PLANO DE GOVERNO

0comentário

À medida que as eleições se aproximam, a curiosidade do eleitor se aguça em torno dos planos de governo que os candidatos vão apresentar na campanha eleitoral.

O assunto, por ser relevante, transporta para as eleições ao governo do estado, em 1986, vencidas pelo candidato Epitácio Cafeteira.

O dia do pleito estava para acontecer e nada de Cafeteira, que recebera o apoio do grupo Sarney, apresentar o seu plano de governo.

Um repórter começou a questionar Cafeteira sobre o seu plano de governo. Para livrar-se da insistente pergunta, o candidato do PMDB assim respondeu: – O meu plano de governo está na minha cabeça e jamais divulgarei para que os concorrentes não o copiem.

TRABALHO DE MARQUETEIRO

O pré-candidato Edinho Lobão já está sendo influenciado pelos marqueteiros que cuidam de sua imagem pessoal e política.

Basta observar a sua presença na televisão, em que vem se apresentando de outra maneira.

Para não ser olhado como um candidato que ostenta riqueza, por recomendação dos marqueteiros, deixou de usar o cordão e o relógio de ouro.

Nas suas visitas ao interior do estado, passou também vestir-se com roupas mais modestas e de grifes menos famosas.

OS FECURY DE FORA

Nas eleições deste ano, nem o pai, Mauro Fecury, nem o filho, Clóvis Fecury, vão concorrer a qualquer cargo eletivo.

Espontaneamente vão ficar de fora do processo eleitoral, mas não deixarão de apoiar candidatos aos postos majoritários e proporcionais.

Para a Câmara de Deputados, quem receberá o apoio dos Fecury é Lourival Mendes, que disputa a reeleição. Para a Assembleia Legislativa, o genro de Mauro e cunhado de Clóvis, Fábio Braga, foi o indicado para representá-los.

OS EX-SECRETÁRIOS

Três ex-secretários da governadora Roseana Sarney deixaram os cargos, em função da Lei de Desincompatibilização, para se candidatarem a cargos eletivos.

Aluísio Mendes saiu da secretaria de Segurança, Claudio Trinchão,da Fazenda, e Fábio Gondim, da Administração.

Os três são neófitos na política e não nasceram no Maranhão. Mas querem se eleger deputados federais, mesmo sabendo que a luta é difícil e onerosa. Política e financeiramente.

DANILO EM AÇÃO

Os servidores da secretaria de Educação tomaram um susto quando na segunda-feira passada chegaram à repartição e viram em plena ação o novo gestor do órgão.

Danilo Furtado, que já ocupou o cargo de secretário em passado não remoto, só esperava o ato de nomeação para assumir o posto e recomeçar a luta pela educação no Maranhão.

A primeira providência de Danilo ao sentar na cadeira de secretário de Educação foi telefonar para o Dr. Bernardo Bringel, que respondia pelo cargo, e avisá-lo que já se encontrava trabalhando.

BRIGA PELA SUPLÊNCIA

Este ano, o alvo principal dos políticos não é o cargo de vice-governador.

Todos os que apóiam a candidatura de Edinho Lobão só miram a suplência de senador.

O PT parece que desistiu de lançar candidato à vice-governança, trocando-a pela suplência de Gastão Vieira.

O PV também deseja o cargo, tanto que convence o deputado estadual Vitor Mendes a abandonar a candidatura de deputado federal.

Agora é o PSD que quer emplacar o ex-secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão, na chapa que vai concorrer ao Senado.

RACHA NO PMDB

O PMDB do Maranhão não participou do racha na convenção nacional do partido, realizada em Brasília, na semana passada.

Não fora a ausência dos deputados Max Barros e Afonso Manoel Ferreira ao evento político, que marcou a adesão do partido à reeleição da presidente Dilma Roussef, o comparecimento do PMDB maranhense teria sido cem por cento.

A presidente da República ficou tão satisfeita com a presença dos peemedebistas maranhenses, que enviou ao senador João Alberto, presidente regional do partido, e à governadora Roseana Sarney, mensagens de agradecimento.

GASTÂO DESTACADO

Ao avistar-se com a bancada do PMDB do Maranhão, que marcou presença, em Brasília, na convenção do partido, a presidente Dilma Roussef fez questão de mostrar o apreço e a estima que tem pelo deputado Gastão Vieira.

Ao vê-lo, como sempre, afagou-lhe afetuosamente e, se não bastasse, disse em alto e bom som disse: – Como vai o meu senador.

A amizade que dedica ao seu ex-ministro é tão especial que ela prometeu, na campanha eleitoral, vir mais de uma vez ao Maranhão.

PRESENTE DA COPA

Eis um maranhense a quem a Copa do Mundo só trouxe alegria e felicidade: o engenheiro Aparício Bandeira.

Ele a esposa planejaram passar a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, onde assistiriam os jogos da Fifa.

Quando se preparava para viajar, recebeu uma proposta irrecusável: alugar o seu apartamento, localizado em Copacabana, para um gringo, durante um mês a um preço irrecusável.

Aparício não pensou duas vezes. Desarrumou as malas e com a grana do aluguel programou uma viagem ao exterior, em companhia da esposa.

EMOÇÃO DE MAURO

Precisava ver a emoção de Mauro Fecury na inauguração do novo campus da Universidade Ceuma no centro de São Luis.

O prédio, onde se instalou a mais nova unidade de seu vitorioso empreendimento universitário, é o antigo Colégio Ateneu Teixeira Mendes, totalmente recuperado e climatizado, fundado pelo saudoso professor Solano Rodrigues.

No novo campus do Ceuma serão oferecidos cursos de graduação e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A emoção de Mauro correu por conta de dois fatos: naquela área da cidade (atrás do Liceu), nasceu o Ceuma, em 1990, e por ver concretizado o sonho de instalar na Praça Deodoro, onde estudou, de uma unidade de ensino superior.

GULLAR e NAURO NA ACADEMIA

Com a morte de José Chagas é mais quem pergunta ao presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, porque Ferreira Gullar não é convidado para ocupar o lugar do saudoso poeta.

A pergunta é pertinente em se tratando da substituição de um grande poeta por outro de igual dimensão intelectual.

Buzar explica: Ferreira Gullar já foi convidado várias vezes para ser membro das Academias Brasileira e Maranhense de Letras, mas recusa-se a fazer parte de instituições acadêmicas.

Outro poeta maranhense, também do porte de Chagas, segundo o presidente da AML, é Nauro Machado, já convidado, nesta e em outras ocasiões, para ingressar na Casa de Antônio Lobo, mas não se mostra interessado em dela ser membro. O que é lamentável, diz Buzar.

PESQUISA DA GAURÁ

Uma das melhores e mais corretas sondagens de opinião pública realizadas no Maranhão, foi patrocinada pela TV Guará.

Roberto Albuquerque , além de contratar uma empresa idônea e isenta, fez questão de a pesquisa chegar a quase todas as cidades do interior, para apontar um resultado imparcial, realista e responsável.

O dono da TV Guará pretende fazer, até chegar o dia da eleição, outras pesquisas. A próxima será após a realização das convenções partidárias.

Sem comentário para "PLANO DE GOVERNO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS