Crítica ao governo

1comentário

O deputado estadual Cabo Campos (PPS) utilizou as redes sociais para criticar o aumento (que estão chamando de recomposição salarial) anunciado pelo Governo do Estado para os policiais.

“Esse reajuste não corresponde aos anseios da categoria nem aos meus. As negociações por um aumento real devem continuar. Nós acreditamos no poder de negociação do Estado, do seu secretariado, da categoria e das associações”, afirmou.

Veja a nota na íntegra:

CaboCampos

1 comentário »

Caso Detran

1comentário

EdilazioJunior

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV) utilizou a tribuna na manhã de ontem (23) na Assembleia Legislativa, para questionar a contratação da empresa de segurança privada Clasi pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão.

O questionamento se deu uma vez que o contrato polêmico junto à empresa BR Construções – com suspeitas de irregularidades e já denunciado à Justiça -, previa, segundo governistas, a exploração também do serviço de segurança privada no local. Há duas semanas deputados da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB) sustentam que o contrato com a BR Construções resultaria em economia aos cofres públicos. Dados oficiais, no entanto, contrapõem a tese.

“Depois da informação tive a curiosidade de entrar no Portal da Transparência e lá não consta nenhum contrato com a tal Clasi Segurança pelo Detran, e o mais curioso é que quando foi debatido aqui o contrato da BR Construções, o que mais foi dito e falado pelo Governo, é que a BR Construções estaria lá para substituir seis contratos, inclusive esse de segurança e por esse motivo traria economia ao Estado”, disse.

Edilázio questionou a credibilidade dos dados referentes à BR Construções e ao caso que envolve diretamente gestores do Detran, repassados até o momento para a Justiça ou para a imprensa, pelo Governo do Estado.

“A BR Construções foi criada e, repito, única e exclusivamente para trabalhar para o Detran. Ela nunca trabalhou em outro lugar, nunca. Todos os atestados são falsos. Isso já foi comprovado. Inclusive, estou encaminhando um ofício para o Tribunal de Contas do Estado informar se na prestação de contas de 2014 da Prefeitura de Fernando Falcão consta serviços da BR Construções”, disse.

O líder do governo, deputado Rogério Cafeteira (PSC) tentou contrapor o colega, afirmando que é legal o contrato firmado pelo Detran junto à BR Construções, mas os argumentos do governista foram rebatidos.

Foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

1 comentário »

Abordagem e intimidação

4comentários

agentesSejap

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) enviou nota ao G1 sobre a abordagem feita à equipe de reportagem da TV Mirante que produzia matéria jornalística, na manhã desta sexta-feira (24), em frente ao Presídio São Luís (PSL) 3, local da fuga do detento Nilson da Silva Sousa ocorrida nessa quinta-feira (23).

Durante a abordagem, os agentes penitenciários recolheram os crachás dos profissionais. O repórter Marcial Lima contou que houve tentativa de intimidação e que os agentes saíram armados em direção à equipe de reportagem. Mesmo se identificando, os jornalistas foram cercados. Um dos agentes chega a empurrar a câmera para evitar as filmagens

Segundo a Sejap, “é procedimento de segurança adotado pela administração dos presídios verificar a área externa, bem como checar a identificação de documentos funcionais e pessoais de quem se encontra nas proximidades”.

Leia mais

4 comentários »

França no Esporte

6comentários

JulioFranca

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) definiu e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) aceitou o nome de Júlio França para a Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel). Ele substituirá ex-secretário Jerry Abrantes que morreu há duas semanas.

A pasta embora seja do PDT, quem bate o martelo sobre a indicação é o deputado Weverton Rocha, aliado de primeira linha de Edivaldo Holanda Júnior. O atual adjunto da Semdel, Rommeo Amim que é filho do secretário de Estado do Trabalho, Julião Amim até poderia ter sido escolhido, mas não efetivado pelo prefeito devido à disputa dentro do próprio partido.

Júlio França foi secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB). Agora no esporte é outra coisa. Mas costumo esperar primeiro para ver e só depois emitir uma opinião. Diria apenas que não basta o prefeito escolher o Júlio França. Se não tiver política para o esporte e der as condições de trabalho necessárias nem Pelé vai fazer alguma coisa.

A posse do novo secretário será na próxima terça-feira (28), às 10 da manhã, na sede da Prefeitura, na praça Dom Pedro II, no centro histórico. O evento deverá contar com a presença ministro do trabalho, Manoel Dias.

6 comentários »

Rose de saída

4comentários

A vereadora Rose Sales confirmou hoje (24) a sua desfiliação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A decisão foi anunciada após a divulgação de uma nota do partido convidando a vereadora a deixar o PCdoB em função das críticas que a parlamentar tem feito a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Em nota, a vereadora diz ter olhares diferentes do partido sobre a administração municipal. Ela se manifestou através de rede social.

RoseSales

4 comentários »

Convidada a sair

2comentários

RoseSales

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nota nesta sexta-feira (24), na qual comunica o convite feito à vereadora Rose Sales se desfilie do partido.

A decisão foi tomada pela Comissão Política do Comitê Municipal face à postura da vereadora de críticas ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) que é apoiado pelo PCdoB.

Veja a nota na íntegra:

Reunida no dia 23 de abril de dois mil e quinze, a Comissão Política do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no município de São Luís adotou a seguinte resolução:

1 – Há vários meses a relação entre a vereadora Rose Sales e o PCdoB, embora respeitosa e de alto nível, tem revelado um distanciamento político cada vez maior entre ambos, fundamentalmente em relação à gestão municipal de São Luís, em que o partido tem uma posição de apoio ao governo do prefeito Edivaldo Holanda Jr., dando-lhe sustentação e dela participando, enquanto que a vereadora, na prática, tem tido um posicionamento de oposição à atual gestão;

2 – Esta situação foi e tem sido administrada e tratada no âmbito da direção partidária e com a participação da vereadora, que sempre teve a total possibilidade de se posicionar diante dos fatos, tudo com transparência, democracia e respeito.

3 – Entretanto, chegou-se a uma situação em que não se é mais possível a convivência entre o posicionamento partidário de apoio à administração Edivaldo Holanda Jr. com a postura oposicionista da vereadora. Diante disto, o Comitê Municipal do PCdoB de São Luís resolve liberar a vereadora Rose Sales para, querendo, se desfilie das fileiras partidárias, pois suas posições em face da gestão municipal se chocam com as posições do PCdoB.

São Luís-MA, 23 de abril de 2015.

Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB-São Luís

José Haroldo de Oliveira
Presidente

2 comentários »

Fugindo da TV

29comentários

Sampaio

A diretoria do Sampaio numa demonstração de medo da televisão decidiu mudar o horário da partida de domingo contra o Imperatriz, a primeira da decisão do Campeonato Maranhense.

Acredito que a grande maioria dos torcedores de Sampaio e Imperatriz estão focados na decisão aqui e não em jogos pelo Brasil afora, mas pelo visto os dirigentes que decidem e dão a palavra final, não.

A partida não será às 17h, no horário habitual do torcedor em São Luís, mas sim às 18h30. Com isso, o torcedor poderá ficar em casa para ver pela TV as finais do Rio de Janeiro entre Vasco e Botafogo, além de Santos e Palmeiras pelo Paulistão.

E porque o torcedor vai sair de casa depois das decisões no RJ e SP se a TV local mostrará ao vivo Sampaio e Imperatriz? É claro que o torcedor vai preferir ficar no conforto de sua casa.

Os dirigentes que tanto reclamam de falta de dinheiro e de apoio do torcedor é que fazem as coisas erradas e afastam os torcedores dos estádios. Por isso, de hoje em diante não questionarei mais aqueles que aqui preferem o futebol nacional.

O jogo de volta entre Imperatriz e Sampaio será no sábado (25), às 19h15, no Estádio Frei Epifânio D`Abadia. Este é o horário habitual dos jogos em Imperatriz.

Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante

29 comentários »

Insatisfação na PM

2comentários

RobertoCosta

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) repercutiu na sessão da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (23) a insatisfação da Polícia Militar sobre o reajuste recebido pela categoria. A nova tabela de valores foi anunciada pelo Governo do Estado. Segundo o deputado, todas as informações dão conta de que os policias, no estado, não estão de acordo com os valores, motivo de assembleias realizadas entre os policiais, em cidades como Bacabal e Pindaré. Na quarta-feira (22), o comando dos militares esteve reunido com o Governo para contestar o índice do aumento concedido.

Diante da insatisfação e da importância do assunto, Roberto Costa pediu que o Governo volte a tratar sobre os valores, a fim de evitar uma paralisação. “O que nós solicitamos por parte do Governo, é que não se feche as portas para a discussão em torno desses reajustes dos policiais militares, para que o Governo continue discutindo com a categoria, para que possa na verdade buscar um entendimento que seja bom para o Governo, bom para os policiais militares e bom para a população, porque se tiver esse risco de paralisação, com certeza, será um transtorno muito grande para o nosso Estado””.

“Eu acho que o Maranhão vive num momento de muito equilíbrio, de muita tranquilidade e isso na verdade é importante para a governabilidade, mas, acima de tudo, isso é importante para a credibilidade externa do Maranhão e nós não podemos, de forma nenhuma, perder esse rumo, perder esse caminho de termos dentro da tranquilidade do Estado as condições necessárias para que a gente possa dar continuidade ao crescimento do nosso estado”, destacou.

O deputado pediu ainda que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa participe da discussão na busca de um consenso entre as partes.

2 comentários »

Perigo na rua

2comentários

RebeliaoPedrinhas
O detento Nilson da Silva Sousa, que fugiu do Presídio São Luís (PSL) 3 nessa quinta-feira (23), foi um dos líderes da maior e mais violenta  rebelião já registrada no sistema penitenciário do Maranhão.

A rebelião, que aconteceu no Complexo de Pedrinhas em novembro de 2010, deixou 18 detentos mortos, três por decapitação.

Nilson da Silva Sousa  já havia fugido do PSL 3 em fevereiro, com mais três detentos, e foi recapturado após assalto a uma agência dos Correios na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) disse ao G1, em nota, que pediu investigação detalhada da fuga desta quinta-feira.

No dia 9 de novembro de 2010, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi palco do maior motim já registrado no Estado. A rebelião durou cerca de 30 horas e deixou 18 detentos mortos, três por decapitação.

As mortes foram causadas por confrontos entre facções criminosas rivais e a violência dentro do presídio ganhou destaque nacional.

Leia Mais

2 comentários »

Fuga em Pedrinhas

1comentário

PresidioSaoLuisIII

Registrada na tarde de hoje (23) a fuga do detento Nilson da Silva Sousa, conhecido como ‘Diferente’, do Presídio São Luís III (PSL), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Ele estava preso por assalto a agência dos Correios na Imperatriz. Antes já havia fugido do presídio que é considerado de segurança média no mês de fevereiro, mas foi recapturado.

Em nota, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) informa que as equipes de segurança estão empenhadas na recaptura do detento Nilson da Silva Sousa, conhecido como ‘Diferente’, que fugiu por volta das 17h30 do Presídio São Luís 3. A Sejap já determinou a investigação detalhada do episódio e a apuração das responsabilidades.

Essa foi a segunda fuga de presos registrada em Pedrinhas este mês e a quarta em presídios do Maranhão, em 2015. A fuga mais audaciosa foi registrada no dia 5 de abril quando quatro presos foram capturados do Centro de Detenção Provisório (CDP).

As outras duas fugas foram registradas em março quando quatro presos fugiram do PSL II e em fevereiro com a fuga de três presos do PSL III.

Foto: Reprodução TV Mirante

1 comentário »