Presos são considerados foragidos após Páscoa

0comentário

pedrinhasOs 47 apenados beneficiados com a saída temporária da Páscoa e que não retornaram às unidades prisionais de origem dentro do prazo estabelecido (até as 18h da segunda-feira, 21) já são considerados foragidos.

Desses, 40 cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, sendo  32 da Penitenciária, 0 do Centro de Detenção Provisória e 4 da Penitenciária São Luís 2. Além desses, figuram entre os que não retornaram 3 apenados da UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) do Olho D’Água e mais 2 da UPR do Monte Castelo. Outros dois apenados do CCPJ (Centro de Custódia de Presos de Justiça) do Anil integram a relação. A saída temporária da Pascoa contemplou 230 presos.

Segundo a titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, juíza Ana Maria Almeida Vieira, as providências para a expedição  do mandado de prisão dos presos já estão sendo tomadas.

Lei de Execuções Penais – Autorizada através de portaria conjunta assinada pelas juízas Ana Maria Almeida Vieira e Sara Fernanda Gama, respectivamente titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais, a saída temporária da Páscoa teve início no último dia 15. O prazo para o retorno dos beneficiados se esgotou às 18h do dia 21.

O benefício da saída temporária tem base na Lei de Execuções Penais (artigos 122 a 125). De acordo com a LEP, “a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a Administração Penitenciária e cumpridos os seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

sem comentário »

Contusões atormentam Flávio Araújo

0comentário

flavioaraujoO Sampaio viajou indefinido para Juazeiro do Norte, onde enfrenta o Icasa-CE, nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio Romeirão pelo Campeonato Brasileiro Série B. O Tricolor tentará a reabilitação após a derrota na estreia para o Paraná, por 2 a 0, no Castelão, em São Luís.

O técnico do Sampaio ganhou mais uma dor de cabeça com a contusão do lateral-direito Casemiro. Com uma lesão na coxa, o jogador sequer viajou com a delegação para o Ceará. O substituto será Paulo Ricardo.

Os problemas de contusão estão atormentando a vida do treinador. Só pode haver algo errado porque tantos jogadores machucados ao mesmo tempo só complica a escalação do time como foi na estreia.

Anotem aí os contundidos: Paulo Sérgio, Toti, Vinícius Cazão, Mimica, Luís Otávio, Dudu, Júnior Chicão, Willian Simões e agora Casemiro.

O técnico Flávio Araújo tem dúvida na defesa e poderá optar pela escalação com três zagueiros. Nesta hipótese, Jadson entraria na lateral-esquerda e Alex permaneceria no time. Se optar por Jadson na zaga, o lateral-esquerdo sera Gelvane. Hipótese mais provável uma vez que o Sampaio reforça a marcação com a entrada de mais um volante, no caso Willian Correa.

A novidade no time será a estreia do atacante Valdir. O “atacante problema” Edgar foi barrado por ter faltado a um treinamento durante a semana e sequer viajou.

O time do Sampaio deverá ser o seguinte: Rodrigo Ramos; Paulo Ricardo, Edimar, Alex (Gelvane) e Jadson; Jonas, Uillian Corrêa, Arlindo Maracanã e Eloir; Waldir e David Batista.

Todos os detalhes de Icasa e Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

sem comentário »

“Jogo foi zerado”, diz Arnaldo Melo

2comentários

arnaldomelo

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) se disse bastante motivado após a recepção ao pré-candidato Lobão Filho (PMDB) , ontem no seu retorno a São Luís.

“Quem quer vencer na política tem que ter esse desejo e mostrar motivação para que possa convencer o eleitor e isto ficou bem claro durante o pronunciamento feito pelo senador Lobão Filho, ontem, na Assembleia”, afirmou em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, no Ponto Final, na Rádio Mirante AM.

Para Arnaldo Melo, o jogo foi zerado com a entrada de Lobão Filho na disputa.  Para ele, a eleição ainda não está definida.

