O Distanciamento social

0comentário

                 Isolamento social, reclusão social, confinamento domiciliar, distanciamento social, esses são, ente outros, os nomes dados à atitude das pessoas ao se recolherem em suas casas como uma das estratégias recomendados pelos, Ministério da Saúde e OMS, para impedir o alastramento da contaminação pelo SARS-CoV-2.

                Além do distanciamento social e de todas as outras recomendações propostas por esses órgãos para o enfrentamento da pandemia, sabe-se que, se aplicadas em bloco, os prejuízos seriam bem menores aos que estão previstos se não forem adotadas tais medidas. Portanto, são recomendações vitais à favor da saúde, da segurança e da vida. De tal forma, que adotar tais medidas, passa a ser um dever do estado e de cada um de nós no enfrentamento dessa situação.

             Essas medidas sanitárias e epidemiológicas, para o controle do vírus e progressão da doença, bem fundamentadas, estão ocorrendo em um tempo especial, onde estávamos, absolutamente, despreparados, em todos os sentidos, para encarar o que está aí. Nos pegou a todos de surpresa, gerando impactos brutais em nossa vida, pessoal, social, emocional, comportamental e econômica, além de outros aspectos da nossa vida associativa, provocando, por isso mesmo, uma desadaptação psicossocial geral na população

              O Slogan das campanhas é “fique em casa”, está disseminada no mundo inteiro como medida sanitária e epidemiológica de segurança e de enfrentamento da pandemia. Talvez tenha sido a medida mais complexa e desafiadora recomendada para se enfrentar o que vem ocorrendo conosco. Provocou profundas mudanças em nossos hábitos, costumes, em nosso psicológico e na maneira de vivermos no mundo. Aparentemente, ficar em casa não é nada de especial, pois queiramos nós ou não, nossa casa é um dos mais importantes ambiente, onde com nossas famílias, implementamos grande parte de nossa existência. O problema, surge, quando ficar em casa implica em uma profunda ruptura de nossos outros laços sociais, no abandono das nossas atividades laborativas, no nossos desvinculamento físico presencial, na separação das pessoas com as quais tínhamos intimidades, além de uma infinidade de outros rompimentos e separações em nome da nossa proteção contra o Corona vírus.

                 Nessas condições de mudanças profundas porque estamos passando em nome da proteção da nossa vida e da saúde, essa compreensão, não impede o surgimento desse mal-estar profundo porque todos estamos passando no presente momento. Isto é, mesmo se sabendo que o grande motivo para explicar todas essas mudanças seja, absolutamente relevante, isso não impede a frustração, o medo e tristeza que vem tomando conta de todos nos dias atuais.

                Do ponto de vista da saúde mental, alguns problemas já começam a aflorar mais abundantemente na população. O medo do contágio com do Corona vírus e da COVID-19, tem deixado muita gente em estado e choque, assustados, apavorados e com pânico, pois esse fato por si sós, provocam níveis profundos e insuportáveis de desgastes emocionais, de stress e na cognição. Me refiro, especialmente, à população mais vulnerável de riscos para as situações acima, que são os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros trabalhadores que exercem suas atividades em hospitais, UPAS, Prontos-Socorros etc., os quais se expões, diariamente, à enormes riscos de uma contaminação a esse virus. O pior de tudo, é que já surgem graves denúncias que esses profissionais estão trabalhando em condições precárias de segurança em muitos locais de nosso estado. Fato que torna a situação mais ameaçadora, assustadora e insuportável do ponto de vista emocional.

                 Outras populações também muito afetadas por essa situação psicológico e social dessa pandemia, são os idosos, os portadores de doenças crônicas respiratórias, diabéticos, hipertensos, e portadores de outras doenças crônicas. Esses, estão também bem mais assustados. Essa situação de ansiedade estrema e de muita apreensão e sofrimento, pode incrementar a possibilidade dessa população de outras desenvolverem uma série de transtornos psiquiátricos que já são esperados, epidemiologicamente, em situações de grandes catástrofes, pandemias e desastres, guerras etc. Ou mesmo em situações de grandes crises psicossociais, semelhante a que estamos passando no presente momento.

                Do ponto de vista psiquiátrico e comportamental, os transtornos previstos para ocorrerem ante esses problemas, são: Transtorno de Stress Pós-Traumático – TEPT, ocasionado por uma disfunção da ansiedade. se caracteriza clinicamente por: sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais e comportamentais ocasionado por ser vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas graves os quais representaram ameaça à vida, a vida de terceiros. São situações carregadas de dor e muito sofrimento. Apresentam flashback, recordam, persistentemente, os fatos, mesmo já tendo passado por ele, revivendo-o.  Essa situação é conhecida como revivescência, reminiscência e a mesma desencadeia uma gama enorme de reações psíquicas e corporativas e comportamentais, nessas pessoas.

             Entre 15% e 20% das pessoas que, são vítimas ou presenciam tais acontecimentos (violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, guerras, pandemias, tortura, assalto, sequestro, acidentes, catástrofes naturais ou não, desenvolvem o TEPT.

             Outros transtornos nesses momentos iniciais da pandemia e que também bases na ansiedade disfuncional, são: Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG, Transtornos Fóbicos, Transtorno de Pânico e Síndrome de Burnout. Como dissera anteriormente, todas essas condições clínicas estão previstas acontecerem no início e em períodos intermediária dessa pandemia, forma significativa, epidemiologicamente, na população atual.

                 Em uma fase final desses acontecimentos, ou pós pandemia, em razão de tod sofrimentos, pesar e dor associados a pandemia, sobretudo às perdas enormes, as quais todos estamos sujeitos (saúde, trabalho, renda, laser, vida social, mortes, perdas materiais e patrimoniais, privações, dor e sofrimento) é esperado o aparecimento de graves episódios depressivos, com o incremento significativo de suicídios na população geral. Portanto, todo esforço que fizermos no sentido de impedir a proliferação desse vírus e o surgimento do COVID 19 é pouco, ante essa tragédia anunciada que há por trás dessa pandeia. Cuidemo-nos!

Sem comentário para "O Distanciamento social"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS