Denúncia contra Humberto

0comentário

HumbertoCoutinho

O Tribunal de Justiça acatou denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito de Caxias e atual presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT).

O pedetista é acusado de ter cometido irregularidades na execução de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado em 2007.

Caxias recebeu R$ 400 mil para aquisição de equipamentos para o Hospital Materno Sinhá Castelo, mas segundo o MP, esses recursos não foram gastos em sua destinação legal.

A denúncia contra Humberto Coutinho foi apresentada inicialmente à Justiça de primeiro grau, porque à época ele era prefeito, e depois remetida ao TJ, pois ele passou a ter foro privilegiado ao ser eleito deputado estadual.

Em sua defesa, Coutinho alegou que seu único ato foi subscrever o convênio, como representante legal do município, e que a aplicação e o destino dos recursos não tiveram qualquer participação sua.

O ex-prefeito argumentou ainda que o responsável pela execução integral dos recursos recebidos foi o então secretário municipal de Saúde, Domingos Vinícius de Araújo.

Estado Maior/ O Estado

sem comentário »

Alerta importante

0comentário

DepAndreFufuca

sem comentário »

Jogo da reabilitação

6comentários

Sampaio1

O Sampaio enfrenta o Atlético-GO, hoje, às 16h30, no Serra Dourada pelo Campeonato Brasileiro Série B. O Sampaio é o sexto colocado com 25 pontos. O Atlético-GO é o décimo sétimo com 15 pontos.

Na rodada de terça-feira, o Sampaio foi derrotado pelo Oeste, no interior de São Paulo por 1 a 0. Em casa, o Atlético-GO bateu o CRB pelo mesmo placar.

Uma vitória hoje poderá deixar o Sampaio no G4. O mesmo acontece com o Atlético-GO que se vencer pode deixar a zona de degola.

Para o duelo com o Atlético-GO, o Sampaio terá três modificações. O goleiro Ruan perdeu a condiçãoo de titular para Rodrigo. Na zaga Plínio cumpre suspensão e será substituído por Luiz Otávio e no ataque Pimentinha retorna ao time.

O técnico Léo Condé escalou o Sampaio com a seguinte formação: Rodrigo, Daniel Damião, Luíz Otávio, Edvâneo e Renan Oliveira (Raí); Léo Salino, Diones, Válber e Nádson; Pimentinha e Douglas.

A cobertura completa para Atlético-GO e Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: De Jesus/ O Estado

6 comentários »

E no Maranhão Flávio Dino?

12comentários

FlavioDino

Pelo visto o governador Flávio Dino (PcdoB) vai continuar em silêncio sobre a proposta de Pacto pelo Maranhão proposto pelo deputado federal e ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Pela segunda vez nesta semana, Flávio Dino utilizou o tweeter para defender um “amplo” entendimento da classe política do país para enfrentar o momento difícil que atravessamos. “A luta política não exclui a possibilidade de que, em momentos de grave crise, haja entendimentos amplos”, escreveu.

Por outro lado, aqui no Maranhão, o governador age como se o seu mentor político não tivesse feito nenhuma proposta. Aliás, por duas vezes José Reinaldo Tavares defendeu um Pacto pelo Maranhão com todas as forças políticas.

Mas Flávio Dino não pratica aquilo que escreve e não deu uma palavra até agora sobre o Pacto pelo Maranhão e pelo que parece vai deixar José Reinaldo Falando sozinho.

Apenas o subordinado Márcio Jerry mandou recados pelo twitter e se mostrou contrário à proposta de José Reinaldo Tavares.

Mas vamos esperar o posicionamento de Flávio Dino da mesma forma em que ele aparece preocupado com a situação nacional ou do contrário demonstrará que realmente não quer nenhum Pacto pelo Maranhão.

12 comentários »

Olhar na Liberdade

5comentários

quadrajapao

Escolhida como a região para dar início às atividades do Projeto Fala São Luís, o bairro da Liberdade tem sido alvo de algumas das principais ações do vereador Honorato Fernandes (PT).

Desde o lançamento do projeto, em março deste ano, a comunidade já pôde testemunhar as seguintes ações: pavimentação asfaltica de algumas vias da região; reforma da quadra do Japão; melhoria da iluminação pública e autorização da cobertura da quadra do Japão – através de demanda do vereador Honorato Fernandes, o prefeito Edivaldo Holanda vai destinar emenda do deputado federal Weverton Rocha para a cobertura da quadra. Mais uma vitória da comunidade através do Fala São Luís, com apoio do Governo Federal.

“A reforma da quadra do Japão foi uma demanda da comunidade e através do Fala São Luís, conseguimos realizar esta reforma. Agora a quadra receberá a cobertura, através de parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Estou feliz em realizarmos este desejo dos moradores do local”, destacou.

O vereador Honorato também tem pleiteado junto à prefeitura a execução de políticas de desenvolvimento da cultura local. O objetivo do vereador é inserir o bairro no roteiro turístico e cultural da cidade de São Luís.

No mês de julho, os moradores da Liberdade puderam participar da ação social promovida pela Prefeitura de São Luís. A ação social foi uma conquista dos moradores da comunidade, após algumas solicitações feita a prefeitura, por meio do mandato do

“É uma alegria poder constatar os desdobramentos das articulações feitas por meio do Projeto Fala São Luís. Desde março nós vínhamos solicitando junto ao prefeito Edivaldo Holanda a presença mais efetiva da Prefeitura, na área de prestação de serviços sociais e infraestrutura”, disse Honorato.

5 comentários »

Recuperação de crédito

2comentários

GilCutrim

A Prefeitura de São José de Ribamar está oferecendo até 100% de desconto nos juros e multas no pagamento dos tributos atrasados (dentre eles IPTU e ISS, por exemplo) e taxas diversas, como alvará sanitário; alvará de táxi; e alvará de construção.

O incentivo faz parte do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (PREFIS) versão 2015 e vai beneficiar todos os contribuintes (pessoa física e pessoa jurídica) em atraso. O programa foi implantado em 2011 e oferece ao contribuinte novos prazos e, principalmente, descontos significativos no pagamento dos tributos exigidos em Lei.

O contribuinte que pagar à vista o seu tributo atrasado até o dia 31 do próximo mês terá excluído 100% dos acréscimos de juros e multas. Já o contribuinte que efetuar o pagamento no período compreendido entre 01 de setembro a 30 de outubro terá excluído 80% dos juros e multas.

O pagamento efetuado no período compreendido entre 1º de novembro a 31 de dezembro terá desconto de 50% dos juros e multas. Para o pagamento em até 6 parcelas mensais e sucessivas, os juros e multas terão 40% de desconto. Já o pagamento de 7 a 12 parcelas mensais, o desconto será de 30%. O pagamento dividido entre 13 a 17 parcelas mensais, os juros e multas terão desconto de 20%.

É importante ressaltar que para ter acesso as vantagens oferecidas pelo programa o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na área do santuário religioso da sede do município. Outras informações também podem ser obtidas através do 3224 6825/24.

2 comentários »

Desmentido por Alckmin

3comentários

dilmaegovernadores

Inábil e ainda neófito no jogo político nacional, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) foi desautorizado por por pelo menos um colega ao tentar gerar um clima de comoção pró-Dilma, após reunião com a presidente, ontem.

Ao ser questionado por repórteres, Dino saiu-se com esta:

“Houve uma defesa clara e inequívoca da estabilidade institucional, da ordem democrática do Estado de direito e contra qualquer tipo de interrupção das regras constitucionais vigentes, portanto, a manutenção do mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff, que foi eleita para cumprir até o fim”.

Mas, segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), o tema sequer foi tratado na reunião com Dilma.

“Isso não foi dito pela presidente Dilma nem está em discussão. Em relação a isso, nós defendemos o quê? Investigação, investigação e investigação. Cumprir a Constituição. Isso não esteve na pauta”, garantiu Alckimin.

E tudo indica ser Alckimin o dono da razão neste caso.

Basta ver que a declaração de Dino, dada após a reunião, é praticamente a mesma externada em seu perfil no Twitter, e replicada no site do PCdoB, ontem às 8h47 – mais de oito horas antes da reunião.

O que Flávio Dino fez, portanto, foi expressar um desejo pessoal à imprensa, tentando aparecer em sua primeira incursão na política nacional.

O que põe em xeque sua ainda incipiente credibilidade nacional…

Foto: Divulgação/Ichiro Guerra

Blog de Marco D’ Eça

3 comentários »

Mais prestígio

7comentários

Jerryeflavio

O governador Flávio Dino deu mais uma mostra da confiança que possui no secretário de Articulação Política do Maranhão, Márcio Jerry. A Medida Provisória 208, editada em 23 de julho e republicada no dia seguinte por incorreção, atribui ainda mais força dentro do Governo para Jerry.

A MP, que será encaminhada para a Assembleia já na segunda-feira (3), tem como objetivo único regulamentar a estrutura administrativa do Estado do Maranhão e fortalecer, o já fortalecido, Márcio Jerry.

De acordo com artigo 1º da MP 208, a Secretaria Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas tem por finalidade coordenar, acompanhar e executar o monitoramento do sistema de metas administrativas dos órgãos e entes do Governo. Para cumprir a sua missão, Jerry fica autorizado a realizar reuniões diretamente com as equipes dos órgãos e entes administrativos, além de requisitar documentos e informações no âmbito

A própria MP, no seu artigo 4º, mesmo que indiretamente também fortalece Márcio Jerry. Nesse artigo a MP concede uma maior autonomia a Chefia de Gabinete do Governador, comandada pela esposa de Jerry, Lene Rodrigues.

A partir da MP, a Chefia de Gabinete do Governador passa a compor a estrutura organizacional do Poder Executivo, passando a integrar a Governadoria com autonomia administrativa, orçamentária e financeira, tendo por finalidade assistir direta e imediatamente o Governador do Estado no desempenho de suas atribuições, especialmente no que tange à promoção de eventos, cerimonial público, atividades administrativas e outras atribuições que lhe forem delegadas pelo Governador do Estado relacionadas à sua competência específica.

A força do amigo Jerry e a sua confiança perante ao governador Flávio Dino é algo inquestionável, mas à medida em que isso aumenta, obviamente alguém se enfraquece, nesse caso, mais uma vez, a Casa Civil, administrada pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares.

medidaprovisoria1

Blog de Jorge Aragão

7 comentários »

Imagem do abandono

2comentários

predio

Moradores de São Luís reclamam que prédios abandonados em vários bairros da cidade estão se transformando em esconderijo para usuários de drogas. Além disso, eles também reclamam que as construções também servem de abrigo para pessoas em situação de rua.

Um dos prédios era o antigo colégio estadual Lara Ribas, no bairro Santa Cruz. O local que antes funcionava como um centro de aprendizagem, hoje serve apenas como depósito de lixo e de entulho e deixou de ser frequentado por alunos para ser ocupado por usuários de drogas.

Mas não é só em bairros mais afastados que o problema ocorre. Um edifício abandonado no Turu, região de muito movimento em São Luís, tem tirado o sono de quem mora próximo dali. Segundo os vizinhos, os andares de cima têm sido ocupados por moradores de rua.

O mato tomou conta da estrutura e até mesmo no terceiro piso da construção é possível ver o surgimento de vegetação. A ação do tempo favorece o comprometimento do que seria um centro comercial.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse que o prédio escolar Lara Ribas foi cedido ao estado há 30 anos em regime de comodato e que a situação do prédio foi discutida em uma reunião há 15 dias, junto com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Secretaria de Educação de São Luís. Informou ainda que existe uma proposta de municipalização que está sendo avaliada.

Já sobre o outro prédio no bairro do Turu, a Blitz Urbana informou que uma equipe vai ao local para verificar a situação, identificar o proprietário e verificar se existe alguma irregularidade.

Nota de esclarecimento

Sobre o antigo prédio escolar Lara Ribas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que reuniu, há 15 dias, com a Superintendência Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  para discutir a situação do prédio que há cerca de 30 anos foi cedido ao Estado em regime de comodato.

Na oportunidade Seduc e Semed apresentaram ao Sesi a proposta de inclusão do prédio no processo de municipalização, com a cessão do espaço à Semed e a contrapartida do Município à entidade. A Seduc reitera que o Sesi se comprometeu em submeter a proposta aos conselhos regional e nacional da instituição. A Secretaria informa que está aguardando a análise da proposta por parte do Sesi.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, informa que enviará uma equipe nesta sexta-feira (31) ao local para verificar a situação do centro comercial, identificar o proprietário da construção e verificar se há alguma irregularidade.

Leia mais

2 comentários »

Edgar de saída

3comentários

edgar

Após aprontar mais uma vez, a diretoria do Sampaio parece que definitivamente cansou do atacante Edgar.

Edgar mais uma vez teria comparecido bêbado a um treinamento e por isso teria sido cortado da delegação para os jogos com o Oeste e Atlético-GO.

O presidente do clube, Sérgio Frota já decidiu que Edgar não continuará mais no Sampaio.

O atleta deverá ser emprestado para uma equipe da Série C: Fortaleza-CE, Botafogo-PB ou América-RN.

Caso Moisés

A Justiça do Trabalho determinou que o volante Moisés retorne ao Sampaio  no prazo de 48h.

O jogador abandonou o Sampaio após o jogo com o Paysandu alegando ter uma proposta do futebol japonês.

Em conversa com o presidente do clube, tomamos conhecimento que o valor que seria repassado ao Sampaio seria menor do que o que havia sido acordado quando da sua liberação.

Se descumprir a decisão da Justiça, Moisés terá que pagar multa diária de R$ 1 mil e o Linense (SP) clube de origem do jogador  multa de R$ 5 mil.

3 comentários »