Dia de decisão

0comentário

SampaioeMotoO primeiro dos dois duelos entre Sampaio e Moto pelas semifinais do Campeonato Maranhense será disputado hoje (19), às 17h, no Estádio Castelão. Para muitos essa é uma decisão antecipada da competição.

Na outra semifinal, o Imperatriz praticamente garantiu vaga na decisão ao golear em casa o São José por 4 a 1, ontem  à noite.

Com a melhor campanha na primeira fase, o Moto tem a vantagem e joga a semifinal com a vantagem de dois resultados iguais, mas ninguém no rubro-negro quer falar sobre vantagem contra o seu maior rival.

O time do Moto vem numa crescente e no Estadual não leva gols a quatro partidas, além de ter garantido de forma heróica no meio de semana a classificação na Copa do Brasil fora de casa contra o Boa Esporte.

O Sampaio com uma equipe mais qualificada e que vem sendo preparada para o Campeonato Brasileiro Série B, mesmo com a vantagem conquistada pelo Moto, ainda assim na minha opinião tem tudo para tirar a vantagem do adversário e ficar com a vaga.

O torcedor do Sampaio poderá esperar uma atitude diferente do time. O técnico Oliveira Canindé tem dito que o time está devendo no Estadual, pois a quarta colocação foi pouco para um time que tem o elenco como o Sampaio.

Tudo isso são ingredientes de uma grande decisão que você vai acompanhar pela Rádio Mirante AM.

Foto: Flora Dolores

sem comentário »

Visita a municípios

0comentário

ArariEm visita de trabalho realizada ao interior do Maranhão neste fim de semana, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) garantiu empenho no sentido de viabilizar, junto ao governo do estado, a execução de importantes novas obras nos municípios de Timbiras, Arari e Viana.

Acompanhado do prefeito Djalma Melo, Glalbert participou, em Arari, da entrega de uma nova unidade pública de ensino. No município, o deputado conversou com representantes dos mais variados segmentos da sociedade que lhe solicitaram apoio no sentido de obter parceria com a administração do governador Flávio Dino para execução de obras de asfaltamento em vários bairros.

Em Timbiras, participou com o prefeito Fabrízio Araujo da inauguração da nova Escola Municipal Luzia da Conceição e vistoriou a obra de construção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do município.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que trabalhará pela formalização de uma parceria com o governo estadual que resulte no asfaltamento da estrada que liga a sede da cidade ao povoado Capoeiras, uma reivindicação antiga dos moradores.

Timbiras“O Glalbert é um deputado municipalista, que sempre está nas cidades conversando diretamente com a classe política e com os moradores. Tenho certeza que, através do seu trabalho na Assembleia Legislativa, Timbiras obterá grandes conquistas”, avaliou Fabrizio Araújo.

Em Viana, o deputado foi recebido por representantes da classe política, dentre eles o ex-prefeito Benito Filho; a vereadora Ane Amorim e o ex-vereador Jeferson Gomes, que solicitaram apoio para implantação de poços artesianos e de uma Casa da Farinha no município.

Glalbert agradeceu o carinho com o qual sempre é recebido nas cidades de todas as regiões do Maranhão. E ratificou o seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento dos municípios. “As reivindicações dos moradores serão transformadas em pleitos que iremos defender junto ao governo do estado. É necessário que os municípios estejam fortalecidos para que tenhamos um estado mais forte”, disse o deputado que também visitou as cidades de São Mateus e Codó.

sem comentário »

Conquista no futsal

0comentário

Balsas2015O Maranhão está de volta a 1ª divisão da Taça Brasil de futsal adulto masculino – competição equivalente no futebol a Copa do Brasil. O Balsas garantiu o acesso mesmo com um vice na segunda divisão.

O time maranhense foi derrotado hoje (18) por 2 a 0, pelo Vento em Popa (BA) em Campo Grande-MS, na decisão da 2ª divisão, mas garantiu o mais importante que era o acesso.

O destaque da equipe maranhense foi o ala Tiaguinho que foi artilheiro da competição com 8 gols. A gente veio com o objetivo de subir Maranhão para a elite do futsal, e foi concluído”.

O técnico Hallyson Dias Pereira disse que Balsas perseguia este acesso há 8 anos. “Nosso projeto já tem oito anos e hoje estamos sendo coroados”.

Foto: Hélder Rafael

sem comentário »

Memória do esporte

1comentário

BarbaraSoeiroA Câmara de São Luís aprovou indicação de autoria da vereadora Bárbara Soeiro (PMN) ao governador Flávio Dino (PCdoB) solicitando a criação do Museu do Esporte no Complexo Esportivo Canhoteiro. Ela acredita na sensibilidade do governador para que a sua proposição se torne realidade.

“A ideia é reunir acervos importantes da história do esporte maranhense, dos ídolos que brilharam aqui e além fronteiras e dos feitos retratados em diversas categorias, pelos mais diferentes meios de comunicação, resgatando, propagando e principalmente, valorizando a biografia esportiva do Maranhão”, defendeu Bárbara.

Muito identificada com o esporte no Maranhão, Bárbara citou diversas cidades brasileiras que já preservam a memória do esporte nos seus estados.

“Em São Paulo, o estádio Municipal do “Pacaembu” tem um lindo Museu do Futebol, muito bem equipado com toda a modernidade que os jovens adoram; no Maracanã  tem a “Calçada da Fama” que imortaliza gigantes do esporte; só pra citar alguns. Agora numa terra que já teve Fausto [disputou a Copa de 1930], Canhoteiro [considerado o “Garrincha da ponta esquerda”], Clemer [campeão do Mundo] e tantos outros gênios do esporte, em todas as modalidades, por quê não termos um Museu do Esporte?”.

Sem dúvida alguma uma bela iniciativa e que só poderia partir de alguém que está sempre presente e que sempre olhou o esporte como algo prioritário principalmente para os mais jovens. Ela é casada com o ex-vereador Albino Soeiro e foi líder de torcida do Moto Club.

1 comentário »

Excelentes notícias

4comentários

sampaioemotoDuas excelentes notícias, principalmente para Sampaio e Moto às vésperas do primeiro clássico pela semifinal do Campeonato Maranhense. São notícias que vão esquentar ainda mais o clima do clássico deste domingo, às 17h, no Estádio Castelão.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o repasse da cota de R$ 240 mil referente à classificação dos dois representantes maranhenses na Copa do Brasil. O cheque no valor já foi repassado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF), ontem aos clubes.

Com os recursos, os dois clubes vão imediatamente atualizar os salários que estão atrasados por conta da dificuldade financeira e das fracas arrecadações nos jogos.

A outra boa notícia diz respeito a ajuda do Governo do Maranhão aos quatro semifinalistas do Campeonato Maranhense: além de Sampaio e Moto, São José e Imperatriz.

O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim em conversa por telefone disse que na segunda-feira (20) será formalizada a ajuda através do Detran. Segundo ele, o governo destinará R$ 500 mil que será rateado entre as equipes através da AMA Clubes.

Além disso, Márcio Jardim diz que tentará junto ao governo uma ajuda extra para os dois representantes maranhenses na Copa do Brasil para os jogos contra Palmeiras e Ponte Preta que serão mostrados para todo o país pela televisão.

Além do Governo do Maranhão, Sampaio e Moto deveriam unir forças no sentido de buscar outros apoiadores para esses jogos da Copa do Brasil. Devem buscar a parceria da Prefeitura de São Luís e Óticas Diniz, por exemplo. Mas outras empresas também deveriam ser procuradas pois a oportunidade de divulgação nestes dois grandes eventos pode gerar excelente fonte de recursos aos clubes.

Fica a sugestão do blog…

4 comentários »

Máfia das próteses

1comentário

ArthurChioroO ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu ontem na Câmara a existência de ilegalidades no setor de dispositivos médicos implantáveis no Brasil. Em audiência da CPI da Máfia das Órteses e Próteses, Chioro afirmou que certas práticas afrontam princípios éticos e legais.

As fraudes foram denunciadas em reportagem do “Fantástico”, da Rede Globo. Segundo o programa, a máfia foi constatada em cinco estados, onde médicos obrigam pacientes a comprar próteses, muitas vezes sem necessidade. Eles receberiam dos fabricantes entre 15% e 50% do valor dos produtos.

Relator da CPI, o deputado André Fufuca (PEN-MA) avaliou positivamente os esclarecimentos do ministro. “Ele nos deu uma dimensão que não tínhamos. Uma dimensão só vista pelos que estão dentro da máquina que direciona a saúde do País.”

O relator apresentou requerimento, que ainda será votado, para que integrantes da comissão visitem o Rio Grande do Sul, considerado o estado mais avançado em termos de investigações de irregularidades na área.

Foto: Zeca Ribeiro

1 comentário »

Times definidos

4comentários

SampaioeMotoÉ grande a expectativa para o primeiro clássico entre Sampaio e Moto pelas semifinais do Campeonato Maranhense que acontece neste domingo, às 17h, no Estádio Castelão.

No Sampaio, o técnico Oliveira Canindé não faz mistério e repete a mesma equipe utilizada no empate do último domingo. O Sampaio terá: Milton Raphael, Daniel Damião, Edivânio, Luís Otávio e Raí. Dudu, Diones, Curuca e Válber. Pimentinha e Robert.

No Moto, o técnico Felinto Holanda ainda tem dúvida nas duas laterais, mas é provável que ele repita a mesma equipe que empatou com o Boa Esporte e garantiu a classificação na Copa do Brasil. O time deve ser: Raniere, Édson Pacujá, Luís Fernando, Rodolfo e Rodrigo Fernandes. Ícaro, Felipe Dias, Kléo e Vanderlei. Henrique e Naoh.

O Moto tem a vantagem e joga por dois resultados iguais por ter obtido a melhor campanha na primeira fase.

A outra semifinal entre Imperatriz e São José começa nesta sábado, às 19h15, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia. Os dois jogos você confere na íntegra na Rádio Mirante AM.

Foto: Flora Dolores/ O Estado

4 comentários »

Visita a Bacabeira

2comentários

RefinariaBacabeiraRepresentantes da Comissão Externa da Câmara Federal que apura o cancelamento das refinarias da Petrobras Premium I e II , no Maranhão e no Ceará visitaram ontem (17), o local onde seria instalado o empreendimento em Bacabeira.

Até o anúncio do cancelamento da obra da Refinaria Premium I, no Maranhão foram investidos mais de R$ 2 bilhões.

A Comissão está dialogando com as comunidades dos locais onde as obras foram abandonadas para elaboração de relatório que será encaminhado às autoridades para evitar o desperdício do dinheiro público.

Participaram da visita o relator da comissão deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) , além dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA) e dos deputados estaduais Fernando Furtado (PCdoB-MA), Wellington do Curso (PPS-MA) e Zé Inácio (PT-MA).

“Nós não queremos levar esse assunto para a CPI. Nós queremos resolver na nossa comissão. A Petrobras irá devolver o terreno ao Estado e àqueles municípios que cederam suas áreas como se isso não tivesse nenhum reflexo social. Nós temos prazo. A ideia é de que, nesse primeiro semestre, nós possamos dar subsídios aos governadores”

Foto: Clarissa Carramilo/G1

2 comentários »

Secretários ausentes

2comentários

EdivaldoHolandaJuniorUm fato virou rotina nos eventos oficiais da Prefeitura de São Luís e que parece estar passando despercebido até mesmo pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), é a pequena participação de secretários nas solenidades.

Até já havia comentado este fato numa conversa com secretário de governo Lula Fylho, pois a cada evento vinha chamando a atenção que poucos são os secretários e vereadores que vinham prestigiando os eventos mesmo com a participação do prefeito Edivaldo.

Mais um exemplo do que estou falando foi o que aconteceu hoje, durante a entrega de 250 cadeiras de rodas a pacientes do Programa de Órtese e Prótese, no ginásio do Parque do Bom Menino.

Pelo visto tem algo errado. Um secretário que não compareceu me disse que não foi avisado sobre a programação.

O resultado foi que além do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e da primeira-dama Camila Braga, apenas os secretários municipais Helena Duailibe (Saúde), Batista Matos (Comunicação), Socorro Araújo (Turismo), o subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Farias estiveram presentes. O material divulgado pela Secom não incluiu por exemplo a presença do adjunto (ou interino) de Esportes, Rommeo Amim que estava presente.

Até os vereadores estiveram em maior número. Ao todo foram oito: Pedro Lucas Fernandes (PTB), Barbosa Lages (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Edimar Gomes (PSDB), Basileu (PSDC), Josué Pinheiro (PSDC), Chaguinhas (PSB) e Marquinhos (PRB).

Fica a observação para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior chamar atenção do seu secretariado e exigir a presença de todos nos eventos da Prefeitura de São Luís.

Foto: A. Baêta

2 comentários »

Copa do Brasil

5comentários

copadobrasilDefinidas as datas dos jogos dos dois representantes maranhenses na segunda fase da Copa do Brasil. Sampaio e Moto vão enfrentar, respectivamente Palmeiras e Ponte Preta.

O Sampaio se classificou ao eliminar o Estrela do Norte-ES. No primeiro jogo, o Sampaio perdeu em Cachoeiro do Itapemirim por 3 a 2. Na partida de volta fez 4 a 1, com facilidade no Castelão.

O Moto empatou duas vezes com o Boa Esporte por 1 a 1. Na partida de volta, em Varginha, no interior de Minas, o Moto venceu nos pênaltis por 4 a 3.

Agora na segunda fase da Copa do Brasil, tanto Sampaio quanto Moto fazem a primeira partida no Estádio Castelão. O Sampaio recebe o Palmeiras no dia 29 de abril,às 22h. O Moto joga com a Ponte Preta somente no dia 7 de maio, às 19h30.

A partida de volta entre Palmeiras e Sampaio será no dia 14 de maio, no Allianz Park, às 21h50. A Ponte Preta enfrentará o Moto no dia 14 de maio, às 19h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Os jogos do Sampaio serão mostrados ao vivo pela TV aberta e os do Moto pela TV fechada devido ao horário.

Por terem se classificado para a segunda fase, cada equipe do Maranhão vai receber a cota de R$ 240 mil. Se passarem para a terceira fase, a bolada será de R$ 560 mil.

5 comentários »