Edivaldo fortalece a produção de mel na Zona Rural

1comentário

Os investimentos feito pela prefeito Edivaldo Holanda Junior para fomentar a produção de mel em São Luís estão dando bons resultados. Apicultores da comunidade Sol Nascente, comunidade que recebeu da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado kits de apicultura a assistência técnica para desenvolver a produção local, colheram na última  semana 500 quilos de mel. Ao longo deste ano a produção já soma duas toneladas do produto. O incremento na produção comprova que o estímulo à produção agrícola, uma das bandeiras do prefeito Edivaldo, garante geração de renda aos trabalhadores rurais na capital e a autonomia aos agropolos da Ilha de São Luís.

Existem hoje cadastrados na Semapa, em média, 30 apicultores que contam com o acompanhamento técnico dos biólogos da secretaria, para auxiliar no desenvolvimento e manejo correto das abelhas, para que não haja migração delas durante o período de inverno.

No último ano, a gestão do prefeito Edivaldo já beneficiou também mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 15 toneladas de sementes diversas, 17 toneladas de ração para peixes, dois barcos de pesca, 10 motores de rabeta, além da entrega de tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações. 

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, destaca que o estímulo à produção agrícola é uma determinação do prefeito Edivaldo. “A agricultura na zona rural de São Luís é crescente e uma atividade muito forte, que conta com centenas de famílias. É necessário o contínuo auxílio do poder público para que seja dada a destinação correta do que é produzido, para gerar renda a esses profissionais.  Por determinação do prefeito Edivaldo temos fortalecido a cada dia, desde o trabalho técnico no campo, até o seu beneficiamento correto, para que grandes empresas tenham confiança na comercialização desses produtos. Tem surtido efeito, pois cada vez mais a produção local é vista nas prateleiras de grandes centros comerciais”, afirma o secretário.

Uma das pessoas beneficiadas é o Wilton Santos, de 73 anos. “A minha história com a apicultura começou há 10 anos com uma paixão pelo trabalho das abelhas, desde a sua estrutura organizacional de coletividade, até o essencial trabalho de polinização, que dá origem naturalmente a tantas culturas produtivas. De julho a janeiro, que é o período do verão, nós fazemos uma média de 4 coletas do mel, posso dizer que é um trabalho rentável e conta com o apoio da Prefeitura, através da Semapa”, explicou Wilton.

Apicultores

A apicultura é uma atividade essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente. As abelhas respondem por cerca de 80% da polinização dos vegetais. Dessa forma, a apicultura contribui, de forma eficaz para minimizar a interferência e a degradação da natureza, auxiliando com a produção integrada da agropecuária.

O apicultor Francisco da Silva explica que desde o primeiro contato com a Prefeitura foi imediatamente atendido o pedido para auxílio na produção de mel na comunidade Sol Nascente. “Antes não tínhamos apoio algum, e agora contamos com o apoio da assistência técnica da Semapa, assim como o kit completo e o auxílio para escoamento através do Programa de Aquisição de Alimentos, para darmos a destinação correta e legalizada ao produto”, destaca Francisco.

O kit para apicultura entregue pela Prefeitura e Governo é composto por 15 caixas para a produção de mel, um cilindro para cera alveolada, um formigador de chapa de ferro e um macacão para apicultor. 

Foto: Renato Carvalho

1 comentário para "Edivaldo fortalece a produção de mel na Zona Rural"


  1. Carlos

    Muito bom saber desse apoio que a prefeitura vem dando aos agricultores

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: