Sampaio vence e divide liderança da Série C

0comentário

O Sampaio venceu o ASA por 1 a 0, em Arapiraca, neste domingo (27) pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Série C.

O gol da vitória Tricolor foi marcado por Reginaldo Júnior no segundo tempo. Hiltinho cobrou o escanteio e Reginaldo Júnior aproveitou a sobra do goleiro Carlão para fazer 1 a 0.

Com o resultado, o Sampaio chegou a 6 pontos e divide a liderança com CSA-AL, Fortaleza-CE e Confiança-SE.

O próximo adversário do Sampaio será o Cuiabá, no sábado, às 16h, no Estádio Castelão.

Resultados da Série C:

Moto 4 x 0 Confiança
Salgueiro 1 x 2 Fortaleza
ASA 0 x 1 Sampaio
Botafogo-PB 2 x 0 CSA
Remo 1 x 1 Cuiabá
joinville 1  x 1 Tupi
Bragantino 1 x 0 Ypiranga
São Bento 2 x 1 Macaé
Tombense 2 x 1 Mogi-Mirim

Segunda
19h – Volta Redonda x Botafogo-SP

Série D

Pelo Campeonato Brasileiro Série D, o MAC goleou o Ríver por 3 a 0, no Castelão e assumiu a liderança do Grupo A5. Os gols do MAC foram marcados por no segundo tempo. Naôh fez aos 18 minutos e Jonas fez aos 39 e 47 minutos. O MAC volta a jogar no próximo domingo, às 16h, no Castelão, contra o Guarany de Sobral.

O outro representante maranhense, o Cordino foi goleado pelo Altos, em Teresina, por 4 a 0 e volta a jodar no domingo, contra o Tocantins fora de casa.

Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

sem comentário »

Edivaldo conclui obras em mais duas escolas

0comentário

Na manhã deste sábado (27), o prefeito Edivaldo acompanhado dos secretários municipais de Educação, Moacir Feitosa e de Articulação Política, Jota Pinto, vistoriaram duas escolas da rede municipal que receberam serviços de requalificação estrutural: As Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria José Vaz, no João de Deus e a Araripina de Alencar Fecury, no bairro de Fátima, com obras já concluídas.

Por meio do programa de requalificação estrutural das escolas da rede municipal, a Prefeitura de São Luís já executou serviços em 46 escolas. Atualmente mais 40 estão em obras e 30 com ordem de serviços assinadas e cujas obras devem começar em breve. “Estamos satisfeitos em estarmos melhorando as condições físicas de nossas escolas. Na medida em que as obras estão sendo concluídas, estamos as devolvendo para as comunidades”, pontuou o prefeito Edivaldo após, visita à Unidade de Ensino Maria José Vaz, no João de Deus.

Antes de visitar a U.E.B. Maria José Vaz, o prefeito Edivaldo e o secretário Moacir Feitosa estiveram na U.E.B. Araripina de Alencar Fecury, de Ensino Infantil, no bairro de Fátima. Inaugurada em 1980, a escola recebeu a primeira reforma completa em suas instalações. A diretora da escola, Romany Fernandes Coelho, manifestou grande satisfação com o resultado das obras. A unidade atende 80 crianças da comunidade, com idade entre 3 e 5 anos, em dois turnos.

Na Araripina de Alencar a Semed realizou obras de pintura, substituição de rede elétrica, de piso, instalação de bebedouro e resolveu um antigo problema no reservatório de água, garantindo salubridade no produto fornecido às crianças e professores. “Com mais de 35 anos sem receber uma reforma, depois destas obras realizadas pelo prefeito Edivado, a escola ficou uma maravilha. Estou muito feliz”, disse a diretora.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Tema é homenageado pelo Ministério Público

0comentário

Ministério Público concede diploma de honra ao mérito ao presidente da Famem Cleomar Tema

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, foi homenageado,  no último dia 22, em Timon, com o diploma de honra ao mérito, outorgado pelo procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, durante  mais uma etapa do projeto Encontros Regionais de Gestão Estratégica: MP Contra a Corrupção, uma iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão.

Participaram da etapa do projeto mais de 20 prefeitos, dentre eles Luciano Leitoa; o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins; o corregedor-geral do MP, Eduardo Nicolau; o presidente do TCE do Piauí, conselheiro Olavo de Carvalho; o chefe do departamento jurídico da Famem, Ilan Kelson; deputados estaduais; dentre outras autoridades.

Os Encontros Regionais de Gestão Estratégica são resultados das ações desenvolvidas no Planejamento Estratégico do Ministério Público do Maranhão, onde a principal meta é o combate aos atos de desvio e mau uso do dinheiro público.

“No uso de sua atribuição legal, e com base no ato nº 239,-2017/PGJ/MA, por ocasião do 50º ano de criação do cargo de Procurador –Geral de Justiça, marco inicial de sua autonomia, confiro o presente diploma  à  Famem, na pessoa do presidente Cleomar Tema, por sua atuação institucional, contribuindo para o fortalecimento do Ministério Público maranhense, e na promoção da cidadania”, disse o procurador.

Visivelmente emocionado, o presidente da Famem agradeceu a honraria, destacando que isso é o resultado de um trabalho em conjunto, realizado por toda a diretoria da entidade que dirige e dos demais associados.

“Nos emociona e nos deixa muito alegre uma outorga dessa. Isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando dia e noite no fortalecimento da cidadania e dando total apoio à iniciativa do Ministério Público, no que concerne a esse tipo de evento, que visa combater a corrupção. Agradeço ao Procurador-Geral, doutor Luiz Gonzaga Martins, pelo reconhecimento ao nosso trabalho, e afirmando que estamos sempre de prontidão para esse tipo de atividade que só  vem a mostrar que estamos no caminho certo”, salientou Cleomar Tema.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Moto goleia o Confiança na Série C

3comentários

O Moto goleou o Confiança por 4 a 0, no Estádio Castelão em sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série C. Por este placar nem mesmo o mais fanático torcedor rubro-negro esperava, mas numa tarde bastante inspirada, o Papão fez a sua melhor partida na temporada.

O time comandado por Leston Júnior foi superior ao então líder Confiança durante toda partida e fez o placar com muita tranquilidade.

No primeiro tempo, Válber cabeçeou a bola na trave, na sobra o lateral-direito Bebeto fez 1 a 0. O Moto manteve o bom ritmo no segundo tempo e ampliou o placar com gol de Rafamar aproveitando um rebote da zaga.

O Confiança quase diminui numa cobrança de falta de Tito que bateu no travessão. No minuto seguinte foi a vez do Moto assustar numa jogada sensacional de Loran que explodiu no poste direito.

O Moto ainda marcaria o terceiro com Válber e fecharia a goleada com Felipe Dias.

Com o resultado, o Moto é o terceiro colocado com 3 pontos e volta a jogar no domingo (4) contra o CSA, em Alagoas.

 

Foto: João Ricardo

3 comentários »

Wellington destaca proteção aos idosos

0comentário


Na última sexta-feira, 26, aconteceu na Assembleia Legislativa o I Fórum de Debate da Saúde da Pessoa Idosa no Maranhão. Com o tema “Jovens Corações cuidando do coração do idoso”, a Pastoral da Pessoa Idosa tem por missão promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação, valorizando vínculos familiares e intergeracionais por meio do acompanhamento domiciliar fortalecendo a rede de solidariedade.

A Campanha foi destaque de posicionamento do deputado Wellington do Curso (PP), que é um parlamentar que possui vários projetos em defesa da pessoa idosa no Maranhão.

“O I Fórum de Debate da Saúde da Pessoa Idosa no Maranhão. Precisamos ter proximidade com tais temas e garantir a assistência aos nossos idosos. Ajudar a cuidar e proteger quem tanto fez e faz por cada um de nós é uma missão de todos. É pensando nisso que já apresentei alguns projetos na Assembleia Legislativa, a exemplo do PL 78/2017, que combate à violência doméstica contra o idoso. Embora seja uma cruel realidade, muitos idosos ainda são agredidos em seus próprios lares. Prova disso, foi o repugnante caso da idosa de 84 anos, que era agredida pelo seu próprio filho, Roberto Elisio Coutinho. Casos como esse tem que ser combatidos e denunciados. Esse é um dever de todos nós enquanto humanos e é por isso que nosso projeto de lei está em tramitação na Assembleia”, disse Wellington.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Prefeitura e Uema firmam parceria

3comentários

Prefeitura e Uema firmam parceria para oferta de estágios na área de ciências agrárias

A Prefeitura de São Luís e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebraram, nesta sexta-feira (26), Acordo de Cooperação Técnica para abertura de campo de estágios a alunos da instituição, na área de Ciências Agrárias. O convênio instituindo a colaboração mútua foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, em solenidade realizada no Palácio La Ravardière.

