Semana de auditorias SUS

0comentário

MARANHÃO – A secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza até sexta-feira, 28, encontro sobre auditoria e acompanhamento do Sistema Único de Saúde – SUS. A “I Semana de Auditorias – SUS” tem como missão esclarecer sobre a importância da transparência e responsabilidade da auditoria em gestão dos recursos para melhorias do serviço em saúde destinado a população.

O evento que está sendo realizado nas dependências do Hotel Veleiros na Ponta d’Areia, em São Luis, é destinado aos colaboradores da secretaria e de municípios maranhenses que aderiram à implantação de sistemas de auditoria em saúde este ano como instrumento que parte de uma diretriz do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a chefe Departamento de Auditoria do Sistema de Saúde da SES, Socorro Azevedo Veras, também, participam representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-MA) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) como convidados.

“Nós estamos debatendo a legislação inerente ao sistema e repassando o conhecimento técnico de modo que a auditoria seja um caminho fiscalizador para a responsabilidade da aplicação de recursos, e cumprimento de demandas advindas de diversas instancias”, explica.

Socorro Azevedo Veras esclarece ainda que a semana ocorre após uma série de visitas feitas nestes municípios para conhecer a realidade e como este tipo de acompanhamento vem sendo desenvolvido. “Muitos municípios incentivados pelo resultado da gestão estadual que já vem desenvolvendo este trabalho há bastante tempo aderiram ao SNA – Sistema Nacional de Auditoria como componente municipal, integrado ao componente estadual e por isso devem sistematizar este trabalho mudando a forma como vem sendo feito, estruturando o setor físico para obtenção de melhores resultados”.

Outro ponto evidenciado pela auditora é a integração durante a semana dos participantes com representantes de órgãos e instituições que fazem o controle social do sistema SUS, como o Conselho de Saúde e ouvidoria da SES, reguladores importantes para aplicação de recursos, assegurarem o direito e a oferta dos serviços em saúde para a população que também pode ajudar neste processo segundo ela.

“A população é um dos pontos de apoio que usamos para desenvolver nossas atividades de auditoria, uma vez que dela surge boa parte de denuncias e reclamações que norteiam a atuação fiscalizadora, são indicadores que recebem o mesmo cuidado de apuração e busca de resoluções que as demandas geradas pelos poderes de justiça e ministério público”, explicou Socorro Azevedo Veras.

Fonte – Assessoria

Sem comentário para "Semana de auditorias SUS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS