Dilma na frente

0comentário

Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

–  Dilma Rousseff (PT): 52%

 Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos,

mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

– Dilma Rousseff (PT): 46%

– Aécio Neves (PSDB): 43%

– Em branco/nulo/nenhum: 5%

– Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

Leia mais

sem comentário »

Médicos com Dilma

5comentários

1907446_443014672503434_5088343463787573704_n

Quando o programa Mais Médicos foi lançado pelo Governo Federal, as opiniões da classe médica brasileira se dividiram. Houve quem pensasse que os profissionais vindos de outros países iriam tomar os espaços já ocupados pelos profissionais do país. Hoje, um ano mais tarde, a realidade mostrou que não foi isso que aconteceu.

Sempre priorizando o profissional brasileiro na seleção para as vagas disponíveis em áreas carentes de profissionais do país, o Mais Médicos foi responsável por levar saúde a 50 milhões de brasileiros que até então não eram assistidos pelo nosso sistema de saúde. Recentemente, todo o esforço feito pelo Governo Dilma Rousseff por meio de políticas públicas federais e da dedicação de todos os médicos envolvidos na causa, o programa foi aprovado por 95% dos usuários.

Agora, para mostrar que não só pacientes, mas também os profissionais envolvidos no programa o apoiam, um grupo de médicos lançou um manifesto online(link is external) em aprovação às ações capitaneadas pela presidenta do Brasil. Mais de 380 profissionais já assinaram a carta intitulada de “Médicos com Dilma, por Mais Futuro”, onde atestam os avanços alcançados na área da saúde, e afirmam que assim como nunca deixaram de se posicionar em defesa dos interesses nacionais anteriormente, o fazem novamente agora.

Entre os pontos da carta, os profissionais destacaram o impacto visível “das políticas públicas nas condições de vida do povo brasileiro nos últimos anos” e afirmam que acompanharam “com empatia e senso de responsabilidade as dores e a vida sofrida do povo”. Os médicos alegam ainda que na saúde, o saldo é positivo e lembram que temos o maior sistema de saúde público universal do mundo.

“Dilma efetivou como nunca a formação de profissionais de saúde enquanto responsabilidade do Estado Brasileiro, como previsto em nossa Constituição. Estamos diante da mais importante ação de ampliação de acesso à saúde desde a criação do SUS”, diz outro trecho da carta.

Leia mais

5 comentários »

Esclarecimento de Andrea

3comentários

AndreaMurad

3 comentários »

Lisca é demitido

26comentários

Lisca

Lisca não é mais técnico do Sampaio. Ele foi demitido por desgaste dentro do clube.

O Tricolor será comandado agora por Vinícius Saldanha que havia sido contratado com gerente de futebol, mas passou pouco tempo no cargo.

O treinador já havia sido demitido do clube após o empate de 0 a 0 com o Santa Cruz, mas a diretoria decidiu repensar a decisão e manteve Lisca no cargo.

Vinícius Saldanha comandará o Sampaio na partida desta terça-feira (21), contra o Bragantino, às 18h30, no Castelão.

O Sampaio é o 9º colocado com 44 pontos e ainda sonha com o acesso à Série A, em 2015.

26 comentários »

Afastamento de Amarildo

0comentário

AmarildoCosta

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de São João Batista, ajuizou, no dia 16 de outubro, Ação Civil Pública (ACP) requerendo o afastamento do prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro Costa, além de sua condenação por atos de improbidade administrativa.

A ação, movida pela promotora de justiça Maria do Nascimento Carvalho Serra, se baseia em peça de informação, instaurada pelo MPMA em 3 de julho de 2014, para apurar denúncias de contratações irregulares de servidores sem a aprovação em concurso público. De acordo com testemunhas ouvidas pela promotora, o gestor depositava o valor de um salário-mínimo (R$ 724,00) na conta bancária de um contratado com o nome na folha de pagamentos e dividia o valor com outros três contratados verbalmente. Assim, o prefeito pagava à quatro servidores o salário que caberia a apenas um. Dessa forma, com os descontos de INSS e outros, cada um recebia o valor de apenas R$ 150,00.

A promotora de justiça ressalta que o réu não atendeu às diversas requisições do MPMA. Em 25 de setembro de 2013, a Promotoria emitiu Recomendação ao prefeito no sentido de que promovesse a adequação do quadro de pessoal aos mandamentos constitucionais.

Em 5 de novembro de 2013, o réu assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual admitiu a existência de número excessivo de servidores contratados sem concurso público e comprometeu-se a enviar projeto de lei à Câmara Municipal para a criação de cargos e realização de concurso público. Contudo, o gestor jamais cumpriu os termos do TAC assinado. “O réu age com completo descaso para com o cumprimento da lei, acreditando na impunidade, fazendo uso dos cargos públicos como moeda de troca, como forma de se beneficiar do cargo, para futura reeleição”, afirmou a promotora.

Outro problema envolvendo o funcionalismo público municipal diz respeito ao atraso de salários dos servidores. De acordo com a promotora, é de conhecimento público o não recebimento de salários há mais de quatro meses pelos contratados. “A situação de atraso está gerando o empobrecimento da cidade, pois como é sabido, em cidades do porte de São João Batista, as atividades giram em torno do serviço público, que é a maior fonte de renda da população”, ressalta.

Na ACP, além do pedido liminar de afastamento do prefeito, o MPMA requer a indisponibilidade dos bens do gestor; a suspensão dos direitos políticos por até oito anos; a proibição de contratar ou receber benefícios e incentivos com o poder público; e pagamento de multa civil de até 100 vezes a remuneração recebida pelo requerido nas funções de prefeito.

sem comentário »

Premiação em Campinas

1comentário

premiacao

O Programa de Estimulação Neurocognitiva Ativamente, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Luís desde 2013, na rede de ensino municipal foi premiado pela Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi). O prêmio “Sylvia Maria Ciasca”, que reconhece iniciativas de sucesso na área de Saúde e Educação, foi entregue à equipe do Programa Ativamente durante evento científico realizado este mês na cidade de Campinas (SP).

Na foto estão Jucelia Ganz, Luce Malba e Cecília Nogueira Lauterjung, representante da UEB Recanto dos Pássaros (Jardim América), uma das escolas na qual o programa é desenvolvido.

“Foi de grande sensibilidade a iniciativa do prefeito Edivaldo de englobar a Neurociência na área da Educação. As nossas crianças têm sido as principais beneficiadas por essa ação pioneira do nosso prefeito, pois a elas foi possibilitada a estimulação neurocognitiva na infância e todos os consequentes benefícios. Com mais essa premiação, o trabalho desenvolvido pelo programa com as nossas crianças está ainda mais certificado e reconhecido”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Para concorrer à premiação, a equipe do Programa Ativamente inscreveu o artigo científico “Avaliação da Eficácia do Programa de Estimulação Neurocognitiva (Ativamente) na rede de Educação Infantil em São Luís – Maranhão”. Na produção, os autores demonstraram o resultado da pesquisa científica realizada em 2013 com estudantes da Educação Infantil de quatro escolas municipais. O material foi avaliado pela comissão científica do congresso como o melhor trabalho em Saúde e Educação.

A pesquisa foi realizada com 60 estudantes nas creches Recanto dos Pássaros (Jardim América), Maria de Jesus Carvalho (Camboa), Mariana Pavão (Bequimão) e Barjonas Lobão (Jardim América). O resultado obtido pela pesquisa foi que o Programa Ativamente tem eficácia nas habilidades de linguagem, inteligência e atenção.

“A premiação que recebemos reconhece o valor da estimulação neurocognitiva para o desenvolvimento infantil. Às crianças que têm esse tipo de estimulação, realizada em escolas municipais pelo Programa Ativamente, é prescrita uma alta performance nos anos subsequentes em relação à aprendizagem”, destacou Luce Malba acerca dos benefícios que os estudantes da rede de ensino da Prefeitura de São Luís podem obter com desenvolvimento do Programa Ativamente.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Programa Ativamente e coordenado pelo professor doutor do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Elizeu Coutinho.

Sobre o Ativamente

O desenvolvimento do Programa Ativamente na rede municipal de ensino é resultado da parceria entre Prefeitura de São Luís, Neurocenter e Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No ano passado o Programa Ativamente foi destaque no Seminário Nacional do Observatório da Educação em um evento realizado pela Câmara dos Deputados que reuniu experiências educacionais de sucesso em todo o Brasil.

1 comentário »

Entrevista de Roberto Rocha

4comentários

RobertoRocha

O senador eleito pelo PSB, Roberto Rocha, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Robert Lobato.

O ainda vice-prefeito de São Luis falou sobre o significado da sua eleição para o estado, já que é o primeiro político de oposição ao grupo Sarney a chegar no Senado Federal; as questões prioritárias que levará ao debate na Câmara Alta e a relação que terá os demais senadores do estado.

“A nossa eleição representa o sentimento de um povo que luta por mudança em seu estado. E quem representa o Estado em Brasília é o senador. Minhas prioridades serão o combate às drogas, Segurança Pública, com foco no sistema prisional e Infraestrutura. Claro, além da Reforma Política. Espero ter a melhor relação [com os senadores do grupo Sarney] quando a questão for o interesse do nosso estado“, disse.

Roberto Rocha não quis passar recibo sobre o papel que o governador eleito Flávio Dino (PCdoB) teve na sua vitória ao Senado Federal.

Perguntado sobre o assunto, Rocha foi curto e grosso: “Comecei e terminei a campanha sempre em primeiro lugar. Em nenhum momento o meu principal adversário me ultrapassou, a não ser na pesquisa imoral e desmoralizada do Ibope”, assegurou.

Ainda que evasivo em algumas questões fundamentais da entrevista, como a opinião sobre os nomes do futuros secretários do governo Flávio Dino anunciados até aqui, inclusive a indicação do ex-governador José Reinaldo pelo PSB, a campanha do Aécio Neves no estado etc, Roberto Rocha não deixou de fazer uma provocação quando perguntado sobre qual posição teria num eventual segundo mandato da presidenta Dilma. “Eu tenho um partido, e ele vai se reunir após as eleições para discutir de que forma poderá ajudar o governo Aécio Neves”.

Ao final da entrevista, o senador eleito fez um desabafo em relação ao bárbaro assassinato do advogado Brunno Matos, ocorrido na madrugada do dia 6 de outubro quando comemorava o resultado eleitoral no Maranhão.

Roberto Rocha exigiu que a governadora Roseana Sarney determine a criação de uma comissão de delegados para apurar o caso e avisa que, se preciso for, gritará por justiça no Senado Federal.

“Estamos revoltados! Aproveito para pedir a governadora Roseana Sarney que determine uma comissão de delegados para apurar, com seriedade, o caso do Brunno, pois o inquérito está se transformando num problema de saúde pública, porque fede. Não me faltará disposição, se necessário, de gritar por justiça no Senado Federal“, afirmou.

Fiquem com a íntegra da entrevista.

Blog – O que significou para o MA a sua vitória para o Senado Federal e o que o povo maranhense pode esperar do futuro senador Roberto Rocha?

Roberto – A nossa eleição representa o sentimento de um povo que luta por mudança em seu estado. E quem representa o Estado em Brasília é o senador. Portanto, nossa eleição está em perfeita sintonia com a vontade do povo, que pode esperar de mim um mandato digno, com muitas realizações.

Blog – Quais os projetos, temas e questões que o senhor pretende levar de imediato para o debate no Congresso Nacional?

Roberto – Combate às Drogas, Segurança Pública, com foco no sistema prisional e Infraestrutura. Claro, além da Reforma Política.

Blog – O senhor terá a companhia de outros dois senadores maranhenses que não fazem parte do seu grupo político. Como o senhor pretende se relacionar com eles?

Roberto – Espero ter a melhor relação quando a questão for o interesse do nosso estado. As diferenças políticas nós sabemos lidar.

Blog – Muitos creditam a sua vitória nas urnas a partir do momento que o agora governador eleito entrou de fato na sua campanha. Como o senhor avalia essa afirmação?

Roberto – Comecei e terminei a campanha sempre em primeiro lugar. Em nenhum momento o meu principal adversário me ultrapassou, a não ser na pesquisa imoral e desmoralizada do Ibope.

Blog – Como o senhor tem recebido o anúncio dos futuros secretários do governo Flávio Dino? Os partidos e políticos da coligação “Todos Pelo Maranhão” estão sendo ouvidos?

Roberto – Dos nomes anunciados até aqui, todos são dignos e merecedores da nossa confiança.

Blog – Qual a sua expectativa sobre o próximo governo que o senhor ajudou eleger?

Roberto – Vamos experimentar um novo modelo de gestão. Isso oxigena a nossa política, que está muito viciada pelo tempo. A falta de alternância de poder, necrosou o tecido social do estado. Há uma quase metástase política, cujo único remédio é o que o povo receitou nas urnas. Na dose certa, quando mudou o Governo e o Senado.

Blog – O PSB chegou a sugerir, através de nota, a indicação o ex-governador José Reinaldo Tavares para compor a equipe de secretários de Flávio Dino. O senhor concorda com essa indicação?

Roberto Na reunião do partido me manifestei favoravelmente.

Blog – O senhor foi o primeiro político do grupo de Flávio Dino a declarar apoio ao candidato Aécio Neves neste segundo turno para presidente. Como está a campanha do candidato tucano no MA?

Roberto – O que disse agora pouco sobre o Maranhão se aplica ao Brasil. O povo precisa colocar o PT na oposição, para o bem da nação.

Blog – O senhor fará oposição à presidente Dilma caso ela se reeleja presidenta?

Roberto – Eu tenho um partido, e ele vai se reunir após as eleições para discutir de que forma poderá ajudar o governo Aécio Neves.

Blog – Não obstante a sua vitória na eleição de senador, o senhor sofreu duas grandes perdas neste ano, a do ex-governador Eduardo Campos e do seu assessor jurídico Brunno Matos. O que estes acontecimentos significaram para o senhor?

Roberto – O Brunno era como um membro da minha família. Após uma grande alegria com nossa vitória, mergulhamos numa profunda e angustiante tristeza. Sobretudo pela forma selvagem como lhe tiraram o direito de viver. Foi covardemente assassinado, com requinte de crueldade. Estamos revoltados, e o mínimo que podemos fazer por ele é JUSTIÇA. Por isso estamos acompanhando de perto as investigações, e aproveito para pedir a governadora Roseana Sarney, que determine uma comissão de delegados para apurar, com seriedade, o caso do Brunno, pois o inquérito está se transformando num problema de saúde pública, porque fede. Alerto a governadora e o secretário de segurança pública para, com urgência, nomearem esta comissão de delegados, pois não me faltará disposição, se necessário, de gritar por justiça no Senado Federal.

4 comentários »

Presidente generoso

4comentários

José-Maria-Marin

Por Lauro Jardim

José Maria Marin pode ser acusado de tudo, menos de não ser um cartola generoso.

O presidente da CBF acaba de decidir que os presidentes das 27 federações estaduais de futebol ganharão uma espécie de salário de 15 000 reais mensais.

A troco de quê, não se sabe. As federações já recebem da CBF 100 000 reais, cada uma, a título de ajuda de custo.

4 comentários »

Enxugamento da máquina

2comentários

FlavioDino

O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve promover uma reforma administrativa no Estado assim que assumir o mandato, em janeiro de 2015.

Atualmente, a estrutura do Executivo conta com 31 secretarias – fora órgãos auxiliares cujos titulares têm status de secretários de Estado -, mas esse número deve mudar.

Na semana passada, o comunista já adiantou que criará a Secretaria de Estado de Transparência e Controle, sob o comando do advogado Rodrigo Lago. Segundo Dino, a nova pasta não onerará o governo, uma vez que não haverá criação de cargos. O objetivo, argumenta, será remanejar estruturas já existentes.

Além dessa, de acordo com o plano de governo apresentado em campanha, será criada a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

As maiores mudanças, no entanto, devem ocorrer por cortes. Segundo a assessoria de imprensa do novo governo, podem ser extintas as “secretarias criadas por decreto pela governadora Roseana Sarney (PMDB)”. Segundo nota encaminhada a O Estado, essas pastas “têm prazo para serem extintas legalmente”.

As secretarias “com prazo de validade” são as chamadas Extraordinárias. São sete no total: de Programas Especiais; de Articulação de Políticas Públicas; de Articulação Institucional; de Assuntos Estratégicos; de Igualdade Racial; de Juventude; e de Representação Institucional em Brasília.

Dados – O coordenador da transição e futuro secretário-chefe da Casa Civil do governo eleito, deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), afirmou no fim da semana passada que a equipe que trabalha a mudança de gestão ainda não recebeu informações oficiais sobre a estrutura organizacional do Governo do Estado.

Ele revelou que a transição já dispõe de dados sobre essas secretarias que têm prazo de validade. Não falou, contudo, sobre a possibilidade de mantê-las em funcionamento.

“Já sabemos quais as secretarias que têm prazo de validade, mesmo ainda não tendo recebido informação do atual governo”, declarou.

Segundo ele, há a intenção de “diminuir a máquina pública”, mas ainda não há uma definição sobre como isto será feito.

“Vamos diminuir a máquina pública, mas ainda não temos decisão sobre o que e quanto cortar”, completou.

Foto: Biné Morais

O Estado

2 comentários »

Acidente com prefeita

1comentário

Carroprefeita

A prefeita do município de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, Cristiane Damião, sofreu um acidente de carro no fim da tarde desse domingo (20), na BR-222.

A prefeita perdeu o controle da caminhonete que conduzia e acabou capotando na altura do povoado Novo Bacabal.

Cristiane sofreu apenas ferimentos leves e foi levada para um hospital particular em Imperatriz.

Foto: Gilvan Neves/ DIvulgação

1 comentário »