Feira do Livro

0comentário

FeiradoLivro

A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), realizou nesta sexta-feira (31) a abertura da 8ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), a maior festa literária do Maranhão. Neste sábado (1º), o evento terá como convidados os escritores Maurício de Souza e Marina Colassanti, que ministrarão palestra, respectivamente, às 16h e às 19h30, no auditório Mundinha Araújo, na Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês. A FeliS integra a política cultural da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) de valorização da literatura maranhense e de incentivo à leitura.

O mais famoso e premiado autor brasileiro em quadrinhos, Maurício de Sousa terá como tema da palestra “O mundo mágico dos quadrinhos”. Criador da Turma da Mônica e de vários outros personagens, o escritor conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais. Entre os destaques está o Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras alcançado em 1999 e o Troféu Yellow Kid, conhecido como o Oscar dos Quadrinhos Mundiais, na Itália em 1971.

Entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Maurício de Sousa chegam a cerca de 50 países. O autor já alcançou a marca de um bilhão de revistas publicadas. Os materiais produzidos incluem desde os quadrinhos aos livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.

Outra presença de grande relevância para o segundo dia da programação da 8ª FeliS é a escritora Marina Colassanti que discorrerá sobre o tema do evento: “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. Marcada para às 19h30, a palestra também será ministrada no auditório Mundinha Araújo, no Convento das Mercês.

Escritora e jornalista ítalo-brasileira, Marina Colassanti estudou Belas Artes e trabalhou como jornalista e tradutora de importantes textos da literatura italiana. Como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu livro de contos “Uma ideia toda azul” recebeu o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, ela recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “Passageira em trânsito”.

As atividades da oitava edição da FeliS serão realizadas na região do Desterro, com um total de nove núcleos com programações diversificadas como seminários, palestras, oficinas, entre outras atividades. O principal núcleo das atividades será o Convento das Mercês, onde além da comercialização de livros, serão realizados shows acústicos, bate-papos, lançamentos de livros, exibição de filmes infantis e outras ações.

A realização da 8ª Feira do Livro pela Prefeitura de São Luís tem como correalizador do evento o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA); e apoio da Vale, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Fundação da Memória Republicana Brasileira e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Foto: Lauro Vasconcelos

sem comentário »

Jogos decisivos

0comentário

Jogosdosabado

Cinco jogos fecham a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, neste sábado. O principal confronto é entre Ponte Preta e Sampaio, às 15h20, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Se vencer, a Ponte Preta assume a liderança da competição com 64 pontos e encaminha o acesso à Série A. O Sampaio precisa desesperadamente da vitória para também alimentar o sonho do acesso.

Outro jogo importante é o confronto entre Santa Cruz e América-RN, às 16h20, na Arena Pernambuco. Se vencer o Santa assume a 4ª colocação que hoje é do Atlético-GO que bateu o Vila por 3 a 1, ontem à noite.

Correndo por fora, o Ceará espera vencer o Boa Esporte fora de casa para voltar ao G4, mas além de vencer terá que torcer por um tropeço do Santa diante do América.

sem comentário »

Novos equipamentos

1comentário

Socorrao

Seguindo a política estabelecida pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) para reestruturação da rede municipal de saúde, a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), entregou na manhã desta sexta-feira (31) três novos ventiladores mecânicos para controle e monitoramento respiratório no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I.

“Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios e vão ampliar as chances de recuperação dos pacientes. Também iremos ampliar a capacidade de atendimento do Socorrão I com a reforma que estamos executando”, informou o prefeito Edivaldo.

A secretária de Saúde, Helena Duailibe, destacou que além da aquisição dos equipamentos, os profissionais da Semus receberam treinamento ministrado por um especialista da empresa fabricante dos novos ventiladores mecânicos. “Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas participaram da capacitação e terão condições de operar os mecanismos para acessar informações, como o histórico e desempenho respiratório do paciente nas últimas 48 horas”, explicou a secretária.

Os novos ventiladores também possuem baterias com capacidade de armazenamento para até três horas de autonomia sem energia elétrica. Segundo os servidores que trabalham no Socorrão I, o equipamento representa um avanço significativo para a unidade hospitalar. “Este aparelho deverá facilitar a nossa rotina no Socorrão I e proporcionará a nós, servidores e prestadores de serviços aos cidadãos, condições ainda melhores de trabalho”, destacou a fisioterapeuta Emanuelle Lima.

Fotos: Thiago Bastos

1 comentário »

Atleta na Escola

0comentário

atletanaescola

A Prefeitura de São Luís concluiu nesta quinta-feira (30) a etapa escolar do programa Atleta na Escola. O programa, de iniciativa do governo federal, é executado por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o objetivo de estimular o engajamento dos adolescentes e jovens nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, democratizando o acesso ao esporte e identificando futuros talentos na área.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da prática esportiva na escola, estimulada pelo prefeito Edivaldo. “O esporte é um dos caminhos para a promoção de uma educação com mais qualidade. Além de ser uma forma de exercício da cidadania por parte dos nossos estudantes, a prática desenvolve noções de competição saudável, espírito de equipe, melhora a coordenação motora e a disciplina”, ressaltou o titular da pasta.

Segundo o secretário, o Município está trabalhando para aumentar a adesão das escolas ao programa. Em 2015, mais de 80 unidades de ensino deverão participar das atividades. Nas últimas semanas, foram desenvolvidas nas escolas da rede municipal as modalidades de vôlei e atletismo. Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Olinda Desterro, na Vila Vicente Fialho, os estudantes participaram de um torneio de vôlei. Já na U.E.B. João de Souza Guimarães, na Divinéia, houve torneio de vôlei e de atletismo.

A gestora da U.E.B. Olinda Desterro, Eliane Mendonça, elencou os benefícios do programa para os educandos. “Independente de encontrarmos ou não futuros atletas profissionais nesta escola, o programa já nos trouxe vários benefícios: promoveu a integração entre os estudantes e desenvolveu neles a auto-estima. Toda a escola se desenvolveu”, destacou.

Foto: Paula Rodrigues

sem comentário »

Esclarecimento do MP

0comentário

BomJardim

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Bom Jardim, manifestou-se a respeito da notícia sobre a falta de estrutura e merenda nas escolas do município veiculada, na manhã desta sexta-feira (31) no Bom Dia Brasil, da Rede Globo de televisão. 

De acordo com a promotora de justiça da comarca, Karina Freitas Chaves, a atuação do MPMA relacionada à situação da educação pública em Bom Jardim têm sido constante. “Temos acompanhado de perto a situação e já ajuizamos três Ações Civis Públicas contra o município”, afirmou.

No último dia 23 de outubro, a promotora ajuizou Ação Civil Pública contra a prefeita Lidiane Leite da Silva, por ato de improbidade administrativa devido ao descumprimento de decisão judicial. A sentença descumprida refere-se à ACP movida pelo MPMA em 8 de abril de 2014. Naquela ação, a promotora requereu, em pedido liminar, a urgência na regularização do fornecimento de merenda escolar, o qual tem prejudicado o calendário de aulas no município.

No entanto, apesar da justiça ter concedido decisão favorável ao Ministério Público, a prefeitura descumpriu a ordem judicial para que fossem adotadas todas as medidas necessárias para a entrega, nas escolas da rede municipal, da totalidade de alimentos referente a um mês de aula (20 dias), durante todo o período letivo.

A promotora de justiça explica que ao descumprir decisão judicial, a prefeita incorre na conduta tipificada no artigo 11, inciso II da Lei 8.429/92, o qual estabelece que “constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições…”

Além das ações citadas, a Promotoria de Justiça de Bom Jardim já tinha ajuizado, em julho 2013, Ação Civil Pública questionando a oferta irregular de ensino e o não cumprimento do calendário escolar devido à falta de professores, de transporte e de merenda escolar.

Além das ações movidas contra a administração municipal, a Promotoria de Justiça tem articulado, desde o mês de agosto, audiências públicas mensais na cidade, nas quais são debatidos os problemas relacionados à educação. No mês de novembro, a audiência pública ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 7.

Foto: Reprodução TV Globo

sem comentário »

Vacinação em Ribamar

0comentário

Vacinacao

A Prefeitura de São José de Ribamar inicia neste sábado (1º) a segunda etapa da campanha municipal de vacinação anti-rábica para cães e gatos. Durante todo o dia, das 8h às 17h, doses da vacina estarão sendo oferecidas gratuitamente em todas as unidades públicas de saúde e em postos volantes instalados em várias regiões do município.

A partir da próxima segunda-feira (3), as doses da vacina estarão disponíveis somente nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordedura, arranhadura e lambedura.

A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.

A raiva é uma doença fatal ao ser humano. É importante que a população ribamarense saiba que deve evitar deixar seu animal solto nas ruas e que, em caso de mordida de cachorro ou gato, procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo, onde será avaliado, orientado, e de acordo com o caso, vacinado ou não.

sem comentário »

Gestão e Planejamento

7comentários

FelipeCamarao

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou nesta sexta-feira (31), o nome do procurador federal, Felipe Camarão para a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento.

Com formação em Direito e especialista em Gestão Pública, ele assume a pasta responsável pela gestão de pessoal, patrimônio e previdência. É a Segep que coordena também a Escola de Governo. Felipe Camarão assumirá a Secretaria com a missão de valorizar os servidores públicos – ativos e inativos, além de aprimorar os serviços de estado destinados especificamente aos servidores, especialmente saúde.

Atualmente na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o procurador Felipe Camarão chegou a ser anunciado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, mas não chegou a assumir o cargo. Foi diretor do Procon-MA na gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Felipe Camarão é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professor. É mestre em Direito e especialista em Gestão Pública. Entre os cargos que já ocupou, estão a direção do Procon-MA por duas vezes, chefe da Procuradoria Federal do Maranhão e também da Procuradoria do INSS. Atualmente, é sub-procurador-chefe da UFMA, função que ocupa há três anos.

7 comentários »

Péssimo exemplo

5comentários

BomJardim

Sempre pergunto como seriam as administrações de prefeitos em cidades no interior do Maranhão se não tivessem as verbas federais por exemplo para educação e saúde.

Pois bem, mesmo com o envio de verbas do Fundeb, o Maranhão voltou a ser notícia negativa hoje no Bom Dia Brasil, na TV Globo.

O repórter Alex Barbosa esteve em Bom Jardim e mostrou que as aulas das crianças estão terminando mais cedo devido à falta de merenda escolar. A situação foi denunciada por um telespectador.

A explicação da Prefeitura não apontou qualquer solução a essa vergonha nacional.

A prefeitura de Bom Jardim disse que não tem dinheiro para fornecer a merenda. E não falou nada sobre essa falta de banheiro.

Quem deve fiscalizar isso?

Veja a reportagem completa aqui

5 comentários »

Sampaio terá mudanças

12comentários

eloir

Após a semana de turbulência provocada pela goleada que não estava nos planos, o Sampaio já está em Campinas (SP) para a partida deste sábado às 15h20 (horário local) contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. No primeiro jogo em São Luís, o Sampaio vencia por 3 a 2, mas cedeu o empate nos acréscimos.

Com 47 pontos, o Sampaio ocupa a 10ª posição e ainda sonha com o acesso à Série A, mas para isso precisa vencer os seis próximos adversários a começar pela Ponte. Já o time paulista que tem 61 pontos ocupa a segunda posição e se vencer se aproximará ainda mais do acesso.

O técnico Vinícius Saldanha fez várias alterações na equipe depois do “vexame” em Goiânia e decidiu optar por um esquema de jogo com três zagueiros com Edimar imporvisado na lateral-direita. O meia Eloir está de volta ao time.

O time que enfrenta a Ponte terá Rodrigo Ramos, Edimar, Mimica, Luís Otávio e Gilton. Jonas, Uilian Corrêa, Eloir e Hiltinho. Cleitinho e Willian Paulista.

A cobertura completa para Ponte Preta e Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

12 comentários »

Desmonte de uma fraude

7comentários

JoseSarneyvota

O senador José Sarney foi alcançado ontem por um documento da TV Amapá, repetidora da Rede Globo e membro da Rede Amazônica de Televisão. O motivo da declaração da empresa foi um vídeo que circula na Internet desde o início da semana. A empresa deixa claro: “Declaro para todos os fins que não é autêntico o vídeo atribuído a esta emissora.

Trata-se, na verdade, de uma montagem fraudulenta”. O que a TV Amapá esclarecia ao próprio Sarney diz respeito a um vídeo espalhado como vírus pela rede mundial de computadores. Nele, tentam fazer parecer que o senador votara em Aécio Neves (PSDB) nas eleições de domingo, o que é absolutamente mentiroso.

Sarney não só votou na presidente Dilma (PT) como vibrou com a sua vitória no Maranhão, a maior votação proporcional do país, com quase 80% dos votos. E no Amapá também a petista teve expressiva votação.

O vídeo manipulado baseou-se em imagens feitas pelos profissionais da emissora amapaense, destacados para cobrir, de forma jornalística, o voto do ex-presidente, como das demais autoridades que exerceram seu direito de voto no estado. A fraude contra Sarney, além de covarde, mostrou-se criminosa, típica do clima de campanha que se instalou no Maranhão nas eleições, criticado pelo próprio Sarney.

E teve o objetivo de indispor o senador com a presidente, o que não logrou êxito diante do agradecimento da própria Dilma pela votação alcançada no estado. A fraude agora é desmontada oficialmente, com a declaração da emissora amapaense.

Coluna Estado Maior/O Estado

7 comentários »