Tocha Olímpica passa em junho no Maranhão

0comentário

FabianaeDilmaA jogadora de vôlei Fabiana foi a primeira atleta brasileira a conduzir a Tocha Olímpica. A chama foi acesa e entregue pela presidente Dilma Rousseff.

São Luís será a 14ª capital do Brasil a receber a tocha olímpica. A chama olímpica sairá de Brasília no dia 3 maio, circulando por várias cidades brasileiras até o dia 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

No calendário, mais de 300 cidades brasileiras sediarão visitas da chama. Depois da celebração em São Luís, no dia 12 de junho, a Tocha visitará as cidades de Barreirinhas e Imperatriz nos dias 13 e 14 de junho, respectivamente.

O percurso da tocha olímpica em São Luís cobrirá 39 quilômetros. O percurso oficial tem início na sede da Prefeitura de Luís e contará com oito pontos de apoio – Palácio La Ravardière, Anjo da Guarda, Cohatrac, Turu, Avenida Litorânea, Espigão Costeiro e Praça Maria Aragão. Cada ponto contará com palco para atrações culturais e esportivas. O revezamento será encerrado na Praça Maria Aragão, onde será acesa a pira olímpica.

Ao todo, 140 maranhenses carregarão a Tocha Olímpica.

Foto: Wilton Junior/Agência Estado

sem comentário »

Sousa Neto denuncia desrespeito a militares

0comentário

SousaNeto1Na primeira Sessão Ordinária da semana na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Sousa Neto (PROS) denunciou os desmandos do Governo Flávio Dino para com os militares do Maranhão.

Sousa Neto, num duro discurso, afirmou que o secretário de Segurança rasgou a LOB e fez reunião às escondidas com alguns representantes dos militares maranhenses.

“O Governo Flávio Dino, através do secretário Jefferson Portela, rasgou a LOB, um acordo conquistado pelos policiais militares e que durante anos foi sonho da Polícia Militar. Na semana passada, às escondidas na Secretaria de Segurança Pública, Jeferson Portela se reuniu com um representante do Bombeiro Militar de uma Associação e um representante da Associação da Polícia Militar”, afirmou.

O parlamentar assegurou que a atitude de Portela é um total desrespeito a categoria e pediu apoio dos colegas deputados para que não aprovem nada na Assembleia antes de efetivamente conversarem com a categoria.

“O Governo Flávio Dino traiu e deu um tiro de misericórdia na Polícia Militar do Maranhão. O que foi feito foi um desrespeito aos militares. Eu vou pedir aqui aos nobres colegas quando chegar essa lei, que não votemos em regime de urgência, que primeiramente façamos uma audiência com os representantes da Polícia Militar para ouvi-los. Espero que não trabalhemos em desfavor da Polícia Militar. Peço encarecidamente que essas leis não passem sem uma discussão, porque os policiais militares e bombeiros militares do Maranhão não merecem”, alertou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Gestão de Edivaldo avança na Saúde

1comentário
Edivaldo1

Secretária Helena Duailibe e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior apontam avanços na Saúde

Dentre as politicas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, o setor de saúde é um dos que já comemora muitos resultados positivos a partir dos investimentos realizados na gestão do prefeito Edivaldo.

A saúde municipal contabiliza avanços tanto no que diz respeito à melhoria da estrutura física quanto a partir de ações estratégias para melhoria na qualidade do atendimento.

O esvaziamento dos corredores dos principais hospitais de urgência e emergência do município, concedendo dignidade ao atendimento; a ampliação do número de leitos de UTI; a reforma de unidades de saúde; e a qualificação concedida pelo Ministério da Saúde a dois hospitais do município são algumas das realizações da atual gestão.

As melhorias contam com a parceria dos governos estadual e federal. “Colocamos em prática um grande plano para a rede de saúde do município. Hoje estamos colhendo os frutos, observando o reconhecimento em nível nacional dos investimentos que realizamos ao longo da nossa gestão”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Edivaldo2

Edivaldo Jr. e secretários Antônio Araujo e Helena Duailibe visitam obra do Hospital da Criança

No mês de abril, dois hospitais de São Luís tiveram oficializado o reconhecimento nacional. O Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital da Mulher foram credenciados junto ao Ministério da Saúde como unidades de referência em alta complexidade nas áreas de ortopedia e traumatologia e de neurologia, respectivamente.

Segue em ritmo acelerado a obra do novo Hospital da Criança, construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do estado. Inaugurada há 20 anos, a atual estrutura não comportava mais a crescente demanda da unidade.

O novo Hospital da Criança terá UTI com 11 leitos, centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, 25 enfermarias com 91 leitos, enfermarias de isolamento, área vermelha e área amarela, sala de tomografia, salas de ultrassom, lactário, sala de nebulização, laboratório, sala de sutura, sala de coleta, dois elevadores para transporte de macas e pacientes, farmácias satélite e duas recepções de espera infantil.

Foto: A Baêta

1 comentário »

São Luís recebe Copa de Beach Soccer

0comentário
SampaioeVAsco

Time do Sampaio será o único representante maranhense na Copa Brasil de Beach Soccer

Tudo pronto para o início da primeira etapa da Copa do Brasil de Beach Soccer, competição que reunirá oito das melhores de beach soccer do país em São Luís a partir desta quarta-feira (4). As partidas do evento nacional serão realizadas na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. A tradicional equipe do Sampaio Corrêa será o único representante do Maranhão na competição.

Além do Sampaio, integram o Grupo B, as equipes do Espírito Santo (ES), Santos (SP) e Palmas (TO). O Grupo A é formado por Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ), Rio Branco (ES) e Sport Recife (PE). Apenas os dois melhores da chave avançam às semifinais.

“Vai ser uma competição muito forte. Temos equipes que vêm jogar muito preparadas, que é o Vasco da Gama, o Espírito Santo, o Rio branco, o Flamengo, mas nós vamos fazer uma boa competição e isso é fato”, analisou Chicão Castelo Branco, técnico do Sampaio.

Primeira rodada:

17h45 – Flamengo x Rio Branco
19h – Espírito Santo x Santos
20h15 – Vasco  x Sport
21h30 – Sampaio x Palmas

Foto: Divulgação/ FMBS

sem comentário »

Andrea pede detalhes sobre projeto do ICMS

0comentário
AndreaMurad

Prefeitos desconhecem projeto, diz Andrea

A deputada Andrea Murad (PMDB) anunciou que vai cobrar nas Comissões mais detalhes sobre o Projeto de Lei 028/2016 que trata do novo rateio do ICMS aos municípios. A parlamentar levantou uma série de questionamentos sobre a proposição enviada pelo Governo do Estado e conclamou prefeitos para participarem das discussões sobre o assunto.

“Quero conclamar todos os prefeitos, gestores da educação nos municípios para que atentem ao projeto. De acordo com o inciso segundo do artigo primeiro do projeto de lei, não está claro quais serão os pré-requisitos para a distribuição e recebimento do percentual de 18% com base no índice de desenvolvimento da educação básica. Diz que é proporcional ao índice em relação ao somatório dessa pontuação no estado. Não explica como será feito esse rateio”, questionou Andrea Murad.

A parlamentar disse ainda que existem municípios que não apresentaram índice devido a alguma insuficiência na hora de fazer a prova, seja pelo número mínimo de alunos ou outros fatores. Ela enfatizou a preocupação com municípios sem índices que não serão beneficiados com a divisão dos 18% do ICMS proposto na lei.

“O que esses municípios sem índices vão receber? Nada. Vão perder recursos. Essa divisão que Flávio Dino propõe vai tirar de quem já tem muito pouco. O fato é que nenhuma fórmula deve ser levada em conta fazendo com que municípios percam o que tem hoje. Não estou falando em causa própria, São Luís não será prejudicado, Coroatá não será, mas eu sou deputada de todo o Maranhão e o fato é que os mais carentes serão prejudicados. Esse projeto deveria ser o plus e não tirar dos municípios o pouco que têm. E mais, esse projeto que o governo enviou não tem a transparência devida, deixa a aplicação de forma manipulável”, alertou a parlamentar.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Adriano critica política industrial do estado

3comentários
AdrianoSarney

Resultado demonstra que política econômica e industrial no governo Roseana Sarney deu certo

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) comentou, nesta segunda-feira (2), na tribuna da Assembleia, o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o qual revela que o Maranhão, de 2010 a 2013, foi o único estado do Nordeste em que houve aumento na participação da indústria no PIB estadual.

“Esse resultado demonstra, mais uma vez, que a política econômica e industrial no governo Roseana Sarney deu certo. E poderia estar dando certo hoje, mas infelizmente o governador do Maranhão decidiu interromper o programa Pro-Maranhão e substituí-lo por um programa ineficiente, o Mais Empresas, que eu considero um atraso para o estado e aí estão os números para provar isso”, declarou o deputado.

O parlamentar ressaltou que, na atualidade, a capital do estado apresenta-se como a segunda maior do país em nível de desempregados (13,5%), e a quinta capital brasileira em inadimplência (36%), segundo dados da Serasa Experience.

De janeiro a março deste ano o Maranhão registrou a eliminação de mais de sete mil postos de trabalho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

(mais…)

3 comentários »

Sampaio agradece apoio a Flávio Dino

3comentários

FlavioDInoSampaioBasquete

Na tarde desta segunda-feira (2), o deputado Sergio Frota, comissão técnica do basquete do Sampaio e a jogadora Letícia Xavier visitaram o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões para agradecer o apoio do Governo do Maranhão, fundamental para a conquista da edição 2015/2016 da Liga de Basquete Feminino (LBF).

O deputado e presidente do Sampaio, Sergio Frota destacou a importância da parceria com o Estado que viabilizou essa conquista inédita para o basquete maranhense.

“Sem o olhar sensível por parte do executivo, não adiantaria investir no esporte. Os meus mais sinceros agradecimentos a equipe do basquete, as nossas atletas, e especialmente nosso governador por tornar possível o sonho deste título”, disse Sérgio Frota.

O diretor do basquete feminino do Sampaio, Murilo Dias, também ressaltou o apoio do governador através da Lei de incentivo ao esporte, contribuindo para a formação de novos atletas.

“Graças a esse amparo é que o Sampaio teve condições de investir no treinamento de nossas atletas”, afirmou.

A mais nova das jogadoras, a maranhense Letícia Xavier, ressaltou o papel do Estado e agradeceu ao governador Flávio Dino por abraçar o projeto.

“Preciso reconhecer o carinho que o governador teve com esse projeto. O esporte é inclusão social, e eu sou prova viva disso”, disse Letícia.

No encontro, estiveram presentes, também, o Secretário de Esportes e Lazer, Márcio Jardim e o vice-governador, Carlos Brandão.

Foto: Gilson Teixeira

3 comentários »

Audiência discute abastecimento de água

0comentário
Vereadores Honorato Fernandes (PT) e Ivaldo Rodrigues (PDT) participam de audiência pública

Vereadores Honorato Fernandes, Pavão Filho e Ivaldo Rodrigues participam de audiência

Consumo inconsciente dos recursos hídricos e falta de planejamento foram algumas das causas apontadas pelo vereador Honorato Fernandes (PT) para o problema da crise da água que vem preocupando o mundo inteiro durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, que debateu o projeto do Governo do Estado direcionado ao esgotamento sanitário e abastecimento de água para São Luís.

“Infelizmente, a ação equivocada, ou a falta de ação do poder público e até mesmo nossa falta de postura, enquanto cidadãos fizeram com que nós chegássemos ao ponto de lidar com problemas como: limitações ambientais e a escassez da água. Problemas causados pelo homem e pelo crescimento urbano desordenado”, destacou o vereador.

Honorato disse acreditar na projeção futura da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), tendo em vista a significativa injeção de investimentos, fruto da parceria entre o órgão e o Governo Federal.

“Tenho certeza que a Caema ainda será uma das maiores companhias de água do País. Os passos estão sendo dados. Um deles é o investimento do Governo Federal de mais de meio bilhão de reais. Preciso destacar que o Governo Federal tem sido um grande parceiro, demonstrando sensibilidade com as questões ambientais e de saúde”.

O vereador destacou a necessidade de avançar nos serviços de esgotamento sanitário e registrou a relação entre a falta de saneamento e a proliferação de doenças.

(mais…)

sem comentário »

Hildo representa contra Flávio Dino no MP

1comentário
HildoRocha

Hildo Rocha formaliza representação contra Flávio Dino por descumprimento da Lei do Piso

O deputado Federal Hildo Rocha (PMDB-MA) protocolou, na Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, representação contra o governador do Maranhão Flávio Dino.

A ação, segundo explicou o parlamentar, é pelo flagrante desrespeito ao que estabelece a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação).

“O governador continua se recusando a conceder o reajuste salarial de 11,36% garantido por lei, aos educadores. Os nossos vizinhos cumprem a Lei do Piso Nacional do Magistério, como pode ser comprovado em publicação recente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação”, disse.

Rocha ressaltou que o Governo do Maranhão aumentou sua arrecadação em relação ao ano passado como pode ser constatado no próprio portal do Governo.

“Flavio Dino não atende a categoria porque prefere priorizar outros interesses como introduzir centenas de camaradas dentro da administração estadual.”, afirmou Rocha.
(mais…)

1 comentário »

Edmilson na mira do Sampaio

4comentários
Edmilson

Atacante Edmilson também atuou no Vasco

O Sampaio deve confirmar nas próximas horas, os nomes dos primeiros reforços para o Campeonato Brasileiro Série B.

O clube negocia com os atacantes Edmilson, do RB Brasil e ex-Vasco, além do maranhense Misael que também disputou o Campeonato Paulista pelo Redbull e no ano passado disputou a Série B pelo Paysandu. Os dois negociam com o presidente Sérgio Frota.

“O Edmilson precisa baixar a pedida dele, mas é um bom jogador e estamos conversando”, disse Frota.

A dificuldade para o acerto com Misael é que o Sampaio tem para a posição os atacantes Edgar, Pimentinha, Marcos Damasceno e Henrique, e por isso não seria prioridade.

Quem também estaria negociando com o Sampaio é o ex-atacante Robert. Mas o clube guarda dessa negociação como segredo.

Além desses ttês nomes, o Sampaio já teriam acertado com o lateral-esquerdo, Rafael Estevam que estava na Caldense-MG e o volante Daniel Amora, que também disputou o Campeonato Paulista pelo São Bernardo.

O Sampaio estreia na Série B, no dia 14 de maio, às 16h, contra o Vasco, no Estádio Castelão em São Luís.

Os ingressos para a partida já estão sendo vendidos.

4 comentários »