ENTÃO FOI PARA ISTO?

1comentário

Começa hoje a semana de comemorações dos quatrocentos anos de São Luís, cujo ápice será dia 8 de setembro, considerado o marco da fundação da cidade pelos franceses.
Então foi para isto que em 1594, aportou no Maranhão o francês Jacques Riffaut,se aventurou a traficar na costa norte do Brasil, mas perdendo um deles, viu-se obrigado a deixar a ilha parte da tripulação?
Então foi para isto que, em 1612, Carlos des Vaux, um dos sobreviventes da expedição de Jacques Riffaut, no seu retorno à França, levou Daniel de La Touche, senhor de La Ravardiére, a organizar uma companhia com os senhores de Razilly e Sancy para colonizar o Maranhão?
Então foi para isto que no dia 19 de março de 1612, La Ravardiére e Razilly, lugares-tenentes do rei, partiram do porto de Cancale com destino ao Maranhão, com três navios, numerosos franceses, e os padres capuchinhos Ivo d’Eveux, Claudio d´Abbeville, Arsenio de Paris e Ambrósio d’Amiens.
Então foi para isto que, no dia 29 de julho de 1612, os franceses aportaram na ilha de Upaon-mirim, dando-lhe o nome de Santana, fazendo com que os capuchinhos, a 12 de agosto de 1612, levantassem uma grande cruz de madeira e celebrassem a primeira missa no Maranhão?
Então foi para isto que a 8 de setembro de 1612, concluído o forte, a que De Razilly deu o nome de São Luiz, em homenagem a Luiz XIII, rei da França e Navarro, e erguida uma grande cruz, na frente da qual os capuchinhos rezassem e celebrassem formalmente a fundação da França Equinocial?
Então foi para isto que a 1º de novembro de 1612, ao som de cornetas e tambores e de salvas de artilharia, em sinal de contentamento e regozijo, franceses e índios implantassem os estandartes com as armas da França e tornadas públicas as Ordenações ou Leis Fundamentais, que regeriam a nova colônia?
Então foi para isto que a 26 de outubro de 1614 chegassem ao Maranhão, Jerônimo de Albuquerque e Diogo de Campos, chefes da expedição portuguesa, para combaterem os franceses e erguerem o Forte de Santa Maria, no sítio de Guaxenduba?
Então foi para isto que a 31 de outubro novembro de 1615, Alexandre de Moura, despachado para o Maranhão, com reforços, assumisse o comando da luta e obrigasse La Ravardiére, sitiado por terra e mar, à capitulação no dia 4 de novembro?
Então foi para isto que em 1616, depois da expulsão dos franceses, Alexandre de Moura retornasse a Pernambuco, deixando Jerônimo de Albuquerque como capitão-mor da Conquista do Maranhão, dando inicio a edificação da vila de São Luís, de acordo com a planta do engenheiro-mor do Brasil, Francisco Frias de Mesquita?
Então foi para isto que em 1619 Simão Estácio da Silveira trouxe os primeiros colonos para povoar o Maranhão, permitindo que São Luis passasse à vila com a eleição, em 9 de dezembro, de seu primeiro Senado da Câmara, do qual foi ele o primeiro presidente?
Então foi para isto que a 3 de novembro de 1625, tomasse posse, perante o Senado da Câmara, Francisco Coelho de Carvalho, no cargo de primeiro governador do Maranhão, criado pela Carta Régia de 13/06/1621, separado do Brasil e tendo São Luís por capital?
Então foi para isto que a 28 de fevereiro de 1644 as forças comandadas por Antônio Teixeira de Melo expulsassem os holandeses, os quais em 25 de novembro de 1641 tomaram São Luís de assalto, saqueando-a e reduzindo a sua população de 700 para 480 habitantes?
Então foi para isto que a 23 de fevereiro de 1684 rebentasse a chamada revolta de Bequimão, contra o governo e o monopólio do Estado, estabelecido pela Companhia de Comércio, cujo desfecho foi a organização de uma junta governativa, representada pelo povo nobreza e clero, e o enforcamento do chefe do movimento, Manoel Beckman, em 10 de novembro de 1655?
Então foi para isto que a 7 de agosto de 1755, o Marquês de Pombal criasse a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que com o incremento dado à lavoura e à economia, propiciaria o progresso da região, especialmente no governo de Joaquim de Melo e Póvoas (1761 a 1779)?
Então foi para isto que no dia 28 de julho de 1823, no Palácio do Governo, a Junta Provisória da Província proclamasse a adesão do Maranhão à Independência do Brasil, pondo fim à luta travada entre as forças pró e contra o imperador Dom Pedro I?

1 comentário para "ENTÃO FOI PARA ISTO?"


  1. eliasz samuelson

    ilustre professor buzar, parabéns pelo excelente artigo publicado nesse blog; vem com um excelente relato histórico de quem conhece profundamente a história da nossa cidade.att.eliasz samuelson, seu ex-aluno uema

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS