O mineiro e o mar

4comentários

jurubeba21.jpgA escritora Dinah Silveira de Queiroz, em seu livro “Quadrante 2”, tem um belo conto intitulado História de mineiro.

Trata-se de um mineiro, de família humilde do interior do Estado, que precisou abandonar a família para buscar a vida no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, prosperou. Um belo dia, enviou uma carta ao pai externando a vontade de alegrá-lo satisfazendo qualquer que fosse seu desejo.

Seu pai, devoto de Nossa Senhora Aparecida, respondeu a missiva dizendo que o único sonho que alimentara durante toda a vida era ver o mar…

Aos mais curiosos, recomendo a leitura do conto. Vale a pena.

Aqui, aproveito a carona do conto para falar de um outro mineiro que chegou ao nosso Estado motivado pelo mesmo sonho: ver o mar! Veio, viu e ficou. E mais. Estabeleceu com o mar do Maranhão uma relação de cumplicidade, amor e dedicação sem igual.

A beleza das coloridas velas tremulando ao léu, a harmonia das tintas magistralmente aplicadas nos cascos das embarcações maranhenses, despertaram em Phelipe Andrés, mineiro de nascimento, cidadão ludovicense por mérito, a idéia de realizar o projeto “Embarcações do Maranhão”.

O calendário registrava o ano de 1977 quando ele decidiu garimpar informações que lhe permitiriam resgatar as técnicas artesanais de construção naval, até então guardadas na cabeça daqueles mestres-carpinteiros espalhados pelo litoral do Estado e transmitidas de geração em geração.

A modernidade dos dias atuais vinha afastando os mais jovens dessa sabedoria. Todo esse cabedal de conhecimento, carregado pelas mãos dos calafates, veleiros e pintores corria um sério risco de se perder no tempo.

Um exaustivo e criativo trabalho de resgate da forma construtiva dessas embarcações foi por ele empreendido. Já em 1986 seu projeto acabou recebendo o apoio e financiamento da FINEP e a partir daí, contando com uma equipe de jovens pesquisadores, foi visitando estaleiros, entrevistando mestres, saciando sua curiosidade e aplicando seus conhecimentos de engenharia na elaboração de um verdadeiro “as built” de um projeto de construção naval.

Lembro do Edgar Rocha, fotógrafo maior de nossa Ilha, que me repetia as sábias palavras do mestre Pedro Alcântara, no auge dos seus calejados 76 anos: “o barco é feito assim todo torto pra poder ficar direito na água”.

Quase 20 anos depois, em 1996, a pesquisa de Phelipe Andrés iria conquistar pela primeira vez para o Maranhão, o prêmio Rodrigo de Melo Franco, concedido pelo Ministério da Educação.

Todo esse refinado trabalho, reconhecido pela UNESCO, convergiu para a publicação, em 1998, do livro “Embarcações do Maranhão-Recuperação das técnicas construtivas tradicionais populares”.

Dias atrás, como que num passe de mágica, fui transportado para a minha infância. Passeava pelo Centro Histórico da cidade, quando fui surpreendido pelo “Estandarte” com suas velas tremulando, ancorado no seco, em plena Praça da Praia Grande.

Era mais uma das criações do Phelipe: “Barco na Praça”, na verdade um Projeto que tem como objetivo “valorizar a arte da construção naval artesanal maranhense, proporcionando ao público, especialmente às crianças, uma primeira oportunidade de contato com uma embarcação tradicional, de uma forma lúdica e didática”.

O “Estandarte”, tradicional barco que durante mais de cinqüenta anos cortava os “furos” do litoral do Maranhão, estava de novo, “novinho em folha”, graças ao trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso de Construção Naval Artesanal do Estaleiro Escola.

Inaugurado no final de 2006, o Estaleiro Escola vem recebendo total apoio do CNPq e do Governo do Estado, através da UNIVIMA que, na pessoa do professor Othon Bastos, não tem medido esforços para garantir o sucesso desse projeto da mais alta relevância para história da construção naval do país.

Agora a canoa costeira “Estandarte” brilha no pavilhão de frente da Amazontec, o grande evento sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia que se realiza no Multicenter Sebrae. Seu antigo proprietário o Mestre marítimo Sebastião continua no comando e nos leva a um passeio mágico pelas entranhas de uma canoa costeira e emocionado nos fala. “Eu, que aqui transportei tanto carvão, nunca imaginei que iria vê-la com tanta luz nos porões!”

Nós, maranhenses de nascimento e de coração, só temos a agradecer a esse exitoso Projeto que nasceu em terra, na alma e dos sonhos de um mineiro, agora maranhense por opção voluntária e que buscava o mar.

4 comentários para "O mineiro e o mar"


  1. Omar

    JJ!

    Essa postagem, me levou a recordar 1998, quando Nelson Almada Lima fora inaugurar o sistema de agua de Pinheiro e me convidou a conhecer a baixada q só conhecia por cima.
    Você como deputado e Pinheirense atuante estava la levando Dª Zelinda para um evento realizado em prol da comunidade e nos convidou para desfrutar de um dia em sua aconchegante casa, foi quando chegamos com nossas esposas e filhos, ainda pequenos ,para um pic-nic, ao qual Valéria e Susana instalaram-se junta com as crianças em cima de uma vela que tinhas acabado de mandar pintar. Não esqueceremos a sua cara de espanto mas com sua sempre educada impostação.

  2. francisco soares

    Zé Jorge,

    O phelipe Andre é sem dúvida o melhor de todos os maranhenses , quando se trata de preservar o patrimonio fisico e cultural do nosso Estado.
    Foi graças ao Phelipe que São Luis é Patrimonio da Humanidade!

    Barco na praça é uma ideia genial !
    Quem sabe, futuramente, vamos poder atravessar a baia de São Marcos à bordo do Estandarte, num passeio interativo 3D , com direito à vomitos e tudo mais !

    Boa Phelipe !!

  3. Iolanda Miranda

    Esse projeto me faz lembrar das primeiras canoas contruídas pelo meu pai, Sr. Almir Freitas Miranda, na Ilha de Estandarte (península do Maranhão) onde morávamos, cujas primeiras canos se chamaram Estandarte I e Estandarte II, nos idos anos de 1940. Que saudades! Fico muito feliz e parabéns à Univima e ao Maranhão.

  4. José Augusto

    lembro também que meu pai era dono de uma dessa de nome Miss Risonha da vila Estandarte ma .

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS