Caravana de Lobão

0comentário

lobaofilho

O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem.

“A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho.

Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (1º), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (2), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.

No domingo (3), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.

sem comentário »

Visita a Timon

0comentário

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney esteve no município de Timon, na região dos Cocais, na manhã desta quarta-feira (30), onde vistoriou as obras de construção do Parque Empresarial no município, às margens da BR-316. Ela estava acompanhada dos secretários de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, e de Infraestrutura, José Raimundo, demais secretários estaduais, prefeito Luciano Leitoa, deputados, vereadores, entre outras lideranças.

“Já funciona aqui perto a fábrica de uma das maiores produtoras de cimento e a fábrica de uma das maiores cervejarias do mundo. Tenho certeza que também teremos, neste Parque Empresarial de Timon, gigantes que vão incrementar muito a economia do nosso estado”, afirmou a governadora.

O parque ocupará uma área de 990 mil m2 e agregará 68 lotes na primeira fase dos trabalhos. Os tratores trabalham sem parar e a obra vai gerar 300 empregos diretos, podendo alcançar 3.400 quando os empreendimentos já estiverem em operação, sendo que estas poderão induzir 17 mil empregas na região.

Durante a solenidade, o empresário José Alves do Nascimento, representando a indústria Ferronorte, uma das primeiras a compor o parque, entregou à governadora a carta-consulta para a dedução de impostos. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Timon, Arilson de Araújo, lembrou que o parque industrial representa um sonho antigo do empresariado local e de regiões próximas ao município.

“A governadora está cumprindo o seu compromisso para com os empresários e a população de Timon, que tanto sonhava com este parque empresarial e isto agora se torna realidade”, agradeceu Arilson de Araújo.

Maurício Macedo apresentou um vídeo autoexplicativo acerca Parque Empresarial de Timone, empreendimento que integra o projeto do governo de construção do futuro do Maranhão. “O Parque Empresarial de Timon é, sem dúvida, uma importante obra para o Maranhão e para o Brasil e certamente teremos uma demanda significativa de empresas interessadas em fazer parte deste grandioso empreendimento”, destacou Macedo.

Para 2014, está prevista a construção dos parques empresariais de Caxias e de Timon, Imperatriz e Pinheiro. Já numa segunda etapa, será a vez das cidades de Rosário, São José de Ribamar, Codó, Chapadinha, Capinzal do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Coroatá, Estreito e Alcântara. Estes se encontram em fase de estudos. O investimento é de mais de R$ 40 milhões, dentro do Programa Viva Maranhão.

Fotos: Antônio Martins

sem comentário »

Eleição na Famem

0comentário

gilcutrimO prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, será reeleito nesta quinta-feira (31) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2015/2016.

A eleição acontece durante todo o dia, no horário das 8h às 17h, na sede da entidade municipalista, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís.

A chapa única encabeçada por Gil Cutrim, cujo mandato atual (biênio 2013/2014) findará no dia 31 de dezembro, possui prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e das mais diversas colorações partidárias.

A reeleição garante a Gil Cutrim ingressar no seleto rol dos prefeitos/presidentes que comandaram a Federação, fundada em 1985 e que em 2015 completará 30 anos, por mais de um mandato – apenas Waldir Jorge Neto Filho (Lago da Pedra – 1989/1992) e Cleomar Tema (Tuntum – 2005/2008) foram reeleitos ao longo destas quase três décadas.

Além disso, Cutrim já ocupa a posição de primeiro prefeito da história política de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, eleito e reeleito para presidir a entidade que congrega os municípios maranhenses.

“Para mim é um orgulho muito grande poder gozar da confiança dos meus colegas prefeitos e prefeitas. A eleição, mais uma vez de consenso, mostra que estamos unidos visando continuar o trabalho em prol do municipalismo no Estado”, afirmou o presidente e candidato único a reeleição.

Ele avaliou que ao longo do seu primeiro mandato várias foram as conquistas obtidas, dentre elas o oferecimento, por parte da entidade, de novos serviços gratuitos (assessoria jurídica e criação de sites institucionais, por exemplo); realização do projeto pioneiro Município em Foco; aproximação das gestões municipais dos órgãos de controle externo; realização, com sucesso, de duas Marchas dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão em Brasília aproximação dos gestores de instituições que promovem o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades; promoção de seminários, congressos e capacitações; aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o Governo do Estado a doar para a Federação terreno onde será construída sua sede própria; dentre várias outras.

De acordo com Gil Cutrim, só existe Estado forte com Municípios fortes e por este motivo o objetivo é continuar trabalhando, de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas, visando contribuir com desenvolvimento do Maranhão e de suas cidades.

sem comentário »

Geração de empregos

1comentário

lobaoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, enfatiza que um dos grandes desafios do seu governo é promover desenvolvimento com geração de emprego aos milhares de brasileiros residentes no Estado.

Segundo, o senador tudo foi pensado e será colocado em prática para fortalecer a economia maranhense, bem como qualificar e aperfeiçoar a mão de obra local para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Para tanto, um dos focos do Programa de Aceleração do Maranhão (PAM) é “Desenvolvimento e Emprego”, que inclui entre os planos de ações, os programas acessórios “Pro-Agro”, “Gênesis”, “Planeta Maranhão”, “Ampliação da Infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão” e “Parceria Público-Privada (PPP)”.

O programa de PPP prevê atrações de investimentos em infraestrutura, logística, instalação, melhoria e ampliação dos polos industriais, nas zonas urbanas e rurais. “Os recursos estaduais são escassos, então, vamos buscar apoio do empresariado para adotarmos medidas ágeis, eficientes e eficazes para resolvermos os nossos problemas estruturantes. A nossa gestão terá uma visão empresarial com metas e prazos a serem cumpridos”, afirmou Lobão Filho.

O programa Pró-Agro tem por finalidade fortalecer as cooperativas produtivas, pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, gerando novos negócios, emprego e renda. “Precisamos evitar o inchaço das grandes cidades, fixar o homem ao campo com reais condições de produzir não apenas para o seu sustento, mas para comercializar o excedente de sua produção, o que vai propiciar aos maranhenses, produto de qualidade e com preços mais acessíveis”, explicou o candidato peemedebista.

Já o Programa Gênesis vai estimular a economia criativa, incentivar a criação artística e cultural, profissionalizando os produtores e empresários da área. Outro ponto de destaque é a criação do Planeta Maranhão com a participação de intelectuais, cientistas e pensadores das universidades públicas e privadas do Maranhão. O programa tem a finalidade de consolidar novos paradigmas de desenvolvimento e a integração econômica do Maranhão aos estados do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Outra vertente é a ampliação da infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão. “Vamos fazer do Porto do Itaqui um dos portos mais importantes do mundo para colocarmos o nosso Estado no mapa dos grandes exportadores da América Latina, gerando riqueza ao Maranhão e emprego e renda aos maranhenses”, acentuou Lobão Filho, ao anunciar o propósito de “atrair para a área do porto projetos industriais para que o Maranhão seja visto como destino de excelentes negócios no Brasil e no mundo”.

 

1 comentário »

Entrevistas na TV e rádio

0comentário

ReuniaoTVMirante

Definidas as datas das rodadas de entrevistas com os seis candidatos ao Governo do Maranhão na TV Mirante e Rádio Mirante AM. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio realizado durante reunião que contou com a participação de todos os partidos políticos e coligações.

A TV Mirante entrevistará os candidatos inicialmente entre 18 e 25 de agosto dentro do JMTV 2ª edição que vai ao ar logo após a novela Pedacinho de Chão. Cada candidato deverá ter 6 minutos de entrevitas no telejornal que tem 70% audiência.

Pelo sorteio, a ordem de entrevista é a seguinte: Lobâo Filho (18/08), Antônio Pedrosa (19/08), Saulo Arcangeli (20/08), Josivaldo Corrêa (21/08), Flávio Dino (22/08) e Zeluís Lago (25/08).

No JMTV 1ª edição que tem 65% de audiência, as entrevistas irão ao ar entre os dias 15 e 22 de setembro , com duração de 10 minutos por candidato nos seguintes dias: Saulo Arcangeli (15/09), Flávio Dino (16/09), Antônio Pedrosa (17/09), Josivaldo Corrêa (18/09), Lobão Filho (19/09) e Zeluís Lago (22/09).

Segundo o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, a emissora realizará o debate no primeiro turno no dia 30 de setembro. As regras e o número de participantes ainda será definido.

Sobre pesquisa, a TV Mirante divulgará ao todo três no primeiro turno. Duas antes do debate e uma após o debate  que será realizado no dia 30 de setembro.

Rádio

As entrevistas na Rádio Mirante AM serão realizadas dentro do programa Ponto Final e terão a duração de 1h30min. O jornalista Roberto Fernandes comandará a mesa redonda que terá ainda a participação com temas livres de jornalistas da Rádio Mirante AM, Portal Imirante e jornal O Estado.

Serão duas rodadas de entrevistas, a primeira começa no dia 11 de agosto. As datas são as seguintes: Josivaldo Corrêa (11/08), Lobão Filho (12/08), Zeluís Lago (13/08), Antônio Pedrosa (14/08), Saulo Arcangeli (15/08) e Flávio Dino (16/08).

A segunda rodada de entrevistas será na última semana da campanha no primeiro turno. As datas definidas em sorteio foram as seguintes: Flávio Dino (22/09), Antônio Pedrosa (23/09), Lobão Filho (24/09), Josivaldo Corrêa (25/09), Zeluís Lago (26/09) e Saulo Arcangeli (27/09).

Foto: Flora Dolores

sem comentário »

Prestígio de Edilázio

0comentário

edilazioesarney

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) inaugurou com festa o seu comitê central de campanha em São Luís. O evento movimentou a agenda política na noite de ontem e contou com a presença de expoentes de seu grupo: senador e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB); o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB); senador e candidato ao Governo, Lobão Filho (PMDB), além de lideranças de todas as regiões do estado.

Acompanhado por amigos, familiares, correligionários, militantes do PV e da juventude do PMDB, Edilázio agradeceu e se disse honrado pelo apoio à sua reeleição. “Quero agradecer ao presidente Sarney, ao ministro Lobão, ao senador Lobão Filho, e as lideranças políticas dos 35 municípios por onde temos caminhado. Fico feliz por todo esse apoio e sei que também é uma responsabilidade muito grande. Mas todo o nosso empenho, nosso esforço e nosso trabalho é para o povo maranhense”, afirmou.

Edilázio pediu empenho de lideranças à sua reeleição e comprometimento também com a candidatura do senador Lobão Filho, do deputado Arnaldo Melo (PMDB) [presidente da Assembleia Legislativa], candidato a vice-governador, e com a candidatura do deputado federal Gastão Vieira (PMDB), que disputa vaga no Senado da República.

“Eu preciso que vocês elejam Lobão Filho. Para mim, pouco vai valer amanhã, ser um deputado estadual de oposição. Preciso ter um governador parceiro e amigo. Não tenho dúvida de que com o seu perfil e com o DNA do ministro Edison Lobão, Lobão Filho será um grande governador para o nosso estado”, completou.

edilazio1Prestígio – Edilázio Júnior foi saudado pelas lideranças e recebeu a garantia de apoio à sua reeleição ao Legislativo Estado. Para o ministro de Minas e Energia, o parlamentar tem tudo deixar o seu nome registrado na história política do estado, como um dos deputados de maior destaque do parlamento.

“Edilázio chegou até aqui com muita garra e um brilhante trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa. É jovem, competente e será um parlamentar fundamental no governo de Lobão Filho. Nós precisamos e deputados assim, comprometidos e arrojados”, disse.

O senador e ex-presidente da República, José Sarney, endossou as palavras do ministro. “Primeiro quero saudar o dono da casa, o dono dessa festa, que é o deputado Edilázio, pela inauguração de seu comitê de campanha. E quero dizer que sou pé quente. Uma das coisas que meus adversários reclamam, é de que eu nunca perdi eleição”, disse e completou: “Edilázio fez um excelente mandato nesses quatros anos. É um jovem capaz, honesto, inteligente, dedicado às tarefas, e nunca ninguém viu o nome dele envolvido em outra coisa a não ser no trabalho. Ele terá uma grande votação, por tanto, vocês [militantes] se mobilizem cada vez mais para a sua vitória”, conclamou.

Lobão Filho também destacou a figura de Edilázio Júnior. “Não vim aqui para fazer comício para mim. Vim para fazer uma homenagem a este jovem, que já é um deputado estadual, e que conseguiu receber o respeito e a admiração de todos os seus pares. Sou amigo de quase todos os deputados estaduais, não há um, entre eles, que tenha dito uma palavra sequer de restrição a você. E isso é algo que não se conquista com favores ou com dinheiro. Só se conquista com trabalho e dignidade. Vamos andar irmanados, caminharemos juntos no Governo do Estado e na Assembleia. Você busca um Maranhão melhor para os maranhenses. Essa também é a minha busca. Vamos trabalhar juntos”, finalizou.

O comitê de campanha de Edilázio Júnior fica situado na Avenida Coalres Moreira, no Renascença, nas proximidades da CopyMaster.

sem comentário »

Capacitação na Saúde

0comentário

josemarcioleiteConselheiros estaduais de saúde participaram nesta terça-feira (29), em São Luis, da I Oficina de Capacitação promovida pela secretaria executiva do conselho. Os 40 conselheiros (titulares e suplentes) foram empossados no início deste mês para o biênio 2014-2016 e são representantes de entidades de profissionais da saúde, prestadores de serviço, governo e usuários do Sistema Único de Saúde.

“O papel dos conselheiros, entre outras coisas, é acompanhar as verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde e controlar a execução das ações na saúde”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que ministrou a aula sobre a prática dos conselheiros de saúde. Todos os membros do conselho receberam cartilhas que explicam sobre a responsabilidade do controle social democrático do SUS.

A secretaria executiva do CES, Isabel Macêdo, disse que o objetivo do encontro é potencializar os conselheiros a partir da formação e organização administrativa frente o controle, a fiscalização e o acompanhamento da política pública de saúde. “A nossa intenção é influenciar na dinâmica exigida para a atuação dos conselheiros, que são reunidos mensalmente para discutir ações da saúde”, explicou.

O encontro, que continua nesta terça exclusivamente para os membros da secretaria executiva, também teve a finalidade de prover os conselheiros de saúde de instrumentos para o exercício de suas atribuições; fomentar o conhecimento e a discussão sobre os princípios e diretrizes do SUS; fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde como elementos catalisadores da participação da sociedade no processo de implantação do SUS e, ainda, contribuir para a capacidade de negociação dos conselheiros de saúde.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Ingressos à venda

12comentários

sampaioemotoComeça hoje nos estádios Castelão e Nhozinho Santos, a venda de ingressos para o jogo entre Sampaio e Ponte Preta que será realizado neste sábado, às 16h20, pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Os ingressos para os setores 1, 2 e 3 custarão R$ 20, no setor 4 será R$ 40 e as cadeiras cobertas R$ 50. O torcedor terá ainda o ingresso promocional a R$ 10 e 1kg de alimento não perecível nos setores 5 e 6. Serão colocados à venda 40 mil ingressos.

Mais uma vez a direotira do Moto vacila e retarda o início da venda dos ingressos para jogo com o Guarany de Sobral, pelo Campeonato Brasileiro Série D que acontece no domingo, às 17h. Os ingressos serão vendidos a partir de sexta-feira em vários pontos espalhados na cidade, menos nos dois estádios de futebol.

No Nhozinho Santos a venda será no sábado e domingo e no Castelão apenas no domingo. O Moto disponibilizará 10 mil ingressos.

Estarão a venda os ingressos para os setores 1, 2 e 3 ao preço de R$ 20, setor 4 R$ 30 e cadeiras cobertas R$ 40.

12 comentários »

Buracos na cidade

22comentários

calhau

O poder público não faz e o jeito é a população se virar como pode. E acaba dando verdadeiro exemplo para quem deveria resolver os problemas.

No Calhau, uma das áreas mais nobres de São Luís e onde se paga o IPTU mais caro, moradores estão tapando os buracos das ruas com cimento ou pedra para que os carros possam circular.

Além dos buracos, a falta de coleta de lixo e a falta de educação da população ajuda a formar um grande lixão.  As fotos são das ruas Imperatriz, Pinheiro, São Bento, além da via principal do Barrmar, trecho fundamental para tirar do sufoco motoristas que trafegam pela Avenida dos Holandeses.

Segundo moradores, a última vez que a Prefeitura de São Luís realizou uma operação tapa buracos no local foi há 8 anos.

Há duas semana, equipes da Prefeitura asfaltaram a região do Gran Park e a avenida Santo Antônio que ficam bem próximo da buraqueira no Calhau, mas deixaram a pior parte como estava.

O que acontece no Calhau se repete em vários bairros da cidade, por isso a cobrança além de ser feita ao prefeito deve ser feita também as vereadores que são eleitos para representar o povo e sobretudo para buscar soluções para os problemas que o povo enfrenta no dia-a-dia.

Será que as nossas autoridades não andam de carro em nossa cidade???

22 comentários »

Olhar social

2comentários

lobaofilhoVisando à melhoria da qualidade de vida da população menos favorecida do estado, o candidato a governador, Lobão Filho (PMDB), dedicou em seu programa “PAM Social”, atenção especial aos maranhenses carentes de políticas públicas que efetivem o exercício da cidadania e de uma vida com dignidade.

O Programa de Aceleração do Maranhão – PAM objetiva sanar as demandas emergenciais do estado e engloba 18 programas acessórios para assistir áreas específicas no governo. O plano faz parte das propostas de Lobão Filho para um Maranhão melhor e mais próspero para todos os maranhenses.

“O PAM tornará concretas uma série de ações estratégicas de desenvolvimento integrado e contemplará todas as áreas e setores que dizem respeito ao governo do Maranhão, no quadriênio 2015/2018, sempre focado nas pessoas e no desenvolvimento com gestão baseada em eficiência, eficácia e efetividade”, explicou o candidato peemedebista, autor da proposta.

O programa “Poupança Família” é uma das grandes apostas da gestão de Lobão Filho e beneficia as famílias que desvincularam-se do Bolsa Família. Após perder o benefício, elas passam a receber, em forma de poupança, um incentivo do governo ao longo do primeiro ano após o desligamento. Para incentivar ainda boas condutas sociais, a poupança somente poderá ser resgatada, caso o beneficiário não tenha se envolvido com drogas, crimes ou qualquer ato de violência.

Programa “Viver Mais” contempla os idosos com a construção de condomínios para garantir a convivência comunitária, o direito à saúde, ao lazer e à cultura. Segundo dados do IBGE (2011), O Maranhão possui o segundo maior número de idosos do país, representando 7,82% da população. Destes, 11,% possuem uma renda média inferior a meio salário mínimo.

Em parceria com as prefeituras, o programa “Mais Creches” vai construir ainda pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos, beneficiando as mães que precisam trabalhar. As creches contarão com toda a estrutura necessária para receber as crianças e mantê-las em segurança, enquanto a família estiver fora de casa.

Além disso, o PAM Social visa também à ampliação dos programas “Luz para Todos” e “Restaurante Popular”, levando o conforto da energia elétrica aos povoados mais distantes e oferecendo alimentação de qualidade a R$ 1,00 à população com maior vulnerabilidade social em todas as sedes regionais do estado.

Foto: Gilson Teixeira

2 comentários »