Saúde em São Luís

0comentário

Roseana

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, em exercício, José Marcio Leite, inauguraram, nesta segunda-feira (29), o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante, prédio do antigo PAM Diamante. No local também será a nova sede do Laboratório Central de Saúde Publica do Maranhão (Lacen). Com essa obra, já são 61 unidades do Programa Saúde é Vida entregues pelo governo do Estado, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na capital e as demais no interior.

“Estou muito emocionada de estar aqui, hoje, para reabrir as portas do PAM Diamante. Esta reabertura significa muito mais do que reinaugurar uma unidade de atendimento. O PAM Diamante, com sua nova estrutura, foi planejado para complementar a rede de hospitais da nossa cidade. Quem vier aqui vai encontrar tudo de melhor que há em equipamento, serviços e, também, profissionais preparados para prestar um atendimento de primeira”, disse a governadora.

Roseana Sarney aproveitou para anunciar que nesta terça-feira (30) inaugura a 11ª UPA, desta vez beneficiando moradores do bairro Vila Luizão e adjacência. “De 2009 até este ano apenas com os hospitais de 20 e 50 leitos já temos 48 em pleno funcionamento. O Maranhão ganhou mais 1.130 leitos. Em São Luís, o número de médicos subiu de 730 para 948; no interior do estado, este número subiu de 230 para 707 médicos”, enumerou a governadora ao falar do sucesso do Programa Saúde é Vida. Ela ressaltou ainda que outras três unidades do programa – nos municípios de Nova York, São João do Paraíso e Bequimão – estão em pleno funcionamento e prontas para serem inauguradas.

“Entregamos o Carlos Macieira e também o Hospital Geral especializado no tratamento do câncer em nosso estado. Além do mais, continuamos com o nosso programa de inaugurações e construindo cinco grandes hospitais em Pinheiro, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Caxias”, citou. Ela ressaltou que estão em andamento o hospital de Viana e em reforma os hospitais de Bacabal e Timon. “É importante que se diga que todas essas obras já têm recursos garantidos em caixa para que sejam entregues à população. Estou certa que o meu governo realiza uma revolução na Saúde”, completou a governadora.

RoseanaSarney1
Serviços

No Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante serão ofertadas à população, consultas especializadas nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, torácica, plástica, buco maxilo, neurocirurgia, e exames de densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, ecodoppler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.

O secretário em exercício José Marcio Leite disse que a inauguração é uma conquista da sociedade, principalmente da população que não dispõe de plano de saúde. “Estamos inaugurando aqui um serviço vital para esta cidade e para o estado do Maranhão. Na atenção primária são atendidos e resolvidos 60% dos casos mais simples e aqui serão tratados os casos onde há suspeita de diagnóstico de um problema mais complexo. Aqui estão os equipamentos e os profissionais que propiciam essa confirmação de diagnóstico”, explicou José Marcio Leite.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), por sua vez, será responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do Maranhão. Entre os exames que serão realizados no local está o para detectar suspeitas de meningite, que até então era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, segundo informou José Marcio Leite.

sem comentário »

Moto na sexta

0comentário

ItianoeMoto

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou para a próxima sexta-feira (3), a partida de volta entre Moto e Ituano, às 20h, no Estádio Castelão, em São Luís, pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D. A partida estava marcada para o sábado (4), mas devido à falta de policiamento em função da eleição que acontece no domingo (4), a partida teve que ser antecipada.

Na partida de ida, em Itu, São Paulo, o Ituano venceu por 1 a 0, por isso o Moto precisa vencer por dois gols de diferença para seguir adiante na competição. Se vencer por 1 a 0, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Jogadores, comissão técnica e diretoria do Moto esperam grande público no Castelão. Até aqui, a torcida do Moto tem decepcionado bastante e poucos estão apoiando o time indo ao estádio. O maior público foi no jogo com o Remo 7 mil 904 torcedores. Na ocasião, os dirigentes estimavam público em torno de 20 mil, mas bem menos da metade compareceu.

Agora o torcedor não tem mais desculpa para deixar para a próxima partida. Se não passar pelo Itiano, o Moto estará eliminado e dará adeus ao sonho do acesso à Série C.

O Moto mais do que nunca precisa do seu torcedor que poderá fazer a diferença nas arquibancadas.

Foto: Miguel Schincariol/ Ituano

sem comentário »

Esclarecimento de Pedrosa

0comentário

LuisAntonioPedrosa

sem comentário »

Apoio a Fufuca

0comentário

SebastiaoeAndre

O deputado André Fufuca ganhou um reforço importante em São Luís nesta reta final da campanha para deputado federal. O vereador Sebastião albuquerque declarou apoio a André Fufuca.

Agora são dois vereadores de São Luís na campanha de Fufuca. A vereadora Bárbara Soeiro já havia declarado apoio a Fufuca e desenvolvendo ações da campanha na região do São Cristovão e na Zona Rural.

André também recebeu a adesão do prefeito de São Domingos do Azeitão, Nicodemos Guimarães (PMDB), o Nicó.

Neste fim de semana, André Fufuca visitou os municípios de Formosa da Serra Negra, Olho D’Água das Cunhãs e São mateus, dentre outros municípios.

“Em 80 dias de campanha estivemos em quase todas as regiões do estado, andamos em bairros, praças e ruas de várias cidades e o que sempre me impulsionou foi sempre a força e as palavras de motivação deste povo. Vamos juntos para a vitória”, disse André.

sem comentário »

Reta final

0comentário

Glalbert

Na reta final da campanha, o candidato a deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB) cumpriu uma agenda intensa em três municípios no último fim de semana onde reuniu algo em trono de 15 mil pessoas nas três cidades. Foram caminhadas seguidas de comícios que arregimentaram multidões em Bacabeira, São Luís e São João do Caru.

Em Bacabeira, onde cerca de duas mil pessoas participaram de comício precedido de uma caminhada na noite do último sábado (27) Glalbert Cutrim falou de sua trajetória durante a campanha. “Andamos em mais de sessenta municípios e conhecemos de perto a realidade das nossas cidades. E tudo que colhemos será útil para trabalharmos na Assembleia Legislativa em prol do desenvolvimento do nosso Estado a partir dos municípios”, declarou.

Para o prefeito Alan Linhares, a eleição de Glalbert Cutrim em 5 de outubro representa mais uma força política em prol do desenvolvimento de Bacabeira. “Muito já foi feito durante o nosso governo, mas eu não descanso e por isso estou aqui, pedindo a vocês que me ajudem a governar essa cidade. E sabe como vocês podem fazer isso? Elegendo Glalbert Cutrim”, reforçou.

Na manhã de domingo, os vereadores Beto Castro, Ricardo Diniz e Isaias Pereirinha (candidato a deputado federal) acompanharam o republicano numa caminhada que reuniu mais de três mil pessoas no Bairro de Fátima, em São Luís.

A forte participação popular é uma demonstração da força que o ele tem conquistado na Ilha, fato que o levará a ser um legítimo representante da região metropolitana de São Luís. “Vamos trabalhar pelos quatro municípios”, garantiu Glalbert.

São João do Caru, no início da noite do domingo, atingiu o maior público da agenda de campanha do fim de semana. Dez mil pessoas participaram de uma caminhada que terminou com um comício na principal praça da cidade. Faltou espaço para tanta gente.

“Foi um momento histórico no nosso município. Praticamente todos os eleitores do município vieram declarar apoio ao nosso candidato”, disse o prefeito Jadson do Zezinho (PRP).

sem comentário »

Debate na Mirante

0comentário

DebateTV

Tudo pronto para o debate entre os candidatos ao governo do Maranhão que será realizado nesta terça-feira (30), logo após a novela Império. O mediador será o jornalista Fábio William, da Rede Globo de Televisão. Os últimos detalhes para montagem do cenário foram discutidos na manhã de hoje.

Vão participar os três candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: Flávio Dino (PCdoB), Lobão Filho (PMDB) e Luís Pedrosa (Psol). Os outros três candidatos que ficarão fora do debate Saulo Arcangeli (PSTU), Zeluís Lago (PPL) e Josivaldo Corrêa (PCB) concederão entrevista no dia 1º de outubro, dentro do JMTV 1ª edição.

O debate será dividido em três blocos. Nos dois primeiros, os candidatos responderão a perguntas de temas livre e determinados. No último bloco, cada candidato fará as considerações finais.

Para os temas determinados, a direção de jornalismo da TV Mirante e a assessoria dos candidatos definiu os assuntos através de sorteio. Os temas serão: segurança pública, saúde, educação, cultura e esporte, turismo, saneamento básico, empreendedorismo e emprego, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento humano.

O debate também será tranmitido pela Rádio Mirante AM e pelos portais Imirante e G1 Maranhão.

sem comentário »

Jonas no Corinthians

4comentários

Jonas

O Sampaio negou hoje em seu site a negociação do volante Jonas com o Corinthians. Segundo informações divulgadas na crônica paulista, o jogador estaria negociado 70% do passe com o Corinthians por R$ 3 milhões.

A partida contra a Portuguesa nesta terça-feira, no Castelão marcaria a despedida de Jonas do Sampaio, mas tudo é negado pelo clube que só admite discutir todo assunto de transferência de jogador após o término da Série B.

“Ninguém do Corinthians nunca me procurou. O que houve foram sondagens de empresários falando em nome do clube, e com propostas muito abaixo do valor da multa”, garante o presidente Sérgio Frota.

O estranho é que desde a semana passada a imprensa paulista especula o assunto, mas ninguém no Corinthians nega ou confirma a possível transferência de Jonas para São Paulo.

4 comentários »

Falsa notícia

0comentário

AndreaMurad

Em resposta a Representação feita pela candidata a deputada estadual Andrea Murad, a Justiça Eleitoral reconheceu ser inveridica a informação publicada semana passada por alguns blogs de que a coligação Pra Frente Maranhão 2 não teria preenchido a cota de género feminino, e que por isso os votos destinados aos seus candidatos seriam anulados.

“Foi mais um boato gerado para tentar prejudicar nossas candidaturas, mas o povo está do nosso lado e a Justiça reconhece nossos direitos”, declarou Andrea Murad.

A candidata argumentou, na Representação, que “o processo de registro da coligação Pra Frente Maranhao 2 foi julgado procedente e no que pertine ao registro das candidaturas individuais, bem como da observância à proporção 30/70%, não resta pendência de qualquer natureza”.

Na decisão em que concedeu liminar a favor da retirada da falsa noticia, o desembargador Raimundo Jose Barros de Sousa reconheceu que a falsa postagem pode causar desequilíbrio ao pleito eleitoral, já que aponta varias candidaturas que iriam ter seus votos anulados, inclusive os da candidata a deputada pelo PMDB.

sem comentário »

Lobão em Colinas

2comentários

LobaoFilho

“Vamos construir a maior vitória política da história do Maranhão. Nesses últimos dias de campanha vamos virar esse jogo e vencer as eleições em cinco de outubro”, a declaração foi pelo candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governado do estado, senador Edison Lobão (PMDB), ao comandar uma mega carreata na cidade de Jatobá e ao discursar para uma multidão na cidade de Colinas.

Em Colinas Lobão Filho foi homenageado com um vídeo em que moradores do Alto do Bode narraram uma história quando o seu pai, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, era governador do Maranhão. Naquela ocasião todas as casas dessa pequena comunidade pegaram fogo e seus moradores ficaram sem teto e sem nenhuma perspectiva de vida. Lobão Filho foi então visitar a comunidade onde assumiu o compromisso de reconstruir todas as residências só que desta vez de alvenaria e cobertas de telha.

Da localidade, Lobão Filho falou com o seu o pai, o governador Edison Lobão e disse que o problema estava resolvido por que o governo do Estado iria garantir as suas residências de volta. Nesse momento começa a narrativa daqueles que duvidavam da palavra do então jovem Edinho Lobão.

- Ele (Lobão Filho) era muito jovem. Nunca imaginamos que a sua promessa seria cumprida. Em pouco tempo tivemos as nossas de volta. Se ele fez isso quando era apenas um jovem imagina que é maduro e tem uma longa de boas atitudes, dizem em tom uníssono todos os moradores e que ainda também desejam e apostam na vitória de Lobão Filho para a construção de um grande Maranhão para todos.

Após assistir ao vídeo, Lobão Filho disse que está a cada dia mais convicto em sua vitória, na vitória do povo do Maranhão. “Nos últimos anos todas as eleições no Estado foram vencidas nos últimos 15 dias. O carinho da população seja em vídeos ou andando nas ruas demonstram que a nossas propostas e os nossos propósitos estão cada vez mais sendo entendidos”, afirmou.

O senador do PMDB refletiu ainda que essa força e energia da população o incentiva para continuar nessa “longa jornada para renovar o Maranhão com um governo municipalista e com um amplo programa de governo que propiciar aos sete milhões de brasileiros que residem no Maranhão uma vida digna”.

Apoios – Nos municípios de Jatobá e Colinas as duas principais lideranças municipais declararam apoio ao senador Lobão Filho. A prefeita de Jatobá, Consuelo Lima, destacou que o município não precisa de mudança e sim de trabalho. “Aqui temos trabalho em muito e com Lobão Filho vamos fazer muito mais”.

O prefeito de Colinas, Antonio Pereira de Oliveira, destacou várias obras realizadas com o apoio do senador lobão e do seu grupo como o Sistema de Abastecimento de Água. “Com Lobão Filho pelo seu histórico de trabalho pelo Maranhão vamos fazer muito mais por nossa cidade”.

Foto: Júnior Foicinha

2 comentários »

Moto em desvantagem

28comentários

ItuanoeMoto

O Moto foi derrotado pelo Ituano, por 1 a 0, no estádio Novelli Júnior, em Itu, pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D. Foi a primeira derrota do Moto na competição.

O gol do time paulista foi marcado por Claudinho, aos 20 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Moto terá que vencer o Ituano, no Castelão, em São Luís por dois gols de diferença. Se vencer pelo mesmo placar, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

“Não fizemos um bom jogo. Melhoramos no segundo tempo, mas está em aberto. A torcida pode ir que nós vamos tirar este resultado lá. Depende só da gente. Sem jogar bem a gente conseguiu equilibrar o jogo. No Castelão eles não vão aguentar a gente˜, disse o técnico Edson Porto.

A partida de volta está marcada para o próximo sábado (4), mas deverá ser antecipada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Polícia Militar já informou à Federação Maranhense de Futebol (FMF) que não terá condições de fazer o policiamento nesta data devido à eleição que acontece no dia seguinte.

Resultados

Central-PE 0 x 1 Confiança-SE
Santos-AP 0 x 1 Londrina-PR
Metropolitano-SC 1 x 1 Tombense-MG
Ituano-SP 1 x 0 Moto-MA
Anapolina-GO 1 x 1 Rio Branco-AC
Remo-PA 1 x 2 Brasiliense-DF
Operário-MT 0 x 0 Brasil-RS
Globo-RN 1 x 3 Jacuipense-BA

Foto: Miguel Schincariol/ Ituano

28 comentários »