Bira é secretário

0comentário

Biradopindare

Flávio Dino indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30).

A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.

Bira do Pindaré é deputado estadual reeleito para o segundo mandato. Egresso dos movimentos sociais, Bira é advogado e tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professor Universitário no estado.

Foi bancário e presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Ocupou também o cargo de delegado regional do Trabalho. Sua atuação política e social sempre esteve ligada aos movimentos da Pastoral da Igreja Católica. Na universidade, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

sem comentário »

Primeiras informações

0comentário

Marcelotavares

O Governo do Maranhão entregou o primeiro volume de informações solicitadas pela comissão de transição de governo, na manhã desta quinta-feira (30). A entrega dos documentos foi feita na Assembleia Legislativa, pelo chefe de Gabinete da Casa Civil, Guilherme Santana, ao deputado Marcelo Tavares, coordenador da comissão indicada pelo governador eleito.

Estão entre os dados repassados à comissão, o Plano Plurianual (PPA), com todas as modificações; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Exercício Financeiro de 2015; e a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o mesmo período, sendo todos incluindo os anexos.

Entregues, também, Demonstrativos da Dívida Fundada Interna, bem como de operações de crédito por antecipação de receitas; Relação atualizada dos bens imóveis que compõem o patrimônio do Poder Executivo Estadual, incluindo os cedidos e locados pela Administração Pública; a Cópia dos relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal referentes ao exercício de 2014; e o Organograma atual por secretária e órgão vinculado.

Foi encaminhada, ainda, uma apresentação geral da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do Porto do Itaqui, com Estatuto Social da empresa, Organograma e Demonstrações Financeiras, material já disponibilizado pelo diretor da empresa Luiz Carlos Fossati ao empresário Ted Lago, indicado para a direção do órgão no próximo governo.

“Nós vamos identificar o que exatamente veio. Já pedimos muitas outras informações que ainda não foram passadas, mas eu acredito na boa vontade da secretária Anna Graziella (Neiva, chefe da Casa Civil) em fazer isso o mais rapidamente possível”, afirmou o deputado Marcelo Tavares.

O material foi entregue acompanhado do ofício 149/2014, da Casa Civil do Governo, que faz o detalhamento de todas as informações disponibilizadas. O texto destaca que o Governo repassa as informações “em atendimento parcial ao Ofício nº 002/2014, de 14 do corrente mês de outubro”.

sem comentário »

Repercussão na Saúde

0comentário

helena

A secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe (PMDB) destacou a escolha pelo governador eleito Flávio Dino do médico Marcos Pacheco para assumir a Secretaria de Estado da Saúde.

“Parabéns ao governador Flávio Dino que teve a sensibilidade de escolher Marcos Pacheco para ocupar um cargo tão importante na administração estadual”, disse.

Em seu perfil no facebook, Helena Duailibe diz que Marcos Pacheco é um profundo conhecedor do Sistema Único de Saúde e homem com postura de conciliação.

“Um excelente profissional de conduta ilibada, profundo conhecedor do Sistema Único de Saúde, capacitado para gerar uma pasta tão importante como a SES. Um homem de postura de conciliação, tenho certeza que terá sucesso na condução da Saúde no Maranhão. Marcos Pacheco trabalhou conosco na Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e em julho pediu licença para se dedicar ao projeto de instalação do curso de Medicina do UniCeuma em Imperatriz”, afirmou.

sem comentário »

Jogos da Juventude

0comentário

AlimNeto

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realiza, nesta sexta-feira (31), uma reunião com pais e responsáveis dos atletas que irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), categoria Infanto (de 15 a 17 anos), competição nacional que será realizada entre os dias 6 e 15 de novembro na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Os atletas convocados para representar o Estado no evento nacional foram os campeões da Etapa Estadual Infanto dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2014.

A reunião será realizada no Ginásio Castelinho, às 18h, e tem o objetivo de esclarecer todos os detalhes da viagem, como hospedagem e alimentação durante o período que os atletas ficarão na cidade paraibana. Além disso, a Sedel irá apresentar os dirigentes e acompanhantes que farão parte da delegação do Maranhão.

Segundo o secretário-adjunto de desporto educacional, Alim Maluf Neto, a reunião será uma forma de esclarecer aos pais e atletas todo decorrer da viagem e explicar como será todo procedimento adotado pela Sedel.

“Não medimos esforços ao proporcionar aos nossos atletas uma viagem tranquila e segura. Espero que nossos atletas possam fazer o melhor em João Pessoa e conquistar bons resultados para o nosso Estado”, destacou Alim Neto.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional.

sem comentário »

Reforma política

0comentário

HildoRocha

O deputado federal eleito, Hildo Rocha (PMDB-MA) teve participação marcante nos debates ocorridos nesta quinta (29) no encontro realizado em Brasília entre os deputados reeleitos e os novos parlamentares federais do PMDB eleitos no do dia 5 outubro.

No que se refere à reforma política, Hildo Rocha defendeu urgência na realização da reforma política. “Esse tema faz parte da agenda do momento, nós não podemos fugir dessa responsabilidade. Portanto, sou a favor que se faça a reforma política logo em 2015”, defendeu.

Hildo Rocha também assinalou seu ponto de vista acerca da realização de plebiscito como forma de colher subsídios para elaboração das propostas que serão debatidas em plenário. “Eu vejo o plebiscito como forma de atrasar as decisões acerca da reforma política”, ressaltou.

Hildo Rocha disse que é a favor do financiamento público das campanhas e defendeu a formação de blocos parlamentares que fortaleçam a representatividade do PMDB no Congresso Nacional. O encontro foi coordenado pelo líder do partido Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

sem comentário »

Pacheco na Saúde

1comentário

MarcosPacheco

O próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado hoje (30) pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.

Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.

O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA/FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.

Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.

Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.

1 comentário »

Direitos Humanos

1comentário

FranciscoGoncalves

O governador eleito Flávio Dino divulgou na manhã desta quinta-feira (30) o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular. Com forte atuação junto aos movimentos sociais, o professor Francisco Gonçalves (PT) assumirá a pasta a partir de 1º de janeiro.

Com o redesenho previsto para a Secretaria, ela será responsável por conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a implantação do orçamento participativo e da atuação dos conselhos nas ações do Poder Executivo.

“Agradeço o convite do governador eleito para coordenar a pasta de Direitos Humanos e Participação Popular. Aceitei o convite com certeza de que não se faz mudança pra valer sem participação popular e direitos humanos. Em nosso Estado, modificar os baixos índices de desenvolvimento humano é uma questão política, econômica e, sobretudo, humanitária”, disse Francisco Gonçalves.

Francisco Gonçalves é formado em Comunicação Social/Jornalismo (UFMA), doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ) e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Com forte relação com os movimentos sociais desde a década de 70, Francisco foi assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) e conselheiro da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).

Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís desde 2013, Francisco é pesquisador e foi também chefe do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Sua atuação política vem desde a fundação do PT-MA, partido no qual sempre teve atuação ligada à defesa dos movimentos sociais e trabalhadores maranhenses.

Durante a campanha de Flávio Dino, desempenhou importante papel junto aos movimentos sociais, sendo um dos articuladores do “Pacto por um IDH Justo”, iniciativa que tem por objetivo unir esforços em toda a sociedade para  reverter os índices sociais do Maranhão.

1 comentário »

Transição e diálogo

0comentário

reuniao

A comissão nomeada pela governadora Roseana Sarney, que tem a atribuição de prestar informações à equipe indicada pelo governador eleito, esteve reunida nesta quarta-feira (29), dando continuidade aos trabalhos de transição. Nesta quinta-feira (30), será cumprida a 2ª etapa do processo, com a entrega de documentos e informações para o coordenador da comissão indicada pelo governador eleito.

