Escolas de Ribamar Fiquene não tem material didádito e falta merenda

0comentário
(Foto/Divulgação)
(Foto/Divulgação)

IMPERATRIZ – Há três dias as crianças do ensino fundamental de Ribamar Fiquene estão sendo liberadas na hora do recreio devido a falta de merenda (alimento) escolar. Pela manhã os estudantes são dispensados às 10 horas e a tarde são liberados às 15h45. Nas escolas os diretores não sabem explicar os motivos que causou a falta de produtos para a merenda escolar das crianças no período. Segundo informações, nas escolas da zona rural a situação é muito pior, há mais de 15 dias as crianças estão sem merenda escolar.

MATERIAL DIDÁTICO – Nas escolas da rede municipal de ensino em Ribamar Fiquene, do fundamental e da educação infantil, há mais de 60 dias não tem regularidade do material didático para construir o material pedagógico e tarefa dos estudantes. Falta papel chamex, lápis de cor, gis, tintas de impressoras, livros e etc.

No Portal do Ministério da Educação consta a transferências de recursos federais, o repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, que tanto as escolas da zona urbana quanto as da zona rural receberam o dinheiro para investimentos em material didático e outras necessidades das escolas.

Professores que prefriram não se identificar, para evitar retaliações e perseguições políticas, afirmaram que não é a primeira vez que as crianças ficam sem merenda escolar. O fato se repete praticamente todos os meses. E quanto ao material didático, a cada dia que passa fica pior. “Há mais de dois meses não temos como produzir satisfatoriamente o material para ser aplicado na grade curricular pedagógica devido a falta de material didático. Quando cobramos da direção da escola, a resposta é que a Secretaria de Educação alega não ter recursos para suprir a necessidade do material exigido, desde papel chamex, lápis, gis, tinta para impressoras e livros”, declaram.

Na escola Raimundo de Morais Barros (educação infantil) além da falta de material didático, faltam carteiras  e as crianças são acomadadas no chão, salas que não tem ventiladores, o que maltrata cosideravelmente as crianças. Apesar da reclamação dos pais, a diretoria da escola se limita a informar que o prefeito afirma que não dinheiro para comprar carteiras e ventiladores. O prefeito Edilomar Miranda no inicio de março visitou a escola mas não se pronunciou sobre o assunto.

Na manhã desta quarta-feira (07) a vereadora Betânia Ediviregem (DEM) que é membro da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores visitou as escolas para constatar a realidade da falta de merenda escolar e também falta de material didático. A parlamentar disse que vai denunciar a falta de compromisso com a educação em sessão ordinária da Câmara, e posteriormente apresentar um dossiê da educação na Promotoria de Justiça da Comarca de Montes Altos.

Sem comentário para "Escolas de Ribamar Fiquene não tem material didádito e falta merenda"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS