CAMILA: A EXEMPLAR PRIMEIRA-DAMA

0comentário

A menos de quinze dias, São Luís estará sob o comando de um novo prefeito, Eduardo Braid, que derrotou, no segundo turno das eleições de novembro recente, o aguerrido opositor Duarte Júnior.

Eduardo Braid receberá o cargo de gestor de Edvaldo Holanda Júnior, que cumpriu oito anos de mandato, vencendo as eleições de 2012, derrotando João Castelo no segundo turno, e suplantando Eduardo Braid, em 2016, no segundo turno.

 Edvaldo Holanda deixará o Palácio La Ravardière, em lua de mel com a população de São Luís, pelo excelente trabalho, sobretudo no segundo mandato, quando executou ações importantes e iniciativas oportunas, como há tempos não se viam e destinadas à modernização e à recuperação urbanística da cidade.

Antes de Edvaldo, só um prefeito teve o desassombro de fazer uma administração voltada para melhorar o cenário urbanístico da capital: Mauro Fecury, que construiu dezenas de colégios, postos de saúde, inúmeras praças, abriu e duplicou avenidas e promoveu loteamentos que deram origem a vários bairros na periferia.  

Voltemos a Edvaldo Holanda, que, além de empreender um notável trabalho nas áreas urbana e rural, com a construção de novas praças, recuperou as tradicionais e abandonadas praças, reformou mercados e feiras, construiu e remodelou colégios e postos de saúde, asfaltou ruas e avenidas do centro e dos bairros,  sem que se tenha visto ou ouvido qualquer acusação ou denúncia contra ele, de realizar tantas obras em São Luís sem desviar verbas ou se apropriar de recursos públicos.

Edivaldo ainda teve o mérito de não se envolver no processo da sua sucessão. Sendo um político correto e avesso às maquinações espúrias e comuns nas fases pré-eleitorais, não apoiou ninguém e limitou-se a ver a banda passar.

O prefeito que ora termina o mandato, outorgado democraticamente pelo povo de São Luís, além de seu notável e eficiente desempenho administrativo, contou com uma figura feminina, a esposa, Camila Holanda, que sempre esteve ao seu lado nos lançamentos, visitas e inaugurações de obras, quando mostrava, com sorriso singelo e simpatia contagiante, a total solidariedade ao marido e gestor.

Camila, conquistou a cidade de ponta a ponta pela maneira discreta como se comportou no exercício do mandato do homem que escolheu para companheiro e pai de seus filhos, sem  se imiscuir na sua administração, a não ser nos momentos em que ele, como homem público, precisava tê-la ao seu lado, para enfrentar as tarefas diárias e desafiadoras impostas pelo cargo.

Como primeira dama da cidade, brilhou pela marcante presença em atos que exigiam a sua participação como esposa, sem exercer nenhuma função burocrática.

A presença de Camila nas inaugurações e nas ações que levaram o marido a ser considerado um dos melhores prefeito de São Luís, fazia com que os eventos ocorressem e fluíssem com leveza, sobriedade e dignidade.

Que o seu exemplo sirva de exemplo para as que vierem a sucedê-la. Aqui e alhures.       

DE MAIS E DE MENOS

O que o governador Flávio Dino tem de mais e o Presidente da República, Jair Bolsonaro, de menos: oratória fácil, cultura geral, dicção perfeita, vernáculo rico, serenidade e versatilidade.

 NOTA ZERO

O político de Chapadinha, Magno Bacelar, ficou conhecido por Nota Dez, pelos êxitos alcançados na vida pública como gestor municipal e deputado estadual.

Nas recentes eleições, para a prefeitura de Chapadinha, perdeu feio para uma candidata paradoxalmente chamada de Belezinha.

Com a derrota, Magno Bacelar, mudou de Nota Dez para Nota Zero. 

TROCA DE PARTIDO

Muita gente admira o governador Flávio Dino pela sua cultura, mas não o tolera por ser membro do PC do B.

Agora, que está de malas e bagagens para trocar o PC do B pelo PSB, há possibilidade da sua popularidade melhorar, pois ser socialista é mais palatável do que comunista.    

O ACADÊMICO TYRONE

O desembargador Tyrone Silva, que preside o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, recebeu em sua terra natal especial homenagem.

Foi eleito membro da Academia Vargemgrandense de Ciências, Letras e Artes.

AS BELAS DELEGADAS

Antigamente, as delegacias de polícia do Maranhão eram chefiadas por homens, geralmente policiais militares e indicados por políticos.

Depois que a legislação exigiu concurso para o exercício do cargo de delegado de polícia e a exigência de nível superior, melhorou substancialmente o quadro de profissionais dedicados a essa profissão.

Em São Luís, as delegacias policiais, atualmente, em sua grande maioria, são ocupadas por figuras do sexo feminino e portadoras de beleza e competência.

MÃOS LAVADAS

Faço minhas as palavras do brilhante escritor Zuenir Ventura: – Só agora, como octogenário, aprendi a lavar as mãos corretamente, ou seja, passando a empregar água e sabão na palma, no dorso, entre os dedos, unhas e até o punho.

MANDATO FAMILIAR

A família Soeiro está representada na Câmara Municipal de São Luís pela terceira geração.

Nas eleições de 1996, o radialista Albino Soeiro elegeu-se vereador e cumpriu o mandato durante quatro legislaturas.

Por motivo de saúde, nas eleições de 2012, indicou a esposa Bárbara, que exerceu os mandatos em duas legislaturas.

No pleito deste ano, a vereadora Bárbara, cansada das atribuições parlamentares, lançou o filho Otávio candidato a vereador e o garoto se elegeu sem maiores dificuldades, mantendo a tradição vitoriosa da família Soeiro.      

PROCURADOR DA PREFEITURA

Mais uma boa e feliz escolha do futuro prefeito Eduardo Braid: para comandar a Procuradoria Geral do Município de São Luís, convidou o brilhante advogado Bruno Duailibe, que teve desempenho exemplar como membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

COVID ATACA HAICKEL

Apesar de todos os cuidados, o acadêmico Joaquim Haickel, foi atacado de maneira traiçoeira pelo Covid 19.

Ele não está internado em hospital. Tenta se livrar do vírus por meio de tratamento doméstico.    

Sem comentário para "CAMILA: A EXEMPLAR PRIMEIRA-DAMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS