Marcação de consultas será pelo cal center

0comentário

helenaduailibeA partir de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estará implantado um novo modelo para marcação de consultas e exames na rede municipal que vai otimizar o atendimento. A Semus contará com um Call Center, que permitirá ao usuário do sistema marcar seu exame de qualquer local da cidade.

Também será modificado o sistema de distribuição das senhas na Central de Marcação: a entrega das senhas passará a ser feita apenas no turno vespertino com o retorno para o dia seguinte. Para consultas e exames de alta complexidade, os horários serão diferenciados com agendamento apenas no período da tarde, contribuindo para a redução de filas.

“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior todo o sistema da Saúde está sendo reestudado para que possamos alcançar os avanços tão esperados por nossa população. Nós temos sido incansáveis em buscar melhorias”, frisou a titular da Semus, Helena Duailibe.

Seguindo a linha da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotou um novo modelo de trabalho para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde. No Hospital Municipal Clementino Moura – o Socorrão II – uma série de medidas foi iniciada, como parcerias institucionais, mutirões de cirurgias ortopédicas e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde, reduzindo a demanda de espera por atendimento em até 80%.

socorraoIIAs ações também estão sendo implantadas em outras unidades de urgência e emergência como no Hospital da Criança, que além das intervenções e apoio com leitos de retaguarda, será contemplado com a construção de um centro cirúrgico. No Hospital Municipal Djalma Marques – o Socorrão I – ações similares para garantir o aperfeiçoamento do atendimento serão realizadas a partir de maio. Além da melhoria no sistema de triagem, o hospital contará com mutirões na área da Neurocirurgia.

O modelo de mutirões é uma experiência já consolidada com sucesso no Socorrão II beneficiando o setor de ortopedia. Cerca de 40 cirurgias chegam a ser realizadas mensalmente através do convênio com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Em fevereiro foram realizadas 168 transferências e em março 197. Dessa forma, houve melhora significativa do atendimento e não existem mais pacientes ortopédicos nos corredores do Socorrão II.

A Prefeitura também está realizando investimentos em outras unidades de saúde do município, o que ampliará o número de vagas e auxiliará nos leitos de retaguarda. A Unidade Mista do Coroadinho foi reaberta. Agora, conta com 26 leitos e funciona como emergência 24 horas. Também passam por mudanças estruturais a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, São Bernardo e em breve o Hospital da Mulher irá dar apoio ao sistema com a criação de leitos de alta complexidade e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro das equipes está sendo reestruturado e novos equipamentos cirúrgicos estão sendo adquiridos.

Ainda passarão por intervenções o Centro de Especialidades Médicas do Filipinho e o posto de saúde do Bairro de Fátima. O Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Até o final de maio, serão inaugurados o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Centro de Saúde Alexandra Tavares (Residencial Alexandra Tavares).

sem comentário »

Frota pede apoio ao torcedor

10comentários

O presidente Sérgio Frota divulgou um esclarecimento hoje cedo, na rede social, após a derrota por 2 a 0, para o Paraná Clube, na abertura do Campeonato Brasileiro Série B.

O dirigente fez um desabafo e pediu apoio do torcedor. “Seu apoio é fundamental, continue acreditando e sabendo que só conto com você nessa árdua caminhada, em que muitos torcem pelo nosso fracasso”.

Segundo o dirigente, com o orçamento que tem hoje, o Sampaio vai brigar para permanecer na Série B. “O torcedor tem que saber que pelo orçamento que tem hoje o Sampaio vai brigar para permanecer onde está; falta apoio do poder público e nossos 2 patrocinadores rendem R$ 41.000,00 o que significa 8% da despesa com pessoal”, afirmou.

sergiofrota

 

10 comentários »

Esclarecimento aos leitores

1comentário

Na última quinta-feira postei aqui no blog uma nota do jornalista Cláudio Humberto sobre uma “pesquisa interna” do PMDB que apresentava o pré-candidato Lobão Filho (PMDB) colado no pré-candidato Flávio Dino (PCdoB).

Três minutos após postagem, recebi uma ligação do presidente do estadual do PCdoB, Márcio Jerry dizendo que a postagem se tratava de divulgação de pesquisa sem registro no TRE e, portanto feria a legislação eleitoral.

Fui em busca de orientação jurídica e as opiniões eram dividas, inclusive lembrando que em 2012, o PCdoB chegou a divulgar números de uma pesquisa interna e por este motivo havia sido alvo de ação do PMDB. Na época, o TSE julgou que o PCdoB não havia cometido nenhuma ilegalidade. Mas houve mudanças na Legislação Eleitoral e elas são novas para todos nós.

Veja a nota que publiquei:

colunaclaudiohumberto

Diante da dúvida, ontem tomei a decisão de deletar do blog o texto da coluna do Cláudio Humberto. Ao tomar a decisão liguei para o presidente do PCdoB, Márcio Jerry que adiantou sobre o reparo que o colunista Cláudio Humberto faria hoje em sua coluna. Desde o início, achava que, se havia algo errado, o jornalista Claúdio Humberto deveria fazer o reparo. A mim, restaria a obrigação e o dever com a verdade de publicar o devido esclarecimento.

Inicialmente, após divulgar a coluna fui duramente acusado por blogs e profissionais ligados ao PCdoB de cometer um crime e estar a serviço do que eles chamam de “Oligarquia”. Não publiquei a nota a pedido de quem quer que seja. Foi decisão minha apenas.

Após a decisão de deletar a matéria, os mesmos blogs e profissionais ligados ao PCdoB continuaram a me atacar como se fosse um adversário deles. Fiquei sem entender porque tanto ódio e perseguição.

Fiquei tão perplexo com a repercussão que, agora sim, decidi republicar a matéria, pois entendo ser descabida a postura daqueles que defendem a liberdade de expressão apenas quando ela lhe é favorável.

A opinião contrária, a discordância dos leitores é aceitavel. O ódio e a perseguição, não.

E por isso, não me farão silenciar sob hipótese alguma. Caberá à Justiça dizer se cometi ou não um crime.

Fica esse esclarecimento aos leitores.

Veja o que Cláudio Humberto escreve hoje:

retificacao

1 comentário »

Candidatura sob risco

5comentários

ze_reinaldo_e_robertoGanha contornos bem nítidos o fosso que já há algum tempo vem separando o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), de Flávio Dino (PCdoB). O primeiro é pré-candidato a senador na chapa do segundo, que é pré-candidato a governador.

Desde que se lançou candidato a senador, Roberto Rocha cobrou uma declaração de apoio de Flávio Dino a sua candidatura. Mas por razões que só agora estão começando a ser desenhadas, Dino não fez a tal declaração, deixando Rocha mergulhado na angústia de não saber se será mesmo o candidato a senador na chapa do comunista.

Nos bastidores da oposição, é corrente que Dino não nutre simpatia alguma pelo projeto senatorial de Rocha. E que tal posição conta com o aval do ex-governador JR Tavares, que não quer ser candidato a senador, mas não perdoa Roberto Rocha de ter se candidatado em 2010. Dentro do PSB, enquanto Rocha tenta se viabilizar candidato, Tavares age em sentido contrário.

No acerto da aliança de Dino com o tucano Aécio Neves contra a presidente Dilma Rousseff, o comunista ofereceu a vaga de vice ou de candidato ao Senado, cometendo dupla traição, já que a vaga de vice estava prometida ao PDT – que chegou a escolher nome – e a vaga de candidato a senador ao PSB.

Dino teria oferecido a vaga de candidato ao Senado ao ex-prefeito João Castelo, preterindo assim o vice-prefeito de São Luís. Roberto Rocha amarga a situação mergulhado numa angústia silenciosa. A começar pelo fato de que não encontra no grupo ao qual está ligado ninguém que compre sua briga.

Até o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) se mantém em silêncio sobre o assunto, contribuindo para o surgimento de rumores segundo os quais o projeto senatorial do vice-prefeito pode acabar no arquivo. Vale aguardar.

Coluna Estado Maior/ O Estado

5 comentários »

Sampaio perde na estreia da Série B

50comentários

sampaio

Se a primeira impressão é a que fica diria que ela foi muito ruim. O Sampaio estreou no Estádio Castelão, diante de um público aproximado de 12 mil torcedores e foi derrotado pelo Paraná, por 2 a 0, logo na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro Série B.

Mesmo atuando com a base da equipe que garantiu dois acessos consecutivos no Brasileirão, o Sampaio se mostrou uma equipe sem entrosamento, sem  vibração e mal escalada pelo técnico Flávio Araújo, apesar de alguns desfalques.

Para piorar, jogadores importantes parecem ter sentido o peso da estreia numa divisão onde todo jogo tem que ser considerado uma decisão.

O Sampaio começou o jogo tentando abafar o Paraná Clube no campo de defesa, mas finalizava errado.  Num primeiro lance de perigo Edgar escapou pela esquerda e cruzou voltando, mas ninguém no Sampaio chegou para finalizar.

O Paraná criou a melhor chance do primeiro tempo aos 8 minutos. Édson Sitta recebeu sem marcação, mas perdeu o equilíbrio e chutou para fora

O Sampaio deu a resposta com o lateral-direito Paulo Roberto escapou pela direita e chutou forte levando perigo ao goleiro Marcos. O Sampaio seguiu no atacante e no lance seguinte Cleitinho recebeu livre, mas cabeceou fraco.

No Segundo tempo, o Paraná quase abre o placar. Paulinho recebe em impedimento e chuta forte para assustar o goleiro Rodrigo Ramos. Juliano Mineiro avança livre e quase abre o placar para os paranaenses.

O Sampaio desce rápido pela esquerda, Edgar passa pelo goleiro e é derubado pelo goleiro Marcos. O Sampaio pede pênalti, mas o árbitro Pablo Ramon Gonçalves não marca.

Os paranaenses abrem o placar aos 8 minutos. Arlindo Maracanã perde a bola no ataque, o Paraná chega trocando passes e envolve a defesa do Sampaio. Édson Sitta desvia para o gol 1 a 0.

Com desvantagem no placar, o Sampaio partiu com tudo para buscar o empate. Até chegou a criar algumas jogadas, mas continuava finalizando errado para desespero da sua torcida.

O Paraná ampliou o placar aos 35 minutos. Falha de marcação na defesa Tricolor e Ricardinho recebe e toca na saída de Rodrigo Ramos para fazer 2 a 0.

O próximo adversário do Sampaio será o Icasa-CE, na sexta-feira (25), às 19h30, no Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Jogos de sábado

16h20 – Vasco x América-MG
16h20 – Santa Cruz x ABC
16h20 – Bragantino x Náutico
16h20 – Boa Esporte x Atlético-GO
21h – Ceará x Oeste
21h – América-RN x Avaí

50 comentários »

Líder de greve no Maranhão é preso na Bahia

0comentário

priscoA Polícia Federal prendeu hoje (18), o vereador Marco Prisco (PSDB), de Salvador. Ele liderou a greve dos Policiais Militares durante esta semana,  na Bahia.

O pedido da prisão foi feito na segunda-feira (14) em ação penal movida pelo MPF de abril de 2013, que denunciou sete pessoas – vereadores, soldados e cabos da PM – por diversos crimes, entre eles contra a segurança nacional. Os crimes teriam sido praticados durante a greve ocorrida em 2012, entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Prisco é processado por crime político grave. A defesa poderá entrar com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Prisco esteve no Maranhão comandando a greve dos Policiais Militares em 2011 e participou também de movimentos no Rio de Janeiro e Bahia.

Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde/Estadão

Leia mais

sem comentário »

Prefeitura atualiza cadastro de imóveis

0comentário

saoluis

A partir da próxima semana, a Prefeitura de São Luís encaminhará aos proprietários de imóveis um comunicado via postal, informando a nova situação cadastral desses bens. São cerca de 50 mil cartas que apresentarão aos contribuintes os dados que foram atualizados no sistema e outras informações importantes sobre a nova inscrição dos imóveis. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) em parceria com a Secretaria de Fazenda (Semfaz).

Segundo a superintendente da área de Cadastro da Semurh, Anna Lígia Launé, as cartas serão enviadas com aerofotos para corroborar com as novas informações inseridas no sistema e dar maior transparência ao trabalho do órgão. As aerofotos mostram imagens de satélite do local preciso dos imóveis, a fachada das casas, entre outras informações imobiliárias que embasaram a coleta dos dados.

“Além disso, o comunicado informará aos proprietários os dados técnicos referentes aos imóveis. Nosso objetivo é garantir justiça social aos contribuintes, promovendo uma readequação condizente dos imóveis cadastrados e impedindo cobranças acima ou abaixo dos valores reais”, frisou Ana Lígia Launé.

Em caso de contestação de alguma das informações registradas, o proprietário deverá procurar a Secretaria de Fazenda, onde será montada uma estrutura de atendimento para esclarecer dúvidas e receber requerimento de contestação. Os documentos serão analisados caso a caso e, se as argumentações do contribuinte forem consideradas procedentes, os dados serão revisados e corrigidos.

As informações da atualização cadastral foram alcançadas através de uma criteriosa pesquisa de campo realizada pela Aerocarta, uma empresa paulista especializada em cartografia, aerofotos e cadastramento de imóveis. O trabalho foi executado por mais de um ano, bairro a bairro, casa a casa, lote a lote.

Com a pesquisa de campo, foi possível resgatar dados e fazer a correção de discrepâncias e divergências de informações reais sobre muitos imóveis da capital. Por meio da sondagem, foi possível, por exemplo, verificar que muitos prédios – hoje shopping centers, hotéis, edifícios residenciais e comerciais – ainda constavam no sistema como sendo apenas terrenos.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Parceria pelo futebol

2comentários

sampaioemotoFaltando poucas horas para estrear no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio ainda tenta buscar parceiros para que possa manter um time forte, competitivo e que leve bem longe o nome de São Luís e do Estado do Maranhão.

O clube até tem feito esforço enorme junto à iniciativa privada, mas o resultado ainda não é o esperado. Mas ainda tem coisas que o Sampaio precisa fazer.

Uma delas é procurar a governadora Roseana Sarney e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. E deve procurar não para pedir ajuda, mas para oferecer uma boa oportunidade de parceria de divulgação de São Luís e do Maranhão no seu uniforme.

Governo e Prefeitura não precisam abrir os cofres públicos para times de futebol. Basta que Roseana e Edivaldo convoquem a iniciativa privada a participar dessa ação pelo futebol do Maranhão. Basta um estímulo e ação junto à inciativa privada que as coisas começarão a funcionar.

O Moto também deve seguir o mesmo caminho. Deve unir forças ao Sampaio e buscar a ajuda daqueles políticos que são de fato ligados ou que de uma forma de hoje dão a sua contribuição ao desenvolvimento do esporte no Maranhão.

Não esperem Sampaio ou Moto que Governo ou Prefeitura tenham a iniciativa. Também não esperem pela iniciativa dos “políticos desportistas”. É necessário ir atrás.

Neste sentido, os secretários de Esporte e Lazer Joaquim Haickel (Estado) e Raimundo Penha (Município) devem ser acionados pelos dois representantes maranhenses no Brasileirão para que possam chegar mais rápido até a governadora e o prefeito.

Permancer de braços cruzados ou esperar uma ação do poder público é que não pode mais.

As coisas podem funcionar a partir daí…

2 comentários »

PT leva grande vantagem no Nordeste

1comentário

dilmarousseff

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17) pela Rede Globo mostra um cenário totalmente favorável à presidente Dilma Rousseff aqui no Nordeste.

Este bom desempenho já vem desde o governo Lula por conta da grande aceitação da população para os programas sociais implantados pelos petistas e se traduzem em números que fazem a diferença na corrida eleitoral.

E são números que poderão ter forte influência na disputa local uma vez que PT/PMDB marcharão juntos de um lado e PSDB/PCdoB, do outro.

É exatamente na nossa região que Dilma Rousseff aparece com o melhor índice 51%. O menor índice de Dilma é na região Sul com 29%.

Por outro lado, é também na região Nordeste que o tucano Aécio Neves tem o menor índice de intenções de voto, apenas 8%. A sua melhor performace é o Sudeste com 20%, onde Dilma tem 31%.

Eduardo Campos aparece com 10% da intenções de voto no Nordeste à frente de Aécio Neves. Nas outras regiões, Campos tem 4% das intenções de voto.

Números

Segundo a pesquisa Ibope, Dilma Rousseff (PT) tem 37% das intenções de voto e venceria a eleição no 1º turno. Aécio Neves (PSDB) tem 14%. Eduardo Campos (PSB) 6%. Pastor Everaldo (PSC) 2%. Denise Abreu (PEN) 1%. Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%. Eymael (PSDC): 0%. Levy Fidélix (PRTB): 0%. Mauro Iasi (PCB): 0%. Eduardo Jorge (PV): 0%. Não sabe 13% e brancos/nulo 24%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios entre as últimas quinta (10) e segunda (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode variar entre 8% e 12%. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00078/2014.

Leia mais

1 comentário »

Campanha presidencial nacionaliza corrida no MA

7comentários

lulaelobaoA declaração de apoio do PSDB ao pré-candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, ocorrida na terça-feira, dia 15, em Brasília, acendeu um sinal de alerta entre oposicionistas e deu aos aliados petistas do senador Edison Lobão Filho (PMDB) a certeza de que, com o movimento, os comunistas acabaram nacionalizando a disputa eleitoral maranhense e aproximando ainda mais o PT do PMDB.

Entre os observadores da cena política mais ligados a Dino, existe a convicção de que o comunista – que foi auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) até janeiro e de quem se dizia aliado e admirador – perde eleitores ao garantir no Maranhão palanque ao maior adversário dela, o senado Aécio Neves (PSDB).

De outro lado, membros do PT entendem que, mais do que perder o apoio do partido da presidente, o PCdoB conseguiu, a partir dessa aliança, “chamar” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a própria Dilma Rousseff para a eleição no estado.

A professora universitária Berenice Gomes, dirigente nacional do PT, defende essa tese. Em entrevista a O Estado, ela afirmou que essa “nacionalização” favorece o candidato peemedebista. “Penso que a nacionalização da campanha favorece a [presidente] Dilma [Rousseff] e o candidato do PMDB”, avaliou.

Segundo ela, ao aliar-se de forma explícita ao candidato a presidente do PSDB, Flávio Dino atraiu os principais líderes petistas para o embate. “Ele [Flávio Dino] chamou Lula e Dilma para a disputa ao se colocar no outro palanque, que é de adversários deles”, completou.

Também ontem, em entrevista ao portal Brasil 247, Berenice Gomes acrescentou que “a máscara de bom moço de Flávio Dino caiu” no dia em que ele firmou a aliança com os tucanos.

flavioeaecio“Não é a primeira vez que o PCdoB no Maranhão confunde a sua análise política. Em vez de adotar a dialética como método, faz uso da forma pragmática ao considerar o projeto local acima do interesse nacional. A questão agora deixa de ser local e tornou-se nacional, à medida que o candidato do PCdoB trouxe para a cena o apoio do Aécio Neves, adversário do PT e do projeto nacional dos setores progressistas. [...] A máscara de bom moço do Flávio Dino caiu no dia 15 de abril com o encontro dele com Aécio Neves e a direção nacional do PSDB”, analisou.

Lula – Ainda constrangidos pelo apoio ao PSDB de Aécio Neves, comunistas maranhenses têm tentado justificar a aliança sob a alegação de que o ex-presidente Lula os teria rejeitado, em prol do apoio a Lobão Filho. Para a dirigente petista, no entanto, esse argumento não é válido.

“Tudo indica que criaram essa desculpa de que Flávio Dino teria adotado este caminho após ter sido descartado pelo Lula, com a divulgação das fotos do ex-presidente com o ministro Edison Lobão e o senador Lobão Filho, candidato do PMDB ao governo. Na realidade, temos informação de que esta aproximação já estava posta, pois o Flávio Dino nunca explicitou o desejo de querer aliança com o PT”, afirmou a professora universitária.

Ao Portal Vermelho, site de notícias do PCdoB, o presidente do partido no Maranhão, Márcio Jerry disse achar normal a aliança com os tucanos.

O Portal Vermelho, site de notícias do PCdoB, não deu qualquer destaque à reunião ocorrida em Brasília, entre Flávio Dino, Aécio Neves e deputados tucanos. Até o fechamento desta edição, a manchete da página ainda era o evento de dissidentes petistas realizado no sábado, dia 12. Havia pelo menos dois textos sobre a aliança com o PSDB, ambos mais recentes, mas relegados a áreas de menor relevância.

Foto 1: Heinrich Aikawa / Foto 2: Divulgação

O Estado

7 comentários »