PT definirá escolha do vice

0comentário

vicePT

O PT está afunilando a cada dia a escolha do nome que representará o partido na chapa de Lobão Filho como candidato a vice-governador.

No páreo, para valer, estão hoje os ex-secretários Jose Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Jose Costa (Ciência e Tecnologia) e o deputado estadual José Carlos.

Todas as avaliações feitas por líderes petistas dizem que um dos três será o candidato a vice.

Nos bastidores partidários andou-se especulando que o PT estaria trabalhando também com outros cenários.

O primeiro seria abrir mão da vaga de vice e indicar o candidato ao Senado. O outro seria abrir da vice e da senatória para assegurar a eleição de três deputados federais do partido.

Os líderes petistas não confirmam, mas também não negam enfaticamente tal especulação.

Coluna EstadoMaior/ O Estado

sem comentário »

Sem motivo para desespero

0comentário

sampaio1É necessário calma, tranquilidade e frieza.

Foi apenas o primeiro jogo e não vejo motivo algum para tanta preocupação.

E muito menos motivo para tanta reclamação por parte dos torcedores que até chegaram a hostilizar o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, no setor de cadeiras, por conta da derrota em casa por 2 a 0 para o Paraná.

Além disso, a maiora dos jogos terminou empatado nesta primeira rodada, até o Vasco perdeu pontos em casa. Apenas América-RN, Ceará e Paraná venceram.

Que o Sampaio está sem padrão de jogo e que não sabe mais o que fazer com a bola todo mundo já sabe, inclusive o técnico Flávio Araújo, mas é necessário passar confiança e tranquilidade ao grupo.

Toda estreia é mesmo difícil, ainda mais para o Sampaio que após quatro meses na temporada ainda não conseguiu montar um time. E os jogadores que vem da base de 2012 já não estão rendendo um bom futebol.

O Sampaio tem sim bons jogadores, mas não tem um bom elenco ainda. Está buscando jogadores no mercado para que possa ter uma equipe em condições de fazer uma boa campanha na Série B.

Mas é necessário que o seu presidente deixe as paixões de lado. O que o sampaio ainda quer com uma meia dúzia de jogadores que não estão à altura de uma competição como é a Série B?

Imagino a situação do Flávio araújo ao olhar para o banco e ter que lançar jogadores que não vão mudar nada?

Tenho dito que a Série B é uma competição longa e difícil e que só chega com sucesso até o fim as equipes que possuem um elenco forte e com opções para mudar o quadro jogo a jogo.

O torcedor precisa ter tranquilidade. A competição só começou ontem e ainda bem que os problemas começaram logo no primeiro jogo. Assim é mais fácil corrigí-los e evitar que as coisas fiquem pior mais adiante.

Acredito na recuperação e no sucesso do Sampaio nesta Série B. Basta apenas corrigir os erros que todos nós já sabemos muito bem.

Foto: Biné Morais/O Estado

sem comentário »

Trabalhando na Páscoa

0comentário

joaquimhaickelPor Joaquim Haickel

Muitas coisas importantes ainda estão por acontecer nestes cinco meses que antecedem a eleição de outubro próximo. Gostaria de comentar hoje sobre três delas. Coisas como uma importante e necessária reforma política que deve ser implementada logo. É lógico que isso deve acontecer em comum acordo com a governadora, com o candidato a governador e principalmente com os políticos.

Nesse ponto é necessário dizer que não adianta falarmos agora dos erros cometidos até aqui, eles são importantes principalmente para que nos lembremos que não podemos repeti-los e que devemos remediá-los de forma eficiente, eficaz e efetiva.

É in-dis-pen-sá-vel que a governadora Roseana deseje fazer isso. Que ela se disponha a realizar ações que possam aproximar o governo dos partidos e estes da população. É indispensável que os políticos entendam que eles são importantes, mas que eles não podem acarretar dificuldades neste momento, devem ser a solução, na melhor concepção da palavra.

Nesse intuito, partidos que não tiverem guarida na chapa de Dino podem ser guinados ao governo.

Imagine a decepção do PDT se não indicar o vice? Ou do PSDB? Como fica a Eliziane se não figurar na composição? Até mesmo partidos da nossa base precisam se sentir mais motivados.

Motivação é o que parece ter mudado nesse quadro atual. Há um clima de entusiasmo que pode e deve contagiar a todos que pretendem fazer uma renovação verdadeira em nosso grupo e em nosso Estado.

É nessa hora que o governo pode ampliar a base de apoio ao seus candidatos majoritários.

Ações como estas podem ser realizadas desde logo nas seguintes secretarias, principalmente por algumas delas estarem sendo ocupadas interinamente: Educação, Cidades, Infraestrutura, Segurança, Assuntos Políticos, Gestão e Previdência, Trabalho, Assuntos Estratégicos, Programas Especiais, Representação Institucional, Juventude, e Políticas Públicas.

Outra importante ação que deverá ser realizada é a formação da chapa majoritária. Existem pelo menos três cenários que devem ser analisados e considerados.

Cenário 1. Governador: do PMDB (Lobão Filho); vice: do PT (Zé Carlos, Helena, Monteiro ou ?); senador: do PMDB (Luís Fernando, Gastão ou Arnaldo); primeiro suplente: do PMDB (João Abreu); segundo suplente: do PMDB ou do PTB (?).

Esse é o cenário que está previsto inicialmente, mas que pode ser mudado, principalmente porque o PT vislumbra a possibilidade de trocar o cargo de vice pelo de primeiro suplente de senador, como veremos no exemplo abaixo.

Cenário 2. Governador: do PMDB (Lobão Filho); vice: do PMDB (João Abreu); senador: do PMDB (Luís Fernando, Gastão ou Arnaldo Melo); primeiro suplente: do PT (Zé Carlos, Helena, Monteiro ou ?); segundo suplente: do PMDB ou do PTB (?).

Nessa opção o PT, caso efetive-se a troca da vice pela primeira suplência de senador, poderá acabar tendo um senador a mais no Congresso. Se o candidato ao Senado for alguém que possa ser guinado a uma secretaria de estado ou a um ministério, o caminho fica livre para a realização desse intento.

Cenário 3. Governador: do PMDB (Lobão Filho); vice: do PDT, do PPS ou do PSDB (?); senador: do PMDB (Luís Fernando, Gastão ou Arnaldo); primeiro suplente: do PT (Zé Carlos, Helena, Monteiro ou ?); segundo suplente: do PDT ou do PPS, ou do PSDB (?).

Nessa hipótese se sacrificaria mais uma vez o excelente quadro João Abreu, em nome de uma melhor possibilidade de vitória. Infelizmente, mas é do jogo!

No caso de um acordo com o PPS de Eliziane, pode ser feito um acordo que envolva também a eleição de prefeito de São Luís em 2016, já que ela precisa de apoio e nós precisamos de um bom candidato.

Aquilo que parece pequeno ou pouco importante acaba se notabilizando como as melhores soluções. Só precisa ser cogitado e conversado. A conversa é a base de toda boa decisão, seja na política ou em qualquer outro setor da vida.

Boas coligações podem viabilizar as candidaturas de deputados federais e estaduais, fazendo com que estes se sintam mais à vontade de coligar-se a um grupo onde suas chances de eleição sejam maiores, logo este é um outro bom atrativo.

Vejamos algumas das possíveis coligações para deputado federal:

Governo 1: PMDB / PV / PRB / PTB / PRP / PEN / PSD/ ??? (6);

Governo 2: PT / PSL / PR / PSC / PDT ou PPS ou PSDB / ??? (5);

Governo 3: PT do B / PTN / PRTB / PMN / PHS / DEM / PSDC / ??? (2);

Oposição 1: PC do B / PSB / PP / SD / PTC / PROS / ??? (5);

Oposição 2: PSOL / PCB / PSTU / ??? (0);

Não vou fazer nenhuma análise sobre as possíveis coligações para deputado estadual, pois elas carecem de estudos muito pontuais e minuciosos que podem ser decisivos nestas opções.

Já disse várias vezes que os ensinamentos do grande filósofo do futebol Neném Prancha são maravilhosamente bem aproveitáveis na política: quem pede, recebe, quem se desloca tem preferência. Significa dizer que quem não pede não recebe, quem não conversa não amplia seus apoios. Quem não se movimenta, não é visto e quem não é visto não é lembrado.

sem comentário »

Lobão lança pré-candidatura na próxima semana

2comentários

lobaofilhoO senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), desembarca no início da tarde desta quarta-feira em São Luís, após recuperar-se de duas cirurgias, para iniciar de fato a corrida ao Palácio dos Leões nas eleições de outubro.

Ele deve ser recebido pela cúpula estadual do PMDB e por lideranças do grupo governista. Logo após o seu desembarque, Lobão cumprirá agenda com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores de vários municípios, além de deputados federais e estaduais e líderes de partidos, na Assembleia Legislativa, em evento articulado pela própria legenda.

Este será o primeiro ato político no Maranhão do pré-candidato após ter assumido a condição de representante do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) na eleição majoritária que se aproxima.

Antes disso, o peemedebista foi recebido no Instituto Lula em São Paulo pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oportunidade em que teve assegurado o apoio do PT para a sua candidatura. Na ocasião, ele estava acompanhado do ministro de Minas e Energia, e seu pai, Edison Lobão (PMDB).

O pré-candidato afirmou que aguarda com expectativa o seu desembarque na capital. Entusiasmado com as primeiras movimentações políticas em torno de seu nome, ele assegura estar pronto para a eleição, em que terá como principal adversário o comunista Flávio Dino (PCdoB), que na semana passada aderiu à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República.

“Logo após o meu desembarque, seguirei para a Assembleia Legislativa, onde ocorrerá um grande ato cívico de nosso grupo. Ouvirei lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e correligionários sobre a perspectiva que cada um tem em torno desta candidatura. O ato também servirá para mostrar a unidade de nosso grupo político, que sem dúvida alguma chega forte para esta eleição”, disse.

O Estado

2 comentários »

Presente de Bárbara

0comentário

barbaraPresente melhor a vereadora Bárbara Soeiro não poderia receber no dia em que complete seus 50 anos.

Nasceu hoje, às 7 da manhã, a pequena Yasmim filha de João Otávio e Thâmara e a primeira neta de Bárbara e Albino Soeiro.

“Eu não acreditei quando o medico disse que a minha neta nasceria hoje, no dia do meu aniversário. Essa data sempre foi muito especial para mim e agora tenho essa alegria em dobro”.

“Quero agradecer ao meu Deus pelo dom da vida. Por me conceder a permanência de estar ao lado de pessoas que me amam. Hoje, completando 50 anos, não poderia ter recebido presente melhor, a chegada da minha primeira neta, Yasmim, linda, uma princesa. Momento emocionante!”, afirmou.

Parabéns a todos!!!!

sem comentário »

Morre o narrador Luciano do Valle

2comentários

lucianodovaleO narrador esportivo Luciano do Valle, morreu na tarde deste sábado, em Uberlândia, aos 70 anos, após passar mal durante um vôo.

Luciano viajava de São Paulo para Uberlândia, onde faria neste domingo, a transmissão neste domingo, da partida entre Atlético-MG x Corinthians, no Parque do Sabiá para a TV Bandeirantes, onde trabalhava.

Ele chegou a ser atendido, ainda no aeroporto pelo Corpo de Bombeiros e levado a um hospital, onde acabou morrendo.

Durante o vôo Luciano comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que assim que o avião chegasse que chamasse um medico, contou o jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza que viajava no mesmo vôo.

2 comentários »

Marcação de consultas será pelo call center

0comentário

helenaduailibeA partir de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estará implantado um novo modelo para marcação de consultas e exames na rede municipal que vai otimizar o atendimento. A Semus contará com um Call Center, que permitirá ao usuário do sistema marcar seu exame de qualquer local da cidade.

Também será modificado o sistema de distribuição das senhas na Central de Marcação: a entrega das senhas passará a ser feita apenas no turno vespertino com o retorno para o dia seguinte. Para consultas e exames de alta complexidade, os horários serão diferenciados com agendamento apenas no período da tarde, contribuindo para a redução de filas.

“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior todo o sistema da Saúde está sendo reestudado para que possamos alcançar os avanços tão esperados por nossa população. Nós temos sido incansáveis em buscar melhorias”, frisou a titular da Semus, Helena Duailibe.

Seguindo a linha da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adotou um novo modelo de trabalho para a reestruturação de toda a rede de atendimento na área da saúde. No Hospital Municipal Clementino Moura – o Socorrão II – uma série de medidas foi iniciada, como parcerias institucionais, mutirões de cirurgias ortopédicas e criação de leitos de retaguarda em outras unidades de saúde, reduzindo a demanda de espera por atendimento em até 80%.

socorraoIIAs ações também estão sendo implantadas em outras unidades de urgência e emergência como no Hospital da Criança, que além das intervenções e apoio com leitos de retaguarda, será contemplado com a construção de um centro cirúrgico. No Hospital Municipal Djalma Marques – o Socorrão I – ações similares para garantir o aperfeiçoamento do atendimento serão realizadas a partir de maio. Além da melhoria no sistema de triagem, o hospital contará com mutirões na área da Neurocirurgia.

O modelo de mutirões é uma experiência já consolidada com sucesso no Socorrão II beneficiando o setor de ortopedia. Cerca de 40 cirurgias chegam a ser realizadas mensalmente através do convênio com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Em fevereiro foram realizadas 168 transferências e em março 197. Dessa forma, houve melhora significativa do atendimento e não existem mais pacientes ortopédicos nos corredores do Socorrão II.

A Prefeitura também está realizando investimentos em outras unidades de saúde do município, o que ampliará o número de vagas e auxiliará nos leitos de retaguarda. A Unidade Mista do Coroadinho foi reaberta. Agora, conta com 26 leitos e funciona como emergência 24 horas. Também passam por mudanças estruturais a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, São Bernardo e em breve o Hospital da Mulher irá dar apoio ao sistema com a criação de leitos de alta complexidade e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro das equipes está sendo reestruturado e novos equipamentos cirúrgicos estão sendo adquiridos.

Ainda passarão por intervenções o Centro de Especialidades Médicas do Filipinho e o posto de saúde do Bairro de Fátima. O Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro) será transformado em unidade de referência para tratamento de doentes renais, hipertensos e diabéticos. Até o final de maio, serão inaugurados o Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém) e o Centro de Saúde Alexandra Tavares (Residencial Alexandra Tavares).

sem comentário »

Frota pede apoio ao torcedor

11comentários

O presidente Sérgio Frota divulgou um esclarecimento hoje cedo, na rede social, após a derrota por 2 a 0, para o Paraná Clube, na abertura do Campeonato Brasileiro Série B.

O dirigente fez um desabafo e pediu apoio do torcedor. “Seu apoio é fundamental, continue acreditando e sabendo que só conto com você nessa árdua caminhada, em que muitos torcem pelo nosso fracasso”.

Segundo o dirigente, com o orçamento que tem hoje, o Sampaio vai brigar para permanecer na Série B. “O torcedor tem que saber que pelo orçamento que tem hoje o Sampaio vai brigar para permanecer onde está; falta apoio do poder público e nossos 2 patrocinadores rendem R$ 41.000,00 o que significa 8% da despesa com pessoal”, afirmou.

sergiofrota

 

11 comentários »

Esclarecimento aos leitores

3comentários

Na última quinta-feira postei aqui no blog uma nota do jornalista Cláudio Humberto sobre uma “pesquisa interna” do PMDB que apresentava o pré-candidato Lobão Filho (PMDB) colado no pré-candidato Flávio Dino (PCdoB).

Três minutos após postagem, recebi uma ligação do presidente do estadual do PCdoB, Márcio Jerry dizendo que a postagem se tratava de divulgação de pesquisa sem registro no TRE e, portanto feria a legislação eleitoral.

Fui em busca de orientação jurídica e as opiniões eram dividas, inclusive lembrando que em 2012, o PCdoB chegou a divulgar números de uma pesquisa interna e por este motivo havia sido alvo de ação do PMDB. Na época, o TSE julgou que o PCdoB não havia cometido nenhuma ilegalidade. Mas houve mudanças na Legislação Eleitoral e elas são novas para todos nós.

Veja a nota que publiquei:

colunaclaudiohumberto

Diante da dúvida, ontem tomei a decisão de deletar do blog o texto da coluna do Cláudio Humberto. Ao tomar a decisão liguei para o presidente do PCdoB, Márcio Jerry que adiantou sobre o reparo que o colunista Cláudio Humberto faria hoje em sua coluna. Desde o início, achava que, se havia algo errado, o jornalista Claúdio Humberto deveria fazer o reparo. A mim, restaria a obrigação e o dever com a verdade de publicar o devido esclarecimento.

Inicialmente, após divulgar a coluna fui duramente acusado por blogs e profissionais ligados ao PCdoB de cometer um crime e estar a serviço do que eles chamam de “Oligarquia”. Não publiquei a nota a pedido de quem quer que seja. Foi decisão minha apenas.

Após a decisão de deletar a matéria, os mesmos blogs e profissionais ligados ao PCdoB continuaram a me atacar como se fosse um adversário deles. Fiquei sem entender porque tanto ódio e perseguição.

Fiquei tão perplexo com a repercussão que, agora sim, decidi republicar a matéria, pois entendo ser descabida a postura daqueles que defendem a liberdade de expressão apenas quando ela lhe é favorável.

A opinião contrária, a discordância dos leitores é aceitavel. O ódio e a perseguição, não.

E por isso, não me farão silenciar sob hipótese alguma. Caberá à Justiça dizer se cometi ou não um crime.

Fica esse esclarecimento aos leitores.

Veja o que Cláudio Humberto escreve hoje:

retificacao

3 comentários »

Candidatura sob risco

6comentários

ze_reinaldo_e_robertoGanha contornos bem nítidos o fosso que já há algum tempo vem separando o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), de Flávio Dino (PCdoB). O primeiro é pré-candidato a senador na chapa do segundo, que é pré-candidato a governador.

Desde que se lançou candidato a senador, Roberto Rocha cobrou uma declaração de apoio de Flávio Dino a sua candidatura. Mas por razões que só agora estão começando a ser desenhadas, Dino não fez a tal declaração, deixando Rocha mergulhado na angústia de não saber se será mesmo o candidato a senador na chapa do comunista.

Nos bastidores da oposição, é corrente que Dino não nutre simpatia alguma pelo projeto senatorial de Rocha. E que tal posição conta com o aval do ex-governador JR Tavares, que não quer ser candidato a senador, mas não perdoa Roberto Rocha de ter se candidatado em 2010. Dentro do PSB, enquanto Rocha tenta se viabilizar candidato, Tavares age em sentido contrário.

No acerto da aliança de Dino com o tucano Aécio Neves contra a presidente Dilma Rousseff, o comunista ofereceu a vaga de vice ou de candidato ao Senado, cometendo dupla traição, já que a vaga de vice estava prometida ao PDT – que chegou a escolher nome – e a vaga de candidato a senador ao PSB.

Dino teria oferecido a vaga de candidato ao Senado ao ex-prefeito João Castelo, preterindo assim o vice-prefeito de São Luís. Roberto Rocha amarga a situação mergulhado numa angústia silenciosa. A começar pelo fato de que não encontra no grupo ao qual está ligado ninguém que compre sua briga.

Até o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) se mantém em silêncio sobre o assunto, contribuindo para o surgimento de rumores segundo os quais o projeto senatorial do vice-prefeito pode acabar no arquivo. Vale aguardar.

Coluna Estado Maior/ O Estado

6 comentários »