Para os amantes do Cinema Francês

1comentário

A Casa França Maranhão, recentemente inaugurada em São Luís do Maranhão, começa a se tornar um ponto de referência para os amantes da cultura.
Acaba de ser apresentada ao público de São Luís, em seus salões, a exposição de fotografias Olhar Viajante do Frédéric de la Mure, fotógrafo oficial do Ministério das Relações Exteriores do Governo Francês, que nos brindou com uma bela mostra de lugares exóticos do Mundo e de sua gente.
Sempre que podia, escapando da sua missão por alguns instantes, ele observava as pessoas, o ambiente e as cores locais. As fotografias em preto e branco, que compunham aquela bela exposição nos fizeram descobrir rostos, situações e a simplicidade do mundo.
Dentro de seus propósitos, e para aqueles que curtem o cinema francês, a Casa França Maranhão inicia no próximo dia 27 de abril uma mostra de filmes, que se tornará uma constante, todas as sextas feiras.
O Cine Clube da Casa França Maranhão apresentará filmes, sempre seguidos de debates e será voltado para alunos da Aliança francesa, professores, e aberto ao público interessado em assistir filmes alternativos não disponibilizados nos circuitos comerciais.
Para esta próxima sexta feira será mostrado, de Brigitte Rouan, “Travaux, on sait quand ça commence…” (Obras, a gente sabe quando começa…).


Esta breve sinopse pode ajudá-lo a se decidir:
Chantal é uma brilhante advogada, especializada em defender imigrantes. Imbatível e implacável no tribunal, na vida privada ela é condescendente com seus dois filhos adolescentes e com o ex-marido. Decidida a fazer uma reforma no seu próprio apartamento, ela contrata os serviços de um grupo de colombianos. A obra se transforma num pandemônio, e Chantal chega à beira de um ataque de nervos.
Na semana seguinte, será mostrado Les Mauvais Joueurs , de Frédéric Balekdjian (Os maus perdedores).
O filme se passa em Paris, no bairro do Sentier. O Natal se aproxima e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem ele trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças do jogo da vermelhinha que ele pratica com Sahak e seu irmão Toros não vão levá-lo a lugar algum. Yuen, o irmão de Lu Ann, clandestinamente na França, recusa-se a trabalhar para a rede que fez a sua passagem, sem se dar conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudá-lo. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova, a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos, levando-o a agir contra seu bando. Apesar de a vida parecer retomar seu curso, algo se rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.
Ah! Ia me esquecendo. O endereço é Rua do Giz, 139 – Centro Histórico de São Luís, e o a exibição começa às 20 horas.
Um bom programa para as sextas feiras. Bon spetctacle.

1 comentário para "Para os amantes do Cinema Francês"


  1. Pelegrini, J

    Parabéns pelo trabalho.
    A casa França Maranhão está fazendo escola.
    Hoje, aqui em São Luís, a colônia italiana inaugura também sua Casa. Trata-se da Agenzia Consolare da Itália.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS