Programa da « Semana da Francofonia 2009 » de 16 até 23 de março

6comentários

realejo_final.jpgReproduzo no espaço deste blog a matéria que recebi da Aliança Francesa sobre a Semana da Francofonia:

“A XIV Semana da Francofonia acontece entre os dias 16 e 23 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Francofonia, instituído no dia 20 de março. O termo Francofonia abrange todas as pessoas que, em todo o mundo, falam e tem  como língua materna, língua oficial, língua administrativa ou ainda como língua de ensino o idioma francês.

A Aliança francesa de São Luís, em comemoração a este evento promoverá as seguintes atividades:

1. Concurso de fotografias “A Francidade na São Luís de hoje”

A cidade de São Luís foi fundada pelos franceses em 1612. Será que na São Luís de hoje pode-se encontrar alguma marca, símbolo ou signos da França?

O concurso é aberto a todos. Basta enviar uma foto até o dia 16 de março à meia-noite mostrando com originalidade lugares e nomes evocando ou representando a França e/ou a francofonia!

Regulamento: enviar um e-mail a [email protected] com o assunto: “A francofonia na São Luís de hoje”, anexar a foto (uma por candidato, em formato JPEG com a melhor resolução possível) e indicar o nome, sobrenome, endereço, telefone do candidato. A foto tem que ser feita em São Luís (indicar o lugar) e atual. O vencedor ganha uma bolsa de estudos de 50% para um curso de francês na Aliança francesa no segundo semestre de 2009.

Divulgação dos resultados: sairá no dia 20 de março na Aliança francesa durante a festa em comemoração ao Dia Mundial da francofonia.

2. As 10 palavras da Francofonia

Durante a semana da francofonia todos os estudantes da Aliança irão participar de um evento mundial chamado “as 10 palavras da francofonia” e que tem como objetivo criar textos, desenhos, canções, poemas, jogos, fotos, peças de teatro etc. Com as dez palavras escolhidas pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França com a temática seguinte: “Amanhã”

3. Festival de Cinema: “Contos, Rimas e Melodias, da Boca à Orelha”

Durante esta edição da semana da francofonia, a Aliança exibira três filmes para entrar no mundo da oralidade. É através de contos, rimas e ritmos que descobrimos universos inesperados. Viajar a Madagascar, atravessar o imaginário dos seus contadores (Angano, Angano) e a dedicação do grupo mítico “Mahaleo”. Mergulhar no coração de São Paulo, nas improvisações dos ‘repente’ dos poetas retirantes do Nordeste do Brasil (Saudade do Futuro).

  •  Dia 16 de março as 19h30: “Angano…Angano – Contos de Madagascar” (França/Madagascar, 1989)
    De César Paes, Marie-Clémence. Cores. Duração 65’.
    Em Madagascar, país de tradição oral, a história se conta em poesia. A palavra é dada aos contadores para que eles falem sobre a origem e a história da ilha, dos seus habitantes, conhecidos pelos contos, mitos e lendas.
  •  Dia 17 de março as 19h30: “Mahaleo” (França, 2005)De César Paes, Marie-Clémence, co-realização de R. Rajaonarivelo. Cores. Duração 100’.
    Mahaleo é a formação musical mais popular de Madagascar. Os sete músicos do grupo sempre rejeitam o show business, apesar dos 30 anos de sucesso. Estes precursores do blues malgache são também médicos, cirurgiões, agricultores, sociólogos ou deputados… Guiado pela força de suas canções, o filme é um retrato de Madagascar hoje em dia.
  • Dia 18 de março, as 19h30: “Saudade do Futuro” (França, 2000)
    De César Paes, Marie-Clémence. Cores. Duração 94’.
    Os músicos do nordeste cantam seus desejos de ir para São Paulo. A cacofonia urbana se mistura à música e os repentes, antecessores do Rap, contam a metrópole com humor e em rimas.

4. Dia Mundial da Francofonia dia 20 de Março
 
A partir das 20 horas, na sede da Aliança francesa, será celebrado o Dia Mundial da Francofonia.
Além das apresentações das atividades realizadas com as “10 palavras da francofonia” e divulgação do resultado do concurso de fotografias, haverá um show musical com o instrumentista francês Jean-Marie Olive, que se apresentará tocando realejo. O realejo é uma espécie de órgão mecânico portátil que tem um ou vários foles, com um teclado, funciona por meio de uma manivela a acionar simultaneamente os foles e um cilindro dentado munido de pontas de bronze que abrem as válvulas dos tubos do órgão, para a produção das diferentes notas. www.wikipedia.org)”.

6 comentários para "Programa da « Semana da Francofonia 2009 » de 16 até 23 de março"


  1. Erasmo de Castro Leite

    Zéjorge

    Pela programação apresentada, e pela atuação sempre oportuna da Aliança Francesa do Maranhão, constata-se que a direção daquela casa está cumprindo o seu papel com grande eficiência.
    Abraços

    Erasmo

  2. PRISCILA

    EU PENSEI Q VC FOSSE UM POUCO MAIS CULTO QT APARENTA SER, TB CASADO COM UMA BABACA, Q NO ANIVERSARIO DE UM CERTO DESEMBARGADOR MUITO AMIGO DE SUA MÃE, ELA NÃO SE AQUIETOU ENQUANTO NÃO DISSE É BOM SOM A MARCA DE SUA BOLSA (LOUIS VITTON) E SUA PARENTA MÃE DE CECILIA LEITE AINDA COMPLEMENTOU FOI COMPRADA EM ROMA, DUAS FUTEIS E METIDAS, GRANDES COSA EM ROMA TB TEM BOLSAS FALSIFICADAS DE QUALQUER, VITTON, HERMÉS, FENDI, GOYER, DIOR, DENTRE OUTRAS…

  3. PRISCILA

    VOCE USA ESSE BIGODE PARA PARECER COM SARNEY NEH, COMO FALAM ÁS MÁS LINGUAS, TD SUSPEITATEM UM POUCO DE VERDADE JÁ EXISTE DNA, SABIA??

  4. Beth Soares

    Olá Priscila,

    Só para lembrar: primeiro, dizer que a inveja mata…. e, para diminuir este seu sentimento de inferioridade, dizer que não tenho nunhuma bolsa Louis Vuitton, prefiro mesmo as da Carmem Steffens, que se você quiser tem aqui em São Luís, bem pertinho de você.
    Beth Soares

  5. priscila

    ENTÃO VC É MENTIROSA , POIS VC USAVA UMA BOLSA BRANCA E PRETA TIPO PELE E DISSE QUE EA VITTON, CS EU TENHO HERMÉS TB , A VIDA NAUM GIRA EM TORNO DE MARCAS E CONTINUO TE ACHANDO BABACA. BETH SOARES. TE ENCHEGAR. GRANDES MERDA CARMEN STEFFES TEM GENTE COMPRANDO DE 10 VEZES.

  6. Maria Zélia Leite Oliveira

    Que imundície o comentário dessa pessoa que está a se chamar Priscila sobre Beth Soares, pessoa de fino trato, pernanambucana, que contraiu núpcias com José Jorge e hoje pontifica em nossa sociedade, responsável por uma das diretorias da APAE, empregando seu tempo em prol dos humildes e doentes.Essa pessoa deveria se omitir de tecer comentários desairosos sobre qualquer ser humano e procurar conhecer o livro da vida, a Bíblia, que contém todas as respostas para as nossas indagações.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS