Sampaio estreia na Copa do Nordeste

0comentário

Sampaio

Líder do seu grupo no Campeonato Maranhense e já classificado para as semifinais do primeiro turno, o Sampaio folga no Estadual e faz a sua estreia na Copa do Nordeste, neste domingo (14), às 18h30, em Teresina, contra o Flamengo-PI, no Albertão.

O Sampaio mandou até “espião” para acompanhar a partida entre Flamengo e Caiçara, pelo Campeonato Piauiense para que pudesse obter informações sobre o adversário.

O técnico Marcelo Chamusca já sabe que não pode contar com o experiente volante Auremir que se recupera de uma contusão. O restante da equipe será a mesma que vem sendo utilizada no Maranhense.

O Sampaio iniciará a partida com: Ruan; Léo Rodrigues, Luiz Otávio, Genílson e Guilherme Santos; Levi, Walfrido, Diego Valderrama, Fernando Santos e Edgar; Jhulian.

Campeonato Maranhense

Apenas uma partida será disputada neste domingo (14), pelo Campeonato Maranhense. O Maranhão recebe o Cordino, às 16h, no Estádio Castelão.

A partida vale a primeira colocação no grupo B e a vantagem nas semifinais. Com 12 pontos ganhos, o MAC só precisa empatar para terminar na frente do Cordino que tem 11 pontos.

Todos os detalhes dos jogos pelo Campeonato Maranhense e Copa do Nordeste você acompanha ao vivo pela Rádio Mirante AM.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

sem comentário »

São Luís Saudável terá seis novos núcleos

0comentário

SaoLuisSaudavel

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), o programa São Luís Saudável ganha seis novos núcleos de atividades físicas, esportivas e de lazer para idosos na capital maranhense, passando a ter 16 espaços para atender ao público. Mais uma ação da gestão do prefeito Edivaldo que integra o programa de assistência a população idosa, o projeto tem como objetivo incentivar a prática de esporte e o convívio social de pessoas com mais 60 anos.

Segundo o secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, o projeto contribui para tirar o idoso da ociosidade e da solidão e destaca a importância da proposta. “Esta determinação do prefeito Edivaldo tem sua importância em proporcionar maior saúde física e mental aos idosos de São Luís”, destaca França.

Os novos núcleos vão funcionar no Parque do Bom Menino (Centro), Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Quadra poliesportiva Parque dos Sabiás, Associação de Moradores do Planalto do Olho d’Água, Instituto Educacional Novo Horizonte (Tibiri) e Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (Fumac), na Janaína. Os espaços foram contemplados por meio do programa Esporte e Lazer na Cidade – Núcleo Urbano (PELC), do Governo Federal.

No programa São Luís Saudável, os idosos têm acesso a uma série de atividades em segmentos como exercícios físicos, jogos esportivos e ações pedagógicas. Estão incluídas atividades motoras, aeróbicas, danças e vôlei. A programação é desenvolvida considerando a faixa etária dos participantes e suas potencialidades, sendo específicas entre cada grupo e seus professores. Os idosos ainda assistem a palestras sobre temas da terceira idade que são proferidas por profissionais parceiros da área de saúde, como geriatras, psicólogos e psiquiatras.

Mais de 1.500 idosos já participaram das atividades desenvolvidas pelo programa São Luís Saudável. As atividades físicas são realizadas com segurança, sendo acompanhados por profissionais da área e apoio de equipe multidisciplinar.

Foto: A. Baêta/ Secom

sem comentário »

Moto vence e decide com o Sampaio

1comentário

Moto

Mesmo sem fazer uma grande exibição, o Moto voltou a vencer e garantiu a classificação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

Com a vitória por 2 a 0, sobre o Araioses, na tarde deste sábado (13), no Estádio Castelão, o Moto chegou a 10 pontos e garantiu a última vaga nas semifinais. Já estavam garantidos Sampaio, Maranhão e Cordino.

Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Willian, aos 15 minutos do primeiro tempo e aos 4 do segundo tempo. O público presente no estádio foi de 1.801 torcedores.

O Moto volta a jogar agora no próximo domingo, contra o Sampaio decidindo a primeira colocação do grupo A. Se vencer, o Papão fecha esta fase em primeiro e leva a vantagem de jogar as semifinais por dois resultados iguais.

Ao final da partida, o diretor de futebol, Waldemir Rosa anunciou a chegada de cinco jogadores para o Moto até a próxima terça-feira.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

1 comentário »

Ministro apela para a consciência cidadã

0comentário

Jaquesvagner

O ministro Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), participou neste sábado (13) da solenidade de abertura do “Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito Aedes Aegypti” na igreja do São Francisco, em São Luís. Também participaram da cerimônia o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Jaques Wagner ressaltou como a incidência do mosquito se tornou uma preocupação mundial, sobretudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que decretou estado de emergência pelo fato do Aedes Aegypti já está presente em 113 países  e o vírus da Zika em 28 países.

“Ainda não existe uma vacina contra o vírus da Zika. Hoje só existe uma vacina contra a Zika, a Dengue e o mosquito, é a consciência cidadã individual e coletiva de cada um de vocês. Não adianta apontar o dedo e cobrar do Governo. O Governo tem sua obrigação como fazer saneamento, recolher o lixo e por ai vai. Mas é bom que fique claro, 70% dos focos de criação do mosquito estão dentro da nossa casa”, disse Wagner.

Depois da solenidade, serão visitados pelos agente de saúde mais de oito mil imóveis nos bairros do São Franscico e da Ilhinha. “A mobilização é nacional. Na verdade é uma verdadeira guerra que nós estamos vivendo contra o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e da Zika. A importância da população estar envolvida neste combate é porque a maioria dos focos do mosquito estão dentro dos imóveis”, disse o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

A expectativa do Governo Federal é que sejam visitadas três milhões de famílias em todo o Brasil neste dia. As famílias receberão importantes informações sobre o combate ao mosquitoAedes Aegypti, que é transmissor das doenças Zika, Febre Chikungunya e Dengue.

Leia mais

sem comentário »

Promotores Itinerantes tem novo coordenador

0comentário

Promotores

O promotor de justiça Carlos Augusto Soares foi escolhido para coordenar o Grupo de Promotores Itinerantes (GPI),durante reunião realizada esta semana na Corregedoria Geral do Ministério Público do Maranhão. O novo coordenador substitui o promotor de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim, que deixou a coordenação por ter assumido recentemente a presidência da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem).

Para o cargo de secretária do GPI foi escolhida a promotora de justiça Glauce Lima Malheiros. Na ocasião, também foi apresentado o novo integrante do grupo o promotor de justiça José Alexandre Rocha.

Também participaram da reunião a chefe de gabinete da Corregedoria Geral do MPMA, Doracy Moreira Reis Santos, e os promotores de justiça Gustavo de Oliveira Bueno, André Charles Oliveira, Cláudio Rebêlo Alencar e Antônio Lisboa de Castro Viana Júnior.

Na reunião, um novo cronograma de trabalho do GPI foi apresentado. Dois deslocamentos já estão agendados para este primeiro semestre de 2016: de 4 a 8 de abril, os promotores de justiça que integram o grupo visitarão a Promotoria de São João dos Patos e de 9 a 13 de maio, o GPI auxiliará a Promotoria de Lago da Pedra.

Também foi acertado um deslocamento para o período de 25 a 29 de julho, mas a Promotoria a ser auxiliada ainda não foi escolhida.

O novo coordenador do GPI, Carlos Augusto Soares, informou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão de Tarcísio Bonfim. “Vou me espelhar no trabalho dele, dando continuidade ao combate efetivo à improbidade e à corrupção nas comarcas do estado. O objetivo é manter a qualidade das ações”, enfatizou.

Foto: Divulgação/ MPMA

sem comentário »

Prefeita de Coroatá repudia Dino e Dilma

0comentário

TeresaMurad

A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, declarou hoje para a imprensa o seu total repúdio ao governador Flávio Dino e à presidente Dilma Rousseff pelo veto ao projeto de implantação da Embrapa Cocais em Coroatá. O investimento seria de R$ 65 Milhões, orçamento que foi aprovado pela Câmara de Deputados e contemplado no Plano Plurianual do Governo Federal.

“Tivemos um grande trabalho, nos articulando junto ao deputado Hildo Rocha que, de forma tão eficiente, conseguiu incluir esse projeto no PPA que foi aprovado sem resistências pelo Congresso Nacional”, disse em nota.

A prefeita ressaltou a importância da Embrapa Cocais e disse que a empresa tem a missão de viabilizar, por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação, soluções para a sustentabilidade da agricultura dos ambientes Cocais e Planícies Inundáveis, com destaque para o segmento da agricultura familiar. Mas, lamentavelmente, por decisões políticas não será mais instalada em Coroatá.

“Flávio Dino deveria sentir vergonha de ser governador do Maranhão e a presidente Dilma Rousseff deveria por a mão na consciência, ser grata ao povo maranhense que deu a ela a maior votação dentre todos os estados do país, e retirar esse absurdo para que Coroatá receba aquilo que tem direto por decisão do Congresso Nacional que é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado da República”, declarou a Prefeita.

sem comentário »

Vitória garante Moto nas semifinais

3comentários

MotoClub

Após dez dias de descanço e trabalho durante o período de Carnaval, o Moto volta a campo neste sábado (13), às 16h, no Estádio Castelão para decidir a sua classificação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense contra o Araioses.

O time rubro-negro tem 7 pontos e ocupa a segunda colocação do grupo A que é liderado pelo Sampaio com 13 pontos. Se vencer hoje, o Moto vai à semifinal e ainda se credencia a decidir o primeiro lugar do grupo contra o Sampaio precisando de uma vitória simples para sair na primeira colocação e levar a vantagem na próxima fase.

No primeiro confronto com o Araioses que é o lanterna da competição e ainda não marcou nenhum ponto, o Moto goleou por 4 a 1, no Estádio Cardosão.

A diretoria prometeu reforçar o time, mas o Moto perdeu tempo e não trouxe nenhum jogar neste período. Além disso, o lateral-direito Portela sofreu uma contusão e o zagueiro Renan Dutra que levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir a suspensão.

A boa notícia é o retorno do volante Robson Simplício que se recuperou de uma lesão na coxa e volta ao time titular.

O time para enfrentar o Araioses será: Rodrigo Ramos; Diego Renan, Wanderson, Hismael e Chico Bala; Robson Simplício, Felipe Dias, Curuca e Marcos Paullo; Juscelino e William.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

3 comentários »

Prefeitura reforça combate ao Aedes aegypti

1comentário

AedesAegypti

A Prefeitura de São Luís vai destacar 246 agentes de endemias e de saúde, além de 48 supervisores para uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, neste sábado (13), das 8h às 12h, nos bairros do São Francisco e Ilhinha.

Esta mobilização conta com ações das Secretarias Municipais de Saúde de São Luís (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A ação será realizada em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.

Mais de oito mil imóveis serão visitados por 246 Agentes de Endemias e 48 supervisores de Campo do município de São Luís, acompanhados de 772 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha; e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Os profissionais integrarão três equipes – uma atuará na Ilhinha, e as outras duas cobrirão o bairro São Francisco. Serão realizados serviços de limpeza, abordagens educativas e visitas domiciliares. Os pontos de apoio das equipes serão no campo da Ilhinha, no Socorrinho (São Francisco), Praça do São Francisco.

Os bairros São Francisco e Ilhinha apresentam alto risco de infestação do mosquito pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). Para reforçar o combate ao mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) treinou um contingente de 500 soldados do Exército e da Aeronáutica na guerra contra o mosquito para ação simultânea nos municípios de São Luís, Imperatriz e Alcântara durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti. O objetivo da ação é promover a redução dos níveis de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus, com atividades de prevenção.

Foto: Divulgação/ Secom

1 comentário »

Imperatriz estreia na Copa do Nordeste

1comentário

Imperatriz

Precisando esquecer a má campanha no Campeonato Maranhense, onde realizou cinco jogos e ainda não conseguiu vencer, o Imperatriz estreia na Copa do Nordeste, neste sábado (13), às 19h15, contra o Salgueiro-PE.

O atual campeão maranhense já está desclassificado do primeiro turno do Campeonato Maranhense, mas quer estrear no Nordestão com uma grande vitória contra o Salgueiro que vai muito bem no Campeonato Pernambucano.

O técnico Pedrinho Rocha não poderá contar com o meia Jean Carlos e o volante Bruno Nuriz contratados esta semana. Além disso, o lateral-direito Clayton Carioca e o atacante Jefinho são dúvidas.

A equipe para enfrentar o Salgueiro será a mesma que empatou de 2 a 2, contra o Cordino, na última partida dentro de casa com: Matheus; Clayton Carioca (Everton), Bruno Simões, Marlon e Edson; Clayton He-Man, Anderson, Marquinhos e Rubens; Jefinho (Dênis) e Cris.

1 comentário »

PEN anuncia pré-candidaturas na Grande Ilha

0comentário

JotaPinto

O presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), ex-deputado estadual Jota Pinto anunciou nesta sexta-feira (12), em entrevista coletiva que o partido terá três pré-candidaturas a prefeito em municípios na Grande São Luís.

Em São José de Ribamar, o próprio Jota Pinto é o pré-candidato. Em Paço do Lumiar, a legenda conta com a pré-candidatura de Maninho e na Raposa, de Moreira.

O lançamento oficial das pré-candidaturas deverá acontecer em um grande encontro do PEN, a ser realizado no dia 9 de abril, em São José de Ribamar, que contará com a presença do presidente nacional do partido, Adilson Barroso.

Jota Pinto anunciou que irá percorrer bairros em São José de Ribamar para conversar com a população, a partir de um projeto denominado “Conversando com a comunidade”, que deverá ser desenvolvido em 25 encontros. Além de Ribamar, outras cidades com pré-candidatura do PEN adotarão a mesma metodologia de diálogo.

De acordo com o presidente estadual do PEN, o objetivo será apresentar para os moradores de São José de Ribamar propostas baseadas exatamente nos anseios da comunidade. “Eu quero fazer um plano de governo com a participação da população. Estou colocando o meu nome à disposição da população ribamarense, mas precisamos constatar se esse é o desejo dela, se o projeto do PEN é o projeto que a população quer abraçar”, afirmou.

Segundo estimativas do partido, a legenda já está presente em cerca de 200, dos 217 municípios maranhenses. Até o momento, o PEN 51 já conta com mais de 80 pré-candidaturas a prefeitos e cerca de 1000 pré-candidaturas a vereador em todo o estado.

Uma novidade é a formatação do partido em diretórios distritais em toda a Ilha de São Luís. Segundo informações do presidente da legenda, o PEN está sendo implantado em 51 localidades da Grande Ilha, distribuídas em distritos, com o objetivo de aproximar o partido da comunidade.

O presidente Jota Pinto aproveitou a coletiva para assegurar a segurança jurídica do partido e seus diretórios. “Há uma onda de boatos que o partido irá para A, para B ou para C. Estamos aqui afirmando a segurança jurídica do partido. Aonde o partido estiver, que tiver sua direção trabalhando, que tenha a tranquilidade da segurança jurídica, com um detalhe, com autonomia nos municípios”, enfatizou.

sem comentário »