A secretária-chefe de Estado da Casa Civil e coordenadora da comissão de transição, Anna Graziella Neiva, tem orientado os secretários, diretores e presidentes de órgãos ligados ao Governo do Estado para, por meio de comissões internas, organizar as informações de acordo com o que foi solicitado.

“Estamos trabalhando para que a transição aconteça de forma eficiente e totalmente transparente, obedecendo às premissas do processo democrático. A governadora, inclusive, se antecipou ao primeiro contato da nova gestão e já havia reunido todo o secretariado para passar as orientações sobre a transição. Estamos conduzindo as solicitações dentro de cada secretaria para fazer as compilações que atenderão aos pedidos da equipe do governo eleito”, explicou a secretária.

Também formam a comissão de transição os secretários João Bringel (Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – Seplan) e Marcos Jacinto (Secretaria de Estado da Gestão e Previdência – Segep), a procuradora-geral do Estado, Helena Haickel, e o advogado da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde, Márcio Leite.

Diálogo

Na última semana, Luiz Carlos Fossati, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – encarregada pela administração do Sistema Portuário –, recebeu o empresário Ted Lago, que será o diretor da Emap na gestão do governo eleito. O encontro faz parte das diversas atividades do período de transição, que objetivam o diálogo entre as equipes.

“O Palácio dos Leões, a Casa Civil e as nossas secretarias estão de portas abertas para receber a equipe de transição do futuro governo e ajudá-la com todas as informações necessárias. Ainda faremos reuniões entre as equipes, mantendo o diálogo necessário para uma transição tranquila”, conclui Anna Graziella.

Foto: Handson Chagas

sem comentário »

Esporte na escola

0comentário

Escola

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara irão disputar a Taça Campina Grande de Handebol. A participação no evento foi viabilizada a partir de parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com a Associação Esportiva São Francisco (Aesf). A competição reúne equipes de estados do Norte e Nordeste em quatro dias de jogos.

O titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho do prefeito Edivaldo em garantir um ensino de qualidade e a orientação para o incentivo ao esporte. “É imprescindível a atividade esportiva para o desenvolvimento salutar de nossas crianças, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto pelas noções de trabalho em equipe, parceria e competição sadia que são despertados. Colecionamos vários casos de sucesso na nossa rede, de estudantes que saíram vitoriosos em competições”, declarou.

No primeiro ano de participação na Taça Campina Grande de Handebol, o desempenho dos estudantes da U.E.B. Santa Clara garantiu a medalha de bronze (3º lugar). Este ano, foram formadas cinco equipes com estudantes da escola, ex-alunos e atletas da Aesf. Eles participarão das disputas de handebol nas modalidades infantil feminino, cadete masculino, juvenil masculino, adulto masculino e adulto feminino.

Kaian Ramos de Menezes, 13 anos, estudante da 6ª série da U.E.B. Santa Clara, disse que treina desde o ano passado para conquistar o ouro este ano. “Estou muito feliz. Minha mãe só me pediu pra ter muito cuidado e responsabilidade e pra eu trazer o ouro”, comentou. Com lágrimas nos olhos, a mãe de Kaian, Maria da Conceição, disse que só deixou o garoto viajar porque esse era um sonho dele. “Ele nunca saiu de perto de mim, mas estou feliz e torcendo por ele”, assinalou a mãe.

O diretor da U.E.B. Santa Clara, Jadilson Gomes, disse que a família toda se mobilizou e os atletas estavam se preparando há um ano para essa viagem. “A nossa expectativa é conquistarmos o primeiro lugar, o título de campeão. Mas mesmo se isso não acontecer, já nos sentimos felizes e realizados, porque nossa escola está se destacando no esporte e indo representar a nossa cidade em outro estado. Isto já é uma grande vitória, ainda mais conhecendo cada aluno e a origem deles”, finalizou.