“Eu acho que o jogo foi zerado. Eu acho que não tem nada definido. Como é que eu posso imaginar que já está definida uma eleição onde nós temos o apoio da presidente Dilma Rousseff. O apoio da maior liderançaa politica deste país que é o presidente Lula… Temos o maior número de deputados federais, o maior número de deputados estaduais, o maior número de prefeitos, então omo é que nós podemos considerar uma eleição definida? Eu conheço o Maranhão e o que vinha vendo era muita gente de braços cruzados esperando uma definição”.

O deputado Arnaldo Melo também se disse convicto de uma possível vitória na eleição para o Senado, caso venha a ser escolhido candidato pelo PMDB.

“Eu não tenho dúvida que se eu for escolhido o nome do meu grupo como candidato a senador eu venço esta eleição”, finalizou.

Foto: Flora Dolores/ O Estado

2 comentários »

“Ninguem vence eleição de véspera”, diz Roseana

2comentários

roseanasarney

A governadora Roseana Sarney (PMDB) mostrou empolgação, ontem, ao discursar no auditório da Assembleia Legislativa, durante o ato de lançamento da pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado.

Após saudar todos os partidos que devem compor a chapa do peemedebista, Roseana se disse disposta a “vestir a camisa” do colega de partido e participar da campanha eleitoral – depois de decidir concluir seu mandato, a governadora não disputará nenhum cargo eletivo.

“Estou aqui para vestir a camisa do nosso time e preparar-me para vestir a camisa do nosso senador Lobão Filho, que vai ser o futuro governador do Maranhão com o apoio de todos vocês”, disse.

Para ela, Lobão Filho deu ao grupo novas chances no cenário eleitoral, que, para a oposição, já estava vencida, como alardeavam os adversários políticos no estado.

“A eleição é a expressão maior da cidadania. Ninguém, ninguém mesmo, vence eleição de véspera, como andam dizendo por aí. Isso não existe. É preciso trabalhar, é preciso dialogar, é preciso convencer e é preciso, acima de tudo, confiar. E vocês sabem em quem confiar. Porque quando vocês votam em alguém que diz que é o novo e quem vem para cá, como vocês têm exemplo, faz o quê? Nada pelo Maranhão. Vocês já tiveram experiências e mais experiências”, completou a governadora.

Foto: Biaman Prado

O Estado

2 comentários »

Imagens do dia

2comentários

lobaofilho

Lobão Filho (PMDB) lança a sua pré-campanha ao Governo do Maranhão. Foto: Flora Dolores

flaviodino

Flávio Dino (PCdoB) apresenta plano de governo durante entrevista coletiva. Foto: Divulgação

 

2 comentários »

As críticas fazem parte do jogo

4comentários

arlindomaracana“Não sou muito ligado em ficar olhando notícia, mas a gente fica sabendo e fica meio assim… Quando você ganha é o melhor e quando perde é o pior. Você ouve gente dizendo que já estou velho e cansado e, nos números, o jogador que mais correu fui eu. Infelizmente, tentando forçar as jogadas errei alguns passes. Quando eu achar que as pernas não aguentam mais a gente encerra. Quem está no dia a dia sabe que nos treinos quem sempre puxa a fila sou eu”.

O desabafo é do capitão Arlindo Maracanã, alvo de críticas de torcedores e da imprensa após a derrota do Sampaio por 2 a 0, para o Paraná, na estreia da Série B.

É que todo mundo só gosta mesmo de receber elogios.

Na verdade, Arlindo Maracanã tem certa razão. Não é ele o único dos jogadores importantes do Sampaio que não anda rendendo bem nesta temporada. Vários jogadores, por motivos técnicos ou médicos já não repetem as duas últimas excelentes temporadas.

Mas diria ao Arlindo Maracanã que esse é o papel da imprensa e do torcedor. O que não pode é acabar em xingamentos ou violência.

A crítica é necessária e serve para que assim com Arlindo Maracanã, outros jogadores do Sampaio voltem a render aquilo que sabemos que são capazes.

Arlindo sabe que não precisa provar mais nada a ninguém, mas também precisa entender que ainda tem gás e futebol para fazer a torcida do Sampaio sorrir muito mais.

Vejo que as cobranças são apenas no sentido de provocar no bom sentido os jogadores do Sampaio.

E não tenho dúvida de que logo responderão com muita bola dentro de campo.

Foto: De Jesus/O Estado

4 comentários »

Arnaldo Melo destaca atuação do PMDB

0comentário

pmdb

“Este dia representa um momento histórico para o grupo político ao qual pertencemos e, porque não dizer, para as eleições deste ano no Maranhão”, disse nesta quarta-feira (24), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, ao participar do encontro do PMDB, com a presença do pré-candidato a governador do Maranhão, senador Lobão Filho, da governadora Roseana Sarney,  ministro Edison Lobão (Minas e Energia), senador João Alberto de Souza, deputados federais, estaduais, secretários de Estado, prefeitos, vereadores e diversas lideranças.

Pré-candidato à vaga de senador pelo PMDB, o deputado Arnaldo Melo também destacou a atuação do seu partido e a representatividade em todo o estado, com um quadro composto por uma governadora, dois senadores, 48 prefeitos, 332 vereadores, quatro deputados federais e sete deputados estaduais, ostentando a condição de ser o maior partido do estado.

“Aqui temos lideranças que vieram trazer a força dos seus apoios e que vieram alimentar suas esperanças e disposição de luta para os embates que empreenderemos na disputa eleitoral que se aproxima”, disse Arnaldo Melo.

Ainda em sua fala, Arnaldo Melo ressaltou que a presença de Lobão Filho na Assembleia Legislativa, agregando e unindo lideranças, instala cenários novos e animadores no ambiente político e partidário. Ele convidou todos a  arregimentarem forças e a combater o melhor combate, vislumbrando a perspectiva de vitória.

Sobre a candidatura a governo do Estado, Arnaldo afirmou que a Assembleia está pronta para escrever a nova história do Maranhão, com vez e voz, em harmonia, e sob a liderança do senador Lobão Filho e as esperanças que dela emanam.

“Pré-candidatura essa que, com absoluta certeza, será aclamada em nossa convenção partidária no mês de junho e, a partir de então, candidato oficial, nossa voz e presença, ao lado de todos os aliados, se espalhará por todos os rincões do Maranhão”, disse.

Arnaldo também conclamou os prefeitos para estarem juntos irmanados na luta pelo novo Pacto Federativo que torne mais equilibrada a distribuição de renda nacional entre os municípios brasileiros e possa estancar a sistemática desoneração da economia, fortalecendo o municipalismo.

Ele finalizou conclamando os dirigentes e correligionários do PMDB e os partidos que integrarão a coligação a estarem juntos com os olhos focados no presente e no futuro, rumo a mais uma vitória. “Estou pronto e à disposição do nosso grupo político”, enfatizou.

sem comentário »

Mutirão de hérnia em Matões do Norte

0comentário

matoesdonorteA Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 7hs, o primeiro mutirão de cirurgia de hérnia na Unidade Avançada do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) no município de Matões do Norte. Vinte pacientes da região serão submetidos aos procedimentos. Mutirões como este foram realizados ano passado nos hospitais regionais de Grajaú, Coroatá, Peritoró, Barreirinhas e Alto Alegre do Maranhão.

O diretor do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), Luis Alfredo Guterres, disse que a iniciativa está conseguindo reduzir o tempo de espera por esse tipo de cirurgia de hérnias inguinais, umbilicais ou epigástricas. “Após a triagem dos pacientes, médicos do Hospital Geral e da Unidade Avançada de Matões do Norte, além de todos os colaboradores dos centros cirúrgicos dessas unidades, se empenham em realizar os procedimentos”, completou.

Além dos pacientes de Matões do Norte, os procedimentos vão beneficiar moradores dos municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

Hérnia é o diagnóstico mais comum entre as alterações degenerativas da coluna lombar. É também a principal causa de cirurgia de coluna na população adulta. Este ano foi realizada a Jornada Nordestina de Hérnia, que atendeu 12 pessoas. “Este foi um encontro que reuniu renomados cirurgiões para que pudéssemos trocar experiências e melhorar ainda mais os atendimentos aos nossos pacientes”, justificou Luis Alfredo.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

“Eu sou a verdadeira mudança”, diz Lobão Filho

9comentários

lobaofilhoPara quem ainda tinha dúvida se o senador Lobão Filho seria de fato o pré-candidato do PMDB ao Governo do Maranhão, a chegada dele à São Luís dirimiu qualquer dúvida dos descrentes e empolgou aqueles que ainda estavam reticentes com a candidatura do peemedebista. Lobão Filho desembarcou no Aeroporto Hugo da Cunha Machado e logo na recepção deu provas que terá a unidade de seu grupo político em torno de sua candidatura e apoio da classe política do Maranhão.

O pré-candidato do PMDB foi recepcionado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e correligionários políticos de todo o Estado. Lobão Filho seguiu para Assembleia Legislativa em companhia de senadores, deputados estaduais e federais, além do ministro de Minas e Energia Edison Lobão e já era esperado no parlamento maranhense pela governadora Roseana Sarney (PMDB).

Lobão Filho garantiu que apesar de uma caminhada mais fácil para uma eleição ao Senado, aceitou o desafio de governar o Maranhão. O senador salientou que a gestão que pretende implantar no Maranhão é que será de fato a mudança que a população espera.

“O sentimento de mudança e de renovação é no Brasil todo e quero dizer a vocês com tranquilidade que eu sou realmente e verdadeiramente essa mudança, nós vamos quebrar um paradigma administrativo, vamos encarar o Governo do Maranhão de uma forma empreendedora, empresarial e conseguir metas e resultados dentro de nossa administração. Essa é uma característica minha e acho que represento uma mudança na gestão pública, algo parecido com o que aconteceu no Ceará”, afirmou.

Blog do Jorge Aragão

9 comentários »

Famem elabora pauta para Marcha em Brasília

0comentário

gilcutrimPrefeitos e prefeitas de todas as regiões do Maranhão estarão reunidos, nesta quinta-feira (24), elaborando uma pauta de reivindicações e diretrizes que serão levadas à Brasília para serem discutidas com representantes do Governo Federal e demais gestores públicos do Brasil. Este ano, a Marcha tem como tema “A Crise nos Municípios e a Conjuntura Eleitoral”.

O encontro, que acontece a partir das 9h no Hotel Premier, localizado no bairro Ponta D´Areia, em São Luís, trata-se de reunião preparatória, organizada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), para a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília, movimento municipalista que acontece no período de 12 a 15 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Confederação Nacional dos Municípios (www.cnm.org.br) ou através do link disponível no site da Famem (www.famem.org.br). Nos dois sites também já está disponível a programação da Marcha 2014.

“Ano passado, levamos à Brasília uma caravana formada por mais de 50 prefeitos e prefeitas, além de vereadores e lideranças políticas e comunitárias dos municípios. Conversamos diretamente com representantes do Governo da presidente Dilma e realizamos reuniões extremamente proveitosas com nossas bancadas. A Marcha dos Prefeitos e Prefeituras é um momento único, através do qual, gestores de todo o Brasil podem unir forças e, desta forma, cobrar, de maneira muito mais eficiente, as ações necessárias”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar).

Gil Cutrim explicou que a versão 2014 da Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil tem um grande diferencial, uma vez que estamos em um ano eleitoral e os gestores públicos, durante o evento municipalista, terão a oportunidade de participar de encontro com políticos que deverão disputar o cargo de Presidente da República.

sem comentário »