Obras em Ribamar

0comentário

GIlCutrim

O prefeito Gil Cutrim autorizou, nesta última sexta-feira (3), o início das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Saúde Honório Gomes, localizado na área do santuário religioso do município de São José de Ribamar.

Cutrim, em reunião de trabalho com representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, garantiu, através da assinatura de termo de cooperação técnica, a instalação na cidade da primeira unidade do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

A obra no Honório Gomes está sendo custeada com recursos federais (pouco mais de R$ 263 mil) e tem prazo de execução de 120 dias. A unidade de saúde, uma das mais antigas do município, terá a sua estrutura física totalmente recuperada e ampliada, o que também proporcionará aumento da oferta de serviços para os ribamarenses.

Já a unidade do Procon será instalada nas dependências da Agência Municipal do Trabalho, localizada na sede da cidade, e que passará a se chamar Central da Cidadania – o espaço já abriga diversos serviços. A previsão é de que o Procon ribamarense esteja operando no mês de agosto.

A implantação do órgão estadual em São José de Ribamar é fruto de uma parceria institucional entre município e estado firmada mês passado entre Gil Cutrim; o diretor do órgão, Duarte Júnior; e o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB).

“São duas [reforma do Honório e instalação do Procon] grandes conquistas na área da saúde e do serviço social para o cidadão ribamarense. Mais uma vez, o prefeito Gil ratifica seu compromisso de continuar trabalhando por Ribamar e seu povo”, avaliou a professora Gorete Sousa, que participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da unidade de saúde.

Gil Cutrim participou da cerimônia acompanhado de várias lideranças políticas e comunitárias. Ele agradeceu o apoio da população e anunciou uma série de novas ações que serão desenvolvidas, em especial no setor da infraestrutura.

“Com o término do período chuvoso, iniciaremos um amplo trabalho de recuperação da malha viária de nossa cidade. Além disso, novos projetos serão executados em todos os setores da administração pública”, informou o prefeito.

sem comentário »

Viagem ao México

0comentário

HildoRocha

O deputado federal Hildo Rocha participou da Reunião Extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação, do Parlamento Latino-americano (Parlatino), na cidade de Guadalajara (México), nos dias 25 e 26 de junho.

Durante o encontro, houve debates sobre os temas: Avanços teóricos e práticos no âmbito da educação superior da América Latina; Marco Regulatório para a promoção do acesso à informação pública e a proteção de dados pessoais na América Latina e Caribe; e Avanços do Projeto Parlatino Web TV.

Avanços

Hildo Rocha disse que o encontro foi muito proveitoso e enfatizou que, no campo do ensino superior, os países da América Latina estão melhorando a qualidade do ensino superior e ampliando a inclusão de jovens nas universidades.  “Há avanços consideráveis”, afirmou. O parlamentar ressaltou que até o ano de 2020 o Brasil projeta incluir 30% de jovens com idade entre 18 e 24 anos.

A viagem ao México é a segunda missão oficial do deputado no exterior. A primeira aconteceu em maio, quando Rocha participou da XXX Assembleia Ordinária do Parlamento Latino-americano (Parlatino) que aconteceu no Panamá. A próxima reunião do colegiado acontecerá no mês de agosto, em Brasília.

sem comentário »

Torcida indignada

2comentários

Sampaio1

Sampaio2

2 comentários »

Aconteceu em Coroatá…

0comentário

helicoptero

Por Andrea Murad

Ao invés de responder a minha denúncia sobre o governo receber a doação do terreno de um filiado do PCdoB para construção de um Instituto de Educação Tecnológica no meio do nada, o secretário Márcio Jerry vai pelo caminho fácil da mentira, da acusação, na vã tentativa de me jogar contra a juventude que me conhece e sabe que jamais seria contra qualquer projeto que a beneficie.

Mas como discursei ontem na Assembleia, a Prefeitura de Coroatá ofereceu, inclusive com documentos protocolados, um terreno dentro da cidade para construção do IEMA, aí sim em área urbana e facilitando o acesso aos jovens e não em uma fazenda fora da cidade que nem casas perto tem, quanto mais praças, bibliotecas e escolas como recomenda as próprias regras do programa. Colocar o IEMA fora da cidade tem o único objetivo de valorizar as terras de um aliado que quer construir loteamento para vender.

Portanto, como não tem respostas a dar, o governo parte para a mentira se aproveitando da inocência das pessoas, achando que conseguirão enganá-las. Com essa defesa fora de propósito, vou começar a achar que o secretário deve ter ‘sociedade’ no projeto de loteamento do Capitão Alexandre.

Agora, o governo devia nos poupar de tanta demagogia. O governador que se nega a fazer licitação para aquisição de helicóptero, usa o da polícia, como por exemplo hoje ao chegar na fazenda do capitão Alexandre para participar de evento em Coroatá. Devia fazer essa licitação logo e parar de usar o da polícia que hoje deveria estar perseguindo os bandidos que explodiram 2 agências bancárias no interior do estado, só que não estava disponível pq o helicóptero da segurança pública cumpria agenda do governador. Não faz licitação para Casa Civil mas usa o da polícia. Do quê adianta?

* Andrea Murad é deputada estadual

sem comentário »

Atualização das leis

0comentário

Adrianoeleitoa

Instalada na Assembleia Legislativa, a Comissão Especial que vai fazer a consolidação de todas as leis do Estado. A primeira reunião foi conduzida pelo deputado Adriano Sarney (PV), autor do requerimento que criou a comissão e teve a participação do deputado Rafael Leitoa (PDT), para definir os primeiros passos e ações da comissão.

Participaram também do encontro consultores jurídicos da Assembleia, para analisar os aspectos legais que a Comissão Especial terá que trilhar para fazer o levantamento das mais de dez mil leis existentes no Estado. Adriano Sarney destacou a importância do levantamento e disse que em Santa Catarina está sendo realizado levantamento nesse sentido, para mostrar as leis que estejam caducas ou contenham falhas e erros de português.

Adriano Sarney afirmou que serão feitos convênios com universidades públicas e particulares para realizar a pesquisa e digitalização das leis existentes e que deverá fazer uma visita a Santa Catarina ou trazer um técnico de lá, para falar sobre a dinâmica do funcionamento da pesquisa. Um representante da OAB-MA também será convidado a participar do trabalho.

“É preciso que seja feita a consolidação, porque não existe uma organização das nossas leis”, explicou Adriano Sarney. O deputado explicou que se alguma lei estiver caduca será levada para a apreciação em plenário.

A Comissão Especial foi criada pela resolução administrativa baixada no dia 23 de junho, pela Mesa Diretora, atendendo a requerimento apresentado por Adriano Sarney, para fazer o levantamento e atualização das leis maranhenses desde 1961, em 120 dias. Ela é composta pelos deputados Eduardo Braide (PMN), Fábio Macedo (PDT), Josimar do Maranhãozinho (PP) e Roberto Costa (PMDB), além de Adriano Sarney e Rafael Leitoa.

sem comentário »

Lava-Bois em Ribamar

0comentário

Boi

A temporada junina no Maranhão será encerrada oficialmente neste fim de semana no município de São José de Ribamar. Trata-se do tradicional Lava-Bois, evento organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim e que, cuja programação, disponível no www.sjr.ma.gov.br/saojoao , acontecerá na Avenida Gonçalves Dias e no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, ambos localizados na sede da cidade.

A previsão é de que aproximadamente 100 mil brincantes passem pela cidade durante os dois dias da festa.

No sábado (4), a festança tem início a partir das 20h no Parque Municipal. Na programação, apresentação do Bumba Boi Meu Tamarineiro e shows de Papete e da Banda Dois Corações.

Já na madrugada de domingo (5), na Gonçalves Dias, terá início o encontro dos grupos de Bumba-Bois (de todos os sotaques). Estes grupos, de maneira espontânea, irão desfilar na Avenida e, em seguida, se apresentarão no Parque Municipal, onde, no início da tarde do mesmo dia, acontecerão shows de pagode e samba.

sem comentário »

Massacre no Engenhão

12comentários

LuisHenrique-e-Pimpão

O Sampaio sofreu a segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro Série B. O time maranhense foi goleado pelo Botafogo por 5 a 0, no Engenhão e pelo menos por enquanto permanece na oitava colocação com 15 pontos ganhos, enquanto que o Botafogo reassume a liderança com 23 pontos.

Destaque para o atacante Luís Henrique, de 17 anos que estreou marcando dois gols. Pimpão também com dois gols e Thiago Carleto completaram o placar para o Fogão.

O resultado pode ser considerado exagerado e o placar elástico demais, mas ele é o resultado dos erros apresentados pelo Sampaio que mostrou ser incompetente no ataque, principalmente no primeiro tempo e um time bastante frágil na defesa e que apresenta duas avenidas nas laterais.

O Botafogo embora tenha tido posse de bola inferior ao Sampaio acabou sendo eficiente no ataque e abriu vantagem de 3 a 0, ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, o Botafogo já com o resultado garantido tratou de administrar o placar, mas ainda conseguiu fazer mais dois gols e fechar a goleada em 5 a 0, a maior até aqui na Série B.

O Sampaio volta a jogar na terca-feira (7), às 19h30, no Castelão, em São Luís contra o Luverdense. O Botafogo enfrenta o Ceará, às 21h50, no Castelão, em Fortaleza.

Foto: Vitor Silva/ SSPress

12 comentários »

Defesa dos animais

1comentário

Wellington

A proteção aos direitos dos animais foi um dos assuntos destacados pelo deputado Wellington do Curso (PPS) durante pronunciamento esta semana na tribuna da Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, que já apresentou diversas proposições em defesa dos direitos humanos, o tema vai além de questões sentimentais, pois é um assunto que pode repercutir, também, na saúde de toda a população.

“Ocupo a tribuna desta Casa em defesa dos direitos dos animais que muitas vezes são relegados a segundo plano ou não recebem a atenção devida. Tão importante quanto a defesa deles, é salientarmos a saúde pública que advém da falta de cuidados com os animais. Muitos deles, especialmente em São Luís, estão soltos e perambulando por praças e ruas da nossa cidade: gatos, cachorros, jumentos, burros, cavalos… Então, em primeiro lugar, devemos dar a atenção em defesa dos animais e também à saúde pública do nosso Estado e da nossa capital”, destacou.

Na ocasião, Wellington denunciou a desativação do Centro de Zoonoses de São Luís, criado em 1988 e desativado teoricamente em 28 de novembro de 2012 por conta de denúncias de maus tratos com os animais.

“Em 2008, as denúncias de que os animais eram levados para uma sala e asfixiados nesta mesma sala, de forma predatória e desumana, veio à tona em 2008 e muito pouco tem se feito com relação aos animais da nossa cidade. Essa interdição foi realizada em 2012 pela Sociedade Beneficente do Bem-Estar e Proteção aos Animais do Maranhão ‘Bicho Feliz'”, disparou.

Ao final do discurso, o deputado destacou a Audiência Pública, solicitada por ele, que acontecerá no dia 15 de julho, na Assembleia Legislativa, objetivando discutir sobre a efetivação dos serviços da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), ressaltando os serviços de vacinação, abrigo temporário, adoção responsável, dentre outras ações, além  de apresentar, ainda,
proposições em defesa das causas animais.

“Tratar os animais com dignidade e respeito nos faz mais humanos. Temos, sim, que olhar com mais respeito para estes seres que não falam, mas têm direitos e compartilham conosco este planeta. Desta forma, ressalto as solicitações que encaminhei para aprovação da Mesa Diretora solicitando a reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses; a Criação do Código Estadual de Proteção Animal; a implantação do Hospital Público Veterinário Multiprofissional, que é um projeto  nosso  de campanha, além da Criação da Delegacia Especializada contra maus tratos a animais e aplicação  da  atividade extracurricular  nas  escolas de Ensino  Fundamental sobre a guarda responsável e educação ambiental”, declarou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

1 comentário »

Política e juventude

0comentário

Honorato

O vereador Honorato Fernandes (PT) debateu, nesta sexta-feira (3) as demandas referentes às políticas públicas voltadas para a juventude de São Luís em reunião realizada com uma comissão do Fórum Municipal de Juventude. Durante a reunião, integrantes do Fórum solicitaram o apoio do Legislativo Municipal na luta pela implantação das demandas deliberadas nas reuniões realizadas pelo FMJ desde 2005, ano de criação do grupo.

Constituído como espaço de representação das instituições de juventude, que articula, monitora e propõe políticas públicas, o Fórum Municipal de Juventude agrega organizações dos seguintes seguimentos: Jovens com Deficiência; Coletivos; Ong’s; Negros (as); Movimento Religioso; Estudantil; Cultural, etc.

No entanto, embora o Fórum esteja organizado desde 2005, o grupo ainda encontra dificuldades no seu caminhar, devido à falta de recursos. Diante desta conjuntura, uma das solicitações apresentadas pela comitiva ao vereador Honorato é que o mesmo encaminhe como prioridade da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Orçamento Público as demandas das ações de juventudes submetidas pelo FMJ.

Daiana Roberta, secretária executiva do Fórum Municipal da Juventude, destacou as demandas referentes às políticas públicas da juventude. “Muitas das demandas deliberadas no Fórum, no ano de 2005, ainda não foram implementadas. Por isso, estamos solicitando uma audiência pública para discutir a Juventude e o Orçamento Público como prioridade no Orçamento Público de São Luís”, pontuou a secretária.

A comitiva do FMJ solicitou ainda a priorização de outras demandas de juventude pelo Parlamento Municipal, tais como: Implantação do Bilhete Único; Efetivação das políticas públicas de juventude nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Trabalho e Renda; Criação da Secretaria Municipal de Juventude, com dotação orçamentária para executar os programas específicos da juventude.

“Ouvi todas as demandas que o grupo expôs, por sinal muito válidas, e já estou articulando para a próxima semana uma reunião com o secretário de governo, Lula Fylho e com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a fim de encaminhá-las. Na segunda-feira, farei um pronunciamento no plenário Câmara, para mobilizar a casa a favor da causa. Vamos nos organizar ainda com a comissão do FMJ para integrar à LOA, as demandas da juventude”, destacou o vereador Honorato Fernandes.

sem comentário »

Onda de assaltos

0comentário

SousaNeto

O deputado estadual Sousa Neto chamou atenção em rede social para a onda de explosão de caixas eletrônicos em todo o Maranhão. Somente na madrugada de hoje foram registrados dois casos:,em Buriticupu e Milagres do Maranhão.

“Os dois casos mostram o quanto o crime está organizado, enquanto o Sistema de Segurança do Estado insiste em continuar só indo para a imprensa com dados virtuais que ninguém sabe de onde eles tiram, fazer propaganda de uma segurança que não existe”, afirmou.

Sousa Neto alertou que as duas ações de hoje foram registradas coincidentemente no período em que ocorre o pagamento dos funcionários públicos e que, portanto os caixas estariam com muito dinheiro.

Dados do Sindicato dos Bancários registram este ano 52 ocorrências em agências bancarias, contra 75 registradas em 2014.

“Quantos mais serão explodidos até domingo por falta de planejamento e prevenção por parte do governo e do secretário de segurança pública do Estado?”, perguntou Sousa Neto,

sem comentário »