Olho no Botafogo

0comentário

LeoConde

Com a derrota para o Santa cruz na última rodada do Brasileiro da Série B, o Sampaio Corrêa caiu duas posições na competições e agora é o oitavo colocado com 15 pontos. Diferença de três pontos para o quarto colocado Náutico.

Para o técnico do Sampaio, Léo Condé, o fato da equipe ter caído quatro posições nas últimas duas rodadas e ter saído do G-4, não significa muita coisa. Segundo ele, o importante é se manter no “bloco da frente”.

Uma derrota sempre chateia, claro. Mas trata-se de um campeonato duro, e nós precisamos buscar o equilíbrio para ficar sempre brigando no bloco da frente. Agora é buscar forças para tentar um bom resultado no Rio de Janeiro”, disse.

Para partida contra o Botafogo, pela próxima rodada da Série B, Condé sabe que tem a volta de Luíz Otávio. Porém ainda não sabe se conta com Diones, que se recupera de problema muscular e som tem resposta de recuperação ou não nesta quarta-feira.

É um jogo que precisaremos da nossa força máxima. Estamos em contato direto com o departamento médico para saber as reais condições dos atletas lesionados, e é praticamente certo o retorno do Luiz Otávio. Resta saber se poderemos contar com o Diones, que é uma peça de equilíbrio no nosso meio de campo”, afirmou.

Leia mais

sem comentário »

Ataque de ‘juizite’

1comentário

JorgeMoreno

* Jorge Moreno é juiz aposentado

1 comentário »

Comunicado da Famem

0comentário

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) informa que, em função do falecimento do advogado Gilvan ValPorto Santos, coordenador jurídico da entidade municipalista, a reunião de prefeitos e prefeitas que aconteceria nesta terça-feira (30), a partir das 15h, foi transferida para uma nova data, cujo dia será divulgado amplamente.

À família Famem se solidariza com os familiares e amigos, tendo a certeza que o companheiro Gilvan está nos braços no nosso Senhor Jesus Cristo.

Gil Cutrim
Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de São José de Ribamar.

sem comentário »

Nota de solidariedade

0comentário

notaarquidiocese

sem comentário »

Reurbanização em São Luís

2comentários

EdivaldoHolandaJr

Todas as obras de melhoria – pavimentação e requalificação asfáltica – que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís na capital maranhense estão recebendo serviços complementares de drenagem superficial, que incluem implantação e correção de sarjetas, meios-fios e calçadas.

“Na área de infraestrutura, temos investido esforços para assegurar mobilidade urbana e maior fluidez ao tráfego. As frentes de obras espalhadas pela cidade trabalham intensamente para melhorar as condições de trafegabilidade em locais onde diariamente circulam milhares de veículos e pessoas”, disse o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que as intervenções complementares são essenciais para assegurar ao cidadão qualidade de vida e bem-estar. “A drenagem superficial é um serviço essencial para ampliar a vida útil da pavimentação. Previne o acúmulo de água nas vias urbanas, contribuindo ainda para a redução de focos de doenças como a dengue, além de acidentes”, ressaltou Araújo.

Na região dos bairros Cohama e Turu, foram recapeadas e já estão recebendo tratamento de drenagem superficial as ruas do Aririzal, Coronel Eurípedes Bezerra I e Boa Esperança, Segunda Travessa Boa Esperança e Avenida General Arthur Carvalho; Avenidas Brasil e Santa Isabel, ruas Deputado Luiz Rocha, Coronel Eurípedes Bezerra II, Principal e Laertes Santos, Primeiro de Maio e Rua Projetada, no bairro Vicente Fialho.

Em bairros como Vila Janaína, Vila Riod, Vila Cascavel e São Raimundo as melhorias promovidas nas vias com a implantação de calçamento, asfalto ou do recapeamento da via também são seguidas de tratamento de drenagem superficial.

2 comentários »

Prótese mamária

0comentário

BARBARASOEIRO

Uma luta da vereadora Bárbara Soeiro (PMN), na Câmara de São Luís se tornou uma conquista para todas as mulheres.

A Prefeitura de São Luís já contabiliza a entrega de 92 próteses mamárias nos primeiros cinco meses de 2015.

Autora do Projeto de Lei sobre a criação do Banco Municipal de Prótese Mamária, Bárbara Soeiro lembrou que são mais de 20 mil mulheres nas filas do SUS para garantir acesso a uma prótese.

A partir da iniciativa de Bárbara Soeiro, a Prefeitura de São Luís passou a disponibilizar próteses de silicone para as pacientes que necessitem de cirurgia reparadora de mama resultante do tratamento de câncer, em especial, no caso de mastectomia parcial (quadrantectomia) ou de mastectomia total.

“A garantia dessa conquista pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior representa respeito, dignidade e auto estima com as mulheres ludovicenses que se vêm mutiladas no físico e emocional”, destacou Bárbara.

Outras informações ligue: 3212 8439

sem comentário »

Foco nos municípios

0comentário

GlalbertCutrim

Segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) realizou, neste feriado prolongado, visitas a municípios de várias regiões do estado, oportunidade na qual prestigiou os festejos juninos; conversou com a classe política e moradores; participou de inaugurações de novos equipamentos públicos e reafirmou o compromisso de trabalhar, junto ao governo estadual, no sentido de viabilizar novas ações para as cidades.

O parlamentar esteve em Altamira do Maranhão, Arari, Brejo de Areia, Bacabeira, Bom Jesus das Selvas e Codó. Ele foi recebido pelos prefeitos Ricardo Almeida, Djalma Melo, Ludmila Almeida, Alan Linhares, Cristiane Damião e Zito Rolim, respectivamente, visitou comunidades e ouviu suas reivindicações, direcionadas, em especial, para os setores da saúde, educação e infraestrutura.

Atendendo pedido da classe política das cidades, Glalbert se comprometeu em trabalhar pela liberação de recursos oriundos de convênios firmados ano passado entre a então administração estadual e as prefeituras. O pagamento de boa parte dos recursos destes convênios, de acordo com os próprios prefeitos, foi suspenso ainda em 2014 e continua sendo analisado pelo atual governo.

“Temos mapeada a situação [dos convênios] de todos estes municípios e de outros. E iremos, mais uma vez, solicitar ao governo celeridade neste processo de liberação dos recursos, uma vez que estas cidades necessitam do dinheiro para dar prosseguimento à obras e iniciar novas. Meu compromisso é trabalhar para fortalecer, cada vez mais, as cidades do Maranhão”, afirmou o deputado.

Os gestores municipais agradeceram o empenho do parlamentar e elogiaram sua postura de sempre estar presente nas cidades conversando diretamente com a classe política e moradores.

“O Glalbert é um deputado municipalista, que faz questão de estar nos municípios. É, sem dúvida alguma, a voz de Bacabeira na Assembleia Legislativa”, disse Alan Linhares.

Avaliações semelhantes fizeram Djalma Melo e Ricardo Almeida. De acordo com eles, o deputado tem sido muito atuante no que diz respeito a defender no parlamento e junto ao Governo do Estado os interesses das populações de Arari e Altamira do Maranhão.

sem comentário »

Luto no Imperatriz

0comentário

Fagundes

Morreu na madrugada de hoje (29) , o volante Fagundes, de 26 anos e que foi campeão maranhense pelo Imperatriz. Ele foi vítima de acidente de moto, pilotada pelo próprio jogador, na BR-010, próximo ao município de Edison Lobão.

“De acordo com as primeiras informações, ele tentou parar por causa de um quebra-molas e bateu na traseira de um carro. Vamos prestar solidariedade a família. Já reconheceram o corpo e vamos dar total apoio aos familiares neste momento difícil”, disse Buzuca, presidente do Imperatriz.

Fagundes foi revelado pelo JV Lideral equipe pela qual conquistou o título inédito de campeão maranhense em 2009.  Além das equipes de Imperatriz, Fagundes atuou pelo Patrocinense-MG, Santa Quitéria-MA, Balsas-MA e Cori-Sabbá-PI.

Foto: Divulgação/Imperatriz

sem comentário »

Maioridade universal

0comentário

AluisioMendes

O deputado federal Aluisio Mendes (PSDC-MA) tentará reverter em plenário as modificações feitas pela comissão especial da Câmara dos Deputados que apreciou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 171/93, que, se aprovada, reduzirá a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos.

O texto original previa a redução para todos os tipos de crimes. Na comissão especial, no entanto, em função de um acordo para garantir a aprovação do relatório do deputado Larte Bessa (PR-DF) sem maiores problemas, os parlamentares efetuaram uma modificação.

Incluiu-se à proposição uma limitação à redução apenas nos casos de crimes hediondos (como estupro, latrocínio e homicídio qualificado), homicídio doloso, lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Já na comissão Aluisio Mendes foi contra a alteração. O parlamentar afirmou a O Estado que amanhã, durante a apreciação em plenário, apresentará uma nova emenda, para que o texto original – com redução da maioridade para todos os crimes – seja apreciado e votado.

“Não adianta limitar a crimes hediondos, porque, assim, os menores continuarão sendo cooptados pelas facções para assumir a responsabilidade pelos crimes que a lei não alcançar”, declarou.

Na opinião do parlamentar, ao se reduzir a maioridade, o objetivo é proteger os jovens da cooptação por parte do crime organizado.

“O fato é que esses jovens, por não serem alcançados pelo rigor da lei, são os alvos preferenciais dos criminosos, que os cooptam e dão a eles a missão de cometer crimes bárbaros, justamente porque, por serem ainda menores, o período de internação é menor, a pena é mais branda. Com a redução, esses jovens não serão mais cooptados”, acrescentou.

Consciente – Segundo Mendes, um adolescente de 16 anos, que já pode votar e dirigir, por exemplo, é um “cidadão plenamente consciente dos atos que comete”. O deputado maranhense também contesta os dados apresentados pelos contrários à redução.

“Não há nenhuma pesquisa que apresente esses números citados por eles de que menos de 1% dos homicídios são cometidos por menores. Pelo contrário, os números que eu tenho apontam para uma taxa de 11% dos homicídios nessa faixa etária”, ressaltou.

A posição do deputado federal Alusio Mendes (PSDC-MA) é praticamente a mesma do relator da PEC 171/93, Laerte Bessa (PR-DF).

Assim como o maranhense, o parlamentar candango apoia a redução da maioridade penal para todos os casos e declarou que a alteração ao relatório proposta na comissão especial foi aceita apenas para atender a acordos políticos.

O Estado

sem comentário »

Liderança do Sport

0comentário

O Sport mantém a liderança do Campeonato Brasileiro Série A, após o término da nona rodada com 19 pontos.

Atlético-MG, São Paulo e Fluminense seguem no G4 , todos com 17 pontos.

Na zona de rebaixamento, o Vasco trocou de posição com o Joinville ao vencer o Flamengo por 1 a 0, no clássico disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá.

No outro clássico da rodada, o Palmeiras humilhou i São Paulo por 4 a 0.

Veja a classificação

seriea

sem comentário »