Explosão do brega

0comentário

Pablo

Não é novidade para ninguém que o brega virou sucesso nacional, principalmente por aqui e a noite de ontem – a “Noite da Sofrência” foi também a noite da “explosão do brega”.

O brega de Pablo do Arrocha está na boca do povão e de 20, 30, 40 sei lá quantas mil pessoas que estiveram no Cais da Alegria.

Gente que esteve lá para chorar, rir, se divertir. Gente de todas as classes.

Não vi sequer um empurrão, uma briga. Nada que pudesse levar medo às pessoas em meio àquele mar de gente e as imagens que mostro aqui falam por si só.

Publico

Gente como eu que tem ouvidos atentos a tudo que acontece no mundo da música e que sempre quis conhecer de perto esse fenômeno que ocorre com a música brega acima de qualquer tipo de preconceito musical.

Vi alegria e muita troca de energia entre o público e quem estava lá no palco. Não questiono as letras que falam de coisas que muita gente vive, as melodias… Ora, elas estão na boca do povo.

Por tudo isso, gostem ou não os “papas da música”, o brega é a música do momento e não considero apenas uma onda não. O brega chegou para ficar…

sem comentário »

Dever de casa

0comentário

Sampaio

O Sampaio encerrou com a derrota por 2 a 1, para o Atlético-GO, a sua participação em casa no Campeonato Brasileiro Série B. Quando entrou em campo ontem já sabia que não tinha mais nenhuma chance de chegar ao tão sonhado acesso à Série A.

Por mais incrível que possa parecer foi no Castelão até então a principal arma do Sampaio contra os seus adversários quando garantiu dois acessos consecutivos nas Séries D e C que time maranhense deixou a chance de acesso escapar.

Foi aqui que perdemos pontos importantes e que fizeram falta na caminhada do Sampaio. Ao deixar de fazer o dever de casa, o Tricolor embora não se distanciasse muito do G4 deixou escapar uma chance de ouro.

Jogando no Castelão o Sampaio venceu menos do que empatou foram sete vitórias nos 19 jogos que realizou. Empatou outras nove e perdeu apenas três.

Dentro de casa, o Sampaio deixou escapar 27 pontos. Nem preciso dizer que se o Sampaio tivesse sido competente em casa, hoje a sua torcida estaria em festa.

Fazer o dever de casa é a lição que fica nesta primeira participação do Sampaio na Série B de pontos corridos.

E faltando apenas uma rodada para o término da participação, o Sampaio deve começar a pensar e a planejar 2015. Devemos aprender com os erros cometidos e repetir as coisas certas que foram feitas, afinal ninguém pode esquecer que se o Sampaio não foi capaz de garantir o acesso pelo menos soube garantir a sua permanência na charmosa Série B.

Veja os jogos do Sampaio no Castelão

Sampaio 1 x 2 Atlético-GO
Sampaio 3 x 0 Boa Esporte-MG
Sampaio 1 x 2 Joinville-SC
Sampaio 3 x 0 Bragantino-SP
Sampaio 1 x 1 Náutico-PE
Sampaio 0 x 0 Portuguesa-SP
Santaio 2 x 2 Vasco-RJ
Sampaio 2 x 1 ABC-RN
Sampaio 3 x 2 Icasa-CE
Sampaio 0 x 0 América-MG
Sampaio 0 x 0 Santa Cruz-PE
Sampaio 3 x 3 Ponte Preta-SP
Sampaio 2 x 0 Vila Nova-GO
Sampaio 3 x 0 América-RN
Sampaio 2 x 2 Ceará-CE
Sampaio 1 x 0 Luverdense-MT
Sampaio 1 x 1 Avaí-SC
Sampaio 2 x 2 Oeste-SP
Sampaio 0 x 2 Paraná-PR

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

SES promove mutirão

0comentário

Mutirao

Vinte e dois homens foram submetidos a procedimentos cirúrgicos, neste sábado (22), durante a realização do mutirão de cirurgias urológicas no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é parte da programação Novembro Azul – que promove serviços voltados para a saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata.

O coordenador do Serviço de Urologia da Rede Estadual, Silvio Moreira, informou que foram realizadas cirurgias de próstatas, fimose, câncer de pênis, vaporização de próstata por plasma e prostatectomia –remoção cirúrgica de parte ou toda a próstata. “São homens que estavam com consultas e exames atualizadas e aguardavam pelas cirurgias, que também são realizadas diariamente pela equipe do HCM”, disse.

Ele explicou que prostatectomia é realizada em casos de tumores (câncer de próstata) e quando a próstata se torna muito grande (hiperplasia benigna de próstata), a ponto de restringir o fluxo de urina através da uretra. As cirurgias de vaporização de próstata foram iniciadas ano passado, na rede pública do estado.  Na cirurgia vídeoendoscópica, minimamente invasiva, com uso de vaporização (transição direta do sólido para gás), o tecido prostático é removido mais suavemente, utilizando energia por plasma sob baixa temperatura.

O urologista Lúcio Paiva explicou que a técnica de vaporização quase não há contato direto entre o equipamento e o tecido. O dispositivo não apenas vaporiza o tecido aumentado, como também coagula o restante do tecido saudável e deixa uma superfície lisa reduzindo a próstata a tamanhos normais e aceitáveis. “É minimamente invasiva, e o procedimento e a recuperação são mais rápidos. O paciente é liberado em 24 horas e vai para casa sem uso de sonda”, explicou.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Fim do sonho

6comentários

Vasco

Acabou o sonho do acesso do Sampaio à Série A. As vitórias do Boa Esporte por 1 a 0 sobre o Oeste e do Avaí por 1 a 0 contra o Santa Cruz afastaram qualquer chance do time maranhense ir à elite do futebol brasileiro.

O Sampaio não dependia apenas de si. Precisava vencer seus adversário e torcer por tropeços dos candidatos ao acesso em pelo menos oito jogos. Agora, os jogos com Atlético-GO e América-MG servirão apenas para o representante maranhense terminar numa melhor colocação na competição, mas sem dúvida a campanha que fez e ter permanecido entre as melhores equipes da Série B já foi sem dúvida uma grande conquista.

No Maracanã, o Vasco levou 54 mil torcedores ao Maracanã, mas só consegui empatar por 1 a 1 e garantiu o acesso à Série A. Após mais uma apresentação ruim, o Vasco comemorou o acesso debaixo de uma vaia estrondosa do seu torcedor.

“Se não fizer uma boa equipe, vai cair novamente”. A frase foi do zagueiro Rodrigo após o empate do Vasco com o Icasa. E tem toda razão o zagueirão do Vasco afinal a campanha do time da Colina foi decepcionante.

O G4 tem Joinville (70), Ponte Preta (68), Vasco (63) e Boa Esporte (59). O Boa Esporte precisa apenas vencer o já rebaixado Icasa, em Juazeiro do Norte para garantir o acesso na última rodada.

Já estão rebaixados para a Série C: Icasa, Vila Nova e Portuguesa. A última vaga do rebaixamento é disputada entre Bragantino, América-RN e Oeste.

Foto: André Durão/ Globoesporte.com

6 comentários »

Equipe de Flávio Dino

2comentários

FlavioDino1

Veja a relação de todos os nomes anunciados até agora para o primeiro e segundo escalões pelo governador eleito Flávio Dino (PCdoB) para a sua equipe a partir de 1º de janeiro.

Casa Civil – Marcelo Tavares
Saúde – Marcos Pacheco
Segurança Pública – Jefferson Portela
Educação – Áurea Prazeres
Infraestrutura – Clayton Noleto
Planejamento – Cíntia Mota Lima
Cultura – Ester Marques
Agricultura – Márcio Honaiser
Agricultura Familiar – Adelmo Soares
Fazenda – Marcellus Ribeiro Alves
Esporte – Márcio Jardim
Administração Penitenciária – Murilo Andrade
Gestão e Previdência – Felipe Camarão
Meio Ambiente – Marcelo Coelho
Comunicação – Robson Paz
Assessoria de Imprensa – Aline Louise
Cidades – Flávia Alexandrina Coelho
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Bira do Pindaré
Desenvolvimento Social – Neto Evangalista
Mulher – Laurinda Pinto
Igualdade Racial – Gerson Pinheiro
Direitos Humanos – Francisco Gonçalves
Transparência e Controle – Rodrigo Lago
Trabalho – Julião Amin
Indústria e Comércio – Simplício Araújo
Articulação Política e Assuntos Federativos –  Márcio Jerry
Representação no DF – Domingos Dutra
Iterma – Mauro Jorge
Aged – Fortunato Macedo
Emap – Ted Lago
Empresa de Transportes Urbanos – José Artur Cabral Marques
Procuradoria Geral do Estado – Rodrigo Maia
Detran – Antonio Nunes
Iema – Francisco Alberto Gonçalves Filho
Procon – Duarte Júnior
Fapema – Alex Oliveira de Souza
Funac – Elisângela Cardoso
Inmeq – Geraldo Cunha Carvalho Jr.
Cerimonial – Telma Moura de Oliveira
Casa Militar – Major Everaldo Santana
Corpo de Bombeiros – Coronel Roberto Pinto de Araújo
Augusto Barros – Delegado Geral
Comandante Geral da PM – Marco Antonio Alves da Silva
Subcomandante Geral da PM – Coronel Raimundo Nonato Santos Sá

2 comentários »

Exemplo na Saúde

1comentário

RicardoMurad

Leia mais

1 comentário »

Novembro Azul

1comentário

famem

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) aderiu de vez à campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, iniciativa que visa conscientizar os maranhenses sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino.

“Além de incentivar a compra das camisas por parte dos nossos associados, também iremos contribuir divulgando as ações da campanha e o importante trabalho desenvolvido por todos que fazem o Hospital Aldenora Bello”, afirmou o presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), que, nesta sexta-feira (21), esteve reunido com o vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares. Também participaram do encontro os prefeitos Djalma Melo (Arari) e Beto Pixuta (Matinha).

Antonio Dino agradeceu a parceria da FAMEM e elogiou a iniciativa do presidente Gil Cutrim. De acordo com ele, somente unindo forças será possível fazer com que as informações necessárias sobre o combate ao câncer masculino cheguem ao maior número possível de maranhenses.

“A Famem possui contato direto com os municípios, seus gestores e agentes administrativos. Essa parceria, tenho certeza, fará com que as informações sobre a campanha e as nossas atividades cheguem mais rápido a todos os cantos do Estado. Nós, da Fundação e do Aldenora, só temos a agradecer a iniciativa do presidente Gil”, afirmou Dino.

Programação – As atividades da campanha “Novembro Azul” da Fundação Antonio Dino terão continuidade neste domingo (23) com a realização da “Corrida Azul: uma corrida pela vida”, voltada para a conscientização e prevenção e diagnóstico precoce do câncer masculino. O percurso de 5km terá início às 7h da manhã, com concentração na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

No próximo dia 26, das 8h às 11h no Aldenora Bello, será promovido o “Atendimento Aberto à População Masculina”. Os consultórios do Hospital estarão voltados para a ação social que busca conscientizar a população sobre a importância do exame precoce para prevenção e controle do câncer.

Já no dia 27 será realizado o “Almoço para Homens”, no Restaurante Sal e Brasa, a partir das 12:00h, cuja renda será destinada ao atendimento dos pacientes da unidade especializada de saúde.

1 comentário »

Dia de vacinação

0comentário

EdivaldoHolandaJr

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), promoverá, neste sábado (22), o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. De acordo com a coordenação de Imunização da Semus, cerca de 50 mil doses da vacina estarão disponíveis em 66 pontos fixos da cidade – entre postos e unidades mistas. A vacina é destinada a crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade. A campanha segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e está alinhada à política de gestão preventiva na saúde, implementada pelo prefeito Edivaldo.

Além dos postos e unidades mistas, a Semus disponibilizará 100 unidades volantes em shoppings, escolas e associações de moradores, com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina. Segundo a Coordenação de Imunização da Semus, em São Luís, a meta é imunizar mais de 72 mil crianças contra a poliomielite e mais de 63 mil contra o sarampo, até o dia 28 deste mês, prazo final da campanha.

O prefeito Edivaldo participou do primeiro dia de mobilização, realizado no dia 8 deste mês, quando mais de 20 mil crianças foram imunizadas. A titular da Semus, Helena Duailibe, destacou que a Prefeitura estará empenhada para cumprir a meta proposta. “Precisamos intensificar as ações e contar com o apoio da população, para cumprirmos a meta da campanha. É uma orientação do prefeito Edivaldo e faço mais uma vez um apelo para que os pais ou responsáveis possam levar seus filhos até um dos postos de vacinação”, disse a secretária.

A Coordenação de Imunização orienta os pais – com base em informação divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde – a comparecerem aos pontos de vacinação, mesmo que as crianças apresentem histórico de alergia a leite de vaca. “No local de vacinação, nossos profissionais farão a orientação necessária e avaliarão se a criança necessita ou não da vacina”, recomendou a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo.

Foto: Fabrício Cunha

sem comentário »

Prioridades no Esporte

3comentários

MarcioJardim

O professor Márcio Jardim foi escolhido nesta sexta-feira pelo governador eleito Flávio Dino para assumir a Secretaria de Desportos e Lazer (Sedel) a partir de 1º de janeiro de 2015. Com pouca ligação com o meio esportivo, Márcio Jardim é uma figura sempre presente nos estádios de futebol.

“Sou um torcedor tradicional do futebol. Vou ao estádio com o meu time [Sampaio] em qualquer situação boa ou ruim. Sou um torcedor tradicional e não um torcedor eventual”, afirmou.

Em entrevista ao Globoesporte.com, Márcio Jardim falou sobre o desafio que terá pela frente e adiantou as prioridades do novo governo no esporte.

“Inicialmente vamos pensar numa política de interiorização para fortalecimento do esporte nos municípios maranhenses. Também vamos trabalhar na reorientação da Lei de Incentivo ao Esporte para que possamos investir de forma maciça na infraestrutura esportiva”, disse.

Castelão

Márcio Jardim disse que estudará formas de otimização dos espaços no Estádio Castelão que tem uma estrutura cara para sua manutenção.O novo secretário Desporto e Lazer disse que a partir da próxima semana iniciará a transição com a atual equipe da Sedel.

“Tenho uma relação pessoal muito boa com o atual secretário Joaquim Haickel e sei que não encontraremos qualquer dificuldade nesta transição”, finalizou.

No Twitter, o atual secretário Joaquim Haickel elogiou a escolha de Márcio Jardim. – Márcio Jardim tem ótimos contatos tanto no governo estadual como no governo federal. Tem tudo para fazer uma grande administração na Sedel – postou.

3 comentários »

Reunião com Sindjus

1comentário

Sindjus

No início da tarde desta quinta-feira (20), o Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), recebeu o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – Sindjus.

Os servidores trouxeram a proposta de uma audiência pública para discutir o orçamento do Judiciário, visto que atualmente o Sindicato deflagrou greve no Tribunal de Justiça, sob alegação de que não estariam recebendo o pagamento de direitos que foram por eles conquistados em Leis. Durante o encontro, Roberto Costa destacou que o orçamento do TJ tem sido uma das maiores preocupações da Comissão, que tenta buscar uma saída para atender minimamente, e dentro da legalidade, as necessidades do Tribunal.

O deputado disse que levará a solicitação adiante, no sentido de aprovar a audiência pública para que o Sindjus seja incluído na discussão. Na última quarta-feira, Roberto Costa, deputado Edilázio Júnior (PV) e a deputada Eliziane Gama (PPS) também, membros da Comissão aprovaram o Parecer prévio do Orçamento do Estado, que embora venha a ser executado somente no próximo governo, tem elaboração e aprovação feitas no governo atual.

Na oportunidade, Roberto destacou que a discussão e os acertos para o próximo Orçamento entraram numa nova fase até que se chegue ao Parecer final; e já havia anunciado que a próxima etapa teria discussão ampla com categorias que já solicitaram reunião à Comissão.

1 comentário »