Por que são assassinados os Prefeitos?

6comentários

?

O assassinato de um prefeito do interior do Maranhão, o do prefeito de Presidente Vargas Raimundo Bartolomeu, o Bertim, não foi o primeiro e nem será o último.
Se formos fazer uma busca nos arquivos das delegacias de Polícia do Estado, vamos encontrar uma extensa lista, lembrando os mais recentes: João Leocádio, de Buriti Bravo, Renato Moreira, de Imperatriz, Sibá Pimenta, de Bacuri, Santana, de Morros, dentre outros.
Não quero aqui comentar sobre o assassinato em si mesmo, e muito menos discutir sobre o papel da polícia na elucidação dos crimes.
Na verdade, a causa é bem mais complexa.
Gostaria de fazer uma abordagem um pouco diferente, tentando identificar o que provoca o envolvimento de lideranças políticas locais no cenário desses crimes.
Enquanto no interior de nosso Estado, os projetos políticos de disputa pelo Poder, não vislumbrarem uma visão mais nobre, qual seja, a de poder participar do processo político, a de poder interferir no desenvolvimento do município, a de poder de ajudar as pessoas, entre outras, ainda vamos ter que conviver por muito tempo com crimes bárbaros como esse.
A realidade de boa parte dos municípios do Maranhão, onde o nível de emprego é quase nulo, onde a renda das famílias se baseia nas cestas básicas provenientes dos Programas assistencialistas do governo federal e das aposentadorias rurais, onde ainda se vota por um par de sandálias havaianas, faz com que alguns maus políticos se aproveitem dessa situação.
Nesses rincões mais distantes, o processo democrático de escolha dos governantes locais, no fundo, é uma grande farsa. Jean-Paul Sartre, se aqui estivesse, comprovaria sua tese de que as eleições são pièges à cons, ou seja, armadilhas para idiotas.
É lamentável que nos dias de hoje ainda se possa encontrar líderes políticos locais, que, em vez de se preocuparem com o crescimento de seu município, com a melhoria das condições de vida de sua gente, de identificarem lideranças capacitadas e comprometidas com sua terra, de traçarem um projeto político de longo alcance e com visão de futuro, têm, na verdade, um projeto de Poder pelo Poder. Querem ser o dono do município, e ainda mais, se perpetuar nele. Se pudessem, elegeriam seus vaqueiros (sem aqui querer desmerecer a profissão destes bravos trabalhadores), bancariam suas eleições com o dinheiro público, e continuariam mandando nos destinos dos municípios e andando com os bolsos abarrotados com os talões de cheque da Prefeitura.
Muitos desses crimes têm origem na cobrança de compromissos assumidos durante as campanhas eleitorais. Às vezes o “escolhido” resolve se tornar independente e o desfecho é dos mais trágicos.
Há quem diga que por traz desses crimes bárbaros existe um outro componente do financiamento de campanhas. Desta feita o financiamento privado das campanhas eleitorais, feito pelos agiotas, que com base em pesquisas eleitorais se aproximam dos prováveis vencedores prometendo ajuda, oferecendo contratos de risco (e que risco!) e depois se apresentam extorquindo os prefeitos eleitos cobrando taxas exorbitantes.
Diz o ditado popular que onde há fumaça, há fogo.

6 comentários para "Por que são assassinados os Prefeitos?"


  1. Anônimo

    Querido Zé,
    Estou acompanhando várias matérias sobre esse asunto. Entretanto você procurou de forma responsável questionar e esclarecer o fator principal e fundamental dessa “estória”. O papel determinante de um gestor público.
    Zé ainda irei viver muito para ter a alegria em vê-lo prefeito da nossa querida Pinheiro.Tenho a certeza que jamais fará da política uma profissão e sim quando estiver a frente do executivo, saberá agir dialeticamente.
    Abraço Fraterno´,
    Márcia Soares.

  2. Anônimo

    Excelente texto, que evidencia uma liderança positiva, lúcida, bem acima do patamar das lideranças políticas que nos colocam como meros eleitores.
    Felicidades.

  3. Anônimo

    tudo que voce escreveu é a pura verdade, é muito dificil mudar nesse Maranhão esse tipo de política implantado a várias décadas.Era bom que voce que já foi deputado várias vezes, e sei que é um homem de bem, explicasse de onde esses caras tiram tanto dinheiro prá se eleger com votações expressivas em lugares que até pouco tempo ninguém os conhecia como é o Ex: do Vítor Mendes, Marcelo Tavares, Penaldon, Alberto Franco, Fufuca, e tantos outros, afinal nós cidadãos, ficamos sem compreender de onde eles tiram tanta grana, e como é que é o retorno, porque com certeza deve ter um retorno financeiro muito grande, acho que não é só o poder. Talvez por essa razão voce não tenha sido eleito na última que voce foi candidato.Quanto a ver voce como prefeito de PH, eu gostaria, mas acho impossível, a não ser que voce se curve aos métodos de Filuca que com certeza voce discorda! Chico

  4. Anônimo

    Parabens pelo artigo sobre a educação. Não sabia que o Maranhão estava assim tão defasado no campo da educação. É uma tristeza constatarmos que apenas 20 %dos alunos que entram para a Escola no primeiro grau conseguem concluir o segundo. Isso retrata o descaso que nossos governantes nutrem pelo desenvolvimento e crescimento intelectual de nossa gente. Infelismente, na hora de eleger políticos responsáveis, os eleitores não analisam nada disso. è por isso que o nosso PELÉ já disse que o brasileiro não sabe votar. Realmente, se o povo soubesse qual a importância do voto, pensaria melhor antes de eleger picaretas e oportunistas…

  5. Erasmo Leite

    È como tu falaste: às vezes o ecolhido está porque trapaceiou. Ai no Maranhão, campeia ainda o voto de cabresto, implantado pelo legendário Vitorino Freire. Ademais, as lutas pelas conquistas políticas continuam correndo pari passo com auxílio dos assassinatos de encomenda. Espero ainda ver eleiçôes limpas aí no Maranhão.

  6. Tadeu Lima

    Caro Zé
    Uma abordagem lúcida e inteligente que nos leva, cada vez mais, ao engajamento na luta política de melhorar o nível de nossos governantes.
    Continue firme com essa sua iniciativa de nos brindar com esse espaço democrático através do blog.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS