Marcha a Brasília

0comentário

Flavio,glalbertegilcutrimO deputado Glalbert Cutrim (PRB) participará, na próxima semana, da XVIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o apoio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), e que acontece no período de 25 a 28 deste mês, em Brasília.

De acordo com o parlamentar, o evento municipalista tem, este ano, um atrativo a mais, que será a participação dos governadores de todos os estados.

“Prefeitos, governadores e representantes do Governo Federal estarão juntos discutindo assuntos de interesse da municipalidade, dentre eles a modificação do pacto federativo injusto imposto às cidades e o subfinanciamento dos programas federais. Será um momento importante no qual poderemos traçar metas que possam viabilizar a retirada dos municípios da situação de crise financeira vivida hoje”, afirmou Cutrim ressaltando que para ter um estado esteja forte é necessário que os municípios também estejam fortalecidos.

O deputado participará da abertura oficial do evento, que será realizada na terça-feira (26), às 9h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A abertura deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Glalbert Cutrim também estará na reunião entre prefeitos, Bancada Federal do Maranhão e o governador Flávio Dino (PC do B), que acontece no dia 27, a partir das 16h30, no Plenário 13, Anexo II, da Câmara dos Deputados.

Na semana passada, atendendo convite do deputado e do presidente da Federação, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), Dino confirmou presença no evento.

Durante a reunião de trabalho, a caravana de gestores da FAMEM e os membros da Bancada discutirão com o governador temas que, hoje, figuram como principais reivindicações dos municípios.

A programação completa da Marcha está disponível no www.famem.org.br e www.cnm.org.br

sem comentário »

Lista comunista

0comentário

Divulgada a lista….

Calma, gente não é a lista de nenhum concurso público. A lista é de filiados do PCdoB, partido do governador Flávio Dino e de Márcio Jerry nomeados para cargos em hospitais no Maranhão.

A filiação ou indicação do PCdoB tem sido um dos critérios adotados pelo atual governo para ocupar cargos em hospitais.

Mas quem são essas pessoas? O que elas faziam antes da nomeação? Onde trabalhavam?

Veja a lista…

listaPCdoB

sem comentário »

De olho na liderança

2comentários

Sampaio-2Para retomar a liderança do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio enfrenta o Mogi Mirim, hoje, às 21h50, no interior de São Paulo.

O time maranhense em 6 pontos e 100% de aproveitamento na competição e só perdeu a primeira colocação porque o Náutico jogou e venceu o Criciúma no início desta terceira rodada.

O adversário do Sampaio é o lanterna da competição e sofreu duas derrotas, mas nem por isso é para se imaginar que as coisas vão ser fáceis para o Tricolor. É necessário encarar o Mogi com a mesma seriedade, apesar da campanha ruim do time paulista até aqui.

Para a partida de hoje, o técnico Léo Condé não poderá contar com o atacante Pimentinha que está contundido. O substituto será Cleitinho que atuará ao lado de Robert no ataque. O lateral-direito Daniel Damião também retorna à condição de titular.

Além de Mogi Mirim e Sampaio, a terceira rodada terá hoje, às 19h30, Vitória e Bragantino, no Barradão, em Salvador.

Tudo sobre Sampaio e Mogi Mirim você acompanha ao vivo pela Rádio Mirante AM.

2 comentários »

Agiotagem em pauta

5comentários

AndreaMuradA deputada estadual Andrea Murad (PMDB) repercutiu mais um fato noticiado na imprensa sobre as investigações de agiotagem no Maranhão. Um dos cheques encontrados com o agiota preso, o Pacovan, é de um dos assessores diretos do Secretário de Articulação Política, Márcio Jerry. A deputada expressou preocupação com a possibilidade de um superintendente do órgão, José Wellington Leite, estar envolvido no escândalo investigado pela Polícia Civil e o Ministério Público.

