Choro nas praças de São Luís

0comentário

ChoroVejam só que coisa legal….

Nove praças serão visitadas por cantores, cantoras, instrumentistas e DJs até dezembro. Espetáculos são gratuitos.

Zé da Velha e Silvério Pontes abrem, no próximo dia 20 de agosto, o projeto RicoChoro ComVida na Praça. O palco será o Largo dos Amores, ou Praça Gonçalves Dias, no Centro da cidade, a partir das 19h, de graça.

Carinhosamente chamados de “a menor big band do mundo”, o trombonista e o trompetista terão como anfitrião o Instrumental Pixinguinha, um dos mais tradicionais da cena choro de São Luís, formado por professores da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. Os trabalhos musicais serão abertos pelo DJ Franklin, repetindo a fórmula de sucesso experimentada pelo projeto, no segundo semestre do ano passado, quando era realizado no Barulhinho Bom, na Praia Grande.

O novo formato apresenta duas vantagens. O produtor Ricarte Almeida Santos explica: “agora os espetáculos serão quinzenais, antes eram mensais, e agora serão todos em praças públicas, gratuitos”, anuncia. RicoChoro ComVida na Praça tem patrocínio da TVN através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A partir de 20 de agosto, quinzenalmente aos sábados, às 18h (a exceção é a edição inaugural, que levará em conta o horário da missa na Igreja dos Remédios), RicoChoro ComVida na Praça percorrerá diversas praças no Centro Histórico (Praia Grande e Desterro) e em bairros como o Anjo da Guarda, Cohatrac e Vinhais Velho (único bairro onde o sarau musical acontecerá em um domingo, em virtude da missa na Igreja de São João Batista do Vinhais Velho).

“O projeto busca dialogar com as comunidades por onde passará, respeitando as tradições dos locais. Por isso uma alteração aqui ou ali, sempre com a preocupação em oferecer boa música, formar plateia e propor intercâmbios, tanto entre o choro e a música popular do Maranhão, como entre DJs, cantores e instrumentistas, destacando a participação de nomes do cenário nacional”, pontua Ricarte, lembrando que além de Zé da Velha e Silvério Pontes na edição inaugural, o projeto receberá o bandolinista pernambucano Marcos César de Brito (22 de outubro) e o violonista paulista Alessandro Penezzi, que encerra o circuito dia 17 de dezembro.

Em uma das edições de RicoChoro ComVida na Praça será lançado o livro Chorografia do Maranhão, com 52 entrevistas realizadas por Ricarte Almeida Santos, Rivanio Almeida Santos e Zema Ribeiro com instrumentistas de choro nascidos ou radicados no Maranhão.

A relação completa de locais, datas e artistas poderá ser acessada em breve na fan page do projeto no facebook: RicoChoro ComVida.

sem comentário »

Governo recua e mantém nome de Faray

0comentário

flaviodino

O Governo do Maranhão decidiu recuar e diate da repercussão negativa nas redes sociais não vai mais trocar o nome da Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

Batizada pela ex-governadora Roseana Sarney como Concha Acústica Reynaldo Faray, o governador Flávio Dino anunciou no twitter a mudança de nome. O ator, bailarino e coreógrafo Reynaldo Faray morreu de infarto em 2003.

O ator e diretor César Boaes foi um dos primeiros a repercutir o assunto nas redes sociais. “Parabéns pela reforma e a homenagem a Papete é muito louvável, mas a concha acústica da Lagoa se chama Reynaldo Faray”, disse Boas.

Esta semana, a troca de nomes ganhou grande repercussão e mesmo com o anúncio feito pelo próprio governador no twitter, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) através de nota oficial disse que “o Governo do Estado não anunciou mudança no nome da Concha Acústica Reynaldo Faray”.

“O espaço que compreende a área de esporte e lazer na Lagoa da Jansen, e que inclui dentre as suas estruturas a Concha Acústica, será nomeada como Complexo Esportivo e Cultural Papete. Diferente do que foi afirmado, o Governo do Estado não anunciou mudança no nome da Concha Acústica Reynaldo Faray, que homenageia outro ilustre maranhense do campo das artes, que se destacou como bailarino e coreógrafo”, diz a nota.

Que mancada de Flávio Dino gente…. Como vocês podem ver quem anunciou a mudança de nome foi o próprio governador e não a imprensa como estão querendo passar.

Felizmente a história que Flávio Dino desconhece e quis apagar a opinião pública não aceitou.

Viva Reynaldo Faray!!!!!

sem comentário »

Pesquisa aponta liderança de Nagib

0comentário

Cenario1

O Instituto Escutec divulgou pesquisa de intenção de votos em Codó contratada por O Estado. Pelo levantamento, o candidato Francisco Nagib (PDT) está com ampla vantagem dos adversários no levantamento espontâneo e também em quatro cenários estimulados em que aparece com mais de 40%.

A pesquisa Escutec ouviu 400 pessoas em Codó nos dias 26 a 28 de julho deste ano e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-00799/2016. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário espontâneo, quando ao eleitor não é apresentado é uma lista de candidato, Francisco Nagib aparece com 27,3%. Em seguida aparece Biné Figueiredo com 16,4%, Pedro Belo com 7,2% e Camilo Figueiredo com 3%. Também foram citados na espontânea, Chiquinho do SAAE com 3%, João dos Plásticos 1% e Ricardinho Acher, 0,5%. Não sabe ou não respondeu somaram 38,5% e em ninguém, 3,2%.

Cenario2

Estimulado

No primeiro cenário estimulado, Francisco Nagib somou 37,87%. Ele é seguido por Biné Figueiredo com 25,6% e Pedro Belo com 14,1%. Também foram colocados na lista de candidatos Chiquinho do SAAE que obteve 9,9%, Doutor Mendes aparece com 2% e João dos Plásticos com 1,2%. A opção nenhum dele somou 2,2% e não sabe ou não respondeu somaram 7,2%.

Em um segundo cenário, o candidato Francisco Nagib aparece com 37,7%, Biné Figueiredo com 25,8%, Pedro Belo com 15,4% e Chiquinho do SAAE com 10,4%. Não sabe ou não respondeu somaram 7,9% e em ninguém, 2,7%.

Francisco Nagib também lidera no terceiro cenário estimulado feito pelo Escutec. O pedetista aparece com 41,4% sendo seguido por Pedro Belo que obteve 23,6%. Camilo Figueiredo ficou com 8,7% e nenhum dos candidatos, 17,4%. Não sabe ou não respondeu somaram 8,9%.

No quarto cenário ainda está na liderança Francisco Nagib com 41,4% e Pedro Belo com 24,1%. Rodrigo Figueiredo obteve 6,7% e nenhum dos candidatos apresentados, 18,6%. Não sabe ou não respondeu somaram 9,2%.

O Estado

sem comentário »

Sampaio muda ataque em Goiânia

0comentário
SampaioEdgar

Edgar formará o ataque com Carlos Alberto

O Sampaio muda o ataque para o jogo contra o Atlético-GO, neste domingo, às 16h, no Serra Dourada, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Com Pimentinha suspenso e Elias lesionado, o técnico Wagner Lopes optou por Edgar e Carlos Alberto.

Edgar foi o principal nome do Sampaio no início da temporada, mas por conta de contusão perdeu a condição de titular e só agora está retornando à equipe.

O restante da equipe será a mesma que fez um bom jogo e empatou com o Londrina por 1 a 1, no sábado passado, no Estádio do Café.

O Sampaio terá Rodrigo Ramos; Éder Sciola, Wagner Fogolari, Luiz Otávio e Héverton; Renan Ribeiro, Felipe Baiano, Diego Lorensi e Rayllan; Edgar e Carlos Alberto.

Com 12 pontos, o Sampaio precisa vencer o Atlético-GO para chegar a 15 pontos e alcançar o Tupi-MG, mas ainda assim não deixará a última colocação por conta dos critérios de desempate.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

sem comentário »

PT confirma aliança com Edivaldo

2comentários
EdivaldoeoPT

Partico do Trabalhadores (PT) confirma aliança pela reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Jr.

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta sexta-feira (27), a aliança com o PDT e reforça o projeto de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Na última terça-feira (26), o PT tinha decidido reabrir o diálogo com os demais partidos para analisar a política de alianças na eleições no Maranhão inclusive em relação à eleição em São Luís.

Hoje (29), o partido voltou a se reunir com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e confirmou a aliança majoritária com o PDT em São Luís.

Além de apoiar a reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, mesmo sem a indicação do vice pelo PT, ficou acertada a aliança na eleição para vereadores entre o PT e o PTC, uma exigência do vereador petista Honorato Fernandes que não quis a participação do PSB na coligação proporcional.

Neste sábado (30), às 8h, na Batuque Brasil será realizada a convenção que homologará a candidatura do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O governador Flávio Dino (PCdoB) não participará da Convenção. O PCdoB terá o presença do presidente do Diretório Estadual Márcio Jerry.

Foto: Divulgação/ PT

2 comentários »

Caravana Pão com Ovo em São Bento

1comentário
Apresentação na Praça do Anjo da Guarda teve maior público do espetáculo Pão com Ovo

Apresentação na Praça do Anjo da Guarda teve maior público do espetáculo Pão com Ovo

Humor inteiramente gratuito em praça pública a partir de hoje no interior do Maranhão com as apresentações da Caravana Pão com Ovo.

César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior se apresentam às 18h, na praça de Evento, em São Bento.

O projeto Caravana Pão com Ovo está em sua segunda edição. Com patrocínio da Cemar por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Caravana foi sucesso absoluto de público no ano passado.

Este ano, logo na primeira apresentação, no Anjo da Guarda, em São Luís foi registrado o maior público da Caravana – aproximadamente 5 mil pessoas.

Veja o calendário de apresentações em sua cidade:

São Bento
Data: 29 de julho
Horário: 18h
Local: Praça de Eventos

Viana
Data: 31 de julho
Horário: 18h
Local: Praça do Cais (Bairro Matriz)

Santa Inês-MA
Data: 2 de Agosto
Horario: 18h
Local: Espaço Dona Zima – Centro

Buriticupu
Data: 4 de agosto
Horario: 18h
Local: Praça da Cultural – Centro – Ao lado da Prefeitura

Açailandia
Data: 7 de agosto
Horario: 18h
Local: Praça do Pioneiro

Grajaú
Data: 10 de Agosto
Horario: 18h
Local: Praça Antonio Feitora – Bairro Canoeiro

Presidente Dutra
Data: 12 de Agosto
Horario: 18h
Local: Praça São Sebastião

São João dos Patos
Data: 14 de agosto
Horario: 18h
Local: Praça de Eventos – Julio César Macedo

Timon
Data: 16 de Agosto
Horário: 18h
Local: Av. Teresina (bairro Parque Piauí)

Tutóia
Data: 19 de agosto
Horário: 18h
Local: Praça de Eventos – Centro

Itapecuru-Mirim
Data: 21 de Agosto
Horario: 18h
Local: Praça Central – Avenida Gomes de Sousa

Rosário
Data: 23 de Agosto
Horario: 18h
Local: Praça da Matriz – Centro

Foto: Lidiane Cavalcante/ Fã Clube

1 comentário »

PMN e Solidariedade abrem diálogo

0comentário
Deputados Eduardo Braide (PMN) e Simplício Araújo (Solidariedade) discutem possível aliança

Deputados Eduardo Braide (PMN) e Simplício Araújo (Solidariedade) discutem possível aliança

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN) esteve reunido com o Solidariedade e iniciou diálogo para uma possível aliança na eleição deste ano.

Segundo Braide foi uma oportunidade para conhecer as ideias do Solidariedade para São Luís e apresentar o Plano de Governo do PMN.

“Conversa produtiva sobre São Luís com o Solidariedade. Agradeço a direção do partido, em nome do seu presidente estadual, Simplício Araújo, pela oportunidade de apresentar nosso Plano de Governo e de conhecer as ideias do Solidariedade para o desenvolvimento de nossa capital. Para mim será uma honra tê-los como aliados rumo à uma São Luís que nossa gente merece e precisa”, comentou Braide.

O deputado Simplício Araújo também comentou o assunto nas redes sociais.

“O solidariedade tem se reunido com os pré candidatos a prefeito de São Luís para debater sobre a cidade. Ouvimos hoje o deputado estadual Eduardo Braide”, destacou.

Antes do encontro com o PMN, o Solidariedade já havia discutido ideias para São Luís com o PPS.

Foto: Facebook

sem comentário »

Gilberto Aroso é candidato em Paço

0comentário
GilbertoAroso

Chapa Gilberto Aroso e Jorge Maru possui apoio do PRB, DEM, PP, PROS, PMDB, PMN e PRP

Uma verdadeira festa da democracia e com a presença de quatro mil pessoas, desta maneira que foi marcada a convenção do PRB que homologou a candidatura de Gilberto Aroso para a Prefeitura de Paço do Lumiar.

O encontro também definiu o nome do companheiro de chapa de Gilberto Aroso. O vereador Jorge Maru (DEM), um dos mais atuantes em Paço do Lumiar, foi o escolhido para compor chapa com o ex-prefeito Gilberto Aroso.

“Fiquei impressionado com tamanho carinho, o que aumenta a nossa responsabilidade. Iremos fazer uma campanha séria e só temos um único objetivo, que é recolocar Paço do Lumiar no caminho certo. A nossa chapa está formada e teremos ao nosso lado um lutador, o nosso vereador Jorge Maru. Foi uma escolha formidável e tenho certeza que juntos, ao lado do nosso grupo, saberemos fazer o melhor pela nossa cidade”, afirmou Gilberto Aroso.

Os deputados federais Cléber Verde (PRB) e André Fufuca (PP), os estaduais Edilázio Júnior (PV), Nina Melo (PMDB) e Wellington do Curso (PP), estiveram prestigiando o evento que foi realizado na tarde/noite de quinta-feira (28), no clube da Assembleia Legislativa, no Maiobão.

A chapa Gilberto Aroso e Jorge Maru já possui os apoios de vários partidos, como PRB, DEM, PP, PROS, PMDB, PMN e PRP. A expectativa é que até o final das convenções, prevista para o dia 5 de agosto, novas adesões devam acontecer.

Indiscutivelmente a chapa Gilberto Aroso/Jorge Maru ficou uma chapa muito forte e definitivamente favorita a vencer a eleição para a Prefeitura de Paço do Lumiar, para o bem da população da cidade.

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Moto está pronto para pegar o Águia

0comentário
Técnico do Moto Club Ruy Scarpino

Técnico do Moto Club Ruy Scarpino

Sem mistério. O técnico Ruy Scarpino repete o esquema 3-5-2 no Moto Club para tentar vencer o Águia, no primeiro confronto pelo mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D e levar a vantagem para o segundo jogo em Marabá.

“Não tem mistério. O time está definido com a formação que a gente vem treinando desde a semana passada e é o mesmo sistema que jogamos na última partida. Como tivemos mais tempo, fizemos alguns ajustes de jogo como movimentação. Agora vamos buscar um bom resultado pra sair pro segundo jogo com mais tranquilidade”, disse.

O time está definido com Márcio Arantes; Luís Fernando, Fred e Wanderson; Diego Renan, Felipe Dias, Curuca, Marco Goiano e Chico Bala; Cris e Müller Brenner.

Moto e Águia já se enfrentaram duas vezes na primeira fase. Na partida em São Luís, o Moto venceu por 2 a 0. No segundo jogo, em Marabá, houve empate por 1 a 1. Quem pasar por este confronto enfrentará Juazeirense-BA ou São Raimundo-PA, no próximo mata-mata.

A partida entre Moto e Águia será neste domingo (31), às 16h, no Estádio Castelão.

Foto: Welliandrei Campelo

sem comentário »

Magno Amorim tem bens bloqueados

0comentário
Prefeito de Itapecuru-Mirim Magno Amorim

Prefeito de Itapecuru-Mirim Magno Amorim

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão da 1ª Vara da Comarca de Itapecuru Mirim, que recebeu ação de improbidade administrativa e, liminarmente, determinou a indisponibilidade de bens do prefeito do município, Magno Rogério Siqueira Amorim, do tesoureiro e de duas secretárias municipais, até a quantia de R$ 35.415,00. O dinheiro corresponde a valor de possível ressarcimento ao erário, por suposto desvio de recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou com a ação civil pública, com base na constatação de auditoria realizada na Secretaria de Saúde de Itapecuru Mirim, pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). De acordo com o órgão, ficou demonstrada a ocorrência de lesão ao patrimônio público do Município.

Segundo a ação do MPMA, a constatação refere-se à realização de pagamentos para locação de veículos à empresa R. Medeiros de Carvalho – Maranata Serviços, para as secretarias de Finanças, Assistência Social e Administração do Município, no período de fevereiro a dezembro de 2013, com recursos desviados da Secretaria Municipal de Saúde, que eram destinados à atenção básica, média e de alta complexidade e contrapartida municipal, no valor de R$ 15.740,00.

No intuito de conseguir o efeito suspensivo da liminar, o prefeito recorreu ao TJMA, em agravo de instrumento, que teve como litisconsortes os outros três agentes públicos citados: Alexandre Félix Freire Martins, Flávia Cristina Carvalho Beserra Costa e Miriam de Jesus Siqueira Amorim.

O gestor alegou que não há, nos autos, prova da necessidade de imposição de medida tão drástica. Afirmou que, para a caracterização de ato de improbidade, seria necessário demonstrar o prejuízo, além do locupletamento indevido (apropriar-se de dinheiro ilícito) por parte da pessoa acusada da prática de ato ímprobo.

O desembargador Marcelino Everton (relator) entendeu não ter razão o agravante. Disse que, nos autos, não se mostra inexistente ato de improbidade ou improcedência da ação ou, ainda, inadequação da via eleita – situações que seriam capazes de justificar a rejeição da ação de improbidade.

O relator acrescentou que as provas apontam para a ocorrência de indícios de irregularidades quanto à utilização dos recursos. Citou, ainda, posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em situações análogas.

O desembargador Paulo Velten e o desembargador eleito e juiz substituto de 2º Grau, José Jorge Figueiredo, também negaram provimento ao recurso do prefeito.

sem comentário »