Outras ações

O incentivo ao esporte nas escolas da rede municipal de ensino também é realizado pela Prefeitura de São Luís por meio dos programas Mais Educação e Segundo Tempo, de iniciativa do governo federal. O incentivo tem rendido conquistas para os estudantes. Na edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a U.E.B. Primavera (Cohatrac) conquistou a prata no handebol. Já a equipe da U.E.B. Rivanda Berenice Braga (Barreto) foi ouro na prova do pentatlo pelo Atletismo e na U.E.B. Tancredo Neves (Cidade Operária), o taekwondo praticado pelos estudantes por meio do Mais Educação rendeu mais de 40 medalhas em diversas competições.

Foto: Paula Rodrigues

sem comentário »

Caminho de Andrea

4comentários

AndreaMurad

A deputada estadual eleita pelo PMDB, Andrea Murad, participou hoje do programa Ponto Final na Rádio Mirante AM, apresentado por Roberto Fernandes. Andrea iniciou sua participação comentando sua experiência em campanhas eleitorais, sua visão sobre política e o importante papel da mulher nesse processo. Sobre o desejo de ingressar na política, a deputada relatou que teve grandes referências dentro de casa para desejar ser também instrumento de transformação. E disse:

“Eu cresci num ambiente da política, convivo com isso dia e noite, acho que desde que nasci. Eu aprendi a enxergar a política como único instrumento capaz de transformar a sociedade, de transformar as coisas”, destacou.

Como parlamentar, Andrea reafirmou seu compromisso, muito divulgado durante sua campanha eleitoral, de que pretende defender a saúde e tudo que foi desenvolvido nos últimos 5 anos. “Lutar para que o programa saúde é vida continue caminhando, continue existindo e que a gente não vá pra trás e que o governo eleito olhe para esse programa e faça com que ele cresça”, disse Andrea.

Andrea também enfatizou o seu papel na oposição e disse que vai lutar na Assembleia pelo o que for melhor para o povo. “Não quero ser oposição por oposição. Aquilo que for justo, de bom para o povo, aquilo que o governo fizer de bom para a população vai ter sim o apoio da deputada Andrea Murad. Aquilo que o governo não fizer, ou se omitir, ou fizer de ruim para o povo, eles vão ter sim uma deputada que vai ser firme, dura e vai ter uma oposição muito ferrenha na Assembleia Legislativa”, disse Andrea Murad.

No momento da entrevista, a notícia sobre o assalto a agência bancária do municípios de Gonçalves Dias trouxe à tona a discussão sobre a segurança no estado. Andrea Murad espera que o governador cumpra as promessas que fez para melhorar a segurança no estado. “Eu vou exigir do governador que ele cumpra tudo que ele tá prometendo para a segurança pública como dobrar o número de policiais. O Maranhão merece uma segurança de qualidade, que se invista na segurança, eu torço de verdade para que o governador não fique só nas ideias e nos achismos e que ele consiga fazer com que a segurança do nosso estado seja uma segurança digna para todos”, relatou Andrea.

Ouvintes de Coroatá, Conceição do Lago Açu e São Luís participaram do programa parabenizando Andrea pela Vitória e também com perguntas sobre as áreas da saúde, educação e violência contra mulher. Mas durante a entrevista, ela ressaltou que respeita a escolha do povo e deseja que o governador eleito conheça melhor o sistema estadual de saúde e valorize os investimentos feitos na área. “A gente tem que torcer para que o governador eleito aprenda a conhecer o sistema de saúde que antes pra ele era desconhecido como ele tinha provado em seus discursos, nos seus programas de TV, aprenda a conhecer e não entregue nas mãos de qualquer pessoa mas nas mãos de técnicos competentes pra que dê continuidade a esse trabalho magnífico que foi feito na saúde”, destacou Andrea.

Foto: Virginia Chuvas

Ouça aqui

4 comentários »