Lobão em Barra do Corda

0comentário

lobaofilho

O candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), esteve novamente em Barra do Corda, na manhã desta quinta-feira (31), para prestigiar o lançamento da candidatura à reeleição de Rigo Teles (PV), para deputado estadual.

“Voltamos à nossa Barra do Corda para nos unirmos a esta candidatura que consolida conosco uma grande caminhada pautada na fé, no amor e no trabalho. Vamos pra frente e vamos juntos pelo nosso Maranhão!”, conclamou Lobão Filho.

Estiveram presentes ainda, o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão e os peemedebistas Arnaldo Melo, candidato a vice-governador; Gastão Vieira, candidato ao Senado; José Alberto Veloso, prefeito de Bacabal; e Alberto Filho, deputado federal, candidato a reeleição, com forte eleitorado no município.

lobao
O deputado Gastão Vieira agradeceu a acolhida da população e reforçou o compromisso da coligação “Pra Frente, Maranhão” com o estado. “Rigo Teles nos oferece hoje mais do que ele imagina. Alegria e animação são combustíveis importantíssimos para a renovação que propomos. Sermos recebidos por essa multidão só aumenta nossa responsabilidade, porque aqui, junto com Rigo Teles, Lobão Filho e todos os nossos aliados, reiteramos nosso compromisso com o Maranhão”, declarou.

O ministro de Minas e Energias Edison Lobão destacou o desenvolvimento da cidade e previu mais progressos. “Visito Barra do Corda há 40 anos e, sempre que chego, percebo uma cidade que se desenvolve. Isso me orgulha, porque contribuímos muito em parceria com o ex-prefeito Nenzinho (Manoel Mariano Souza) para trazer estradas, asfalto e benefícios para essa gente. Com Lobão Filho, empresário de visão e experiente, que coordenou uma das maiores comissões do Senado, vamos elevar ainda mais o Maranhão. Rigo Teles também é empresário sério e trabalha pelo povo, isso o qualifica para assumir mais um mandato à frente da Assembleia”, avaliou o ministro.

Já o prefeito de Bacabal, destacou o potencial das alianças formadas em torno da coligação “Pra Frente, Maranhão”. “Tenho certeza de que essa dupla (Alberto Filho e Rigo Teles), aliada ao governo forte e destemido de Lobão Filho, vai solucionar muitos problemas da região. Estamos juntos, o Maranhão está contigo, Lobão Filho”, finalizou o líder municipal.

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Eleição na Famem

0comentário

GilCutrimEm mais uma eleição de consenso realizada nesta quinta-feira (31), o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, foi reeleito presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016.

Liderando uma chapa única que reúne prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e dos mais diversos partidos, Cutrim obteve 101 votos, o que corresponde a mais de 60% do total de filiados aptos a participar do pleito.

“Nossa reeleição mostra que o trabalho está dando certo e que os prefeitos e prefeitas do Maranhão querem que os avanços relacionados ao municipalismo continuem. Iremos arregaçar as mangas e trabalhar muito mais pelos municípios e pelo Maranhão”, afirmou Cutrim, cujo atual mandato (2013/14), para o qual foi eleito também de maneira consensual, encerra-se no dia 31 de dezembro.

A eleição aconteceu durante todo o dia na sede da entidade municipalista, localizada em São Luís. Acompanhado de companheiros de chapa e de vários colegas prefeitos e prefeitas, Gil Cutrim votou no período da manhã e acompanhou, à tarde, a apuração dos votos, que teve início às 17h.

O presidente reeleito destacou os avanços obtidos ao longo destes quase dois anos do seu primeiro mandato e garantiu que para o próximo biênio um dos objetivos será intensificar o trabalho no sentido conseguir, juntamente com as demais entidades municipalistas do Brasil, a tão sonhada readequação do atual pacto federativo injusto imposto pela União aos municípios.

“Neste primeiro mandato conseguimos várias conquistas, como é o caso da determinação da Justiça, motivada por uma ação da Famem, que obriga a União a restituir os municípios das perdas do FPM referentes aos últimos cinco anos. Esta questão ainda tramita na Justiça Federal, mas são grandes e reais as chances de obtermos vitória definitiva nos próximos meses. Também iremos atuar fortemente no sentido viabilizarmos recursos para construir a sede própria da entidade e estabelecermos novos mecanismos permanentes de diálogos com os Governos Federal e do Estado, por exemplo”, relatou.

Eleito 1º vice-presidente, o prefeito Hernando Macedo (Dom Pedro) avaliou que a recondução de Cutrim à presidência da entidade mostra o desejo dos prefeitos e prefeitas de permanecerem unidos em favor dos municípios e do Maranhão, independentemente de colorações partidárias. “A exemplo do presidente Gil, sou um gestor jovem e sei que muito posso contribuir com o municipalismo no Estado. É com este pensamento e desejo que, juntos, iremos trabalhar”.

Avaliação semelhante fez a prefeita Karla Batista Kabral (Vila Nova do Martírios), eleita 2ª tesoureira. De acordo com ela, é necessário que os gestores municipais continuem unidos. “O presidente Gil foi reeleito para continuar comandando este processo de fortalecimento dos municípios junto aos Governos e a classe política. Se as cidades estiverem mais fortes social e economicamente, nosso Estado também estará”.

sem comentário »

Convocação geral

2comentários

liscaO técnico Lisca fez uma convocação geral ao torcedor do Sampaio para o jogo de sábado, às 16h20, contra a Ponte Preta, no Estádio castelão, em São Luís. Ele espera pelo menos 30 mil torcedores no jogo que pode levar o Sampaio ao G4.

“Temos que convocar, pois sabemos da importância da torcida. Pois aqui se forma um caldeirão. Os jogadores e nós profissionais adoramos jogar com casa cheia. Tenho certeza que nesse jogo teremos no mínimo 30 mil pessoas para nos apoiar”, disse ao Globoesporte.

É isso mesmo Lisca, com 22 pontos e ocupando a 5ª colocação e a um pontinho apenas do 2º colocado, o Sampaio poderá ficar em situação ainda mais confortável em caso de vitória.

E vou mais além, espero mais de 30 mil torcedores e que estes estejam jogando com o Tricolor e pressionando a Macaca. Com o Castelão lotado, certamente o Sampaio terá mais um jogador dentro de campo.

Novidade

A novidade no treinamento de hoje à tarde no treinamento do Sampaio foi a apresentação do meia Ítalo que deixou o Moto Club na semana passada.

Foto: Biné Moraes/O Estado

2 comentários »

Zeluís é candidato

1comentário

ZeluislagoecristinaO Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) decidiu por unanimidade na manhã desta quinta-feira (31), deferir o registro de candidatura de José Luís Teixeira do Lago Neto e de Cristiana Jansen de Mello Fonseca, filiados ao Partido Pátria Livre, para concorrer aos cargos de governador e vice do Maranhão nas Eleições 2014, com o número 54.

Este foi o primeiro pedido de registro de candidatura com impugnação julgado pelo TRE-MA. “Não vejo prova de que José Luís não esteja filiado ao PPL. Pelo contrário, o que se percebe é que, de fato, há somente alguma pendência menor, pois a própria Justiça Eleitoral declara que o candidato encontra-se filiado, mesmo porque ninguém alheio aos quadros de um partido pode ser presidente estadual da agremiação”, destacou em seu voto o desembargador eleitoral Daniel Blume, relator do processo.

A candidatura de José Luís havia sido impugnada por Antônio Ferreira Martins, candidato ao cargo de deputado federal pela coligação “Por um Maranhão Mais Forte” (PEN/PMN/PHS/PSC/PT do B), sob alegação de que ele não possuía filiação partidária há mais de ano da data da eleição, não preenchendo a condição de elegibilidade.

O impugnado defendia-se argumentando que estava devidamente filiado ao PPL e que a situação constante nos sistemas da Justiça Eleitoral não o exclui do quadro de filiados, apresentando documentos que comprovavam a sua filiação ao partido deste novembro de 2011.

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência da impugnação.

Foto: Flora Dolores

1 comentário »

Lição de vida

3comentários

O candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) gravou um vídeo que foi divulgado na página oficial da campanha do peemedebista onde fala sobre o acidente que sofreu há dois anos e que considera a sua maior lição de vida.

“Meu acidente modificou a minha vida porque foi um ensinamento. Me ensinou que nem sempre todo mundo está preparado para o seu julgamento e é algo que todo mundo deveria parar um pouco para pensar”.

E acrescenta: “Tenho me preparado para ser julgado a qualquer momento e hoje eu estou pronto para ser julgado”, afirma.

Veja o vídeo acima.

3 comentários »

Tiroteio no Fórum

0comentário

tiroteionoforum

Um policial e um detento ficaram baleados durante troca de tiros na manhã de hoje, Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

O detento que participaria de audiência teria tomado a arma de dois agente penitenciários durante luta corportal e em seguida atingindo o policial militar, Enedias Chagas Neto, do Departamento de Narcóticos (Denarc), e atingido com dois tiros. Ele foi levado para um hospital e não corre risco de morte.

Um outro policial que fazia a segurança teria reagido e atingido o detento que também foi levado para um hospital.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Atenção motoristas

3comentários

fiscalizacaoeletronicaSerá multado o motorista que atravessar o sinal verde com velocidade acima da máxima permitida pela via, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís. A medida, que começou a valer nessa segunda-feira (28), deve-se à instalação de semáforos com fotossensores inteligentes.

Em nota encaminhada ao G1, a secretaria confirmou que a velocidade permitida é de 40 km a 60 km, dependendo da via, e que a ultrapassagem desses números pode resultar em registro de infração. Leia a íntegra da nota abaixo:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que a velocidade permitida para atravessar o sinal verde é de 40 km ou 60 km, a depender do estipulado para cada via. A ultrapassagem dessa velocidade, mesmo no sinal verde, resulta em registro de infração.

Segundo o secretário Canindé Barros, a medida faz parte de um plano estratégico de melhorias no trânsito. “Durante o levantamento dos locais para a implantação dos equipamentos, identificamos alguns pontos críticos em relação aos índices de acidentes. Com a fiscalização e o trabalho de educação no trânsito, esperamos reduzir esse quantitativo”, observou.

Os primeiros fotossensores inteligentes foram instalados em trechos das avenidas Colares Moreira, Daniel de La Touche e Litorânea. Por meio de chips intalados nas câmeras, os radares permitem o acesso online à quantidade de veículos que transitam pelas avenidas, o que facilita o estudo do fluxo no trânsito.

De acordo com a SMTT, os equipamentos já foram adotado em capitais como Fortaleza, Salvador e Brasília, com resultados positivos. Em Fortaleza, por exemplo, as estatísticas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) revelam que, em média, houve redução de 14,3% das mortes onde foram instalados fotossensores semelhantes ao da capital maranhense. Nas vias onde foram colocados os radares portáteis, os acidentes de trânsito diminuíram em 55%.

Foto: Fabrício Cunha

3 comentários »

Roseana em Matões

4comentários

RoseanaSuely1

A governadora Roseana Sarney visitou ontem (30), o município de Matões, onde vistoriou as obras de construção da MA-034, rodovia que interliga o município ao povoado Baú, em Caxias. Acompanhada do secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão, ela percorreu os 10 quilômetros já executados do serviço e também assinou ordem de serviço para a pavimentação de 1,5Km da avenida que é o prosseguimento da rodovia, já dentro da área urbana de Matões.

“Eu vim acompanhar o andamento dessa obra que vai melhorar a vida dos moradores de Matões, facilitando e tornando mais ágil a locomoção de todos. Sei que esse já era um anseio antigo da população, e nós não fazemos diferença entre as cidades, o nosso objetivo é dar conforto e qualidade de vida aos maranhenses de todas as cidades”, afirmou a governadora.

A obra  faz parte do programa do Governo do Estado cuja meta é ligar todas as sedes municipais a uma MA ou BR. Ao todo, o investimento é da ordem de R$ 30 milhões, contemplando 71,5 km.

RoseanaSarney

Além disso, em Matões, o governo também autorizou a  execução de serviços de asfaltamento de 4 km de vias urbanas nos bairros Alto da Siriema e Lagoa. A obra beneficia 29.969 moradores.

“Nós estamos trabalhando para dar mais conforto à população de Matões. A obra na MA-034 deve ser finalizada até o mês de dezembro, estamos fazendo um trabalho cuidadoso de terraplanagem, asfaltamento, colocação de meio fio e, por último, a sinalização”, destacou o secretário José Raimundo Frazão. Também presentes ao ato o secretário de Estado de Articulação Política, Rodrigo Valente; o chefe do Gabinete Militar, coronel José de Ribamar Vieira; e a prefeita de Matões, Suely Pereira, além de lideranças políticas e comunitárias do município.

Para a população matoense, o asfalto vai facilitar o escoamento da produção e agilizar o transporte. Quem trabalha no local também agradece a iniciativa que garantirá melhorias na rotina de trabalho.

“Sou motorista e passo constantemente pelo povoado Baú, já gastei muito tempo nesse trajeto. Com o início das obras já conseguimos chegar mais rápido em Caxias. Tenho certeza que com a finalização as coisas vão melhorar muito mais”, comemorou o motorista. Francisco Santos, que é morador de Matões.

Foto: Handson Chagas

4 comentários »

Vaidade no Moto

17comentários

escudomotoJá disse aqui e vou repetir a vaidade de “dirigentes” ainda vai custar caro ao Moto Club. O episódio envolvendo o volante Pierre é uma prova disso. O time disputa o Campeonato Brasileiro Série D e deveria estar focado apenas no acesso, mas algumas pessoas preferem o “eu” do que o próprio clube.

Foi necessário uma reunião geral para decidir se o jogador retornaria ou não por conta de um “desentendimento” com um dirigente. Mas após reunião, a maioria esmagadora dos dirigentes e conselheiros decidiu pela volta do jogador. Pierre até pode não ser a única solução para os problemas dentro de campo do Moto, mas por se tratar de um ser humano merece a oportunidade de corrigir o que os “dirigentes” entendem como “erro grave”. Quem não erra neste mundo?

Mas a decisão da volta de Pierre foi o suficiente para outro dirigente anunciar a sua saída numa demonstração de que o clube não está em primeiro lugar. Como não contribuo para elevar o grau de vaidade desses dirigentes nem vou citar os nomes.

O fato é que, a vaidade de muitos impera no Moto. Só para vocês terem a ideia, certo dia recebi uma ligação de um dirigente reclamando de uma matéria que havia escrito e que não citava o seu nome. Talvez esse dirigente tivesse acostumado com uma prática que não é a minha.

Na verdade, no futebol muitos se apegam a determinadas coisas para pular fora diante das dificuldades. E no Moto não é diferente. As dificuldades são enormes e poucos ajudam. A folha salarial, por exemplo foi paga com recursos do sócio torcedor, arrecadação dos jogos e com a ajuda de dois conselheiros.

Que fique o exemplo ao torcedor rubro-negro, o sócio torcedor já começa a contrinuir decisivamente com o pagamento da folha. Quem sabe se o Moto tivesse maior número de sócios não dependeria mais de ninguém, apenas do seu torcedor que não tem nenhuma vaidade e tudo que faz é por amor ao clube.

17 comentários »

Seis anos depois

2comentários

denycabralHoje é um dia de lembrança e saudade para todos aqueles amantes do rádio maranhense.

É que hoje completa seis anos da morte do radialista Deny Cabral e para lembrar a data será celebrada uma missa às 18h, na Igreja Menino Jesus de Praga, na Cohama.

Deny Cabral foi um dos mais completos radialistas que já tive a oportunidade de trabalhar. Ele era repórter e apresentador do programa Plano Geral, na Rádio Mirante AM, dentre outras atividades que exercia.

Mais do que um dos maiores profissionais, também tive o privilégio de gozar da sua amizade e confiança, bem como de toda a sua família.

Fica aqui a nossa lembrança e a saudade eterna.

2 comentários »