Lobão na estrada

0comentário

lobaofilho

O candidato ao governo do Estado da coligação “Pra Frente, Maranhão”, senador Lobão Filho (PMDB), garantiu na cidade de Loreto, nesta quinta-feira (21), a universalização de água tratada e de qualidade para todos maranhenses.

“Vamos em todas as localidades, em todos os rincões do Maranhão implantar Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água”, garantiu Lobão Filho, ao explicar que essa é uma das ações do Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), que vai assegurar a real melhoria de qualidade de vida dos quase sete milhões de maranhenses.

No segundo compromisso de hoje, no sul do Maranhão, os peemedebistas Lobão Filho, candidato ao governo do Estado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, participaram de caminhada no município de São Félix de Balsas, onde receberam apoio do prefeito e da população, além de ouvir seus anseios.

lobaofilho1

No município de Benedito Leite, o candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), garantiu a execução de um amplo programa de governo com foco na melhoria dos índices sociais e econômicos dos 40 municípios maranhenses com menores desempenhos.

“Vamos fazer justiça. Os menores municípios vão ter, no meu governo, a atenção devida. Vamos transformá-los municípios ricos economicamente. Vamos gerar emprego e renda e assegurar a real melhoria da qualidade de vida de todos”, enfatizou Lobão Filho ao agradecer a acolhida da população de Benedito Leite.

Fotos: Biaman Prado e Júnior Foicinha

sem comentário »

Bruxa no Sampaio

4comentários

PauloSergioAs notícias não são nada boas para o Sampaio.

O zagueiro Paulo Sérgio está fora da temporada 2014. O xerifão do Sampaio sofre uma lesão na derrota contra o Boa Esporte por 2 a 1. O resultado da ressonância magnética mostrou uma ruptura do ligamento cruzado anterior e menisco medial do joelho direito. O período de recuperação é de até 7 meses e Paulo Sérgio só deve voltar no Estadual 2015.

“Estarei em espírito porque em corpo estarão esses guerreiros pra dar a vida não só por mim, mas por todos nós, povo maranhense, que somos carentes dessa alegria… A maior dor não foi aquela que me deixou no chão sem poder me levantar, mas aquela que me impedirá, por um tempo, de fazer o que mais amo, que é jogar futebol!”, escreveu Paulo Sérgio numa rede social.

A outra notícia ruim diz respeito à contusão do meia Márcio Diogo. Durante a partida com o Santa Cruz, Márcio também sofreu uma lesão.

Foi diagnosticado lesão de grau 2 na coxa direita. O tempo mínimo de recuperação é de 40 dias.

Além dos últimos resultados negativos e da crise que tomou conta do clube após a saída do ex-treinador Flávio Araújo, o Sampaio a partir de agora terá que conviver com o problema de contusões que podem atrapalhar o desempenho do time na sequência do Campeonato Brasileiro Série B.

Foto: Douglas Jr./O Estado

4 comentários »

Censo Previdenciário

0comentário

IpamA Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), definiu os postos de atendimento para a realização do I Censo Previdenciário que será iniciado na próxima segunda-feira (25). Os pontos serão utilizados para fazer o cadastramento dos 5.858 aposentados e pensionistas do município. Os beneficiários terão um prazo de 30 dias para realizar o procedimento.

O presidente do Ipam, Raimundo Penha, informou que a ação vai proporcionar melhoria dos serviços prestados atendendo à política de valorização do servidor estabelecida pelo prefeito Edivaldo. “A partir do Censo, poderemos direcionar ações voltadas para o perfil de cada aposentado e pensionista. Com isso, teremos um diagnóstico detalhado dos nossos beneficiários”, explicou.

Os postos funcionarão das 8h às 18h no Ipam, no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Forquilha. O atendimento também será realizado na Secretaria de Administração (Semad) das 8h às 13h de segunda a quinta-feira e no Centro Dia, na Cidade Operária, das 8h às 13h durante a semana. Através de parceria com o município, foi disponibilizado um posto no Shopping São Luís no horário das 10h às 20h.

De acordo com o presidente do Ipam, a decisão de disponibilizar seis postos de atendimento na cidade facilitará o acesso dos beneficiários aos recenseadores. O beneficiário também poderá se cadastrar por meio do site http://ipam.primesaude.com.br/. Quem responder ao questionário pela página na internet ainda precisará apresentar os documentos nos pontos instalados em São Luís.

Raimundo Penha esclareceu que o Censo não pode ser confundido com um simples cadastramento, pois se trata de um levantamento mais completo que vai permitir conhecer, individualmente, o aposentado e o pensionista. Além de traçar o perfil individual de saúde dos usuários, o levantamento delineará as projeções necessárias ao Plano Atuarial.

Para tirar dúvidas e fornecer mais informações aos aposentados e pensionistas da Prefeitura de São Luís sobre como realizar o procedimento, o Ipam disponibilizou uma Central de Atendimento (Call Center) pelo telefone (98) 4003-1524. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 20h.

postos

sem comentário »

Ifma em Ribamar

1comentário

GilCutrim1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) iniciou as suas atividades no município de São José de Ribamar, onde, no próximo ano, será inaugurado um campus universitário da instituição pública de ensino.

Nas dependências da Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade, foi realizada, na noite da última quarta-feira (20), aula inaugural do curso de Operador de Computador. A solenidade contou com as presenças do prefeito Gil Cutrim (PMDB) – principal responsável pela instalação do Instituto em São José de Ribamar – Carlos César Teixeira, reitor em exercício do IFMA; Marco Torreão, reitor do campus de Ribamar; Jairo Pontes, diretor de Extensão; além de estudantes e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.

Com carga de 240 horas, o curso vai atender 60 alunos distribuídos em duas turmas e integra as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  As aulas serão ministradas nos fins de semana, nos turnos matutino e vespertino, na Escola Humberto de Campos (situada na Sede), e devem se prolongar até o fim do ano. Em 2015, serão oferecidos novos cursos de formação inicial através do Pronatec e do Programa de Educação de Jovens até a realização de concurso público para ingresso de novos professores no quadro docente da instituição.

“Além da obra física de construção do campus, a implantação deste primeiro curso mostra que o IFMA de São José de Ribamar é uma realidade, um mecanismo que já está contribuindo para capacitar os jovens ribamarenses”, afirmou Gil Cutrim.

GilCutrim

Marco Torreão voltou a salientar o papel fundamental do prefeito ribamarense no processo de implantação do campus do IFMA em São José de Ribamar. “A administração do prefeito Gil sempre deu todo o suporte necessário para que um campus do Instituto fosse instalado na cidade. Prova de compromisso com a classe estudantil”, disse.

O eixo educacional prioritário do IFMA em São José de Ribamar é área de informática para a inclusão do município no programa federal Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, com construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Em 2013, o Programa Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

Obra – Em estágio bem avançado, a obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões e está sendo custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, ginásio coberto, piscina semi olímpica, refeitório, estacionamento, setor administrativo e setor pedagógico.

Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus está sendo implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização (fica às margens da MA – 201, próximo a Sede da cidade).

Fotos: Willian Tindale/ASSCOM PMSJR

1 comentário »

Sousa e Fufuca juntos

3comentários

O candidato a deputado estadual Sousa Neto ganhou apoio de mais lideranças políticas em dois municípios: Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré. O encontro que selou a parceira aconteceu na última terça-feira. Além de Sousa, esteve presente também o candidato a deputado federal André Fufuca.

SousaNeto2
As lideranças que irão apoiar Sousa Neto são os ex-prefeitos Zemar de Santa Luzia e Otávio e Negão de Alto Alegre do Pindaré e os vereadores de Alto Alegre, Ronaldo dos Reis, Cláudio, Joel Piriman, Vilene, José Raimundo e João Lago, além do suplente de vereador Manoel do Bairro Novo e o marido da vereadora Vilene, Magno Morais.

SousaNeto1

“Gostaria de agradecer o apoio de todos e eles podem ter a certeza que terão um representante para ajudar também a população de Alto Alegre do Pindaré e Santa Luzia”, declarou Sousa Neto.

3 comentários »

Caravana de Lobão

1comentário

Lobao

Nesta quinta-feira (21), o candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), segue com extensa agenda no interior do estado. Esta é a 6ª semana de viagens, com roteiro de 15 municípios, do Norte ao Sul do estado, até domingo (24).

“Estamos firmes no propósito de alcançarmos todos os maranhenses, todas as regiões do estado. Acredito que será mais uma semana de grandes e satisfatórias atividades, por todos os locais que passarmos”, declarou Lobão Filho.

No primeiro dia, a agenda inicia com caminhadas nos municípios de Benedito Leite e São Felix de Balsas. À tarde, o candidato segue com carreatas em Loreto e Sambaiba.

Já no segundo dia (22), a Caravana do 15 começa com carreata em Carolina e, logo após, movimentará Riachão e Fortaleza dos Nogueiras com caminhadas. Ao final do dia, a comitiva promoverá uma carreata no município de Balsas.

No sábado (23), quatro municípios serão visitados. Lobão filho reunirá com lideranças políticas em Balsas, participará de carreatas em Presidente Médici e Maranhãozinho e promove o primeiro comício da temporada em Governador Nunes Freire.

No último dia, domingo (24), serão três carreatas: em Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Araguaiana. O encerramento da 6ª semana de viagens acontecerá em Zé Doca, com comício às 20h.

1 comentário »

Esporte e cultura

15comentários

O esporte e a cultura foram destaque no primeiro programa do deputado Roberto Costa (PMDB), no horário eleitoral gratuito na TV que foi ao ar hoje.

Os atores Smith Jr e Carlinhos do Grupo Grita que encena a Via Sacra; Adeílson e Charles Júnior, do Pão com Ovo; Marco Túlio, da Turma do Quinto; Jaílson, do Sindicato do Samba e o compositor Vovô declararam apoio a Roberto que tenta a reeleição para a Assembleia Legislativa.

No esporte, o presidente de Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico; o professor Domingos, da Liga de Taekwondo e o treinador Delmir dos Santos, também estão com Roberto Costa.

O blog apoia todos aqueles que, como Roberto Costa,  sempre contribuem com o esporte e a cultura no Maranhão.

15 comentários »

Acabou a farra

7comentários

EduardoCamposPor Marco D’Eça

A Justiça Eleitoral de Pernambuco proibiu, a pedido da família, o uso da imagem do ex-governador Eduardo Campos – morto em acidente de avião, semana passada – nos programas eleitorais.

A decisão, por enquanto, só vale para o estado de Pernambuco, mas a família de Campos já estuda estendê-la para todo o país.

Desde a morte do ex-governador, até inimigos ou gente antipática a ele se aproveitou de sua imagem para pedir votos no horário eleitoral.

No Maranhão, com o início da propaganda de governador e deputado estadual, Eduardo Campos foi citado no programa de Flávio Dino (PCdoB), de Roberto Rocha (PSB), de Bira do Pindaré (PSB) e até do deputado federal Domingos Dutra (SDD), que nunca havia aparecido com o socialista.

A Justiça Eleitoral de Pernambuco já encaminhou ofício à Rede Globo, geradora da propaganda nacional, para impedir o uso da imagem do socialista.

Caberá a ela repassar a determinação às suas afiliadas nos estados.

A multa é de R$ 3 mil para cada descumprimento…

7 comentários »

Paulinha impressiona

16comentários

Chega a impressionar a força e a popularidade da apresentadora de TV e empresaria Paulinha Lobão.

Ela tem reunido uma verdadeira multidão a cada Caminhada da Mulher que vem comandando em apoio à candidatura de Lobão Filho (PMDB).

Foi assim em Codó, Itapecuru, Presidente Dutra, Barra do Corda e hoje em Bacabal com mais de 15 mil pessoas presentes.

paulinhabacabal

Pela manhã, Paulinha visitou lideranças religiosas em Bacabal e, em seguida, promoveu o Encontro com as Mulheres, ocasião em que reuniu lideranças políticas e comunitárias do município para discutir políticas públicas voltadas para o gênero e para apresentar as propostas do candidato peemedebista.

Paulinha Lobão entrou de vez na campanha do marido e vem fazendo a diferença…

16 comentários »

Críticas a Anatel

1comentário

CesarPiresO deputado César Pires (DEM) anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), que irá formular à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa uma moção de repúdio à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em razão das deficiências apresentadas pelo sistema de telefonia no Maranhão.

Em seu pronunciamento, César Pires frisou que a Anatel vem atuando de forma “mais inoperante e mais incapaz do que as próprias operadoras do sistema de telefonia no Estado. Parece até que os prepostos da Anatel e os gerenciamentos dela são feitos em conluio entre eles e as operadoras”, declarou o deputado.

Ele foi enfático ao frisar que está ficando cada vez mais “ridículo” o sistema de telefonia no Maranhão. “Contei outro dia daqui da Assembleia à minha casa 12 telefonemas a uma pessoa ligada a meu projeto político, todas, não foram levadas a termo. A prevalecer esse estado de coisa, parece que o Maranhão até mesmo em relação a essas situações de operadoras paga um preço muito caro, já não basta a obra do aeroporto de novo que não foi conclusa, obra a nível federal, assim fica aqui o meu registro de denúncia contra estas operadoras”, afirmou.

César Pires acrescentou que a Assembleia Legislativa deve atuar de forma articulada com a bancada maranhense no Congresso Nacional, para apresentar o protesto formal à Anatel. “Não posso deixar de registrar o meu repúdio em relação a essa situação. Nenhuma operadora consegue operar em nível do que determina a agência reguladora. Nenhuma. Nenhuma consegue operar. E a quem devemos recorrer agora? À presidenta Dilma? Porque o restante, tudo isso já foi feito por esta Casa: audiência pública, denúncia, requerimento, aprovação em Plenário e aprovação da Mesa”, assinalou o parlamentar.

Ele frisou ainda que, nesta fase de plena campanha eleitoral, todos os candidatos estão sendo consideravelmente prejudicados na comunicação via telefone. “Fica o meu registro. Daqui a pouco adentrarei nesta Casa com expediente pedindo uma moção de repúdio e levando ao conhecimento de todos os deputados federais, que creio também sofrem das mesmas dificuldades que nós sofremos aqui”, afirmou César Pires, ao encerrar seu pronunciamento.

1 comentário »