Imperatriz anuncia contratações para 2018

0comentário

Imperatriz – Além do técnico Paulinho Kobayashi, o Imperatriz acertou a contratação de jogadores que inclusive, já defenderam a equipe em temporada passada. O vice-presidente de futebol Rodrigo Oliveira declarou que o Novo Cavalo de Aço terá um bom elenco para a disputa do Campeonato Maranhense de 2018.

Na manhã de terça-feira (31), na sala de reunião a diretoria promoveu um encontro com a imprensa, oportunidade em que foi servido um café da manhã. Durante o encontro com os cronistas esportivos o presidente Adauto Carvalho apresentou detalhadamente o projeto que pretende executar a frente da Sociedade Imperatriz de Desportos.

Nesta quarta-feira (1º), como esperado, foi anunciado o nome dos jogadores contratados, deles conhecidos da torcida imperatrizense. Destaque para o goleiro Jean ex-Sampaio, e o atacante Junior Chicão que foram campeões pelo alvirubro em 2015.

De acordo com a diretoria do #Novo Cavalo de Aço, que faz questão de deixar claro que o time estar sendo preparado para disputar o título do estadual, a comissão técnica e os jogadores contratados para a temporada deverão ser apresentados até o fim do mês.

Confira as contratações anunciadas pelo Imperatriz:

Goleiros: Jean e Gustavo Recife

Lateral: Jeferson

Volantes: Mateus Ferreira, Balão Marabá e Zé Neto

Atacantes: Rone e Júnior Chicão

No ano que vem, a equipe do Cavalo de Aço vai disputar, além do Campeonato Maranhense, o Brasileiro da Série D.

sem comentário »

Ribamar Fiquene: Projeto Natal de Luz

0comentário

A presidente da Fundação Marechal Eurico Gaspar Dutra – Fundutra, Zenira Massoli Fiquene convidou empresários, políticos, religiosos e segmentos da sociedade civil com que se reuniu na quinta-feira, 26 de outubro, à noite, oportunidade em que apresentou o projeto do Natal de Luz.

O projeto promove o aproveitamento de garrafas pet na produção de peças de artes que depois de prontas serão instaladas nas áreas laterais da BR-010, perímetro urbano de Ribamar Fiquene.

O prefeito Edilomar Miranda (PCdoB) e esposa Janaina prestigiaram o evento. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Evandro Saraiva, Clésio Pinheiro, Adão do Gás, João Macedo, Clenilton Gomes e as vereadoras Gisele Monteiro, Maria do Remédio.

Em seu pronunciamento aos presentes Zenira Fiquene destacou a importância da parceria com a prefeitura e comerciantes e empresários, para adequação e segurança na área onde serão instaladas a partir da primeira quinzena deste mês de novembro as peças artesanais do Natal de Luz.

Durante o encontro, o ex-prefeito Dioni Alves e a ex-vereadora Betânia Cardoso assumiram o compromisso de zelar e vigiar peças que serão instaladas na área do contorno das ruas Tocantins e Raimunda Mota. A Fundutra está definindo a agenda de atrações, contemplando a cidade com a cantata de natal pelo Coral Natal Feliz que será composto por 50 crianças orientadas pela professora Jeane Reis.

“O projeto Reciclando Ideias é uma proposta de colaborar o programa de melhorar o meio ambiente, recolhendo as garrafas pet para o uso de matéria prima na execução das peças artesanais, tudo feito de acordo com as financeiras da Fundutra”, esclareceu Zenira Fiquene.

Muito oportuna a proposta apresentada. O Natal de Luz é uma iniciativa criada para valorizar a cidade e levar a magia natalina para uma área do centro da cidade de Ribamar Fiquene. O local será de visitação pública, principalmente, de pessoas que passam viajando pelo eixo da BR-010.

sem comentário »

Ribamar Fiquene: Zenira vai lançar projeto social Amigos do Meio Ambiente

0comentário

 

Zenira Fiquene com Fátima Avelino e Caetana

Ribamar Fiquene – A presidente da Fundação Educacional Marechal Eurico Gaspar Dutra (Femegd), Zenira Fiquene elabora programa social com o objetivo de motivar o aprendizado para a formação de mão-de-obra em diversas áreas. O plano de metas vai ser concluído para o lançamento do projeto oficina de artesãos “Amigos do Meio Ambiente” no município de Ribamar Fiquene.

Durante visita à cidade, Zenira Fiquene conversou com um grupo de pessoas, inclusive professores, oportunidade em que apresentou a ideia de promover vários cursos de aprendizagem destacando a realização de cursos com o reaproveitamento de garrafas pet como a principal matéria-prima. O projeto “Amigos do Meio Ambiente” inicialmente vai arrecadar com o apoio da comunidade, grande quantidade de matéria-prima, para formar agentes para o trabalho artesenal, pessoas que estarão prontas para fazer a diferença na comunidade, inclusive promover a educação ambiental. A meta é inscrever inicialmente 20 alunos.

Em audiência com o prefeito Edilomar Miranda (PCdoB), Zenira Fiquene apresentou a  proposta do projeto Amigos do Meio Ambiente, tendo na primeira palestra solicitado a efetivação da parceria entre a Fundação Gaspar Dutra e a Prefeitura de Ribamar Fiquene. “A proposta de se firmar uma parceria, não requer recursos financeiros da Prefeitura. Evidenciamos ao prefeito Edilomar sobre a importância do projeto e que pretendemos o incentivo do poder público por meio de liberação de espaços para a exposição dos trabalhos no município, enquanto que a Fumegd será a mantenedora dos cursos”, disse dona Zenira.

A campanha para arrecadar as garrafas pet deverá começar na próxima semana por meio da divulgação de mídia no rádio local e na publicidade volante. A partir da quantidade arrecadada o grupo de artesãos – aprendizes – farão a separação de matérias-primas que serão utilizadas na forma de cor e padronagem até a seleção do insumo principal para o início do curso que começa no próximo mês de agosto, explicou a presidente da Fundação Gaspar Dutra.

sem comentário »

Neta ganha eleição para diretor de escola em Ribamar Fiquene

0comentário

FOTO PROFESSORA NETARibamar Fiquene – A eleição para gestor/diretor escolar do ensino médio, nessa quarta-feira (30), em Ribamar Fiquene, envolveu professores, funcionários, alunos e pais, com regulamentação no Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, do governador Flávio Dino.

Dois candidatos concorreram à eleição de Gestão Democrática da unidade escolar, Chapa 2 – professor Vilmar Rodrigues e Chapa 1- professora Maria Viana Fonseca (popular Neta). É a segunda vez que a professora Neta é eleita. Ano passado ganhou e não assumiu o cargo. O processo foi anulado porque o seu corrente, o próprio Vilmar Rodrigues não estava qualificado para participar do pleito.

Neste ano, o processo eleitoral foi realizado nessa quarta-feira com absoluta tranquilidade e assegura o caráter formativo e educativo da Gestão Democrática, com relação às atribuições inerentes à função e referenda a importância da liderança comunitária do gestor escolar, em acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação no município.

A professora Neta concedeu entrevista a rádio local oportunidade em que agradeceu os votos recebidos e a confiança da comunidade. Dia 23 de dezembro é a data prevista para Maria Viana Fonseca assumir a direção administrativa do Centro de Ensino Médio – extensão de Ribamar Fiquene.

Perfil

Nome – Maria Viana Fonseca (Professora Neta)

Naturalidade – Montes Altos – Maranhão

Formação Acadêmica – Pedagogia

Professora – Há 10 anos

Lotada na SEDUC – Em junho de 2010 concursada

Mora em Ribamar Fiquene – Há 4 anos

Exercício funcional – Extensão da Unidade de Ensino Médio de Ribamar Fiquene

sem comentário »

Cristiane Damião reassume a prefeitura de Bom Jesus das Selvas

0comentário
Prefeita Cristiane Damião (Foto Arquivo)
Prefeita Cristiane Damião (Foto Arquivo)

Bom Jesus das Selvas – O juiz Duarte Henrique Ribeiro de Souza, da comarca de Buriticupu, determinou nessa terça-feira (8), o retorno de Cristiane Damião ao cargo na Prefeitura de Bom Jesus das Selvas. O magistrado considerou ilegais os atos da Câmara de Vereadores, que na semana passada afastou a gestora do cargo e deu posse ao vice-prefeito, Abdala Costa Filho – filho do presidente do Legislativo, Abdala Sousa -, sob a alegação de que a prefeita teria se ausentado do município por mais de 30 dias, sem autorização do Legislativo.

Ao julgar o mandado de segurança impetrado pela gestora, o magistrado avaliou que a decisão de afastá-la do cargo teve o voto de apenas seis vereadores, quando a legislação prevê o quórum mínimo de 2/3 (dois terços) do plenário da Câmara – que é composta por 11 vereadores.

Todo o processo – recebimento da denúncia, instalação de comissão e averiguação, afastamento da prefeita e posse do vice-prefeito – ocorreu em apenas um dia, 4 de novembro, em uma sessão ordinária e outra extraordinária, o que foi considerado pelo juíz como uma decisão “ultrassônica”.

“De forma ‘ultrassônica’, ou seja, em poucas horas, foi iniciado, processado e findado todo o procedimento, sendo inclusive empossado no cargo de prefeito, o vice-prefeito; destacou o juiz Duarte de Souza, ao decidir pela suspensão dos efeitos da resolução legislativa e das sessões que culminaram com o afastamento de Cristiane Damião.

sem comentário »

TRE julga cassação de prefeito de Ribamar Fiquene

0comentário
Prefeito Edilomar Miranda (PCdoB) de Ribamar Fiquene (Foto: Arquivo)
Edilomar Miranda (PCdoB) de Ribamar Fiquene (Foto: Arquivo)

São Luís – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) julga nesta quinta-feira (10), às 15 horas, o Recurso Eleitoral Pet – nº 218 84/2016 que pode determinar pela terceira vez a cassação do mandato do prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Nery Miranda (PCdoB), da Coligação Ribamar Fiquene no Rumo Certo, fato relacionado às eleições de 2012. O relator do processo é o juiz Eduardo José Leal Moreira.

O processo é referente à Ação de Investigação Eleitoral Judicial, aberta pela Coligação Trabalho e Respeito, de Salomão Neres da Silva Filho (PSC) e Ivoneide Feitosa Pereira (PMDB). A denúncia é referente à prática de abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral em 2012.

Mantido no cargo por força de liminar

Edilomar Miranda (PdoB) é cassado desde 07 de julho de 2013, quando ainda era vice-prefeito na chapa do então prefeito Israel Ribeiro Vasconcelos (PSB). Enfrentando verdadeira batalha judicial nos últimos anos, se mantém no cargo por força de liminar, primeiro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) onde também foi cassado em fevereiro de 2015, recorreu e se manteve no cargo com liminar deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de fevereiro de 2015, suspendendo a cassação do mandato até julgamento do mérito.

A pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) marca para esta quinta-feira, dia 10, às 15 horas, em sessão ordinária o julgamento do processo eleitoral nº 218 84/2016.

Entenda o caso – (12/07/2013)

Eleições 2012 – O juiz da 103ª zona eleitoral – comarca de Montes Altos, Franklim Brandão Júnior, julgou procedente o pedido de impugnação na petição inicial e cassou os mandatos eletivos de Israel Ribeiro de Vasconcelos – Vasco (PSB) e Edilomar Nery de Miranda (PCdoB) prefeito e vice-prefeito respectivamente, do município de Ribamar Fiquene. Na época o prefeito era acusado de ter cometido irregularidades na campanha em documentos apresentados à Justiça Eleitoral. Com a decisão, além da perda do mandato, prefeito e vice tiveram os direitos políticos cassados e ficariam inelegíveis por oito anos.

Mantida a cassação – (29/01/2015)

Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) em sessão ordinária realizada em 29 de janeiro de 2015 rejeitou os embargos de declaração dos recorrentes e manteve a cassação dos diplomas do prefeito Israel Ribeiro de Vasconcelos e do vice-prefeito Edilomar Nery Miranda, do município de Ribamar Fiquene.

Na época, os embargos de declaração foram rejeitados em duas votações. A primeira foi aludida a Israel Vasconcelos, que renunciara o cargo de prefeito em 10 de outubro de 2013.

A segunda votação tratava das alegações apresentadas pelo então vice-prefeito, no exercício do cargo de prefeito Edilomar Miranda. O relator foi juiz Eduardo José Leal Moreira.

Vereador Pedro Silvino e prefeito Salomão Filho (Foto/Marcelle)
Pedro Silvino e Salomão Filho

Ribamar Fiquene tem novo prefeito

Publicação: 11/02/2015

Salomão Filho (PSC) foi diplomado prefeito e Ivoneide Pereira (PMDB) diplomada vice-prefeita pela Justiça Eleitoral – 103ª zona eleitoral da Comarca de Montes Altos.

Segundo colocado nas eleições Salomão Filho durante 15 dias substituiu o prefeito cassado Edilomar Miranda que proveu recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Denúncia grave contra o TRE-MA  

Publicação – 03/03/2015

O deputado Hildo Rocha (PMDB), em seu discurso, falou que o prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Nery de Miranda, foi cassado pela Corte Eleitoral por ter se negado a “dar dinheiro a emissários de membros do TRE”.

Secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha (foto/Divulgação)
Dep. Hildo Rocha

A declaração do parlamentar caiu como uma bomba no Tribunal Eleitoral do Estado. “Eu fiz essa revelação como um desabafo, porque estava me sentindo culpado, já que o prefeito foi cassado e estava deprimido, mesmo depois de eu garantir que ele não seria, porque acreditava que ele estava no direito dele. Mas, felizmente o TSE corrigiu o equívoco”, disse Hildo.

O prefeito de Ribamar Fiquene foi cassado no final do mês de janeiro pelo TRE, que manteve a decisão do juiz da 103ª eleitoral, Franklim Silva Brandão, Comarca de Montes Altos, que votou pela cassação do diploma.

Edilomar era vice-prefeito e assumiu a prefeitura após renúncia do prefeito Israel Ribeiro de Vasconcelos em 10 de outubro de 2013.

Agora com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que derrubou a decisão anterior da corte maranhense, o prefeito Edilomar Miranda permanece no cargo, declarou o deputado Hildo Rocha.

Julgamento nesta quinta-feira

As sessões ordinárias de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão extensas a partir desta semana. Na pauta de amanhã ocorre o julgamento do mandato do prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Nery de Miranda (PC do B).

No processo, é pedida a desconstituição do diploma do gestor e ainda a aplicação de multa e inelegibilidade. Se o pedido for acatado em plenário, os votos obtidos pelo prefeito serão considerados nulos e o segundo colocado Salomão Neres da Silva Filho (PSC) assume o município.

Há quem interprete que Edilomar Miranda não assume o segundo mandato e que o município passará por novas eleições, tendo em vista aplicabilidade da reforma eleitoral aprovada em 2015.

sem comentário »

Câmara de Bom Jesus das Selvas cassa a prefeita Cristiane

0comentário
Cristiane Damião (PTdoB) enfrenta novo processo de cassação
Cristiane Damião (PTdoB) enfrenta novo processo de cassação

Bom Jesus das Selvas – A prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião (PTdoB) foi cassada por vacância do cargo, nesta sexta-feira (04) e assumiu o vice-prefeito Abdala Costa Filho (PSC) convocado pela Câmara de Vereadores do município.

Cristiane Damião foi candidata a reeleição de prefeito e derrotada nas eleições 2016, pelo então candidato Fernando Coêlho (PCdoB) que foi eleito com 50,80% dos votos válidos. Cristiane desde que assumiu a prefeitura em 2013, enfrentou problemas de cassação devido a várias denúncias de irregularidades na sua gestão, inclusive foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA). Por força de liminares ela vinha governando o município de Bom Jesus das Selvas, e enfrentando uma forte rejeição popular.

Informações procedente de Bom Jesus das Selvas, nesta sexta-feira (04), a Câmara de Vereadores decretou vacância do cargo, aprovado por unanimidade dos parlamentares municipais. A medida considera que a então prefeita Cristiane Damião se ausentou do município e da prefeitura há mais de 30 dias, o que fere a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal. O mandato de Cristiane (PTdoB) foi cassado por votação unânime dos vereadores e assumiu o cargo de prefeito o vice Abdala Costa Filho.

Naquele município comentarista políticos são da opinião de que a prefeita cassada não se dará por satisfeita e deverá recorrer à justiça para voltar a reassumir a prefeitura de Bom Jesus das Selvas.

sem comentário »

FMF reúne e confirma campeonato para janeiro de 2017

0comentário
Dirigentes da FMF e de clubes discutindo o campeonato maranhense
Dirigentes da FMF e de clubes discutindo o campeonato maranhense 2017

São Luís – Campeonato Maranhense terá início no dia 29 de janeiro e será disputado por oito equipes

Dirigentes de clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF) estiveram reunidos nesta sexta-feira (4) para definir o Campeonato Maranhense 2017.

A competição terá a mesma fórmula de disputa do ano passado e começa no dia 29 de janeiro.

A FMF vai procurar os prefeitos Edivaldo Holanda Júnior (São Luís) e Luís Fernando Silva (São José de Ribamar) para solicitar que recuperam o gramado dos estádios Nhozinho Santos e Dário Santos, para que essas duas praças possam ser utilizadas no Estadual.

A competição será dividida em dois grupos. No grupo A estão Sampaio, Imperatriz, São José e Santa Quitéria. No grupo B, Moto Club, Americano, Maranhão e Cordino

No primeiro turno, as equipes jogam entre si em ida sistema de ida e volta. Os dois primeiros disputam a semifinal em partida única e os vencedores fazem a final em dois jogos.

No segundo turno, os clubes de um grupo enfrentam os do outro grupo apenas em sistema de ida. Os dois primeiros disputam a semifinal em partida única e os vencedores fazem a final em dois jogos.

Os vencedores dos turnos disputam a final em dois jogos. Se uma mesma equipe vencer os dois turnos será campeã direto. A vantagem nas finais será sempre da equipe com melhor campanha.

Caso alguma equipe desista de participar da competição até a próxima reunião marcada para 29 de novembro, a competição será disputada por sete equipes e terá outra fórmula de disputa.

(Redação/informação – Zeca Soares)

sem comentário »

Família Pinto inaugura pracinha em Ribamar Fiquene

0comentário
Família inaugurando a Praça Emídia Pinto
Família inaugurando a Praça Emídia Pinto

Ribamar Fiquene – Nesta quarta-feira (2), em ato simples foi oficialmente inaugurada em Ribamar Fiquene a Praça Emídia Cruz Pinto uma homenagem póstuma a saudosa esposa do agricultor Manoel Pinto. O dia foi marcado de muita alegria e festa para a tradicional família. O descerramento da placa inaugural, além dos familiares contou com a presença do prefeito Edilomar (PCdoB).

História

A história conta que em 2002 o então prefeito Ita Alves, deliberou medidas para o aproveitamento de uma área na entrada da cidade, para a edificação de uma pracinha, com a qual prestaria homenagem à família Pinto, nominando o logradouro de Praça Emídia Cruz Pinto. A promessa foi cumprida. O projeto foi concluído com arborização, bancos, jardins e iluminação, mas não foi inaugurada naquela época.

Inauguração

Manoel Pinto (popular Manoel Braga) reuniu e comunicou a família, também o prefeito, sobre as providências que estavam sendo tomadas para fazer a inauguração da praça. Marcou a data e cumpriu o seu dever. De todos os familiares que se fizeram presentes, muitos vieram de outras localidades para fazer parte da festa.

O nome de Emídia Cruz Pinto agora, está eternizado na cidade de Ribamar Fiquene onde viveu com Manoel Pinto e edificou a família.

“Tudo feito com muita simplicidade. Esse era o nosso compromisso. Realizar o que havia sido tratado com o saudoso amigo Ita Alves, um homem honrado e de palavra firme. Foi isso que me fez reunir a minha família, filhos, irmãos, sobrinhos, primos, netos e bisnetos, para concluir a obra com a inauguração oficial. Todos nós estamos felizes!” disse Manoel Pinto.

Almoço servido à família
Almoço servido à família

Para não fugir a regra os familiares solicitaram ao prefeito Edilomar que tome providências para restaurar o local com novos bancos, refletores de luminárias, o jardim e melhorar a infraestrutura das ruas próximas.

Logo após o término da cerimônia Wsahington Pinto deu um show cantando músicas do seu fiel repertório.  Foi oferecido o almoço e a família seguiu reunida durante o dia animada com suaves músicas alegrando ambiente.

sem comentário »

Dia das Crianças: Betânia saúda as crianças de Ribamar Fiquene

0comentário

CRIANÇAS E BETÂNIA 2016Ribamar Fiquene – Nesta quarta-feira (12), a vereadora e ex-candidata a prefeita, Betânia Cardoso (DEM) em nota à imprensa manifestou sua solidariedade às crianças de Ribamar Fiquene pela data comemorativa do Dia das Crianças.

Betânia destacou o valor que cada criança exerce para cumprir diversas atividades, “todas merecem um carinho especial”. Ela lamentou que as crianças de Ribamar Fiquene não recebesse nenhuma atividade promovida pelo poder público municipal.

Manifestando o seu carinho e apreço as crianças e os seus respectivos pais, Betânia lembrou o programa de atividades realizado pelos comerciantes Áuria Núbia (Papelaria RJ) e Edvan ETM (ETM Games) que trabalham com muito amor e carinho oferecendo lanches, promovendo brincadeiras e distribuindo brinquedos para fazer a alegria e a felicidade das crianças.

“Ser criança, é a coisa boa da nossa vida, é muito bom ser criança e nos gostaríamos de compartilhar dos cuidados para com todas elas por meio de programas sociais que resultasse na melhor qualidade de vida. Gostaríamos de presenteá-los com brinquedos, não apenas isso, mais contribuir com movimento em que toda criança deve viver por meio da educação, da cultura, do esporte e do lazer, porque são dignas não apenas pelo Dia das Crianças, mas todos os dias de suas vidas”, disse Betânia.

(Assessoria)

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marcelorodrigues/wp-admin/
Twitter Facebook RSS