Prioridades no Esporte

0comentário

MarcioJardim

O professor Márcio Jardim foi escolhido nesta sexta-feira pelo governador eleito Flávio Dino para assumir a Secretaria de Desportos e Lazer (Sedel) a partir de 1º de janeiro de 2015. Com pouca ligação com o meio esportivo, Márcio Jardim é uma figura sempre presente nos estádios de futebol.

“Sou um torcedor tradicional do futebol. Vou ao estádio com o meu time [Sampaio] em qualquer situação boa ou ruim. Sou um torcedor tradicional e não um torcedor eventual”, afirmou.

Em entrevista ao Globoesporte.com, Márcio Jardim falou sobre o desafio que terá pela frente e adiantou as prioridades do novo governo no esporte.

“Inicialmente vamos pensar numa política de interiorização para fortalecimento do esporte nos municípios maranhenses. Também vamos trabalhar na reorientação da Lei de Incentivo ao Esporte para que possamos investir de forma maciça na infraestrutura esportiva”, disse.

Castelão

Márcio Jardim disse que estudará formas de otimização dos espaços no Estádio Castelão que tem uma estrutura cara para sua manutenção.O novo secretário Desporto e Lazer disse que a partir da próxima semana iniciará a transição com a atual equipe da Sedel.

“Tenho uma relação pessoal muito boa com o atual secretário Joaquim Haickel e sei que não encontraremos qualquer dificuldade nesta transição”, finalizou.

No Twitter, o atual secretário Joaquim Haickel elogiou a escolha de Márcio Jardim. – Márcio Jardim tem ótimos contatos tanto no governo estadual como no governo federal. Tem tudo para fazer uma grande administração na Sedel – postou.

sem comentário »

Reunião com Sindjus

0comentário

Sindjus

No início da tarde desta quinta-feira (20), o Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa (PMDB), recebeu o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – Sindjus.

Os servidores trouxeram a proposta de uma audiência pública para discutir o orçamento do Judiciário, visto que atualmente o Sindicato deflagrou greve no Tribunal de Justiça, sob alegação de que não estariam recebendo o pagamento de direitos que foram por eles conquistados em Leis. Durante o encontro, Roberto Costa destacou que o orçamento do TJ tem sido uma das maiores preocupações da Comissão, que tenta buscar uma saída para atender minimamente, e dentro da legalidade, as necessidades do Tribunal.

O deputado disse que levará a solicitação adiante, no sentido de aprovar a audiência pública para que o Sindjus seja incluído na discussão. Na última quarta-feira, Roberto Costa, deputado Edilázio Júnior (PV) e a deputada Eliziane Gama (PPS) também, membros da Comissão aprovaram o Parecer prévio do Orçamento do Estado, que embora venha a ser executado somente no próximo governo, tem elaboração e aprovação feitas no governo atual.

Na oportunidade, Roberto destacou que a discussão e os acertos para o próximo Orçamento entraram numa nova fase até que se chegue ao Parecer final; e já havia anunciado que a próxima etapa teria discussão ampla com categorias que já solicitaram reunião à Comissão.

sem comentário »

Campeonato Maranhense

0comentário

FMF

Dirigentes de clubes e Federação Maranhense de Futebol (FMFM) definiram hoje o início do Campeonato Maranhense 2015 para o dia 1º de fevereiro.

A competição terá dois grupos com 5 equipes que jogarão entre si no sistema de ida e volta no primeiro turno se classificando duas para as semifinais.

No returno, os clubes de um grupo enfrentarão as equipes do outro grupo em ida e volta e os dois primeiros seguem na semifinal.

As equipes estão distribuídas assim: Grupo A – Sampaio, Araioses, São José, Cordino e Imperatriz. Grupo B – Moto Club, Santa Quitéria, Expressinho, Sabiá e Balsas. Dessas 10 equipes, duas serão rebaixadas e apenas uma virá do acesso para que em 2016, a primeira divisão tenha apenas 8 equipes.

Antes do início da competição, Sampaio e Moto disputarão a Super Copa Maranhão com Ceará e Fortalez, nos dias 22 e 25 de janeiro, no Castelão, em São Luís.

Foto: João Ricardo

sem comentário »

Operação em Ribamar

0comentário

Operacao

Técnicos da Prefeitura de São José de Ribamar realizaram nesta sexta-feira (21) operação que resultou na retirada de ocupações irregulares que estavam sendo construídas ilegalmente em uma Área de Proteção Permanente (APP) localizada nas imediações do Residencial Turiúba, conjunto habitacional construído pelo Governo Federal na região da Sede do município.

A operação contou com as participações de funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Obras, Habitação e Serviços Públicos; Receita, Urbanismo e Patrimônio Público Imobiliário; Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social; além de homens da Polícia Militar.

O terreno, além de figurar como uma APP e estar próximo de um manguezal, pertence ao município e estava sendo invadido por várias pessoas, a maioria grileiros, segundo informações dos próprios moradores do Turiúba, que já estavam construindo pequenos casebres com o objetivo de comercializá-los. Em outra situação, terrenos já haviam sido demarcados utilizando arame farpado.

No momento da operação, deflagrada no período da manhã, nenhuma das pessoas que estavam devastando a área e construído irregularmente as ocupações encontravam-se no local.

Os técnicos da Prefeitura também notificaram algumas pessoas que implantaram irregularmente na área interna do Turiúba, em especial na chamada região da feira, estabelecimentos comerciais.

A administração do prefeito Gil Cutrim vem constantemente promovendo ações de combate à prática de crimes ambientais no município de São José de Ribamar. Na última quarta-feira, por exemplo, funcionários da SEMMA, com o apoio do Batalhão Florestal da Polícia Militar do Maranhão e Delegacia de Meio Ambiente, coibiram crime ambiental que estava sendo praticado por populares em uma área de encosta localizada em Panaquatira, um dos mais belos e importantes pólos turísticos de Ribamar e da Grande Ilha.

Cerca de 30 pessoas estavam devastando (queimando e desmatando) uma área de aproximadamente dez hectares situada próxima das falésias do pólo turístico.

Denúncias sobre crimes ambientais na cidade podem ser feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3224 0107 ou via e-mail (semma@sjr.ma.gov.br)

sem comentário »

Lula na Secretaria de Governo

3comentários

LulaFylho

O prefeito Edivaldo anunciou nesta sexta-feira (21) a escolha de Lula Fylho como novo secretário municipal de Governo. Lula Fylho exercia a titularidade da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e foi anunciado para o novo cargo após o pedido do ex-secretário de Governo, Rodrigo Marques, de afastamento da função para dedicar-se a projetos na iniciativa privada.

Lula Fylho é administrador de empresas com pós-graduação em Didática e em Gestão de Pessoas e mestrando em Administração. Desde janeiro do ano passado, ele estava à frente da Setur e agora assume o comando da Secretaria de Governo. O secretário reafirmou o empenho e compromisso para dar continuidade às ações da pasta, garantindo o processo de melhoria da qualidade de vida da população.

O compromisso com a cidade também foi reforçado pelo ex-secretário de Governo, Rodrigo Marques, ao entregar o cargo. Ele agradeceu ao prefeito Edivaldo a oportunidade de participar da atual administração municipal e colaborar com os avanços conquistados para a cidade através do modelo de gestão definido pelo prefeito, com foco em resultados.

Como exemplos dos avanços alcançados pela administração do prefeito Edivaldo, Rodrigo Marques citou a reforma dos postos de saúde, humanização e melhoria do atendimento nos hospitais de urgência, construção de unidades habitacionais, entrega de milhares de títulos de residência, construção de canais, entre outras obras.

Turismo

No lugar de Lula Fylho, o prefeito Edivaldo anunciou o nome de Guilherme Marques como secretário de Turismo. Guilherme Marques ocupava o cargo de secretário adjunto e ao ser nomeado titular reafirmou a disposição na continuidade do trabalho desenvolvido na pasta, que tem divulgado a cidade e fomentado o turismo na capital, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Guilherme Marques é formado em Administração de Empresas e possui vasta experiência no setor de turismo, onde trabalha há mais de 20 anos. É sócio-diretor da Glacymar Turismo e foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA) de 2009 a 2013. Ele também foi conselheiro da ABAV nacional e vice-presidente do Convention Visitors & Bureax de São Luís.

Para o cargo de secretário adjunto da Setur foi nomeado o administrador Guilherme Júnior. Ele é formado em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade São Luís com MBA em Desenvolvimento e Gestão com Pessoas. O secretário adjunto também tem formação em coach pelo ICI (Internation Association of Coaching Institutes).

Foto: Maurício Alexandre

3 comentários »

Agricultura Familiar

1comentário

AdelmoSoares

Adelmo Soares será o secretário de Agricultura Familiar, pasta a ser criada na gestão Flávio Dino. O anúncio foi feito pelo governador eleito na manhã desta sexta-feira (21) através das redes sociais.

Esta foi uma das bandeiras da campanha de Flávio Dino. A Secretaria atuará na reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque para a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Esses dois órgãos passarão a ser vinculados à Agricultura Familiar.

A nova pasta atenderá mais de dois milhões de agricultores familiares do estado no incentivo à produção no campo. Uma das prioridades da próxima gestão é investir na produção de alimentos para fomentar a geração de renda, ampliar o mercado interno e melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

Adelmo Soares atuou na criação da Secretaria de Trabalho de Caxias. Possui destacada atuação em gestão e administração pública. Foi secretário de Esporte de Caxias. É vice-presidente do PCdoB em Caxias e está no terceiro mandato de vereador. Coordenou a campanha da coligação “Todos pelo Maranhão” na região Leste do estado. É graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

1 comentário »

Definições na Polícia

2comentários

FlavioDino

2 comentários »

Repercussão na Sedel

9comentários

O atual secretário de Desporto e Lazer, Joaquim Haickel comentou no twitter a escolha do professor Márcio Jardim pelo governador eleito Flávio Dino para a assumir a Sedel, a partir de 1º de janeiro.

De minha parte fico satisfeito, pois tenho certeza que Márcio Jardim fará de tudo para que o esporte maranhense tenha sucesso. Desde já a Sedel está de portas abertas para o futuro secretario e seu staf, para que eles possam tomar pé da de toda a situação”, escreveu.

Jhaickel

9 comentários »

Marcio Jardim no esporte

5comentários

MarcioJardim

O professor Márcio Jardim é o novo secretário de Desporto e Lazer (Sedel).

Como havia prometido ontem antes da entrevista na TV Mirante, o anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21) pelo governador Flávio Dino.

Graduado em História (UFMA), Márcio Jardim é professor da rede pública estadual de ensino. É ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), foi secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá (RJ) e também da Prefeitura de São Luís (MA). E uma coisa precisa ser dita é um cara que sempre vai aos estádios de futebol torcer pelo seu time, o Sampaio.

Flávio Dino também anunciou o médico veterinário Fortunato Macedo será o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural.

O terceiro nome anunciado hoje foi o do vereador de Caxias Adelmo Soares que assumirá a secretaria de Agricultura Familia, pasta ainda a ser criada na nova gestão.

O deputado Domingos Dutra será o secretário-chefe de representação institucional no Distrito Federal e o administrador e empresário Mauro Jorge será o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhao (Iterma).

5 comentários »

Entregou o cargo

3comentários

Edivaldo

O secretário de Governo, Rodrigo Marques entregou o cargo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) nesta sexta-feira (21).

Em carta encaminhada ao prefeito, Rodrigo Marques alegou razões pessoais para a sua saída.

“É inadiável o meu regresso à iniciativa privada, onde minha empresa familiar desenvolve novas frentes e novos projetos educacionais que exigem a minha presença. O pacto geracional continua, portanto: não deixarei de servir ao nosso povo, pois meu trabalho e energia continuarão voltados para o progresso do nosso estado”, escreveu.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ainda não definiu o substituto, mas o nome que aparece neste momento é do atual secretário de Turismo, Lula Fylho.

Leia a íntegra da carta

Senhor Prefeito,

Dirijo-me a Vossa Excelência para solicitar o meu afastamento, nesta data, do cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de São Luís.
Neste cargo, desde o primeiro momento dediquei minha vida, dei o melhor de mim e trabalhei incansavelmente em prol da realização de nosso sonho: uma São Luís mais justa, próspera e humana.

E, a despeito das condições adversas em todos os sentidos/esferas quando Vossa Excelência assumiu o mandato – crise financeira e institucional, dívidas impagáveis, caos administrativo e oposição implacável -, tenho orgulho de haver colaborado para evitar que o município de São Luís sucumbisse diante de tantas urgências, calamidades e demandas historicamente represadas, mas principalmente por ajudar na construção de um novo cenário no qual a nossa querida cidade fosse orientada para a equidade e o desenvolvimento econômico e social. Dias e meses árduos que, sob o seu comando, enfrentamos com muita coragem e tomamos decisões difíceis.

Foi com essa postura que ajudei Vossa Excelência e a equipe de secretários a formatar e implementar o programa ‘AVANÇA SÃO LUÍS’, conjunto inédito e histórico de diretrizes, metas, programas, projetos e investimentos para modernizar a nossa querida cidade a médio e longo prazos.

E, nesses dois primeiros anos, num cenário de profunda crise financeira, sob a sua obstinada liderança, trabalhei incessantemente – em parceria com os secretários e secretárias (a quem envio um grande abraço de gratidão e reconhecimento) – em prol das entregas e resultados mais relevantes da sua gestão. Nesse período, Vossa Excelência viabilizou e iniciou inúmeros projetos estruturantes, os quais me sinto muito honrado em ter colaborado ativamente, que irão melhorar de forma significativa os indicadores sociais da nossa cidade. Entre eles, destaco:

Construção e reforma de novos hospitais, reforma e construção de postos de saúde, ampliação do Samu, humanização e melhoria do atendimento nos Socorrões, construção de novas escolas e creches, implantação da escola em tempo integral, reforma dos terminais de ônibus, obras de intervenções no trânsito, implantação das faixas exclusivas de ônibus, entrega de milhares de títulos de propriedades, construção de milhares de unidades habitacionais, obras de pavimentação e drenagem de vias, construção de canais e obras de saneamento, reformas de Mercados, revitalização de praças, retomada e aceleração das obras do projeto Bacia do Bacanga, formatação do plano de longo prazo ‘São Luís 2033’,  revisão do Plano Diretor e tantos outros.

Reconheço o papel positivo do parlamento municipal que compreendeu o momento delicado da administração municipal e de forma republicana apoiou o executivo nos momentos mais difíceis.

Sobrevivemos a uma tempestade perfeita. As sementes foram plantadas. E, assim como em Eclesiastes – “Há tempo de plantar, há tempo de colher” -, a nossa cidade verá a consolidação do ‘AVANÇA SÃO LUÍS’ e suas respectivas conquistas no biênio 2015/2016. Alegro-me bastante de ter ajudado Vossa Excelência e a sua equipe em consolidar as bases e os projetos que viabilizarão seus compromissos tão caros à população como o Hospital Dr. Jackson Lago, a licitação de transportes, a implantação do bilhete único e a construção do primeiro corredor de transportes de São Luís, que certamente será a maior obra de infraestrutura da história da nossa cidade.

Não tenho dúvida, portanto, que São Luís vivenciará em primeiro de janeiro de 2015 um momento mais favorável do que aquele que encontramos no início de 2013: as bases estão consolidadas, a modernização da máquina administrativa em curso, uma gestão financeira responsável, o senador Roberto Rocha e a Presidente Dilma empenhados em ajudar a nossa cidade, e principalmente a tão sonhada/esperada parceria com o Governador eleito Flávio Dino muito próxima de se concretizar! Sinto-me extremamente feliz por haver contribuído para alcançar esses resultados.

Mas tudo na vida tem um ciclo, inclusive para iniciar e encerrar uma jornada. É inadiável o meu regresso à iniciativa privada, onde minha empresa familiar desenvolve novas frentes e novos projetos educacionais que exigem a minha presença. O pacto geracional continua, portanto: não deixarei de servir ao nosso povo, pois meu trabalho e energia continuarão voltados para o progresso do nosso estado.

Desta forma, meu Prefeito, de cabeça erguida, mãos limpas e alma leve, posso afirmar a Vossa Excelência que cumpri o meu dever como servidor público e cidadão; e que servi a Vossa Excelência pautado pela lealdade, responsabilidade, compromisso, ética e espírito público, sem ambições pessoais e personalismos, e colocando as instituições e os interesses da nossa cidade em primeiro lugar.

Queria finalizar essa carta lhe agradecendo. Receba a minha admiração pelo grande homem, pai de família e líder político que Vossa Excelência é. Nesse pouco tempo de convivência profissional, aprendi com um homem público notável, preocupado genuinamente com o seu povo, obstinado pelas realizações e exemplo de rigidez no caráter e na generosidade. Mantenha-se firme e forte no leme, que da população de São Luís (e do Maranhão) receberá sim o reconhecimento pelas conquistas alcançadas. Esta é a minha convicção, este é o meu desejo!

Um grande, caloroso e vigoroso abraço do seu amigo, com quem Vossa Excelência deve sempre contar em prol de uma São Luís e um Maranhão melhor para seu povo.

São Luís, 21 de Novembro de 2014

RODRIGO MARQUES

3 comentários »