Apelo ao governador

0comentário

AlexandreAlmeidaO deputado Alexandre Almeida (PTN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária desta quinta-feira (28), para fazer um apelo ao governador. “Quero pedir ao governador Flávio Dino, ao secretário de Segurança Pública e ao Comando Geral da Polícia Militar para que revejam a decisão de transferir 12 policiais de Timon para São Luís”.

O deputado explicou que tal medida vai causar um impacto negativo na segurança de três municípios, visto que o efetivo do 11º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Timon, atende tanto Panarama quanto Matões.

“Sabemos que hoje a violência crescente é um problema generalizado, mas em Timon temos uma situação peculiar: o fato do município localizar-se ao lado de Teresina, que vive um momento difícil em relação a segurança pública, estando inclusive recebendo o apoio da Força Nacional”, destacou Alexandre Almeida.

Ainda segundo o parlamentar, o 11º Batalhão dispõe de um efetivo de 281 militares, sendo que 75 não estão trabalhando por vários motivos, o que gera um déficit no número de policiais para atender três municípios.

“O contingente atual de policiais militares é pequeno para a Região, imaginem os problemas que teremos se ainda for reduzido com a transferência de policiais para a capital”, enfatizou o deputado.

O deputado destacou ainda, que hoje a violência em Timon é tão alta que a Central de Flagrantes do município é a segunda colocada em relação a número de ocorrências, perdendo apenas para São Luís.

Alexandre Almeida finalizou seu pronunciamento reforçando o apelo inicial. “Peço, em nome da população de Timon, de Parnarama e de Matões que não mexam no efetivo do 11º Batalhão, pois precisamos é de mais reforço, e não de medidas que possam comprometer a segurança da população desses municípios”.

sem comentário »

Asfalto no Turu

0comentário

EdivaldoHolandaJr

O prefeito Edivaldo vistoriou na tarde desta quarta-feira (27) os serviços de recapeamento asfáltico da Rua Boa Esperança, no Turu. Os serviços são executados no trecho compreendido entre a Avenida Jerônimo de Albuquerque (na altura do Bequimão) até a Avenida São Luís Rei de França, no Turu.

Ao todo, serão recuperados cerca de 1.800 metros de pista, com asfalto de 5 cm de espessura. Estão inclusos no serviço drenagem superficial, pintura e requalificação da iluminação pública. ”

Estamos com várias frentes de trabalho pela cidade para recuperação da malha viária. Iremos expandir as obras de pavimentação para diversos bairros, inclusive, alguns, como a Vila Riod, recebem o asfalto pela primeira vez. Cidade Operária, Vila Luizão, Divineia, Areinha e dezenas de outros da área Itaqui-Bacanga. Estamos saindo todos os dias do gabinete para conversar com a população, ouvir seus anseios e fiscalizar de perto o trabalho realizado nesses locais”, disse Edivaldo.

Segundo o titular da Semosp, Antônio Araújo, a Rua Boa Esperança é uma importante via de ligação e uma via de grande fluxo de veículos, que agora terá todo o traçado melhorado, proporcionando qualidade de vida à população e fluidez no trânsito.

Foto: A. Baêta

sem comentário »

Máfia das próteses

1comentário

AndreFufucaO deputado André Fufuca (PEN-MA) relator da CPI da Máfia de Órteses e Próteses, na Câmara dos Deputados pedirá quebra de sigilo bancário pessoal e fiscal dos envolvidos.

Dois investigados chegaram à CPI protegidos por liminares do Supremo Tribunal Federal, e não precisaram falar nada: o representante da empresa Orcimed, Décio Galdão Soto, e o representante da Brumed Implantes, Bruno Garisto Júnior.

As fraudes que estão sendo investigadas foram denunciadas em reportagem do “Fantástico”, da Rede Globo.

Segundo o programa, a máfia foi constatada em cinco estados, onde médicos obrigam pacientes a comprar próteses, muitas vezes sem necessidade. Eles receberiam dos fabricantes entre 15% e 50% do valor dos produtos.

Veja mais

1 comentário »

Crítica a Jeferson Portela

10comentários

ErickRodrigues

O empresário Erick Rodrigues, irmão do policial Max Muller que foi morto na noite do último sábado, na chacina registrada numa casa de praia onde acontecia uma festa de aniversário, em Panaquatira criticou em rede social a postura do secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela.

Segundo Erick, que também foi vítima e está com uma bala alojada na cabeça, o secretário foi infeliz ao culpar o soldado Max Muller pela chacina.

“Fala pelas costas que meu irmão foi culpado pelas mortes da Chacinha de Panaquatira porque ele reagiu aos tiros dos bandidos. Secretário o policial fez o que era certo deu a vida dele para salvar outras vidas como ele fez no juramento”, escreveu.

Ontem, em entrevista exclusiva à TV Mirante, Erick Rodrigues falou pela primeira vez sobre a chacina em Panaquatira.

“Os caras  chegaram do nada, acho que eram sete. Vieram três por um lado e resto pelo outro e os caras chegaram atirando. Eu fui o primeiro a ser atingido por um tiro na cabeça, me fingi de morto para não acabar sendo uma tragédia maior”.

Na segunda-feira, em entrevista à Rádio Mirante AM o secretário Jeferson Portela havia alertado sobre a postura de policiais em casos como o registrado na Praia de Ponta Verde, em Panaquatira.

“Nós devemos sempre, como agentes públicos de segurança, evitar o confronto onde a gente não possa ter uma garantia de supremacia da força estatal sobre a força marginal. A orientação é essa, a reação da gente deve ser pautada na possibilidade de domínio e não numa possibilidade de risco. Se for de risco, o certo é evitar, deixar para fazer a perseguição policial e captura depois. Não devemos expor nossa própria vida e nem a de terceiros em confronto que possa ser evitado”, afirmou.

10 comentários »

Pimentinha volta

8comentários

PimentinhaO Sampaio terá três alterações na equipe para o jogo contra o Náutico, neste sábado, às 16h30, no Estádio Castelão pelo Campeonato Brasileiro Série B.

A boa notícia é o retorno do atacante Pimentinha que fez muita falta no jogo com o Mogi Mirim. Ele participou do treinamento de ontem e está confirmado entre os titulares pelo técnico Léo Condé.

O treinador será obrigado a fazer duas modificações uma por ordem médica e outra disciplinar. O lateral-direito Daniel Damião machucado será substituído por Bruno Moura. No meio-campo, o volante Dudu entra no lugar de Moisés que está suspenso e terá que cumprir punição pelo terceiro cartão amarelo.

O Náutico lidera a Série B, com 9 pontos e tem 100% de aproveitamento. Além disso vem de um empate por 1 a 1, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, no Maracanã. O Sampaio é o terceiro colocado com 7 pontos ganhos.

Todos os detalhes de Sampaio e Náutico você acompanha ao vivo pela Rádio Mirante AM.

Jogos de sexta-feira

19h30 – Bragantino x América-MG
19h30 – Santa Cruz x ABC
21h50 – Bahia x Paraná

8 comentários »

Agenda em Brasília

1comentário

HonoratoFernandesO vereador Honorato Fernandes (PT/MA) está em Brasília onde cumpre agenda na Câmara Federal e Ministério do Turismo. Nesta quarta-feira (27) o vereador esteve com o deputado federal Zé Carlos (PT/MA) acertando detalhes da realização de um seminário na primeira quinzena de Junho onde será debatido o Projeto de Lei 4330, que trata da terceirização. Acompanhou o vereador nesta visita o diretor de formação da CUT/MA e diretor do Sindsep/MA, Valter Cezar. O seminário será uma iniciativa do Sindsep em parceria com vereador Honorato Fernandes, os deputados estaduais Francisca Primo e Zé Inácio e o deputado federal Zé Carlos.

“Este é um assunto de grande relevância e precisa ser esclarecido para a nossa população, pois é uma grande ameaça aos direitos da classe trabalhadora. Estamos felizes em nos associar ao Sindsep nesta inciativa”, destacou o vereador Honorato.

“Recebo com grande felicidade aqui no gabinete o vereador Honorato Fernandes, que tem feito um grande trabalho na Câmara Municipal de São Luís; e o Valter Cezar para tratarmos deste assunto. Esta inciativa tem todo o meu apoio. Vamos convidar expositores para o seminário, que tenho certeza será de grande importância no esclarecimento desta questão”, disse o deputado Zé Carlos.

“Agradeço ao empenho do vereador e do deputado em participar desta iniciativa que é de grande importância para os trabalhadores, que precisam de todos os esclarecimentos sobre um projeto que altera benefícios que foram conquistados com muita luta”, esclareceu Valter Cezar.

Além de tratar do seminário sobre a terceirização o vereador Honorato tratou de outros temas com o deputado federal como segurança pública e meio ambiente. Agendas e eventos envolvendo os dois temas já estão em andamento para serem realizadas em São Luís.

“Estamos trabalhando em projetos que vão levar aos nossos bairros esclarecimentos sobre questões referentes ao meio ambiente que podem contar com a ajuda da população na sua preservação. Também estamos trabalhando firmemente em levar a muitas ações de combate à violência contra crianças, jovens e mulheres. Fico feliz em contar com o apoio do deputado nestas inciativas, que terão reflexo positivo na nossa cidade”, ressaltou Honorato Fernandes.

1 comentário »

Denúncia na Segurança

3comentários

SousaNetoO deputado estadual Sousa Neto (PTN) denunciou na sessão desta quarta-feira (27) que policiais lotados no interior do Maranhão estão vindo fazer o policiamento em São Luís sem receber diárias e sem conhecer a realidade da capital.

“Como faço parte da comissão de segurança da Assembleia, tenho recebido inúmeras denúncias sobre isso. São policiais que estão sendo convocados no interior para fazer o policiamento e que chegam aqui em pânico, dizendo que estão sendo trazidos para São Luís para morrer, porque não sabem andar na cidade e não conhecem os bairros”, denunciou o parlamentar.

Durante o discurso, Sousa Neto questionou a ação da secretaria de segurança pública  “Esses policiais estão desguarnecendo a segurança dos municípios, que já está precária, para vir fazer o policiamento na capital e sem nenhum treinamento para isso”, enfatizou.

O deputado ainda explicou que a ação do governo implica em sérios riscos para a segurança dos próprios policiais “Imaginem, senhores, colocar uma viatura no Barramar com policiais vindo do interior, que não conhecem a realidade de São Luís? Ai eles recebem a ocorrência no bairro do Calhau e sem saberem para onde vão. É a falsa sensação de segurança que o governador quer passar para ludibriar a população e que nós não aceitaremos. O secretário de segurança precisa se explicar e eu cobrarei isso”, concluiu.

Foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

3 comentários »

Nair vence na UFMA

2comentários

NairPortelaA candidata Nair Portela Silva Coutinho será a primeira mulher escolhida como reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ela venceu a consulta prévia realizada nessa quarta-feira (27) com 51.65% dos votos. Para  vice-reitor, o escolhido foi Fernando Carvalho Silva que obteve 57,21% dos votos.

Os dados ainda são parciais. Ainda faltam ser apurados os votos em nove municípios onde funcionam o Proeb – Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica, mas que não modificarão o resultado final.

Nair Portela e Fernando Carvalho Silva assumem os cargos de reitora e vice em dois meses.

Resutado parcial:

Nair Portela 51,64%
Antônio Gonçalves 33,61%
Antônio Oliveira 9,31%
Sofiani Labidi 3,54%

2 comentários »

Reforma Política

2comentários

CamaradosDeputadosA Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.

O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.

A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.

Leia mais

2 comentários »

Ordem urbana

3comentários

ocupacao

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), realizou a desocupação de uma área de preservação ambiental (mangue) ao longo da Avenida Ferreira Gullar na manhã desta quarta-feira (27). A ação cumpre determinação do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o diretor da Blitz Urbana, Rubemar Marques, o objetivo da ação foi garantir a preservação ambiental. Na oportunidade, foram retirados três casebres. Ainda de acordo com o diretor, a Blitz já esteve no local outras vezes para coibir a invasão dessa área.

“Não é a primeira vez que nossa equipe está aqui para atender a determinação do MPF e impedir a ocupação dessa área de mangue que pertence a União e hoje encontramos aqui novas famílias e não as mesmas retiradas anteriormente. Essas famílias são conscientes que não há autorização por parte de qualquer ente – seja ele federal, estadual ou municipal – para ocupação desse local”, disse Rubemar.

Desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, a Semurh desenvolve ações em prol da manutenção de preservação das áreas públicas e das áreas de preservação ambiental.

Foto: A. Baêta

3 comentários »