Saúde mental em época de COVID -19

0comentário

            Atualmente, o que mais se ouve falar é de crise e a que se destaca é a da saúde pública ocasionada pela infestação do Corona Vírus e sua doença, o COVID-19. As crises, independentemente de sua natureza, têm de ser identificadas, enfrentadas e modificadas e é justamente isso que tem sido feito pelo mundo afora, para enfrentarmos os danos ocasionado por essa crise na saúde do planeta.

               Como outras pandemias, essa será transitória e daqui a pouco passará, muito embora, se saiba que ela causara um estrago gigantesco em todas as dimensões humanas. Desestabilizando sistemas internacionais de saúde, precarização das atividades econômicas e o emprego, danos irreparáveis às relações afetivas e sociais, danos, emocionais, psiquiátricos e psicossociais graves, além dos danos materiais e outras doenças que a acompanharão em seu curso e, principalmente, as inúmeras mortes que ocorrerão em vigência.

              A crise imposta pelo Corona, já está provocando pavor e ameaças à população e já promove mudanças profundas em nossos hábitos, costumes sociais e padrões comportamentais. Essa crise como as outras, se instalam de forma lenta ou abrupta. Foram ocorrências inesperadas que provocaram respostas em bloco dos organismos ante aos eventos inerentes a ela. Essa, como as outras, não se encerrará em si mesma. Está inserida em um contexto social, sanitário, econômico, cultural e psicológico. Ela se sucederá e se interromperá ao longo do tempo.

        As crises estão sempre associadas com algo ruim, fatal e trágico. Nessa expectativa, passa a ser uma condição que nos inspira medos, inseguranças e perplexidade. Nos mobiliza, mas ao mesmo tempo somos levados a enfrentá-las utilizando todos os recursos necessário para seu controle.

                Nossa história no planeta é repleta de crises. Guerras, epidemias, endemias, catástrofes climáticas, tsunamis, graves crises econômicas e políticas, crise na ética, na segurança e em muitas outras dimensões humanas. Superamos, umas às outras, deixando sequelas e consequências duradouras em todos nós. Pagamos preços insuportáveis, mas sobrevivemos à todas.

                  Se voltarmos a visão para dentro de nós mesmos, veremos que tais fenômenos, fazem parte da história pessoal e comportamental. Por crises emocionais, no desenvolvimento pessoal e social, mentais, afetivas, psicossociais e comportamentais, todos nós já passamos, nas diferentes etapas da vida. E cada uma dessas, deixam marcas indeléveis, inesquecíveis em nossa forma de agir e de pensar.

                Por se tratar de situações de profunda ameaça à nossa segurança, à nossa saúde e ao nosso bem-estar pessoal e social, as crises promovem inseguranças e medos profundos, aborrecimentos, reclamações, descontentamento, desentendimentos, pesar e dor, uma serie de sentimentos desagradáveis, os quais provocam mal-estar geral. Isso gera frustração, medo, expectativa negativa e cada um de nós iremos vivê-la individualmente, de forma muito particular, assim como particulares serão as respostas que cada um atribuirá nesses momentos.

             Atualmente, a ameaça à vida e a saúde passou a ser a preocupação número um do planeta. Todos, estamos empenhados a enfrentar essa pandemia. Estamos nos mobilizando para enfrentar esse momento atual de profundo desafio a vida do homem. Essa ameaça global ocasionada pelo Corona vírus, nos pegou de surpresa e de forma inesperada. Rapidamente se alastrou pelos 4 cantos do planeta, fazendo vítimas fatais e deixando inúmeras sequelas. A doença que ele provoca que é a COVID 19, apesar de ter uma baixa letalidade, pode até levar a morte pessoas com vulnerabilidades.

               Do ponto de vista psicológico e emocional, os danos já começam a surgir. As recomendações de isolamento familiar, os impedimentos de ir e vir, as restrições sociais, provocou mudanças profundas na comunicação e nas relações humanas. O medo disseminado através da enxurrada de notícias sobre o assunto, muitas improcedentes sobre o e o COVID -19, vem causando pavor em muita gente. O absenteísmo laboral em massa, a possibilidade real de morte advinda do contágio do vírus e de sua doença e as expectativas de alguém se contaminar está criando um clima psicológico muito desagradável e ameaçador, gerando stress e ansiedade difusa.

                 A perspectiva, é que esses quadros de mal-estar psicossocial geral se espalhem na população. Entre os transtornos ansiosos mais esperados são: estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, transtornos fóbico ansiosos, transtornos obsessivos compulsivos e outros transtornos de espectro ansioso. E porque isso? Simplesmente, porque a ansiedade é o principal mecanismo neuro-adaptativo que lançamos mão, do ponto de vista neurocomportamental, para enfrentarmos as situações novas, fora e dentro da gente, impostas pela crise atual e isso pode disfuncionar esse mecanismo, provocando doença nas pessoas.

             Em um segundo momento psicológico, devido às inúmeras perdas profundas e as dores imensas vividas por cada uma das pessoas em razão da pandemia, haverá certamente quadros depressivos disseminados na população geral, de intensidades variadas, leves, moderados e graves provocas por morte de parentes e pessoas queridas, perdas materiais, perdas do trabalho e perdas da saúde. Fatalmente, ocorrerá um número maior de suicídios e de outros transtornos depressivos do humor. Os que estarão mais vulneráveis à esses quadros psiquiátricos são os profissionais da linha de frente da pandemia, como os da saúde, os gestores públicos e muitos outros trabalhadores que trabalham para garantir as atividades assistenciais a esses enfermos.

             Os que estão reclusos em suas casas, impedidos de sair e de trabalharem. Os idosos portadores de doenças crônicas, jovens com vida social ativa, trabalhadores impossibilitados de trabalharem, portadores de doenças mentais graves, usuários de álcool, tabaco e outras drogas certamente serão os mais afetados pela virulência desse Corona e dessa pandemia, considerando o estado de saúde dessas pessoas.

             Vamos nos cuidar uns aos outros e seguir todas as orientações que nos estão sendo dadas pelas autoridades sanitárias. Sejamos mais solidários, ajudando aos mais necessitados. Transforme sua casa em um ambiente salutar e prazeroso, assegure boas práticas higiênicas e por último cuide bem de você mesmo e de sua mente.

Sem comentário para "Saúde mental em época de COVID -19"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS