Aposta de Gastão

0comentário

gastaovieira

O deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, defende a implantação de Centros de Excelência e a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em todo o Estado. “Somente com a educação, qualificação e profissionalização de nossos jovens vamos tornar o Maranhão no estado que queremos: de oportunidades para todos”, disse.

Vieira, que foi secretário-executivo do Projeto Grande Carajás, secretário de Estado de Planejamento no governo Edison Lobão e secretário estadual de Educação no governo de Roseana Sarney, disse que somente com o senador Lobão Filho esse “sonho de assegurar educação de qualidade sem a necessidade dos jovens se deslocaram para a capital vai ser possível”, afirmou ao defender que “somente com educação é possível tirar os jovens do mundo das drogas”.

Gastão ieira, que também foi ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff, disse ainda que é preciso democratizar e profissionalizar a gestão escolar. “Temos compromisso com a educação. Quando fui secretário de Educação nenhum professor ou diretor foi transferindo por interferência política”, lembrou.

Eleito deputado estadual em 1986, seu primeiro mandato, Vieira se sente com a força e a vontade de um jovem na corrida em busca da vaga de senador. “Passei a vida inteira me preparando para esse momento. São cinco mandatos de deputado federal e dois mandatos de deputado estadual, sempre com a convicção que a política é arte da transformação”, ressaltou.

O candidato ao Senado peemedebista disse também que o político tem que prometer e cumprir. “Faço parte de um grupo político realizador. Temos um histórico de lutas e conquistas pelo povo do Maranhão e vamos avançar ainda muito com o nosso trabalho. Nunca desisti de nada na minha vida. Vamos com fé e esperança transformar o Maranhão”.

sem comentário »

Prefeitos com Lobão

0comentário

lobaofilhoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) no Comitê Central da Coligação “Pra Frente, Maranhão”, em São Luís, manifestações de apoio dos prefeitos Vagtônio Brandão (Buritirana), Cícero Moraes (Estreito), Jairo Madeira (João Lisboa), Marcelo Farias (Arame), do ex-prefeito de Arame Nonato Farias, do presidente da Câmara de Vereadores de João Lisboa, Francimar Carvalho, e do secretário de Cultura, Roberto Carlos.

Ao agradecer as declarações de voto, Lobão Filho disse que, a cada dia, está mais confiante na vitória em 05 de outubro. “A coligação cresce com apoio de lideranças políticas e comunitárias em todo Estado. Além disso, por todos os municípios que visitamos, temos recebido o carinho, a energia da nossa população. Estamos confiantes na vitória e vamos fazer um governo democrático e municipalista em busca do firme propósito de transformar o Maranhão em um estado de oportunidades para todos”, enfatizou o candidato peemedebista.

Os prefeitos disseram que apoiam e votam em Lobão Filho porque ele representa a verdadeira mudança que o Maranhão quer e precisa. “Ele é um empresário bem sucedido, um político que já demonstrou trabalho pelo Maranhão e que fará um governo municipalista, que vai ouvir os gestores municipais e, conseqüentemente, implantar um plano de governo que viabilize aos municípios infraestuttura e atração de negócios para a geração de emprego e renda para a nossa população”, afirmaram.

sem comentário »

Quadras comunitárias

1comentário

quadra

A comunidade do bairro do Barreto e adjacências têm agora mais duas opções de lazer. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) entregou, no fim de semana, duas quadras comunitárias para os moradores de bairros próximos ao Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. As quadras, uma poliesportiva e outra de areia, já receberam suas primeiras competições.

Os torneios de inauguração das quadras ocorreram no sábado (26) e reuniram aproximadamente 100 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Os meninos que participaram das competições de futsal e beach soccer são moradores do Barreto, Vila Palmeira, Jordoa, Ivar Saldanha, bairros próximos ao Complexo Esportivo.

A iniciativa da Sedel visa à construção de quadras comunitárias em diversos bairros da capital para atender os moradores de cada localidade. “É um projeto muito importante levar praças esportivas aos bairros da capital. A população necessita de áreas de lazer e a Sedel tenta sempre disponibilizar. Essas quadras comunitárias atenderão crianças, jovens e adultos, que poderão participar de escolinhas e torneios ao longo do ano”, comentou o secretário Joaquim Haickel.

quadra1

As crianças que participaram das atividades de inauguração das quadras estavam empolgadas com os novos espaços de lazer construídos pela Sedel e ansiosas para participar dos torneios de futsal e beach soccer. Quando a bola rolou, um clima descontraído e de muita animação tomou conta da criançada, que vibrava a cada gol.

“Essas novas quadras representam um trabalho bom. Aqui a gente precisa de áreas de esporte. Quanto mais quadras, melhor porque o esporte traz coisas boas para a comunidade. É um meio de a gente trabalhar com as crianças e os pais delas”, disse Jorge Alberto Silva Santos, presidente do Departamento de Esporte do Barreto.

Ao final dos torneios, as crianças receberam medalhas e troféus de participação. As novas quadras do Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz foram construídas próximas ao Estádio Castelão.

Fotos: Divulgação/Sedel

1 comentário »

Lobão e o empreendedorismo

1comentário

lobaofilhoO Programa de Aceleração do Maranhão – PAM, carro-chefe do plano de governo de Lobão Filho (PMDB), abrange áreas de grande relevância como saúde, educação e segurança. Entre as 18 áreas inicialmente propostas, recebe destaque o PAM do Empreendedorismo. Empresário bem sucedido e reconhecido nacionalmente, Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do estado.

O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos. O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa a auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.

O segundo programa, “Incubadora de Ideias”, foi elaborado para estimular e capacitar os novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas – iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.

Já o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios e facilidades que uma pessoa jurídica tem. “Vamos verdadeiramente construir um grande Maranhão de oportunidades para todos, um Maranhão empreendedor”, assegurou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Sobre o PAM, que tem como metas ainda, elevar o IDH e redistribuir a riqueza do estado, Lobão Filho acredita que “ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”.

Foto: Biaman Prado

1 comentário »

Joaquim Haickel é premiado

0comentário

banner_18festivaldecinema

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2014”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais. Comemorando a décima oitava edição, o AVANCA 2014 contou com mais participantes e atribuiu prémios a filmes e autores de 17 países.

“O Último Inverno” do realizador iraniano Salem Salavati arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio Melhor Atriz que distinguiu AsiyehMoradizar. Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Não-conformidade” de Igor Parfenov (Ucrânia) e “A Busca” de Luciano Moura (Brasil). Este último filme foi também distinguido com o Prémio Melhor Ator, atribuído a Wagner Moura.

A curta-metragem “O imortalizador”, de Marios Piperides (Chipre), ganhou o Prémio Curta-Metragem e Prémio Estreia Mundial. O Prémio Animação distinguiu o filme russo “Tons de Cinzento” de Alexandra Averyanova. O Prémio Vídeo distinguiu o filme mexicano “Ar” de RominaQuiroz. O Prémio da Melhor Fotografia distinguiu Amir Alivaisi do filme iraquiano “Preto & Branco” de JalalSaepanah.

O Júri, presidido pelo investigador e escritor António Abreu Freire, foi constituído pelos cineastas YevgeniPashkevich (Letónia), Tommaso Valente (Itália), Margarita Hernandez (Cuba / Brasil), o investigador Jason Dee (Reino Unido) e Lyudmila Bila (Ucrânia).

Entre as categorias mais esperadas deste ano, esteve a “Competição Avanca”. Reunindo uma selecção de obras produzidas na região, foram distinguidas a longa-metragem “Pecado Fatal” de Luís Diogo, a curta-metragem “Balança” de Rui Falcão, o documentário “A Pedra e a Palavra” de Joaquim Haickel e a animação “Foi o fio” de Patrício Figueiredo.

O Júri deste prémio foi presidido pelo produtor Paulo Trancoso e constituído pelo cineasta Bernardo Cabral e pelos programadoras Ayoub El Anjari El Baghdadi (Marrocos), GamzeKonca (Turquia), Rosângela Rocha dos Santos (Brasil) e Flávia Vargas (França / Brasil). Este júri atribuiu ainda uma menção especial a “Mamãs de papelão” de Nuno Cristino Ribeiro.

Um outro júri constituído pelos professores Leonel Rosa e Manuel Freire, pelo poeta António Souto, pelo pintor Acácio Rodrigues, pela investigadora Ana Cristina Pereira e pelos cineastas Henrique Vaz Duarte, Manuel Matos Barbosa, Manuel Paula Dias e Rui Nunes, atribuiu os prémios televisão.

O documentário “Shado’man” do holandês Boris Gerrets recebeu o Prémio Televisão. O Júri atribui ainda Menções especiais aos filmes “Sangre de Dragón” de Nacho Luna (Espanha) e “Trazosenlacumbre” de Carlos Molina (Venezuela).

Leia mais

sem comentário »

Teimosia e burrice

22comentários

pierreA teimosia e a burrice da diretoria do Moto pode custar caro para o time no Campeonato Brasileiro Série D.

Ontem, durante o desastroso empate com o Interporto ficou evidente que o Moto tem problema grave na marcação. Com os jogadores que o Moto possui, desde o Campeonato Maranhense ficou evidente a importância de um volante com a qualidade de Pierre.

Mas, desde o término do Maranhense, por questões de vaidade, dirigentes do Moto teimam em não querer o jogador que caiu como uma luva no clube. Tudo porque Pierre teria reclamado o pagamento de premiação, tudo muito normal no futebol.

Dirigentes do Moto, dominados pela vaidade se sentiram ofendidos pela tal cobrança de Pierre. Tudo frescura de quem não tem dinheiro para bancar um time melhor e mais caro e traz qualquer um jogador para cá.

O que diriam os dirigentes do Moto se os jogadores entrassem em campo com uma faixa cobrando salários atrasados como fizeram ontem os jogadores do Botafogo?

O torcedor do Moto precisa ficar atento e cobrar a diretoria para que deixe as “frescuras” de lado e que tragam o jogador que o time precisa de volta. Pode até ser que o Moto não chegue a lugar nenhum com Pierre, mas indiscutivelmente ele é o jogador que o Mto precisa e que o treinador que no time, mas os dirigentes não querem.

Para finalizar vale lembrar que Pierre está pronto para voltar na hora que o Moto quiser.

22 comentários »

Paes 2015

0comentário

Estão abertas a partir de hoje (28) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema, o Paes. Os candidatos terão até o dia 22 de agosto para realizar a inscrição no endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído integralmente ou estar cursando o 3º ano do ensino médio em 2014.

Nesta edição, a Uema oferece 3.489 vagas. Os candidatos devem acessar o endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br, optar por um dos sistemas de vagas (universal ou especial), preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários.

A primeira etapa do Paes acontece no dia 16 de novembro (com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio). A segunda etapa será dia 14 dezembro (16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual). Ambas serão realizadas no horário das 13h às 18h, com duração de 5 horas.

Além de São Luís, as provas serão aplicadas em mais 21 municípios: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

sem comentário »

Lobão na estrada

1comentário

lobaofilho

O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, encerrou neste final de semana mais uma etapa de incursões no interior do estado. No sábado (26), ele foi recebido pelo prefeito Soliney Silva (PRTB), em Coelho Neto e, em Itapecuru, pelo prefeito Magno Amorim (PPS) e pelo ex-presidente da Famem, Junior Marreca – todos declararam apoio e engajamento em sua campanha.

Feliz e emocionado com as declarações de apoio em Coelho Neto, Lobão Filho agradeceu o amigo Soliney Silva e assegurou um olhar atencioso pelo município.  “Além de um prefeito trabalhador que vem mudando para melhor a realidade de Coelho Neto e de seus habitantes, um leal amigo, presente em todas as horas, sejam elas alegres ou tristes. Tenham certeza de que vamos continuar juntos, lados a lado, nessa missão dada por Deus na construção de um Maranhão melhor para todos”, declarou.

Ao justificar seu apoio ao candidato peemedebista, o prefeito de Coelho Neto enfatizou que a sua decisão é baseada no trabalho que vem sendo realizado no município com o apoio do grupo político liderado hoje pelo senador Lobão Filho. Entre as obras elencadas por Soliney, está a subestação da Cemar e o Programa Luz para Todos, que garantiu energia elétrica de qualidade e levou aos cidadãos de Coelho Neto, mesmo àqueles que residem na zona rural, acesso a eletrificação.

“Em Coelho Neto restavam apenas 127 casas sem acesso a energia elétrica. Nem imaginei que seria atendido, porque o investimento era muito alto e esses moradores além de estarem em localidades distantes estavam dispersos em pequenas comunidades com até cinco casas, em alguns casos. Mesmo assim, procurei o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e ele prontamente atendeu ao nosso pedido”, contou o prefeito.

