Índice de satisfação com a Jucema chega a 94%

0comentário

suelineAo todo o quantitativo do atendimento realizado pela Ouvidoria, de janeiro a março deste ano, contabilizou 428 manifestações atendidas e respondidas diretamente pelos canais de acesso disponibilizados: e-mail, caixa de sugestões, telefone, fax e presencial. Entre os tipos de informações mais solicitadas estão a Consulta Cadastral, Consulta de Processos e a informação cadastral de empresas.

Para a presidente da Jucema, Sueline Moraes Fernandes o índice de qualidade de 94% é bastante expressivo e mostra que a Junta Comercial está no caminho certo para otimizar o registro de empresas no Maranhão. “No entanto, este número nos desafia constantemente a buscar a satisfação daqueles que ainda não a manifestaram”, reforçou a presidente.

A Ouvidoria da Jucema foi implantada para receber críticas, sugestões e elogios, objetivando melhorar, ainda mais, os serviços prestados aos usuários. Todas as manifestações são encaminhadas às unidades responsáveis e respondidas com rapidez, clareza e precisão. “Não se pode pensar em excelência na gestão pública sem dar ao cidadão o direito de emitir opinião, questionar, reclamar e sugerir ações. A Ouvidoria é justamente a unidade que faz esse papel, acolhendo o cliente nas suas necessidades e contribuindo para a credibilidade da Junta Comercial junto à sociedade”, endossou Sueline Fernandes.

Par dar mais visibilidade e transparência aos serviços e canais de atendimento ao cliente, a Jucema acaba de lançar a Carta de Serviço ao Cidadão. No documento estão detalhados os serviços prestados pelo órgão, as formas de acesso a eles e os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos, disponibilizando, assim, instrumentos de controle e informação adequados à população em geral. A carta será disponibilizada no site da Jucema www.jucema.ma.gov.br

sem comentário »

Fernando Sarney é reeleito vice da CBF

0comentário

fernandosarneyO empresário Fernando Sarney foi reeleito hoje (16) vice presidente regional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o mandato entre 2015/2019.

A eleição foi realizada na tarde desta quarta-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

O atual presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero foi eleito presidente com 44 votos.

Além de Fernando Sarney que foi reeleito vice da região Norte, foram eleitos vices regionais: José Maria Marin (Sudeste), Marcus Vicente (Centro-Oeste), Delfim Peixoto (Sul) e Gustavo Feijó (Nordeste).

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves destacou que a reeleição de Fernando Sarney é a garantia que o futebol do Maranhão e da região continuarão tendo voz ativa dentro da Confederação Brasileira de Futebol.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

sem comentário »

Julião abre o verbo contra Zé Reinaldo

0comentário

juliaoamim“Nunca foi segredo para ninguém. O Zé Reinaldo nunca gostou do PDT, ele não apoiava e nem queria Jackson Lago como governador, agora ele está fazendo de tudo para sairmos da aliança com o Flávio Dino”, afirmou com exclusividade a este jornalista, o presidente do diretório estadual do PDT, Julião Amim.

A afirmação foi dada, um dia após do anúncio da intenção da aliança ser consolidada entre PCdoB e PSDB no Maranhão, mediante a concessão da vaga de vice-governador. Cargo este que já estava prometido para o PDT, desde 2012.

Julião Amim durante a conversa lembrou que o PDT é o maior partido da oposição no estado. “São mais de 50 mil filiados em todo o Maranhão e a única legenda presente em todos os bairros da capital”, exaltou.

O pedetista diz que neste momento deve-se ter muita “cabeça” e não fazer besteira. O diálogo continuará aberto com Flávio Dino (PCdoB) e quer que a discussão envolva todos os partidos, não somente o PDT, que se coloque em discussão toda formação da chapa majoritária.

“Nós acreditamos na verdadeira mudança que pode ser proporcionada no estado através de Flávio Dino, mas exigimos respeito. Sei que o Zé Reinaldo e companhia estão trabalhando para tirar o PDT do grupo oposicionista, mas acredito que o Flávio é inteligente e não vá permitir que isto aconteça”, reiterou.

As declarações do presidente do PDT maranhense, evidenciam a crise que está instalada no grupo oposicionista e confirmou a matéria que foi veiculada hoje neste blog (veja aqui), que membros da oposição maranhense não querem mais os pedetistas na aliança estadual.

Blog do Diego Emir

sem comentário »

Chuva em São Luís

0comentário

renascenca

Não deveria ser mais assim, mas o temporal que caiu hoje à tarde em São Luís, mais uma vez complicou a vida de motoristas e empresários numa das áreas mais nobres da cidade.

No bairro Renascença, carros ficaram cobertos pela água que chegou a invadir alguns estabelecimentos e alagar o estacionamento do Tropical Shopping.

Mas os problemas foram registrados em várias áreas da cidade que enfrentam problemas de infraestrutura. E problemas que precisam de soluções urgentes.

A foto é de Francisco Campos.

sem comentário »

Visão equivocada e ultrapassada

0comentário

joaozinhoribeiroO compositor Joãozinho Ribeiro escreveu um artigo sobre a “Música Maranhense”, no qual mergulha na economia criativa da música e aponta dificuldades e desafios. O artigo foi publicado pelo jornalista Itevaldo Júnior em seu blog.

Joãozinho faz um desafio: “Quem quiser e puder, que tente me provar o contrário, mas o título do presente artigo é uma tradução mais que perfeita de uma realidade que poderia e pode ser bastante diferente, no que diz respeito ao panorama da música produzida no Maranhão”.

O artigo é interessante e serve no mínimo para uma boa discussão envolvendo artistas, produtores, jornalistas, radialistas, enfim…

“O grande gargalo da cadeia é justamente aquele referente à divulgação e difusão, dependente em grande parte dos meios de comunicação e das escolhas, em sua maioria políticas, no que diz respeito a contratação de bandas, artistas, apoios a shows, mostras e festivais, assegurando um mercado permanente para a geração de renda, emprego, trabalho, cidadania e dignidade para os artistas e produtores culturais participantes da cadeia produtiva da economia da música”.

E continua…

“O problema é que a distribuição, divulgação, difusão, acesso e a gestão do conhecimento são áreas chaves para o desenvolvimento da Economia Criativa, e por serem áreas altamente estratégicas, quem detém seu controle, detém por conseqüência o controle da cultura, em sua dimensão econômica. Daí a formulação de várias e pertinentes perguntas que não querem calar:

1) No Maranhão, como pensar no desenvolvimento da Economia da Música com os meios de comunicação monopolizados por basicamente três famílias (Sarney, Lobão e Ribeiro), que na grade de programação de suas emissoras sequer tem espaço para divulgação da música produzida no Maranhão?”.

Até parece que Joãozinho levanta aquela velha lenga-lenga da política maranhense. E procura no momento fazer a sua parte…

Aqui cabem alguns esclarecimento ao excelente compositor maranhense e que parece desconhecer a realidade ou que de má fez quis passar algo que de fato não ocorre.

Dizer que na grade de programação dos meios de comunicação (em especial das rádios) do Sarney, por exemplo não tem espaço destinado à música do Maranhão é uma maldade.

Desafio Joãozinho ou qualquer outro artista negar a estreita relação entre a Mirante FM, a música maranhense e a MPB. A 96 foi uma rádio que nasceu e que até hoje sempre valorizou a música maranhense. A Difusora FM, de Lobão, também tem o seu espaço aos maranhenses.

Aliás, o pior para música maranhense é ter um espaço fixo. Ele só serve para restringir a divulgação dos artistas em toda a programação. No passado funcionava, hoje já não faz mais tanto efeito, afinal música é ou não algo universal?

A Mirante FM faz muito mais do que divulgar a música do Maranhão. É uma das maiores parceiras de artistas locais em shows. Negar isso é no mínimo um ato de má fé.

Joãozinho deve saber que a MPM, nas ondas da Mirante FM projetou nomes como Fauzi Beydum, Tutuca, César Roberto, Pedro Sobrinho, Evandro Costa, Coqueiro, Celso Borges….

Além do mais, diria ao querido Joaozinho que é velha e ultrapassada essa defesa de programa de música do Maranhão na programação das rádios. A música produzida aqui deve e tem qualidade para ser executada com qualquer gênero de qualquer parte do mundo. E pelo que escuto é exatamente isso, além de ter um programa especial de MPM que a Mirante FM faz.

Fica o tema para a discussão e que Joãozinho, da próxima vez faça justiça ao que já vem sendo feito há vários anos, a menos que o rádio dele esteja desligado ou sem pilha.

A impressão que tenho é que o artigo deve ter sido escrito há muitos anos e só agora foi publicado.

sem comentário »

Prefeitura recupera Estrada do Socorrão II

0comentário

A Prefeitura de São José de Ribamar está realizando o trabalho de recuperação da malha asfáltica da Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II, importante via que corta os municípios de São José de Ribamar e São Luís.

O serviço consiste na recuperação, melhoramento e limpeza de toda a extensão da Avenida, em especial locais que sofreram deterioração devido as fortes chuvas que continuam caindo na Grande Ilha. Nesta quarta-feira (16), o trabalho esteve concentrado nas proximidades do Hospital Socorrão II.]

estradasocorrao
“Seguindo determinação do prefeito Gil Cutrim, todos os trechos da Avenida, da MA – 201 até a entrada do Jardim Tropical, serão recuperados. Agora é importante salientar e pedir aos moradores que tenham um pouco de paciência devido as fortes chuvas que continuam caindo. Elas atrapalham e atrasam qualquer serviço de pavimentação, recuperação da malha asfáltica e melhoramento de vias”, afirmou o secretário municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos de São José de Ribamar, André Franklin da Costa.

O serviço na Estrada do Socorrão II faz parte de uma ampla frente de trabalho, executada pela Prefeitura ribamarense, que visa beneficiar com a recuperação asfáltica e melhoramento grandes Avenidas de São José de Ribamar, também chamadas de corredores urbanos, além de vias de bairros de todas as regiões da cidade.

Paralelo a este trabalho, a administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) continua formalizando parcerias institucionais com o Governo do Estado e que estão resultando em novas obras de pavimentação. Como exemplo desta parceria, recentemente, Cutrim autorizou o asfaltamento da Estrada que liga a MA – 201 ao Residencial Turiúba, além das Ruas Major Pirola, da Saúde e Silva Maia, todas localizadas na Sede do município de São José de Ribamar.

Esta parceria também beneficiará com obras de pavimentação bairros de outras regiões da cidade, tais como Cohabiano II (Avenidas 9 e 10; Ruas 5 e 6; além da Avenida Projetada), Cohabiano X (Rua Nossa Senhora da Conceição), Villagio do Cohatrac (Rua 11), Jardim Araçagi (Ruas 26 e 28), Novo Cohatrac (Ruas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e Alto do Itapiracó (Rua Professor Nascimento de Moraes, Rua Costa e Silva e Avenida Itapiracó). As autorizações das obras nestas localidades serão dadas em breve.

Foto: Gláucio Ericeira

sem comentário »

Imagens que falam por si…

0comentário

flaviopt

flaviodino

aecioeflavio

Sábado no PT e segunda-feira no PSDB… É assim a “mudança” com ou sem “pureza”.

sem comentário »

Ponto facultativo

0comentário

O Governo do Maranhão decretou ponto facultativo, nesta quinta-feira (17), nas secretarias e órgãos do Estado.

Segundo a Casa Civil funcionarão somente os órgãos que prestam serviços essenciais à população, como delegacias de polícia e hospitais.

O expediente normal no Estado será retomado na terça-feira (22), por conta dos feriados da Sexta-Feira Santa (18) e do Dia de Tiradentes (segunda, 21).

São Luís

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nesta quinta-feira (17). Com o feriado da sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes, na segunda-feira (21), o expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na terça-feira (22).

Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão. Neste feriado também será mantido o funcionamento do setor de protocolo da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Durante a Semana Santa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) disponibilizará equipes para coleta de resíduos e varrição. As demandas referentes à iluminação pública serão atendidas por grupos de monitoramento. A Semosp lembra ainda que qualquer sugestão, crítica ou informação referente à iluminação pública pode ser feita pelo número 0800 284 8082.

São José de Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar também decretou, nesta quinta-feira (17), ponto facultativo para os servidores públicos municipais.

Na sexta-feira (18) e segunda-feira (21), feriados nacionais e obrigatórios, também não haverá expediente nos órgãos da administração municipal, estando em funcionamento somente os serviços públicos essenciais.

sem comentário »

Prefeitura firma parceria pela paz nas escolas

2comentários

edivaldoholandajuniorQuase 100 mil estudantes da rede municipal de ensino serão beneficiados com a implantação do projeto “Paz, como se faz? Semeando cultura de Paz nas escolas”. O primeiro passo para a concretização da proposta foi dado nesta terça-feira (15) através de parceria formalizada entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O convênio foi celebrado por meio de videoconferência realizada com a representante da Unesco, Alessandra Terra, na manhã desta terça-feira (15). Através da parceria será possível combater questões relacionadas à vulnerabilidade social e à violência nas escolas. A medida se insere nas ações encorajadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, encarando a educação como instrumento de transformação e de inclusão social.

A parceria prevê a visita de dois representantes da equipe técnica da Semed ao escritório da Unesco em Brasília e a montagem de um cronograma de formação para gestores, coordenadores pedagógicos e a equipe técnica da secretaria. A primeira formação deve abranger cerca de 100 profissionais. A longo prazo, o objetivo é englobar todo o corpo docente, distribuído em mais de 250 instituições de ensino.

O programa complementará as ações do Projeto de Mobilização Social do Ministério da Educação, ao qual a Semed aderiu como medida de intervenção social educativa, envolvendo lideranças sociais e famílias. Com a implantação do novo programa, também será potencializado o alcance de iniciativas já em curso na rede municipal de ensino, como o Mais Educação, Atleta na Escola e Escola Aberta.

2 comentários »

Apoio de Lula a Lobão Filho tem forte repercussão

0comentário

robertocostaRepercutiram fortemente na Asembleia Legisaltiva as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado e senador Edison Lobão Filho (PMDB). Lula, segundo Lobão Filho, garantiu a formação de aliança e criticou o modelo de política adotada por Flávio Dino (PCdoB).

Para o líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), as declarações de Lula tiveram efeito “esclarecedor” à população, uma vez que já era considerado fato consumado pela classe política.

“Vejo isso tudo com muita naturalidade, primeiro porque o presidente Lula já tinha hipotecado esse apoio ao nosso grupo político, ou seja, era uma decisão do PT nacional, e segundo porque trata-se de um projeto consistente e de grupo”, disse.

edilaziojuniorO líder do Bloco Democrático, deputado Edilázio Júnior (PV), ressaltou o peso político do Lula. “O posicionamento de Lula é muito importante, uma vez que parte do político que tem a maior popularidade da história do país. Está aí o exemplo do [Fernando] Haddad e da própria Dilma [Rousseff], que foram lançados de forma desacreditada, e com a força de Lula saíram vitoriosos das urnas “, afirmou.

Para o deputado Alexandre Almeida (PTN), o cenário político começa a se definir agora, com clareza, ao eleitorado maranhense em relação aos candidatos.

O Estado

sem comentário »