A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Divisão de Estágios e Monitoria da Uema.

“Uma importante parceria na qual a Prefeitura de São Luís coloca à disposição da Uema toda a sua expertise na área agrária, com o propósito de contribuir com a formação prática dos acadêmicos, abrindo novos campos para a experimentação científica, fomentando o conhecimento e o crescimento desses estudantes. A Prefeitura e a Uema sempre mantiveram um excelente relacionamento institucional e, com essa parceria, consolidamos ainda mais esse espírito colaborativo entre ambas as instituições”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O convênio prevê a abertura de campos de estágios nas modalidades obrigatório e não obrigatório, voltados aos alunos dos cursos da área de Ciências Agrárias, como agronomia, zootecnia, engenharia de pesca e medicina veterinária. A parceria tem como objetivo proporcionar aos estudantes que estiverem regularmente matriculados na universidade a atuação prática nos setores ligados à Semapa, nas ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís no setor agrícola.

“A Prefeitura vai colocar à disposição da Uema toda a sua expertise no setor agrícola, para proporcionar aos estudantes da área a expansão do seu conhecimento, contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem visando à melhor formação dos futuros profissionais”, afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Foto: A. Baeta

3 comentários »

PEN inicia campanha para filiação no MA

0comentário

PEN inicia campanha para filiação pré candidatos a deputados estaduais e federais no estado

O Partido Ecológico Nacional do Maranhão (PEN) está promovendo uma ampla campanha de filiação no estado, que teve início no mês de abril deste ano em Imperatriz, onde ocorreu o primeiro Encontro Regional da legenda que envolveu todos os municípios Região Sul do Estado.

Fundado em 2013, o PEN no Maranhão tem sido bem-sucedido nas eleições, já foram eleitos pela legenda dois deputados federais um estadual e mais de 50 vereadores em todo o estado, sendo dois em São Luís,

Com a campanha de filiação o PEN quer ampliar o número de filiados e fortalecer o partido. Já estão programados outros encontros regionais para a Região dos Cocais, Baixada Maranhense e Região Central do Maranhão.

“Até o final deste ano o PEN estará consolidado em todos os 217 municípios do Maranhão, para no próximo ano disputarmos mais uma eleição e sairmos mais uma vez vitoriosos”, afirmou o presidente estadual do partido, Jota Pinto.

O partido está convidando a se filiar quem tenha interesse em concorrer nas eleições de 2018 e que defendam a bandeira da sustentabilidade. Os interessados devem se dirigir à sede regional na rua  24 de outubro Monte Castelo, São Luís, pelo telefone 3266-5151, ou procurar a direção do partido nos municípios.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Eduardo Braide destina emenda para São Luís

2comentários

Deputado Eduardo Braide destina emenda para reforma de mercado do Anjo da Guarda

O deputado Eduardo Braide visitou, no início da manhã desta sexta-feira (26), o Mercado do Anjo da Guarda. Na ocasião, apresentou aos comerciantes, a autorização da sua emenda parlamentar, no valor de R$ 400 mil (quatrocentos mil reais), destinada a reforma do espaço.

“Já estive aqui outras vezes conversando com quem trabalha e com quem vem aqui comprar qualquer produto. A reclamação é sempre a mesma e com razão: as condições do mercado. Não é possível permitir que as pessoas ganhem seu sustento ou comprem seus alimentos em um espaço sem condições adequadas. E o pior, é que essa não é uma realidade só daqui”, declarou o deputado.

O Mercado do Anjo da Guarda é um dos 27 pontos apontados na Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Maranhão (MPMA). No início do mês de maio, a juíza Luzia Madeiro Neponucena, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou – a partir dessa solicitação – que o Município de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentasse no prazo de 10 dias, o cronograma detalhado de reforma, ampliação e adequação das feiras e mercados públicos da capital.

“Independentemente de qualquer coisa, todos nós temos que dar a nossa parcela de contribuição para uma cidade, um estado melhor. Por isso hoje vim aqui cumprir com o meu papel como deputado estadual. Apresentei aos comerciantes do Mercado, a autorização da emenda parlamentar de minha autoria, no valor de R$ 400 mil (recursos estaduais), destinada à Prefeitura de São Luís, para tratar de forma emergencial da reforma do mercado. O prefeito de São Luís já foi informado sobre a destinação do recurso. Espero que o projeto seja apresentado o mais breve possível pela Prefeitura, para que o espaço seja requalificado para os comerciantes e clientes. Agora, não tem mais desculpa da falta de recursos. É trabalhar”, finalizou Eduardo Braide.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Decretada prisão de homem que agrediu mãe

0comentário

Justiça decreta prisão preventiva de acusado de agredir idosa e determina medidas protetivas

A Juíza Oriana Gomes, titular da 8ª Vara Criminal da capital – unidade judicial competente para julgar ações que envolvem idosos – decretou nesta sexta-feira (26) a prisão preventiva de Roberto Elísio Coutinho de Freitas, acusado de agredir física e psicologicamente sua mãe, Joseth Coutinho Martins de Freitas, de 80 anos de idade. A magistrada também determinou o afastamento do acusado do lar e proibiu que ele mantenha distância mínima da idosa de 1.000 metros.

A decisão da juíza atende representação da Delegacia de Proteção ao Idoso, que pugnou pela prisão preventiva do acusado e por medidas protetivas, visando à proibição de aproximação e de manter contato com a ofendida e com pessoas que moram com ela, por qualquer meio de comunicação, com vistas a preservar sua integridade física, moral e psicológica.

Em sua decisão de mandar prender o representado, a juíza Oriana Gomes assinala que a medida, apesar de extrema, se faz necessária “para que a idosa volte a ter sua tranquilidade restaurada”, e também para que ele não venha a dificultar as diligências, com vistas a esclarecer os fatos delituosos.

No Termo de Declaração anexado ao Inquérito, o neto da idosa, Roberto Elízio Coutinho de Freitas Filho, filho do acusado, relata que sua avô, portadora de Alzheimer, vem sofrendo maus tratos por parte do representado (seu pai), “que a agride tanto verbalmente como fisicamente”, puxando a vítima pelo braço, “dando-lhe empurrões e comida à força”, além de ameaçá-la de internação.

A magistrada assinala que, pela provas produzidas pela autoridade policial e considerando a gravidade dos fatos descritos, ficou convencida de que o deferimento das medidas de afastamento do lar, domicílio ou local de convivência e de proibição de contato com a ofendida, de seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação, “são as que melhor se apresentam no momento”.

Foto: Reprodução

sem comentário »

Edilázio enquadra Adelmo Soares

0comentário

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) foi o único, no Legislativo Estadual, a enquadrar o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, durante a sabatina a que foi submetido o auxiliar do governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa.

Durante a sessão especial da sabatina, o parlamentar confrontou o secretário e questionou o uso da máquina pública em favor do seu projeto de alcançar uma vaga no Legislativo nas eleições 2018.

“A verdade é que vossa excelência não foi convocado a vir a esta Casa para explicar a ação que vem desenvolvendo à frente da secretaria. Foi pelo uso político que vem sendo feito e que tem causado uma grande ciumeira entre os deputados da base governista. A verdade é essa. Uma vez que enquanto secretário de Agricultura Familiar, estava entregando até ambulância, fruto de emenda parlamentar. Vossa excelência foi convocado por ações político-partidária de pré-campanha de deputado estadual”, disse.

Edilázio lembrou da cassação do mandato da vereadora de Caxias, Aureamélia Brito (PCdoB), esposa de Adelmo, por abuso de poder político e econômico, e alertou o secretário para uma pré-campanha limpa.

“Que sirva de exemplo também o caso de sua esposa, eleita vereadora muito bem votada em Caxias, e que teve o mandato cassado pelo abuso político com carro alugado da Secretaria de Indústria e Comércio sendo utilizado na campanha. Que sirva de exemplo não só a vossa excelência, mas a todos os demais secretários”, finalizou.

Veja o vídeo

sem comentário »