Soliney contabiliza que foram investidos recursos de R$ 24 milhões e implantados 88 quilômetros de rede de energia elétrica, o que propiciou a 100% dos moradores de Coelho Neto acesso a esse benefício. Além disso, enumerou o prefeito: “temos mais de 60 obras nas mais diversas áreas, entre elas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai ser entregue em 120 dias”.

lobaofilho1
Comoção – Durante a reunião, Soliney também anunciou sua desistência ao pleito de deputado estadual por motivos de saúde. “Eu e meu filho estamos em tratamento médico e não temos condições, nesse momento, de concorrer ao pleito. Mas com fé e esperança em Deus, vamos nos curar, superar esse momento e muito contribuir para eleição do nosso governador Lobão Filho e do nosso senador, Gastão Vieira”, afirmou.

Durante a declaração, Lobão Filho solicitou a palavra e disse: “ao amigo leal e fraterno não peço votos, mas, sim, orações, pois a fé tudo muda, remove montanhas e, se Deus quiser, Soliney pai e filho vão ser curados, para que juntos continuem em suas caminhadas com a bênção do Senhor”.

O deputado federal Gastão Vieira, candidato ao Senado, lembrou que o prefeito sempre foi um grande parceiro e um cidadão incansável na busca de obras e benefícios para os moradores de Coelho Neto, mencionando a implantação do Ifma na cidade, que hoje representa uma conquista também para os municípios vizinhos.

Ao final da reunião, Lobão Filho e Soliney acertaram a realização de um grande comício no dia 08 de setembro – data de aniversário do prefeito de Coelho Neto – “para juntos celebrarem a luta pela vida e levarem a mensagem de fé e esperança de uma vida melhor para todos, com paz de espírito e amor no coração”.

lobaofilho2
Itapecuru - No mesmo dia, uma multidão recebeu o candidato e sua comitiva em Itapecuru. “A adesão do povo que sai de suas casas e vem para rua revigora nossa força e garra para lutar ainda mais por um Maranhão de renovação e de mais oportunidades”, disse o peemedebista aclamado por milhares de pessoas.

Lobão Filho participou no município do lançamento do comitê de Júnior Marreca e de reunião com o prefeito Magno Amorim e lideranças políticas da região.

Júnior Marreca – prefeito por dois mandatos em Itapecuru – declarou ser essa mesma força e militância que vai lutar e trabalhar pela eleição do senador Lobão Filho ao governo estadual e que vai ajudar a elevar ainda mais o nosso estado.

“Não temos tempo para o ódio e sim para o trabalho. Minha vida pública já me credencia para representar o Maranhão na Câmara Federal. Não posso ir só, porque junto com o nosso futuro governador, Lobão Filho, Arnaldo Melo e Gastão Vieira, vamos conseguir muito mais para o engrandecimento do estado”, assegurou.

A caravana “Pra Frente, Maranhão” percorreu, nos últimos três dias, 13 municípios, ouvindo os anseios da população e levando palavras de fé e esperança aos maranhenses que vivem no interior do estado.

Fotos: Biaman Prado e Gilson Teixeira

1 comentário »

Resultado desastroso

32comentários

moto

Não foi por falta de aviso. Durante a semana alertei aqui que não tinha jogo fácil no Campeonato Brasileiro, mas o Moto fez questão de complicar a sua situação diante do Interporto e o empate no Castelão, por 2 a 2 deixou o Moto em situação complicada no grupo A2 da Série D.

Com uma atuação muito ruim no aspecto coletivo e individual, o Moto chegou a estar na frente do placar por duas vezes, mas facilitou a vida do Interporto com falhas inacreditáveis do setor defensivo.

Para piorar a situação, o Moto ainda perdeu um pênalti quase no fim do jogo quando Kléo chutou para a defesa do goleiro tocantino.

Aliás, Kléo que foi o craque e artilheiro do Campeonato Maranhense é o personagem principal do Moto até aqui na Série D. Na primeira rodada, Kléo cometeu um pênalti infantil aos 49 minutos do segundo tempo quando o Moto vencia o Remo por 1 a 0, cedendo o empate ao time paraense. Hoje, quando todos imaginavam que o Moto venceria o jogo com o pênalti cobrado por Kléo, o meia estragou tudo.

O resultado foi justo. O Moto foi um time sem sem criatividade, mesmo assim, no primeiro tempo perdeu pelo menos três chances com o atacante Henrique que não conseguiu repetir as boas atuações como no ano passado.

Outro que esteve mal em campo foi o meia Felipe. Em apenas uma situação conseguiu ser aquele meia brilhante que conhecemos. Sabe e pode jogar muito mais.

Além disso time rubro-negro deu muito espaço no meio-campo ao Interporto que também chegou com muito perigo. O volante Éverton Garrori não marcou como deveria e muito menos saiu para o jogo. E Kléo, nem mesmo a bola parada acertou.

Outro ponto vulnerável do Moto foi a defesa. Enfim, Édson Porto terá muito trabalho para arrumar o time se quiser pensar realmente no acesso à Série C.

Quem se salvou apenas foi o atacante Fabiano que, além dos dois gols que marcou ainda procurou servir aos companheiros.

No outro jogo do grupo, o Ríver empatou em Teresina com o Remo por 1 a 1 e mantém a liderança do grupo A2. O Moto mesmo com o empate é o segundo colocado e volta a jogar no próximo domingo, às 17h, contra o Guarany de Sobral, no Castelão, em São Luís.

Foto: Weliandrei Campelo/Moto Club

32 comentários »

Números animadores

0comentário

PortodoItaqui

Nos seis primeiros meses do ano, o Porto Itaqui registrou aumento no volume de cargas de 11,5% quando comparado ao mesmo período de 2013. Foram movimentadas cerca de 8 milhões de toneladas com destaque para as cargas gerais que impactaram aumento no volume em 124,5%.  A meta traçada para 2014 é de 17 milhões de toneladas.

O mês de junho registrou movimentação de cargas em torno de 1,664 milhões de toneladas. Desde 2003, o Itaqui não registrava volume tão alto de cargas mensal. Desse total de cargas movimentadas naquele ano (1,6 milhões de tons), 379.395 estavam relacionadas ao minério de ferro. Atualmente tal volume não consta nas estatísticas do porto maranhense.

Dentre as cargas movimentadas pelo Itaqui constam as Gerais, Graneis Sólidos e Granéis Líquidos. No semestre, entre as cargas gerais que elevaram a movimentação, estão o contêiner, com movimentação de 73% a mais que o registrado no mesmo período de 2013. Destaque também para a celulose, carga que o Itaqui começou a operar esse ano. Comparando a movimentação dessa carga nos últimos dois meses, registra-se um aumento de 70%.

Entre os graneis sólidos movimentados pelo porto do Itaqui, destaque para o carvão e o milho. Ambos os produtos tiveram variação positiva de 162% e 100% respectivamente. Em análise aos graneis líquidos o etanol e o GLP apresentaram aumento no percentual de movimentação em torno de 35% e 13%.

Expansão

O Porto do Itaqui é um porto que se prepara para atender as grandes demandas de maneira eficiente e eficaz. Dos sete berços, quatro são automatizados. No plano de expansão do Porto do Itaqui foram encaminhados à Secretaria Especial dos Portos os seguintes projetos para licitação:

Terminal de fertilizantes

O Porto do Itaqui movimentou 1,3 milhões de toneladas em 2013 e 590 mil tons no primeiro semestre deste ano. Os volumes de fertilizantes importados através do Itaqui cresceram de 515 mil tons (2009) para 1,4 milhões (2013) ou seja 269%. O aumento é resultado da crescente demanda do agronegócio da região. O projeto prevê um berço dedicado para movimentação de fertilizantes onde o sistema de recebimento envolverá correias transportadoras interligadas a um terminal especializado com alta produtividade. O berço estudado é o B-98 e a capacidade prevista para o terminal é de 5 milhões de tons/ano. A estimativa é que todo o projeto, incluindo o berço, esteiras e terminal resultem em investimento na ordem de R$ 700 milhões.

Terminal de celulose

O projeto de um terminal de celulose dará estrutura de recebimento, armazenagem e expedição à celulose que esta sendo produzida no Maranhão e futuramente na região, prevendo um berço dedicado (Berço -99) com capacidade para movimentar até 1,5 milhão de tons/ano. A estimativa é que todo o projeto, incluindo o berço, esteiras e terminal resultem em investimento na ordem de R$ 640 milhões.

sem comentário »