Comitê de Edilázio

0comentário

EdilazioJrO líder do Bloco Parlamentar Democrático, na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edilázio Júnior (PV), inaugura hoje, às 19h, em grande festa política o seu comitê central de campanha.

O espaço fica situado na Avenida Colares Moreira, no Renascença, nas proximidades da CopyMaster.

Para a inauguração, são aguardados lideranças políticas e comunitárias da capital, líderes sindicais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e o senador Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente Maranhão”.

Edilázio iniciou a sua caminhada em busca da reeleição na semana passada, ao realizar um comício na cidade de Vitorino Freire e participar de ato político em Pastos Bons.

Ele é deputado de primeiro mandato e busca a reeleição para o Legislativo Estadual.

sem comentário »

Campanha de Dilma

0comentário

CampanhaDilmaAliados da presidente Dilma Rousseff (PT) participaram no fim de semana de mais uma reunião para definir ações da campanha da petista à reeleição no estado. Os correligionários da presidente destacaram a importância da sua reeleição como parte da afirmação do projeto democrático do PT e contra a candidatura do PSDB.

Novamente o encontro ocorreu sem a participação de enviados do PCdoB, partido aliado dos tucanos no Maranhão. O candidato comunista ao governo, Flávio Dino, tem como candidato a vice em sua chapa o deputado federal tucano Carlos Brandão, indicado pelo candidato a presidente Aécio Neves (PSDB-MG). Mesmo assim, alguns petistas fazem vista grossa à posição dos aliados cotnrária a Dilma.

Segundo a coordenadora-geral da campanha de Dilma no Maranhão, Berenice Gomes (PT), o objetivo da plenária foi convocar todos os movimentos sociais e sindicais para a mobilização em torno do projeto nacional.

“Esta é uma campanha de Mobilização das pessoas que acreditam no Brasil, pois temos clareza dos dois projetos que estão em disputas: o do desenvolvimento e da soberania e o do retrocesso, da privatização e o arrocho salarial. Por isso, conclamamos todos a construir a campanha da Dilma”, ressaltou Berenice Gomes.

A plenaria contou com a presença de representantes de duas centrais sindicais (Cut e Nova Central dos Trabalhadores), de dirigentes e da militância do PT, de movimentos de mulheres, juventude, LGBT, comunidades de terreiro, gestores estaduais e federais e formadores de opinião.

O Estado

sem comentário »

Copa Nordeste

1comentário

copanordesteNada mudou ontem na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na reunião marcada para discutir dentre outros assuntos a Copa Nordeste, na sede da entidade, no Rio de Janeiro e que contou com a participação de dirigentes de Sampaio e Moto.

Segundo o conselheiro Roberto Fernandes que representou o Moto, a CBF apenas reproduziu o que tem sido dito pela empresa detentora dos direitos esportivos da competição que os recursos são insuficientes para bancar os representantes do Maranhão e Piauí, no caso Moto e Piauí.

O Sampaio e o Ríver terão as despesas custeadas, enquanto os segundos representantes do Maranhão e Piauí terão que bancar as suas despesas e dos adversários em jogos realizados em São Luís e Teresina.

Segundo a CBF, apenas a partir da segunda fase é que, o Moto ou o Piauí que confirmaram a participação na competição há duas semanas terão as despesas pagas pelos patrocinadores da competição.

Vamos aguardar agora o posicionamento da Federação Maranhense de Futebol (FMF) que há duas semanas confirmou a participação do Moto.

De concreto apenas a confirmação dos 20 participantes da competição. O sorteio dos grupos será realizado em setembro, numa solenidade, em Recife.

Pernambuco – Sport, Náutico e Salgueiro
Bahia – Bahia, Vitória e Serrano
Alagoas – Coruripe e CRB
Ceará – Ceará e Fortaleza
Maranhão – Sampaio e Moto
Paraíba – Botafogo e Campinense
Piauí – River e Piauí
Rio Grande do Norte – América e Globo
Sergipe – Confiança e Socorrense

A Copa Nordeste 2015 deverá ter na primeira fase 5 grupos de 4 times, passando às quartas de final os líderes e os três melhores segundos colocados. Depois, mata-mata até ser conhecido o campeão.

1 comentário »

Prefeitos com Lobão

1comentário

lobaofilhoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) no Comitê Central da Coligação “Pra Frente, Maranhão”, em São Luís, manifestações de apoio dos prefeitos Vagtônio Brandão (Buritirana), Cícero Moraes (Estreito), Jairo Madeira (João Lisboa), Marcelo Farias (Arame), do ex-prefeito de Arame Nonato Farias, do presidente da Câmara de Vereadores de João Lisboa, Francimar Carvalho, e do secretário de Cultura, Roberto Carlos.

Ao agradecer as declarações de voto, Lobão Filho disse que, a cada dia, está mais confiante na vitória em 5 de outubro.

“A coligação cresce com apoio de lideranças políticas e comunitárias em todo Estado. Além disso, por todos os municípios que visitamos, temos recebido o carinho, a energia da nossa população. Estamos confiantes na vitória e vamos fazer um governo democrático e municipalista em busca do firme propósito de transformar o Maranhão em um estado de oportunidades para todos”, enfatizou o candidato peemedebista.

Os prefeitos disseram que apoiam e votam em Lobão Filho porque ele representa a verdadeira mudança que o Maranhão quer e precisa. “Ele é um empresário bem sucedido, um político que já demonstrou trabalho pelo Maranhão e que fará um governo municipalista, que vai ouvir os gestores municipais e, conseqüentemente, implantar um plano de governo que viabilize aos municípios infraestuttura e atração de negócios para a geração de emprego e renda para a nossa população”.

1 comentário »

Aposta de Gastão

0comentário

GastaoO deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, defende a implantação de Centros de Excelência e a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em todo o Estado. “Somente com a educação, qualificação e profissionalização de nossos jovens vamos tornar o Maranhão no estado que queremos: de oportunidades para todos”, disse.

Vieira, que foi secretário-executivo do Projeto Grande Carajás, secretário de Estado de Planejamento no governo Edison Lobão e secretário estadual de Educação no governo de Roseana Sarney, disse que somente com o senador Lobão Filho esse “sonho de assegurar educação de qualidade sem a necessidade dos jovens se deslocaram para a capital vai ser possível”, afirmou ao defender que “somente com educação é possível tirar os jovens do mundo das drogas”.

Gastão ieira, que também foi ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff, disse ainda que é preciso democratizar e profissionalizar a gestão escolar. “Temos compromisso com a educação. Quando fui secretário de Educação nenhum professor ou diretor foi transferindo por interferência política”, lembrou.

Eleito deputado estadual em 1986, seu primeiro mandato, Vieira se sente com a força e a vontade de um jovem na corrida em busca da vaga de senador. “Passei a vida inteira me preparando para esse momento. São cinco mandatos de deputado federal e dois mandatos de deputado estadual, sempre com a convicção que a política é arte da transformação”, ressaltou.

O candidato ao Senado peemedebista disse também que o político tem que prometer e cumprir. “Faço parte de um grupo político realizador. Temos um histórico de lutas e conquistas pelo povo do Maranhão e vamos avançar ainda muito com o nosso trabalho. Nunca desisti de nada na minha vida. Vamos com fé e esperança transformar o Maranhão”.

sem comentário »

Quadras comunitárias

1comentário

SedelA comunidade do bairro do Barreto e adjacências têm agora mais duas opções de lazer. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) entregou, no fim de semana, duas quadras comunitárias para os moradores de bairros próximos ao Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. As quadras, uma poliesportiva e outra de areia, já receberam suas primeiras competições.

Os torneios de inauguração das quadras ocorreram no sábado (26) e reuniram aproximadamente 100 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Os meninos que participaram das competições de futsal e beach soccer são moradores do Barreto, Vila Palmeira, Jordoa, Ivar Saldanha, bairros próximos ao Complexo Esportivo.

A iniciativa da Sedel visa à construção de quadras comunitárias em diversos bairros da capital para atender os moradores de cada localidade. “É um projeto muito importante levar praças esportivas aos bairros da capital. A população necessita de áreas de lazer e a Sedel tenta sempre disponibilizar. Essas quadras comunitárias atenderão crianças, jovens e adultos, que poderão participar de escolinhas e torneios ao longo do ano”, comentou o secretário Joaquim Haickel.

Sedel1As crianças que participaram das atividades de inauguração das quadras estavam empolgadas com os novos espaços de lazer construídos pela Sedel e ansiosas para participar dos torneios de futsal e beach soccer. Quando a bola rolou, um clima descontraído e de muita animação tomou conta da criançada, que vibrava a cada gol.

“Essas novas quadras representam um trabalho bom. Aqui a gente precisa de áreas de esporte. Quanto mais quadras, melhor porque o esporte traz coisas boas para a comunidade. É um meio de a gente trabalhar com as crianças e os pais delas”, disse Jorge Alberto Silva Santos, presidente do Departamento de Esporte do Barreto.

Ao final dos torneios, as crianças receberam medalhas e troféus de participação. As novas quadras do Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz foram construídas próximas ao Estádio Castelão.

Fotos: Divulgação/Sedel

1 comentário »

Lobão e o empreendedorismo

3comentários

lobaofilhoO Programa de Aceleração do Maranhão – PAM, carro-chefe do plano de governo de Lobão Filho (PMDB), abrange áreas de grande relevância como saúde, educação e segurança. Entre as 18 áreas inicialmente propostas, recebe destaque o PAM do Empreendedorismo. Empresário bem sucedido e reconhecido nacionalmente, Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do estado.

O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos. O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa a auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.

O segundo programa, “Incubadora de Ideias”, foi elaborado para estimular e capacitar os novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas – iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.

Já o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios e facilidades que uma pessoa jurídica tem. “Vamos verdadeiramente construir um grande Maranhão de oportunidades para todos, um Maranhão empreendedor”, assegurou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Sobre o PAM, que tem como metas ainda, elevar o IDH e redistribuir a riqueza do estado, Lobão Filho acredita que “ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”.

Foto: Biaman Prado

3 comentários »

Joaquim Haickel é premiado

0comentário

banner_18festivaldecinema

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2014”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais. Comemorando a décima oitava edição, o AVANCA 2014 contou com mais participantes e atribuiu prémios a filmes e autores de 17 países.

“O Último Inverno” do realizador iraniano Salem Salavati arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio Melhor Atriz que distinguiu AsiyehMoradizar. Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Não-conformidade” de Igor Parfenov (Ucrânia) e “A Busca” de Luciano Moura (Brasil). Este último filme foi também distinguido com o Prémio Melhor Ator, atribuído a Wagner Moura.

A curta-metragem “O imortalizador”, de Marios Piperides (Chipre), ganhou o Prémio Curta-Metragem e Prémio Estreia Mundial. O Prémio Animação distinguiu o filme russo “Tons de Cinzento” de Alexandra Averyanova. O Prémio Vídeo distinguiu o filme mexicano “Ar” de RominaQuiroz. O Prémio da Melhor Fotografia distinguiu Amir Alivaisi do filme iraquiano “Preto & Branco” de JalalSaepanah.

O Júri, presidido pelo investigador e escritor António Abreu Freire, foi constituído pelos cineastas YevgeniPashkevich (Letónia), Tommaso Valente (Itália), Margarita Hernandez (Cuba / Brasil), o investigador Jason Dee (Reino Unido) e Lyudmila Bila (Ucrânia).

Entre as categorias mais esperadas deste ano, esteve a “Competição Avanca”. Reunindo uma selecção de obras produzidas na região, foram distinguidas a longa-metragem “Pecado Fatal” de Luís Diogo, a curta-metragem “Balança” de Rui Falcão, o documentário “A Pedra e a Palavra” de Joaquim Haickel e a animação “Foi o fio” de Patrício Figueiredo.

O Júri deste prémio foi presidido pelo produtor Paulo Trancoso e constituído pelo cineasta Bernardo Cabral e pelos programadoras Ayoub El Anjari El Baghdadi (Marrocos), GamzeKonca (Turquia), Rosângela Rocha dos Santos (Brasil) e Flávia Vargas (França / Brasil). Este júri atribuiu ainda uma menção especial a “Mamãs de papelão” de Nuno Cristino Ribeiro.

Um outro júri constituído pelos professores Leonel Rosa e Manuel Freire, pelo poeta António Souto, pelo pintor Acácio Rodrigues, pela investigadora Ana Cristina Pereira e pelos cineastas Henrique Vaz Duarte, Manuel Matos Barbosa, Manuel Paula Dias e Rui Nunes, atribuiu os prémios televisão.

O documentário “Shado’man” do holandês Boris Gerrets recebeu o Prémio Televisão. O Júri atribui ainda Menções especiais aos filmes “Sangre de Dragón” de Nacho Luna (Espanha) e “Trazosenlacumbre” de Carlos Molina (Venezuela).

Leia mais

sem comentário »

Teimosia e burrice

27comentários

pierreA teimosia e a burrice da diretoria do Moto pode custar caro para o time no Campeonato Brasileiro Série D.

Ontem, durante o desastroso empate com o Interporto ficou evidente que o Moto tem problema grave na marcação. Com os jogadores que o Moto possui, desde o Campeonato Maranhense ficou evidente a importância de um volante com a qualidade de Pierre.

Mas, desde o término do Maranhense, por questões de vaidade, dirigentes do Moto teimam em não querer o jogador que caiu como uma luva no clube. Tudo porque Pierre teria reclamado o pagamento de premiação, tudo muito normal no futebol.

Dirigentes do Moto, dominados pela vaidade se sentiram ofendidos pela tal cobrança de Pierre. Tudo frescura de quem não tem dinheiro para bancar um time melhor e mais caro e traz qualquer um jogador para cá.

O que diriam os dirigentes do Moto se os jogadores entrassem em campo com uma faixa cobrando salários atrasados como fizeram ontem os jogadores do Botafogo?

O torcedor do Moto precisa ficar atento e cobrar a diretoria para que deixe as “frescuras” de lado e que tragam o jogador que o time precisa de volta. Pode até ser que o Moto não chegue a lugar nenhum com Pierre, mas indiscutivelmente ele é o jogador que o Mto precisa e que o treinador que no time, mas os dirigentes não querem.

Para finalizar vale lembrar que Pierre está pronto para voltar na hora que o Moto quiser.

27 comentários »

Paes 2015

0comentário

Estão abertas a partir de hoje (28) as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema, o Paes. Os candidatos terão até o dia 22 de agosto para realizar a inscrição no endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído integralmente ou estar cursando o 3º ano do ensino médio em 2014.

Nesta edição, a Uema oferece 3.489 vagas. Os candidatos devem acessar o endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br, optar por um dos sistemas de vagas (universal ou especial), preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários.

A primeira etapa do Paes acontece no dia 16 de novembro (com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio). A segunda etapa será dia 14 dezembro (16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual). Ambas serão realizadas no horário das 13h às 18h, com duração de 5 horas.

Além de São Luís, as provas serão aplicadas em mais 21 municípios: Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

sem comentário »