Transição e diálogo

0comentário

reuniao

A comissão nomeada pela governadora Roseana Sarney, que tem a atribuição de prestar informações à equipe indicada pelo governador eleito, esteve reunida nesta quarta-feira (29), dando continuidade aos trabalhos de transição. Nesta quinta-feira (30), será cumprida a 2ª etapa do processo, com a entrega de documentos e informações para o coordenador da comissão indicada pelo governador eleito.

A secretária-chefe de Estado da Casa Civil e coordenadora da comissão de transição, Anna Graziella Neiva, tem orientado os secretários, diretores e presidentes de órgãos ligados ao Governo do Estado para, por meio de comissões internas, organizar as informações de acordo com o que foi solicitado.

“Estamos trabalhando para que a transição aconteça de forma eficiente e totalmente transparente, obedecendo às premissas do processo democrático. A governadora, inclusive, se antecipou ao primeiro contato da nova gestão e já havia reunido todo o secretariado para passar as orientações sobre a transição. Estamos conduzindo as solicitações dentro de cada secretaria para fazer as compilações que atenderão aos pedidos da equipe do governo eleito”, explicou a secretária.

Também formam a comissão de transição os secretários João Bringel (Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – Seplan) e Marcos Jacinto (Secretaria de Estado da Gestão e Previdência – Segep), a procuradora-geral do Estado, Helena Haickel, e o advogado da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde, Márcio Leite.

Diálogo

Na última semana, Luiz Carlos Fossati, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – encarregada pela administração do Sistema Portuário –, recebeu o empresário Ted Lago, que será o diretor da Emap na gestão do governo eleito. O encontro faz parte das diversas atividades do período de transição, que objetivam o diálogo entre as equipes.

“O Palácio dos Leões, a Casa Civil e as nossas secretarias estão de portas abertas para receber a equipe de transição do futuro governo e ajudá-la com todas as informações necessárias. Ainda faremos reuniões entre as equipes, mantendo o diálogo necessário para uma transição tranquila”, conclui Anna Graziella.

Foto: Handson Chagas

sem comentário »

Esporte na escola

0comentário

Escola

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara irão disputar a Taça Campina Grande de Handebol. A participação no evento foi viabilizada a partir de parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com a Associação Esportiva São Francisco (Aesf). A competição reúne equipes de estados do Norte e Nordeste em quatro dias de jogos.

O titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho do prefeito Edivaldo em garantir um ensino de qualidade e a orientação para o incentivo ao esporte. “É imprescindível a atividade esportiva para o desenvolvimento salutar de nossas crianças, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto pelas noções de trabalho em equipe, parceria e competição sadia que são despertados. Colecionamos vários casos de sucesso na nossa rede, de estudantes que saíram vitoriosos em competições”, declarou.

No primeiro ano de participação na Taça Campina Grande de Handebol, o desempenho dos estudantes da U.E.B. Santa Clara garantiu a medalha de bronze (3º lugar). Este ano, foram formadas cinco equipes com estudantes da escola, ex-alunos e atletas da Aesf. Eles participarão das disputas de handebol nas modalidades infantil feminino, cadete masculino, juvenil masculino, adulto masculino e adulto feminino.

Kaian Ramos de Menezes, 13 anos, estudante da 6ª série da U.E.B. Santa Clara, disse que treina desde o ano passado para conquistar o ouro este ano. “Estou muito feliz. Minha mãe só me pediu pra ter muito cuidado e responsabilidade e pra eu trazer o ouro”, comentou. Com lágrimas nos olhos, a mãe de Kaian, Maria da Conceição, disse que só deixou o garoto viajar porque esse era um sonho dele. “Ele nunca saiu de perto de mim, mas estou feliz e torcendo por ele”, assinalou a mãe.

O diretor da U.E.B. Santa Clara, Jadilson Gomes, disse que a família toda se mobilizou e os atletas estavam se preparando há um ano para essa viagem. “A nossa expectativa é conquistarmos o primeiro lugar, o título de campeão. Mas mesmo se isso não acontecer, já nos sentimos felizes e realizados, porque nossa escola está se destacando no esporte e indo representar a nossa cidade em outro estado. Isto já é uma grande vitória, ainda mais conhecendo cada aluno e a origem deles”, finalizou.

Outras ações

O incentivo ao esporte nas escolas da rede municipal de ensino também é realizado pela Prefeitura de São Luís por meio dos programas Mais Educação e Segundo Tempo, de iniciativa do governo federal. O incentivo tem rendido conquistas para os estudantes. Na edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a U.E.B. Primavera (Cohatrac) conquistou a prata no handebol. Já a equipe da U.E.B. Rivanda Berenice Braga (Barreto) foi ouro na prova do pentatlo pelo Atletismo e na U.E.B. Tancredo Neves (Cidade Operária), o taekwondo praticado pelos estudantes por meio do Mais Educação rendeu mais de 40 medalhas em diversas competições.

Foto: Paula Rodrigues

sem comentário »

Caminho de Andrea

3comentários

AndreaMurad

A deputada estadual eleita pelo PMDB, Andrea Murad, participou hoje do programa Ponto Final na Rádio Mirante AM, apresentado por Roberto Fernandes. Andrea iniciou sua participação comentando sua experiência em campanhas eleitorais, sua visão sobre política e o importante papel da mulher nesse processo. Sobre o desejo de ingressar na política, a deputada relatou que teve grandes referências dentro de casa para desejar ser também instrumento de transformação. E disse:

“Eu cresci num ambiente da política, convivo com isso dia e noite, acho que desde que nasci. Eu aprendi a enxergar a política como único instrumento capaz de transformar a sociedade, de transformar as coisas”, destacou.

Como parlamentar, Andrea reafirmou seu compromisso, muito divulgado durante sua campanha eleitoral, de que pretende defender a saúde e tudo que foi desenvolvido nos últimos 5 anos. “Lutar para que o programa saúde é vida continue caminhando, continue existindo e que a gente não vá pra trás e que o governo eleito olhe para esse programa e faça com que ele cresça”, disse Andrea.

Andrea também enfatizou o seu papel na oposição e disse que vai lutar na Assembleia pelo o que for melhor para o povo. “Não quero ser oposição por oposição. Aquilo que for justo, de bom para o povo, aquilo que o governo fizer de bom para a população vai ter sim o apoio da deputada Andrea Murad. Aquilo que o governo não fizer, ou se omitir, ou fizer de ruim para o povo, eles vão ter sim uma deputada que vai ser firme, dura e vai ter uma oposição muito ferrenha na Assembleia Legislativa”, disse Andrea Murad.

No momento da entrevista, a notícia sobre o assalto a agência bancária do municípios de Gonçalves Dias trouxe à tona a discussão sobre a segurança no estado. Andrea Murad espera que o governador cumpra as promessas que fez para melhorar a segurança no estado. “Eu vou exigir do governador que ele cumpra tudo que ele tá prometendo para a segurança pública como dobrar o número de policiais. O Maranhão merece uma segurança de qualidade, que se invista na segurança, eu torço de verdade para que o governador não fique só nas ideias e nos achismos e que ele consiga fazer com que a segurança do nosso estado seja uma segurança digna para todos”, relatou Andrea.

Ouvintes de Coroatá, Conceição do Lago Açu e São Luís participaram do programa parabenizando Andrea pela Vitória e também com perguntas sobre as áreas da saúde, educação e violência contra mulher. Mas durante a entrevista, ela ressaltou que respeita a escolha do povo e deseja que o governador eleito conheça melhor o sistema estadual de saúde e valorize os investimentos feitos na área. “A gente tem que torcer para que o governador eleito aprenda a conhecer o sistema de saúde que antes pra ele era desconhecido como ele tinha provado em seus discursos, nos seus programas de TV, aprenda a conhecer e não entregue nas mãos de qualquer pessoa mas nas mãos de técnicos competentes pra que dê continuidade a esse trabalho magnífico que foi feito na saúde”, destacou Andrea.

Foto: Virginia Chuvas

Ouça aqui

3 comentários »

Celebrando com Paulinho

0comentário

PaulinhoPedraAzul

Expectativa para o grande show do cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul em São Luís. Digo grande show porque ao longo de toda a carreira que está completando 60 anos, Paulinho Pedra Azul tem o Maranhão como a sua segunda casa e aqui tem feito grandes apresentações.

E é claro que ao completar 60 anos de carreira, Paulinho Pedra Azul faz questão de celebrar a data com os maranhenses em pleno Teatro Arthur Azevedo.

Nem é preciso dizer que Paulinho Pedra Azul contará as suas belas histórias e cantará os sucessos consagrados pelo público.

Sou um tanto suspeito para falar sobre o Paulinho Pedra Azul, mas após muito tempo na imprensa confesso que nunca vi uma relação de tanta cumplicidade de um artista com uma cidade e até me arrisco em dizer que Paulinho Pedra Azul é tão nosso como dos mineiros.

Por tudo isso, a celebração da próxima sexta-feira que tem a assinatura do produtor Mário Moraes será realmente imperdível!!!

sem comentário »

Matemática do Sampaio

3comentários

 

Sampaio

Que ficou mais difícil, isto é fato, mas ainda não é hora de ninguém jogar a toalha pois o Sampaio ainda tem chances “embora remotas” de conquistar o acesso à Série A.

Diria que chances são matemáticas, mas se jogadores e comissão técnica não brigarem mais por ela, ai mesmo que o Sampaio não chega ao fim nem na primeira metade da tabela, por isso, a luta e a doação de todos devem ir até o fim.

O problema depois do grande vacilo contra o Vila Nova quando foi massacrado por 4 a 1 é que os adversários que restam, todos, sem excessão estão na frente do Sampaio e também brigam pelo acesso daí o elemento complicador.

O Sampaio não tem nenhuma gordura para gastar agora. Não tivesse decepcionado tanto, principalmente nos jogos em casa, o time maranhense estaria mais vivo do que nunca.

Serão seis decisões e o Sampaio precisa praticamente vencer todos. A primeira já neste sábado contra a Ponte Preta fora de casa. Em seguida, na terça (4), o Sampaio recebe o Joinville, em São Luís.

Depois seguem: Boa Esporte (C), Santa Cruz (F), Atlético-GO (C) e América-MG (F).

Entenderam o tamanho da dificuldade?

É rezar muito e exercitar a matemática até o fim da competição…

3 comentários »

Show é proibido

3comentários

WesleySafadao

Uma decisão liminar expedida pela juíza Denise Pedrosa, titular da 1ª Vara de Zé Doca, proíbe a realização do show de Wesley Safadão e banda Garota Safada, marcado para esta quinta-feira, dia 30. A razão para a suspensão, de acordo com a magistrada, é o local do show: um Posto de Gasolina.

De acordo com o pedido formulado pelo Ministério Público, o referido posto estaria realizando semanalmente festas e shows em suas dependências, local esse que seria inadequado para a promoção de eventos dessa natureza, uma vez que tais festas/shows seriam realizados no espaço compreendido entre as bombas de combustíveis e um depósito de botijões de gás, que fica localizado nos fundos do Posto Fortaleza.

A decisão observa que o Posto Fortaleza não possui saídas laterais, nem pelos fundos. “Assim, qualquer emergência poderá se transformar em um desastre, porque a única saída seria pela parte da frente do terreno, onde ficam as bombas de combustíveis”, enfatiza.

“Existem outdoors espalhados pela cidade de Zé Doca anunciando que haverá um grande show no Posto Fortaleza no próximo dia 30, com a apresentação da banda de renome nacional Wesley Safadão e Garota Safada, que certamente atrairá milhares de jovens e adultos para o evento. Pelas fotografias constantes nos autos percebe-se que inexistem saídas de emergência, bem como fica evidenciado ser impossível garantir a segurança dos frequentadores do evento, em face da presença de material altamente inflamável”, versa.

Denise Pedrosa ressalta que, apenas uma simples análise das fotografias do local, verifica-se a total falta de segurança e condições para qualquer evento com essa finalidade. “E aqui não se está disciplinando sobre a segurança ou saúde de um único consumidor ou grupo determinado de consumidores, mas de toda e qualquer pessoa que eventualmente por ali transite quando da realização do evento, amplamente divulgado não somente em Zé Doca, mas também em diversas outras cidades da região”, explica.

Ao final, analisando tudo o que foi exposto pelo MP, a magistrada determinou que a ré Santa Luzia Comércio e Derivados (Postos Fortaleza) não realize mais shows e festas nas dependências do posto até o julgamento do mérito desta ação. Determina, ainda, a proibição da realização do show de Wesley Safadão e Garota Safada, marcado para o dia 30, não impedindo que o show seja realizado em outro local com condições adequadas de segurança.

3 comentários »

Mudança no Inmeq

0comentário

FlavioDino

Flávio Dino anunciou na manhã desta quarta-feira (29) mais um nome que integrará a sua equipe de governo a partir de 1° de janeiro. Geraldo Cunha Carvalho Júnior é a 11ª indicação para compor a próxima gestão. Ele será o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq).

O Inmeq é um dos órgãos públicos da administração estadual que exercem o papel de proteção ao consumidor. Entre as atribuições, a fiscalização de produtos e instrumentos, como balanças, bombas de combustível, taxímetros, entre outros, e acompanhamento de medidas. Além disso, compete à instituição proteger o consumidor e mantê-lo informado, orientando sobre os cuidados que se deve ter ao adquirir produtos e serviços.

Economista formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Geraldo Carvalho possui pós-graduação em Engenharia Econômica (UFMA). É membro conselheiro do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) desde 2011. Foi professor da Universidade Nove de Julho (São Paulo). Possui ampla experiência na área de relação com o consumidor, já tendo atuado como representante de operações de campo do Banco Volkswagen, gerente comercial da Agisa – indústria sediada em São Luís.

 

sem comentário »

Movimentos de xadrez

2comentários

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney (PMDB) não descartou a possibilidade de deixar o governo a partir da segunda metade do mês de novembro, o que abriria vaga para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), primeiro na linha de sucessão, após a ida do vice-governador Washington Oliveira para o TCE. Mas a renúncia de Roseana não contempla a mera transferência de posto para Arnaldo Melo. Ela influenciará diretamente nos destinos de curto prazo na própria Assembleia Legislativa.

Caso se confirme o afastamento de Roseana, ao tomar posse no governo Arnaldo Melo terá 30 dias para convocar eleição indireta, na qual ele próprio pode ser candidato. Elegendo-se, renuncia ao mandato de deputado e de presidente da Assembleia. Assume o vice-presidente da Casa, Max Barros (PMDB), que também tem prazo para convocar nova eleição para presidente, da qual podem participar ele próprio e os demais 42 deputados, inclusive o suplente que assumir no lugar de Arnaldo Melo, no caso Carlos Alberto Milhomem (PSD).

O eventual novo presidente da Assembleia ficará no posto até fevereiro de 2015. E se for um dos deputados reeleitos, pode também disputar novo mandato presidencial, para ficar no posto até 2017, submetendo o nome aos deputados eleitos em outubro, que já estarão empossados. Nada disso impede também as articulações em torno do pedetista Humberto Coutinho, eleito em outubro e que já se apresenta como candidato a presidente para a próxima legislatura.

Mas é preciso ressaltar que toda esta ciranda só será possível com o afastamento da governadora Roseana Sarney. Ela não descarta, mas também não confirma esta possibilidade.

Coluna Estado Maior/ O Estado

2 comentários »

Contra o preconceito

1comentário

casas

A deputada eleita Andrea Murad (PMDB) publicou nota criticando profundamente a onda de preconceito contra os nordestinos. A deputada fez questão de postar uma imagem que retrata bem uma das grandes ações dos governos Lula e Dilma nos últimos anos.

“Gratidão. Esta é a palavra que melhor representa nós nordestinos nesta semana pós-vitória de Dilma Rousseff. Não me abalo com os bombardeios de ódio e preconceito com que estamos sofrendo pelo fato de sermos gratos àqueles que nos últimos 12 anos olharam para o nordeste brasileiro. Shakespeare disse que “a gratidão é o único tesouro dos humildes”. Epicuro diz que “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. Tem mais, Samuel Johnson relata bem que “a gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra em gente vulgar”.

E nós somos humilhados apenas por sermos gratos, é isso?

Pois somos gratos sim, a Lula, a Dilma e a boa parte de um governo que tornaram o nordeste mais prazeroso para os que vivem aqui e também para os que passam férias. Bom lembrar o que a história nos ensina, foi no nordeste que Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez em terras brasileiras dando início a uma nova nação. Esta, cá pra nós, já deveria entender bem o que é democracia em um dos processos de escolha mais importantes para o brasileiros. Se o nordeste escolheu Dilma, tem seus motivos. E se o sul escolheu Aécio, também tem seus motivos. Simples assim.

Mas não podemos admitir, nem alimentar e nem reproduzir atos tão grosseiros, ofensivos e inadmissíveis contra os nordestinos ou qualquer outra região por causa de suas escolhas. Somos tão importantes quanto qualquer outros estados ou país e mostramos isso nas urnas. Não vi qualquer cidadão direcionar palavras ofensivas aos catarinenses, por exemplo, que, na sua maioria, escolheram Aécio para presidente. Nem xingamos ou ofendemos os sulistas por anunciarem suas escolhas e defenderem suas ideias. Todos nós somos brasileiros e merecemos respeito. Seria interessante se os mesmos que promovem esses ataques contra os nordestinos, conhecessem de perto realidades tão tristes. E foi isso que me incentivou a entrar na política, pra ajudar a melhorar a vida das pessoas, principalmente, dos menos favorecidos. E quem vivencia a realidade dessas pessoas sabe que não temos como olhar o mundo da mesma forma. Por isso, sou impulsionada a sair em defesa das vítimas de ataques como esses que estamos sofrendo.

E como é triste presenciar gente da mesma nacionalidade propagando palavras tão ofensivas contra os moradores de uma região. Moradores gratos pelas mudanças que presenciaram nos últimos anos. Quem encontrar um nordestino vai ouvir dizer com facilidade “já vivi em casa de barro, passei fome e meus filhos experimentaram a escuridão; mas hoje há luz, tenho um trabalho digno, casa própria, saúde e tenho filho na universidade federal, somos gratos sim, por tudo”.

O que relato aqui não significa que defendo 100% o governo Dilma. Como todos, ele possui falhas e precisa ser aprimorado sempre. Mas saio em defesa de nós nordestinos. E se alguém quiser mudar mais ainda essa realidade, que procure fazer política também no nordeste começando por Belágua onde 93,93% dos eleitores estão cheios de gratidão. E terminem em Miami onde 91,79% dos eleitores estão totalmente fora da realidade brasileira e, na sua maioria, entorpecidos pelo próprio egoísmo e consumismo.

Bom, agora as férias e as festas de fim de ano estão chegando e adivinha qual o destino preferido dos turistas? O nordeste. E nós, como bem educados que somos, vamos continuar recebendo de braços abertos nossos brasileiros do sul e sudeste.”

1 comentário »

Voto de confiança

0comentário

Dois secretários indicados para assumir pastas importantes a partir de 1º de janeiro agradeceram em rede social a escolha e o voto de confiança do governador eleito Flávio Dino (PCdoB). Jefferson Portela e Neto Evangelista prometeram muito trabalho.

Escolhido para assumir a Secretaria de Segurança, o delegado Jefferson Portela disse que trabalhará para a redução dos índices de criminalidade e violência no Maranhão.

JeffersonPortela
“Mão irei decepcionar”, escreveu o secretário Neto Evangelista que assume a partir de 1º de janeiro a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

NetoEvangelista

sem comentário »