Jogos importantes

0comentário

Sampaio

Os próximos dez dias serão movimentados para os dois representantes maranhenses no Campeonato Brasileiro com perspectiva de grandes arrecadações nos jogos que serão realizados no Estádio Castelão.

A agenda começa nesta terça-feira quando o Sampaio enfrentará o Avaí, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis. Para não se distanciar do grupo que está no G4, o Sampaio tentará surpreender o líder da competição.

No sábado, o Sampaio recebe o ABC-RN, às 16h10min, no Estádio Castelão.

Na próxima semana, na terça-feira, às 21h50, o Sampaio tem um jogão com o Vasco, no Castelão e na sexta-feira enfrenta o Luverdense, em Lucas do Rio Verde.

Moto na Série D

No domingo, o Moto terá jogo de vida ou morte contra o Clube do Remo pela Série D. O Moto precisa de um empate para garantir a classificação e da vitória para fechar a primeira fase na liderança e garantir a vantagem de jogar a última partida do primeiro mata-mata aqui em São Luís.

Enquanto isso, se garantir a classificação, no outro domingo o Moto já estará realizando a primeira partida do mata-mata.

Portanto serão duas semanas cheias e decisivas para o futebol maranhense no Brasileirão.

sem comentário »

Campanha forte

1comentário

AndreaMurad

Tem sido calorosa a receptividade da população do interior do Maranhao à candidata a deputada estadual Andrea Murad. Na semana passada, ela visitou 10 municípios, participando de moto-carretas e comícios. Por onde passou, recebeu o apoio dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, lideranças e da população em geral.

Os municípios visitados foram: Paço do Lumiar, Timbiras, Igarapé Grande, Lago do Junco,Joselândia, São José dos Basílios, Peritoró, Pedreiras, Coroatá e Capinzal do Norte. Acompanhada do deputado Ricardo Murad, Andreaparticipou dos eventos com a caravana do 15 que teve a presença do candidato ao governo Lobão Filho, Gastão Vieira, Sarney Filho e demais candidatos da coligação.

Ela deixou a sua mensagem de esperança para todos aqueles que acreditam no trabalho que pretende desenvolver no legislativo estadual, principalmente, com o foco voltado para o sistema de saúde do estado.

Os povoados Macaúba, Espírito Santo, Conceição e Pau de Estopa, em Coroatá, também receberam atenção especial de Andrea Murad. Com a prefeita Tereza Murad e os vereadores Camilo, Riba Maia e Marcos da Conceição, ela ouviu as reivindicações dos moradores e pediu apoio para poder representá-los na Assembleia Legislativa.

“É com imenso carinho que me apresento para todos vocês. Podem ter certeza que farei o possível para trazer os benefícios necessários para Coroatá e para o bem do nosso povo. Vocês podem confiar em mim que não vou decepcioná-los”, afirmou ela.

1 comentário »

Bronze em Londrina

0comentário

ReinoInfantil

O Reino Infantil conquistou a última medalha do Maranhão na edição de 2014 dos Jogos Escolares da Juventude – categoria Infantil (de 12 a 14 anos), competição realizada na cidade de Londrina, no Paraná. Os meninos da escola da capital garantiram o bronze na disputa do basquete masculino da Segunda Divisão do torneio nacional ao derrotarem a Escola Jardim Ivone (MS) por 36 a 33, em jogo realizado no Country Club de Londrina no último sábado (13).

Os meninos do Reino Infantil entraram em quadra dispostos a conquistarem o bronze. Com uma defesa forte e um ataque eficiente, a escola de São Luís equilibrou o duelo contra os sul-mato-grossenses desde o início do jogo. Apesar de terem jogado bem, o Reino Infantil não conseguia deslanchar no placar, que seguiu apertado até o fim.

No entanto, no último quarto, o time maranhense conseguiu abrir uma pequena vantagem no marcador de apenas três pontos. E tal vantagem foi fundamental para que o Reino Infantil conseguisse comemorar no fim do jogo com a vitória por 36 a 34.

O triunfo maranhense teve um sabor de revanche. Na fase de grupos, as duas equipes haviam se enfrentado e, naquela ocasião, a Escola Jardim Ivone (MS) havia levado a melhor. A medalha de ouro do basquete masculino ficou com a o Colégio SMCE Madureira (RJ) que derrotou o Colégio Pastor Dohms (RS) na decisão.

Campanha do Maranhão

Com a medalha de bronze conquistada pela garotada do Reino Infantil no basquete masculino, a delegação do Maranhão, que foi patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude – categoria Infantil (de 12 a 14 anos) com oito medalhas. As modalidades de atletismo e de badminton, com três medalhas cada uma, foram os grandes destaques do Maranhão na competição nacional.

Das três medalhas conquistadas pelo atletismo maranhense, duas foram de ouro com Letícia Maria Nonato Lima, da Unidade Integrada José Sarney (Timon), na prova dos 250 metros rasos e com Marcelo Lima Filho, do Colégio Presidente Médice Sesi (Bacabal), no salto em altura. A outra medalha, essa de bronze, foi garantida com Tauanne Fontinele, também do Colégio Presidente Médice Sesi (Bacabal), no arremesso de peso.

Já as três medalhas do Maranhão no badminton foram de bronze, sendo todas conquistadas pelos atletas da Escola Mãos Dadas (Timon). O outro triunfo do Estado em Londrina veio com o judô, que assegurou uma medalha de bronze.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

sem comentário »

Heluy é escolhido

0comentário

JoseAntonioHeluy

O ex-secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy é o nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para substituir a Raimundo Monteiro, que teve candidatura indeferida pelo TSE, na primeira suplência de senador, na chapa encabeçada pelo peemedebista Gastão Vieira.

Ele foi escolhido agora à tarde durante reunião com os partidos que integram a Coligação “Prá Frente Maranhão”e teve a sua indicação registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

sem comentário »

Marajá do Sena

2comentários

LobaoFilho

O senador Lobão Filho, candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governo estadual, garantiu que a estrada que interliga os municípios de Marajá do Sena e Paulo Ramos será concluída, além de um elenco de ações, programas e projetos que serão desenvolvidos para elevar a qualidade de vida dos moradores dessas cidades.

“Vamos incentivar a agricultura familiar cooperativada para gerar emprego e renda. Estimular todos os setores e ramos da economia para incrementar a nossa economia, gerar divisas ao Estado e aos municípios, e, em especial gerar renda e riqueza que serão melhor distribuídas aos quase sete milhões de cidadãos que residem em nosso rico e próspero Maranhão”, enfatizou Lobão Filho.

O candidato peemedebista disse que ainda que a sua palavra fale mais do que uma assinatura em papel. “Fizemos um compromisso de alma e vamos mudar a realidade de nosso Estado para muito melhor. A população pode ter certeza que, com amor no coração, vamos conquistar o nosso objetivo de transformar a vida de cada maranhense para muito melhor”, garantiu.

O peemedebista assegurou ainda que vai adotar um modelo revolucionário de gestão com a participação de todos para garantir serviços de qualidade ao cidadão em todas as áreas, principalmente saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. “Os novos jovens terão um mundo novo: de ensinamentos, qualificação e preparação para o mercado de trabalho e para a vida. Os idosos terão também atenção. Eles já prestaram relevantes serviços ao nosso Estado e merecem total respeito. Os trabalhadores também terão destaque em nosso governo com um amplo programa para oportunizar a todos, trabalho, renda e felicidade para viver com dignidade”, afirmou.

Segundo, o senador já foram visitados 117 municípios em todas as regiões do Maranhão sempre levando “mensagem de muita paz, fraternidade, amor no coração, humildade e convicção que um novo Maranhão vai renovar a esperança e certeza de dias melhores para todos”.

O prefeito de Marajá do Sena, Edivan Costa (PMN), que o recepcionou ao lado de lideranças políticas, sindicais e comunitárias no município, garantiu que vai com Lobão Filho governador, para continuar o seu trabalho que vem transformando a cidade de Marajá do Sena para muito melhor.

“Hoje, os nossos funcionários recebem os seus salários em dia. A cara da nossa está mudando com as obras de infraestrutura urbana. Os nossos povoados estão sendo interligados com a abertura de estradas vicinais. Com ajuda do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, quase que a totalidade de nossa população tem energia elétrica em suas residências”, enumerou o prefeito.

2 comentários »

Matemática na Série D

0comentário

Motoeriver

Por Afonso Diniz

O Campeonato Brasileiro da Série D chega à rodada final de classificação e os times que ainda brigam por uma vaga na fase mata-mata se debruçam em contas para saber qual será seu adversário nas oitavas de final da competição.

Fizemos uma simulação da última rodada. Considerando últimos resultados, desempenho e mando de campo para chegar a vencedores e perdedores da rodada final da fase de classificação. Chegamos aos 16 times classificados com sua posição, número de vitória e média de pontos já que o Grupo (1) tem seis e, portando duas partidas a mais para cada equipe em relação às outras chaves.

Considerando os resultados, os classificados por grupo seriam os seguintes e alcançariam os seguintes números:

Grupo 1

Rio Branco-AC – 20 pontos – 6 vitórias – 66.6% aproveitamento
Princesa do Solimões – 19 pontos – 6 vitórias – 63.3% aproveitamento

Grupo 2

Moto Club – 16 pontos – 4 vitórias – 66.6% aproveitamento
Remo – 14 pontos – 4 vitórias – 58.% aproveitamento

Grupo 3

Jacuipense – 16 pontos – 5 vitórias – 66.6% aproveitamento
Central – 12 pontos – 3 vitórias – 50% aproveitamento

Grupo 4

Confiança – 18 pontos – 5 vitórias -  75% aproveitamento
Globo – 16 pontos – 5 vitórias – 66.6% aproveitamento

Grupo 5

Brasiliense – 16 pontos – 4 vitórias – 66.6% aprov.
Anapolina – 13 pontos – 3 vitórias – 54.16%

Grupo 6

Tombense – 18 pontos – 6 vitórias -  75% aproveitamento
Operário-MT – 16 pontos – 5 vitórias – 66.6% aproveitamento

Grupo 7

Brasil de Pelotas – 16 pontos – 5 vitórias – 66.6% aproveitamento
Ituano – 13 pontos – 4 vitórias – 54.16% aproveitamento

Grupo 8

Londrina – 18 pontos – 5 vitórias -  75% aproveitamento
Penapolense – 12 pontos – 3 vitórias – 50% aproveitamento

Com a simulação, os confrontos das oitavas da Série D ficariam assim:

Tombense-MG x Central-PE
Confiança-SE x Penapolense-SP
Londrina-PR x Ituano-SP
Rio Branco-AC x  Anapolina-GO
JacuipensBA x Remo-PA
Brasil-RS x Princesa do Solimões-AM
Brasiliens-DF x Globo-PE
Moto-MA x Operário-MT

Veja o que diz o regulamento

sem comentário »

Entrevista de Saulo Arcangeli

0comentário

Saulo

O candidato do PSTU, Saulo Arcangeli abriu a série de entrevistas no MTV 1ª edição, na TV Mirante com os candidatos ao Governo do Maranhão.

Na sequência serão entrevistados Flávio Dino (PCdoB) na terça-feira (16), Luís Pedrosa (PSol) na quarta-feira (17), Josivaldo Corrêa (PCB) na quinta-feira (18), Lobão Filho (PMDB) na sexta-feira (19) e fechando a série, o candidato Zeluís Lago (PPL) será entrevistado na segunda-feira (22).

Veja aqui

sem comentário »

JEMs

0comentário

HandebolJEMs

Com 29 equipes distribuídas entre duas categorias, o handebol dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) teve a sua primeira rodada realizada na manhã deste domingo (14), com partidas disputadas no Ginásio Castelinho e na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Contando com a participação de atletas entre 15 e 17 anos, a modalidade contou com o bom desempenho de diversas escolas, que já encaminham o seu passaporte para a fase final do torneio.

No masculino, três escolas se destacaram pelos resultados expressivos logo em suas estreias nos JEMs. Na abertura, o Batista (Codó) não deu chances ao Barbosa de Godóis e venceu por 25 a 7. Logo em seguida, pelo grupo B, foi a vez do Cegel vencer o Launé por 39 a 9 e somar os seus primeiros pontos na modalidade. Na mesma chave, o Santo Expedito bateu o Peniel, de Imperatriz, por 32 a 15.

Já no feminino, duas equipes conquistaram vitórias importantes na rodada inicial do handebol. No Castelinho, o CEB Imperatriz se destacou pela ótima exibição de sua defesa, que permitiu apenas oito gols ao time do Carvalho Guimarães, de Buriti Bravo. No placar final, vitória do CEB por 22 a 8. Outras duas equipes se destacaram: o Rio Grande do Norte, que superou o Batista por 10 a 3; e o Benedito Leite, que venceu o Santa Luzia (Imperatriz) por 17 a 9.

Futebol

Também na manhã deste domingo (14), teve início a disputa do futebol da categoria infanto (15 a 17 anos). Logo na rodada de abertura, que foi realizada no Campo do Ipem, no Calhau, duas escolas do interior se destacaram e conquistaram as suas primeiras vitórias rumo à classificação para as quartas de final.

Dando início aos jogos, Master e Cema, de Tuntum, fizeram uma partida bastante equilibrada, mas o Cema soube aproveitar melhor as suas oportunidades no campo de ataque e venceu por 2 a 0. Na segunda partida, o Tancredo Neves, de Imperatriz, mostrou que vem forte em busca do título: logo na estreia, os imperatrizenses golearam o Sesi por 7 a 0, assumindo a liderança do grupo B e encaminhando a vaga na etapa seguinte da modalidade.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível o boletim completo com todas as partidas que ocorrerão nos JEMs, com seus respectivos horários. Para ter acesso ao documento, basta entrar na pagina da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br).

Foto: Bruno Mendes

sem comentário »

Gastão avança

1comentário

GastaoeLobao

O deputado federal, Gastão Vieira (PMDB), candidato a vaga no Senado Federal, visitou neste domingo (14) os municípios de Vitorino Freire, Paulo Ramos e Marajá do Sena, na Região do Pindaré, onde participou de caminhadas e carreatas nos municípios. “Não me canso de visitar as cidades porque tenho amor pelas pessoas e pelo meu Maranhão e vou continuar trabalhando fortemente para trazer o desenvolvimento para todas as regiões”, disse o candidato.

Em Vitorino Freire, Gastão Vieira recebeu o apoio e o incentivo da população e destacou que o seu crescimento na última pesquisa de intenção de votos, onde aparece com 29%, dez pontos à frente de seu opositor, é o resultado de uma vida de história e trabalho. “Como homem público tenho histórico de trabalho e a população maranhense sabe disso. O discurso vazio da mudança não tem eco porque se desmancha com um único sopro, porque é frágil”, afirmou.

O prefeito de Vitorino Freire, José Leandro Maciel, disse ser Gastão o político e homem mais preparado para ocupar a vaga de Senador da República, “Gastão é um homem de trabalho e já mostrou por onde passou”, falou o prefeito que contou também com as presenças dos líderes políticos, Juscelino Rezende, Dr. Aparício, Ribamar Rodrigues e Dr. Chicão.

Em Paulo Ramos, Gastão Vieira participou ao lado do companheiro de chapa, Lobão Filho, de uma imensa carreata que contou com cerca de três mil pessoas. O prefeito Dr. Tanclêdo Araújo também declarou apoio aos candidatos. “Estamos com Lobão e Gastão porque com eles teremos desenvolvimento para a nossa região e para todo o Maranhão”.

Gastão Vieira voltou a afirmar, que Senador da República eleito pelo voto do povo vai honrar a confiança do povo trabalhando pelo desenvolvimento do seu estado. “Não faço política de troca, trabalho pelo meu povo. Como Senador de cada um dos maranhenses, vou trabalhar juntamente com o meu próximo governador, Lobão Filho, para ajudar a abrir portas e trazer recursos para resolver os problemas dos municípios maranhenses”, completou.

Deste a última quinta-feira (11), Gastão Vieira e a Comitiva do 15 percorreram 17 municípios nas Regiões do Médio Mearim, Alto Mearim, de Grajaú e da Região do Pindaré.

Foto: Junior Foicinha

1 comentário »

O fator São Luís

10comentários

Lobao

Não é novidade que os 650 mil eleitores de São Luís, mobilizados no todo ou em grande parte, têm condições de mudar o curso de qualquer disputa majoritária no Maranhão, podendo, na maioria das situações, proporcionar a vitória do candidato que essa mobilização preferir. O inverso disso é também uma verdade eleitoral indiscutível.

Na eleição de governador de 2010, a peemedebista Roseana Sarney saiu de São Luís com uma vitória expressiva sobre o comunista Flávio Dino e o pedetista Jackson Lago. O resultado geral da disputa foi a eleição dela no primeiro turno.

Na corrida em curso para o Palácio dos Leões, um cenário parecido começa a se desenhar. O candidato do PMDB, senador Lobão, que está na peleja há pouco mais de quatro meses, começa a dar sinais de que pode sair da capital com um caminhão de votos capaz de embalar sua candidatura para a vitória.

Os sinais nessa direção são nítidos, à medida que o candidato do PCdoB, Flávio Dino, que está na frente, amarga uma forte tendência de queda. Além da sua postura nada simpática, Dino está sendo travado também pela desastrosa gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC), na qual tem pesada responsabilidade. Até agora, o melhor sintoma foi a passagem de cada um deles pela Rua Grande.

Lobão Filho começou uma caminhada na Praça João Lisboa, atravessou a Rua Grande e chegou à Deodoro ovacionado por onde passou. Flávio Dino fez uma caminhada envergonhada ao lado de Eduardo Campos, no final da tarde, e que, numa expressão bem realista, “não fedeu nem cheirou”.

Dino e sua turma perceberam a força de Lobão Filho e resolveu jogar pesado em São Luís. Só que, sem condições de ganhar o eleitorado, tenta agora partidarizar o movimento estudantil e criar uma situação de caos na cidade. Erra feio na armação e pode ser engolido por uma reação de sizígia. Vale aguardar.

Coluna Estado Maior/O Estado

10 comentários »