“A questão principal e que todos devem ter consciência é, realmente, o que faz o José Wellington, assessor do Márcio Jerry quem de fato manda no governador. E a grande pergunta não é sobre o cheque do Wellington,  é o que ele, o cobrador oficial dos juros, faz trabalhando com o Márcio Jerry? Por quê? Essas respostas que temos que saber. O que o Wellington faz dentro da cozinha do Palácio, o que ele faz colado com o Márcio Jerry, por que ele trabalha com o Márcio Jerry”, alertou a deputada.

A parlamentar relembrou sobre o início das investigações sobre agiotagem, ainda na gestão de Aluísio Mendes, e criticou a sensação de insegurança que toma conta do estado com as constantes explosões a agências bancárias no interior do Maranhão, com os assaltos e mortes violentas na região metropolitana de São Luís.

“Preocupação com o povo zero, responsabilidade com o povo zero, segurança na cidade e no estado um caos, e ficam dizendo que as pessoas que estão fantasiando um movimento de insegurança. O sentimento é tão grande e real que chegou ao cúmulo de desmoralizar o governador, com um sequestro dentro da Secretaria de Minas e Energia do próprio governo do estado. É a desmoralização do governo, é para mostrar que o governo não está funcionando de forma alguma, é para dizer ao governador: V. Ex.ª é uma piada e ninguém respeita. Essa que é a verdade. Está bom de o governador começar a se cercar de pessoas sérias, honestas e competentes e se preocupar com as pessoas, se preocupar em dar a resposta para a sociedade. E que ele não pense que tudo vai ficar impune, porque o povo está vendo, as pessoas estão vendo quem ele coloca ao lado dele. Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem tu és”, finalizou a parlamentar sendo aplaudida pelos presentes na galeria.

5 comentários »

Trabalho nos bairros

4comentários

Edivaldoeantonio

Mais duas frentes de trabalho para recuperação asfáltica de ruas e avenidas de São Luís foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (21): na Vila Vicente Fialho e em novos trechos do Turu. O prefeito Edivaldo autorizou pessoalmente o início dos serviços de pavimentação nessas vias pela manhã e anunciou que outras grandes obras de infraestrutura urbana serão iniciadas na capital já a partir da próxima semana, em parceria com o governo do Estado.

“Estamos ampliando cada vez mais as frentes de trabalho para recuperação da malha viária da capital e nos próximos dias entraremos com força total em outros grandes bairros de São Luís, como Cidade Operária, Vila Luizão, Divineia, Areinha e dezenas de outros da área Itaqui-Bacanga. Estamos saindo todos os dias do gabinete para conversar com a população, ouvir seus anseios e fiscalizar de perto o trabalho realizado nesses locais”, disse Edivaldo.

Na Vila Vicente Fialho, o programa de recuperação e requalificação asfáltica executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) contempla a Avenida Brasil e as ruas Deputado Luiz Rocha, Coronel Eurípedes Bezerra II, Laerte Santos e Rua Principal. Ao todo serão aproximadamente 3 km de recapeamento com asfalto estrutural de cinco centímetros, além de obras de drenagem superficial com correção e implantação de meios-fios e sarjetas. As vias também vão receber melhorias na iluminação pública.

Além da obra de recapeamento, a Prefeitura também vai realizar na Vila Vicente Fialho serviços de manutenção corretiva em outras vias do bairro com pavimento danificado, a exemplo da rua Coronel Eliodoro, onde já foi executada obra de drenagem profunda em 120 metros de extensão da via.

Foto: A. Baêta

4 comentários »

Faltou argumento…

10comentários

SousaNetoO deputado Sérgio Frota (PSDB) perdeu uma excelente oportunidade de cobrar do governador Flávio Dino uma definição em relação à ajuda prometida aos times de futebol do Maranhão que segundo o parlamentar seria viabilizada por meio do Detran.

Foi durante a sessão desta quinta (21), na Assembleia Legislativa, quando o deputado Sousa Neto (PTN) cobrou uma pequena ajuda no montante de R$ 500 mil que seria destinada aos clubes durante o Campeonato Maranhense, mas que nunca se concretizou.

“Esse Governo [Flávio Dino] não se preocupa com o esporte, principalmente o futebol; o governador prometeu 500 mil aos times no começo do Campeonato Maranhense, que acabou e os clubes não receberam nada. Esse governo não tem compromisso com o esporte, presidente Sérgio Frota, sei do seu trabalho espetacular no Sampaio, o senhor não tem apoio, mas gostaria que explicasse, já que é da base aliada, por quê o Detran deu um calote no times maranhenses? “, perguntou Sousa Neto.

O deputado Sérgio Frota que é presidente do Sampaio e da Associação Maranhense de Clubes (AMACLUBES) até tentou explicar, mas por ser da base governista e temendo um “puxão de orelhas” do governador não teve argumentos para aprofundar a discussão ou simplesmente não quis ir adiante. E preferiu, num tom bem calmo fazer um “afago” ao governador afirmando que ainda acredita na sinalização de uma parceria.

SergioFrotaNão é porque faz parte da base do governo Flávio Dino que o deputado Sérgio Frota tenha que ser submisso como ficou evidente durante a sessão na Assembleia Legislativa. Se tivesse repetido metade das coisas que tem vontade de dizer, certamente mostraria ao governo que não estava ali pedindo nenhum favor, mas oferecendo uma parceria importante para os clubes e ao Executivo também.

“Realmente foi prometida uma ajuda de 500 mil, pelo  governador Flávio Dino, que sairia para os clubes no começo do Campeonato Maranhense, via Detran num convênio com AMACLUBES , mas a assessoria jurídica do órgão, disse que não haveria possibilidade de fazer o repasse – o diretor Antônio Nunes me comunicou. Agora, todos nós sabemos que o esporte é o maior instrumento de inclusão social do mundo e também gera emprego/renda, mas eu acredito no governador Flávio Dino que vai sair sim, e tenho a certeza que ele tem compromisso com o esporte do Maranhão”, disse Frota.

O fato é que os times de futebol agonizam e não podem esperar mais. E Sérgio Frota perdeu hoje uma grande oportunidade de mostrar ao governador a que veio e que realmente chegou para defender o esporte doa a quem doer.

10 comentários »

Dia do Defensor Público

3comentários

EdilazioJunior

A Assembleia Legislativa homenageou os defensores públicos do estado do Maranhão na manhã de hoje, com uma sessão solene que fez alusão ao Dia Nacional do Defensor Público, comemorado na última terça-feira. A solenidade, realizada por iniciava do deputado estadual Edilázio Júnior (PV), contou com a participação de defensores, advogados, magistrados, membros do Ministério Público e de deputados estaduais.

Em seu discurso, Edilázio falou da satisfação em poder homenagear no a instituição Defensoria Pública do estado do Maranhão, destacou os avanços alcançados pelo órgão e reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa em tentar buscar melhorias para a categoria, que atua na defesa e na promoção dos direitos humanos no estado.

“Eu considero ser muito nobre, honrosa e ao mesmo tempo prazerosa a missão de um defensor público. Quem ingressa na Defensoria Pública não o faz por status, não o faz pensando apenas em si, numa estabilidade assegurada pela carreira no serviço público. O faz pensando sobretudo no próximo. O faz, porque tem sentimento de justiça e de igualdade. E creio que é essa a busca diária de cada defensor público do Maranhão”, afirmou.

Edilázio também se comprometeu em buscar junto ao presidente Humberto Coutinho (PDT), a consolidação de um convênio com a Defensoria Pública, para que seja instalada um núcleo da instituição no Parlamento.

“Acredito que seria muito interessante se conseguíssemos abrigar aqui na Assembleia, esse núcleo. Poderíamos trazer um ou dois defensores para cá, poderíamos também criar espaços para estagiários com remuneração e por meio de um convênio assegurar o atendimento a quem necessita. A Assembleia tem estrutura, está bem localizada, é de fácil acesso com inúmeras linhas de ônibus que passam aqui em frente, portanto, acho que esse projeto é totalmente viável”, afirmou

Defensores

A proposta foi bem recebida pela defensora pública geral do estado, que afirmou dar total apoio ao projeto. Mariana Albano, que também discursou, aproveitou a oportunidade para agradecer o gesto do deputado Edilázio e de apresentar alguns dos principais objetivos de sua gestão à frente do órgão.

“Nós temos um olhar voltado também para o interior do estado. Estamos inaugurando agora no dia 2 de junho o núcleo de Coroatá. No segundo semestre também vamos inaugurar Matões, Buriticupu e Lago da Pedra. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso a um serviço de qualidade tanto a nível estadual quanto a nível federal. Eu agradeço muito esta Casa, desde a legislatura passada, por ter uma atenção especial para a defensoria, e em especial agradeço ao deputado Edilázio, idealizador desta homenagem e que tem acompanhado o nosso trabalho”, completou.

Os deputados Wellington do Curso (PPS) e César Pires (DEM), que presidiu a sessão, também renderam homenagens à defensoria pública e se colocaram a disposição da instituição no Poder Legislativo.

Além da defensora pública geral do Maranhão, Mariana Albano de Almeida, compuseram a mesa da sessão solene Carlos Eduardo de Oliveira Lula, que atua na Casa Civil e no ato representou o governador Flávio Dino (PCdoB); Delcio Rodrigues e Silva Neto, controlador geral de São Luís, e que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC); Luiz Correa, defensor público federal; Joaquim Gonzaga, presidente da Associação Nacional dos defensores públicos; Gervásio Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão; José Augusto Cutrim, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão e Clarice Viana, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão.

3 comentários »

Irregularidade em Monção

2comentários

JosedeFatimaPereiraO Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Monção, ajuizou Ação Civil Pública contra o prefeito do município, João de Fátima Pereira, por Ato de Improbidade Administrativa, consistente na contratação de servidores públicos sem a realização de concurso público.

Na ação, o promotor de justiça Leonardo Santana Modesto, ressalta que, embora o gestor tenha se comprometido a promover o concurso, em Termo de Ajustamento de Conduta assinado no início de 2013com essa finalidade, jamais cumpriu o que foi estabelecido.

Em razão desse descumprimento, o prefeito sofreu processo de execução, ainda em 2013, no qual foi determinado o pagamento de multa.

No documento, João de Fátima também havia se comprometido a somente realizar contratação temporária mediante aditivo do TAC. “Em completo desprezo às determinações legais e princípios da Administração Pública, o requerido encaminhou o Projeto de Lei nº 16/2014 à Câmara Municipal de Monção, objetivando a contratação de 435 funcionários contratados diretamente sem concurso público”,destaca o membro do Ministério Público.

Caso seja condenado, o prefeito João de Fátima poderá sofrer as penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), que determinam: ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

2 comentários »

Eliziane sem oba-oba

6comentários

ElizianeGamaA deputada federal Eliziane Gama (PPS) que é pré-candidata a Prefeitura de São Luís disse em entrevista ao Blog de Zeca Soares que não existe qualquer onda de “já ganhou”, mesmo com as pesquisas que apontam o seu nome na liderança da corrida eleitoral. Ela entende que ainda terá muito trabalho pela frente.

“Ainda temos um longo caminho. Temos consciência disso. O PPS está focado. Quem diz isso e porque tenta encontrar uma forma de barrar nosso crescimento. Não conseguirão”, garante.

Eliziane disse que tem buscado apoio e alianças com outros partidos. Exemplo disso foi a reunião que manteve esta semana com Pedro Fernandes (PTB), em São Luís.

“Hoje temos um caminho bem aberto para várias alianças com diversos partidos. Esse já foi um problema, hoje o cenário é diferente. Há motivações grandes em vários partidos de formar conosco uma ampla aliança”, disse.

Além da possibilidade de alianças com outros partidos, Eliziane Gama diz vir identificando nas ruas de São Luís uma aceitação muito grande em torno do seu nome.

“O carinho do povo é muito grande. Me sinto acolhida por minha cidade São Luís. Isso fica evidente todas as vezes que saio na rua, no supermercado, na feira, pra levar minhas filhas na escola, enfim. Há um sentimento muito forte da população”, finalizou.

6 comentários »

Jogo aberto

21comentários

fabiocamaraAguardando 

O vereador Fábio Câmara disse que ainda não recebeu nenhum convite do Moto, mas disse que se isso acontecer estudará com muito carinho a possibilidade de vir a assumir o clube. Ele disse estar ciente da crise financeira e administrativa que o clube atravessa nos últimos anos e que a exemplo do que fez no ano passado quando destinou emendas ao Sampaio, também poderá vir a dar a sua contribuição ao Moto.

Alerta

“Um jogo extremamente difícil, que temos que ter muita concentração. Uma equipe que perdeu dois e vem com tudo para cima da gente para conseguir o resultado. Mas nosso time está bem e com a moral elevada. Então, é impor nosso ritmo de jogo e sair com o resultado positivo”. A frase é do atacante Robert sobre o jogo do Sampaio, amanhã (22) contra o Mogi Mirim, em SP.

Interesse

O atacante Henrique poderá ser emprestado pelo Moto nos próximos dias para equipes que disputam o Campeonato Brasileiro. Dois clubes já teriam manifestado interesse e procurado dirigentes do Moto, mas o martelo ainda não foi batido. Pelo que apuramos são equipes das Séries “C” e “D”.

Imperatriz

Ainda é lenta a movimentação no Imperatriz na montagem da equipe para o Campeonato Brasileiro Série D. O time só joga no dia 19 de julho, contra o Interporto, no Tocantins, mas até agora apenas o técnico Vinícius Saldanha foi confirmado no cargo. O clube também teria interesse em Raniere e Rayllan que disputaram o Campeonato Maranhense pelo Moto.

Castelão

Os treinamentos do Sampaio voltaram a ser mais intensos no Castelão com o início do Campeonato Brasileiro Série B. Já disse aqui que o Castelão não deve ser cedido pela Sedel para treinamentos como se fosse um CT. Além disso, o excesso de treinamentos no Castelão prejudica o próprio time uma vez que o gramado é pesado e acaba comprometendo a preparação dos atletas.

SergioFrotaExplicação

“Estamos com dois meses de salários atrasados e o torcedor ainda não marcou presença esse ano. Vamos fazer uns ajustes no elenco e é bom que eles saibam. Hoje temos em torno de 38 a 39 atletas e vamos ficar com apenas 30 jogadores. Vamos tentar quitar uma folha ainda esse mês”. Essa foi a explicação do presidente Sérgio Frota ao jogadores.

Indefinição

No Moto a situação é ainda pior. A diretoria esteve reunida esta semana, mas sem dinheiro não sabe como quitar os três meses de salários atrasados. O Moto contava com uma possível ajuda do Governo do Maranhão que já está praticamente descartada. Se sair alguma coisa somente Sampaio e Imperatriz deverão receber.

Proposta

O técnico Felinto Holanda estaria disposto a dar sequência no trabalho no Moto. Ele esteve reunido com dirigentes e revelou interesse em continuar no clube mesmo sem calendário. A ideia era manter uma base da equipe já pensando na temporada do ano que vem. O problema é saber que vai pagar essa conta no Moto.

Lista

Na próxima semana, a diretoria do Sampaio deve divulgar a lista dos jogadores que não ficarão no clube para o restante do Campeonato Brasileiro Série B. Além de Milton Raphael dispensado por deficiência técnica e Renan Rocha que não acertou, a lista deverá ter surpresas. O problema é dinheiro para pagar a turma que vai sair.

21 comentários »