Ex-presidentes na campanha

0comentário

A divulgação no fim de semana do vídeo gravado pelo ex-presidente Lula pedindo votos para o candidato Lobão Filho (PMDB) repercute na mídia e nas redes sociais.

De repente Lula virou um monstro para os partidários de Flávio Dino que não param de tentar desqualificar o apoio de peso nas redes sociais.

“O que representa um ex-presidente?”, chegam a perguntar. Ora, se um ex-presidente da República não tivesse importância, o exército de Dino não atacaria tanto o ex-presidente da República, José Sarney.

Resultado: o grupo de Flávio Dino critica Lula e Sarney, enquanto isso, Lobão comemora o apoio dos dois ex-presidentes da República.

Duvido que Flávio Dino tenha coragem, por exemplo de exibir uma declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que é do PSDB e faz parte da aliança com o PCdoB.

E até já imagino o que vai acontecer se Dilma Rousseff gravar um vídeo em apoio ao candidato Lobão Filho…

Vamos esperar…

sem comentário »

Novo goleiro

2comentários

MarceloPitol

O Sampaio confirmou a contratação do goleiro gaúcho, Marcelo Pitol, de 32 anos que estava no Aymoré-RS.

Indicado pelo técnico Lisca com quem já trabalhou, Pitol que se profissionalizou no Grêmio-RS chega para disputar a condição de titular com Rodrigo Ramos.

Pitol já atuou pelo Vila Nova, Naútico-PE, São José-SP, Itumbiara-GO, Ypiranga-RS, 15 de Campo Bom-RS, Novo Hamburgo-RS, Joinville-SC e Icasa-CE.

2 comentários »

Caminhada em São Luís

6comentários

Lobao

“A campanha não começa no Maranhão antes da caminhada na Rua Grande”, declarou o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), para um público de mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade, nesta terça-feira (26), em seu primeiro ato público na capital.

O candidato esteve acompanhado da família, amigos, grupos de militantes e diversos aliados políticos, que percorreram as ruas do centro de São Luís com muita animação, contagiando a todos que presenciaram o acontecimento. Em seguida, as lideranças subiram ao palanque montado na Praça Deodoro para ratificar apoio ao candidato e a força da maior coligação deste pleito com 18 partidos.

LobaoFilho

“Tenho apenas 80 dias de campanha, mas quando presencio uma caminhada como essa, vejo que esses poucos dias valem muito mais que os 10 anos de esculhambação do meu adversário”, entusiasmou-se o candidato peemedebista.

A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato convocou as mulheres do estado a mostrar a força nas urnas. “Somos a maioria do eleitorado maranhense e podemos escolher o nosso governador e ele é o 15”, conclamou, ao assegurar ainda que os maranhenses terão uma primeira dama dedicada, gentil e amorosa.

Lobao1

Na oportunidade, Lobão Filho ressaltou que esta é a primeira vez que o Maranhão tem um candidato empreendedor “para tratar o povo com amor e o estado como ele precisa ser tratado para dar resultados”.

O candidato lembrou ainda que, em seu palanque, existe apoio a apenas um presidenciável. “Aqui somos Dilma. Foi ela e o ex-presidente Lula que mudaram a vida dos nordestinos e dos maranhenses e, juntos, vamos para o único lugar que o Maranhão merece ir: pra frente, Maranhão!”, exclamou Lobão Filho.

Fotos: Gilson Teixeira

6 comentários »

Papel de vítima

34comentários

FlavioDino

Já está mais do que evidente a tática de desconstrução da mídia que vem sendo utilizada pelo candidato Flávio Dino (PMDB) e daqueles que estão a seu serviço.

Toda vez que alguém divulga ou pergunta alguma coisa que não agrada ao candidato logo ele corre para as redes sociais para iniciar uma campanha contra determinado veículo e se utiliza das redes sociais como a sua grande arma. É assim que Flávio Dino e o seu exército age para criar uma imagem de que está sendo sempre vítima da perseguição de jornalistas.

São muitas ações de Flávio Dino contra o jornal O Estado e também a diversos blogs. Sempre que se sentiu contrariado, o candidato foi à Justiça. Ganhou algumas ações e perdeu outras. Enquanto isso, o seu exército tratou de fazer o seu papel mais sujo nas redes sociais.

Em relação ao jornal O Imparcial teve o episódio envolvendo a pesquisa Econométrica. O candidato fez de tudo para que a pesquisa não fosse publicada. Como O Imparcial não cedeu às pressões virou alvo de críticas e para aliados de Dino virou um jornal a serviço daqueles que estão no poder.

Depois houve o episódio com a Rádio Mirante AM. O candidato se apegou a tudo para não enfrentar uma simples entrevistas com jornalistas sobre temas variados. Queria falar apenas aquilo que era do seu interesse. E tome críticas na mídia aliada e redes sociais.

Na semana passada, foi a TV Mirante. Ao se sentir ofendido numa entrevista ao vivo com o jornalista Sidney Pereira, Dino foi o primeiro a berrar nos corredores que iria chiar nas redes sociais. E seu exército fez o episódio ganhar até repercussão nacional.

Ontem, na TV Difusora, Flávio Dino até foi ao debate, mas ao ter negado um direito de resposta, também reclamou o que pode.

É assim que o candidato vem se relacionando com a mídia. “Bem orientado” pelos seus assessores que adoram um ti-ti-ti com a mídia, Flávio Dino procura passar ao eleitor que é vítima de uma campanha midiática quando, na verdade essa é uma estratégia do candidato para fazer com que o eleitor não acredite no que é dito pela imprensa.

Mas então porque Flávio Dino se relaciona tão bem com outros veículos? Poderiam perguntar os mais desavisados…

A resposta é simples: talvez porque nenhum deles ainda não tenha tentado perguntar sobre aquilo que Flávio Dino não quer responder.

34 comentários »

Pacto na educação

1comentário

DaniloFurtado

Quatorze mil professores do Maranhão que atuam no ensino médio irão participar de formação continuada como parte das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O primeiro passo neste sentido foi dado nesta terça-feira (26) com o I Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, e o reitor em exercício da Ufma, Antônio Oliveira, abriram o evento, que contou ainda com a participação de supervisores e coordenadores do pacto, pró-reitores e do presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos, entre outras autoridades.

O objetivo do seminário, que acontece na Ufma, é contribuir por meio da Formação para o aperfeiçoamento e valorização dos professores e para rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

“Este é um momento importante porque estamos nos preparando para enfrentar o grande desafio que é o baixo nível de proficiência dos alunos do ensino médio. Capacitar professores que vão multiplicar em toda a rede as nossas referências curriculares, novas metodologias é uma das ações necessárias para que se tenha um ensino médio de qualidade”, disse o secretário Danilo Furtado.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de Educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

“Uma das dimensões do pacto é a ciência como uma mola propulsora do desenvolvimento da comunidade do nosso estado. Este pacto pela educação no ensino médio visa justamente preparar os nossos professores para que ele não perca o foco para aquilo que é mais fundamental, que são os estudantes”, destacou o vice-reitor em exercício do cargo de reitor da Ufma, Antônio Oliveira.

Foto: Handson Chagas

1 comentário »

Difícil de ouvir

34comentários

DebateDifusora

No debate de ontem na TV Difusora, o candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, deixou no ar a impressão de que não estava falando sério nas diversas vezes em que falou sobre saúde. Estranho, muito estranho, que um candidato a governador esteja ou simule estar tão alheio ao que está acontecendo no estado em matéria de saúde pública.

Nesse contexto, assistir a um candidato a governador falar de saúde no Maranhão fazendo malabarismo verbal para não se referir ao programa Saúde é Vida é um acinte. Como um candidato a governador pode falar sobre saúde sem demonstrar ter conhecimento de que nos últimos três anos o Governo do Estado construiu e inaugurou cinco hospitais de 50 leitos e 42 de 20 leitos, estando mais 30 de 20 leitos quase prontos para serem inaugurados?

Como é possível esse mesmo candidato ignorar a construção, em curso acelerado, de quatro hospitais regionais de 120 leitos e que serão equipados para procedimentos de alta complexidade? É chocante ouvir do candidato Flávio Dino a falácia de que, se eleito, venderá a residência de veraneio de São Marcos para usar o dinheiro na construção de um hospital público do câncer, horas depois de a governadora do Estado ter inaugurado o Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho”, com 129 leitos, sendo 113 comuns, 11 de UTI e cinco de semi-uti?

Parece deboche o candidato se referir ao Hospital Carlos Macieira como uma coisa pública abandonada que foi “tomada dos servidores”. A impressão deixada pelo candidato é que ele se manifesta pensando estar subestimando a inteligência e a capacidade de percepção das pessoas. O que não é nada bom.

Foto: De Jesus/ O Estado

Coluna Estado Maior/ O Estado

34 comentários »

Trabalho na Baixada

1comentário

JotaPinto

Festa em Olinda Nova do Maranhão, no último domingo, durante a inauguração do comitê de campanha do deputado estadual Jota Pinto (PEN) que é candidato à reeleição.

Ao lado do prefeito Costinha e do candidato a deputado federal Aluísio Mendes, o deputado Jota Pinto fez um balanço do trabalho que vem sendo feito em parceria com o prefeito em Olinda Nova do Maranhão e outras cidades da região e renovou o compromisso de continuar trabalhando em prol da Baixada.

De fato, Jota Pinto tem sido na Assembleia Legislativa nestes quatro anos uma voz permanente em defesa da Baixada Maranhense, presidindo inclusive a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada. O parlamentar foi também um dos grandes lutadores para implantação do projeto dos Díques da Baixada.

A força política de Jota Pinto na Baixada é tão grande que ele conta com o apoio de 5 prefeitos e 90 vereadores somente nesta região.

“Estou surpreso com a recepção do povo da Baixada Maranhense. O carinho que eles tem por min é algo inexplicável aonde chego sou recebido com festa e isso não tem preço. A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada me tornou hoje o representante desse povo na Assembleia”, disse Jota Pinto.

Aluísio Mendes também destacou o trabalho que realizou na Baixada Maranhense.

“Como secretário de Segurança, estive por várias vezes dialogando com a população e buscando melhorias para Olinda Nova e por outras cidades da Baixada Maranhense. Com o apoio do prefeito Costinha, enviei viaturas e ampliei o efetivo policial na cidade. Em Brasília, faremos muito mais, na luta pelas causas que mais afligem a população, como a segurança e a educação”, afirmou.

Em tempo

As alianças políticas de Aluisio Mendes também crescem em outras partes do Maranhão. Ele já contabiliza a parceria com os prefeitos Itamar Nunes (Alto Parnaíba), Carrinho (São Bento), Iracema (Urbano Santos) e os ex-prefeitos Aurino Nogueira (Bacuri), Zé Haroldo (Cândido Mendes), Nascimento (Cajari) e Julinho (São José de Ribamar).

1 comentário »

Dúvidas no Sampaio

2comentários

UiliancorreaSampaio

O Sampaio terá dois desfalques no jogo de sexta-feira (29), às 20h30, contra o América-MG, líder do Campeonato Brasileiro Série B. O lateral-direito Hiltinho e o volante Uillian Corrêa receberam o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir a suspensão.

Dor de cabeça para o técnico Lisca que não poderá repetir a equipe que atropelou o Atlético-GO, no Serra Dourada e vai enfrentar um adversário que além de liderar a competição quer quebrar o tabu de não vencer fora.

A última vez que o América venceu fora foi pela quarta rodada. E isto, sem dúvida deixa a torcida Tricolor bastante otimista, embora o Sampaio não tenha vencido em casa nos últimos dois jogos que realizou contra Ponte Preta e Santa Cruz.

Na leteral-direita, Lisca deverá optar pela entrada de Toti. Neste caso, o Sampaio não sofrerá muito. Se Hiltinho vai bem no ataque, na defesa, pelo seu lado o Sampaio tem levado muitos gols. Mas como fez contra o Atlético-GO, Lisca pode optar pela manutenção de Edimar.

No meio-campo, Marino deve ser a opção. O fato é que Uillian Corrêa que tem sido o jogador mais regular e o ponto de equilíbrio do Sampaio na competição vai fazer muita falta.

A venda de ingressos para Sampaio e América tiveram início hoje, nas bilheterias do Castelão e Nhozinho Santos.

2 comentários »

Juventude em ação

1comentário

LobaoFilho

O Senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, participou, na noite desta segunda-feira (26), da inauguração da Tenda da Juventude do PMDB, onde reafirmou seu compromisso em fazer um governo voltado para os jovens.

“Cada vez mais tenho sentido a juventude comigo e isso me motiva porque quero e vou fazer um governo para a juventude com oportunidade, qualificação e emprego”, detalhou o peemedebista que chegou ao local logo após participação no debate promovido pela TV Difusora.

Recepcionado pelo presidente da juventude do PMDB, Assis Filho, centenas de jovens, além de deputados estaduais e federais, o candidato recebeu os parabéns pelo desempenho durante o debate e pelas propostas apresentadas no Programa de Aceleração do Maranhão – PAM da juventude.

“Nós vimos e ouvimos hoje aqui as propostas do nosso candidato e vimos também a seriedade com a qual ele trata a juventude. A mentira e o ódio não terão mais espaço, porque nós seremos os propagadores da verdadeira mudança que virá com o nosso próximo governador Lobão Filho”, comentou o militante peemedebista, convocando a juventude dos mais de 74 municípios engajados na campanha.

Laís Uchoa, presidente da juventude do PRB, disse acreditar que, quando Deus quer não há quem impeça. “Vamos seguir juntos rumo à vitória e toda a juventude do Maranhão vai junto com Lobão Filho”, afirmou.

Agenda – Nesta terça-feira (27), Lobão Filho participará de grande caminhada na Rua Grande. A concentração ocorre a partir das 15h30 na Praça Nauro Machado.

Foto: Biaman Prado

1 comentário »

Presença nos municípios

0comentário

RodrigoValente

O secretário estadual de Programas Especiais e de Assuntos Políticos, Rodrigo Valente, está trabalhando junto as demais Secretarias de Estado com o objetivo de congregar forças e fazer com que as mesmas intensifiquem o trabalho de interiorização de suas ações.

Nesta segunda-feira (25), por exemplo, Valente esteve reunido com o secretário estadual Marcos Jacinto (Gestão e Previdência) e sua equipe de trabalho. Na ocasião, ficou definido que a Segep, já a partir deste próximo mês, retomará uma série de ações no setor da gestão e previdências nos municípios maranhenses.

“Nosso objetivo, seguindo determinação da governadora Roseana, é unir forças, trabalhar conjuntamente em prol dos maranhenses. Cada Secretaria tem o seu plano de interiorização e algumas delas já estão executando os mesmos. Nosso trabalho é coordenar, otimizar a ação em benefício do povo”, explicou Valente durante a reunião de trabalho.

Marcos Jacinto disse que a Segep, apesar de possuir um caráter mais técnico e voltado para gestão, já está contribuindo com o modelo pensado pela governadora e que visa aproximar o Governo do cidadão.

“Na verdade, já iniciamos este trabalho [de interiorização] levando para as cidades serviços variados, tais como cursos de inclusão digital e o projeto Quiosque Previdenciário. O que iremos fazer é dar prosseguimento e ofertar novas ações”, disse.

As ações de interiorização da Segep voltarão a ser promovidas, já a partir de setembro, em Itapecuru, Caxias, Pedreiras e Santa Inês. Nestes municípios, a exemplo do que aconteceu em outras cidades no primeiro semestre deste ano, serão oferecidos aos moradores ações e serviços variados, como cursos de capacitação e inclusão digital; orientações sobre temas ligados a gestão e previdência; palestras sobre direito e deveres do servidor, comportamento e postura no trabalho; ginástica laboral; dentre outras.

sem comentário »