Copa Nordeste

0comentário

copanordesteDirigentes de Sampaio, Moto e Federação Maranhense de Futebol (FMF) participaram nesta sexta-feira, em Maceió do sorteio dos grupos da Copa Nordeste 2015.

O Sampaio terá as despesas custeadas pela Liga Nordeste. O Moto terá que arcar com todas as despesas, além da cota dos jogos dos visitantes na primeira fase.

Na reunião, o Moto voltará a reivindicar o mesmo tratamento das demais equipes, mas precisa tomar muito cuidado, pois a pauta da reunião ainda prevê a discussão ainda sobre a participação do Moto, além do segundo representante do Piauí na competição.

Disputa

As vinte equipes serão divididas em cinco grupos, cada um com quatro equipes que jogarão entre si no sistema de ida e volta.

Se classificam para a segunda fase os vencedores dos grupos e os três melhores colocados entre os segundos de cada grupo.

As equipes participantes serão:

Pernambuco – Sport, Náutico e Salgueiro
Bahia – Bahia, Vitória e Serrano
Alagoas – Coruripe e CRB
Ceará – Ceará e Fortaleza
Maranhão – Sampaio e Moto
Paraíba – Botafogo e Campinense
Piauí – River e Piauí
Rio Grande do Norte – América e Globo
Sergipe – Confiança e Socorrense

sem comentário »

Roseana no corpo-a-corpo

0comentário

roseanaelobao

Por Marco D’Eça

A governadora Roseana Sarney (PMDB) deverá iniciar um período de contato direto com o eleitor maranhense no interior do estado, pedindo votos para o senador Lobão Filho (PMDB).

Para a relação mais próxima com o eleitor, a governadora estuda, inclusive, pedir uma licença do governo do estado, que seria assumido pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Freire.

Roseana Sarney quer visitar, ao lado de Edinho, municípios de todas as regiões do estado.

É no corpo-a-corpo com o eleitor que ela pretende consolidar a virada ainda no 1º Turno das eleições maranhenses.

Ainda não há definição do período de entrada da governadora na caravana do interior, mas é provável que comece já na primeira quinzena de setembro.

E será um dos pontos altos da reta final da campanha…

Foto: Gilson Teixeira

sem comentário »

Lobão na Baixada

0comentário

Lobao

A assessoria do candidato Lobão Filho (PMDB) divulgou a agenda para o fim de semana. A Caravana de Lobão passará por 15 municípios na Baixada maranhense a partir desta quinta-feira (28).

Veja a programação que prevê carreatas, caminhadas e comícios:

Quinta-feira

9h – Turilândia – Carreata
10h30 – Santa Helena – Carreata
15h – Pedro do Rosário – Carreata
16h30 – Presidente Sarney – Caminhada
20h – Pinheiro – Comício

Sexta-feira

9h – São João Batista – Carreata
10h30 – São Vicente de Férrer – Carreata
15h – Olinda Nova – Carreata
16h30 – Matinha – Carreata
20h – Viana – Comício

Sábado

9h – Cajari – Caminhada
10h30 – Penalva – Caminhada
16h – Cajapió – Carreata
16h30 – Bacurituba – Carreata
20h – São Bento – Comício

sem comentário »

Apoio a Andrea

3comentários

RicardoMurad

A candidata a deputada estadual Andrea Murad (PMDB) sentiu de perto, mais uma vez, o carinho do público em dois eventos ocorridos nesta terça-feira (26): uma caminhada pela Rua Grande, no Centro de São Luís, promovida pela coligação “Pra frente, Maranhão”, e um encontro com profissionais da saúde. Os dois eventos contaram com a presença dos candidatos ao governo, Lobão Filho, e ao Senado, Gastão Vieira.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad fez um retrospecto da saúde e assegurou que aquele era o dia mais importante da campanha, pois ali foi dado o passo principal para a grande virada da campanha eleitoral. Ele também criticou a oposição, que despreza o árduo trabalho de cada um dos profissionais que se empenham todos os dias para manter a qualidade dos serviços da saúde.

“Quando a oposição critica os investimentos que fazemos e mantemos todos esses anos na saúde do estado, está menosprezando o trabalho de cada um de vocês que se dedicam dia e noite pra que tenhamos atendimento de qualidade para o povo do Maranhão”, enfatizou ele.

AndreaMurad

Andrea Murad afirmou que o setor da saúde terá atenção prioritária no seu mandato, principalmente o programa Saúde é Vida, que está revolucionando o atendimento à população nos municípios maranhenses. A candidata pediu o apoio de todos para abraçarem a sua eleição para que o grandioso trabalho que Ricardo Murad está fazendo na saúde não pare.

“Peço a todos vocês que se envolvam nessa campanha para que esse trabalho que está sendo feito, principalmente, na saúde, tenha continuidade. O empenho e o voto de todos vocês é fundamental para ganharmos essa eleição. Eu conto com todos vocês para me ajudarem nessa luta” -, afirmou Andrea Murad.

Lobão Filho iniciou a sua fala afirmando ter um profundo respeito pela classe médica. Também disse que tem um propósito de vida que é fazer um governo revolucionário no Estado.

“Eu sou uma pessoa de coragem, de atitude. Não estou nessa caminhada para brincar. Escolhi pessoas altamente competentes para me acompanhar nessa jornada, dentre elas a Andrea, que tem a árdua e difícil missão de substituir o Ricardo Murad na Assembleia Legislativa. Ela, que tem a força de vontade e ideal para entrar na política, está preparada e será uma grande deputada”, afirmou.

3 comentários »

Pedida prisão de promotor

0comentário

O Ministério Público do Maranhão requereu, nesta terça-feira, 26, que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão decrete a prisão preventiva do promotor de justiça Carlos Serra Martins. Também foi pedido o afastamento do promotor de justiça do cargo que ocupa, sendo suspensas as suas prerrogativas, inclusive o porte de arma. Qualquer arma em seu poder deverá ser recolhida judicialmente.

O afastamento de Carlos Serra Martins do cargo de promotor de justiça já havia sido pedido à justiça em 2013, com base no artigo 319, IV, do Código de Processo Penal. Na época, o Ministério Público defendia que “nos autos, há provas suficientes da materialidade e autoria dos fatos delituosos para o recebimento da denúncia, que são graves, especialmente porque praticados por membro do Ministério Público”.

O pedido de prisão preventiva foi ofertado nos autos do processo nº 17310/2014, tendo como relator o desembargador Jorge Rachid.

Por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o promotor se encontra afastado de suas funções administrativas desde fevereiro. A medida foi renovada por mais 90 dias.

Devido a constantes ameaças e agressões contra uma testemunha, já tinha sido pedida a prisão preventiva do promotor. A relatora substituta, desembargadora Nelma Sarney, no entanto, indeferiu o pedido. O Ministério Público do Maranhão interpôs agravo contra a decisão, novamente indeferido pelo Tribunal de Justiça.

Disparos

No último dia 23, no entanto, o promotor Carlos Serra Martins foi conduzido ao Plantão Central do Cohatrac. O promotor estava de posse de uma escopeta calibre 12 e uma pistola calibre 380, além de munições.

De acordo com o procedimento policial, o promotor de justiça teria disparado por três vezes em direção a um homem, em virtude de discussão sobre a propriedade de terras na localidade Iguaíba, em Paço do Lumiar. Durante sua condução à Polícia Civil, Carlos Serra Martins também teria ofendido os policiais militares que o acompanhavam e agredido a vítima.

Diante de tais fatos, o Ministério Público do Maranhão reiterou os pedidos de afastamento do cargo de promotor de justiça e a decretação da prisão preventiva de Carlos Serra Martins.

sem comentário »

Ex-presidentes na campanha

9comentários

A divulgação no fim de semana do vídeo gravado pelo ex-presidente Lula pedindo votos para o candidato Lobão Filho (PMDB) repercute na mídia e nas redes sociais.

De repente Lula virou um monstro para os partidários de Flávio Dino que não param de tentar desqualificar o apoio de peso nas redes sociais.

“O que representa um ex-presidente?”, chegam a perguntar. Ora, se um ex-presidente da República não tivesse importância, o exército de Dino não atacaria tanto o ex-presidente da República, José Sarney.

Resultado: o grupo de Flávio Dino critica Lula e Sarney, enquanto isso, Lobão comemora o apoio dos dois ex-presidentes da República.

Duvido que Flávio Dino tenha coragem, por exemplo de exibir uma declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que é do PSDB e faz parte da aliança com o PCdoB.

E até já imagino o que vai acontecer se Dilma Rousseff gravar um vídeo em apoio ao candidato Lobão Filho…

Vamos esperar…

9 comentários »

Novo goleiro

5comentários

MarceloPitol

O Sampaio confirmou a contratação do goleiro gaúcho, Marcelo Pitol, de 32 anos que estava no Aymoré-RS.

Indicado pelo técnico Lisca com quem já trabalhou, Pitol que se profissionalizou no Grêmio-RS chega para disputar a condição de titular com Rodrigo Ramos.

Pitol já atuou pelo Vila Nova, Naútico-PE, São José-SP, Itumbiara-GO, Ypiranga-RS, 15 de Campo Bom-RS, Novo Hamburgo-RS, Joinville-SC e Icasa-CE.

5 comentários »

Caminhada em São Luís

10comentários

Lobao

“A campanha não começa no Maranhão antes da caminhada na Rua Grande”, declarou o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), para um público de mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade, nesta terça-feira (26), em seu primeiro ato público na capital.

O candidato esteve acompanhado da família, amigos, grupos de militantes e diversos aliados políticos, que percorreram as ruas do centro de São Luís com muita animação, contagiando a todos que presenciaram o acontecimento. Em seguida, as lideranças subiram ao palanque montado na Praça Deodoro para ratificar apoio ao candidato e a força da maior coligação deste pleito com 18 partidos.

LobaoFilho

“Tenho apenas 80 dias de campanha, mas quando presencio uma caminhada como essa, vejo que esses poucos dias valem muito mais que os 10 anos de esculhambação do meu adversário”, entusiasmou-se o candidato peemedebista.

A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato convocou as mulheres do estado a mostrar a força nas urnas. “Somos a maioria do eleitorado maranhense e podemos escolher o nosso governador e ele é o 15”, conclamou, ao assegurar ainda que os maranhenses terão uma primeira dama dedicada, gentil e amorosa.

Lobao1

Na oportunidade, Lobão Filho ressaltou que esta é a primeira vez que o Maranhão tem um candidato empreendedor “para tratar o povo com amor e o estado como ele precisa ser tratado para dar resultados”.

O candidato lembrou ainda que, em seu palanque, existe apoio a apenas um presidenciável. “Aqui somos Dilma. Foi ela e o ex-presidente Lula que mudaram a vida dos nordestinos e dos maranhenses e, juntos, vamos para o único lugar que o Maranhão merece ir: pra frente, Maranhão!”, exclamou Lobão Filho.

Fotos: Gilson Teixeira

10 comentários »

Papel de vítima

36comentários

FlavioDino

Já está mais do que evidente a tática de desconstrução da mídia que vem sendo utilizada pelo candidato Flávio Dino (PMDB) e daqueles que estão a seu serviço.

Toda vez que alguém divulga ou pergunta alguma coisa que não agrada ao candidato logo ele corre para as redes sociais para iniciar uma campanha contra determinado veículo e se utiliza das redes sociais como a sua grande arma. É assim que Flávio Dino e o seu exército age para criar uma imagem de que está sendo sempre vítima da perseguição de jornalistas.

São muitas ações de Flávio Dino contra o jornal O Estado e também a diversos blogs. Sempre que se sentiu contrariado, o candidato foi à Justiça. Ganhou algumas ações e perdeu outras. Enquanto isso, o seu exército tratou de fazer o seu papel mais sujo nas redes sociais.

Em relação ao jornal O Imparcial teve o episódio envolvendo a pesquisa Econométrica. O candidato fez de tudo para que a pesquisa não fosse publicada. Como O Imparcial não cedeu às pressões virou alvo de críticas e para aliados de Dino virou um jornal a serviço daqueles que estão no poder.

Depois houve o episódio com a Rádio Mirante AM. O candidato se apegou a tudo para não enfrentar uma simples entrevistas com jornalistas sobre temas variados. Queria falar apenas aquilo que era do seu interesse. E tome críticas na mídia aliada e redes sociais.

Na semana passada, foi a TV Mirante. Ao se sentir ofendido numa entrevista ao vivo com o jornalista Sidney Pereira, Dino foi o primeiro a berrar nos corredores que iria chiar nas redes sociais. E seu exército fez o episódio ganhar até repercussão nacional.

Ontem, na TV Difusora, Flávio Dino até foi ao debate, mas ao ter negado um direito de resposta, também reclamou o que pode.

É assim que o candidato vem se relacionando com a mídia. “Bem orientado” pelos seus assessores que adoram um ti-ti-ti com a mídia, Flávio Dino procura passar ao eleitor que é vítima de uma campanha midiática quando, na verdade essa é uma estratégia do candidato para fazer com que o eleitor não acredite no que é dito pela imprensa.

Mas então porque Flávio Dino se relaciona tão bem com outros veículos? Poderiam perguntar os mais desavisados…

A resposta é simples: talvez porque nenhum deles ainda não tenha tentado perguntar sobre aquilo que Flávio Dino não quer responder.

36 comentários »

Pacto na educação

1comentário

DaniloFurtado

Quatorze mil professores do Maranhão que atuam no ensino médio irão participar de formação continuada como parte das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O primeiro passo neste sentido foi dado nesta terça-feira (26) com o I Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, e o reitor em exercício da Ufma, Antônio Oliveira, abriram o evento, que contou ainda com a participação de supervisores e coordenadores do pacto, pró-reitores e do presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos, entre outras autoridades.

O objetivo do seminário, que acontece na Ufma, é contribuir por meio da Formação para o aperfeiçoamento e valorização dos professores e para rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

“Este é um momento importante porque estamos nos preparando para enfrentar o grande desafio que é o baixo nível de proficiência dos alunos do ensino médio. Capacitar professores que vão multiplicar em toda a rede as nossas referências curriculares, novas metodologias é uma das ações necessárias para que se tenha um ensino médio de qualidade”, disse o secretário Danilo Furtado.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de Educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

“Uma das dimensões do pacto é a ciência como uma mola propulsora do desenvolvimento da comunidade do nosso estado. Este pacto pela educação no ensino médio visa justamente preparar os nossos professores para que ele não perca o foco para aquilo que é mais fundamental, que são os estudantes”, destacou o vice-reitor em exercício do cargo de reitor da Ufma, Antônio Oliveira.

Foto: Handson Chagas

1 comentário »