O cérebro, a consciência e a saúde mental.

0comentário

              Estamos vivendo um período magnifico da neurociência, um capítulo do conhecimento científico relacionado com a atividade cerebral e nosso comportamento. É uma das áreas da ciência mais importantes, pois, a cada dia os avanços são significativos no sentido de se saber como funciona este órgão magnifico e a repercussão de suas atividades em nosso comportamento tanto na saúde quanto na doença. É composto por um trilhão de células nervosas, sendo cem bilhões só de neurônios. Cada um destes neurônios tem identidade própria em forma e função daí por que sabem muito bem o que fazer neste emaranhado conjunto de células que compõe o tecido nervoso.

             É um órgão que pesa 1/20 avos de nosso peso corporal, aproximadamente 1,300 kg e, consome cerca de 20% de todo oxigênio que precisamos para viver. É o órgão que comanda todas as atividades humanas desde um simples piscar de olhos, até atividades ultra-complexas como pensar, sentir, decidir, ter vontade, amar e ter consciência. Portando, o cérebro é a sede material onde são processadas todas as vivências humanas.

Através dos estudos de neurofisiologia e da neuroquímica sabe-se que o cérebro se renova constantemente, não é um órgão estático, como se pensava antes, ao contrário graças às atividades de suas células ele se renova continuamente para garantir suas diferentes tarefas. É um órgão que registra todas as experiências vividas e a partir delas criam-se novos circuitos cerebrais específicos para cada uma delas. Só o fato de você sair de uma rotina, por ex., optar por fazer um trajeto novo, diferente do que é feito regularmente, os neurônios já desenvolvem novos circuitos cerebrais que se agregaram aos já conhecidos para garantir esta nova atividade e assim por diante, de tal forma que as experiências diárias mudam o cérebro constantemente, para novas adaptações.

Sabe-se hoje que quanto maior forem as experiências positivas na vida do indivíduo, seu cérebro funcionará melhor, e como ele funciona em consonância com outros órgãos e sistemas do nosso corpo, as atividades deles também funcionaram melhor.

Todas estas prerrogativas podem ser sintetizas imaterialmente através do se conhece pelo nome de mente que é a representação abstrata e simbólica que nos orienta, nos comanda, nos controla, interpreta e traduz em expressão material o comportamento. De tal forma que quando o cérebro não está bem, isto repercutirá na mente e esta, por sua vez, em ações. Portanto o cérebro não cria o seu próprio destino, embora se autorregule sendo a genética que lhe fornece as bases para seu funcionamento regulando a si mesmo e o restante do corpo.

A parte do cérebro, denominada de neocortex, que é a estrutura mais nova hierarquicamente desenvolvida a partir da evolução humana, é dotado de uma enorme responsabilidade para nossa vida que é, entre outras coisas, a de tomar decisões, optar, escolher sobre o que queremos, além de discriminamos, de adoramos, estimamos, controlamos e evoluímos em nossa cadeia biológica como seres humanos. Muitos outros comportamentos relacionados com nosso modo de vida estão todos irremediavelmente ligados às inúmeras outras áreas e funções específicas de nosso cérebro. Um fato notório e muito importante é que nossa saúde mental e social depende diretamente da forma como estas distintas funções se relacionam umas com as outras, de tal forma que qualquer alteração por menor que seja, alterará o funcionamento global deste sistema interconectado, resultando no aparecimento das chamadas doenças mentais.

Os psiquiatras e outros estudiosos do comportamento humano recomendam algumas atitudes que colaboraram muito para a proteção, promoção e garantia de nossa saúde mental: procure cultivar bons amigos; participe de tudo que puder e não se isole; procure manter um relacionamento com um companheiro ou companheira estável e duradouro; engaje-se em projetos pessoais ou sociais que lhe ocupem a mente e que valham a pena; dê valor e importância para si mesmo; aproxime-se de pessoas que possuem um bom estilo de vida e que tenham hábitos saudáveis e lhe inspire confiança; tenha um propósito em sua vida; deixe tempo para lazer, praticar esportes e brincar; aborde as questões que o fizeram ficar com raiva e não as guarde sobre qualquer pretexto; mantenha uma boa e frequente atividade sexual; evite a qualquer custo tudo que lhe gere stress e, se não puder evitar procure administrá-lo; evite ou saiba lidar com condutas impulsivas e com os rompantes negativos; quando você tiver uma reação negativa, pare, volte atrás, respire, e observe como você está se sentindo; procure fazer o bem ao próximo, isto nos ajuda muito a vivermos melhor e não cultive inveja ou ódio por ninguém. Estas recomendações são simples, mas funcionam no sentido de promover nossa saúde mental e vivermos bem melhor, pois seu cérebro irá prosperar, mesmo que a vida se apresente com altos e baixos. Você é que vai liderar o seu cérebro.

 

Sem comentário para "O cérebro, a consciência e a saúde mental."


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS