com destaque para Sampaio e Portuguesa você acompanha pela Rádio Mirante AM.

3 comentários »