Marc le Dantec no Espaço Armazém

1comentário

Fui convidado a compartilhar com um seleto grupo de pessoas, em “avant-première”, a mostra gastronômica que o restaurante do Espaço Armazém se prepara para lançar logo em breve.
Com os leitores, infelizmente, só posso compartilhar as minhas impressões acerca da noite agradável que passamos com a apresentação de um “menu dégustation” cuidadosamente elaborado pelo chef francês Marc le Dantec.
Atuando em Salvador, no Bistrot Jaú, Marc le Dantec vem se consagrando como a grande revelação da tradicional cozinha francesa dos últimos quatro anos aqui no Brasil. Natural de Rennes, na Bretanha, assim como o renomado chefe francês Olivier Roellinger especializado em peixes, frutos do mar e especiarias, Marc teve como mestres o Daniel Boulud em Nova York, o Jacques Chibois de Grasse na Provence e Laurent Suaudeau, aqui no Brasil (este considerado o “pai” da alta gastronomia brasileira). Com este vasto currículo, sabe, como nenhum outro, misturar técnicas francesas com produtos brasileiros.
E a proposta do Espaço Armazém é exatamente esta: oferecer uma cozinha francesa, com ênfase no preparo dos alimentos, na sutileza da apresentação dos pratos, porém sem abandonar alguns ingredientes próprios da culinária maranhense da melhor qualidade, elaborada com esmero pela equipe da casa e com uma apresentação digna das melhores casas francesas.
Confesso que me surpreendi com o “menu dégustation” que foi apresentado e harmonisado com vinhos (franceses, bien sûr) de procedência das melhores casas.
Apenas para aguçar a curiosidade dos leitores gourmets, que terão que aguardar mais um pouco para poderem desfrutar dos prazeres da boa mesa, segue o que nos foi brindado pelo chef Marc le Dantec e pelos sócios do restaurante, Alex, Ricardo, Rodrigo e Torres:
Les entrées:
– Barqueta Armazém: copa, queijo brie, croutons e nozes com geléia de pimenta.
– Brandade de bacalhau, (brandade de bacalhau é um especialidade típica do Sudoeste da França) com tomates confits e azeite à provençale.
Des crevettes et des viandes:
– Camarão Corsário, (Camarões, especiarias, purê de mandioquinha e alcachofras) numa em homenagem a Daniel de La Touche, Seigneur de la Ravardière.
– Pernil de cordeiro com compota de berinjela, trigo bourgou e grãos temperados.
– Boeuf bourguignon (bem elaborado com um vinho tinto da bourgogne), acompanhado de purê de batata com nozes e mostarda em grãos.
Les desserts
– Torta de maçã a la Normandie (chantilly e calvados)
– Pêra ao vinho tinto, com sorvete de creme e coullis de frutas vermelhas.
Attendez!

1 comentário para "Marc le Dantec no Espaço Armazém"


  1. Anônimo

    Esta boa impressão que nos passa já é suficiente para aguardarmos o lançamento da mostra gastronômica. Conhecer este cardápio só me faz imaginar qual vinho acompanhará este momento.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS